You are on page 1of 20

1

ATIVIDADE FSICA REGULAR EM PESSOAS ACOMETIDAS POR CNCER REGULAR PHYSICAL ACTIVITY IN PEOPLE ATTACKS FOR CANCER

Juliana Pavam Calimani Dra. Graciele Massoli Rodrigues ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO FSICA DE JUNDIA RESUMO Atualmente o cncer tem sido alvo de muitas pesquisas devido ao aumento significativo em sua incidncia, estes estudos abordam preveno, tratamento e reabilitao. A prpria doena, assim como os efeitos colaterais dos tratamentos, geram alteraes fisiolgicas como a fadiga muscular. Portanto, objetivo desse estudo foi analisar a prtica de atividade fsica regular em pessoas com cncer. A metodologia utilizada fora uma reviso bibliogrfica, sendo os materiais utilizados em sua maioria publicados no Brasil. Verificamos grande carncia em pesquisas relacionadas a exerccios fsicos para estes indivduos no pas. Entretanto, vimos que os benefcios da prtica de atividade fsica regular e/ou exerccio fsico dependem da especificidade da doena e de seu tratamento, apresentando em sua maioria ser benfico quando aplicado com intensidade leve a moderada durante e ps-tratamento. Porm, ainda so necessrios outros estudos com investigao mais sistematizada no que diz respeito intensidade, tempo de durao e tipo de exerccio, alm da particularidade de cada tipo de cncer e tratamento, para que assim, possa haver uma possvel melhora da qualidade de vida destas pessoas atravs de programas multidisciplinares. PALAVRAS-CHAVE: Cncer. Atividade fsica. Fadiga. ABSTRACT Currently, the cancer has been the subject of many investigations due to the significant increase in its incidence, these studies address prevention, treatment and rehabilitation. The disease itself, as well as the side effects of treatments, produce physiological changes such as muscle fatigue. Therefore, aim of this study was to evaluate the practice of regular physical activity in people with cancer. The methodology used was a literature review, the material being used mostly published in Brazil. We observed a great lack in research related to physical exercise for these individuals in the country. However, we found that the benefits of regular physical activity and / or physical exercise depends on the specificity of the disease and its treatment, presenting mostly be beneficial when applied with light to moderate during and after treatment. However, although further studies are needed with more systematic research with respect to intensity, duration and type of exercise, beyond the particularities of each type of cancer and treatment, so that there might be a possible improvement in quality of life these people through multidisciplinary programs.

KEYWORDS: Cancer. Physical activity. Fatigue.

INTRODUO Conforme o preceito cristo Amai ao prximo como a ti mesmo, por este ensinamento de Deus, que talvez descreva o sentimento pelo qual motiva a temtica escolhida, visto o sofrimento que uma pessoa acometida pelo cncer perdura por seus dias, o impacto e suas conseqncias no somente fsicas, mas tambm em todo o mbito psicolgico, familiar, espiritual e social, lembrando que sade o completo bem estar destes. Ao depararmos com a real situao e barreiras que estes indivduos

enfrentam, nos remetem a repensar os verdadeiros valores da vida. Portanto, o que me move para elaborao deste trabalho o sentimento de querer questionar e descobrir possveis melhoras na qualidade de vida destas pessoas, atravs da prtica de atividade fsica regular e/ou exerccio fsico, tentando deslocar um pouco o olhar dos educadores fsicos das quadras, academias, entre outros, para um possvel novo campo de atuao. No texto de Pivetta (2004, p.48) encontra-se que:
Hoje o cncer deixou para trs todas as causas de morte, a no ser por problemas cardiovasculares, basicamente ataques do corao e derrames, que, desde a dcada de 1960, lideram as estatsticas de bito.

Atualmente o cncer apontado como a segunda maior causa de morte nos pases mais desenvolvidos, alm de mundialmente milhes de pessoas morrerem anualmente desta patologia, tendo grande probabilidade de superar as outras, tornandose a maior causa de morte do mundo, inclusive pelo aumento do envelhecimento da populao global segundo a OMS (ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE, 2008). Seguindo ainda esta perspectiva, Pivetta, (2004, p. 48) tambm acrescenta que O cncer uma epidemia em praticamente todo o mundo, onde encurta anualmente a existncia de 6 milhes de indivduos, provocando 12% das mortes. A literatura nos mostra evidncias de que fatores como alto consumo de lcool, m alimentao, obesidade e sedentarismo apresentam ser potencial de risco para o desenvolvimento de inmeras patologias, inclusive cncer. Estes fatores esto relacionados pelo menos 20% dos casos da mesma nos pases em desenvolvimento (LIMA e ZEFERINO,2008). Tendo em vista o desenvolvimento e a globalizao pela qual o mundo vem passando, se transformando a todo o momento e analisando o quadro de fatores

