You are on page 1of 41

Qumica Ambiental

CEFET-RJ Tecnlogo Ambiental turma 2AAMB Professor: Herman Alunos: Felipe Badolati da Silva Guilherme Neiva

Introduo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de descrever as causas e as conseqncias do to famoso efeito estufa que vem perturbando o sono da maior parte da populao do planeta. Por meio deste mostraremos como ocorre o efeito estufa , e o que ele acarretar para a vida do homem e de tudo aquilo que se encontra na Terra . mas tambm o homem no sair ileso, iremos apontar sua participao nesse fenmeno. Mostraremos o que estar sendo feito para que haja um controle das aes do homem com relao ao aquecimento global (tratado de kyoto) , e por fim como o aquecimento global pode acabar com a vida na Terra.

O surgimento da Terra e sua atmosfera


Acredita-se que a Terra teria se formado a partir de uma nuvem de gases e poeira csmica a aproximadamente 5 bilhes de anos atrs. Nosso planeta era uma esfera incandescente, resfriando-se aps alguns bilhes de anos, com isso, foram expelidos grandes quantidades de gases e vapores dgua do seu interior. Parte desses gases e vapor dgua escapou para o espao e o restante se acumulou ao redor da Terra preso pela fora da gravidade. Assim a atmosfera terrestre comeou a se formar (h cerca de 4 bilhes de anos).

1 - Formao da atmosfera
No primeiro estgio de resfriamento da superfcie da Terra, originou-se uma crosta slida cheia de rachaduras, por onde eram expelidos materiais incandescentes. A intensa atividade vulcnica resultante fez aumentar a quantidade de gases (como hidrognio, amnia, metano) e vapor d'gua nessa atmosfera recm-formada. Com o surgimento de organismos vivos e, sobretudo, com a realizao da fotossntese (processo pelo qual certas clulas vegetais produzem oxignio), houve uma transformao da atmosfera, que aos poucos foi se enriquecendo de oxignio, at atingir o teor atual. A aproximadamente h 65 milhes de anos, ela praticamente entrou em equilbrio, e o manteve at os dias atuais,

embora exista a possibilidade de ocorrerem fenmenos capazes de alter-lo. A atividade vulcnica hoje reduzida, se comparada a pocas anteriores, o que no significa que esses gigantes poderosos no possam despertar. Em 1980, o vulco Saint-Helens , inativo desde 1858, entrou em erupo e descarregou na atmosfera, a grandes altitudes, uma nuvem de gs e cinzas que alcanou a Europa. Acontecimentos como esses podem romper o complexo e delicado equilbrio qumico da atmosfera, produzindo variaes na temperatura e modificando a quantidade e distribuio de chuvas. Alm disso, a ao do homem contribui para essas alteraes. Indstrias consomem grande quantidade de combustveis anualmente, que, ao serem queimados, poluem o ar com fumaa e gases txicos. Calcula-se que o nvel de dixido de carbono aumentou em 15% s no sculo passado, causando uma elevao (pequena, mas sensvel) na temperatura mdia terrestre. Essas alteraes podem contribuir para intensificar as atividades eltricas naturais na atmosfera.

2 - A Evoluo da atmosfera da Terra


Podemos compreender razoavelmente a histria da atmosfera da Terra at h um bilho anos atrs. Regredindo no tempo, podemos somente especular, pois, uma rea ainda em constante pesquisa.

2.1 - Primeira Atmosfera A primeira atmosfera, era principalmente formada por hlio e hidrognio. O calor provindo da crosta terrestre, ainda em forma de plasma, e o sol a dissiparam.

2.2 - Segunda atmosfera A aproximadamente 3,5 bilhes anos atrs, a superfcie do planeta tinha esfriado o suficiente para formar uma crosta endurecida, povoando-a com vulces que liberaram vapor dgua, gs carbonico, e amonia. Desta forma, surgiu a "segunda atmosfera", que era formada principalmente de gs carbnico e vapor dgua, com algum nitrognio.

Nesta segunda atmosfera quase no havia oxignio livre, era aproximadamente 100 vezes mais densa do que a atmosfera atual. Acredita-se que o efeito estufa, causado por altos nveis de gs carbnico, impediu a Terra de congelar. Durante os prximos bilhes anos, devido ao resfriamento, o vapor de gua condensou se precipitando eformando oceanos, que comearam a dissolver o gs carbnico. Seriam absorvidos 50% do gs carbnico nos oceanos. Surgiram organismos fotossintetisantes, que evoluiram e comearam a converter gs carbnico em oxignio. Ao passar do tempo, o carbono em excesso foi fixado em combustveis fsseis, pedras sedimentares (notavelmente pedra calcria), e conchas animais. O oxignio livre na atmosfera ao reagir com amnia libera nitrognio, simultaneamente as bactrias tambm iniciaram a converso de amnia em nitrognio. Aumentando a populao vegetal, os nveis de oxignio cresceram

significativamente (enquanto nveis de gs carbnico diminuram). No princpio o oxignio combinou com vrios elementos (como ferro), mas eventualmente acumulou na atmosfera resultando em extines em massa e evoluo.

2.3 - Terceira atmosfera1 Com o aparecimento de uma camada de ozonio(O3), a Ozonosfera, as formas de vida no planeta foram melhor protegidas da radiao ultravioleta. Esta atmosfera mais moderna composta por uma quantidade espresiva de oxignio e nitrognio a terceira atmosfera e possui uma estrutura complexa que age como reguladora da temperatura e umidade da superfcie.

Atmosfera moderna ou, terceira atmosfera, esta denominao para distinguir a composio

qumica atual das duas composies anteriores.

Definio de Atmosfera
Podemos definir que a atmosfera pode ser descrita como uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa Terra pela fora da gravidade, como mostrado na figura I. Visto do espao, o planeta Terra aparece como uma esfera de colorao azul brilhante. Esse efeito cromtico produzido pela disperso da luz solar sobre a atmosfera, esta existe em outros planetas do Sistema Solar que tambm possuem atmosfera.

Figura I A atmosfera vista em torno de 110 km de altitude. Fonte: astro. if.ufrgs.br

1 - Composio da atmosfera.

A atmosfera terrestre composta por gases, partculas slidas em suspenso e vapor dgua (O vapor d'gua em suspenso no ar encontra-se principalmente nas camadas baixas da atmosfera (75% abaixo de quatro mil metros de altura) e exerce o importante papel de regulador da ao do Sol sobre a superfcie terrestre, sua quantidade de vapor varia muito em funo das condies climticas das diferentes regies do planeta, os nveis de evaporao e precipitao so compensados at chegar a um equilbrio, pois, as camadas inferiores esto muito prximas ao ponto crtico em que a gua passa do estado lquido ao

gasoso.). Os principais gases so: o nitrognio, o oxignio, o dixido de carbono e outros gases, como nenio, oznio e o Helio, podemos observar no grfico I a proporo de oxignio e nitrognio em relao aos outros gases. A composio atual da atmosfera apresenta 78 de nitrognio, 21 de oxignio e 1 dos demais gases. litros de oxignio e 1 litro de outros gases, entre eles o oznio. Estas porcentagens significam que, em cada 100 litros de ar, temos 78 litros de nitrognio, 21

Porcentagem de gases contidos na atmosfera.


