You are on page 1of 16

A msica tem 3 elementos essenciais: MELODIA (combinao sucessiva dos sons), HARMONIA (combinao simultnea dos sons) e RITMO

(cadncia obedecendo a combinao dos sons com peridica repetio). Msica ... ..som em combinaes puras, meldicas ou harmnicas produzido por voz ou instrumento ..sublime expresso do amor universal ..o pressentimento de coisas celestiais (Beethoven) ..a mais alta filosofia numa linguagem que a razo no compreende (Shakespeare) ..algo muito difcil de mostrar ao mundo o que sentimos em ns mesmos (Tchaikovsky) ..uma coisa que se tem pra vida toda, mas no toda uma vida pra conhec-la (Rachmaninov)

PAUTA
Usamos a Pauta ou Pentagrama para escrever msica:

As notas musicais podem ser escritas tanto nas linhas como nos espaos da pauta e assim podemos saber qual nota est sendo representada. As linhas devem ser contadas de baixo pra cima e o primeiro espao encontra-se entre a primeira e segunda linhas.

CLAVE
Clave um sinal colocado no incio da pauta e d nome nota que est na mesma linha dela. importante observar o tipo de clave para poder ler as notas. H vrios tipos, porm as mais comuns so a Clave de Sol que usada por instrumentos de alto alcance sonoro como o violino, flauta, trompete e clarinete.

E a Clave de F que usada por instrumentos de baixo alcance sonoro como o baixo e violoncelo.

NOTAS
Antes de saber como se escreve as notas na pauta, vamos ver a ordem e seus nomes. Nosso sistema de msica tem 7 notas. A ordem D, R, Mi, F, Sol, L e Si. Ou em cifras respectivamente C, D, E, F, G, A, e B. Correspondem s teclas brancas (naturais) do piano:

A maior distncia entre duas notas chamada de Tom e sua metade de meio tom ou semitom.

(Fonte: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mrio Mascarenhas) Consta que foi Guido D'Arezzo, clebre msico do sculo XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitandoa primeira slaba de cada verso do seguinte hino So Joo Batista: Utqueant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes Traduo: Purificai bem-aventurado Joo, os nossos lbios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em Ti. Dos altos cus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varo insigne e a glria que terias. Como a slaba Ut era difcil de ser cantada, foi substituda por D. O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes. Um coral de meninos daquela poca costumava, antes de suas exibies em pblico, cantar este hino, pedindo com f a So Joo Batista que protegesse suas cordas vocais.

CLAVE
No exemplo a seguir, podemos ver as notas representadas por cada uma das linhas e espaos da pauta com a Clave de Sol. A primeira linha corresponde nota Mi (E) e o primeiro espao nota F (F). Em outras palavras, as notas na pauta (linha-espao-linha...) seguem a ordem natural (D, R, Mi, F, Sol, L e Si). Pode-se tambm escrever sob a primeira linha e acima da quinta.

LINHAS SUPLEMENTARES
Alm dos espaos e linhas da pauta, podemos tambm adicionar linhas extras chamadas Linhas Suplementares Superiores ou Inferiores para poder escrever notas mais agudas ou graves.

A nota D (C) na primeira linha suplementar inferior, corresponde ao D Central de um piano que localiza-se prximo fechadura da tampa do instrumento.

No exemplo, as notas esto representadas por cada uma das linhas e espaos da pauta com a Clave de F, incluindo linhas suplementares.

A nota D (C) na primeira linha suplementar superior, corresponde ao D Central de um piano que localiza-se prximo fechadura da tampa do instrumento.

MEMORIZANDO NOTAS
Para se ler msica essencial reconhecer cada nota rapidamente, objetivo que alcanado com muita pacincia e estudo ao longo do tempo. Contudo, de incio, curioso e interessante memorizar as notas atravs de frases e palavras. Na Clave de Sol

Por Notas: nas linhas >>> Minhoca no Sol Silvestre Reencontrou a Fada Por Notas: nos espaos >>> Fala Do Miguel Por Cifras: nas linhas >>> Eu Gosto de Batata Doce e Feijo Por Cifras: nos espaos >>> FACE (rosto)

Na Clave de F Por Notas: nas linhas >>> O Sol Silencioso Realou a Fantstica Lagoa Por Notas: nos espaos >>> Labirinto Do Misterioso Sol Por Cifras: nas linhas >>> Gosto de Batata Doce, Feijo e Arroz Por Cifras: nos espaos >>> Alface, Cenoura, Ervilha e Gengibre

Clave de Sol e F
Para que se possa alcanar as notas dentro da extenso de um piano, usa-se "a dupla" de pautas com a Clave de Sol e Clave de F como padro (representando mo direita e esquerda respectivamente). Mas pode ocorrer mudanas das claves durante determinado trecho musical, por exemplo, na pauta de cima ser clave de f e na de baixo a de sol ou as duas terem a mesma clave. Na figura abaixo, vemos que o D (C) mais agudo da clave de f o mesmo que o primeiro D mais grave da clave de sol.

