You are on page 1of 51

- fernando lopes - Derek riggs - mateus santolouco - DR2 ilustrao - mario bag - colunas de brad holland e renato alarco

www.revistailustrar.com

17 / 2010

cada nova edio da Ilustrar novos pontos de interesse vo surgindo, e nesta edio 17 acabamos por abordar mais a rea musical e editorial, com um resultado de encher os olhos. Na seo Portfolio temos Fernando Lopes, ilustrador de Braslia que trabalha para o jornal Correio Braziliense em ilustraes cheias de influncias artsticas, e o Sketchbook fica por conta do gacho Mateus Santolouco, direto de Porto Alegre, que alm de desenhos incrveis utiliza papis pouco comuns para os sketches. Na seo 15 perguntas a entrevista ficou com o veterano carioca Mario Bag, onde apresenta uma extensa carreira trabalhando com capas de discos e ilustrando revistas e livros, muitas vezes escritos por ele prprio. O Passo a Passo uma imagem do prximo catlogo Imaginabilis V, com uma grande ilustrao 3D produzida pelo Estdio DR2 (e com uma dedicatria toda especial feita pela filha de Rafael de Lima, um dos scios do estdio). Na seo Internacional temos a presena de Derek Riggs, ilustrador ingls mundialmente conhecido por fazer as capas dos lbuns do Iron Maiden, numa conversa que vai muito alm da banda.
Foto: arquivo Ricardo Antunes

Msica, editorial e muito mais...

E D I T O R I A L : ................................................................ 2 P O R T F O L I O : Fernando Lopes ........................................ 4 C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : Brad Holland ............ 11 I N T E R N A C I O N A L : Derek Riggs ................................ 15 S K E T C H B O O K : Mateus Santolouco .............................. 25 S T E P B Y S T E P : DR2 Ilustrao ................................... 33 C O L U N A N A C I O N A L : Renato Alarco ...................... 37 1 5 P E R G U N T A S P A R A : Mario Bag .......................... 39 C U R T A S ....................................................................... 50 L I N K S D E I M P O R T N C I A ....................................... 51

ENDEREO DA REVISTA: www.revistailustrar.com


DIREO, COORDENAO E ARTE-FINAL: Ricardo Antunes ricardoantunesdesign@gmail.com DIREO DE ARTE: Neno Dutra - nenodutra@netcabo.pt Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REDAO: Ricardo Antunes - ricardoantunesdesign@gmail.com REVISO: Helena Jansen - donaminucia1@gmail.com COLABORARAM NESTA EDIO: Angelo Shuman (Divulgao) - shuman@uol.com.br ILUSTRAO DE CAPA: DR2 Ilustrao - drdois@uol.com.br PUBLICIDADE: revista@revistailustrar.com DIREITOS DE REPRODUO: Esta revista pode ser copiada, impressa, publicada, postada, distribuda e divulgada livremente, desde que seja na ntegra, gratuitamente, sem qualquer alterao, edio, reviso ou cortes, juntamente com os crditos aos autores e co-autores. Os direitos de todas as imagens pertencem aos respectivos ilustradores de cada seo.

E como sempre, com as colunas imperdveis de Brad Holland, dessa vez falando sobre suas desventuras com os peixes, e Renato Alarco, sobre quatro acordes e a pressa em alcanar o sucesso, com ilustraes de Plnio Fuentes. Espero que gostem, e dia 1 de setembro tem mais...

ricardo antunes
so paulo / Lisboa ricardoantunesdesign@gmail.com www.ricardoantunes.com

2a

2b

Gostaria de colaborar com a Ilustrar?


omo se sabe, a Revista Ilustrar um projeto totalmente gratuito, por acreditarmos na importncia em se divulgar informao de qualidade, alm de prestigiar a excelncia profissional. Mesmo assim, muitos amigos e leitores escrevem perguntando constantemente onde se pode comprar a Revista Ilustrar, ou de que forma seria possvel enviar donativos para ajudar a revista. Comprar no possvel, ela continuar sendo gratuita e digital, mas j que os pedidos so tantos, ento a Ilustrar passa a ter agora um espao de mecenato. Todos os interessados em ajudar a manter a revista gratuita podero colaborar com donativos em qualquer valor, e a revista divulgar a cada edio um espao aberto aos colaboradores. uma oportunidade de ter seus contatos divulgados na mais prestigiada revista de ilustrao do Brasil, e tambm ser uma forma de ajudar a manter a revista gratuita a todos. Para saber como proceder e receber mais detalhes, entre em contato atravs do e-mail: ricardoantunesdesign@gmail.com

C o l a b o r a r a m

n e s s a

e d i o :

Foto: arquivo Fernando Lopes

Essas influncias vo da psicologia pintura expressionista, do passado vivido no Chile s preocupaes polticas e sociais, sempre com a criao de imagens inteligentes, muitas vezes com crticas sociais ou polticas. E tudo isso se reflete na colaborao que faz para o Correio Braziliense, o principal jornal de Braslia.

Naquele momento, Rolando era para mim um velho professor, que dava aulas na Universidade do Chile. Levou aos teatros Juegos de Psicodanza, mescla de arte e teoria. Viajamos com esse espetculo por diversas cidades chilenas, naqueles anos agitados. A influncia libertria desse amigo poeta, desenhista, danarino, falecido h poucos meses, aos 86 anos, me acompanhar por toda a vida. Depois, frequentei a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, por trs anos, durante a gesto de Rubens Guerchmann. Alm de Guerchmann, artista POP e grande figura, foi importante estudar com Isabel Ponz, Dionsio del Santo, Celeida Tostes e Hlio Eichbauer, entre outros mestres. Com o artista Roberto Magalhes descobri boas afinidades. Mstico, sua maneira carioca, tornou-se a mais importante referncia desses anos, para mim. No posso deixar de falar de Miguel Navarro y Caizares, pintor espanhol, meu tatarav. Fundou a Escola de Belas Artes da Bahia (atual EBA), em 1877. Belos quadros e desenhos seus adornam a casa onde passei a infncia, no Rio, e meu apartamento,

Fernando Lopes

em Braslia. Seu amor pelo desenho permanece vivo, visvel em suas obras. Talvez devido s influncias desse ilustre antepassado acadmico, acabo de obter meu Bacharelado em Artes na Universidade de Braslia. Havia comeado diversos cursos de Arte e Comunicao, em diferentes pases, sem conseguir termin-los. Desta vez, fui at o fim. Atualmente frequento o curso de Licenciatura, e pretendo continuar a estudar.

fernando lopes
braslia fclope@uol.com.br www.flickr.com/photos/fclope

4a

4b

P O R T F O L I O :

rabalhando principalmente com o mercado de Braslia, Fernando Lopes um ilustrador e artista que se destaca pelas diversas influncias que teve.

Em 1971, primeiro ano do governo Allende, conheci o psiclogo chileno Rolando Toro, criador da Biodanza. Eu namorava sua filha Pilar, e fiz alguns desenhos para ela. Rolando viu os desenhos e quis me conhecer. Sua apreciao e seu estmulo foram fundamentais. Props a realizao de uma exposio, que fizemos um ano depois. Eu ia sua casa quase que diariamente. ramos vizinhos de bairro, e recebi forte influncia da nova terapia que ento se iniciava, num processo do qual participei.

F E R N A N D O

FERNANDO LOPES

Em 1962, aos 4 anos, fui morar no Chile com meus pais. Permanecemos l at meus 17. Essa experincia de vida foi determinante para mim. Vivenciamos momentos histricos, com seu terrvel desenlace no golpe militar, em setembro de 1973. No ano seguinte seguimos para Costa Rica. Eu retornei ao Brasil dois anos depois. As lutas durante o governo Allende e a tragdia vivida no Chile transparecem no tom muitas vezes sombrio e crtico de minhas ilustraes.

L O P E S

PRINCIPAIS INFLUNCIAS

L O P E S

F E R N A N D O

P O R T F O L I O :

A EXPRESSIONISMO, CUBISMO E SURREALISMO


Trs grandes escolas influenciam fortemente meu trabalho: expressionismo, cubismo e surrealismo. O expressionismo reflete o drama e a hipocrisia social, com a qual se mascaram os temas da dor, da sexualidade e da opresso. O artista alemo George Groz foi meu dolo, por uns tempos. O cubismo representa a liberdade formal, a possibilidade de um ataque construtivista imagem. algo moderno, muito significativo. Finalmente, est o surrealismo, que nos deixa em total liberdade para imaginar. A potica surrealista abre as portas da metfora, indispensvel ao ilustrador. Mas, acima dessas influncias, permanece a vivncia latino-americana, que me apresentou muito cedo ao equatoriano Oswaldo Guayasamin e vertente latina do surrealismo, com o chileno Roberto Matta e o cubano Wilfredo Lam. Quando morei em Costa Rica, o contato com culturas antigas e cidades maias da Amrica Central tambm fizeram minha cabea. A cultura hispano-americana riqussima, desnecessrio dizer. O Chile, especialmente, possui uma tradio humanista, potica e poltica que nos faria muito bem conhecer melhor. O fato de o Brasil estar de costas para a Amrica Latina nos empobrece de forma lamentvel.

