You are on page 1of 31

0

Crianas de 0 a 6 anos

Desenvolvimento Fsico Desenvolvimento Neurolgico Desenvolvimento Psicossocial Desenvolvimento Motor Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Emocional Desenvolvimento da Percepo Desenvolvimento da Linguagem Hora de Brincar Disciplina

Desenvolvimento Fsico
Mudanas que ocorrem nas estruturas corporais desde o momento da concepo at a morte, num sentido mais amplo. Estas mudanas, em diferentes etapas evolutivas, podem ser analisadas atravs de diversos parmetros (peso, altura, permetros, dobras cutneas, etc.), oferecendo informaes preciosas sobre o estado de crescimento global do organismo e sua adaptao com o meio ambiente.

Desenvolvimento Neurolgico
Funes neuropsicomotoras. Maturao neurolgica (mielinizao), aspectos nutricionais e psicossociais.

Desenvolvimento Psicossocial
Condies que o meio exerce sobre os aspectos: social (famlia, escola e sociedade); cognitivo (memria, inteligncia, e criatividade); e as emoes (conduta) do ser humano na estruturao de um comportamento com caractersticas prprias (personalidade).

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor o resultado da maturao de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervosos central, crescimento dos ossos e msculos, portanto, so comportamentos no-aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criana tenha condies adequadas para exercitar-se. Somente em casos de extrema privao ou de algum tipo de distrbio ou doena, esses comportamentos no se desenvolvero. Durante o primeiro ano, a rapidez do desenvolvimento da criana extraordinria. Ao nascer o beb conta apenas com os reflexos hereditrios, no entanto, ao final do primeiro ano, entre outros comportamentos, ser capaz de colocar-se na posio de p e caminhar alguns passos sem apoio, compreender o significado de vrias palavras, obedecer ordens simples; como No, Vem, Tchau, etc.

2 Seria importante realar que a separao do desenvolvimento da criana em aspectos ou reas apenas didtica. Desenvolvimento um processo que acompanha o homem atravs de toda a sua existncia, abrange aspectos fisiolgicos, psicolgicos e ambientais contnuos e esto estritamente relacionados. Desenvolvimento psicomotor Idade 0 a 1 ano Movimenta a cabea e capaz de levant-la ligeiramente quando deitado de costas ou de bruos. Estende os braos para os lados, sem direo. D pontaps com foras quando deitada em decbito dorsal. capaz de projetar tanto os braos como as pernas para frente, de forma que, quando de bruos parece tentar arrastar-se. Mexe a cabea quando deitada em decbito ventral, para cima, de um lado para o outro. Mantm a cabea levantada quando em decbito ventral, durante alguns segundos. Controla a cabea e ombros quando sentada, apoiada em almofada ou travesseiro. Tenta pegar objetos acerca de 20 cm sua frente. Agarra objetos matidos 10 cm sua frente. Retm objetos, usando preenso palmar durante alguns segundo, soltando involuntariamente. Tenta alcanar e agarrar com preenso objeto sua frente. Tenta alcanar objeto predileto. Coloca objetos na boca. Mantm a cabea ereta e firme quando carregada em p. Deitada de bruos, sustenta cabea e peito, apoiada nos antebraos. Vira de bruos para o lado. Rola de bruos para de costas. Estando de bruos tanta se movimentar para frente. Rola de costas para o lado. Vira de costas para de bruos. Puxa para sentar-se quando agarrada nos dedos do adulto. Vira a cabea livremente quando o corpo est apoiado. Mantm posio sentada durante alguns minutos. Larga um objeto deliberadamente para pegar outro.

3 Pega e deixa cair objeto deliberadamente. Fica de p com mximo apoio (quando mantida pela cintura). Pula para cima e para baixo quando em posio de p, enquanto apoiada. Arrasta para frente para pegar objeto. Mantm-se sentada com apoio das mos para frente. De posio sentada, passa para posio de mos e joelhos. Passa de bruos para posio sentada. Senta-se sem apoio de mo. Atira objetos para todos os lados. Balana para trs e para frente apoiada sobre mos e joelhos. Transfere objetos de uma para outra mo em posio sentada. Retm 2 cubos de 3 cm em uma das mos. Coloca-se em posio de joelhos. Coloca-se em posio de p. Usa preenso radial para pegar objetos. Engatinha. Tenta alcanar coisas com uma das mos. Fica de p com o mnimo de apoio. Vira vasilha despejando objetos. Faz movimento de enfiar ou tirar com colher ou p. Coloca objetos grandes em um recipiente. Abaixa-se para sentar. Bate palmas. Caminha com mnimo de auxlio. D alguns passos sem apoio.

Idade 1 a 2 anos Engatinha escada acima. Passa da posio sentada para em p. Rola uma bola em imitao. Sobe em cadeira de adulto, vira-se e senta-se. Coloca aros num pino. Tira e coloca pinos grandes de uma prancha.

4 Constri torre de 3 cubos. Faz rabisco com lpis de cera ou lpis. Vira pginas de um livro, vrias de uma vez. Caminha independentemente. Engatinha escadas abaixo com os ps em primeiro lugar. Senta-se em cadeira pequena. Curva-se na altura da cintura para apanhar objetos sem cair. Empurra e puxa brinquedos enquanto anda. Usa cavalo de balano. Sobe escada com ajuda. Fica de ccoras e volta a ficar em p. Segura o lpis em preenso radial. Imita movimento circular.

