You are on page 1of 7

Specialized S-Works Epic carbon - A Especialista

Os componentes escolhidos ajudam sempre a marcar de forma decisiva o carcter de uma bicicleta, quer em termos de peso, quer em termos de funcionamento. Muitas marcas recorrem a peas genricas com o seu logtipo para equipar as gamas mais baixas, mas a Specialized segue outro caminho, investindo na integrao, com apostas de topo de gama em componentes como rodas, pneus, punhos, espigo e selim, guiador, suspenso, amortecedor e pedaleiro. Consulta a caixa Tech Info para conhecer algumas destas propostas da Specialized. Como a Epic uma mquina com um esprito competitivo, os pneus acabam por privilegiar a capacidade de rolar em piso seco e compacto, exigindo vontade do piloto nas descidas agressivas, onde os menos confiantes clamariam por um cardado mais pronunciado. Rolmos depressa com os Fast Trak em zonas rochosas sem furos, mas se quiseres estar ainda mais prevenido podes optar pela remoo da cmara-de-ar e utilizao de lquido selante, j que estes pneus esto preparados para tubeless. As rodas so da Roval, um pequeno fabricante francs que foi adquirido pela empresa americana para dar mais um passo em direco a uma bicicleta totalmente Specialized. Para alm dos atributos normais para um jogo de rodas de gama alta (compatibilidade com tubeless, ligeireza, cubo dianteiro de carbono e cubo traseiro maquinado) a Contrle SL dianteira assenta nas ponteiras da suspenso atravs de uma superfcie mais ampla (28 mm) aumentando a rigidez do conjunto sem recorrer a eixos de 15 ou 20 mm. O seu baixo peso permitiu aceleraes relmpago mas no pareceu comprometer a robustez, j que as SL aguentaram muita pancada sem empenos.

Em termos de transmisso, o grupo XTR est em grande: mesmo quando mudas trs carretos de uma vez o desviador encarrila no stio certo de uma assentada, oferecendo comutaes rpidas e eficazes em qualquer situao. Numa bicicleta pensada para a competio, o selim no podia ser um sof e o Phenom SL tem o apoio mnimo para poupar peso, mas a zona da prstata fica salvaguardada, havendo um canal bem definido que proporciona o alvio da presso nesta rea, bem como uma boa ventilao. A posio de conduo adoptada reflecte um compromisso que beneficia as descidas, com um avano de 90 mm e um guiador ligeiramente elevado, e nunca nos sentimos em situao precria mesmo nas zonas mais inclinadas. Os trepadores mais agressivos optaro talvez por inverter o avano e colocar um guiador recto, mas a opo de origem no prejudicou muito a subir. Para nos transmitir confiana a segur-la, esta Specialized traz uns traves Avid Ultimate SL Mag, um luxo em termos de peso, potncia e doseabilidade que nunca vacilou durante o teste.

Inteligncia artificial

A Epic baseia-se num conceito de suspenso inteligente, que activada automaticamente com pancadas ou irregularidades do terreno, mantendo-se bloqueada face compresso da pedalada. Este sistema assenta na tecnologia Brain, a utilizao de uma vlvula de inrcia que desbloqueia automaticamente o amortecedor quando este