concomitantes no que diz respeito ao risco do surgimento da doena, fica claro a importncia de o indivduo praticar atividade fsica regular para a manuteno da sade e preveno de doenas. Contudo, para Battaglini et al. (2006), mesmo com o ndice de novos casos estarem se superando a cada dia, a tecnologia na rea da medicina tambm avana a todo o momento. Na busca da cura efetiva, a pesquisa de novos tratamentos para o cncer est aumentando significadamente as taxas de sobrevida dos indivduos que so acometidos pela doena. Sendo assim, o que preocupa como estes indivduos conseguem realizar atividades simples cotidianas, tendo em vista que esta doena causa inmeras mudanas fisiolgicas, metablicas e funcionais, prejudicando desde o sistema circulatrio at mesmo o sistema muscular, promovendo perda significativa de massa muscular, encurtamentos e at mesmo possvel caquexia, entre outros. De acordo com Oliveira Jr et al. (2002), na maioria das vezes, mesmo com a doena j estando inativa, o indivduo apresenta sequelas da mesma, dos tratamentos ou da prpria investigao, deixando dores persistentes. O objetivo deste trabalho, portanto, analisar a prtica de atividade fsica regular em indivduos acometidos por cncer, isto , verificar seu efeito nos diferentes tipos e estgios da patologia atravs de reviso bibliogrfica. Sendo assim, conseguir a partir deste estudo, iniciar uma investigao para outros mais aprofundados no futuro, visando ampliar o campo de atuao da Educao Fsica, para lidar com um pblico que cresce a cada dia, com extrema necessidade de novos cuidados e descobertas para amenizar seu sofrimento dirio. E com isso, o educador fsico consiga num trabalho multidisciplinar, com programas de condicionamento fsico geral, contribuir e/ou intervir na preveno, tratamento e reabilitao destes indivduos com maior competncia.

CONHECENDO O CNCER O combate ao cncer, no que diz respeito a possveis causas, preveno, tratamento e reabilitao, so assuntos cada vez mais presentes em todos os tipos de mdia. Tal aumento de ateno doena se d pelo crescimento mundial de novos casos, portanto, se faz necessrio conhecer um pouco mais desta patologia.

Mello (2007, p.1), considera que A clula a unidade bsica da vida em que existe uma complementaridade entre estrutura e funo. Conforme Junqueira e Carneiro (2000, p.2)
A clula a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares. Em geral, os tecidos apresentam quantidades variveis de material extracelular, produzido por suas clulas.

Ainda de acordo com Junqueira e Castro (2000), as clulas se classificam em procariontes e eucariontes, cuja diferenciao se d pela complexidade nuclear. Nas clulas procariontes os cromossomos no so separados do citoplasma por membrana, j nas clulas eucariontes existe um ncleo que bem individualizado e demarcado por um envoltrio nuclear. As clulas so revestidas por uma membrana plasmtica lipoprotica, as mais simples no apresentam ncleo (procariontes), porm, as mais complexas podem apresentar um ou vrios ncleos (eucariontes), sendo que nesta, encontra-se maior quantidade de DNA, alm de existir uma substncia homogenia, denominado citoplasma, entre o ncleo e a membrana plasmtica, no qual podemos encontrar organelas de diversas formas e tamanhos compartimentalizadas por membranas lipoproticas (MELLO, 2007). O citoplasma o local onde acontecem a maioria das reaes metablicas da clula, e as organelas so denominadas: mitocndrias, peroxissomos, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, lisossomos, centrolos vacolos e grnulos de secreo, lembrando que nas clulas vegetais tambm so encontradas as organelas denominadas cloroplastos (BRUCE et al., 1997). Clulas cancerosas diferem das clulas normais fundamentalmente por serem imortalizadas, transformadas e capazes de gerar metstases (FERREIRA e CASTRO, 2008, p.4). Ou seja, em sua proliferao, no necessitam basicamente de nenhuma alimentao, mudam-se em sua forma com a caracterstica de se unirem em blocos, sendo resistentes a apoptose, entre outras mudanas apresentadas no quadro abaixo, descrevendo propriedades das clulas malignas em cultura e no organismo.

Quadro 1. Propriedades das clulas malignas


Alteraes in vitro Aumento de nmero e tamanho do ncleo, aumento de basofilia citoplasmtica, e do raio ncleo/citoplasma Clulas sobreviventes da senescncia transformam-se; clulas transformadas malignas imortalizam-se Perda de inibio por contato- formao de aglomerados de clulas com empilhamento Perda de controle do ciclo celular Resistncia a apoptose Perda de interaes clula-clula e clulamatriz alterao na composio de protenas de superfcie celular No precisam crescer ligadas a superfcies e podem crescer em meio semi-slido Alterao nos receptores de membrana para agentes que induzem diferenciao celular Requer menores concentraes de soro e fatores de crescimento que clulas no transformadas Habilidade de produzir tumores em animais de laboratrio- condio para ser definida como clula transformada maligna* Alteraes in vivo Aumento de nmero e tamanho do ncleo, aumento de basofilia citoplasmtica, e do raio ncleo/citoplasma Aumento na expresso de protenas oncognicas e perda de expresso de produtos de genes supressores de tumor Instabilidade genmica Perda de controle do ciclo celular Resistncia a apoptose Perda de interaes clula-clula e clulamatriz alterao na composio de protenas de superfcie celular Aumento da protelise da membrana basal migrao e potencial metasttico Habilidade de induzir e sustentar a angiognese Alteraes metablicas e alteraes no meio mudanas em parmetros enzimticos Habilidade de escapar do sistema imune