Figuras Musicais e seus Valores


As Figuras Musicais ou Figuras Positivas nos permite especificar a durao do som. Dos tipos de figuras musicais, a breve (vale o dobro da semibreve) e a quartifusa (vale metade da semifusa e tem um colchete a mais) so encontradas em msicas muito antigas, porm j no so mais usadas atualmente.

O valor depende de qual Compasso uma determinada msica. Mas tomando como base a semibreve, temos os seguintes nmeros. Exemplo: 1 semibreve = 2 mnimas = 4 semnimas...etc

Nota

Nome Semibreve Mnima Semnima

Valor 1 2 4

Colcheia

Semicolcheia

16

Fusa

32

Semifusa

64

Conforme voc pode observar, cada durao da nota o dobro da nota seguinte e metade da anterior. Por exemplo, neste fragmento podemos ouvir a combinao de valores distintos, o som mais alto formado por 4 semnimas e o som mais baixo por 2 mnimas. Assim sendo, ouvimos duas semnimas para cada mnima.

OBS: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrup-las usando-se linhas (proporcionais aos colchetes da nota) para facilitar a leitura. Exemplos: = = E as notas que forem escritas... 1) at o segundo espao, as hastes devem ser pra cima 2) na terceira linha, no caso o Si, a haste pode pra baixo ou cima 3) do terceiro espao pra cima, as hastes devem ser pra baixo 4) mistas (por exemplo, uma abaixo da terceira linha e outra acima) pode-se colocar a linha (unindo os colchetes) pra baixo ou cima. Para cima, a haste tem que ser do lado direito. E pra baixo, a haste deve estar no lado esquerdo:

PONTO DE AUMENTO
Adicionando um ponto ao lado da nota, aumentamos em metade o seu valor:

SEM ponto COM ponto Nota Equivalente Nota Equivalente

Um segundo ponto aumentar em metade o valor do primeiro ponto, e assim por diante.

Ligadura
Podemos ligar notas adicionando uma linha curva que recebe o nome de Ligadura, que indica que no deve haver interrupo. No exemplo abaixo, vemos dois Compassos iguais, diferenciando apenas a forma escrita.

Existe Ligadura de: 1) Valor: unio de notas de mesmo valor e altura (dentro de um mesmo compasso)

2) Portamento: ligao de notas de alturas diferentes (dentro de um mesmo compasso)

3) Frase: notas de diferentes compassos ligadas

Compasso
O compasso indicado por dois nmeros e se repete ao longo do trecho musical, separado por Linhas Divisrias respeitando o tempo da msica.

O numerador mostra a quantidade de tempos, trs no caso acima. E o denominador indica a nota que valer um (unidade de tempo).

Denominador Unidade de tempo 1 2 4 8

16

32

Ento,

significa que o compasso tem 3 tempos e que a semnima sua unidade de tempo. e 2/2 por

O compasso 4/4 pode ser representado por

Compasso Simples & Composto


Para ser um Compasso Simples, o numerador deve ser igual 2, 3, 4, 5 ou 7. E estes nmeros j indicam apulsao: 2 (binria), 3 (ternria)...5 e 7 so os menos comuns e nesses casos, contamos os tempos usando duas pulsaes: 5 (ternria e binria) e 7 (quaternria e ternria) No caso do Compasso Composto, o numerador tem que ser 6, 9 ou 12. E para saber a pulsao, divide-se o compasso pela frmula fixa 3/2, por exemplo: 6/8 : 3/2 = 2/4 (portanto, pulsao binria)

Abaixo, est o grfico demonstrativo do movimento da mo quando se est lendo uma msica: (F = Forte, fr = fraco, mf = meio forte) Intensidades Binrio ( 1 - F, 2 - f ) Ternrio ( 1 - F, 2 - f, 3 - f ) Quaternrio ( 1 - F, 2 - f, 3 - mf, 4 - f )

A unidade de compasso representa uma ou duas notas que preenchem um compasso. Compasso 4 4 2 4 3 8 4 16 5 4 7 4 6 8 Pulsao Quaternria Binria Ternria Unidade de Tempo Unidade de Compasso

Quaternria Binria e Ternria Quaternria e Ternria Semifusa

Linhas Divisrias
Para tornar a leitura mais fcil e ordenada, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Linhas Divisrias Neste exemplo, temos compasso binrio em que a unidade de tempo a semnima e a unidade de compasso, a mnima.