TCNICA

A tcnica deve ser usada para apresentar um clima, um determinado tom que se deseja. Muitas vezes, sinto que um desenho bem-acabado no representa a atitude que quero expressar. Algo de insatisfao e de protesto acompanha a mancha, a velocidade e a sujeira. Quero provocar no espectador determinada sensao, at mesmo anterior leitura da imagem. Deste modo, a boa tcnica consiste numa adequada relao entre o desenho e seu contedo. Para isso contamos com o uso criativo da composio e da textura, alm de outros elementos como a cor e a pincelada.

5a

5b

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

L O P E S

LIVROS INFANTIS E IMPRENSA


Quando comecei a ilustrar profissionalmente, pensava em fazer livros infantis. De fato, fui morar em So Paulo, em 1980, trabalhando no livro O Equilibrista, de minha xar Fernanda Lopes. Em 30 anos de profisso me dediquei ilustrao mdica e anatmica, aos selos postais, entre os quais destaco os que homenageiam Ayrton Senna e Guimares Rosa, e tambm a outros trabalhos editoriais. Foi na imprensa que encontrei um espao onde posso, literalmente, carregar nas tintas. No jornal meu estilo encontrou um lugar para se desenvolver, adaptado dramaticidade do cotidiano. Ainda quero fazer coisas para crianas, voltadas percepo do fantstico e da natureza. Sinto que, depois do curso de Artes Plsticas na UnB, fiquei mais curioso em relao pintura e gravura, que tive oportunidade de retomar. Ao mesmo tempo, a ilustrao, como diz o pintor-filsofo norteamericano Mark Tansey, est em vantagem retrica com relao pintura. Ns, ilustradores, contamos com o uso pleno da metfora e do humor.

F E R N A N D O

P O R T F O L I O :

6a

6b

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

L O P E S

No conseguiria entender meu trabalho na imprensa, principalmente no Correio Braziliense, onde estou h mais de 13 anos, como algo desvinculado da poltica. Para mim, o homem poltico o homem que tem opinio sobre a realidade em que vive. Levo esse conceito aos meus alunos, nas oficinas de Ilustrao editorial, como a primeira questo a ser colocada diante de um tema: o que ele significa para voc? A fora de uma ilustrao est na presena de um elemento de convico, de experincia pessoal. A responsabilidade do ilustrador pode ir alm do ato de traduzir um determinado contedo em forma visual. No se trata apenas de criar imagens em funo de um texto, mas de refazer uma leitura. Isso um ato de criao que podemos considerar poltico. O exerccio da crtica social obedece aos mesmos princpios. Tambm determinado pela vivncia e pela percepo crtica do ilustrador.

F E R N A N D O

P O R T F O L I O :

7a

7b

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

ILUSTRAO POLTICA E CRTICA SOCIAL

L O P E S

F E R N A N D O

P O R T F O L I O :

WLADIMIR

PRMIO HERZOG

O trabalho como ilustrador me trouxe alguns prmios, entre eles dois Wladimir Herzog de Direitos Humanos. Representam muito para mim. Na ilustrao precisamos descobrir, a cada dia, uma forma diferente de traduzir os fatos a partir da crueza com que so apresentados no jornal. Os procedimentos de edio, como a diagramao, a hierarquizao das notcias e o prprio tom em que elas so

escritas, vm carregados de uma pretensa objetividade. Para destacar-se desse contexto, a ilustrao pode empregar diversas estratgias. O objetivo chamar a ateno do leitor, tornando-o espectador e provocando nele a reflexo crtica, por meio da leitura da imagem. O encanto estar no estranhamento diante de uma figura inslita, ou na beleza dos traos, ou ainda na sutileza de tons e cores. Costumo chamar isso de processo potico. preciso seduzir o leitor, mesmo ao falar de coisas ruins como a tortura e a morte, da corrupo dos corpos ou das almas.

8a

8b

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

9a 9b
P O R T F O L I O : F E R N A N D O L O P E S

P O R T F O L I O :

F E R N A N D O

L O P E S

10a 10b
P O R T F O L I O : F E R N A N D O L O P E S

Rio Beira-Mar
por Brad Holland
No sei o que acontece entre o peixe e eu. Nunca fui um louco por peixe. Na verdade, s pesquei uma vez na minha vida, no Arkansas, em um vero, quando eu era criana. Eu peguei um pequeno peixe-lua numa enseada naquele dia e imediatamente senti pena por isso. Nunca fui pescar de novo. Talvez por isso eu tenha feito tantas pinturas de peixes. Quem sabe? Se eu pudesse entender as minhas pinturas eu seria um gnio. Algum me escreveu uma vez dizendo que meus peixes so arqutipos platnicos. Talvez, mas eu duvido disso. Na maior parte das vezes eu s os invento assim, ento quo platnicos podem ser? Outra pessoa escreveu dizendo que eles podem ser metforas. Isso possvel tambm, mas metforas de qu? Em The Flounder, o novelista alemo Gnter Grass tem um peixe falante que narra a histria da raa humana. Isso parece ser excessivamente existencial para um peixe, mesmo um que seja alemo. Nos Estados Unidos, quando pensamos em um peixe que fala, ns pensamos em Don Knotts (um humorista americano). No, eu acho que os peixes nas minhas pinturas so s peixes.

Brad Holland

O projeto comeou com uma pintura de um peixe que eu tinha colocado no site de portfolios Workbook. A designer viu e me chamou para perguntar se eu tinha mais no meu estoque. Eu tinha, mas sugeri que o cliente estaria melhor servido se eu fizesse um trabalho novo. Eu salientei que aquelas pinturas no estoque teriam que ser cortadas ou esticadas para caberem nos espaos que estavam destinados a elas. Um novo trabalho poderia ser desenhado para encaixar certo. Claro que havia outras razes. As pinturas do meu arquivo refletem diferentes estados de esprito e perodos de execuo. Uma srie como essa, eu pensei, deveria ter um trabalho que fosse consistente em estilo e estado de esprito. Eu queria que essas pinturas fossem simples, brilhantes e mais grficas do que narrativas.

Brad Holland

Meu impressor um consultor da Hewlett Packard e trabalha com uma das maiores impressoras a jato de tinta com 12 cores da empresa. Ele mora a meio quarteiro de mim, ns estvamos aptos a colaborar facilmente. O calendrio de entrega me exigia a mdia de uma pintura a cada trs dias, mas como a minha tendncia comear muitas coisas ao mesmo tempo e terminar todas juntas, eu enviei ao Tom as artes finalizadas em lotes, quatro ou cinco de cada vez. Ele as imprimia, montava, emoldurava, colocava o suporte, e ento as enviava por FedEx para Las Vegas. Ns enviamos o ltimo par de impresses uns dias antes da abertura do restaurante.

Brad holland
estados unidos brad-holland@rcn.com www.bradholland.net

Devido Hallmark no estar mesmo no negcio dos livros, meus projetos eram anmalos. Isso significava que os livros

11a

11b

C O L U N A

Uma vez que as pinturas eram pretendidas para um espao pblico, ns concordamos que elas deveriam ser entregues como largas impresses gicle em telas. Eu sugeri um impressor com quem j tinha trabalhado antes. Ele e eu propusemos lidar com a produo inteira, fornecendo as impresses do Harrah j com moldura e prontas para instalao.

Apesar de eu ter feito pinturas de peixes durante toda a minha carreira, essa foi a primeira vez que fiz uma srie deles. Na verdade, o primeiro livro para o qual fiz ilustraes coloridas era um livro sobre a vida marinha, que fiz quando era garoto, trabalhando na Hallmark, em Kansas City. Meus primeiros livros para a Hallmark tinham sido pequenos livros de brinde em preto e branco, supostamente de uma natureza inspiradora: A Sagacidade e a Sabedoria de John F. Kennedy, A Sagacidade e a Sabedoria de Papa Joo XXIII, A Sagacidade e a Sabedoria de Abraham Lincoln. Eu tambm tinha feito um par de livros de feriados com excertos de Les Misrables, The Robe and The Legend of the Christmas Rose. Eu tinha feito livros pop-up coloridos de Robin Hood e Christmas Carol. Mas o livro do mundo marinho, embora no seja grande, foi meu primeiro livro inteiramente colorido com ilustraes de pgina inteira. Tive de faz-lo com um prazo apertado e muito do que sei sobre pintura eu ensinei a mim mesmo fazendo essas trinta pinturas em acrlica em trinta dias.

I N T E R N A C I O N A L :

Foto: arquivo Brad Holland

Um projeto recente fez o nmero de peixes no meu catlogo inchar. Uma designer trabalhando com uma empresa de arquitetura me trouxe o redesign de um restaurante de peixes e frutos do mar do Cassino Rio, em Las Vegas. No comeo ela disse que queria usar trabalhos antigos do meu arquivo. No final, o hotel Harrah (dono do Cassino Rio) encomendou 23 novas pinturas.

Apesar de eles terem dito que adoraram os sketches, no ouvi mais nada deles por mais ou menos dois meses. Pensei que eles tivessem perdido o interesse. Ento de repente ligaram para discutir os termos. Eles queriam 28 pinturas no total, 5 do arquivo e 23 novas pinturas. Eles j tinham escolhido as 23, mas sugeriram que se eu tivesse outras preferncias eu deveria me sentir livre para fazer substituies.

