You are on page 1of 12

TRABALHANDO COM MSICA

s vezes na hora de planejarmos nossas aulas no Semanrio temos dificuldade de trabalhar alguns Eixos propostos nos Referenciais. Nesta postagem colocarei algumas propostas interessantes para trabalhar MSICALIZAO com embasamento terico dos Referenciais. OBJETIVOS Crianas de zero a trs anos O trabalho com Msica deve se organizar de forma a que as crianas desenvolvam as seguintes capacidades: ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produes musicais; brincar com a msica, imitar, inventar e reproduzir criaes musicais. Crianas de quatro a seis anos Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etria de zero a trs anos devero ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianas sejam capazes de: explorar e identificar elementos da msica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; perceber e expressar sensaes, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisaes, composies e interpretaes musicais. CONTEDOS A organizao dos contedos para o trabalho na rea de Msica nas instituies de educao infantil dever, acima de tudo, respeitar o nvel de percepo e desenvolvimento (musical e global) das crianas em cada fase, bem como as diferenas socioculturais entre os grupos de crianas das muitas regies do pas. Os contedos devero priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicao e expresso por meio dessa linguagem. Sero trabalhados como conceitos em construo, organizados num processo contnuo e integrado que deve abranger: a explorao de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e experincias com a matria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silncio; a vivncia da organizao dos sons e silncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas; a reflexo sobre a msica como produto cultural do ser humano importante forma de conhecer e representar o mundo. Os contedos estaro organizados em dois blocos: O fazer musical e Apreciao

musical, que abarcaro, tambm, questes referentes reflexo. O fazer musical uma forma de comunicao e expresso que acontece por meio da improvisao, da composio e da interpretao. Improvisar criar instantaneamente, orientando-se por alguns critrios pr-definidos, mas com grande margem a realizaes aleatrias, nodeterminadas. Compor criar a partir de estruturas fixas e determinadas e interpretar executar uma composio contando com a participao expressiva do intrprete. CRIANAS DE ZERO A TRS ANOS Explorao, expresso e produo do silncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. Interpretao de msicas e canes diversas. Participao em brincadeiras e jogos cantados e rtmicos. CRIANAS DE QUATRO A SEIS ANOS Nesta fase ampliam-se as possibilidades de trabalho que j vinham sendo desenvolvidas com as crianas de zero a trs anos. Os contedos podem ser tratados em contextos que incluem a reflexo sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. Reconhecimento e utilizao expressiva, em contextos musicais das diferentes caractersticas geradas pelo silncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), durao (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (caracterstica que distingue e personaliza cada som). Reconhecimento e utilizao das variaes de velocidade e densidade16 na organizao e realizao de algumas produes musicais. Participao em jogos e brincadeiras que envolvam a dana e/ ou a improvisao musical. Repertrio de canes para desenvolver memria musical. Apreciao musical A apreciao musical refere-se a audio e interao com msicas diversas. CRIANAS DE ZERO E TRS ANOS Escuta de obras musicais variadas. Participao em situaes que integrem msicas, canes e movimentos corporais. CRIANAS DE QUATRO A SEIS ANOS Escuta de obras musicais de diversos gneros, estilos, pocas e culturas, da produo musical brasileira e de outros povos e pases. Reconhecimento de elementos musicais bsicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma). Informaes sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produo musical. ORIENTAES GERAIS PARA O PROFESSOR sensibilizar-se em relao s questes inerentes msica;

reconhecer a msica como linguagem cujo conhecimento se constri; entender e respeitar como as crianas se expressam musicalmente em cada fase, para, a partir da, fornecer os meios necessrios (vivncias, informaes, materiais) ao desenvolvimento de sua capacidade expressiva ORGANIZAO DO TEMPO explorar materiais adequados confeco; desenvolver recursos tcnicos para a confeco do instrumento; informar-se sobre a origem e histria do instrumento musical em questo; vivenciar e entender questes relativas a acstica e produo do som; fazer msica, por meio da improvisao ou composio, no momento em que os instrumentos criados estiverem prontos.

