You are on page 1of 15

Revista Eletrnica Abor - Publicao da Escola Superior de Artes e Turismo

Manaus - Edio 03 Nov/2007

ISSN 1980-6930

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE UMA FONTE DE INSPIRAO PARA EMPREENDIMENTOS TURSTICOS O HOTEL AMAZON FISH
Enisia Souza Fernandes1 Karla Cristina Campos Ribeiro 2

RESUMO

O turismo e a hotelaria so atividades econmicas que mais tem se destacado na gerao de emprego e renda. Como atividade embasada no desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental fundamental. Palavras chaves: Turismo, Hotelaria, Meio Ambiente.

ENVIRONMENT AND SUSTENTABILIDADE A SOURCE OF INSPIRATION FOR TOURIST ENTERPRISES - HOTEL AMAZON FISH
ABSTRACT The tourism and would hotelaria it is economic activities that more if have detached in the generation of job and income. As activity based in the development, the ambient sustentabilidade is basic Key-words: Hostelry, Tourism, Environment, INTRODUO
1

Graduada em Turismo, Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. E-mail:enisia@hotmail.com 2 Graduada em Turismo, especialista em ecoturismo e Mestra em Engenharia de Produo, Professora e Coordenadora da Qualidade da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas UEA. E-mail:kribeiro@uea.edu.br.

O tema meio ambiente tem sido assunto recorrente em distintos segmentos sociais e econmicos. Os acirrados processos de industrializao ocorridos no Sculo XX e o crescimento populacional em massa impactaram negativamente a natureza, prejudicando e alterando seu equilbrio ecolgico, resultando em degradaes ambientais, muitas vezes irreversveis. Por estas razes, cobranas referentes ao uso sustentvel dos recursos so cada vez mais vistas e vindas de todas as partes, principalmente para o Estado do Amazonas, que por estar inserido na Amaznia, tem como legado utilizar racionalmente o que a natureza lhe concedeu. Tal preocupao notria vista a quantidade de leis pertinentes ao assunto, formaes de organizaes visando trabalhos relacionados preservao do meio ambiente, preocupao da comunidade, alm do nmero crescente clientes procura de produtos e servios ecologicamente corretos. Em se tratando do turismo este assunto ainda mais enftico e tem sido fonte de oportunidade para alguns investidores. Como atividade prtica, o turismo, principalmente o de natureza, est condicionalmente atrelado a locais onde a existncia de recursos naturais e culturais sejam de qualidade. A matria-prima para o turismo o espao, que no caso da natureza, precisa indispensavelmente estar conservada para manter sua atratividade sob os turistas. Este artigo tem como propsito apresentar o tema meio ambiente e sustentabilidade como fonte de oportunidades para a criao de ofertas diferenciais no turismo do Estado do Amazonas. Tem como base de anlise o estudo de caso do Hotel Amazon Fish, um alojamento hoteleiro que tem como diretriz de funcionamento e construo a reutilizao de produtos descartados aps consumo, cujo destino seria o lixo, como por exemplo as garrafas Pets, restos de alimentos, entre outros.

1. MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E TURISMO

O meio ambiente pode ser definido como o conjunto de elementos e fatores indispensveis vida, ou seja, o local onde se desenvolve a vida, nele que se encontram os elementos e as condies para o desenvolvimento de diversas espcies de organismos. As condies e influncias externas circundantes, podem ser consideradas o espao fsico onde ocorrem as inter-relaes entre o meio e os seres vivos.

Portanto, o termo meio ambiente compreende a juno do meio fsico, formado por componentes naturais e o meio construdo. O ambiente natural aquele que provm da natureza clima e temperatura, gua, topografia e solos, flora e fauna, e o meio ambiente

construdo aquele produzido pelos homens, principalmente todos os tipos de construes e outras estruturas. (LICKORISH, 2000).

Por se tratar de uma atividade feita por homens e para seu usufruto, onde predominam as prticas voltadas para a natureza, o turismo e todos os setores relacionados, vm buscando consolidar meios para que se alcancem padres de sustentabilidade em suas realizaes, at como forma de sobrevivncia - haja vista as presses internacionais e a conscincia ecolgica amplamente difundida que cobram por posturas ambientais adequadas, sob pena de no

consumirem este ou aquele produto. A sustentabilidade no turismo definitivamente passou a fazer parte das discusses do setor. A OMT (Organizao Mundial do Turismo) inseriu o Turismo Sustentvel em sua agenda de assuntos ligados a sustentabilidade, fato que passou a ter ressonncia na percepo do pblico consumidor e de gestores, alm de organismos pblicos e privados ligados ao segmento. A discusso de sustentabilidade do turismo inclui reconhecer a importncia de planejamento a longo prazo e de utilizar indicadores de desempenho que monitoram a valorizao econmica, ambiental e scio-ambiental, investindo em prticas e tecnologias que permitam minimizar impactos. Desse modo, Petrocchi (2001) afirma que

quando se fala em preservar o meio ambiente - a reunio do meio natural com o urbano - , o que se deseja garantir a qualidade de

vida. Essa a nica maneira de garantir a sobrevivncia do turismo como atividade econmica - e com viso de longo prazo.

