You are on page 1of 5

MICHEL ELIAS BELIZRIO

PR-NATAL DO HOMEM

Artigo apresentado Universidade de Franca, como exigncia parcial, para aprovao no curso de Graduao. rea de concentrao: Enfermagem em Obstetrcia. Prof. Fernanda Pini

FRANCA 2011

PR-NATAL DO HOMEM
Definio/ Histrico Pr-natal masculino nada mais que um incentivo do Ministrio da Sade, para estimular os futuros pais a fazer uma checagem geral (check up), enquanto suas parceiras fazem o tradicional pr-natal. Este ano completa um ano depois de ampliar o acesso da populao masculina rede de sade, a Poltica Nacional de Sade do Homem. Em setembro de 2010, o ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, participou Seminrio Internacional de Sade do Homem nas Amricas. Promovido pelo ministrio, o objetivo deste seminrio foi estabelecer uma agenda comum de cooperao internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a sade. O pr-natal masculino acontece paralelamente s aes de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urolgicos no sistema unido de Sade (SUS), podem aproveitar o momento em o homem est mais sensvel s vsperas de ser pai, para incentiv-los acompanhar as consultas durante os nove meses de gestao da parceira e como tambm a realizar exames preventivos. Na oportunidade so diagnosticadas doenas como hipertenso arterial sistmica (HAS), diabetes, colesterol etc. E os profissionais de sade aproveitam tambm deste momento para realizar exames e cirurgias (prstata, vasectomia e fimose). importante salientar que por motivos culturais, o homes tem mais resistncia a procurarem cuidados mdicos e terem atitudes preventivas com relao a problemas de sade. A maioria tambm no segue tratamentos recomendados. Indicadores mostram que os homens tm hbitos de vida menos saudvel e esto suscetveis a fatores de risco para doenas crnicas. Para realizar o trabalho com os homens, os mdicos do hospital universitrio foram capacitados a abord-los de maneira acolhedora. A mulher convocada a ir com o parceiro primeira consulta do pr-natal, quando o mdico prescreve exames para o homem e o convida a participar das reunies de esclarecimentos e orientaes Condutas que devem ser realizadas no pr-natal masculino so:

Convidar o parceiro sexual para a consulta em atendimento individual, onde sero ofertados os exames laboratoriais. Os futuros pais devem realizar estes os exames porque, mesmo tratada e vacinada, a mulher corre o risco de contrair doenas por meio da relao sexual e assim contaminar o bebe, atravs da transmisso vertical (me, filho).

Solicitada uma srie de exames: primeiramente que se realize teste de HIV, Sfilis e Hepatites (B e C). Paralelamente o mdico tambm pode pedir exames de colesterol, diabetes e triglicrides e aferir a PA, como forma de monitorar os hipertensos. Realizar aconselhamentos para a preveno de DSTs e informaes sobre prticas sexuais seguras e demais situaes de risco; Agendar consulta individual no prazo previsto de retorno de exames, para receber resultados e aconselhamento ps teste. Informar os dados dos exames e tratamento para a maternidade.

Objetivo O pr-natal masculino tem como objetivo difundir as aes de preveno e valorizao da paternidade. A idia estimular os homens a acompanhar as parceiras em seus exames durante a gestao e fazer check up, tambm como forma de evitar transmisso de doenas a mulher e aos bebs.

Experincias de implantao da estratgia nos municpios H um ano, a Prefeitura de Vrzea Paulista oferece o servio 'Pr-Natal dos Homens. Com o incio da atividade, eles passaram a frequentar as consultas das gestantes ao ginecologista e a fazer exames para prevenir e detectar Doenas Sexualmente Transmissveis. At o momento, a iniciativa teve 76 adeptos, o equivalente a 96% dos convidados a participar. Em Ribeiro Preto (SP), profissionais do Hospital Universitrio da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (USP), estas aes so desenvolvidas

no campus, incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnstico precoce e tratamento de doenas que podem afetar a sade da mulher e, por consequncia, a do beb. A Secretaria Municipal de Sade passou a oferecer a partir de 09/02/2011 o pr-natal masculino. De acordo com o coordenador do Paismca (Programa de Assistncia Integral da Sade da Mulher, Crianas e Adolescentes), Rmulo Alvez Rigotti, o projeto consiste na captao dos homens para outros programas de preveno a doenas e faz parte da Poltica Nacional de Ateno Integral Sade do Homem. No Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Municipal de Sade promove aes junto aos mdicos da rede pblica para que eles estimulem os futuros pais a cuidarem da sade. O projeto foi batizado de Unidade de Sade Parceira do Pai e tem como foco a sensibilizao das unidades de sade para que, gradativamente, elas ampliem as oportunidades de envolvimento e preocupao dos homens com a sade deles e da famlia.

Consideraes finais A gravidez uma fase de grandes modificaes que ocorre na vida da mulher, e tambm inclui modificaes e dvidas ao parceiro. Para aproximar o futuro pai da futura me sendo melhorando at mesmo o afeto e na elucidao de futuras dvidas o pr-natal masculino veio a somar, englobando a sade como preveno do futuro pai me e beb, com uma diminuio do reaparecimento das doenas, e uma diminuio da transmisso vertical, da me para o feto e uma vida mais saudvel ao homem prevenindo de futuras doenas.

Referncia:
NEWS. MED. BR, 2011. Pr-natal masculino, durante a gestao da parceira, incentivado pelo Ministrio da Sade. Disponvel em: <http://www.news.med.br/p/saude/70887/pre+natal+masculino+durante+a+gesta.ht m>. Acesso em: 18 ago. 2011

You might also like