(Adaptado de FERREIRA e CASTRO, 2008, p.4-5) Ainda conforme Ferreira e Castro (2008, p.3):
O nmero de divises celulares especfico para cada tecido e espcie, ou seja, existe uma predeterminao gentica capaz de controlar o numero de geraes celulares at que as clulas entrem em um estado de senescncia e o crescimento cessa. Segue-se ento um fenmeno denominado crise, no qual praticamente todas as clulas morrem. As clulas sobreviventes, no entanto, adquirem a capacidade de se dividir indefinidamente.

Estas divises acima citadas referem-se a clulas de tecidos normais, as clulas cancerosas se diferenciam das normais por um conjunto de fatores: as clulas normais precisam de fatores de crescimento, j as cancerosas no, devido a isso as mesmas no respeitam os limites normais de crescimento celular, sendo assim, alguns cnceres tm a capacidade de produzir fatores angiognicos, que por sua vez causa o desenvolvimento de vasos sanguneos que garantem o fornecimento de nutrientes

necessrios para seu crescimento. Outra caracterstica ainda que as clulas cancerosas so facilmente capazes de vagar atravs dos tecidos e circulao podendo espalhar-se por todo corpo criando ninhos de crescimento (GUYTON, 1992). Essa patologia ocorre devido intensa alterao no sistema que regula a diferenciao e proliferao celular, enquanto que na maioria das clulas isso ocorre de forma controlada. Os tumores derivados desta proliferao descontrolada apresentam peculiaridades de acordo com seus tecidos de origem, tumores benignos lembram as caractersticas das clulas ou tecidos de origem, e geralmente crescem lentamente e no invadem tecidos vizinhos. Em contrapartida, existem os tumores malignos, que so neoplasias que lembram vagamente os tecidos normais, mas com um arranjo estrutural desordenado, tendo uma enorme capacidade de proliferao e invaso dos tecidos vizinhos (JNIOR; WADA; CARVALHO, 2007). Guyton (1992, p.30), descreve que:
[...] o cncer causado em todos (ou quase todos) os casos em mutao ou por ativao anormal de genes celulares que controlam o crescimento e a mitose celular. Esses genes so chamados de oncogeneses.

De acordo com Bruce et al. (1997, p.1256) Um tumor considerado cncer somente se for maligno, isto , somente se estas clulas tiverem o poder de invadir tecidos vizinhos. Seguindo esta linha, no material do Instituto Nacional do Cncer (INCA, 2009), disponvel no site do Ministrio da Sade do Brasil, tambm refora que as clulas cancerosas tm a caracterstica de se multiplicar descontroladamente, inclusive com capacidade de criar novos vasos sanguneos para se alimentarem mantendo as atividades deste crescimento, de maneira muito mais rpida do que as clulas normais do tecido em seu redor. O acmulo dessas clulas forma os tumores malignos, e a habilidade de se desprender do tumor e migrar pelo organismo, desde tecidos vizinhos, vasos linfticos ou sangneos at rgos distantes, denomina-se metstase. Informao esta, importante, de fcil acesso e entendimento para o pblico leigo.
Os cnceres so classificados de acordo com o tecido e tipo de clula que lhe do origem. Cnceres que se originam de clulas epiteliais so chamados de carcinomas; aqueles que se originam de tecidos conjuntivos ou musculares so chamados de sarcomas. Cnceres que no se enquadram nestas duas categorias incluem as vrias leucemias, derivadas

7 de clulas hematopoticas e cnceres derivados do sistema nervoso... cada uma das categorias possui subdivises de acordo com o tipo especfico de clulas, sua localizao no corpo e a estrutura do tumor [...] (BRUCE et al., 1997, p.1256)