Segundo as tendncias dos conceitos mundiais, o desenvolvimento sustentvel do turismo somente possvel quando a atividade satisfaz as necessidades dos turistas atuais e das regies receptoras, enquanto protege e aumenta oportunidades no futuro. Portanto prerrogativa bsica para o turismo sustentvel que haja um manejo de todos os recursos, de uma maneira que as necessidades econmicas, sociais e estticas possam ser satisfeitas enquanto a integridade cultural, processos biolgicos essenciais, diversidade biolgica e sistemas de suporte da vida so mantidos (Organizao Mundial de Turismo e PNUMA, 2003).

O turismo moderno, por suas caractersticas de fenmeno de massa, produz diversos efeitos nas comunidades e nos centros receptores. O bom xito do desenvolvimento supe o conhecimento do ambiente e o compromisso de estabelecer uma relao racional e duradoura entre a sociedade e a natureza. Em vez de adaptar os ecossistemas tursticos e as tecnologias importadas, necessrio mudar de estratgia e aplicar tecnologias apropriadas s condies particulares do ambiente natural e cultural onde sero utilizadas. As sociedades do terceiro mundo tm a capacidade de identificar seus problemas, de propor solues concretas que refletem a ampla imagem de ecossistemas, assim como a multiplicidade de opes de desenvolvimento turstico (CASAROLA, 2003, p. VII, 81).

Sob esta tica, segundo as premissas de Sachs (2001) o turismo sustentvel o que alia o timo idealizado para o homem com a apropriada preservao da natureza por meio de relaes harmnicas e, de maneira geral, segundo um consenso defendido mundialmente tem de firmar-se em quatro pilares: o ambiental principal fonte de matria prima dos atrativos; o social, e a se entende em sua abrangncia, a comunidade receptora, o patrimnio histrico-cultural e a interao com os visitantes, ao mesmo tempo em que eleva o padro de vida e a auto-estima das comunidades;

o econmico, com todos os inter-relacionamentos e interdependncias da cadeia produtiva, permitindo sua articulao com unidades de produo e de negcios viveis identificadas nas comunidades, atuando de forma integrada, proativa e interativa, buscando incrementar a produtividade para o alcance de competitividade; o poltico, que se instrumentaliza mediante estratgias de gesto que possibilitem coordenar as iniciativas locais na criao de um entorno emulativo de produo, favorecendo o desenvolvimento sustentvel.

Assim, um princpio fundamental para se conseguir um equilbrio entre o turismo e o ambiente perceber que o tipo, as modalidades e escala de desenvolvimento do primeiro esto relacionadas diretamente com a capacidade de sustentao dos recursos (CASASOLA, 2003).

Deste modo, a proteo, a otimizao e as melhorias dos diversos componentes do meio ambiente esto entre as condies fundamentais para o desenvolvimento harmonioso do turismo. Da mesma forma, o gerenciamento racional do turismo pode contribuir em grande parte para a proteo e o desenvolvimento do meio ambiente fsico e da herana cultural, bem como para a melhoria da qualidade de vida.

2. HOTELARIA E TENDNCIAS AMBIENTAIS

A realidade de mercado da hotelaria prev a mdio e longo prazo sua sobrevivncia ligada atratividade exercida pela localizao do hotel e as caractersticas apresentadas pelo prprio estabelecimento. Particularmente no Brasil, tal realidade est muito mais potencializada visto que o patrimnio natural do pas seu maior atrativo. Hotis do mundo inteiro esto trazendo o gerenciamento ambiental para o dia-a-dia de seus negcios, tendo em vista grandes preocupaes com a utilizao de recursos naturais crescentemente ameaados. Os hotis usam recursos naturais e, ao utiliz-los, provocam sua reduo, representando significativo impacto ambiental: decorrentes do lixo gerado, dos equipamentos, dos produtos de uso dirio, de efluentes lquidos misturados com detergentes e outros objetos orgnicos lanados em mares e rios (SCHENINI, et al, 2007)