Outros gases 1% Oxignio 21% Nitrognio 78%

Grfico I Proporo dos gases presentes na atmosfera. Fonte:

2 - Utilidades dos gases

O Nitrognio muito importante para a vida na Terra, porque por meio dele que as plantas produzem suas protenas. Por sua vez, as plantas so auxiliadas na absoro do nitrognio (queima). O Gs Carbnico utilizado na fotossntese para que o vegetal produza seu prprio por algumas bactrias especiais que vivem em suas razes. O Oxignio fundamental para a respirao e essencial para que haja combusto

alimento. O Oznio forma uma camada protetora contra os raios ultravioletas provenientes do Sol.

3 - Diviso da Atmosfera
A atmosfera dividida em cinco camadas concntricas bsicas: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera, como podemos observar na figura II.

Figura II Camadas atmosfricas. Fonte: members.tripod.com

A troposfera a camada inferior da Terra e possui contato direto com a superfcie do planeta, chegando a uma altura de 10 a 18 Km. Ela se caracteriza por possuir uma alta densidade de gases e partculas, a ocorrncia do decrscimo da temperatura conforme a maior altitude (cerca de 6C por Km) e pelo acontecimento dos principais fenmenos meteorolgicos. Outro aspecto dessa camada a absoro atravs de molculas de vapor dgua e diversos gases como o dixido de carbono (CO2), de parte da energia solar direta e da radiao emitida pela Terra, promovendo, assim um aquecimento do ar junto a superfcie do planeta, fenmeno esse natural e conhecido como efeito estufa natural.

A estratosfera camada situada logo acima da troposfera, distribui-se entre 10 a 50 Km de altitude. Com a ocorrncia de oznio, numa altitude de cerca da 25Km, a energia solar convertida em energia trmica pela absoro da radiao ultravioleta por esse gs (O3), presente naturalmente na camada. Assim, a temperatura aumenta com a altitude.

A mesosfera atinge de 50 a 80 Km de altitude e sua temperatura cai conforme aumenta essa altitude, devido a baixa concentrao de gases. A termosfera se localiza entre 80 e 500 Km de altitude, possui o oxignio atmico (O) que absorve a energia solar, o que causa um aumento na temperatura.

A Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar muito rarefeito e as molculas de gs "escapam" constantemente para o espao. Por isso chamada de exosfera (parte externa da atmosfera). onde se produzem as belssimas auroras boreais. (ver figura III)

Figura III Fenmeno atmosfrico ocorrido na exosfera, conhecido como Aurora Boreal. Fonte: :www.ambientebrasil.com.br

4 - Temperatura mdia e presso


A temperatura mdia da atmosfera superfcie de terra 14 C. A Presso o resultado direto do peso exercido pela atrao gravitacional da Terra sobre a camada de ar que a envolve, variando conforme o momento climtico, a hora, o local e a altitude.

Cerca de 50% do total da massa atmosfrica est at 5 km de altitude. A presso atmosfrica ao nvel do mar, aproximadamente 101.3 quilo pascais (em torno de 14.7 libras por polegada quadrada).

O grfico II demosntra a distribuio das camadas da atmosfera segundo a Presso, Temperatura Altitude e Densidade.

Grfico II O grfico ilustra a distribuio das camadas atmosfricas segundo a presso, a temperatura, altitude e a densidade dessas camadas. Fonte: wikipedia.org

O Efeito estufa
O sol emite radiao de ondas curtas, o ultravioleta, que possui um alto poder de penetrao. Essa radiao solar responsvel pelo aquecimento da atmosfera e da superfcie do planeta. Desse total 34% so diretamente refletidos pela atmosfera e pela superfcie (nuvens, rochas, vegetao, solo, etc.). A maior parte (66%) absorvida pelo planeta dessa porcentagem, apenas 19% so retidos pela atmosfera, principalmente pelo vapor dgua, pelo oznio, etc., e os 47% restante so absorvidos pela superfcie. olhar os dados na figura para no ficar diferente. Essa radiao, que chega a superfcie transforma em calor na forma de ondas longas, o infravermelho, e refletido, ao chegar na atmosfera parte perdida para o espao csmico e parte bloqueada pela camada de gases e poeira que o mantm na atmosfera, originando o efeito estufa natural. Assim, como a superfcie que retm mais calor, ela

funciona como fonte de energia para atmosfera. Esse efeito estufa natural no permite que a Terra resfrie de modo excessivo, mantendo sua temperatura mdia por volta de 15C. Contudo alguns deles absorvem a radiao infravermelha emitida pela superfcie terrestre e pela prpria atmosfera, especialmente o gs carbnico (CO2), o metano (CH4), o xido nitroso ( N2O), oznio (O3), vapor dgua e os clorofluorcarbonetos (CFC), conhecidos como gases estufa. Sem esses gases, a radiao solar se dissiparia no espao e nosso planeta seria cerca de 30C mais frio. Com eles, parte do calor do sol refletido na superfcie terrestre fica "preso" na atmosfera, mantendo a temperatura necessria para a existncia de grande parte da vida no planeta. O fenmeno semelhante ao ocorrido na estufa mostrada nas figuras IV.1 e IV.2, que mantm o calor preso dentro de um ambiente especfico. Da o nome de "efeito estufa".

Figura IV . 1 - A semelhana entre uma estufa que contem vegetais e o Planeta Terra. Fonte: geocities.yahoo.com.br.

Figura IV .2 - Destino da radiao solar sobre a terra. Fonte: Moreira, 2000.

1 - Se o efeito estufa natural, qual o problema?


Essa radiao retida na atmosfera provoca, conseqentemente, o seu aquecimento, o efeito estufa natural, visto que a maioria desses gases existe originalmente no planeta. Entretanto com o desenvolvimento de atividades humanas tem aumentado drasticamente a concentrao de vrios desses gases na atmosfera, aumentando, assim o seu aquecimento, o que se denomina efeito estufa antrpico mostrado nas figuras V.1 e V.2. Com isso, a Terra est ficando mais quente. As ltimas dcadas do sculo XX tiveram as mais altas temperaturas mdias. Nos ltimos 50 anos, os Alpes na Europa perderam 50% de sua cobertura de gelo. Dados sobre amostras profundas de gelo sugerem que vivemos o sculo mais quente dos ltimos 600 anos. Hoje, a temperatura mdia do planeta est 4C acima do que era na ltima idade do gelo, h uns 13 mil anos atrs.

Figura V .1 - O processo do excesso de emisso dos gases que causam o efeito estufa (efeito estufa antrpico). Fonte: www.geomundo.com.br.

Figura V .2 - Efeito estufa antrpico. Fonte: Moreira, 2000.