Ferreira e Castro (2008, p.5) acrescentam ainda que de maneira geral, so necessrias mltiplas alteraes genticas para dar origem ao cncer. Ressaltando, que existe uma linha de desenvolvimento das clulas cancergenas, sendo elas: iniciao, promoo e progresso tumoral. Portanto, essa patologia se caracteriza por ser resultante de alteraes moleculares que modificam o comportamento e a fisiologia celular. E quando descoberto, a maioria dos casos j apresentam metstases. Como j fora citado anteriormente, a manifestao do cncer se d por diversas causas, podendo estas, serem internas ou externas ao organismo humano, estando sempre relacionadas. Para Guyton (1992, p.30), indivduos com sistema imune suprimido tem maior probabilidade de desenvolver cncer. Sendo assim, evidentemente a preocupao com a sade e hbitos de vida saudveis se faz mais do que necessrio, desde busca de informao sobre fatores de risco at a prtica efetiva de preveno. De acordo com dados do Instituto Nacional de Cncer (INCA, 2009), causas externas esto diretamente ligadas aos hbitos cotidianos e ao meio ambiente, podendo ser citado como exemplo: exposio excessiva ao sol, tabagismo, e at mesmo vrus que causam leucemia. J os fatores internos dizem respeito hereditariedade, gentica prdeterminada, interferindo na capacidade de defesa do organismo perante os fatores externos. Esses fatores causais podem interagir de vrias formas, aumentando a probabilidade de transformaes malignas nas clulas normais. Para Lima e Zeferino (2008, p.220-221), O tabaco determina 30% das mortes por cncer e constitui a primeira causa evitvel da doena, estando o cncer de pulmo, laringe, fgado, entre outros, demasiadamente ligado a este fator. O lcool aumenta o risco do surgimento de cncer de boca, faringe, laringe, esfago, fgado e mama. Vale lembrar que quem apresenta os dois vcios em conjunto est grandiosamente mais suscetvel ao surgimento da doena comparado a uma pessoa que s faz o uso de uma das substncias.

Em comunho com esses dados, encontra-se no texto de Schwartsmann (2006, p.11), a seguinte afirmativa: Alm do cncer aerodigestivo, de boca, de esfago, de faringe ou de laringe, outros tipos de cncer so associados ao uso crnico de lcool, como o cncer de fgado e de mama. Grande parte dos casos da doena afeta principalmente: mama, pulmo, intestino, pele e tero, sendo que o estilo de vida e sedentarismo apresentam ser fatores concomitantes para o surgimento da doena, embora fatores genticos sejam bastante relevantes (PEDROSO; ARAUJO; STEVANATO, 2005). No estudo de Zanardo (2006), encontra-se que o fator gentico extremamente forte no que diz respeito ao surgimento de cncer de mama, principalmente se houver casos em parentes mulheres de primeiro grau, como irm ou me que apresentaram o diagnstico antes dos 52 anos de idade, por este tipo de cncer serem mais incidentes em mulheres. Dentre outros exemplos, fatores possveis para o surgimento da doena que esto sendo sempre expostos na mdia importantes de citar, esto: obesidade, sedentarismo e at mesmo infeces crnicas. No mbito de alteraes fisiolgicas e metablicas, indivduos acometidos por cncer, podem vir apresentar inmeras disfunes hematolgicas, sendo a anemia a mais freqente nos casos de cncer hematolgicos (JACOBER, 2007). Geralmente estas pessoas sofrem alteraes acentuadas no metabolismo, principalmente devido ao estresse que o prprio cncer provoca, alm das conseqncias geradas pelas cirurgias, ou tratamentos como radioterapia, mastectomia, nodulectomia, quimioterapia e tratamento hormonal. Ou seja, quando a pessoa toma cincia de que fora atingido por esta enfermidade, j sofre uma alterao psicolgica gerando uma situao de estresse de maior grau, podendo vir a se tornar uma depresso, que conseqentemente pode causar uma diminuio de apetite (BATTAGLINI et al., 2006). Sendo assim, comum que a alterao de um fator atinja outro, se tornando uma cadeia em que o estresse aumenta o cortisol (hormnio catablico), a depresso faz com que o indivduo no ingira nutrientes necessrios para sua subsistncia, ocorrendo dficit protico-calrico, fatores estes que esto diretamente ligados ao sistema muscular, causando ento a perda de musculatura, queda na vontade e condio de praticar atividade fsica, chegando assim a uma fraqueza generalizada (BATTAGLINI et al., 2004).

Bacurau & Costa Rosa (1997), expe em seu estudo que o intenso catabolismo causado pelo cncer, tambm tem como conseqncia altas concentraes de substratos energticos essenciais para clulas do sistema imunolgico circulantes, como glutamina e glicose, porm existe uma competio das clulas tumorais por estes substratos uma vez que apresentam elevada demanda pela glicose, sendo confirmado o aumento do nmero de transportadores da mesma nestas clulas. Ventrucci (2005, p.1), diz que:
A caquexia, presente no cncer, altera o metabolismo do organismo, principalmente, protico e reduz a capacidade do organismo responder as terapias. A perda de peso e protena corprea contribui para a manuteno do estado caqutico.