De acordo com WADA (2007), as redes hoteleiras, tambm consideradas indstrias hoteleiras , como qualquer outro segmento comercial, competem globalmente numa luta constante em busca de novas pores de mercado. Para conquistar novos clientes, pretensamente, cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres de consumidores e de cidados, vrias estratgias tm sido recomendadas, para a formao de uma imagem mais positiva das empresas junto ao pblico externo e interno, destacando-se duas delas ultimamente: a proteo ao meio ambiente, e a responsabilidade social. Essa premissa vem colaborar, de forma significativa, para a sustentabilidade do meio ambiente. De modo geral, a hotelaria considerada um dos segmentos de grande consumo de gua, consumo energtico, gerador de resduos, enfim, grande gerador de impactos ambientais. Portanto, buscar a o entendimento das questes ambientais, entre o meio e o homem, e coloc-los frente de seus investimentos, mesmo que em pequenas e pontuais aes, pode representar uma forma de educao ambiental informal, onde se alia marketing, economia, conscincia e responsabilidade social, de forma simples e participativa, alm de uma excelente oportunidade mercadolgica, pois existe uma parcela significativa de investidores e consumidores em geral, interessados em produtos baseados em conceitos ecolgicos racionais. Minimizar os impactos ambientais negativos algo to presente nos dias atuais que sobremaneira tornou-se uma grande oportunidade de bons negcios e investimentos. Estar em dia com as questes ecolgicas pode representar para uma empresa a ampliao de seu mercado alcanando uma clientela bastante seleta e com altos recursos. No caso hoteleiro, principalmente para os hotis em zonas rurais, estes aspectos so cruciais e podem significar para muitos a razo de sua existncia e continuidade. Com isto, os hotis que levantam a bandeira da explorao sustentvel e do desenvolvimento ecologicamente correto, seja devido a aspectos construtivos ou de gesto, tm um ampla possibilidade de aporte de recursos advindos do capital verde, ou seja, financiamentos, ou investimentos decorrentes de instituies, empresas ou organizaes internacionais que direcionam os seus recursos financeiros destinados a pesquisa, desenvolvimento e responsabilidade social para empreendimentos que atendam aos ditmes da sustentabilidade ambiental. Sob estes paradigmas esto os conceitos de ecolodge e ecodesenvolvimento. O primeiro uma rotulao utilizada para identificar os hotis que baseiam suas atividades na

natureza, seguindo a filosofia e os pricpios do ecoturismo, que deve primar pelo turismo sustentvel, NELSON & PEREIRA (2004, p. 321). O segundo pode ser compreendido como um estilo de desenvolvimento que busca em cada regio solues especficas para problemas concretos, levando em considerao o ambiente natural e cultural, buscando harmonizar o desenvolvimento socioeconmico com um manejo adequado dos recursos e do ambiente. (CASASOLA, 2003). Portanto, um hotel que se rotule ambiental, ecolgico, ou que deseja ser reconhecido no mercado como um empreendimento que atende as necessidades prementes de uma explorao sustentvel, precisa fundamentalmente estar balisado pelos princpios e conceitos mencionados no pargrafo acima. Apesar da ausncia de critrios definitivos para a construo e gerenciamento dos ecolodges, Hawkins, Epler Wood e Bittman (apud NELSON & PEREIRA, 2004, p. 322323), concordam que muitas caractersticas pertinentes a este seguimento encontram-se bem conhecidas como: precisam ser bem projetados em harmonia com o ambiente natural e cultural da localidade; devem trabalhar em harmonia com a comunidade local, oferecendo empregos e firmando contratos com fornecedores locais; devem apoiar a conservao local e iniciativas de pesquisas pblica e privada; devem minimizar o uso de fontes de energia norenovveis, priorizando o uso das fontes alternativas renovveis como o sol, vento, a gua entre outras; o ideal que sejam construdos com matrias-primas locais de preferncia materiais reciclveis e devem oferecer atividades baseadas na educao ambiental, com programas interpretativos para orientar e ensinar os visitantes sobre o ambiente natural e cultural local. Mas, conforme os autores so poucos os equipamentos no mundo que conseguem reunir todas essas caractersticas. O Projeto Arquitetnico nos moldes sustentveis diferente da arquitetura tradicional, pois cria projetos que no alteram o meio ambiente e sim, preservam os ecossistemas existentes no local, procurando se adaptar a eles. Os desenhos dos prdios so subordinados ao ecossistema, ou seja, so as rvores, as plantas, o relevo, a hidrologia que sugerem e determinam o formato da construo. A proposta arquitetnica brota naturalmente do solo e projeta-se suavemente pela paisagem (GOOD, apud ANDERSEN, 1995, apud NELSON & PEREIRA (2004, p. 324). De acordo com Lindberg & Hawkins (2001, p. 201, 203, 211-218), a preocupao com as instalaes faz parte da gesto de importantes redes hoteleiras, como por exemplo: a