Mas, recentemente, houve uma acelerao grande nessas variaes climticas. Cientistas afirmam que o aquecimento resultado da intensificao do efeito estufa devido s

atividades dos mais de 6 bilhes de seres humanos que habitam o planeta. O problema se agrava cada vez que dirigimos um automvel, tomamos um avio ou queimamos madeira. As rvores so grandes armazns naturais de dixido de carbono (CO2). Bilhes de toneladas de CO2 da atmosfera so absorvidos pelas florestas do planeta que, dessa forma, ajudam a estabilizar o clima mundial. Mas, quando florestas so queimadas, a substncia retida volta atmosfera. Dentre as atividades humanas que contribuem para esse aquecimento global, destacam-se o uso e produo de energia, a utilizao de gases CFCs (em aerossis, ar condicionados, geladeiras, etc.), o emprego de algumas novas tecnologias agrcolas, as atividades industriais em geral, a combusto de veculos que tenham como fontes combustveis fsseis, e os processos de desflorestamentos.

2 - Principais gases e suas contribuies para o efeito estufa


A contribuio especifica de cada um dos gases estufa, no aquecimento atmosfrico, depende de sua capacidade molecular de absoro de calor e de sua concentrao atmosfrica. A tabela I mostra quantas vezes a absoro de calor mais efetiva no gs citado do que o CO2.
Tabela I Quantas vezes a absorso de calor mais efetiva que o CO2. Fonte:

Gases CH4 N2O O3 CFCs

Quantas vezes a absoro de calor mais efetiva que o CO2 De 11 a 25 vazes De 200 a 270 vezes 2000 vezes 15000 vezes Considerando, portanto, a capacidade molecular de absoro de calor, o tempo de

resistncia e as concentraes dos gases estufa na atmosfera, pode-se estimar as suas contribuies relativas ao aumento de efeito estufa em nosso planeta, como mostra a Grfico III.

Contribuio dos vrios gases no incremento do efeito estufa de origem antrpica.


Oznio 8% xido Nitroso 5% Metano 15%

Dixido de Carbono 60%

CFC-12 8% CFC-11 4%

Grfico III Contribuio dos vrios gases no incremento do efeito estufa de origem antrpica. Fonte:

2.1 - Vapor d gua As fontes naturais do vapor dgua so as superfcies de gua, gelo e neve, a superfcie do solo, as superfcies vegetais e animais. A passagem para a fase de vapor realizada pelos processos fsicos de evaporao e sublimao, e pela transpirao. O vapor dgua um dos constituintes variveis do ar atmosfrico, chegando a ter at 4% em volume, extremamente varivel e que esta variabilidade provm da extrema facilidade com que consegue mudar de fase, nas condies atmosfricas reinantes. Essas mudanas de fase so acompanhadas por liberao ou absoro de calor latente, que associadas com o transporte de vapor dgua pela circulao atmosfrica, atuam na distribuio do calor sobre o globo terrestre. Por apresentar estas caractersticas o vapor dgua considerado o mais importante gsestufa, alm disso, com a ao do efeito estufa a atmosfera se tornar mais quente contendo uma quantidade maior de vapor dgua em decorrncia de ndices mais altos de evaporao. 2.2 - Dixido de Carbono (CO2 )

As principais reservas de carbono da natureza so a biota, o solo e os oceanos. A biota que consiste em toda vida sobre a superfcie da Terra, dominada em termos de volume, pela vida vegetal, absorve cerca de 102 Gt (Gigatonelada = 1 bilho de toneladas), de carbono por ano do CO2 liberado durante a fotossntese, isto representa cerca de 14% do teor total de CO2 da atmosfera. Em contrapartida a biota devolve anualmente cerca de 30 Gt de carbono atmosfera. A decomposio bacteriana de matria vegetal morta acrescenta mais 50 Gt de carbono ao CO2 devolvido atmosfera. H, portanto, certo equilbrio no carbono trocado entre a biota terrestre e a atmosfera, sendo retidas por ano talvez 2 Gt de carbono na biota terrestre. O grfico V ilustra a concentrao de dixido de carbono na atmosfera de 1975 a 2000.

Grfico V Concentrao de CO2 na atmosfera de 1975 a 2000. Fonte: www.arcoweb.com.br

Nos oceanos o CO2, tambm absorvido da atmosfera, em decorrncia de processos tanto qumicos como biolgicos. O dixido de carbono recebido em soluo sob a forma de ons de bicarbonato de, enquanto os fitoplnctons so sorvedores de dixido de carbono em decorrncia da fotossntese. Um total de 92 Gt de carbono por ano absorvido da atmosfera desta maneira. Das guas superficiais, perto de 90 Gt de carbono so devolvidas atmosfera a cada ano. Por processos fsicos e biolgicos: liberao de dixido de carbono diretamente das guas marinhas por difuso em decorrncia da respirao dos fitoplnctons, ficando cerca de 2 Gt retidas anualmente nos oceanos.

Sendo assim, sem interferncia humana, o carbono na natureza estaria em equilbrio, sendo que o excedente de carbono que fica armazenado voltaria a natureza pela ao dos vulces. Entretanto a ao do homem, desequilibra este ciclo, desde a revoluo industrial. A queima de combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), gera anualmente mais de 5,7 Gt de carbono na atmosfera, a estas devem ser acrescidas mais 2 Gt, provenientes da queima e derrubada de florestas. Este carbono mais o captado pelos oceanos e pela biota, resultam em um aumento lquido de 3 Gt de carbono por ano na atmosfera. Em outras palavras, desde 1860 os seres humanos lanaram cerca de 175 Gt de carbono na atmosfera (grfico VI). Extrapolando estes nmeros para 200 anos, a contar do incio da era industrial, o homem poder lanar mais carbono na atmosfera do que j existe atualmente na massa total de seres vivos do planeta. Alm disso, devem ser consideradas as reservas de petrleo e carvo que se foram totalmente exploradas pelo homem aumentaram em 2.000 Gt o carbono da atmosfera, mais do triplo do que existe atualmente na atmosfera.

Grfico VI - Emisso de dixido de Carbono na atmosfera pelos pases. Fonte: www.arcoweb.com.br

Quanto aos efeitos disto sobre a temperatura da Terra impossvel precisar o que acontecer, pois deve ser considerado que alm dos combustveis fsseis existem as retroalimetanes para o sistema climtico.

