You are on page 1of 19

Prefeitura Municipal de Capim PB

ALUNA: MARIA DAS GRAAS FREIRE LINS

LIXO FORMA DE DISPOSIO DE RESDUOS NO MUNICIPIO DE CAPIM - PB

CAPIM PB 2011

Prefeitura Municipal de Capim PB


ALUNA: MARIA DAS GRAAS FREIRE LINS

LIXO

FORMAS DE DISPOSIO DE RESDUOS


NO MUNICIPIO DE CAPIM - PB

Trabalho referente ao curso Tcnico em Agente Comunitrio de Sade, da Prefeitura Municipal de Capim, como exigncia para obteno de nota referente avaliao.

CAPIM PB. 2011

RESUMO

Este trabalho fala sobre a forma da disposio final de resduos slidos, na cidade de Capim PB, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica. E por outro lado mostra como pode ser resolvido com a mudana de local e a construo de um aterro simplificado com custo possvel para cidade ate 15 mil habitantes, foi feita entrevista com moradores que aceitaram falar sobre os problemas do lixo.

Palavras-chave: lixo, aterro simplificado, proteo meio ambiente

Sumrio
I. II. III. IV. V. VI. Introduo ................................ ................................ ................................ .................... 12 Objetivo ................................ ................................ ................................ .................... 14 Desenvolvimento ................................ ................................ ................................ ...... 15 NOMECLATURA DE SISTEMAS MAIS USADOS ................................ ............... 17
Problema na destinao inadequadra do lixo urbano em Capim ................................ . 19

Destinao final adequada do lixo urbano para o municipio de capim - PB................ 21

Consideraes finais ................................ ................................ ................................ ............ 24 referencia blibliografica ................................ ................................ ................................ ...... 24 Anexo ................................ ................................ ................................ ................................ . 24

I.

INTRODUO

A cidade de Capim sua histria comeou na primeira metade do sculo XIX, sua emancipao proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalao no dia 01 de janeiro de 1997. Os portugueses iniciavam o aldeamento dos ndios Potiguares e o levantamento de engenhos, quando se deu as invases Holandesas causando abandono da aldeia que seria a sede da regio. Ali se estabeleceram os jesutas e reconstruram a antiga aldeia dos ndios, que foi acrescida de colonos portugueses. Capim, municpio no estado da Paraba (Brasil), localizado na microrregio do Litoral Norte. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), no ano de 2010 sua populao era estimada em 5.601 habitantes. rea territorial de 78 km, e seu atual prefeito Euclides Srgio Costa de Lima em seu segundo mandato legitimo. Capim uma cidade pacata e muito bonita, calma, boa para se morar, tem uma boa localizao. cortada pela rodovia PB-041 e fica entre duas famosas cidades da Paraba que Sap e Mamanguape. Para atendimento a sua populao termos, duas unidade de sade da famlia e conta com 11 Agentes Comunitrios de Sade.

J na rea de saneamento bsico os procedimentos adotados em uma cidade para proporcionar uma situao higinica saudvel para os habitantes pode citar tratamento de : gua, limpeza pblica de ruas e avenidas, coleta de lixo. Com estas medidas de saneamento bsico, possvel garantir melhores condies de sade para as pessoas, evitando a contaminao e proliferao de doenas. Ao mesmo tempo, garante a preservao do meio -se ambiente. Mais infelizmente o municpio de Capim no tem ainda um destino adequado para seu lixo urbano, esse conjunto de medidas to necessrio manuteno da vida. E tem sido

motivo de tantas reclamaes dos moradores de Princesinha do Vale, e a forma da disposio dos resduos em um lixo.

A populao de Capim PB produz mais de trs toneladas de lixo diariamente. Ficam a cu aberto (lixo) 100% de todo esse lixo no recebe tratamento adequado. Os moradores de assentamento Paulo Gomes so mais prejudicados com proliferao de insetos nocivo a sade e que migra para suas residncias.

II.

OBJETIVO

O presente estudo visa chama ateno de nossos gestores e tcnicos, para necessidade de um Projeto de saneamento para disposio dos resduos, que visa melhorar a sade da populao de Capim - PB.

III.