Quando h dois pontos e uma linha fina seguida de uma segunha linha grossa, chama-se Retorno (ouRitornello) que indica volta ao trecho tambm com o mesmo sinal (porm com os pontos direita) e sua repetio. O mesmo sinal sem os pontos, colocado ao final de uma msica, indicando seu trmino.

muito comum uma msica ter o sinal de retorno e ento h a repetio antes de se tocar o prximo trecho. Contudo, quando se quer simplesmente separar os trechos (duas partes que no tem nada a ver uma com a outra, indicadas geralmente por A, B, C...etc), usa-se duas linhas finas que recebem o nome de diviso de perodo.

Pausas ou Figuras Negativas


Cada figura musical tem seu respectivo smbolo que representa silncio, so chamadas Pausas ou Figuras Negativas e tem o mesmo tempo que a nota.

Nota Semibreve

Pausa

Mnima

Semnima

Colcheia

Semicolcheia

Fusa

Semifusa

Acidentes
As notas podem ser alteradas atravs de Acidentes Acidente Nome bemol Alterao abaixa a nota meio tom

dobrado bemol

abaixa a nota um tom

sustenido

eleva a nota meio tom

dobrado sustenido ou bequadro dobrado bequadro

eleva a nota um tom anula o efeito do sustenido ou bemol (a nota volta ao estado natural) anula o efeito do dobrado sustenido/bemol (a nota volta ao estado natural)

O acidente ocorrente aparece em um determinado compasso e somente ir alterar a nota dentro do mesmo compasso. Este exemplo mostra a nota sol com o smbolo de sustenido, ento o sol deve ser tocado meio tom acima e indica que a outra nota sol tambm. Se caso o segundo sol que estivesse indicado que sustenido, ento somente esse seria alterado e o primeiro seria natural.

Se estiver junto clave, isso indica que um acidente fixo, ou seja, a nota ser alterada durante todo o trecho musical. No caso abaixo, todos as notas f e d ao longo do trecho musical, sero tocadas meio tom acima, exceto quando h o smbolo de bequadro que indica que a nota volta ao seu estado natural. O exemplo tambm mostra que na msica podem haver acidentes fixos e ocorrentes juntos.

Os acidentes fixos tambm so chamados de Armadura de Clave, e seguem uma ordem:

Os sustenidos: (F, D, Sol, R, L, Mi, Si)

E a dos bemis, o inverso: (Si, Mi, L, R, Sol, D, F)

Clave de D

A Clave de D comumente usada pela viola, e o d principal indicado pelo "meio" da clave. Neste exemplo, o que se localiza na terceira linha.

Trinado
Trinado (ou Trilo) indica a execuo alternada da nota (com o smbolo) com sua superior. Rpida ou lenta, a execuo deve ser igual e corresponder ao valor da figura, respeitando o compasso.

Notao

Execuo

Quilteras
Chamamos de Quilteras os grupos de figuras que modificam os valores padres. No caso das trsquilteras, h 3 figuras substituindo 2 da mesma espcie e das seisquilteras, 6 substituindo 4 da mesma espcie. O grupo mais comum a tercina, que tem 3 colcheias. Por exemplo, em um compasso binrio, poderamos colocar um grupo de 3 semnimas ou 1 tercina e mais 2 colcheias ou uma quiltera de 6 semicolcheias e mais 4 semicolcheias. Veja abaixo amostras de como um mesmo grupo pode ser escrito:

Sncope e Contratempo
Ambos Sncope e Contratempo significam deslocamento de um tempo forte para um tempo fraco do compasso. A diferena que o contratempo precedido e intercalado de pausas

E na sncope (que pode ser regular ou irregular), no. O tempo forte transferido para a nota no segundo tempo (e prolongada para o terceiro tempo se for o caso, conforme mostra o exemplo abaixo), pois no padro, o segundo tempo fraco.

Notas Arpejadas
As notas arpejadas so indicadas com um sinal de ondas na vertical e devem ser tocadas rpida e simultaneamente, como se fossem domins caindo. Abaixo, temos um exemplo de arpejo do final da pea n 01 do livro "Inveno Duas Vozes" de J.S. Bach.

Notao

Execuo

Ornamentos
Os ornamentos do um ar de graa e beleza msica e so representados por pequenas figuras. Observe na tabela como so escritos e como devem ser executados:

Nome

Notao

Execuo

Appogiatura

Appogiatura Duplicada

Mordente Superior

Mordente Inferior

Gruppeto

Fermata e Sinal de Oitava


A fermata ou coroa, um sinal (escrito com um ponto e um arco em cima ou embaixo) que indica prolongamento (interderminado) do som, vontade. E o Sinal de Oitava (8 ou 8va) indica que o determinado trecho, que estiver tracejado, deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo (conforme for indicado) do que est escrito.

You might also like