Pessoas com cncer-caquexia apresentam disfunes no metabolismo protico muscular esqueltico, resultando em atrofia muscular, devido ao desequilbrio do turnover protico corpreo, ou seja, a reduo da sntese protica e aumento a degradao da mesma (VENTRUCCI, 2005). Verifica-se ento, que a caquexia a uma das principais causas de morte em indivduos com esta patologia, em funo da alterao metablica dos substratos de gordura e protena, com considervel perda de massa muscular, peso, e de tecido adiposo, causando o aumento de catabolismo dos estoques energticos, e a reduo da capacidade e desempenho fsico e funcional. Do estudo de Campos (2003), abstrai-se que a perda de peso em portadores de cncer provm do consumo muscular e gorduroso de mesma intensidade, enquanto que em pessoas doentes com jejum simples prolongado o peso perdido refere mais da metade em gordura corporal e uma pequena parte em musculatura.

Por estes estudos, observa-se que comum em quadro clnico de pacientes com cncer, encontrar efeitos tais como: anorexia, enjos, nuseas, fadiga muscular, dificuldade respiratria, vmitos e desordens metablicas, o que podem vir a trazer conseqncias como caquexia e provvel anemia, todos resultantes de diversas alteraes fisiolgicas. Isto preocupa j que, como aponta Dimeo (2001 apud BATTAGLINI, 2006, p.154), [...] fadiga relacionada com cncer pode afetar at 70% de todos os pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia.

10

De acordo com Fernandes (2009), pacientes de cncer de colo uterino, geralmente apresentam sintomas como: dor, insuficincia renal, sangramento retal, edema de membros inferiores, entre outros. J Adams (1985), cita que, pacientes acometidos de cncer de mama, alm de outros sintomas j citados, o edema associado com a dor, pode contribuir para a reduo de mobilidade dos ombros, cotovelos e mo, ressaltando que a doena no seio causa enorme aumento da ansiedade na mulher causando problemas psicolgicos, como a depresso. Nos trabalhos pesquisados, observa-se que as alteraes fisiolgicas e metablicas variam de acordo com o tipo e local do cncer, alm do tipo e intensidade do tratamento. A prpria notcia do cncer causa um extremo impacto negativo no indivduo, devido sua crescente diria no mundo e a luta pela descoberta de uma possvel cura que os pesquisadores enfrentam a todo o momento exposta na mdia mundial. Toda essa situao promove um desgaste emocional que conseqentemente acarretar em mudanas no que diz respeito a sua qualidade de vida. E pessoas que no so estruturadas espiritualmente e psicologicamente sero provveis pacientes depressivos. Michelone e Santos (2004, p.3) afirmam que:
As alteraes da integridade fsico-emocional por desconforto, dor, desfigurao, dependncia e perda da auto-estima so relatadas por esses doentes que percebem a qualidade de suas vidas profundamente alterada num curto perodo de tempo.

No que diz respeito a dores, verificamos que o cncer uma doena que gera muita dor, desde seu desenvolvimento clnico at a fase terminal, portanto o tratamento mais eficaz para o alvio da mesma o farmacolgico (DELGADO, 2008). Ou seja, a dor vem tanto da prpria patologia, quanto dos procedimentos de tratamentos. Na maioria das ocorrncias, mesmo a doena j no existindo mais, deixa seqelas da mesma ou de seus tratamentos sendo estas dores persistentes. No estudo de Ferreira (2008), encontramos que todo o indivduo com cncer tem a qualidade de vida prejudicada pela incidncia da dor, seja ela decorrente de tratamentos ou da prpria doena, que juntamente com outros sintomas interfere inclusive na capacidade funcional e reduo de tempo de sobrevivncia. Mas, de acordo com Delgado (2008), mtodos no farmacolgicos podem ser associados para auxiliar no mbito da dor e da qualidade de vida destas pessoas, podendo incluir em seu tratamento

11

tcnicas de terapia ocupacional e acupuntura, por exemplo, para cuidar da instabilidade esqueltica e dores.

ATIVIDADE FSICA REGULAR E O CNCER Atualmente ouve-se muito falar sobre atividade fsica para promoo da sade, no mbito de preveno de doenas e melhoria da qualidade de vida, porm se faz necessrio uma melhor compreenso sobre a temtica para que de fato a realizao da mesma tenha um efeito positivo para o indivduo praticante.
Atividade fsica qualquer movimento corporal, independentemente da intensidade, que no foi elaborado especificamente com a finalidade de aprimorar a aptido fsica. Alguns exemplos... caminhada com um animal de estimao ou tomar uma ducha; entretanto, certas formas ou intensidade de atividade fsica (como a caminhada com o animal de estimao) podem ser benficas para a sade global e o bem-estar (ACSM, 2006, p.7).