2.3 - Metano (CH4): O metano o segundo gs-estufa em importncia, produzido durante a decomposio anaerbica. As principais fontes de metano so arrozais, pntanos, animais domsticos ou no, cupins, gs natural e outros meios anaerbicos. A taxa de metano na atmosfera aumenta 1% ao no, sendo pouco conhecidas as causas deste aumento. Algumas delas podem ser o aumento dos rebanhos domsticos, a expanso de cultura de arroz e principalmente os vazamentos de gs natural ou aterros. A permanncia do metano na atmosfera e pequena (menos de 10 anos), sendo consumido na atmosfera e em menor escala no solo. O metano tem um potencial de aquecimento global de 63 num perodo de 20 anos, ou seja, 1 Kg de metano nesse perodo produzir 63 vezes o aquecimento global de 1 Kg de dixido de carbono, portanto o metano e 20 vezes mais potente que o dixido de carbono. 2.4 - xido Nitroso: Como gs-estufa o xido nitroso ainda mais potente que o metano, e sua eficcia cerca de 230 vezes superior do CO2. O xido nitroso produzido nos solos, acredita-se virem dos solos 90% das emisses de N2O. grande a possibilidade de o N2O concorrer para o aquecimento global, por ser um absorvente eficaz de radiao infravermelha e permanecer muito tempo na atmosfera. O principal meio de dissipao deste xido a luz ultra violeta estratosfrica, que o destri, porm essa dissipao e bastante lenta podendo demorar at 150 anos. De maneira geral pouco se sabe sobre a quantidade real de N2O que existe e quais seriam seus efeitos sobre o aquecimento do planeta.

Causas do Aquecimento Global:


Ao longo dos ltimos cem anos, a concentrao de gases de efeito estufa vem aumentando por causa da maior atividade industrial (figura VI .1), agrcola (figura VI .2) e de transporte, e principalmente devido ao uso de combustveis fsseis. O efeito estufa gerado pela natureza alm de benfico imprescindvel para a manuteno da vida sobre a Terra. Se a composio dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilbrio trmico da Terra sofrer conjuntamente. A ao do ser humano na natureza tem feito aumentar a quantidade de dixido de carbono na atmosfera, atravs de uma queima intensa e descontrolada de combustveis fsseis e do desmatamento. A derrubada de rvores provoca o aumento da quantidade de dixido de carbono na atmosfera pela queima e tambm por decomposio natural. Alm disso, as rvores aspiram dixido de carbono e produzem oxignio. Uma menor quantidade de rvores significa tambm menos dixido de carbono sendo absorvido.

Figura VI.1 Lanamento de dixido de carbono na atmosfera, por fbricas. Fonte: geocities.yahoo.com.br.

Figura VI. 2 - Lanamento de dixido de carbono na atmosfera, por queimadas. Fonte: geocities.yahoo.com.br.

1 - Conseqncias do efeito estufa antrpico para o planeta


Com a intensificao do efeito estufa nas ltimas dcadas ocorreram conseqncias graves que atingiram e atingem o nosso planeta. A grande concentrao de CO2 no ar impede que parte do calor irradiado alcance as camadas superiores da atmosfera, permanecendo prximo a superfcie. Da o aumento da temperatura do ar que nos envolve. Sabe-se que a quantidade de CO2 aumentou em 25 a 33% desde da revoluo industrial aos dias atuais e de mais 10% nos ltimos trinta anos (Moreira, 2000). Escrever mais A temperatura mdia da Terra nos ltimos 100 anos sofreu um aumento da ordem de 0,6C, com os modelos climticos simulados indicado um aumento mdio para o prximo sculo entre 1,5 e 4,5C, o qual pode atingir entre 6 e 12 C nas regies polares. Para se ter uma idia da importncia desses valores para o nosso planeta, convm ressaltar que a cerca de 18000 anos, durante o ltimo perodo de glaciao a Terra possua grandes extenses continentais cobertos de gelo, no entanto sua temperatura mdia provvel, era de 4C inferior a atual, cerca de 11C, poca. A concentrao de gs carbnico na dcada de 1980 era de 280ppm e passou a 350ppm na dcada de 1990. Nas ltimas quatro dcadas, o crescimento mdio dessas concentraes foi de 0,5% ao ano.

As principais fontes antrpicas de CO2 para atmosfera so a queima de combustveis fsseis e o desflorestamento. De 1950 a 1980, a emisso global de CO2, via queima de combustveis fsseis, atingiu nveis entre 170 e 190 bilhes de toneladas, enquanto que o desmatamento produziu entre 108 a 120 bilhes de toneladas, no mesmo perodo. Ao longo da recente dcada de 80, as taxas anuais globais de emisso antrpica desse gs foram de 5,0 a 5,5 bilhes de toneladas e de 1,5 a 3,0 bilhes de toneladas respectivamente para as fontes antrpicas citada. As concentraes de metano na atmosfera produzido principalmente pela decomposio de matria orgnica, especialmente nas culturas de arroz e nos rebanhos bovinos e por atividades industriais, no mnimo dobram nos ltimos os trs sculos. As concentraes de xido nitroso na atmosfera gerado pela degradao anaerbia de nitratos em solos e gua, pelas emisses industriais e pela queima de combustveis fsseis, aumentaram entre 5 e 10% desde a era pr-industrial. A produo e consumo dos CFCs, a parti do sculo atual, introduziu e aumentou progressivamente as concentraes desses gases na atmosfera. Embora as suas concentraes atmosfricas ainda sejam baixas, sua alta capacidade de absoro de calor os torna componentes importantes do efeito estufa de origem antrpica. Anlises realizadas em amostra de gelo de diversas profundidades do continente antrtico indicaram que as variaes das concentraes de gs carbnico e metano nos ltimos cem mil anos estiveram diretamente relacionadas com as variaes de temperatura mdia do planeta.(Castro, 2001)

Grfico VII- A concentrao de dixido de carbono (mdia mensal) na atmosfera desde 1958 a 1991. Fonte: http://www.library.com.br/Filosofia/oefeito.htm.

Assim, apesar de haverem controvrsias, podemos notar que as atividades humanas causam o agravamento do efeito estufa, e como conseqncia o aquecimento global, isso gera mudanas climticas que provavelmente surtiro efeitos de modificaes ambientais. Pesquisadores apontam algumas, como: O aumento da precipitao mdia global, em conseqncia do aumento das taxas de evaporao dos solos e corpos dgua, acompanhado por uma reduo dos nveis de umidade dos solos e um aumento das temperaturas mximas continentais nos perodos de vero. Dentro desse quadro, prev-se uma intensificao de fenmenos naturais, como inundaes, estiagem prolongadas, desertificao de solos, furaces, etc. O aumento das temperaturas mdias nas regies polares, provocando o degelo de parte das calotas polares e o conseqente aumento do nvel mdio do mar nos oceanos. Nos ltimos cem anos o nvel mdio do mar subiu 15cm, com as projees para o prximo sculo um aumento entre 3 e 10 cm por dcada, casa persistam as atuais taxas de incremento do aquecimento global. Deve-se ressaltar, um aumento da ordem de 50 cm no nvel mdio do mar, uma das possibilidades previstas a metade do prximo sculo, teria conseqncias catastrficas em diversas regies costeiras densamente povoadas, como o sul da sia. A expanso das rea de ocorrncia doenas, em funo do aumento dos nveis de umidade e da temperatura media no planeta, o que ampliar os limites geogrficos atuais que apresentam condies timas de temperatura e umidade para a proliferao de seus agentes e vetores, como bactrias, insetos, e moluscos. As incertezas quanto a essas previstos, no que diz respeito ao tempo, intensidade e abrangncias geogrficas de suas ocorrncias, residem basicamente no complexo funcionamento dos processos naturais, que interagem com o aumento do aquecimento global e na impreciso de dados histricos sobre as variaes de parmetros ambientais. Tal realidade dificulta o estabelecimento de modelos climticos que possam simular, com a