DESENVOLVIMENTO

O lixo uma grande diversidade de resduos slidos de diferentes procedncias, dentre eles o resduo slido urbano gerado em nossas residncias. A taxa de gerao de resduos slidos urbanos est relacionada aos hbitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlao estreita entre a produo de lixo e o poder econmico de uma dada populao. O lixo faz parte da histria do homem, j que a sua produo inevitvel. Para
Teixeira & Bidone (1999), o lixo definido de acordo com a convenincia e preferncia de cada

um. Normalmente apresentam-se em estado slido, semi-slido ou semilquido (com quantidade de lquido insuficiente para que possa fluir livremente). So tambm classificados como resduos slidos vrios resduos industriais, resduos nucleares e lodo de esgoto desidratado, conforme aponta Mata & Alvarez et al. (2000). O lixo sempre acompanhou a histria do homem. Na Idade Mdia acumulava-se pelas ruas e imediaes das cidades, provocando srias epidemias e causando a morte de milhes de pessoas (Branco 1983).

Com aumento do crescimento populacional, favorecido tambm pelo avano da medicina e conseqente aumento da expectativa de vida. A partir de ento, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluio, dentre eles a poluio gerada pelo lixo. O fato que o lixo passou a ser encarado como um problema, o qual deveria ser combatido e escondido da populao. A soluo para o lixo naquele momento no foi encarada como algo complexo, pois bastava simplesmente afast-lo, descartando - o em reas mais distantes dos centros urbanos, denominados lixes.

Nos dias atuais, com a maioria das pessoas vivendo nas cidades e com o avano mundial da indstria provocando mudanas nos hbitos de consumo da populao, vem -se

gerando um lixo diferente em quantidade e diversidade. No caso do Brasil, a gerao do lixo ainda , em sua maioria, de procedncia orgnica; contudo, nos ltimos anos vem se incorporando o modo de consumo de pases ricos, o que tem levado a uma intensificao do uso de produtos descartveis.

Foi feita entrevista com moradores das residncias prximas ao lixo, 12 entrevistas Em sua opinio, quais as conseqncia do lixo a cu aberto no seu municpio? O quadro mostra a preocupao dos moradores: O lixo e as doenas Vetores Rato e pulga Mosca Mosquito Barata Gado e porco Co e Gato Entrevistas: resultados Com amostragem de 12 pessoas entrevistadas Conclui-se que o maior problema que esto afetados os moradores So: 1 mosca 2 mosquito 3 Barata 4 Gado e porco Formas de transmisso Enfermidades tifo murino Asas, patas, corpo, fezes e Amebase; Giardase; Ascaridase; Febre Tifide e saliva clera. Picada Malria; Febre Amarela; Dengue e Leishmaniose Asas, patas corpo e fezes Clera e Giardase e Febre Tifide Ingesto de carne Tenase e Cisticercose contaminadas Urina e fezes Toxoplasmose

Mordida, urina fezes e picada Leptospirose, peste bubnica,

IV.

NOMECLATURA DE SISTEMAS MAIS USADOS DE

DISPOSIO DE LIXO

Lixo: um local onde h uma inadequada disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica. o mesmo que descarga de resduos a cu aberto sem levar em considerao: a rea em que est sendo feita a descarga; o escoamento de lquidos formados, que percolados, podem contaminar as guas superficiais e subterrneas; a liberao de gases principalmente o gs metano que combustvel; o espalhamento de lixo, como pap e is plsticos, pela redondeza, por ao do vento; a possibilidade de criao de animais como porcos, galinhas, etc. nas proximidades ou no local. Os resduos assim lanados acarretam problemas sade pblica, como proliferao de vetores de doenas (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), gerao de maus odores e, principalmente, a poluio do solo e das guas superficiais e subterrneas atravs do Chorume (lquido de cor preta, mal cheirosa e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposio da matria orgnica contida no lixo), comprometendo os recursos hdricos.

Aterro: a disposio ou aterramento do lixo sobre o solo e deve ser diferenciado, tecnicamente, em aterro sanitrio, aterro controlado e lixo ou vazadouro.

Aterro Sanitrio: um processo utilizado para a disposio de resduos slidos no solo, particularmente, lixo domiciliar que fundamentado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas, permite a confinao segura em termos de controle de poluio ambiental, proteo sade pblica; ou, forma de disposio final de resduos slidos urbanos no solo, atravs de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente, solo,

de acordo com normas operacionais especficas, e de modo a evitar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais.