No que diz respeito atividade fsica regular, encontra-se que a mesma pode ser entendida como exerccio perante a definio encontrado no Manual do ACSM (2006, p.7) O exerccio representa atividades estruturadas e planejadas destinadas a promover ou aprimorar a aptido fsica global, e no apenas a aptido relacionada sade. Para Samulski e Noce (2000), dentre muitas pesquisas sobre prtica programada de exerccios regulares, no mbito de benefcios encontramos fatores como: diminuio de estresse, depresso, ansiedade, alm de aumento de disposio fsica e mental e melhor funcionamento orgnico em geral. Nesta perspectiva, observamos que a atividade fsica regular um recurso estimulante de funes essenciais do organismo de grande potencial, atuando como coadjuvante no controle de enfermidades crnico-degenerativas, manuteno do aparelho locomotor, alm de promover melhor bem estar psicossocial (PESSI, 2005). Apesar do vasto nmero de estudos apontarem os vrios efeitos benficos da prtica de atividade fsica regular no mbito da sade e preveno de doenas, ainda escasso a quantidade de pesquisas no Brasil relacionando a mesma com os diversos tipos de neoplasia.

12

Na viso de Battaglini; Battaglini; Bottaro (2003), pacientes com cncer se revelam desmotivados para prtica de atividade fsica, por estarem cansados at mesmo pela prtica de atividades cotidianas. Seguindo esta perspectiva, Prado, et al , (2004), tambm relata que fadiga e cansao so queixas comuns das pacientes com cncer de mama em tratamentos quimioterpicos e radioterpicos, e a prtica de atividade fsica regular pode vir a ser uma estratgia para o alvio destes fatores. Evangelista et al. (2008), apontam que a prtica de atividade fsica por portadoras com cncer de mama no somente indicada no ps tratamento, mas tambm antes e durante o mesmo. Uma hiptese de que o exerccio fsico seria benfico para este pblico seria o fato de o mesmo aumentar o gasto energtico, fator este que dificultaria a competio do tumor para o consumo de nutrientes, uma vez que o organismo consumiria mais substratos (BACURAU & COSTA ROSA, 1997). O cncer de mama, alm de causar ansiedade e outros problemas psicolgicos, o edema comumente produzido associado com a dor contribui para a perda de mobilidade de cotovelos, mos e ombros, e, perante a este quadro a incluso num programa de exerccios fsicos bilaterais, inclusive com esportes e jogos para fortalecimento dos msculos de membros superiores, um fator importante no tratamento e reabilitao destas pacientes, alm da reao psicolgica, visto que as mesmas possam se sentir incapazes funcionalmente (ADAMS et al., 1985).
Na mastectomia, o ombro a articulao mais comumente prejudicada devido imobilizao prolongada, e este um dos fatores responsveis pelo desenvolvimento de isquemia dos tecidos internos, reteno de metablitos e edema, apressando, assim, o desenvolvimento de fibrose (PRADO et al., 2004, p.497-498).

Neste mesmo sentido, Brebagnol e Dias (2010), verificaram em seu estudo nas mulheres submetidas cirurgia de mama, uma significante diminuio de amplitude de movimento na flexo e abduo de ombro do lado operado no ps operatrio imediato, permanecendo aps 30 dias, alm de diferena na perimetria axilar devido ao edema. Prado et al. (2004), na concluso do estudo verificaram que as mulheres acometidas por cncer de mama submetidas a pesquisa, evidenciaram mais benefcios do que impedimentos na prtica de atividade fsica sistematizada, pois identificaram em aspecto fsico: fortalecimento muscular, melhora nas articulaes e amplitude de

13

movimento dos ombros e braos, melhora de circulao linftica e disposio. No aspecto emocional: melhora de humor, prazer e bem-estar. Como empecilhos para iniciarem a tal prtica: falta de nimo e/ou fora de vontade e falta de condicionamento fsico. O mesmo estudo aponta o exerccio fsico um fator importante num programa multidisciplinar no tratamento e reabilitao destas pacientes. Diettrich, et al. (2006), revelam em sua pesquisa que dentre as mulheres investigadas portadoras de cncer de mama em tratamento quimioterpico, apresentaram relevante reduo em todas as dimenses de nveis de fadiga aps o programa de caminhada no perodo de 12 semanas com intensidade moderada (60-80% da FCM). Tambm nesta linha de estudo, encontramos na pesquisa de Evangelista et al. (2008), a concluso de que houve uma melhora significativa na qualidade de vida das mulheres com a mesma patologia em tratamento submetidas a um programa de exerccio aerbio com intensidade moderada (60-70% da FCM) de 10 semanas, pois aumentou capacidade aerbia e funcional, reduziu percentual de gordura, alm de proporcionar bem-estar, por reduzir ansiedade, depresso e tenso. Em suas consideraes, Battaglini, Battaglini e Bottaro (2003) expem que o exerccio fsico pode intervir para que haja retorno de hormnios a nveis pr-cancerosos, pois a prtica do mesmo pode liberar hormnios possivelmente suprimidos e tambm contribuir para o aumento de vias metablicas comprometidas pela doena, aumentando assim suas capacidades funcionais. O exerccio fsico no perodo do tratamento pode colaborar na ativao de mecanismos biolgicos, aumentando enzimas atuantes nos radicais livres e nas clulas NK, as quais podem dificultar a formao de tumor, ou seja, no s para prevenir o desenvolvimento de cncer, mas tambm no tratamento, o exerccio possibilita o bom funcionamento dessas capacidades, sendo assim, ativando o sistema imunolgico conseqentemente far com que organismo torne-se menos vulnervel a outras doenas, o que fatalmente complicaria seu quadro clnico (PEDROSO; ARAJO e STEVANATO, 2005) Leandro et al. (2002) em sua pesquisa apresenta que o exerccio fsico promove alteraes funcionais no sistema imunolgico (SI) celular e hormonal, porm,