Alguns Jogos e Brincadeiras A gatinha parda


Faz-se uma roda, todos de p. Escolhe uma criana para ficar no centro da roda com olhos vendados e com uma varinha na mo. As crianas comeam a girar na roda e cantar: Ah, minha gatinha parda, que em janeiro me fugiu, quem roubou minha gatinha voc sabe, voc sabe, voc viu? Todos se calam. A que est no centro da roda toca em algum com a varinha. A que foi tocada deve miar como um gato. Quem tocou tenta descobrir que . Se descobrir, diz o nome e quem miou vai para o centro recomear a brincadeira. Se no acertar continua sendo a do centro, recomea a brincadeira at adivinhar quem .

Caixinha de surpresas
Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos vrias tarefas engraadas. Coloca dentro de uma caixinha.Sentados em crculo, a caixinha ir circular de mo em mo, at a msica parar. Quem estiver com a caixinha na mo no momento que a msica parar dever tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua at acabar os papis.

Ceguinho
Forma-se uma roda e uma criana fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos devero girar na roda e cantar Pai Francisco. Quando o ceguinho bater palmas, a roda

dever parar e ele caminhar para a frente e tocar no colega para adivinhar quem .

Esttua
As crianas ficam em fila. Escolhe-se uma criana para comear a brincadeira. Esta criana comea a puxar as crianas perguntando antes de puxar: pimenta, pimentinha, pimento ou sapatinho de algodo? Quem responder: - Pimenta: puxada normalmente e virar esttua. - Pimentinha: puxada devagar e virar esttua. - Pimento: puxada com fora e virar esttua. - Sapatinho de algodo: deve ser carregada no colo e ao ser colocada no cho virar esttua. Aps todos virarem esttua a lder diz: Entrei no jardim de flores, no sei qual escolherei, aquela que for mais bela, com ela me abraarei. Ento escolhe uma esttua para se abraar. A escolhida dever ser a prxima lder. Todos retornam posio normal e recomea a brincadeira.

Esttua 2
Faz-se uma roda e todos vo rodando de mos dadas e cantando a seguinte cano: A casinha da vov, cercadinha de cip, o caf t demorando, com certeza no tem p! Brasil! 2000! Quem mexer saiu!. Todos ficam como esttua e no vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coar, quem ser que vai ganhar?

Formando grupos
As crianas devero ficar em roda girando e cantando. A professora ir bater palmas ou apitar e mostrar um carto que dever ter um nmero. Se o nmero for o 4 por exemplo, as crianas saem da roda e formam grupos de quatro e depois voltam para a roda, continua a brincadeira at no poder formar mais grupos. Quem ficar de fora sai da brincadeira.

Leno Atrs
Os componentes devero tirar a sorte para ver quem ficar com o leno. Devero sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o leno corre ao redor da roda

enquanto o grupo fala: Corre, cutia Na casa da tia Corre, cip Na casa da av Lencinho na mo Caiu no cho Moo bonito Do meu corao. O dono do leno ento pergunta: - Posso jogar? E todos respondem: - Pode! Um, dois, trs! Deixa ento o leno cair atrs de algum da roda. Este dever perceber, pegar o leno e correr atrs de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele ser o prximo a jogar o leno, se no conseguir quem jogou o leno continuar segurando o leno para jogar atrs de outra pessoa.

Peixinhos e tubares
Separados em dois times, devero formar o time dos peixinhos e dos tubares. No momento em que tocar uma msica "piano", os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma msica "forte", os tubares saem para tentar pegar os peixinhos, que devero voltar correndo. O peixinho que for pego vira tubaro.

Senhor caador
As crianas ficam em roda e uma delas ser o caador que dever ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam: Senhor caador, preste bem ateno! No v se enganar, Quando o galo cantar! Canta, galo! Uma das crianas imita a voz do galo e o caador dever adivinhar quem . Se no descobrir pagar uma prenda que o galo dir qual . Ir trocando as vozes dos bichos.

Serra, Serra, Serrador


Brincam duas crianas, uma de frente para outra, de p, dando as mos. Comeam a balanar de trs para frente, indo e vindo e cantando: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vov!

Quantas tbuas j serrou? Uma diz um nmero, por exemplo, quatro. Elas ento devero dar quatro giros com os braos sem soltarem as mos.