recebe uma pancada, voltando depois a fechar o circuito do leo assim que o terreno fica regular, presente tanto na suspenso dianteira como no amortecedor traseiro. Tanto atrs como frente, as regulaes do amortecimento limitam-se presso do ar e rebound, para alm da sensibilidade do bloqueio, tornando bastante simples a tarefa de personalizar esta mquina. Mas ateno, h que perder algum tempo a testar configuraes, porque este conceito de suspenso obriga a conhecer bem a resposta do sistema face aos diversos tipos de terreno e andamento. Numa primeira abordagem, ainda com o tempo seco com que fomos brindados antes do Natal, optmos por experimentar o Brain na mxima firmeza, tanto atrs como frente, deixando relativamente pouco ar nas suspenses para garantir suavidade na hora de descer sria (como bvio, a regulao da compresso e recuperao foram feitas com o Brain desligado). O palco do primeiro grande teste foi a zona costeira do concelho de Mafra, onde encontrmos estrades rolantes com ocasionais poas de lama, subidas longas e irregulares e descidas tambm longas, pedregosas e tcnicas. Como seria de esperar, no se sentiu qualquer bombear nas suspenses e a transmisso da fora da pedalada s rodas foi do mais eficiente que h na altura de rolar. Face a pequenas irregularidades a baixa e mdia velocidade, o sistema no se tornava activo, s trabalhando a descer e com o terreno mais rugoso, ou quando nos pnhamos de p para vencer algum obstculo. Foi tambm interessante verificar que o bloqueio das suspenses retomado muito rapidamente, ou seja, depois de um impacto rpido mais forte volta logo a ter-se um comportamento de rgida. notria a transio entre o bloqueio e o amortecimento, que se revela numa sensao um tanto ou quanto granulosa (com o Brain mais firme sente-se cada desbloqueio do sistema originando assim pequenos cliques repetitivos medida que o sistema sente o terreno) o que no nos desagradou de todo, j que isto transmite confiana na resposta da pedalada e uma grande vivacidade na conduo. Com esta configurao, a Epic obriga-nos a andar depressa, pois mesmo a descer o sistema est sempre pronto a bloquear, exigindo preciso e agressividade na conduo. Quando flumos em trilhos mais lisos prevalece a sensao de que estamos numa rgida, a no ser quando as irregularidades ocasionais activam o amortecimento.

Mas d gosto largar travo em zonas pedregosas, ou pedalar com fora em estrades planos, progredindo cada vez mais depressa para no permitir que o Brain bloqueie a traseira e a dianteira e desfrutando assim da grande sensibilidade de leitura do terreno que proporcionada pela suspenso e amortecedor da Specialized. Ainda assim, a Epic uma bicicleta irrequieta e no nos permitiu a descontraco nas descidas como se fssemos aos comandos de uma Enduro, como bvio, apesar de nunca nos ter limitado a descer nos trilhos habituais. Em terreno molhado esta configurao mais firme do Brain pode no ser a melhor opo, a no ser que tenham o kit de unhas muito bem afinado, j que a frente e a traseira tm mais tendncia para resvalar se as suspenses no comprimirem, ainda para mais com o conjunto de pneus que esta Epic traz de origem, que no nos facilitou a vida na lama, razes e pedras escorregadias. Assim, num dia chuvoso nos singletracks de Monsanto, acabmos por rodar com o Brain desligado e com um pouco mais de presso na suspenso e amortecedor, sendo penalizados com um bombear mnimo atrs e frente. Esta afinao no tira partido do Brain, mas acaba por ser uma boa opo para garantir um compromisso entre conforto, eficcia e segurana. Experimentmos tambm regular as suspenses para atingir um nvel de firmeza capaz de neutralizar o bombeio, mas que fosse mais confortvel. Encontrado o ponto em que o Brain mais sensvel, ou seja, desbloqueia com mais facilidade, pudemos verificar que as suspenses j afundam ligeiramente com compresses a baixa velocidade (como as aplicadas pelo nosso peso, por exemplo), proporcionando um acrscimo no conforto a rolar. No entanto, principalmente na traseira, continumos a sentir o sistema a activar-se com as irregularidades do terreno de forma bastante notria, mantendo-se uma firme plataforma de pedalada.

S para quem pode Mesmo sem ter em ateno as especificidades do Brain, esta especialista em XC e maratonas uma brutal mquina para papar longas distncias, com um peso muito baixo e componentes que funcionam ao melhor nvel, mas sem perder argumentos nos circuitos mais tcnicos, onde h que ter uma boa geometria e agilidade para curvar e transpor obstculos, quer a subir quer a descer.