14

diferentes tipos e cargas causam alteraes distintas nos parmetros imunes, ou seja, exerccios de intensidade baixa ou moderada aumentam a resposta dos mecanismos de defesa orgnica, enquanto que exerccios de alta intensidade, prolongado ou em excesso podem enfraquec-las. O material de Bacurau & Costa Rosa (1997), aponta que das pesquisas que relacionam atividade fsica regular e cncer, grande parte, aborda aspectos como nmero de leuccitos, linfcitos, atividades das clulas NK e sntese de concentrao de imunoglobinas, existindo poucos com abordagens integradas (metablicas e hormonais). Porm, o mesmo material relata como exceo um estudo de Daneryd, et al. (1995 apud BACURAU & COSTA ROSA, 1997, p. 145), que correlaciona parmetros do metabolismo muscular, concentrao plasmtica de hormnios alm do grau de infiltrao de macrfagos em tumores de forma integrada, onde concluram que a atividade fsica

apresenta efeitos favorveis no que diz respeito sntese protica, diminuio de concentrao de cortisol, e a reverso na diminuio da concentrao plasmtica de hormnios anablicos como insulina e T3 reverso, podendo manter a massa muscular mesmo com a presena de tumor. A Sociedade Americana do Cncer (2006) disponibiliza em seu site, resultados de estudos, que apontam a prtica do exerccio fsico no tratamento e reabilitao de pacientes com cncer, na perspectiva de que se for intenso pode acelerar demais batimentos cardacos, causar falta de ar e dor intensa, o que neste caso seria contraindicado. Porm, exerccios de intensidade leve a moderada, tanto aerbio quanto de fora, flexibilidade e relaxamento, mostra-se eficaz para reduzir efeitos negativos da doena, aumentando capacidade funcional e equilbrio, reduzindo fadiga msculoesqueltico, diminuindo percentual de gordura, ansiedade e depresso, desde que o incio da mesma seja posterior a opinio mdica com relao s possveis limitaes, levando em considerao a vasta diversidade da patologia, alm de sua progresso e distino de tratamentos.
O exerccio pode estimular vrios benefcios para o sistema msculoesqueltico. Esses benefcios incluem o desenvolvimento de novas clulas saudveis que substituiro as clulas saudveis que morreram a partir do tratamento do cncer. Este processo tem sido mostrado para dar aos pacientes os ganhos de fora necessria para executar as atividades dirias, mais motivao e energia, melhoria na qualidade global da vida do paciente (BATTAGLINI, BATTAGLINI E BOTTARO, 2003, p.2).

15

Nunes et al. (2007) apresentam em seu estudo vrios trabalhos indicando que a prtica de um programa de atividade fsica regular, pode induzir diversas adaptaes musculares, como por exemplo, mudanas na sntese e degradao protica relacionadas a perda de musculatura. E quanto ao treinamento de fora, apresentam que este um fator que poderia ser mais analisado para uma possvel reduo na fadiga muscular causada pela caquexia atravs de seus efeitos anablicos em doentes e sadios. Mas as pesquisas referentes ao mesmo treinamento para indivduos com cncer ainda bastante carente, e sendo assim, fica difcil afirmar que este efeito anablico seja de fato expressivo neste caso. A busca na literatura revela que a realizao de atividade fsica regular, pode ser um importante argumento na minimizao dos efeitos colaterais proporcionados pelo tratamento da doena, e sendo estes efeitos dependentes de condies fsicas e psicolgicas distintas dos pacientes, os programas devem levar em considerao as especificidades dos tratamentos, alm das condies clnicas, respeitando a

individualidade dos pacientes (DIETTRICH, et al, 2006). Nesta mesma linha de concluso Battaglini, Battaglini e Bottaro (2003), tambm ressaltam que o exerccio fsico pode ser um dos instrumentos mais potentes na melhora da qualidade de vida destas pessoas, mas que juntamente com ele, provvel que se tenha riscos, ou seja, muita cautela, sendo necessrio muito cuidado com alguns fatores como: individualidade, tipo de exerccio, intensidade, durao e freqncia, sendo necessrio mais estudo sobre a temtica. A atividade fsica no plano de tratamentos multidisciplinares uma das prticas mais aplicadas, apesar do efeito analgsico do exerccio fsico ainda ser contraditrio. Muitos estudos relatam declnio da dor ps-exerccio, outros, relatam ausncia de efeitos do mesmo na percepo da dor, e outros ainda, apontam aumento da dor aps a atividade, principalmente em exerccios de resistncia, visto que esta contradio possa decorrer de diferentes metodologias de pesquisas (SOUZA, 2009). Na reviso bibliogrfica de Spinola; Manzzo e Rocha (2007) encontra-se que a maioria dos materiais que relacionam atividade fsica ao cncer em geral provm de um peridico internacional (cerca de 86%), ou seja, publicaes sobre a temtica extremamente carente no Brasil, mas que dentre todos levantados, grande parte revelam

16

a prtica do exerccio fsico moderado positivo para este pblico, porm, ressaltam falta de esclarecimentos sobre o controle das variveis (intensidade, durao, freqncia e tipo de exerccio).