Idade 2 a 3 anos Vira trincos e maanetas de portas. Salta sobre 2 ps. Salta o ltimo degrau da escada com um p na frente do outro. Caminha para trs. Desce escadas com ajuda. Atira bola para o adulto a 1 metro e meio sem o adulto mover os ps. Constri torre de 5 - 6 cubos. Vira pginas, uma de cada vez. Desembrulha objeto pequeno. Dobra papel, imitando. Separa e junta brinquedos que se completam de formas semples. Desparafusa brinquedos de encaixe. D pntaps em bolas grandes. Faz bolas de argila. D cambalhotas para frente, com ajuda

Idade 3 a 4 anos Marterla pinos. Junta quebra-cabea de 3 peas ou prancha de formas. Corta com tesoura. Pula de uma altura de 24 cm com os 2 ps unidos. D pontap em bola grande quando rolam para ela. Anda na ponta dos ps. Corre 10 passos com movimentos de braos coordenados. Pedala triciclo. Balana no balano quando este posto em movimento. Trepa e escorrega para baixo em escorregador de 4 - 6 ps. D cambalhota para frente. Sobe escada alternando os ps. Marcha. Agarra bola com as duas mos. Usa molde. Segura lpis entre o polegar e o indicador, descasando no 3 dedo Idade 4 a 5 anos Fica apoiada num p s, sem ajuda por 4 a 5 segundos. Corre mudando a direo. Caminha sobre tbua de equlbrio. Pula para frente 10 vezes sem cair. Pula sobre fio a 2 polegadas acima do cho. Pula para trs. Bate e agarra bola grande. Faz formas de argila composta de 2 a 3 partes. Recorta curva. Parafusa objeto rosqueado. Desce escadas com ps alternados. Pedala triciclo virando esquina.

6 Pula sobre um dos ps 5 vezes sucessivas.

Idade 5 a 6 anos Caminha sobre barra de equlbrio, para frente, para trs e para o lado. Salta rapidamente. Balana em balano comeando e sustentando movimento. Abre bem os dedos tocando o polegar em cada dedo. Sobe degraus de escada ngreme. Bate com martelo em prego. Dribla bola com direo. Usa apontador de lpis. Segura bola macia ou saco com areia com uma das mos. Capaz de pular corda sozinha. Bate na bola com basto ou vareta. Apanha objeto do cho enquanto corre. Patina para frente cerca de 10 ps. Anda de bicicleta. Caminha ou brinca na gua at a cintura, na psicina. Dirige vago dando impulso com o p. Pula e gira em cima de um p. Pula de altura de 12 polegadas e cai sobre a ponta dos ps. Permanece num p s, sem apoio, com olhos fechados, durante 10 segundos. Segura-se por alguns segundos a uma barra horizontal, apoiando o prprio peso nos braos Na atualidade existe um grande nmero de profissionais que utilizam a motricidade ou psicomotricidade em diferentes contextos e idades. A motricidade a interao de diversas funes motoras (perceptivomotora, neuromotora, psicomotora, neuropsicomotora, etc.). A atividade motora de suma importncia no desenvolvimento global da criana.

10

Desenvolvimento Cognitivo
O desenvolvimento cognitivo processo interno, mas pode ser observado e "medido" atravs das aes e verbalizao da criana. Envolve : O processo de pensamento incluindo as seguintes capacidades:

compreenso de fatos que ocorrem a sua volta; percepo de si mesmo e do ambiente; perceo de semelhanas e diferenas; memria; execuo de ordens; comprenso de conceitos de cor; compreenso de conceitos de forma; compreenso de tamanho; compreenso de espao; aquisio de conceitos e o estabelecimento de relaes entre fatos e conceitos; compreenso de tempo e a relao dos conceitos entre si.

O desenvolvimento se d de maneira contnua desde os primeiros dias, e de acordo com Piaget, no incio a criana ainda no representa internamente e no "pensa" conceitualmente. O seu pensamento constitudo pelas suas sensaes (sensrio) e movimentos (motor), ou seja , ela descobre as propriedades dos objetos do seu ambiente manipulando-os. Piaget descreveu vrios estgios do desenvolvimento e de acordo com suas teorias, cada estgio constitudo sobre as estruturas do anterior e isto significa que cada etapa superada uma preparao para o estgio seguinte. Assim, a criana necessita de estimulao visual, audititiva e ttil para que sua inteligncia se desenvolva. A criana necessita das mos dos outros para sobreviver e crescer , mas no para apreender e conhecer o mundo que a envolve! Idade: 0 - 1 ano - Vira a cabea em direo ao bico quando a bochecha tocada. - Abre a boca para mamadeira ou seio e comea a sugar antes do bico tocar a boca. - Olha na direo ou movimenta o corpo em resposta ao som. - Mostra resposta 'a voz do adulto atravs de movimento do corpo ou parando de chorar. - Indica sensibilidade de contato do corpo atravs dos seguintes comportamentos: ficar quieto, chorar ou movimentar o corpo. - Fica calmo ou muda de movimento do corpo em resposta 'a presena de uma pessoa. - Chora diferentemente devido a desconfortos diversos. - Segue visualmente um objeto da linha mediana do corpo. - Segue a luz com os olhos virando a cabea. - Segue e procura localizar um som movimentando a cabea na sua direo.