necessria preciso, a evoluo das mudanas climticas e suas conseqncias ambientais, sob diferentes cenrios. Dentre os mecanismos naturais que podem se opor ao aumento do efeito estufa o principal a remoo de CO2 atmosfrico pelas plantas, atravs da fotossntese, estocando o carbono na biomassa vegetal. O aumento da temperatura pode vir a acelerar esse processo, levando a um aumento da produo primria e, conseqentemente, uma reduo do acmulo de CO2 na atmosfera. No entanto, nos ltimos anos, a comunidade internacional tem-se conscientizado progressivamente da necessidade de medidas urgentes diminuidoras dos causadores do efeito estufa, especialmente pelo fato de seus efeitos apresentarem uma ao inercial, isto , se iniciarmos agora uma reduo das emisses antrpicas de gases estufa, os resultados dessa mudana s se faro sentir aps dcadas, visto o tempo de residncia desses compostos na atmosfera. O tempo de vida dos gases na atmosfera um dado importante para avaliarmos seu efeito no aumento da temperatura global. Na tabela II, esto os tempos de vida dos gases estufa na atmosfera.
Tabela II- Analise de comparao dos valores do tempo de vida para os gases. Fonte: http://www.library.com.br/Filosofia/oefeito.htm

Gs Tempo de vida Gs Carbnico 50-200 anos Metano 10 anos CFC-11* 65 anos CFC-12* 130 anos xido Nitroso 150 anos Dixido de Nitrognio 1 dia Dixido de Enxofre Poucas semanas * Os CFCs mais abundantes na atmosfera.

Nesse sentido, as medidas efetivas a serem adotadas para enfrentar o problema consistem na reduo dos nveis globais de consumo de energia, na substituio progressiva

dos combustveis fsseis como fonte energtica de reduo dos desflorestamentos associada a expanso das reas reflorestadas. Tais medidas, sem dvida, implicam profundas modificaes dos modelos de desenvolvimento econmico tradicionalmente adotados. No caso dos pases em desenvolvimento e subdesenvolvimento, a implementao de mudanas em suas matrizes energticas, nos seus programas de explorao de recursos naturais florestais e em seus processos industriais, revestem-se enormes dificuldades. Tais dificuldades decorrem, especialmente, de suas limitaes no que tange disponibilidade de recursos financeiros e ao domnio de tecnologias avanadas.

Radiao Ultravioleta:
A radiao ultravioleta (R-UV) a parte do espectro eletromagntico referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400nm. De acordo com a intensidade que a R-UV absorvida pelo oxignio e oznio e, tambm pelos efeitos fotobiolgicos costuma-se dividir a regio UV em trs intervalos.(ver tabela III).
Tabela III -Intervalos da regio ultra-violeta. Fonte: www.satlite.cptec.inp.br.

Nome

Intervalo espectral (nm) 100 - 280

Caractersticas Completamente absorvida pelo O2 e O3 estratosfrico e,

UVC

portanto, no atinge a superfcie terrestre. utilizada na esterilizao de gua e materiais cirrgicos. Fortemente absorvida pelo O3 estratosfrico. prejudicial

UVB

280 - 320

sade humana, podendo causar queimaduras e, a longo prazo, cncer de pele. Sofre pouca absoro pelo O3 estratosfrico. importante

UVA 320 - 400

para sintetizar a vitamina D no organismo. Porm o excesso de exposio pode causar queimaduras e, a longo prazo, causa o envelhecimento precoce.

Pode-se dizer que o Sol emite energia em, praticamente, todos os comprimentos de onda do espectro eletromagntico permeados pelas diversas linhas de absoro. 44% de toda essa energia emitida se concentra entre 400 e 700 nm, denominado espectro visvel de energia. O restante dividido entre radiao ultravioleta (< 400nm) com 7%, infravermelho prximo (entre 700 e 1500nm) com 37% e infravermelho (> 1500nm) com 11%. Menos de 1% da radiao emitida concentra-se acima da regio do infravermelho, como seja, microondas e ondas de rdio, e abaixo da regio ultravioleta, como raios X e raios gama. (figura VII).

Figura-VII - Tipos de ondas eletromagnticas. Fonte: www.satlite.cptec.inp.br

1 -ndice Ultravioleta (IUV)

O ndice Ultravioleta (IUV) uma medida da intensidade da radiao UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfcie da Terra. O IUV representa o valor mximo dirio da radiao ultravioleta. Isto , no perodo referente ao meio-dia solar, o horrio de mxima intensidade de radiao solar. Como a cobertura de nuvens algo muito dinmico e varivel, o IUV sempre apresentado para uma condio de cu claro. Isto , para ausncia de nuvens que, na maioria dos casos, representa a mxima intensidade de radiao.

O IUV apresentado como um nmero inteiro. De acordo com recomendaes da Organizao Mundial da Sade, esses valores so agrupados em categorias de intensidades. A tabela IV mostra a intensidade do IUV.
Tabela- IV- Intensidade do IUV. Fonte: www.satlite.cptec.inp.br

CATEGORIA BAIXO MODERADO ALTO MUITO ALTO EXTREMO

NDICE ULTRAVIOLETA <2 3a5 6a7 8 a 10 > 11

1.2 - Calculo do IUV > Alguns elementos so imprescindveis para o clculo do IUV: Concentrao de Oznio. O oznio o principal responsvel pela absoro de radiao UV. A concentrao de oznio, medida em unidades Dobson (DU), integrada na coluna atmosfrica utilizada como parmetro de entrada no modelo computacional utilizado para o clculo do IUV. Essa concentrao de oznio distribuda verticalmente de acordo com perfis atmosfricos tericos relativos posio geogrfica da localidade. A concentrao mxima de oznio localiza-se na estratosfera (entre 20 e 40km de altitude). Posio geogrfica da localidade (latitude). O fluxo de radiao UV diminui com o aumento da distncia ao Equador. Ou seja, regies mais prximas linha do Equador recebem maior quantidade de energia solar.