Aterro Controlado: uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e a sua segurana, minimizando os impactos ambientais. Este mtodo utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na concluso de cada jornada de trabalho. Esta forma de disposio produz, em geral, poluio localizada, pois similarmente ao aterro sanitrio, a extenso da rea de disposio minimizada. Porm, geralmente no dispe de impermeabilizao de base (comprometendo a qualidade das guas subterrneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de disperso dos gases gerados. Este mtodo prefervel ao lixo, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operao, a qualidade inferior ao aterro sanitrio.

V.

PROBLE CAPIM

E T

O INADEQ ADRA DO LIXO

URBANO E

l t

a quest

O atual

forma de disposi o do li o urbano de Capim estar locali ado 1 km do centro da cidade e 300 m das residncias do assentamento Paulo Gomes e vi inho de uma vrzea, local esse de uma nascente de gua em uma rea totalmente irregular ate porque o li o e depositado na rea de uma

Fig 2 Li Cl ic

mata de preservao ambiental

Fig

Fig ra 1 Local

O que ser ver

no local e

proliferao de inseto que por sua vez migra para residncia local, sendo que as mais prejudicadas, so o Sitio Sr. Pedro Bento. Nesse ano de 2011 e anos anteriores foi despejado no referido local li o domstico e clnico produzido em Capim. E ainda sendo local de disposio irregular de material de fossa sptica de
2 Panormica do local

outras cidades, sem qualquer controle , pois o mesmo no e cercada, o relat rio fotogrfico inserido nesse trabalho mostra o descanso ambiental e

principalmente com a vida humana.

Sendo assim surgir uma pergunta, porque no um local apropriado? 1- Fica nas margens de uma nas ente de ua e curva de nvel superior a mesma, cota bem acima da parte mais alta da mata e da nascente de gua. Os materiais leves so levados pelas correntes de ventos e os mais pesados e lquidos so levados pelas enxurradas, poluindo assim as fontes de gua natural. 2- O amontoado de lixo despejado pelos caminhes coletores, que espalhado e nem prensado por um trator, j atinge uma altura bem superior ao nvel de acesso da calha da estrada, avanando sobre a mesma. 3- Atualmente, a situao do local de despejo do lixo encontra-se mais precria e insustentvel, pois Capim com uma populao de 5.601 habitantes deve jogar em torno de mais de 3.900 kg de lixo dia e ainda tem ajuda da indstria tais como usina e entre outros. Pois o terreno aberto, no tendo qualquer isolamento fsico ou do prprio local, formando um chapu de lixo. 4- A Engenharia Sanitria no aconselha que a existncia de lixes que fogem das normas.

Vale lembrar que antes de se projetar um aterro, so feitos estudos geolgicos e topogrficos para seleo da rea a ser destinada para sua instalao, de forma a no comprometer o meio ambiente e a obedecer a Norma Tcnica NBR 8419 (ABNT, 1984). Os rgos competentes nas esferas municipal, estadual e federal, em especial o Legislativo, sempre foram tolerantes com problema como esse que se arrasta h mais de anos, restando com nica esperana s medidas tomadas pelo Ministrio Pblico. O meio ambiente patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o interesse coletivo.

A Prefeitura, como contra prestao pelo imposto pago, mais repasso do governo federal zelar pela preservao ambiental na cidade atravs de uma coleta de lixo eficaz, faz limpeza e capina das vias pblicas e logradouros, o que ta faltado em nossa cidade e a proteo dos crregos e nascentes, construo de um sistema de aterro para a disposio do lixo urbano.

VI.

DESTINAO FINAL ADE UADA DO LIXO URBANO PARA O

MUNICIPIO CAPIM - PB

Deve ser realizado um estudo e fazer uma nova seleo de rea, realizado pela secretaria do meio ambiente, escolher um novo local para implantao do aterro, e com a rea pr-selecionada, solicitar ao Centro de Recursos Ambientais, a autorizao para implantar este tipo de disposio de lixo. importante observar que at algum tempo atrs para se conseguir construir um aterro sanitrio convencional num municpio do porte de Capim, era necessrio elaborar um EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental), que custa aproximadamente R$ 100 mil. Por outro lado, existe uma soluo convencional entre o projeto e a construo do aterro sanitrio com manta e tratamento do chorume o custo se situa em torno de R$ 1, 2 milho, que o preo mdio dos aterros implantados pela Conder na Bahia. Mais convenhamos esse valor para o municpio de Capim e alto e quase impossvel a no ser que o governo do estado faa uma doao da verba.