11 - Mantm contato visual durante alguns segundos. - Golpeia objetos e tenta alcana-los. Esfora-se por agarr-los. - Observa sua mo. - Segura objeto utilizando preenso palmar durante "30" segundos com liberao invluntria. - Olha ao redor quando carregado. - Olha para a pessoa,fala ou movimenta-se tentando ganhar sua ateno. - Procura objeto que tenha sido removido de sua linha de viso. - Tira pano do rosto que obscurece sua viso. - Despeja objetos de um recipiente. - Coloca objetos no recipiente, imitando. - Tira objetos de recipiente, imitando. - Chacoalha objetos sonoros. - Deixa cair e apanha um brinquedo. - Transfere um objeto de uma mo para outra a fim de pegar outro "brinquedo". - Encontra um objeto escondido debaixo de um recipiente. - Executa ordens simples a pedido.

A criana se desenvolve de maneira contnua desde os primeiros dias de vida. E adaptando-se 'as coisas que o pensamento se organiza a si prprio e organizando-se a si prprio que ele estrutura as coisas.(Piaget) Idade 1 a 2 anos - Coloca um objeto num recipiente seguindo instruo verbal. - Coloca objetos num recipiente esvaziando-o depois. - Coloca objetos num recipiente , a pedido. - Tira objetos de um recipiente, um de cada vez. - Empilha cubos, imitando. - Rabisca. - Vira pginas de livro - 2 a 3 de cada vez, para achar uma figura que foi nomeada. - Aponta para uma parte do corpo. - Aponta para si mesma quando lhe perguntam - Onde est?... - Aponta para uma figura nomeada.

12 - Coloca argola num pino. - Constri torre de cubos, imitando. - Imita movimento circular. A criana necessita de estmulos (auditivos, visuais, tteis e gustativos) para desenvolver e expressar minha inteligncia. Mas lembrem-se: preciso dos estmulos adequados e no momento certo. Tenho muita curiosidade, mas no tenho maturidade para escolher por mim mesma. Idade: 2 a 3 anos - Desmonta e monta brinquedo desmontvel. - Coloca objetos "em cima de", "embaixo de", "dentro", "fora". - Constri torres com 5 a 6 cubos. - Vira pginas de livro, uma de cada vez. - Dobra papel pela metade, imitando. - Desenha crculo. - Combina objetos semelhantes. - Desenha uma linha vertical imitando - Desenha uma linha horizontal, imitando. - Aponta para 3 cores, quando nomeadas. - Vira maaneta de porta, cabos, etc. - Desembrulha objetos pequenos. - Faz bolas de argila. - Monta um brinquedo de 4 partes. - Combina uma forma geomtrica com a figura correspondente. - Aponta para grande ou pequeno quando lhe pedem. - Reconhece msicas que lhes so familiares.

A criana est sempre ultrapassando fases! Toda forma viva se afirma em sua relao com as coisas; e do mesmo modo a inteligncia. Idade: 3 a 4 anos - Encontra livro especfico, quando lhe pedem. - Aponta para figuras simples, quando nomeadas.

13 - Combina texturas. - Utiliza molde. - Corta com tesoura. - Aponta para 10 partes do corpo seguindo uma ordem verbal. - Diz quais os objetos que se usam junto, por imitao. - Junta 2 partes para formar um todo (figuras). - Combina um a um, trs ou mais objetos. - Constri uma ponte com cubos, imitando. - Junta quebra-cabea de 3 peas. - Pega o lpis entre o polegar e o indicador, descansando o 3 dedo. - Copia linha ondulada. - Desenha uma cruz, imitando. - Acrescenta perna e ou brao ao desenho incompleto de uma pessoa. Idade: 4 a 5 anos - Pega o nmero especificado de objetos, quando lhe pedem. - Copia um triangulo, a pedido. - Separa objetos por categoria. - Demonstra compreenso (apontando) se um objeto pesado ou leve. - Empilha 2 ou mais argolas numa estaca por ordem de tamanho. Idade : 5 a 6 anos - Desenha gravuras simples - casa, homem, rvore. - Recorta e cola formas simples. - Copia letras maisculas, grandes, isoladas em qualquer lugar do papel. - Capaz de copiar letras pequenas. - Escreve o seu nome. - Colore obedecendo contornos. - Capaz de cortar gravura de revista sem sair muito do contorno. - Copia desenhos complexos.