B R A D

A equipe de produo estava aberta para a ideia de encomendar um trabalho novo, mas parecia insegura sobre como seguir com isso. Tentei faz-lo to fcil quanto possvel para eles. Comecei enviando a eles dez sketches a lpis, e depois mais dez. Quando eles gostaram do que viram enviei a eles mais vinte ou trinta. Isso parecia fazer o truque.

H O L L A N D

H O L L A N D

que eu fazia tinham de ser aprovados pelo mesmo comit que selecionava os cartes de boas-festas da companhia. E l nos deparamos com um probleminha. uma doutrina do design da Hallmark que os animais em seus cartes tenham de ser amigveis. Coelhos so as criaturas preferidas; mesmo porcos fofinhos so considerados um risco marginal para se jogar por a. O consumidor mdio, se dizia nas instalaes, considerava porcos e muitos outros animais como sendo no-amistosos. Contudo eu vim com um livro cheio de baleias, tubares, lulas gigantes, enguias e linguados. Isso colocou uma tenso na habilidade dos membros do comit em segurar a lngua deles. Em particular a minha baleia azul, com a sua longa boca curvando para baixo, fez carregar a artilharia deles. Todos concordaram que a coisa tinha um aspecto irritvel. No poderia eu encontrar um jeito de consertar a boca? Eu salientei ao comit que essa a forma como a baleia azul se parece. Isso no era obra minha e no era meu problema consertar. Eu notei o princpio darwiniano - embora a frase fosse de Spencer - que era a sobrevivncia

B R A D

I N T E R N A C I O N A L :

C O L U N A

Brad Holland

No dia seguinte levei a nova baleia melhorada de volta ao comit e disse a eles alegremente que eu tinha feito o que eles haviam pedido. Claro que os membros do comit no eram estpidos. Eles esperavam esse tipo de coisa da minha parte, mas uma vez que complacncia satrica era desconhecida na Hallmark, e j que nunca poderiam prever a forma que deveriam lidar comigo, eles nunca tinham pensado como coordenar uma resposta amadurecida. A diretora de arte salvou o dia. Ela me enxotou dali e disse ao comit que iria lidar com a questo ela prpria.

Brad Holland

Texto e imagens 2010 Brad Holland www.bradholland.net Para o vdeo de Brad Holland trabalhando nesse projeto, veja em: http://confab.richardsolomon.com/2009/02/09/brad-holland-talks-about-his-work

12a

12b

C O L U N A

Usando guache - eu tinha feito a pintura em si em acrlica - eu pintei um par de lbios vermelhos brilhantes e sorridentes na baleia azul. Ento adicionei um brao emborrachado preto com uma luva de Mickey Mouse acenando para as pessoas. Por uma boa medida, adicionei um balo de dilogo. Agora a baleia estava dizendo Tudo bem?. Eles queriam uma baleia amistosa, pensei, ento aqui est.

I N T E R N A C I O N A L :

To ridcula quanto a ordem parecia, eu estava grato que as outras 29 pinturas haviam escapado de suas atenes. A boca da baleia se tornou o nico foco do descontentamento deles. No tinha jeito, eu estava comeando a descer uma ladeira escorregadia. Eu sabia que se fosse repintar a boca da baleia, rapidamente eles iriam me ter brincando com as bocas dos tubares, garoupas e enguias. Ento eu decidi dar a eles o que queriam - de forma inquestionvel.

Os melhores trabalhos muitas vezes fazem as histrias menos interessantes.

B R A D

do mais apto, no do mais bonitinho. Fidelidade com a natureza, eu disse, no era compatvel com redesenhar a fisionomia da baleia azul para ir ao encontro das especificaes de pessoas que pensam que Deus deveria ter desenhado as bestas do campo se parecendo com o coelho Tambor (de Bambi). Claro que aquilo no deu em nada. Conserte a boca, eles disseram.

E assim fez. Ela me chamou naquela tarde e me disse que se eu lavasse aqueles lbios de Marilyn Monroe, a luva do Mickey Mouse e o balo com o Tudo Bem? ela daria o ok para o livro. Eu limpei, ela aprovou, e o livro foi impresso sem alteraes. Tanto quanto sei, no existem cartas de consumidores enfurecidos por causa da baleia mal-humorada com a boca desagradvel.

Claro que tudo isso aconteceu vrios anos atrs, numa galxia muito, muito distante. No existem episdios semelhantes nas pinturas recentes para o Cassino Rio. O pessoal do Harrah foi exemplar e um prazer trabalhar com eles.

H O L L A N D

C O L U N A
Brad Holland

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

13a 13b
Brad Holland

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

C O L U N A

I N T E R N A C I O N A L :

B R A D

H O L L A N D

Brad Holland

14a 14b
C O L U N A I N T E R N A C I O N A L : B R A D H O L L A N D

DEREK RIGGS
Foto: arquivo Derek Riggs

undialmente famoso pelas emblemticas capas que fez dos lbuns da banda Iron Maiden, o ingls Derek Riggs tem trabalhado h longos anos para o mercado fonogrfico, que alm das capas inclui tambm material promocional, como posters, banners, camisetas etc. Seu personagem mais emblemtico, Eddie, acabou se tornando smbolo da prpria banda por mais de uma dcada, alm de ter sido cultuado pelos fs. Desde que decidiu no produzir mais as capas do Iron Maiden, Derek continua ilustrando lbuns para diversas outras bandas, alm de ilustrar para clientes de diversas reas. Tivemos uma conversa com Derek, falando sobre aspectos mais profundos de sua vida e de sua carreira.

INTRODUO
O ilustrador e designer ingls Derek Riggs nasceu em 1958 em Portsmouth, na costa sul da Inglaterra, e ficou mundialmente conhecido como o ilustrador da maioria das capas da banda de heavy metal Iron Maiden. Derek j contou inmeras vezes em diversas entrevistas sobre como comeou essa parceria, e muitas dessas entrevistas esto disponveis na internet. Basicamente, os produtores do Iron Maiden procuravam um trabalho diferente, e um deles j conhecia o trabalho de Derek. Ento ele foi chamado e, depois dos acertos iniciais, acabou fechando um contrato de exclusividade que durou anos, onde criou vrias das mais emblemticas capas da banda, alm de posters e material promocional, sem dizer do prprio Eddie, o personagem smbolo da banda. Ao longo dos anos nem tudo correu bem, uma vez que comeou a haver muita presso e interferncias nas capas, at que o contrato terminou e Derek preferiu deixar o Iron Maiden e se dedicar a outras bandas e outros trabalhos. Dez anos depois do ltimo trabalho para o Iron Maiden, Derek Riggs decidiu voltar a ilustrar mais uma vez o personagem Eddie, agora para a capa do mais recente livro com uma compilao de seus trabalhos. Muitas pessoas, em especial fs do Iron Maiden, fazem inmeras perguntas sobre o personagem Eddie, sobre como seria sua personalidade e sobre suas bizarrices, mas Derek taxativo: Eddie no tem personalidade, apenas um desenho de capas de discos, mais nada. E algo que pouca gente sabe que Derek Riggs comeou ilustrando capas de lbuns de jazz... o rock s veio depois.

Derek Riggs

derek Riggs
inglaterra riggsartwork@hotmail.com http://derek.server311.com

15a

15b

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

R I G G S

I N T E R N A C I O N A L :

Caso contrrio, por que os fs de metal sempre se parecem com os fs de metal e no com gerentes de banco? Por que os fs de msica rap sempre tm a mesma aparncia? Por que beatniks so do jeito que so e os hippies, com um look de roqueiros antigos e os fs da msica dance? Todos eles so distintos e grupos minoritrios facilmente identificveis. Eles tm a sua prpria aparncia, estilo e ponto de vista. Realmente no s e apenas sobre a msica, nunca foi. Dito isto, se a msica uma porcaria, ento no vai vender de qualquer maneira (a maioria das vezes). Tambm voc no pode vender msica apenas com a msica, no possvel. Todos os lugares onde voc pode anunciar usam a mdia visual, como revistas, pginas web, televiso etc., e a maneira mais eficaz de fazer propaganda visual com uma imagem, por isso eles precisam de uma imagem para obter o seu ponto de vista. Olhe para todos os sites de download de msica. Quantas pessoas perdem tempo para ouvir cada um dos novos lanamentos? Nenhuma, essa a quantidade. Basta escolher aqueles que voc gosta de ver e ouvi-los. Eu aposto que alguns desses downloads

Tudo se resume ao fato de que a msica no existe num vcuo; compete com outras msicas em um mercado enorme, global e se voc no usar todos os truques que as outras pessoas usam para vender a sua msica, provavelmente voc ser ignorado. Nem sempre, mas o mais provvel (mas msicos sempre acham que eles so especiais...). Alm disso voc precisa de imagens para merchandising (camisetas etc.), porque so principalmente as camisetas que o sustentam nas turns. Muitas bandas no fazem muito do show real, elas tm que vender camisetas para ter um lucro. E para fazer camisas voc precisa de uma boa imagem. Voc sabia que o negcio da msica sobrevive apenas com dez por cento dos mais vendidos? Apenas os dez por cento de CDs lanados realmente do lucro, o resto falha, e a indstria sobrevive sobre os lucros dos dez por cento mais vendidos. A situao da indstria do cinema muito semelhante.