Mais o que pode ser feito e um projeto de aterro sanitrio simplificado a prefeitura teria ter uma rea de pelo menos 6 a 7 hectares

O aterro sanitrio simplificado proposto pela Conder (Bahia) tem seu custo no ano de 2010 estimando em R$ 115, 000,00 ( ento e quinze mil reais) um projeto modular cujos impactos negativos causados ao meio ambiente com a sua implantao so inexpressivos e de fcil controle, comparado com os benefcios que o mesmo capaz de proporcionar aos municpios que se enquadrem na faixa populacional adequada para este tipo de sistema. O chorume, por exemplo, tratado atravs da infiltrao natural do solo. Em tempos chuvosos, as guas coletadas na rea do aterro atravs do sistema de drenagem superficial, so

conduzidas diretamente para os cursos d'gua com a finalidade de evitar que o fluxo atinja as valas de aterramento do lixo. As guas que por ventura atingirem diretamente a vala, no devero transforma-se em lixiviado, mistura do chorume com a gua da chuva. Para tanto, o lixo estar recoberto com solo ou manta plstica, evitando o contato. A gua que por ventura ficar acumulada na vala ser bombeada para outra vala que j dever estar pronta.

A prtica de cobrir os resduos diariamente com uma camada de solo de espessura de 0,15 a 0,20m, torna possvel a diminuio da proliferao de vetores de doenas (moscas, ratos, mosquitos e baratas), e reduz a produo dos gases (Metano-CH4, Dioxido de CarbonoCO2, Acido Sulfurico-H2S, Amnia-Nh3) gerados na decomposio da matria orgnica pelos microorganismos, no havendo ainda Modelo de: necessidade mais de os do dreno vertical minimizando custos. aterro

simplificado de constitui-se

Fi ura 4 Vala aberta para dispositivo de resduos

de profundidade, onde o lixo pode ser lanado na borda ou entrar na vala com a caamba, e diariamente com uma camada de solo de espessura de 0,15 a 0,20m cobrir todo lixo depositado torna possvel a diminuio da proliferao de vetores de doenas moscas, ratos, mosquitos e baratas. O aterro sanitrio simplificado com vala deve ter portaria, cercamento do local, paisagismo e um galpo de triagem, para processo de reciclagem do material proveniente do lixo.

Uma vala de dimenses 14m de largura x 120m extenso de comprimento e 4 metros

Fi ura 3 modelo de portaria de aterro simplifi ado

CONSIDERAES FINAIS

H necessidade da construo de um aterro simplificado para disposio de lixo urbano, pois precisamos concilia meio ambiente com desenvolvimento associado sustentatibilidade ambiental, qualidade de vida e igualdade social s ser alcanada com muita reflexo, boa vontade, esforos pessoal e comunitrio, disposio e aes polticas aliadas ao fundamental entendimento de que o planeta como um todo afetado por cada atitude isolada.

Anexo
Em sua opinio, quais as conseqncia do lixo a cu aberto no seu municpio? Foram entrevistados 12 pessoas entre mulheres e homem, que pediram para no revela os nomes

As conseqncias foram e excesso de mosca dentro da residncia e moquisto, e preocupao com criao, e contaminao do riacho na vrzea aonde se tira capim para pastagens dos animais.

Essa resposta foram unanime:

Capim 08/2011

REFERENCIA BLIBLIOGRAFIA
http://www.apontador.com.br/em/pb_capim/hospitais-e-postos-de-saude acesso 10/08/2011 http://www.ferias.tur.br/informacoes/4908/capim-pb.html acesso 10/08/2011 http://www.conder.ba.gov.br/macarani.htm acesso 13/08/2011 Pedro Sr io Fadini e Almerinda Antonia Barbosa Fadini, 2002 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de projetos aterros controlados de resduos slidos: NBR-8849/85. So Paulo, 1985. BRANCO, S.M. Poluio: A morte de nossos rios. So Paulo: ASCETESB, 1983.

de

BIDONE, F.R.A. Introduo. Em Bidone, F.R.A. (organizador). Metodologias e tcnicas de minimizao, reciclagem e reutilizao de resduos slidos urbanos. Rio de Janeiro: PROSAB, 1999.

Modelo aterro sanitrio de Macarani - BA

You might also like