14

15

Desenvolvimento Emocional

A presena de afeto e equilbrio, ao lado dos estmulos para desenvolver a inteligncia e a aprendizagem, deve ser ressaltada. Mais do que tudo, palavras de encorajamento e incentivo so poderosas ferramentas. o desenvolvimento emocional que impulsiona o intelectual. O inverso NO ocorre. Assim, crianas confiantes e seguras tero aprendizagem mais eficiente e tranqila. At os sete anos as crianas adquirem conhecimento brincando, no convvio com as outras. Precisam, mais do que tudo, de experincias afetivas com as quais iro aprender a se relacionar com o mundo, pessoas e coisas. Muito se tem falado sobre a importncia do desenvolvimento de zero a seis anos, porm o aprendizado formal, do ponto de vista dos contedos intelectuais, deve ser iniciado somente por volta de sete anos. quando j est pronta a estrutura neurolgica capaz de operar, de maneira eficiente, com as informaes acumuladas. Alm disso, crebros precocemente estimulados correm o risco de passar por problemas no futuro. As crianas de hoje no amadurecem emocionalmente mais rpido do que as de antigamente. Continuam tendo os temores e as fragilidades de sempre, precisando de cuidados e limites, da compreenso e, tambm, da autoridade dos pais. Esse o ponto em que voc deve focar sua ateno. Equilbrio, afeto e bom-senso so fundamentais para que as crianas possam crescer e desenvolver, ao mximo, suas potencialidades, tornando-se adultos confiantes em si e felizes. Uma pesquisa realizada pelo psiclogo Andrew Collins, da Universidade do Minesota, bebs aos quais so proporcionados vnculos afetivos seguros e estveis tm mais capacidade para se tornarem crianas socialmente competentes e, da, evolurem para adultos capazes de estabelecer com mais facilidade vnculos amorosos saudveis.

16

17

Desenvolvimento da Percepo

As habilidades sensoriais bsicas que os recm-nascidos e os jovens bebs tm uma capacidade sensorial muito maior do que se possa imaginar. Quanto maior o nmero de experincias e estmulos, mais rico ser o desenvolvimento. Perceber - um processo abrangente, implica na capacidade de organizar e interpretar as impresses sensoriais. Envolve o sistema nervoso central, isto ; o crebro deve ser capaz de receber o estmulo (atravs dos rgos do sentido : viso, audio, tato, olfato, sentido cinestsico, labirntico, etc)e em seguida process-lo. O sentido cinestsico registra a posio do corpo e ajuda a equilibrar todos os movimentos. O labirinto situa-se no ouvido interno e a partir dele se originam diversos reflexos que influenciam o tono muscular e os reflexos posturais de todo corpo e servem para orientar os movimentos da cabea e registrar alteraes na direo e na velocidade. Se os receptores necessrios para perceber o mundo "exterior ou interior" no comeam a operar, a criana apresentar muitas dificuldades e certamente no poder viver uma vida normal. A percepo requer amadurecimento neurolgico e aprendizagem. Mas ao nascer, a criana dotada praticamente de todos os sentidos e est "biologicamente pronta para experimentar a maioria das sensaes bsicas de sua espcie". Durante as primeiras semanas e os primeiros meses de vida, o beb no distinge o que de seu corpo e o que do meio exterior. Embora no identifique qualquer objeto, pode ver e distingue luz e sombra, reconhece a voz da me, acompanha os movimentos de uma luz... O rcem-nascido capaz de efetuar uma quantidade enorme de reaes motoras que no dependendem da aprendizagem ou treinamento prvio. Estas reaes so chamadas de reflexos hereditrios , uma espcie de respostas prontas e estereotipadas que ir lhe permitir a sobrevivncia e adaptao fora do tero materno. Tanto do ponto de vista fisiolgico como do ponto de vista psicolgico, o beb que acaba de nascer muito dependente e pode contar apenas com esse conjunto de reflexos - (reflexo de Moro, andar automtico,suco, preenso etc). Reflexo de moro - consiste numa resposta de abrir os braos, esticar os dedos e pernas em resposta a um som intenso ou qualquer estmulo repentino e forte. Andar - segurando o beb na posio ereta ele dar alguns passos. Preenso - consiste em fechar a mo quando nela colocamos qualquer objeto, como o dedo por exemplo.

18 Succo - vira a cabea para o lado quando sua face for estimulada e suga qualquer objeto que for colocado em sua boca. A maioria dos reflexos desaparece no primeiro semestre e volta aparecer mais tarde como comportamnto voluntrio. Pouco a pouco o beb toma conscincia de seu poder de agir e de influncia sobre o meio que o rodeia, gritando para fazer cessar um estado de desconforto:como a fome, defecao, dor, etc. O desenvolvimento motor se relaciona com a coordenao de movimentos amplos e finos. Movimentos que envolvem os msculos grandes do corpo so chamados de habilidades motoras amplas. Por exemplo: arrastar, engatinhar, andar,saltar, correr, chutar, arremessar bola, etc. As atividades motoras finas envolvem o uso das mos e dedos. Por exemplo: preenso, encaixe, enfiagem, empilhamento, caneta, lpis, cola, tesoura, etc. medida que a criana cresce, sua habilidade motora vai-se aprimorando e a capacidade de controlar seus msculos e mover-se com desenvoltura aumenta consideravelmente. Os estmulos so importantes, mas necessrio tomar o cuidado e no forar este processo de maturao. preciso que msculos, ossos e sistema nervoso tenham atingido determinado estgio de desenvolvimento para que , naturalmente, a criana possa desempenhar atividades especficas.