DURANTE ANOS VOC TRABALHOU Q U A S E Q U E E X C L U S I VA M E N T E PA R A A I N D S T R I A F O N O G R F I C A . PA R A V O C , I L U S T R A R PA R A MSICA DIFERENTE DE ILUSTRAR PA R A O U T R A S R E A S ?

No, s o que acabei ilustrando. Comecei tentando pintar capas de livros, mas os editores eram muito limitados no que queriam e no era o que eu queria pintar. Tambm eu no era um artista muito bom na poca, ento no consegui muito trabalho. Fazer capas de lbuns era um pouco menos agitado e por isso poderia fazer mais do que eu queria, e pagavam mais dinheiro.

16a

16b

I N T E R N A C I O N A L :

Todas as formas de imagem so importantes na criao da cultura pop, e no apenas a ilustrao. Alguns msicos acham que toda sobre a msica, mas eles esto errados. A cultura pop nunca foi s da msica. Trata-se de vesturio, imagem, pertencer a algum lugar, a algum tipo de minoria tribal ou comunidade. Provavelmente , em ltimo lugar, sobre a msica.

H esse velho ditado que voc pode colocar algo em um saco de papel marrom e isso vai vender, mas na verdade bobagem. Isso foi tentado pelo Led Zepplin l em meados de 1970, quando eram a maior banda do mundo - e as vendas eram to baixas que tiveram que mudar a capa. O lbum foi chamado de Houses of the Holy e comeou a ter vida em um saco de papel marrom. Alguns fs nem sequer perceberam que tinha sido lanado, e outros, vendo as capas, no compraram porque achavam que estavam rasgadas.

D E R E K

D E R E K

R I G G S

PA R T E D A FA M A D O I R O N M A I D E N SE DEU PELA IMAGEM QUE VOC A J U D O U A C O N S T R U I R , AT R AV S DO PERSONAGEM EDDIE. COMO VOC V HOJE A IMPORTNCIA DA ILUSTRAO NA FORMAO D A C U LT U R A P O P ?

nunca vendeu nem mesmo uma nica unidade. No porque eles no so bons, talvez eles nunca tiveram a ateno de ningum. Voc tem que chamar a ateno de algum para faz-lo querer ouvir a sua msica.

R I G G S

D E R E K

I N T E R N A C I O N A L :

H AV I A M U I TA I N T E R F E R N C I A N A C R I A O D A S C A PA S P O R PA R T E DOS PRODUTORES?

para capas de lbuns de metal. s vezes tm ideias que tento colocar em uma imagem; mostro-lhes o esboo e eles do o OK, mas quando a ilustrao est acabada, e se parece muito com o esboo, eles decidem que afinal no gostam e tentam fazer com que a culpa seja minha. E algumas coisas soam como boas ideias, mas quando voc as tem pintadas, simplesmente no parecem to boas como soavam.

A maioria das pessoas muitas vezes me d alguma ideia do que eles querem e depois me deixam com isso; quase sempre funciona, s vezes no. s vezes as ideias no so to boas ou fico do lado errado da ponte e acabo por produzir algo que no o que eles queriam. Algumas pessoas querem imagens que so completamente inapropriadas

17a

17b

I N T E R N A C I O N A L :

Esta no uma presso que estou disposto a aceitar e uma das razes pelas quais eu deixei o emprego. Minha nica responsabilidade fazer a melhor

Isso mostra uma terrvel falta de compromisso com suas prprias carreiras. Eu acho que eles esto contando com a minha participao para torn-los ricos...

D E R E K

Bom, tem as presses que voc aceita. No final dos anos 80, o Iron Maiden queria vender mais e mais CDs e em vez de fazerem melhores discos eles colocaram mais e mais presso em mim para chegar a capas mais escandalosas.

Algumas bandas com que trabalhei na verdade passaram menos tempo no estdio de gravao do lbum do que eu gastei fazendo a capa.

R I G G S

COMO ILUSTRADOR R E S P O N S V E L P E L A C A PA DOS DISCOS DE UMA BANDA I M P O R TA N T E , Q U E T I P O DE PRESSES SOFREU DOS P R O D U T O R E S PA R A G A R A N T I R UMA BOA VENDA DE DISCOS?

capa que eu posso com as ideias que me foram dadas, ou permitidas para usar. Eu no sou pago o suficiente para aceitar qualquer outro tipo de presso. Se as bandas querem vender mais discos, elas podem fazer uma msica melhor.

E D O P O N T O D E V I S TA D A S VENDAS, HOUVE CASOS EM QUE A I L U S T R A O D A C A PA E R A M A I S I M P O R TA N T E Q U E O D I S C O ?

R I G G S

Sim, muitos deles. Na verdade, algumas bandas que tiveram capas muito ruins nos seus primeiros lbuns, realmente afundaram suas carreiras.

uma situao difcil de recuperar se no tiver uma base de fs muito grande e bem estabelecida.

Bem, s roubo. uma violao das leis internacionais de copyright. Mas boa sorte seria provar de onde eles tiveram as ideias.
E QUAL A SUA OPINIO SOBRE O FUTURO DOS DIREITOS AUTORAIS COM A INTERNET?

D E R E K

I N T E R N A C I O N A L :

Desenhar uma capa de um lbum na sua jaqueta um roubo, desenhar uma tatuagem de uma capa do Iron Maiden em seu brao violao de direitos autorais e, portanto, roubo. A nica razo porque voc no processado que no vale o esforo ou o custo de contratar um advogado para process-lo. Louco, no?

18a

18b

I N T E R N A C I O N A L :

fodido. As pessoas roubam o tempo todo. Quando voc usa uma imagem sem o consentimento escrito um roubo. Isso realmente no faz nenhuma diferena se voc est fazendo dinheiro com isso ou no.

D E R E K

R I G G S

Lanar um lbum e, em seguida, tentar relan-lo com uma capa diferente um espao muito ruim para estar.

UM PROBLEMA COMUM HOJE EM DIA COM A INTERNET SO IDEIAS OU IMAGENS ROUBADAS DE SITES E UTILIZADAS EM OUTRO LADO, E COM VOC J ACONTECEU DE UTILIZAREM IDEIAS SUAS SEM PERMISSO EM FILMES. COMO V ESSA SITUAO?

R I G G S

D E R E K

I N T E R N A C I O N A L :

VOC SOFRE DE M.E., SNDROME D E FAT I G A C R N I C A , E T E V E I N T O X I C A O P O R M E TA L PESADO, O QUE UMA C E R TA I R O N I A . C O N S E G U I U T R ATA M E N T O ?

Eu ainda tenho sintomas, mas eles no so to maus como eram por volta de 1980.
COMO AFETOU O SEU TRABALHO? MUITOS ILUSTRADORES COM ESSA DOENA PRECISAM E V I TA R T I N TA A L E O . . .

Esta uma das razes pelas quais eu passei a usar computadores para fazer arte, so menos txicos para mim. Eu agora fao todas as minhas imagens usando um computador; dificilmente usarei tinta de novo. Passei muitos anos espera da tinta secar. E isso no muito excitante, voc sabe.

19a

19b

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

R I G G S

D E R E K

I N T E R N A C I O N A L :

E D E P O I S D E A N O S P I N TA N D O N O E S T I L O H E AV Y M E TA L , H O U V E TA M B M U M A C E R TA INTOXICAO POR ESSE ESTILO O U I S S O M E S M O O Q U E G O S TA D E P I N TA R ?

uma espcie de ironia. Fui para capas de lbuns porque eu tinha mais opes sobre os temas a pintar. E ento comeou a fazer sucesso e agora todas as capas de CD s querem horror e monstros (principalmente zumbis) e eu me tornei limitado de novo e por isso estou entediado e procurando outras coisas para fazer. Mas eu continuo fazendo capas de CD, s vezes.

Eu tenho me entediado muito. Gosto de pintar coisas diferentes, e quando comecei a pintar tentei entrar em capas de livros, mas realmente s queriam um nmero muito restrito de coisas nas capas dos livros, ento em vez disso fui para as capas de lbuns.

20a

20b

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

R I G G S

O livro uma coleo de todas as imagens Iron Maiden que ns poderamos encontrar. Tambm tem alguns esboos de algumas das capas, e no ltimo tero do livro esto todas as imagens que no so Maiden. No todo o meu trabalho fora do gnero Maiden porque s pudemos dispor de um nmero limitado de pginas, pelo que acabamos por escolher as imagens principais.

Est disponvel a partir do meu site http://www.derekriggs.com e disponvel tambm na Amazon.com e Ebay. Se voc for para o Ebay, no compre os estupidamente caros em segunda mo; eles no so diferentes dos novos, ok? Eles so apenas estupidamente caros, s isso. Eu tentei manter o custo do livro barato, o mais baixo possvel, para os fs, em parte devido ao elevado preo dos portes.

D E R E K

I N T E R N A C I O N A L :

21a

21b

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

D E P O I S D E 1 0 A N O S V O C V O LT O U A ILUSTRAR UMA IMAGEM DE EDDIE PA R A A C A PA D O S E U M A I S R E C E N T E LIVRO, RUN FOR COVER. A L M D A C O L E O C O M P L E TA DAS IMAGENS DE EDDIE, O QUE MAIS O LIVRO TRAZ?