Subi na Roseira
Duas crianas batem a corda e outras duas comeam a pular e vo falando uma para outra: Ai, ai... O que voc tem? Saudades. De quem? Do cravo, da rosa e de mais ningum. Subi na roseira, desci pelo galho, fulano (fala um nome) me acuda, seno eu caio. Sai quem recitou e entra quem foi chamado

Adolet
Adolet Lepeti Peti Pol L caf com chocol Adolet Puxa o rabo do tatu Quando quem saiu foi tu Puxa o rabo da cutia Quando sai a sua tia Quando um ganha o outro perde No adianta disfarar E tem que ficar ligado Quando a msica parar. (Bate a mo direita com a direita do companheiro sua frente e a esquerda com a esquerda).

De marr
Eu sou pobre, pobre, pobre de marr, marr, marr Eu sou pobre, pobre, pobre de marr, deci Eu sou rica, rica, rica de marr, marr, marr Eu sou rica, rica, rica de marr, deci Quero uma de vossas filhas de marr, marr, marr

Quero uma de vossas filhas de marr, deci Escolha a que quiser de marr, marr, marr Escolha a que quiserde marr, deci Eu sou pobre, pobre, pobre de marr, marr, marr Eu sou pobre, pobre, pobre de marr, deci Eu sou rica, rica, rica de marr, marr, marr Eu sou rica, rica, ricade marr, deci Eu quero a (nome da criana) de marr, marr, marr Eu quero a (nome da criana) de marr, deci Que Oficio dars a ela de marr, marr, marr Que Oficio dars a ela de marr, deci Dou Oficio de chapeleira de marr, marr, marr Dou Oficio de chapeleira de marr, deci Este Oficio no me agrada de marr, marr, marr Este Oficio no me agrada de marr, deci Dou Oficio de costureira de marr, marr, marr Dou Oficio de costureira de marr, deci Este Oficio j me serve de marr, marr, marr Este Oficio j me serve de marr, deci (Ao aceitar o Oficio, a menina "pobre" passa para a fileira da "rica", este processo se d at a ultima criana "pobre" passar para a fileira da "rica". E ento as pobres que se tornaram ricas cantam:) Eu de pobre fiquei rica de marr, marr, marr Eu de pobre fiquei rica de marr, deci (E ento as que eram muito ricas, perdem um pouco da riqueza, cantam:) Eu de rica fiquei pobre de marr, marr, marr Eu de rica fiquei pobre

de marr, deci

Fixao das notas


Minha viola Eu tirei um d da minh()* viola Da minha viola eu tirei um d Dor...mir muito bom, muito bom Dor...mir muito bom, muito bom (Cantar rpido): bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um r da minh() viola Da minha viola eu tirei um r Re...mar muito bom, muito bom Re...mar muito bom, muito bom bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um mi da minh()viola, Da minha viola eu tirei um mi, Min...gau muito bom, muito bom Min...gau muito bom, muito bom bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um f da minh()viola Da minha viola eu tirei um f Fa...lar muito bom, muito bom Fa...lar muito bom, muito bom bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um sol da minh()viola Da minha viola eu tirei um sol So...rrir muito bom, muito bom So...rrir muito bom, muito bom bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um l da minh()viola Da minha eu tirei um l La...var muito bom muito bom

La...var muito bom muito bom bom camarada bom camarada, bom, bom, bom Eu tirei um si da minh() viola Da minha viola eu tirei um si Si...lncio muito bom, muito bom Si...lncio muito bom, bom demais bom camarada bom camarada, bom, bom, bom * Cantar como se a slaba tnica fosse a ltima

O Caranguejo
Caranguejo no peixe, Caranguejo peixe Caranguejo s Peixe na enchente da mar. Palma,palma,palma! P,p,p! Roda, roda, roda Caranguejo peixe A mulher do Caranguejo tinha um caranguejinho: Deu no Ouro , deu na Prata, Ficou todo douradinho! Palma,palma,palma! P,p,p! faam roda minha gente Caranguejo peixe ! Fui a Espanha buscar o meu chapu Azul e branco da cor daquele Cu Caranguejo s peixe na enchente da mar Palma,palma,palma! P,p,p! Dana Crioula que vem da Bahia, Pega a criana joga na bacia. Bacia que de ouro lavada com sabo Depois de areada enxugada com roupo Roupo de seda enfeitada com fil Agora eu quero ver a ficar pra vov. (se a criana no conseguir um par na dana fica para "vov")