Altitude da superfcie. Quanto mais alta a localidade, menor o contedo de oznio integrado na coluna atmosfrica e, conseqentemente, maior a quantidade de energia ultravioleta incidente na superfcie. De acordo com perfis tericos de distribuio vertical, a quantidade de oznio decresce em torno de 1% para cada quilmetro; o que provoca aumento de cerca de 6 a 8% a quantidade de energia UV incidente. Hora do dia. Cerca de 20 a 30% da quantidade de energia UV no vero chega a Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h. Estao do ano. A irradincia (quantidade de energia por rea) UVB diria em torno de 20 de latitude aumenta cerca de 25% no vero e diminui de 30% no inverno, em relao aos perodos de primavera/outono. Em zonas de maior latitude (cerca de 40), esses valores correspondem a + 70% e -70%, respectivamente. Condies atmosfricas (presena ou no de nuvens, aerossis, etc.) A presena de nuvens e aerossis (partculas em suspenso na atmosfera) atenua a quantidade de radiao UV em superfcie. Porm, parte dessa radiao no absorvida ou refletida por esses elementos e atinge a superfcie terrestre. Deste modo, dias nublados tambm podem oferecer perigo, principalmente para as pessoas de pele sensvel. Tipo de superfcie (areia, neve, gua, concreto, etc.)/ O Albedo: A areia pode refletir at 30% da radiao ultravioleta que incide numa superfcie, enquanto na neve fresca essa reflexo pode chegar a mais de 80%. Superfcies urbanas apresentam reflexo mdia entre 3 a 5%.. Este fenmeno aumenta a quantidade de energia UV disponvel em um alvo localizado sobre este tipo de solo, aumentando os riscos em regies tursticas como praias e pistas de esqui.

2 -As nuvens e a radiao UV


Os fluxos de R-UV so afetados pela presena de nuvens, que geralmente provocam atenuao do feixe de radiao. Quando o sol est completamente encoberto, as nuvens reduzem a componente direta (na direo do sol) e intensificam a componente difusa (proveniente de todas as direes, exceto aquela do sol). A radiao global (direta + difusa) geralmente diminui, pois a atenuao de radiao direta mais eficiente que a produo de radiao difusa. Sob condies de cu totalmente encoberto, essa diminuio pode chegar a 70%. No entanto, em situaes especficas, nas quais o cu no est totalmente encoberto e as nuvens no chegam a ocultar o disco solar, os fluxos globais de radiao podem at mesmo ser aumentados em cerca de 25%. Por envolverem uma geometria complexa e de disposio catica, as condies de nebulosidade so de difcil implementao em modelos computacionais. Por esta razo, comum a utilizao de fatores matemticos (CMF do ingls Cloud Modification Factor), empricos e restritos a situaes muito particulares, para representar certos tipos e quantidades de nuvens. Devido as diversas incertezas no tratamento matemtico para nuvens, na maioria dos casos vivel a utilizao de constantes (fatores de atenuao) baseadas em mdias experimentais relacionadas natureza das nuvens encontradas em diferentes nveis da atmosfera. CMF - Cloud Modification Factor O CMF um fator multiplicador para a avaliao do IUV sob presena de nuvens, nevoeiro e chuva. Os valores para o CMF foram baseados em simulaes computacionais e medidas experimentais. A utilizao desses valores extremamente simplista por consistir de um fator a ser multiplicado as irradincias previamente calculadas para cu claro. Apesar das inimaginveis caractersticas da cobertura de nuvens possveis, o CMF trata-se de uma boa aproximao para a avaliao do IUV.(ver tabela V, com explicaes ilustrativas).

Tabela V- Tabela ilustrativa sobre o CFM. Fonte: www.satlite.cptec.inp.br

CMF

Parte cu

do 25 - 50 % 50 - 75% 75 - 100%

encoberta 0 - 25 % pelas nuvens Tipo Altas Mdias Baixas Nevoeiro Chuva

1.0 1.0 1.0 -

1.0 1.0 0.8 -

1.0 0.8 0.5 -

0.9 0.5 0.2 0.4 0.2

Por exemplo, uma cobertura total de nuvens mdias capaz de atenuar 50% da R-UV que atingiria a superfcie terrestre. Desse modo, o IUV sob condio de nebulosidade pode ser estimado da seguinte forma: Aps obter o IUV da localidade, multiplique o valor CMF da tabela abaixo, de acordo com o tipo de cobertura de nuvens.

O buraco na camada de oznio como um agravante do efeito estufa

1 - O Oznio
1.1 - Histrico Em meados do sculo XIX, o qumico suo Christian Friedrich Schnbein observou que o odor notado quando se produziam descargas eltricas na atmosfera era similar quele notado quando a gua era decomposta por uma corrente voltaica. Schnbein acreditou que esse odor poderia ser atribudo existncia de um gs atmosfrico de odor peculiar. A esse gs atribuiu o nome oznio, da palavra grega para cheiro ozein. O oznio um gs produzido naturalmente na atmosfera terrestre, reativo e capaz de oxidar metais como ferro, chumbo e arsnico. A descoberta de que o oznio pode despolarizar eletrodos de platina foi a principal motivao para que o mesmo comeasse a ser estudado e medido com maior ateno. Em seguida, Schnbein concluiu que o oznio tinha um papel ainda mais importante, utilizando-o como um eficaz desinfetante durante epidemias infecciosas. O primeiro mtodo de deteco de oznio era muito simples, consistindo de um papel embebido de uma soluo de iodeto de potssio e amido que, ao ser exposto ao ar, podia adquirir uma escala arbitrria de tons de azul. At 1916, mais de um milho de medidas foram realizadas por esse mtodo. Porm, desde o fim do sculo XIX, estudos de espectroscopia j constatavam que a presena desse gs muito maior na alta atmosfera do que nas proximidades do solo. A partir de ento, duas linhas distintas de medies foram utilizadas em campanhas experimentais. A primeira, denominada troposfrica, baseou-se inicialmente em medies de oznio superficial. Com o avano tecnolgico, a partir dos anos 30 levou-se em considerao a troposfera como um todo. A segunda, denominada estratosfrica, teve incio a partir de investigaes pticas orientadas determinao do espectro solar, sobretudo em sua parte ultravioleta. Porm, somente no incio do sculo XX os esforos para explicar as bases qumicas da existncia do oznio na alta atmosfera comearam a ser realizados, de onde se destacam nomes famosos como Hartley, Chappuis e Huggins. Nos ltimos 40 anos, devido maior compreenso do papel de outras espcies atmosfricas na existncia do oznio estratosfrico, constatou-se que a emisso excessiva de substncias antropognicas poderia ter um papel fundamental na reduo da concentrao do oznio em altitude e, ironicamente, exercer um papel relevante no

aumento da concentrao do oznio prximo superfcie. Tal fato est intimamente ligado sade dos seres vivos na Terra, j que o oznio, alm de ser responsvel pela absoro da radiao solar ultravioleta, em concentraes elevadas tambm pode causar problemas respiratrios em seres humanos.