Tambm tem cerca de 50.000 palavras. Elas so de uma entrevista que fizemos ao longo de dois dias sobre a criao de todas as obras de arte e um monte de outras coisas.

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

22a 22b
I N T E R N A C I O N A L : D E R E K R I G G S

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

23a 23b
I N T E R N A C I O N A L : D E R E K R I G G S

I N T E R N A C I O N A L :

D E R E K

R I G G S

24a 24b
I N T E R N A C I O N A L : D E R E K R I G G S

Foto: arquivo Mateus Santolouco

Publicou duas mini-sries, 2Guns e Cover Girl, pela Boom! Studios, participou das antologias 24Seven e Wonderlost, ambas da Image Comics, produziu em parceria com Shannon Denton, Keith Giffen e Rob Worley a Graphic Novel The Revenant, da Desperado Comics, foi desenhista regular da srie Fall of Cthulhu, baseada na mitologia de H.P. Lovercraft, da Boom! Studios e participou da antologia Halloween Special #08 da DC Comics. No incio de 2009 comeou a trabalhar com a Marvel Comics, onde participou do especial Rampaging Wolverine, e atualmente est produzindo a mini-srie Dark Reign: Lethal Legion, alm de participar do projeto autoral coletivo Mondo Urbano www.mondourbano.com

O sketchbook funciona de duas formas pra mim. Eu gosto da sensao de ter um livro em branco pedindo para ser preenchido, e at por isso, s vezes acabo fazendo desenhos com um acabamento mais aprimorado do que um rascunho. Mas, ao mesmo tempo, ele tambm um espao para desenhar de forma desprendida e experimental (em geral desenho nele sentado na cama, enquanto assisto TV).

Mateus Santolouco

Mateus Santolouco
Porto alegre mateus@santolouco.com www.santolouco.com

25a

25b

S K E T C H B O O K :

gacho Mateus Santolouco comeou a carreira como publicitrio, quase sempre focado em ilustrao, animao e design de personagem, mas por volta de 2006 largou tudo para se dedicar aos quadrinhos.

M A T E U S

MATEUS SANTOLOUCO

S A N T O L O U C O

S A N T O L O U C O

Acho que nessas horas em que voc est desenhando apenas por desenhar, sem uma preocupao com o resultado final, que solues e estilos mais autnticos aparecem. Eu realmente descobri que conseguia fazer certas tcnicas usando o sketchbook como terreno de treino. Acho que eu tenho uma inclinao para o fantstico e a fico cientfica. Acho que tambm gosto de simbolismos, humor e arte de rua. s vezes misturo tudo. Isso vai muito do momento.

M A T E U S

S K E T C H B O O K :

26a

26b

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

S A N T O L O U C O

M A T E U S

S K E T C H B O O K :

Uma das coisas que ainda acredito estar devendo a prtica com tinta. Apesar de j ter testado coisas com acrlica e aquarela, eu aprendi a colorir no computador e ele ainda meu melhor amigo quando cores entram em cena. Mesmo gostando dos desenhos em preto e branco, ou com tons de vermelho, que fao nos sketches, eu tenho a mania de adicionar cores digitais posteriormente. s vezes j estou pensando nisso durante o desenho; noutras, sinto a necessidade de faz-lo depois. De qualquer forma, tento no pirar muito sobre isso, fao o que estou a fim, e at pra falar sobre isso, tenho que parar e analisar o que acontece naturalmente no meu processo.

27a

27b

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

S A N T O L O U C O

M A T E U S

S K E T C H B O O K :

Eu nunca tive um sketchbook propriamente dito. Meus rascunhos sempre foram feitos em agendas, cadernos ou qualquer pedao de papel que estivesse na minha frente. Foi s por volta de 2006 que comecei a rabiscar nesses cheios de folhas brancas. E isso acabou mudando um pouco a relao que eu tinha com essa plataforma, vamos dizer assim. Acho um livro em branco algo muito instigante. Particularmente, me d vontade de preench-lo e ter um artbook feito mo, no que diz respeito s ilustraes. Ento acabo produzindo desenhos j

finalizados, ou quase, nesses livros; fico brincando com composio e temas, tentando torn-lo numa coisa nica e um registro do que eu estava experimentando com meu trao naquele perodo. Nem sempre d certo; entre uma ilustrao finalizada e outra, acabo fazendo rascunhos tambm. Foi por isso que comecei a buscar outros materiais para rabiscar, como listas telefnicas. No s pelo fato da reutilizao do papel gerar um resultado interessante, mas tambm pra soltar a mo e no se preocupar em como o desenho vai sair, s desenhar desapegadamente.

28a

28b

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

29a 29b
S K E T C H B O O K : M A T E U S S A N T O L O U C O

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

30a 30b
S K E T C H B O O K : M A T E U S S A N T O L O U C O

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

31a 31b
S K E T C H B O O K : M A T E U S S A N T O L O U C O

S K E T C H B O O K :

M A T E U S

S A N T O L O U C O

32a 32b
S K E T C H B O O K : M A T E U S S A N T O L O U C O

A Imagem

17 anos no mercado, o Estdio DR2 Ilustrao atende as principais empresas do Brasil. No incio, o estdio era composto somente pelos scios Rafael de Lima e Dilma Ignacio; entretanto, devido crescente demanda por novas linguagens, o estdio comeou a agregar outros profissionais equipe para atender as mais diversas encomendas. Atualmente, a equipe formada por nove profissionais de diversas reas como Ilustrao, 3D e Fotografia, tendo por objetivo a busca do melhor resultado. Quem quiser acompanhar os novos projetos do estdio basta ficar atento ao blog (www.drdois.blog.br) e acompanhar os passos da DR2 no Twitter (http://twitter.com/monstrostudio).

Desenvolvemos um layout para cada abertura, buscando sempre amarrar a cena com o seu respectivo segmento. A imagem escolhida para ser divulgada na Revista referente abertura do segmento Design, onde a proposta da ilustrao foi fazer uma associao com design industrial. Aps aprovao de todos os layouts, iniciamos o processo de produo, envolvendo toda uma equipe de profissionais, alm da DR2, para produzir as fotos das personagens que usamos nas cenas. Equipe esta que ficou cargo do pessoal do Imaginabilis. Fotos concludas! hora ento de botar a mo na massa!

DR2 Ilustrao

DR2 Ilustrao
so paulo drdois@uol.com.br www.drdois.blog.br

33a

33b

S T E P

B Y

S T E P :

Separamos uma ilustra de uma srie de 14 imagens, desenvolvidas para a capa e as aberturas de cada segmento do catlogo Imaginabilis V, onde todas as cenas possuem em comum um personagem com uma asa, o que d unidade srie, alm de fazer um link com a marca Imaginabilis, que se utiliza de uma borboleta Monarca como simbologia.

Foto: arquivo DR2 Ilustrao

E S T D I O

DR2 ILUSTRAO

1Antes de mais nada gostaramos de agradecer ao convite super simptico do Ricardo e dizer que estamos muito contentes em participar da Revista Ilustrar.

D R 2

4J para a textura e volume dos objetos fizemos as UVs e optamos por utilizar mapas de bumps para as ranhuras e mapas de specular e reflexos para a captao de ambiente. D R 2 D R 2 S T E P B Y Optamos por construir toda a cena em 3D: o cenrio e tambm o corpo da modelo, pois queramos um resultado mais prximo do layout - linguagem mais para quadrinhos, rementendo a personagem a uma imponncia de super-heri. S T E P : E S T D I O

B Y

S T E P :

E S T D I O

S T E P

2-

Para a modelagem da mulher foi utilizado um mesh, j existente e posicionado em cena de acordo com o ngulo sugerido no layout e na foto da modelo. A partir deste posicionamento modelamos as peas como corpete, mangas, botas, asas e os cabos de alimentao.

5Quanto ao fundo, este foi modelado no MODO com formas geomtricas simples como esferas, cubos e planos.

3-

Na sequncia estes elementos foram transportados para o ZBRUSH com o objetivo de aproveitar a diversidade de materiais que o programa oferece, usufruir seu recurso de pintura em 2.5 D, alm de podermos aplicar mais elementos na cena em um tempo hbil o que no ocorreria se os mesmos fossem aplicados no MODO.

No render nos preocupamos em casar a iluminao da cena com a iluminao da foto da modelo e para isto usamos muitas point lights com a finalidade de enfatizar alguns detalhes. Aps a renderizao da imagem, comeamos a ps-produo.

34a

34b

6D R 2

No cenrio aplicamos texturas sobrepostas e trabalhamos a iluminao a fim de criar um clima interessante. Desenvolvemos uma atmosfera externa na cpula para contrastar com o cenrio interno, alm de aplicar texturas nas reas metlicas da personagem para dar mais realismo cena. Aplicamos a foto da cabea e ombros no corpo 3D, ajustamos a iluminao e cores e construmos parte do cabelo.