(ai as demais crianas pedem a sua beno) A nossa beno vov Roda, roda, cavalheiro Caranguejo s peixe na enchente da mar. Palma palma palma P p p Voc gosta de mim fulana (diz o nome da pessoa que est dentro da roda) Eu tambm de voc fulana Vou pedir a seu pai fulana Para casar com voc fulana Se ele disser que sim fulana Tratarei dos papis fulana Se ele disser que no fulana Morrerei de paixo fulana Palma palma palma fulana P p p fulana Roda roda roda fulana Abraars quem quiser fulana (A pessoa abraa algum que dever vir para dentro da roda. Importante combinar antes da brincadeira que a mesma pessoa no poder ser abraada duas vezes e quem ainda no foi dever ser abraada trabalhando assim a socializao e afeto)

Sambal, l
Sambal, l t doente T com a cabea quebrada Sambal, l precisava de umas boas palmadas Samba, samba, samba l, l Samba, samba, samba l, l Olhe morena bonita Como que se namora Pe-se um lencinho no bolso Com as pontinhas de fora Samba, samba, samba l, l Samba, samba, samba l, l

Trabalhando o ritmo
Tanta Laranja Madura Tanta laranja madura menina, que cor so elas,

Elas so verde-amarela, vira (nome da menina) cor de canela, vira (nome da menina) cor de canela. OBS: Cada vez que dito o nome de uma participante (vira cor de canela) esta ficar de costas para roda.

Brincadeira de mos
Para conhecimento dos nomes dos alunos: Onde que _________(Maria ) vai morar: Casa, castelo, buraco ou cemitrio, casa, castelo, buraco ou cemitrio - Stop ( coloca-se nmeros com os dedos) conta-se os nmeros seguindo a mesma rima de cima casa castelo, buraco ou cemitrio - at acabar os dedos. (a s rir a vontade) as crianas adoram - Pode ser feita outra forma - fazer meninas contra meninos - turma contra turma

Jogos com fichas


Jogo dos Sons *** = silncio >>> = Palmas *** >>> >>> >>> *** *** >>> >>>>>> *** *** >>> *** >>> >>> >> Agora com as fichas iremos montar uma cano de som e silncio ! Fazer fichas de papel ou montar um cartaz, ou at mesmo escrever no quadro negro as figuras correspondentes e jogar - alternar as figuras Crditos livro do professor objetivo - 2005

Jogo da ressonncia
Jogo das Ressonncias 1- Brincadeira do peixinho: cada criana receber um peixinho de papel de seda que dever ser colocado no cho para que sopre, exercitando assim a respirao. 2 Com os lbios fechados, pronunciar a letra MA ressonncia deve ser contnua e regular. 3 Ressoe sobre uma nota s. Maaa ..... Paaa.... Vaaa....Ma... Ma...... Va..... Fonte: livro do professor objetivo - 2005

Qual a msica?
Bem simples mas gostoso de brincar. Escolhemos canes que o grupo j tem intimidade em cantar e executamos um techo da msica. Pode ser com teclado ou outro instrumento , at a voz , assovio, podemos utilizar murmurando a melodia, gesticulando - com cartazes... e a criana dever adivinhar a msica e continua a cantar. Para incentivar a criana poder ser escolhido o ajudante da aula de msica com essa brincadeira! O primeiro que acertar o ajudante!

Brincadeira Saimon diz:


Os participantes devem seguir o comando do prof. apenas quando ele diz a frase Simon diz - (ento o prof d o comando) cantar a msica atirei o pau no gato Pular com um p no ritmo da msica tocar um trecho musical danar....(interminveis variaes basta usar a criatividade) O obejtivo tambm de enganar os participantes - dizendo Simon no quer...O aluno que errar Paga prenda ou um mico pr determinado. Agradecimento ESPECIAL as minhas amigas Marilza e Ana Marcia Vogel que disponibilizaram essas atividades http://camilagenaro.blogspot.com/2009/06/jogo-e-brincadeiras.html

You might also like