2 - Como o oznio se estabiliza


O oznio um gs est presente naturalmente na estratosfera, em que a absoro de raios ultravioleta (hn) pelo oxignio molecular (O2) gera tomos de oxignio atmico (O2), que se combina com outras molculas de O2 formando o oznio, dissociando-as novamente em molculas e tomos de oxignio e realimentando o ciclo desse gs, conforme descrito abaixo: O2 + hn ------------- O + O O + O2 ------------- O3

O3 + hn ------------- O2 + O Dessa forma, a camada de oznio estratosfrica absorve permanentemente a radiao ultravioleta proveniente do sol, transformando-a em calor e reduzindo a sua incidncia direta sobre a superfcie da Terra. Esta reduo da radiao ultravioleta de fundamental importncia, pois ela absorvida pelos cidos nuclicos das clulas, provocando srios efeitos na vida vegetal e animal, com destaque para os danos ao sistema imunolgico e o aumento da incidncia de cncer de pele nos seres humanos. O oznio tambm encontrado em menor concentrao na troposfera, como produto da fotlise do dixido de nitrognio e de sua manipulao como matria prima industrial. Contudo, a presena de oznio nessa camada atmosfrica bastante prejudicial, devido sua ao oxidante, pois ele tambm danifica os vegetais e causa irritao nos olhos e nos pulmes humanos. Em meados dos anos 70, a comunidade cientfica internacional constatou que alguns grupos de substncias qumicas produzidas pelo homem estavam provocando a destruio da camada de oznio estratosfrica, como os CFCs, os bromofluorcarbonetos (halons), o

tretacloreto de carbono (CCl4), o cloreto de metila (CH3Cl) e o brometo de metila, esse ltimo largamente empregado como pesticida. Apesar de apresentarem um comportamento inerte na troposfera, esses compostos reagem na estratosfera quando exposto a radiao ultravioleta e se decompem. Alguns produtos dessas reaes, como o cloro atmico (Cl) e o monxido de cloro (ClO), podem agir como catalisadores na destruio das molculas de oznio, como descrito abaixo, na equao e na figura VIII : Cl + O3 ------------------ ClO + O2 ClO + O ----------------- Cl + O2

Figura VIII - Reao do cloro atmico com o oznio. Fonte: astro. if.ufrgs.br

3 - Generalidades

A estratosfera uma das camadas da atmosfera que concentra a maior quantidade de oznio, que um gs atmosfrico azul-escuro, substncia constituda por oxignio. A diferena entre o oznio e o oxignio d a impresso de ser muito pequena, pois se resume a um tomo: enquanto uma molcula de oxignio possui dois tomos, uma molcula de oznio possui trs. Essa pequena diferena, no entanto, fundamental para a manuteno de todas as formas de vida na Terra. Esta concentrao do oznio forma uma camada protetora contra os raios ultravioletas provenientes do Sol. O oznio retm os raios ultravioletas, que, podem trazer vrios prejuzos sade, como, por exemplo, afetar a transmisso dos caracteres hereditrios, isto , alterar as caractersticas dos seres vivos, como o nascimento de crianas com deformaes. Estas radiaes tambm podem provocar cncer, principalmente de pele, por ser ela parte do corpo que fica mais exposta ao Sol. Alm disso, a produtividade das plantas fica afetada, enquanto os vegetais marinhos, que sustentam a vida nos oceanos, crescem lentamente. A diminuio do Oznio, em algumas partes da atmosfera, causada pela emisso de compostos qumicos, criados artificialmente no sculo XX. o caso do CFC, ou melhor, do clorofluorcarbono. Quando ele chega estratosfera, reage como o oznio, transformando-o em gs oxignio. O clorofluorcarbono uma substncia utilizada em sprays, no sistema de refrigerao de geladeiras, nas tintas, no ar-condicionado, em produtos de limpeza, em caixas de isopor, etc. O chamado buraco de Oznio uma rea, na atmosfera, onde houve a diminuio deste gs. A parte mais afetada est sobre a Antrtida, regio localizada no Plo Sul. Alm dos problemas j mencionados, a destruio da camada de oznio pode provocar mudanas radicais no clima, bem como o aquecimento do planeta, que contribui para o degelo das regies polares. A diminuio na camada de oznio foi descoberta depois que o satlite Nimbus-7 enviou fotos para anlise dos cientistas. A figura IX Mostra as modificaes do buraco entre 1980 e 1992.

Figura IX - Evoluo do buraco na camada de oznio (1980-1992). Fonte: astro. if.ufrgs.br.

Constataes e medida da comunidade internacional:


O nvel de oznio na estratosfera est diminuindo a uma taxa mdia de 0,5% ao ano em todo mundo, sendo sobre a regio Antrtica, onde as temperaturas atingem nveis mais baixos favorecendo essas reaes, ela se eleva a 2,5% ao ano. Os cientistas afirmam ainda que um diminuio de 1% na camada de oznio pode levar a um aumento de 2% no casos de cncer de pele. Dados do Programa de Meio Ambiente da ONU (Castro, 2000) indicam nveis preocupantes de reduo na camada de oznio sobre o Brasil: 13% no Rio Grande do Sul,

11% em Santa Catarina, 7% nos estados do Paran e So Paulo, 4% no Rio de Janeiro, 1% na regio Nordeste e 0,5% na regio Norte. A partir dessas constataes, a ONU, atravs de seu programa ambiental, iniciou negociaes mundiais, em 1982, no sentido de controlar o uso de substncias que afetam a camada de oznio. Em 1985, quarenta e trs pases assinaram a Conveno de Viena, a qual fixou as principais metas para a reduo do uso de produtos nocivos camada de oznio: Pases desenvolvidos: reduzir em 20% o uso de CFCs at 1994 e em 50% at em 1999; Pases em desenvolvimento: fim da comercializao e produo de CFCs em 2005 e fim de sua utilizao em 2010. Diversos outros acordos internacionais seguiram-se a essa conveno, como o Protocolo de Montreal (1987), as Emendas de Londres ao Protocolo de Montreal (1990), a Conferencia de Viena (1995) e a Conferencia de Tquio (1997). Esses acordos restringiram ainda mais os prazos limites e incluram outros compostos, como o CCl4, CH3Cl e os hidroclorofluorcarbonos (HCFC), esses ltimos adotados como os primeiros substitutos aos CFCs. O Brasil, por sua vez, criou o Grupo Tcnico do Oznio, em 1991, e o Programa Brasileiro de Combate as Substancias Nocivas Camada de Oznio, em 1994. Dentre as metas adotadas em nvel nacional destacam-se a utilizao de gases alternativos na refrigerao industrial a partir de 1996 e na refrigerao domstica e comercial a partir de 2001, o que envolver um custo estimado de 900milhes de dlares. Apesar das medidas adotadas pela comunidade internacional, a ameaa persistir ainda por muitas dcadas, devido ao longo tempo de resistncias desses gases na atmosfera. No que concerne aos produtos qumicos substituto aos que so nocivos camada de oznio, algumas caractersticas devem ser observadas, como sua toxidade, seu potencial de destruio da camada de oznio e de aquecimento global, seu tempo de vida na atmosfera, sua eficcia e adaptao aos diversos usos, sua produo comercial e os custos envolvidos.