Desenvolvimento da Linguagem
na Educao Infantil que as crianas adquirem a linguagem. Um beb no pode aprender a linguagem verbal antes de ser capaz de escutar cada som como distinto, eles nascem com uma capacidade notvel de discriminar os sons da fala. Com um ou dois meses, eles prestam ateno e percebem diferena entre os sons de vrias letras, poucos meses depois, so capazes de discriminar slabas e palavras.. Percebem ainda que os sons da fala so acompanhados pelos movimentos da boca da pessoa que est falando. A aquisio da linguagem verbal, que implica o uso de palavras, tem incio, em geral, entre os 12 e 24 meses de idade, sendo que os 18 meses corresponde idade mdia de tal aquisio. Entretanto, antes do aparecimento das primeiras palavras, observa-se, desde o beb muito pequeno, o desenvolvimento de um complexo sistema de comunicao denominado no-verbal, com intencionalidade cada vez mais bem definida, e que envolve a expressividade corporal, os movimentos, gestos, olhares, vocalizaes, choro e assim por diante. Portanto, mesmo antes de adquirir linguagem verbal, o beb pode j possuir uma experincia muito grande em comunicao. O desenvolvimento

19 dessas habilidades pode ser acompanhado ao longo do crescimento do beb, servindo tambm de indicativo da formao de uma boa ou m competncia comunicativa. O sistema comunicativo envolve inmeros aspectos: biolgico, social, motor, cognitivo, emocional e lingstico. As caractersticas que propiciam uma interao eficaz (fixao do olhar, ateno, complementaridade, especularidade, reciprocidade, aspectos verbais, motores, gestuais e mmicos e aspectos social e biolgico ntegros), variam em freqncia de aparecimento, em funo do nvel de desenvolvimento lingstico e em funo de um ou outro aspecto. J no primeiro ms de vida, a criana associa a voz humana situaes agradveis como, alimentao vesturio e banho, possibilitando que ela desenvolva a capacidade de estar atenta aos sons. Durante o primeiro ano de vida, a criana tem emisses caracterizadas pela repetio freqente da mesma slaba ou som (balbucio). O ritmo do desenvolvimento da fala varia muito de criana para criana, mas nas crianas de audio normal, esperado que o sistema fonmico-fonolgico esteja completo e bem estabelecido por volta dos 4 anos. O passo bsico para a evoluo da linguagem a experincia vivida e o contato corporal que o beb tem consigo, com as pessoas e objetos. atravs desta experincia vivida que a criana vai formando sua linguagem interna. A linguagem interna permite que a criana associe os objetos de seu uso, e as pessoas s suas necessidades individuais. Esta fase pode ser verificada, quando a criana associa a colher ou a mamadeira ao ato de alimentao levando-os a boca. Este o momento em que ela d aos objetos e s pessoas um significado, estabelece relaes e partir da capaz de acoplar do ponto de vista de sua prpria compreenso um significante, um nome para "isto" ou "aquilo", que ela utiliza. Esta a fase em que sua linguagem receptiva, seu vocabulrio receptivo comea e pode evoluir. Ela compreende agora no apenas a entonao, a melodia de agrado ou desagrado que lhe passada pelo outro, mas tambm passa a compreender os vocbulos que lhe so ditos. Compreendendo e associando os vocbulos aos objetos, aes e pessoas, ela passa gradativamente aos ensaios e aguardar as respostas de seus desejos expressos oralmente. A criana est agora na etapa da linguagem expressiva. Como j foi dito, toda aprendizagem obedece a uma hierarquia, logo o adulto, que em geral o modelo de aprendizagem para a lngua, deve possibilitar e favorecer a ascenso da criana neste edifcio que a linguagem, colocando-se ora no mesmo degrau que ela, ora no degrau acima.

20

Hora de Brincar
Uma coisa fato brincar uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando existe um grupo de crianas brincando, isso ainda melhor, se relacionam umas com as outras e podem expressar diferentes sentimentos aceitando, gradativamente, a existncia do outro. Princpios como respeito ao prximo, noo de limites e percepo das diferenas de cada um so colocados em prtica nessa divertida atividade. Atravs do ato de brincar, a criana desenvolve algumas capacidades importantes que faro diferena na vida adulta: ateno, imitao, memria, imaginao. Ao brincar, as crianas exploram e refletem sobre a realidade, a cultura na qual vivem, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papis sociais. Podemos dizer que nas brincadeiras as crianas podem ultrapassar a realidade, transformando-a atravs da imaginao. O fato de brincar em grupo ajuda a construir o papel da criana na sociedade. No momento da brincadeira com outras crianas, o pequeno tem contato com situaes do mundo real reproduzida naquele instante. Nesse contexto mais fcil perceber alguns limites, respeito ao prximo e saber que ganhar e perder faz parte da vida. O ideal que a criana tenha contato com outras crianas da mesma faixa etria, pois ajuda a desenvolver a personalidade, o fato de todos estarem no mesmo momento de descobertas importante para que reconheam os acertos e erros. O primeiro grupo do qual a criana participa a famlia, mas a escola tem o significado de vida coletiva. A partir dos quatro anos, a criana procura estar em grupo e ter a percepo de situaes cotidianas. Da vem brincadeira de papai e mame, casinha, trabalho. Com cinco, seis anos, o pequeno j comea a ter noes de regras e do que certo ou errado, principalmente com a prtica de jogos coletivos, como o futebol, a queimada. Neste momento da vida a criana comea a lidar com vitrias e derrotas, a saber, que apesar de ter feito seu melhor, nem sempre possvel sair vitorioso de todas as situaes. Por volta dos sete anos, os pequenos comeam a diferenciar os grupos, a mostrar fidelidade pelos amigos e a reconhecer afinidades.