E S T D I O

Grande abrao e at a prxima oportunidade. Rafael de Lima e equipe DR2

S T E P :

B Y

S T E P

Ficha tcnica: Pea: Abertura do Segmento Design do Catlogo iMAGiNABiLiS V Direo de Criao e Arte: Aguinaldo Baldim Filho (iMAGiNABiLiS) e Rafael Lima (DR2 Ilustrao) Modelo: Karine Louback (Ten Model Management) Make-up: Beto Frana Styling: Juliana Rebecchi

Fotografia: Wel Calandria Ilustrao: DR2 Ilustrao Atendimento: Tati Layout: Toco 3D: Srgio Carreiras Ps-produo: Rafael de Lima

35a

35b

S T E P

B Y

S T E P :

E S T D I O

Esperamos que tenham gostado do trabalho e que a explicao do processo tenha contribudo de alguma forma para os colegas.

D R 2

Criamos um efeito de raios de energia nos cabos conectados nas asas e, por fim, mais alguns ajustezinhos na iluminao e um blur aqui ou ali. Pronto!

S T E P

B Y

S T E P :

E S T D I O

D R 2

36a 36b
S T E P B Y S T E P : E S T D I O D R 2

Alguns Acordes e a Verdade


por Renato Alarco
Foto: arquivo Renato Alarco

cano de cada vez. Cantando a plenos pulmes suas verdades absolutas alguns encontraram no caminho fama, sucesso e rios de dinheiro. Frequentemente vejo-me buscando e tecendo correlaes entre msica e artes visuais. Na verdade neste exerccio mental me interessam mais os aspectos prticos e nada prximos das abstraes de Kandinski. Perguntome apenas se existiria para ns, ilustradores, uma frmula comparvel a estes mgicos acordes musicais; talvez algo simples assim, mas que nos orientasse por um caminho certo de sucesso em nossa arte. A ilustrao hoje, sem dvida, uma arte popular. Seu apelo, especialmente com o pblico jovem, imenso. Muitos sonham com uma carreira nesta profisso em que fama, sucesso e dinheiro (algum pensou em sexo fcil?) no so exatamente aspectos muito comuns. O que ser que eles buscam? Vivemos em uma poca diferente daquela dos tempos de Woodstock. H uma certa urgncia no ar, uma pressa que explica no somente o alto ndice de cesarianas, puberdades precoces e spams de Viagra, mas que tambm potencializa os desejos de sucesso, afirmao, reconhecimento e... grana!

H um famoso vdeo no YouTube no qual 3 msicos demonstram ao vivo um fato curioso: um grande nmero de canes de sucesso tem na sua estrutura apenas 4 acordes. Tome-se como exemplo All Along the Watchtower, que faz parte da lista 500 Greatest Songs of All Time da revista Rolling Stone. Gravada originalmente por Bob Dylan em 1967, e no ano seguinte por Jimmy Hendrix, ela reapareceu quase 20 anos depois no documentrio Rattle and Hum, sobre a Banda U2. Ali constatamos que a cano de fato to simples que os msicos irlandeses ensaiam suas poucas notas apenas alguns minutos antes de adentrar o palco. Uma vez l em cima, talvez embalado pelo calor do momento, o cantor Bono permitiu-se at a heresia de acrescentar algumas linhas poesia original de Bob Dylan: All I got is a red guitar (tudo o que tenho uma guitarra vermelha) Three chords (3 acordes) And the truth (e a verdade) Foi a simplicidade de uns poucos acordes no lugar certo a frmula ingnua seguida por jovens que queriam mudar o mundo com uma

Tudo o que tenho um computador, 3 softwares grficos e a vontade de me expressar Recentemente dois amigos ilustradores me contaram da experincia que tiveram em uma anlise de portfolios da qual participaram a convite de um grande evento de ilustrao. A impresso deles no foi das melhores: jovens artistas alguns ainda com espinhas na cara trouxeram portfolios nos quais o aspecto mais evidente era a completa ausncia de um objetivo especfico. Havia l meninas cujo interesse era ilustrar livros infantis mas que traziam em suas pastas mangs, emos e vampiros tristonhos; garotos mostravam seus sketchbooks cheios de desenhos de personagens (monstrinhos) grafite, e outros trouxeram desenhos feitos com lpis de cor sobre papel de xerox. Meus colegas no economizaram palavras: Essa meia dzia de desenhos tudo o que voc produziu de melhor at hoje?. Rasgue isso! No tenha a coragem de mostrar pra ningum at conseguir fazer 10 vezes melhor. Olhares de perplexidade surgiram diante
Mrio Proena / Plnio Fuentes

Renato Alarco

renato alarco
Rio de janeiro renatoalarcao@terra.com.br www.renatoalarcao.com.br

daquelas palavras duras, proferidas na lata e sem a anestesia do falso elogio preliminar. Algumas lgrimas correram; teve gente que se emputeceu e bem poucos manifestaram gratido por terem sido orientados com tamanha sinceridade. Se alguns daqueles jovens desistiram da ideia de ser ilustrador, aquela pode ter sido a deciso que os poupou de um futuro para o qual no estavam propriamente aptos a seguir. Que sejam felizes.

37a

37b

C O L U N A

N A C I O N A L :

H que se comear logo! O aspirante quer ver seu trabalho publicado a qualquer preo (inclusive a zero reais). Para isso vale qualquer lugar: poster de parede, camiseta, adesivo, blog ou revista. Ele luta por cada pixel efmero onde possa expor o que chama de minhas ilustras. um investimento, acredita. Ele quer que todo mundo (ou pelo menos seus seguidores do twitter...) veja sua arte, vote no seu desenho, seja parceiro na sua estrada para o estrelato, todos no ritmo da cano:

R E N A T O

A L A R C O

Neste contexto, o que me parece ser a necessidade mais urgente do jovem aspirante a ilustrador so as frmulas instantneas que o levem mais rpido de A a Z, sendo A o seu estado atual e Z a carreira dos artistas por quem ele tem maior admirao.

R E N A T O

C O L U N A

H muitos jovens ilustradores que so verdadeiramente talentosos, sem dvida. Convidei um deles para ser meu assistente. Suas tarefas seriam: pesquisa, limpeza dos meus esboos no Photoshop, digitalizao de artes finais, atender o telefone, ir ocasionalmente aos Correios e ao banco (ambos a 2 quarteires daqui) etc. Expliquei ao telefone as atribuies do cargo e, antes mesmo que eu informasse o valor do salrio, ele disparou: e se eu fizer algum desenho no seu estdio, como ficar a questo da autoralidade?. Apenas respondi a ele que jamais colocaria minha assinatura em um desenho feito por outra pessoa.

Os 4 acordes bsicos que explicam o sucesso de tantas msicas pop algo que no encontra qualquer correlao em nosso universo de artes visuais. No acredito tampouco que existam frmulas - alm de alguns bons anos de estudo, quilmetros de boas leituras e prtica de tcnicas - para se chegar a resultados dignos de figurar em seu portfolio de ilustrao. De qualquer maneira, tomo a liberdade de listar 4 ideias bastante simples, que podem ajudar, e muito, a sua carreira como ilustrador desde o incio:

Mrio Proena / Plnio Fuentes

A Revista Ilustrar agradece a participao especial de Mrio Proena / Plnio Fuentes nas ilustraes desta seo: pliniofuentes@gmail.com http://pliniofuentes.blogspot.com http://www.flickr.com/photos/marioproenca_illustrations

38a

38b

C O L U N A

Tenho uma srie de documentrios sobre ilustradores brasileiros e em um deles o artista Rui de Oliveira confidencia que, antes de ser ilustrador, trabalhou como boy, bancrio, industririo e comercirio. Vindo de uma famlia de recursos modestos, o garoto Rui preferiu aprender desenho antes de propriamente viver de desenho. A sbia deciso daquele futuro artista foi educar-se primeiro: estudou anatomia (a partir de um livro presenteado por seu irmo mais velho), participou de um curso de pintura no MAM (o Museu de Arte Moderna do Rio), consumiu avidamente cinema, leu e releu livros e mais livros, enfim, fez-se de esponja para todos os contedos que lhe seriam teis l na frente.

N A C I O N A L :

Estude os mestres, copie-os e repita diversas vezes o que eles produziram at que aquilo se torne parte de sua natureza intuitiva. Esta uma frase que poderia ter sado da boca de um gnio da msica como John Coltrane (debruado sobre suas partituras de Stravinski e Villa Lobos), como tambm de um simples professor de aquarela sugerindo ao seu aluno que estude a fundo a obra de John Singer Sargent. Como se pode notar, msica e artes visuais tm muito em comum.

N A C I O N A L :

Se tivesse 20 e poucos anos e surgisse para mim a chance de aprender com um artista mais experiente, isto teria trazido enormes ganhos de contedo e me poupado anos de autodidatismo em diversas questes da vida profissional.

R E N A T O

Meus colegas veteranos confidenciaram no ter notado em quase nenhum daqueles jovens a atitude certa, o desejo de aprender, a sede de aprimorar-se, mas somente a vontade de entrar logo de cara no mercado e comear a ganhar dinheiro com ilustrao. Dentre os que se achavam prontos, ficou evidente que a autoestima era na realidade um verniz que cobria o auto-engano. No primeiro trabalho que pintasse, aquele repertrio ralo de ideias e tcnicas no conseguiria se sustentar.