1 - Protocolo de Kyoto 1.1 - O que ? um acordo internacional que estabelece metas de reduo de gases poluentes para os pases industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princpios do Tratado da ONU sobre Mudanas Climticas, de 1992. 1.2 - Principais Pontos do Protocolo de Kyoto Determina a reduo das emisses de dixido de carbono e outros gases causadores do aquecimento global, alcanando at 2012 uma taxa mdia 5,2% menor do que a registrada em 1990. Para entrar em vigor, o tratado precisa ser ratificado por um grupo de pases responsveis por pelo menos 55% das emisses globais de poluentes no ano de 1990. O protocolo entra em vigor no mundo 90 dias depois de receber ratificaes suficientes Os pases podem trocar a reduo das emisses de gases por investimentos em florestas e campos capazes de absorver o dixido de carbono na mesma proporo das emisses que no forem reduzidas Os pases podem tambm financiar projetos de gerao de energia renovvel, ganhando o direito de poluir na mesma medida da poluio que ser evitada com a energia alternativa. Os signatrios do Protocolo de Kyoto estaro sujeitos a punies se no cumprirem suas metas de corte de emisso de poluentes 1.3 Metas do Protocolo

Pases industrializados se comprometeram a reduzir, at 2012, as suas emisses de dixido de carbono a nveis pelo menos 5% menores do que os que vigoravam em 1990. A meta de reduo varia de um signatrio para outro. Os pases da Unio Europia, por exemplo, tm de cortar as emisses em 8%, enquanto o Japo se comprometeu com uma reduo de 5%. Alguns pases que tm emisses baixas podem at aument-las. O total de emisses de dixido de carbono caiu 3% entre 1990 e 2000. No entanto, a queda aconteceu principalmente por causa do declnio econmico nas ex-repblicas soviticas e mascarou um aumento de 8% nas emisses entre os pases ricos. A ONU afirma que os pases industrializados esto fora da meta e prev para 2010 um aumento de 10% em relao a 1990. Segundo a organizao, apenas quatro pases da Unio Europia tm chance de atingir as metas. 1.4 - Estados Unidos e o Protocolo de Kyoto O presidente norte-americano, George W. Bush se retirou das negociaes sobre o protocolo em 2001, alegando que a sua implementao prejudicaria a economia do pas. O governo Bush considera o tratado "fatalmente fracassado". Um dos argumentos que no h exigncia sobre os pases em desenvolvimento para reduzirem as suas emisses. Bush diz ser a favor de redues por meio de medidas voluntrias e novas tecnologias no campo energtico. 1.5 - As diferenas que o protocolo de kyoto pode fazer A maioria dos cientistas que estudam o clima diz que as metas institudas em Kyoto apenas tocam a superfcie do problema. O acordo visa a reduzir as emisses nos pases industrializados em 5%, enquanto praticamente consenso que, para evitar as piores conseqncias das mudanas climticas, seria preciso uma reduo de 60% das emisses. Diante disso, os termos finais de Kyoto receberam vrias crticas, com alguns dizendo que o protocolo ter pouco impacto no clima e praticamente intil sem o apoio

norte-americano. Outros, no entanto, dizem que, apesar das falhas, o protocolo importante porque estabelece linhas gerais para futuras negociaes sobre o clima. Os defensores de Kyoto dizem ainda que o tratado fez com que vrios pases transformassem em lei a meta de redues das emisses e que, sem o protocolo, polticos e empresas teriam dificuldades ainda maiores para implementar medidas ecolgicas. No entanto, tambm h um grupo de cientistas que contesta o conceito em que o protocolo est fundamentado, ou seja, de que o homem pode e deve "gerenciar" o clima por meio de mudanas no seu comportamento. 1.6 - Brasil e os outros pases em desenvolvimento em relao ao Protocolo O acordo diz que os pases em desenvolvimento, como o Brasil, so os que menos contribuem para as mudanas climticas, mas tendem a ser os mais afetados pelos seus efeitos. Embora muitos tenham aderido ao protocolo, pases em desenvolvimento no tiveram de se comprometer com metas especficas. Como signatrios, no entanto, eles precisam manter a ONU informada do seu nvel de emisses e buscar o desenvolvimento de estratgias para as mudanas climticas. Entre as grandes economias em desenvolvimento, a China e ndia tambm ratificaram o protocolo. 1.7 - O comrcio de emisses O comrcio de emisses consiste em permitir que pases comprem e vendam cotas de emisses de gs carbnico. Dessa forma, pases que poluem muito podem comprar "crditos" no usados daqueles que "tm direito" a mais emisses do que o que normalmente geram. Depois de muitas negociaes, os pases tambm podem agora ganhar crditos por atividades que aumentam a sua capacidade de absorver carbono, como o plantio de rvores e a conservao do solo. 1.8 - Objetivos do acordo

O protocolo de kyoto busca como meta final, reduzir, em 5,2% do que foram em 1990, as emisses dos GASES POLUENTES. O perodo para este esforo mundial sero os anos de 2008 a 2012. Como o acordo de kyoto de 1997, deu-se, na verdade, um perodo de 10 anos para que cada pas se estruture para dar resposta adequada s metas estabelecidas. Essas metas esto definidas no artigo 2. E exigem a implementao de polticas e medidas tais como: O estmulo a reformas visando promoo de polticas que limitem ou reduzam emisses de gases de efeito estufa. A limitao e/ou reduo de emisses de metano por meio de sua recuperao e utilizao no tratamento de resduos, bem como na produo, no transporte e na distribuio de energia. Medies para limitar e/ou reduzir as emisses de gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal no Setor de Transportes. A pesquisa, a promoo, o desenvolvimento e o aumento do uso de formas novas e renovveis de energia, de tecnologias de seqestro de dixido de carbono e de tecnologias ambientalmente seguras, que sejam avanadas e inovadoras. O aumento da eficincia energtica em setores relevantes da economia nacional. A reduo gradual ou eliminao de imperfeies de mercado, de incentivos fiscais, de isenes tributrias e tarifarias e de subsdios para todos os setores emissores de gases e de efeito estufa contrrios ao objetivo da Conveno. A promoo de formas sustentveis de agricultura luz das consideraes sobre a mudana do clima. A promoo de prticas sustentveis de manejo florestal, florestamento e reflorestamento.

Grfico VII - Emisses de gases poluentes:O tratado internacional sobre as mudanas climticas, conhecido como protocolo de kyoto, entra em vigor em 2005, mas muits naes ricas esto longe da meta de diminuio de emisso de gases poluentes. Fonte:www.noticias.terra.com.br

2 - Os vinte pases mais poluidores:

CONCLUSO Uma das mais graves conseqncias das agresses humanas ao meio ambiente o efeito estufa, que afeta diretamente as condies climticas do globo terrestre. A poluio atmosfrica vem abalando o Sistema Natural da Terra, e, por isso, a natureza vem protestando em defesa prpria (basta observar as mudanas climticas que estamos tendo atualmente no Mundo). A resoluo do problema passa necessariamente pela conscientizao da populao, sobretudo de crianas e jovens, sobre a responsabilidade que cada pas, cada cidade, cada cidado tem na preservao ambiental. Um passo essencial para que o aquecimento global acabe com a vida na Terra informao as pessoas, substituio dos combustveis fsseis, diminuir ao mximo o uso dos CFC , preservar as florestas. Pois o efeito estufa um problema global e no apenas de alguns pases.

You might also like