21 A Educao Infantil possui diferentes formas de se conceber a brincadeira. Uma delas a concepo estruturalista e organicista do brincar, isto , uma concepo calcada numa viso de natureza infantil, biologicamente determinada, segundo a qual a brincadeira vista como uma atividade natural e espontnea, originada na prpria essncia da criana. As prticas de Educao Infantil calcadas nessa viso encaram a brincadeira apenas como atividade recreativa, que permite que as crianas relaxem e liberem energias contidas. Em prticas mais tradicionais, observamos a restrio ou o impedimento de sua ocorrncia no espao escolar, pois considerado um estorvo na situao de aprendizagem; as oportunidades de brincar limitam-se hora do recreio e, quando possvel, nos momentos de chegada e de sada da instituio; Uma outra tendncia, talvez a mais comum, a utilizao da brincadeira como instrumento didtico. O brincar, nessa perspectiva, concebido como preparao para a escolaridade futura, atravs da sua transformao em exerccios e treinamentos. O educador usa a brincadeira para ensinar noes e habilidades como cores, formas, partes do corpo, numerais, entre outras. usada como forma de seduo e treinamento para a aprendizagem. Atravs das atividades recreativas ou de brincadeiras instrucionais, as crianas podem se beneficiar tanto do aspecto ldico, de diverso e prazer, como do aspecto da aprendizagem, pois se pode aprender muitas noes e habilidades atravs de brincadeiras. A brincadeira deve ser um dos eixos da organizao do trabalho pedaggico, sobretudo hoje, quando as crianas vivem to isoladas em suas moradias e vivenciam to pouco as brincadeiras coletivas, seja pelas agendas cheias de atividades de formao (ingls, msica, natao etc.), seja pelo trabalho precoce ou simplesmente pelo medo da violncia nas ruas. Na perspectiva histrico-cultural, a incorporao da brincadeira nas prticas pedaggicas significa desenvolver diferentes formas de jogos e brincadeiras que contribuam para inmeras aprendizagens e para a ampliao da rede de significados construdos pelas crianas. Dentre essas diferentes modalidades de brincadeiras que podem ocorrer na creche e na pr-escola, citamos: as brincadeiras de faz-de-conta organizadas pelas prprias crianas; a transmisso e a recriao das brincadeiras tradicionais da nossa histria e cultura; os jogos de construo; e os jogos educativos propiciadores de aprendizagens em diferentes reas do conhecimento.

22 Cabe aos educadores organizar atividades de brincar diversificadas que ofeream s crianas a possibilidade de escolherem entre diferentes opes, elaborando de forma pessoal suas aes e seus conhecimentos. O espao fsico da creche ou da pr-escola deve ser um convite imaginao das crianas. Dever haver em todas as salas, por exemplo, um canto organizado para a brincadeira de faz-de-conta, contendo bonecas, roupas e acessrios, fantasias, utenslios domsticos de cozinha e lazer, objetos do mundo do trabalho, miniaturas de animais e tudo aquilo que as crianas e professores acharem importante. Uma idia interessante, sobretudo para pequenos espaos, organizar kits temticos de brincadeiras, que podem ser caixas ou cestas contendo objetos relacionados a um tema especfico: escritrio, mdico, cabeleireiro, escola etc. Esses kits devero estar acessveis s crianas, para que possam organizar livremente os temas e as situaes imaginrias que escolherem desenvolver. No caso do ambiente onde ficam os bebs, importante que tenham acesso a objetos e brinquedos variados e que permitam a explorao de caractersticas e propriedades distintas (sons, cores, formas, texturas, odores) e suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, encaixar...). Alm disso, importante a presena de bonecas, paninhos, mamadeiras, pratinhos, para incentivar as primeiras aes de imitao de papis sociais. Uma outra esfera do brincar que, em geral, se articula s brincadeiras de faz-de-conta, so os jogos de construo. Brincar com materiais de construo (madeiras, sucatas, areia, massinha, argila, pedras, folhas, gravetos, materiais com estruturas de encaixe prprios para a construo...) permite a explorao das propriedades e caractersticas associativas dos objetos, assim como seus usos sociais e simblicos. Suas construes podem servir como suporte (um avio, uma casa, um castelo, uma mquina fotogrfica, um estbulo...) para compor a situao imaginria de sua brincadeira de faz-deconta. A brincadeira com regras tambm tem importante valor no desenvolvimento da criana. Essas brincadeiras se originam com as primeiras experincias do brincar nos bebs e impregnam o fazde-conta e os jogos e construo. As regras delimitam um campo de ao a ser seguido, com base no qual as crianas regulam seu comportamento. Alm das regras implcitas nos jogos de faz-de-conta, importante que a criana aprenda a brincar com regras explcitas. Nesse sentido, temos as brincadeiras de roda, a amarelinha, os jogos com bola, os diferentes piques, os jogos de linguagem (adivinhas, travalnguas, parlendas), os jogos tradicionais como rodar pio, bola de gude, saltar elstico, empinar pipa, os jogos de tabuleiro como dama, xadrez, domin, loto, trilha e muitos outros jogos construdos nas diferentes culturas ou modificados/criados a partir dos j conhecidos.