A L A R C O

Certa vez o grande fotgrafo James Nachtwey postou numa lista online de fotgrafos um anncio para vaga de assistente no-remunerado em seu estdio. A proposta elevou algumas vozes em reclamao contra aquilo que julgavam ser uma explorao de mo-de-obra gratuita. Eu particularmente vi ali uma maravilhosa oportunidade.

A L A R C O

A conversa desandou um tanto dali pra frente e desisti de contrat-lo, pois minha intuio sugeriu que havia algo de errado na atitude por trs daquela pergunta.

1) Seja excelente* 2) Saiba se autopromover 3) Saiba cobrar 4) Seja rpido entre a encomenda e a entrega do trabalho

* Alguns iro perguntar mas qual o segredo por trs do item 1?. Qual a frmula? Talvez oculta na letra de Forever Young, de Bob Dylan? Quem saber?

autor dos livros ABC & outros Bichos; 1,2,3 & Outras Coisas; 13 Lendas Brasileiras; Papa-figo e outras Lendas do Brasil; Histrias Aumentadas e Mentiras Caipiras, onde tem ilustrado seus livros, principalmente com uma tcnica que simula as ilustraes de literatura de cordel, que tanto aprecia.
Mario Bag

ANTES DE SER ILUSTRADOR, VOC QUERIA SER MSICO DE ROCK. O QUE O FEZ DESISTIR DA MSICA?

Falta de talento. Toquei em algumas bandas que chegaram a se apresentar e at gravar. Nos trs acordes do rockn roll eu at quebrava o galho, mas eu no era musical. O Nssara tinha uma frase tima pra descrever o talento. Ele dizia: Ou fcil ou impossvel...

mario bag
Rio de janeiro mariobag@infolink.com.br http://mariobag.blogspot.com

39a

39b

1 5

P E R G U N T A S

arioca da Tijuca, nascido em 1956, o veterano Mario Bag desenha desde criana, mas queria ser msico de rock, o que no aconteceu. Em vez disso, se dedicou ilustrao, vindo a ilustrar em vrias revistas, campanhas publicitrias e capas de discos, sempre como freelancer, e mais recentemente se dedicando tambm ilustrao infantil atravs da revista Cincia Hoje das Crianas.

Foto: arquivo Mario Bag

P A R A :

MARIO BAG
C

M A R I O

B A G

B A G

M A R I O

Antes eu havia feito um semestre de Comunicao na UFRJ, mas foi um

Foi uma grande surpresa descobrir que na Belas Artes havia dezenas de msicos profissionais.

Era The Best of de tudo que se possa imaginar: Country, Disco Music, Samba, Funk, Love Songs... E pagavam bem. Se compararmos os valores daquela poca com os de hoje em dia, eles pagavam MUITO bem. Vendia-se at degrads ( srio...). O diretor de arte pedia: Quero um degrad de vermelho pra amarelo com 31 cm de altura.

P E R G U N T A S

1 5

EM 1976, QUANDO VOC FEZ A BELAS ARTES, VIVAMOS NO AUGE DA DITADURA MILITAR. COMO ERA O ENSINO DE ARTE NESSA POCA? SENTIA ALGUMA DIFERENA EM RELAO LIBERDADE DE EXPRESSO?

Eu no era politizado, mas, na Escola, convivia com gente que era. E eles eram quase paranicos. Frequentemente, implicavam com algum aluno ou professor e diziam: Esse cara deve ser informante do SNI (Servio Nacional de Informaes).

Nosso professor de desenho artstico que trabalhava para o programa Amaral Neto Reprter foi o alvo maior das desconfianas (Amaral Neto era um apresentador de TV e poltico que era chamado pelo Pasquim de Amoral Nato). Larguei a Escola dois anos depois. Eu no me sentia estimulado, mas de maneira alguma posso dizer que o ensino era fraco porque essa mesma escola formou muita gente boa que est a at hoje.

40a

40b

1 5

P E R G U N T A S

Desenhava um casal, uma foto rasgada e s vezes uma rosa cada. Sempre dava certo. Tomei coragem, juntei tudo que eu tinha publicado em jornais de msica (que nunca me pagaram), meti dentro de um lbum de fotografias (!!!) e fui atrs das gravadoras.

P A R A :

P A R A :

M A R I O

Eu desenhava desde criana, mas acho que estava evitando seguir a carreira de ilustrador porque achava muito solitria.

Depois de largar a escola, procurei a publicidade, que foi uma grande decepo. Procurei uma editora e comecei a publicar vinhetas na seo de utilidades domsticas e contos de amor. Eu nem lia os contos inteiros.

B A G

E AOS 20 ANOS FOI ESTUDAR NA ESCOLA DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO. ERA A ESCOLHA MAIS PRXIMA DA MSICA?

fiasco e, como eu j estava fazendo desenhos para silk-screen, achei que era o caminho mais natural. Fiz outro vestibular e entrei pra Belas Artes. E dizia, brincando: Ganhar a vida com desenho deve ser melhor que trabalhar.

COMO ILUSTRADOR VOC FEZ VRIAS CAPAS DE DISCOS. UMA FORMA DE JUNTAR ESSAS DUAS PAIXES OU FOI UM ACASO?

Na poca, a indstria fonogrfica gostava muito de degrads e eu j tinha desenvolvido uma tcnica tosca de aergrafo com mscaras de Contact transparente. No faltava trabalho.

B A G

M A R I O

O mercado fonogrfico naquela poca era quase como o da publicidade. Pelo menos no meu caso, pois a maior parte das capas que eu ilustrava dependia mais da opinio do vendedor do que do diretor de arte (Capa preta

P A R A :

Ah, teve uma exceo: o Elifas Andreato, que fez dezenas de capas autorais na dcada de 1970.

P E R G U N T A S

1 5

QUAIS FORAM AS SUAS PRINCIPAIS INFLUNCIAS COMO ILUSTRADOR?

Quando criana, sem dvida foram os quadrinhos: Ferdinando (Lil Abner, de Al Capp), Batman (aquele desenhado pelo Dick Sprang), Capito Marvel do C.C. Beck e o Homem Borracha do Jack Cole. Adorava o Luiz S, desenhista cearense (hoje quase esquecido) que eu via nas vinhetas de cinema e nas

figurinhas de chiclete. E tambm o Perer do Ziraldo, que tinha grande apelo grfico. Pra ser sincero, nessa poca, eu via mais as figuras do que lia... Mais tarde, adolescente, lgico que a grande influncia foi o Crumb, quando dei de cara com a capa do Cheap Thrills da Janis Joplin e com o que era publicado aqui pela revista Grilo.

41a

41b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

verdade que pelas gravadoras passaram grandes diretores de arte e designers que no perdiam tempo discutindo com pessoas que tratavam discos como sabo em p.

M A R I O

Rapaz, uma das coisas que eu me arrependo de no ter procurado me firmar mais cedo no mercado editorial. Sem dvida o que d mais liberdade.

Ilustradores faziam quase sempre coletneas. Era produto pra vender e no se discutia...

B A G

J COMO PROFISSIONAL, VOC TEM ATUADO EM MERCADOS MUITO VARIADOS, COMO O EDITORIAL, O PUBLICITRIO E O FONOGRFICO. QUE DIFERENAS SENTE ENTRE ESSES MERCADOS?

nem pensar pois, apesar do Dark Side of the Moon ficar dcadas nas paradas, os vendedores achavam que capa escura no vendia disco!).

B A G

M A R I O

P E R G U N T A S

A coisa funcionava mais ou menos assim: se Disco tem que ter um brilho de cegar os olhos. Se de Country pode ser menos saturada, mais terra, pode ser at feita lpis de cor. Msica nordestina, uma xilogravura cai bem... Fazendo uma analogia com a msica, era um trabalho para msico de estdio. O estilo muito definido diminua a quantidade de trabalho. Vou dar um exemplo: durante os 15 anos que atuei na indstria fonogrfica, vi apenas UMA capa do Ziraldo que no fosse relacionada com o seu trabalho autoral. Era uma capa linda de uma coletnea do Ivan Lins, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Caetano. O Bencio fez muitas, acho que a maioria era de Carnaval. Eu vi uns vinte originais do Bencio mofando (literalmente) nos arquivos de uma gravadora. Eu at tentei roubar alguns, mas era difcil esconder Cartes Schoeller Durex por baixo da camisa...

1 5

ENTRE ESSES ESTILOS, UM QUE UMA CONSTANTE EM SEUS TRABALHOS SO ILUSTRAES DO GNERO DE LITERATURA DE CORDEL. COMO UM CARIOCA DA TIJUCA SE INTERESSOU POR ESSE GNERO?

Adoro, mas no fao a menor ideia porqu... verdade que minha me era pernambucana, mas eu nunca fui a Recife e nunca tive em casa uma orientao cultural neste sentido. Acho que pode ter vindo da paixo pela msica, pois desde pequeno fazia umas adaptaes de msicas da Jovem Guarda e era bom de rima. Mas o que eu fiz nestes quatro livros publicados NO literatura de cordel, pois escrito em quadras e os

cordelistas h 100 anos s admitem sextilhas. Acho isso bem chato, pois s limita a riqueza dos versos. Voc fica obrigado a criar trs rimas por estrofe e quase sempre forado a buscar rimas em verbos no infinitivo. Vou dar um exemplo: eu estava criando umas sextilhas e escrevi no final do segundo verso a palavra Amaznia, e no final do quarto verso a palavra cerimnia. Achei muito bonito, mas para ser literatura de Cordel eu precisava de uma terceira rima para o sexto verso. Begnia (a flor) no existe na Amaznia, insnia, amnia, Snia... Tive que descartar o verso...