Actualmente as marcas recorrem aos mais diversos sistemas para tornar o amortecimento mais eficaz sem perder rendimento. Tens os bloqueios remotos no guiador ou nas suspenses, geometrias e desenhos de quadros que minimizam o bombear, plataformas de pedalada no amortecedor, regulaes da compresso a baixa velocidade, etc. A soluo apresentada pela Specialized traz mais uma escolha, dentro das bikes de topo para XC e maratonas, no que diz respeito ao amortecimento. Com o Brain ligado no ters decerto todo o conforto de uma bicicleta vocacionada para o lazer, em que podes rolar sentado calmamente durante um dia inteiro, mas podes ter a certeza de que nenhum Watt da tua fora de pedalada vai ser desperdiado. Este sistema foi pensado para uma conduo agressiva, adaptada a atletas com uma boa condio fsica e tcnica e que no hesitam perante nenhuma distncia ou dificuldade do trilho. Numa prova de XC, o tempo perdido com bloqueios e desbloqueios de suspenses precioso e no te podes dar ao luxo de entrar numa subida a bombear ou numa descida bloqueado e nestas situaes limite que o Brain mostra a sua raa. Podes preferir ser tu a controlar o bloqueio das suspenses, ou podes confiar na tecnologia e deixar que o material faa o seu trabalho, enquanto tu ds o mximo a pedalar.

Tech Info "S" por todo o lado A nova Epic assenta na integrao de componentes com a marca do S. Para conseguir um peso mais baixo foi criada a suspenso Specialized Future Shock E100 e o amortecedor da casa foi totalmente redesenhado. Com um peso de 1365 g, a Future Shock tem todo o sistema de amortecimento na perna direita, sendo a esquerda completamente oca. A

coluna de direco (tal como a coroa) fabricada em carbono e tem dimetro de 1 -1/8 em cima e 1,5 em baixo. O amortecedor viu as suas dimenses serem reduzidas para perder cerca de 100 gramas e para ganhar quase 15% mais rigidez. Para o pedaleiro, a Specialized apostou numa soluo singular: os rolamentos so integrados no quadro, poupando assim algum peso e formando um bloco mais slido, e os cranks em carbono. O eixo integrado, sendo que cada metade dele est ligada a cada alavanca dos pedais, sendo a juno feita por um interface estriado. O peso na verso de trs pratos de 684 g.

Ficha tcnica Quadro Suspenso F Amortecedor Trs Direco Manpulos mudanas Manetes travo Mudanas F/T Traves F/T Pedais Eixo pedaleiro Carbono FACT Specialized Future Shock E100 Specialized AFR 1-1/8 para 1.5 sem rosca Shimano XTR Avid Ultimate SL Mag Shimano XTR Avid Ultimate SL Mag S-Works integrado

Alavancas pedais Cremalheiras Carretos Corrente Avano Guiador Selim Espigo selim Cubos F/T Aros F/T Pneus F/T Tamanhos Peso aproximado Preo aproximado Importador

S-Works Carbon Specialized 22, 32, 44 Shimano XTR Shimano XTR Syntace F119 Specialized XC Carbon Specialized Phenom SL S-Works Carbon Roval Contrle SL XC Carbon/Roval S Roval Contrle SL Spec. Fast Trak 26x2.0 S, M, L e XL 9,81 kg (M s/ pedais) 6.889 euros Specialized Portugal - 289 710 888

A nossa opinio Uma mquina para pernas e braos experientes, com um comportamento muito racing mas muito viva e divertida de pilotar

Melhoramentos S as personalizaes habituais numa bicicleta de competio (pneus, cockpit) para adaptar a bicicleta ao piloto e tipo de terreno

Pontuao Quadro (5); Suspenso F (5);Suspenso T (5); Mudanas (5); Traves (5) Rodas (4,5); Conforto (4); Comportamento (5); Relao Qualidade/Preo (4)

Global (5)

You might also like