23 CARACTERSTICAS PRIMEIRA INFNCIA Cuidado dos pais em suprir as necessidades das crianas; Reconhecimento do prprio corpo e do mundo exterior; Capacidade de percepo aumenta - ex.: engatinhar; Novos estmulos e permisso de seu prprio potencial para novas descobertas, sem que as pessoas criem novas expectativas; Percepo das cores, odores, gosto, barulho; Crescimento emocional rpido; Chora para atrair ateno; Aborrecimento no banho, na troca desperta aflio; Necessidade de afetividade constante; Desenvolvimento emocional rpido; Prazer em agarrar as coisas que v; Sente dependncia da me afetividade; Percebe objetos antes da sua posse; Dependncia dos pais nos cuidados da higiene; Imitao de palavras papel importante no desenvolvimento da fala; Seqncias comportamentais simples (tnus muscular), imitaes; Primeiras formas de comunicao ex.: choro, movimento dos olhos e da face, chora para atrair a ateno; Frustraes ( explorada, mas cortado com freqncia controle) (comportamental indevidamente pressionado); Interesse por figuras e histrias; Comunicao atravs de pequenas frases e sentenas; Controle dos esfncteres; Curiosidade pelos objetos o que isto?; A criana classifica e separa objetos de diferentes tamanhos.

24

SEGUNDA INFNCIA Tem um progresso no controle esfincteriano e comea a reconhecer os perigos mais comuns; Nas brincadeiras do tipo faz de conta resolve muitos de seus problemas; Perodo flico, onde ocorrem as preferncias sexuais; A segurana emocional outra necessidade nesta fase; A ira, as exploses de temperamento e as experincias de medo, cime e inveja so freqentes durante os primeiros anos da meninice; Tem-se um progresso na pronncia, formao de frases e habilidades para conversar. Adquire a fala sem qualquer auxlio de mestre; A curiosidade limitada, desde que haja algum disposto a propiciar tal estimulao; A imitao das condutas dos pais; Habilidades e percias sensrio-motoras; Usa a linguagem para identificar objetos e atividades; Formao de seu prprio estilo; Ela reconhece suas capacidades e limitaes pela variao dos outros; Aos seis ou sete anos a criana capaz de entender por analogia, a maioria dos conceitos fundamentais, como a idia de Deus; Na idade pr-escolar as atividades grupais se tornam cada vez mais atrativas; A auto-percepo surge e caracteriza-se pela resistncia persistente aos pais.

PR-ADOLESCNCIA Formam conceitos atravs do comportamento das pessoas; Capacidade de assumir papis; Auto definio mais complexa (conflitos internos); Identifica-se com o progenitor do mesmo sexo; Variao de autoestima (sentimentos estveis entre 10 a 12 anos); D importncia a amigos e amizades; Raciocnio moral e comportamental; Tipificao e identidade sexual, estes valores esto bem identificados;

25 Desenvolvimento da empatia; Comportamento altrustico; Lazer em tempo mais limitado; Ocorrem diferenas individuais, auto conceito e auto estima; Descentralizao da famlia e mais apego aos amigos; Agressividade (maior nos meninos); No aceita bem as rejeies; Insegurana; vergonha, ridicularizao, baixa auto-imagem, (preocupam-se com a mudana fsica de seus corpos). ADOLESCNCIA Estado psicolgico perturbador, perodo de mudana fsica, sexual, psicolgica e cognitiva; Incio da puberdade; Mudanas fsicas marcantes; Maturao sexual; Desenvolvimento do pensamento operacional formal; Desenvolvimento moral e de valores; Independncia; Delinqncia; Valores vocacionais e mudana social; CARACTERSTICAS PSICOSSOCIAIS DA VIDA ADULTA Consecuo do status do adulto: Critrios da maturidade adulta. Disposio contnua para aprender e agir. Superao da imaturidade: Exploses emocionais. Definio da pessoa madura: Canaliza suas tenses, impulsos e emoes para comportamento construtivo. Aquisio de uma vocao: Universidade ou escola profissionalizante. Seleo de um parceiro: As parcerias e romances que conduzem ao amor e ao casamento aumentam e atingem seu pico no incio da vida adulta. Tarefas do desenvolvimento da vida adulta: As tarefas incluem interdependncias emocionais, sociais e econmicas, juntamente com o casamento, paternidade e estabelecimento do lar.

26 Estgio intermedirio da vida adulta: Aumento da expectativa de vida e diminuio das horas de trabalho do oportunidade crescente s atividades escolhidas e crescimento da personalidade. Sade e atividade: Aparecimento de tendncias metablicas indesejveis. Reavaliao do autoconceito: Aumenta a reflexo. Consolidao scio-econmica: Evidncia externa do sucesso. A TERCEIRA IDADE A Organizao Mundial de Sade (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estgios: Meia idade (45 a 59 anos) Idosos (60 a 74 anos) Ancio (75 a 90 anos) Velhice extrema (90 anos em diante). Expectativa de vida maior nas mulheres (mais mulheres do que homens) As mulheres idosas enfrentam mais dificuldades no mbito pessoal, familiar e scio-econmico do que os homens (o grau de escolaridade e rendimento menor). Queda na capacidade de adaptao social e psquica, com incapacidade de administrar situaes negativas. Queda de adaptao social,tendo dificuldades de mudar de ambiente. A famlia no assume mais a responsabilidade de cuidar de seus idosos. O idoso vive isoladamente. Sua sexualidade vista de forma preconceituosa perante a sociedade. Sensao de inutilidade e desvalorizao pessoal com a aposentadoria arbitrria. Falta de espao na sociedade. Tendncia depressiva com a conscientizao das perdas funcionais e sociais. A sua auto-estima e a sua auto-imagem passam a ter uma caracterstica negativa. Declnio biolgico (viso, audio, coordenao motora e alteraes metablicas), trazendo mudanas na personalidade. Na atividade profissional (perda de eficincia, cansao,...); efeitos negativos do tempo ocioso. O sucesso na preservao da integridade da personalidade mostra diferenas individuais relacionadas ao desenvolvimento anterior da personalidade. Mas, progressos mdicos, melhorias econmicas e sociais podem trazer expectativas benfica para esta etapa da vida (qualitativa e quantitativa).