Marriott Corporation, que tenta oferecer apartamentos que no agridam o meio ambiente utilizando materiais e tcnicas que resultam em baixo impacto ambiental. A Choice Hotels est incentivando seus hspedes a fazerem a coleta de lixos reciclveis, comeando pelos quartos onde o mesmo adaptou recipientes para a coleta dos materiais.

A iniciativa da Marriott Corporation e da Choice Hotels de desenvolver alojamentos que respeitem o meio ambiente, mesmo que seja na indstria do turismo de massa, demonstra que a preocupao ambiental uma deciso acertada em termos empresariais.

3. HOTEL AMAZON FISH UM EMPREENDIMENTO DIFERENTE O Hotel de Selva Flutuante Amazon Fish, est localizado 10km de Manaus, no Municpio de Iranduba. O local onde est o hotel um atrativo parte, praias com areia branquinhas lavadas segundo o proprietrio, um imenso espelho d gua, ladeadas por

construes de extremo bom gosto. O ambiente natural e construdo do empreendimento composto dos seguintes recursos:

por um lago artificial com abundncia de peixes de espcies tpicas da regio como pirarucu, tambaqui, aruan, matrinx, jaraqui, car, tucunar e surubim; 08 barracas de praia, cada uma representando um peixe da amaznia (Fig. 1); 01 sute presidencial de dois pisos em estilo banglo, com piso de vidro, onde o grande diferencial a possibilidade de vislumbrar sob o piso um grande aqurio vivo, com espcies como pirarucu e tambaqui. Uma das experincias mais marcantes para o visitante se d quando voc convidado pelo proprietrio para alimentar os peixes (Fig. 2). 06 chals para casal (Fig. 3); 01 sute com praia particular, cujo banheiro de paredes de vidro permite vislumbrar a grandiosidade do espelho d gua e da natureza que circunda o hotel, dando uma sensao de pertencimento ao local, como se se estivesse inserido dentro d gua. A locomao entre as Unidades Habitacionais se d por meio de caiaques e canoas;

O local ainda dispe de um espao multiuso que serve para grandes reunies a apoio para as barracas da praia, alm de permitir assistir um filme ou outra forma de entretenimento.

Contudo, o grande diferencial do hotel est na forma como foi construdo e na postura de seu proprietrio e idealizador. As unidades habitacionais do empreendimento so todas construdas em cima de uma plataforma sustentadas por garrafas pets. So ao todomais de 100 mil garrafas de pets. Com esta iniciativa o empreendimento presta um servio ambiental relevante, j que de retira da natureza produtos, que quando no reutilizados, tem como destino o lixo, ou vo poluir igaraps. Um fato mais agravante ainda se considerarmos o tempo que estas garrafas levam para se deteriorar, aproxidamente 450 anos (Projeto Tamar/Ibama, 2002). Outro aspecto interressante que de modo geral tudo se aproveita no hotel. Uma espcie de bar de apoio que fica prximo as barracas teve seu balco principal construdo com uma pedra de mrmore que seria inutilizada; o piso do salo multiuso tem uma espcie de mosaico e detalhes que foram feitos com pedras que tambm no seriam aproveitadas comercialmente. Pensando no bem estar do visitante e no prazer que ele tem quando est em encontro com anatureza, a empresa montou uma srie de atrativos que proporciona ao turista uma auto realizao sem agredir seu meu natural que so os seguintes: uma vista maravilhosa e de uma tranqilidade indescritvel; duas praias particulares; uma praia com mais de 200 metros com areia lavada; outra praia de mais de 500 metros; um crculo para quadricculo; mergulho profissional com instrutor capacitado; mergulho amador; curso para mergulho; torneio de mergulho com premiao; 02 piscinas naturais tanto do lado do rio negro, como dentro do lago do Amazon Fish;

uma trilha que se pode fazer de quadricculo, de cavalo ou de bicicleta que segue em direo do lago da aruan, do tambaqui ou da matrinx; caminhada por dentro da selva de 5km; passeio de canoa por um lago com mais 1km entrando numa gruta em direo da cabeceira do lago; focagem de jacar; tirolesa na gua; tnis de praia;