42a

42b

1 5

P E R G U N T A S

E o diretor falava o que queria: uma coisa neste estilo aqui, (virava a pgina) pode ser mais ou menos por aqui. Como lanavam toneladas de discos de vrios estilos de msica, as capas danavam conforme a msica.

P A R A :

P A R A :

M A R I O

No incio, foi do mercado. Quando eu chegava nas gravadoras para pegar uma capa, quase sempre era recebido pelo diretor de arte com o American Showcase em cima da mesa cheio de stickers amarelos marcando as pginas.

B A G

INDEPENDENTEMENTE DA REA DE ATUAO, VOC TEM UMA GRANDE VARIEDADE DE ESTILOS. ESSA VARIEDADE UMA NECESSIDADE DO MERCADO OU SUA?

B A G

M A R I O

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

AS ILUSTRAES DE LITERATURA DE CORDEL SO TRADICIONALMENTE FEITAS EM XILOGRAVURA. VOC CHEGOU A FAZER EXPERIMENTOS EM XILO OU SEMPRE TRABALHOU EM DIGITAL?

Eu inventei uma frmula barata de scratchboard: misturava um pote de guache branco ordinrio com a mesma quantidade de Cola Polar e aplicava trs camadas sobre um carto duplex. Esperava secar, esboava o nanquim e depois raspava com o estilete. Fiz uma capa do Luiz Gonzaga com essa tcnica. Depois, s fiz digitais.

Na Belas Artes fiz algumas. Na Escola havia timos professores de xilo e litografia. Depois que sa, nunca mais fiz xilo. S simulei algumas, destinadas a projetos grficos.

43a

43b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

B A G

M A R I O

Aconteceu h 10 anos. Fui chamado pra fazer uma ilustrao sobre folclore, lendas e mitos. Quando li a matria e me vi quase um ignorante no assunto, pesquisei e fui conhecendo o universo fantstico dos mitos brasileiros. Achei que seria incrvel representar o Bicho-Papo, do qual existem muitas variantes no s no Brasil, mas no mundo inteiro.

Tambm no sei desenhar cavalos.

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

Com o de outros escritores fica complicado voc falar pra ele cortar uma parte que voc acha redundante. Mas o que eu mais detesto encher linguia... Colocar vinhetinhas pra encaixar o texto num derminado nmero de pginas... Acho at que nos livros em que eu fui escritor e ilustrador exagerei em algumas pginas, que ficaram pesadas, com muita informao.

44a

44b

1 5

1 1

ALM DE OUTROS DOIS LIVROS ANTERIORES COM TEMAS SEMELHANTES, RECENTEMENTE VOC LANOU O LIVRO MENTIRAS CAIPIRAS. ACHA MAIS DIFCIL ILUSTRAR O PRPRIO TEXTO?

Por incrvel que parea, o meu livro me d mais trabalho, pois sou capaz de cortar estrofes inteiras, depois de prontas, s pra poder encaixar uma ilustrao se eu achar que ela vai ficar melhor do que mil palavras.

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

1 0

VOC TAMBM TEM PRODUZIDO ALGUNS LIVROS DENTRO DOS TEMAS DAS LENDAS, CONTOS MATUTOS E FOLCLORE BRASILEIRO, ONDE, ALM DE ILUSTRADOR, VOC TAMBM AUTOR DOS TEXTOS. DE ONDE VEM O INTERESSE PELAS LENDAS?

1 2

B A G

Mais ou menos. Penso mais no que eu NO quero desenhar. Odeio desenhar multides, pois no sei compor uma ilustrao com muitas pessoas.

Com o cavalo at d pra enganar, mas com multido difcil... Se o texto diz: ...milhares de pessoas aplaudem a chegada da cavalaria..., eu t lascado...

B A G

AO ESCREVER, VOC J VAI PENSANDO NAS ILUSTRAES OU S DEPOIS DO TEXTO PRONTO?

Se no tiver alternativa, prefiro me concentrar num detalhe do texto e deixar esses elementos subentendidos.

1 3

EXISTE ALGUMA LENDA OU CONTO QUE GOSTARIA DE ILUSTRAR/ESCREVER E QUE AINDA NO O FEZ?

B A G

M A R I O

Hoje seria politicamente incorreta. At o anti-racismo tratado de forma cruel. Puro humor negro... Foi adaptada recentemente pelo ilustrador americano Bob Staake.

P A R A :

P E R G U N T A S

1 5

1 4

OUTRA REA EM QUE VOC ATUA BASTANTE NA DE ILUSTRAO INFANTIL, MAS QUE MUITO APRECIADA TAMBM POR ADULTOS, DEVIDO SUA QUALIDADE GRFICA. EXISTE ALGUMA PREOCUPAO EM ATENDER ESSES DOIS PBLICOS OU O FOCO MESMO S O INFANTIL?

1 5

DO PONTO DE VISTA DO ILUSTRADOR E DO ESCRITOR, COMO V O MERCADO ATUAL?

Ultimamente fiz pouca coisa para publicidade. Pelo que vejo, acho que a publicidade est mais interessada em ilustrao decorativa, complementos e fundos para fotos. Mas no posso me aprofundar no assunto pois estou afastado. Sobre o mercado fonogrfico, no preciso falar, pois todo mundo viu o que aconteceu... E sobre o editorial, acho que pagam pouco para o trabalho que envolve.

O primeiro contato que eu tive com ilustrao infantil foi atravs da revista Cincia Hoje das Crianas. Encarar de primeira uma publicao que no subestima a inteligncia das crianas e que tem como diretor de arte o Walter Vasconcelos, ilustrador dono de um trao mpar, covardia... Chega a ser fcil agradar aos dois pblicos.

45a

45b

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

Existe, mas no brasileira. o Struwwelpeter, do alemo Heinrich Hoffmann, que no sculo XX foi adaptado no Brasil como Joo Felpudo.

B A G

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

B A G

46a 46b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A R I O B A G

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

B A G

47a 47b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A R I O B A G

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

B A G

48a 48b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A R I O B A G

1 5

P E R G U N T A S

P A R A :

M A R I O

B A G

49a 49b
1 5 P E R G U N T A S P A R A : M A R I O B A G

J O A L H E R I A E M PA P E L T U P I X E L E S T D E V O L TA
A designer e artista argentina radicada em Barcelona, Ana Hagopian, faz uma proposta diferente em termos de joalheria contempornea. As criaes de seus braceletes, colares, anis, brincos e acessrios tm algo em comum: o material usado quase sempre papel. artista grfico e ilustrador Faoza, agora o internauta pode colaborar com a pesquisa, indicando novos nomes e links. O maior banco de dados de ilustradores do Brasil est de volta, depois de algum tempo em remodelao. Tupixel uma ferramenta de auxlio na internet para quem busca por desenhistas brasileiros ou que atuam no pas. Resultado de 12 anos de pesquisa do Em seu banco de dados, o maior do gnero no Brasil, atualmente com quase 1.600 nomes, a listagem impressiona no apenas por sua extenso e diversidade, mas tambm pelo perodo abordado: de Angelo Agostini at desenhistas 100% digitais da atual gerao. www.tupixel.com.br Vale a pena checar suas criaes, que tambm tm algumas opes em feltro e algodo: www.anahagopian.com

DESIGN DE BOLSAS
Mais um pouco sobre design na moda, e agora sobre bolsas. A designer Lisa Farmer criou toda uma coleo de bolsas inspiradas em peixes, besouros e crustceos, com um resultado esttico incrvel, onde assume com graa e bom humor o lado esttico da criao: www.lisafarmer.com

C O M PA R T I L H A N D O I D E I A S E D I C A S
O site The Art Center tem uma lista de 19 profissionais do cartoon e do desenho animado, compartilhando dicas em uma srie de matrias e muitos vdeos. Imperdvel: http://theartcenter.blogspot.com

50a

50b

C U R T A S

Dia 1 de Setembro tem mais... dia 1 dia de Ilustrar


GUIA DO ILUSTRADOR - Guia de Orientao Profissional
www.guiadoilustrador.com.br

ILUSTRAGRUPO - Frum de Ilustradores do Brasil


http://br.groups.yahoo.com/group/ilustragrupo

SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil


www.sib.org.br

ACB / HQMIX - Associao dos Cartunistas do Brasil / Trofu HQMIX


www.hqmix.com.br

UNIC - Unio Nacional dos Ilustradores Cientficos


http://ilustracaocientifica.multiply.com

ABIPRO - Associao Brasileira dos Ilustradores Profissionais


http://abipro.org

AEILIJ - Associao de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil


www.aeilij.org.br

ADG / Brasil - Associao dos Designers Grficos / Brasil


www.adg.org.br

ABRAWEB - Associao Brasileira de Web Designers


www.abraweb.com.br

CCSP - Clube de Criao de So Paulo

Aqui encontrar o contato da maior parte das agncias de publicidade de So Paulo, alm de muita notcia sobre publicidade: www.ccsp.com.br

51a

51b

You might also like