27

Brincadeiras em grupo indicadas de acordo com a faixa etria da criana


Faixa etria Brincadeiras Casinha, mame e beb, trabalho, escolinha acabam por repeti-las nas brincadeiras. Comeam a brincar de jogos em conjunto, com grupos de duas a cinco crianas. Gostam Por volta dos 5 anos de brincadeiras barulhentas (pega-pega, esconde-esconde). Gostam de atividades de colorir e pintar Motivo Comeam a identificar a do faz-de-conta J demonstram sentimento de grupo e auto-crtica com relao aos seus trabalhos. J tm domnio das habilidades motoras e do manejo de ferramentas, como lpis de cor Comeam a desenvolver a Por volta dos 6 anos Surge o interesse por jogos e passatempos (acampamentos, caa-palavras, forca) capacidade de ler. Passam muito tempo lendo por prazer. Comeam a dar muito valor turma Preferncia por esportes coletivos, como Entre 7 e 10 anos futebol, vlei, basquete ou por jogos de tabuleiro, como xadrez e dama Gostam de compartilhar experincias e superar desafios, tanto fsicos como intelectuais

Por volta dos 4 anos Aprendem a perceber as situaes cotidianas e realidade e a separ-la do mundo

28 A DISCIPLINA NA EDUCAO INFANTIL Alm das brigas, em sala de aula bastante comum ouvirmos reclamaes das crianas ou todos falando, gritando ou pedindo ajuda ao mesmo tempo. Temos tambm as crianas desatentas que se distraem com tudo. E as crianas que se mexem demais, que no param um s instante. Ao trabalhar a disciplina precisamos analisar alguns aspectos: a idade especfica destas crianas, quais so as suas capacidades e como iremos organizar as atividades que pretendemos realizar. interessante que, ao propor uma atividade, o professor j tenha preparado o material e o ambiente em que trabalhar com o grupo. Alm disso, temos que pensar o tempo de durao das atividades. Alm disso, a convivncia necessita do estabelecimento de algumas regras. Regras de convivncia Os momentos de conversa com todo o grupo tais como as conversas de roda, so oportunidades que merecem ser aproveitadas para a definio de regras essenciais, tais como respeitar a vez do outro falar, como usar o banheiro etc. interessante que essas regras sejam registradas e que fiquem disponibilizadas para todos. A criana participa da construo de regras, aprende a ser parte de um grupo, ao mesmo tempo em que desenvolve sua autonomia. Normas de convivncia, hbitos de higiene e organizao acompanham sempre adultos e crianas durante a realizao de qualquer tipo de atividade. O professor precisa ter conscincia que estas questes precisaro ser discutidas muitas vezes com as crianas. Trata-se de um processo de interiorizao, no qual a criana aprende com o tempo e com a repetio. preciso ter pacincia, constncia e firmeza. O exemplo dos pais e dos professores fundamental. A partir dele, as crianas se baseiam para construir as suas prprias relaes sociais. DISCIPLINA a LIMITES. E o que so limites? quando definimos o que pode e o que no pode ser feito em diferentes situaes. A compreenso do trabalho pedaggico e da linha de pensamento educacional da famlia fundamental para todos: criana, educador e pais. A essncia da autonomia que as crianas se tornem aptas a tomar decises por si mesmas. Autonomia significa levar em considerao os fatores relevantes para decidir e agir da melhor forma para todos. Castigos e recompensas O ideal que no precisemos punir a criana e sim, consigamos faz-la compreender o porqu da

29 proibio. A criana no precisa ser recompensada com um presente ou com um elogio por aquilo que ela fez. O prazer de agir corretamente j o suficiente para ela.

Algumas Observaes a serem feitas SINAIS DE ALERTA

30

A ARTE DE ENSINAR H pessoas que nos libertam... H pessoas capazes de extrair de ns o que h de melhor e mais bonito, multiplicando nossos poucos talentos. H pessoas que semeiam flores de esperana e luz, nos tomam pela mo conduzindo a novas descobertas. H pessoas que nos injetam vida, otimismo e confiana. Assim, pensando e agindo, viajam no tempo e exploram o futuro, acendendo a centelha da esperana, renovando alegrias. O Professor esta pessoa que liberta. O Mestre que descobre talentos, seduzindo e orientando seus alunos em novos horizontes. Com sabedoria e delicadeza v as coisas mais simples com brilho nos olhos, levando no corao e certeza que est] participando na realizao de sonhos. (Elcio Antonio Selmi) Um abrao Juliane Feldmann Pedagoga/Psicopedagoga Clnica

You might also like