Comparando com a reviso de literatura, o Amazon Fish pioneiro no que diz respeito sustentabilidade ambiental, que tanto foi discutido no texto, pois no Amazonas o nico com um projeto to diferenciado e que visa unicamente ao bem estar da natureza com a comunidade que os visita, dando assim um significante exemplo de amor natureza. Mas como diz o proprietrio os primeiros passos j foram dados, alm da estrutura que ele j oferece, existe um projeto que incluir um auditrio, uma boate e um centro de convenes para 200 pessoas. Esse projeto estruturado por Moiss David Bichara, teve seu incio em 04 de Abril de 2001, e est disponvel ao pblico desde 04 de julho de 2004. O meio de transporte utilizado para chegar ao hotel somente fluvial. Em seu cardpio encontra-se uma gastronomia altamente regional, a original do Amaznas. So mais de 1.500.000.00 unidades de peixes e mais de 200 variedades. Todos esses dados apresentados esto disponveis no seguinte endereo eletrnico: .

Fig. 1 Barracas de praia Fonte: www.amazonfish.net

Fig. 2 Sute Presidencial Fonte: www.amazonfish.net

Fig. 3 Chals para Casais Fonte: www.amazonfish.net

CONCLUSO

A conscientizao ambiental para a rea hoteleira um processo global e de longo prazo e compete a cada empresa fazer a sua parte. A aceitao da responsabilidade ambiental pressupe a tomada de conscincia, pela organizao, de seu verdadeiro papel. O simples fato de separar o lixo reciclvel do no reciclvel, de apagar a luz, de arrumar uma torneira que est pingando, entre outras atividades, se toma to importante como projetar a infra-estrutura orientada para a preservao do meio ambiente. O apelo ambiental pode ser uma fonte de recursos para o hotel tornando ainda mais atrativo o investimento em tecnologias que privilegiem o uso otimizado dos recursos evitando maiores desgastes aos ecossistemas naturais. Por este motivo, as iniciativas empresarias que primam pela criatividade refletindo a preocupao com o desperdcio, como por exemplo, dando um destino til para os refugos do consumo humano, so bem vindas e tm um mercado promissor de investimentos. No Estado do Amazonas, a bandeira da sustentabilidade uma condicionante para seu desenvolvimento socioeconmico e turstico. Portanto, a existncia de hotis ambientalmente responsveis fundamental para a perpetuao de seus recursos naturais, e se constitui uma excelente oportunidade de gerao de emprego e renda. Ademais, este tipo de empreendimento pode ser considerado um diferencial turstico em relao aos mercados concorrentes, pois conciliaria iniciativas que reduzem os impactos

ocasionados pela ao do homem ao mesmo tempo em que permite desfrutar de reas naturais singulares. Assim, a filosofia de gesto e construo do Hotel Amazon Fish demonstra uma forma adequada de encarar a natureza, associando-se a ela, utilizando o que demelhor h no ambiente, e buscando sempre alternativas que evitem a sua degradao. E o mais importante frisar que a ao humana tem de ser ambientalmente sustentvel antes de o ser economicamente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARVALHO, Svio. Desenvolvimento e Respeito ao Meio Ambiente. Informativo Cear Portos, Projeto Tamar/Ibama, 2002. CASASOLA, Luis. Turismo e Ambiente. So Paulo. Roca, 2003. p. 81-83. PNUMA, Organizao Mundial de Turismo. Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nosso futuro comum. Ed. Fundao Getlio Vargas, 2003. ESCOUTO, F. de M. Barros. Educao Ambiental, Meio Ambiente e Turismo. p. 1-9. FILHO, A. Barreto. Paz, Sustentabilidade e Turismo. Out. 2007. LINDBERG, Kreg; HAWKINS, Donald E. Ecoturismo, Um Guia para Planejamento e Gesto. So Paulo. SENAC, 2001. p. 199-224. LICKORISH, Leonard J. 2000. Introduo do Turismo. Trad. Fabola de Carvalho S. Vasconcellos. Rio de Janeiro: Campus. NELSON, Sherre Prince; PEREIRA, Ester Maria. Ecoturismo-Prticas para Turismo Sustentvel. Manaus. Vale, 2004. p. 321-326. PADOVAN, M. da Penha. Experincias Ambientais. Educ. Amb. em Ao. n.18, dez. 2006. SCHENINI, P. C. et al. Sistema de Gesto Ambiental no Segmento Hoteleiro. p. 1-21. 2007. SACHS,Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentvel. Ed. Garamond, Rio, 2001. WADA, Clia. Hotelaria Sustentvel Chave de Esmeralda. Ago. 2007.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like