CONSIDERAES FINAIS Pudemos verificar neste estudo a precariedade de materiais publicados no Brasil. Sendo que nestes, a maior parte relacionam a prtica de atividade fsica regular com neoplasia mamria, ou seja, dois fatores que dificultam fundamentais

esclarecimentos sobre a temtica, tendo em vista a considervel variabilidade de tipos e tratamentos do cncer. Dentre os materiais acessados, no se encontra dados especficos da atividade fsica e/ou exerccio fsico como um recurso diretamente ligado reduo da fadiga em pessoas com cncer, a maioria apresenta fatores positivos da contribuio da prtica de atividade fsica regular no que diz respeito s alteraes fisiolgicas como o ganho na competio com tumores por nutrientes, como a glicose, ativao de mecanismos biolgicos e sistema imunolgico, a reduo de fadiga em geral, reduo de percentual de gordura, aumento da capacidade funcional, melhora de disposio, diminuio de ansiedade e depresso, sendo, portanto um fator concomitante na melhora do bem estar e da qualidade de vida de indivduos com cncer. Porm, ainda no h um consenso no que diz respeito ao controle de variveis como tipo de exerccio, intensidade, durao e freqncia. Talvez pelas diferentes metodologias aplicadas e dificuldade na realizao das pesquisas, no mbito da vasta extenso de tipos de neoplasias e a ao de cada uma no organismo do indivduo. Assim, fazem necessrios estudos mais aprofundados sobre o tema respeitando a especificidade do cncer, do estgio do tratamento e do programa de exerccio aplicado. REFERNCIAS ADAMS, R.C.; et al. Jogos, esportes e exerccios para o deficiente fsico. So Paulo: Ed. Manole, 1985 American Cancer Society. Atividade fsica e paciente com cncer. 2008. Disponvel em: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-

17

BR&sl=en&u=http://www.cancer.org/docroot/MIT/content/MIT_2_3x_physical_activity_and _the_cancer_patient.asp%3Fsitearea%3DMIT&prev=/search%3Fq%3DAmerican%2BCan cer%2BSociety%26hl%3Dpt-BR&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhiDeadbz168zeD72bzWCkBUer4AA Acesso em: 10/04/2010 American Cancer Society. Exerccio fundamental para melhorar qualidade de vida em paciente com cncer. 2010. Disponvel em: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www. cancer.org/docroot/MIT/content/MIT_2_4X_Exercise_Key_To_Improved_Quality_of_Life_f or_Cancer_Patients.asp%3Fsitearea%3DMIT&prev=/search%3Fq%3DAmerican%2BCanc er%2BSociety%26hl%3Dpt-BR&rurl=translate.google.com.br& usg=ALkJrhj6hnfwNzsjYMBCuk56l_sLXRKUuQ Acesso em: 10/04/2010 BACURAU, R.F; COSTA ROSA, L.F.B.P. Efeitos do exerccio sobre a incidncia e desenvolvimento do cncer. Revista Paulista de Educao Fsica. So Paulo, v.11, n.2, p.142-147, Jul/Dez 1997. Disponvel em: http://www.usp.br/eef/ rpef/v11n2/v11n2p142.pdf. Acesso em: 12/03/2010. BATTAGLINI, C.; BATTAGLINI, B.; BOTTARO, M. Os efeitos do exerccio fsico sobre o cancro: uma reviso. Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires, Ano 8, n. 57, Fev. 2003 Disponvel em http://www.efdeportes.com/efd57/cancer.htm> Acesso em: 19/03/2 010 BATTAGLINI, C..; et al. Atividade Fsica e nveis de fadiga em pacientes portadores de cncer. Revista Brasileira Medicina Esporte, Niteri, vol.10, n.2, Mar./Abr. 2004 BATTAGLINI C.; et al. Efeitos do treinamento de resistncia na fora muscular e nveis de fadiga em pacientes com cncer de mama. Revista Brasileira Medicina Esporte. Niteri , vol.12, n.3 mai./jun. 2006 BRASIL. Ministrio da Sade. Instituto Nacional do Cncer INCA. O que causa o cncer. Rio de Janeiro, INCA, 2010. Disponvel em http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322. Acesso em 18/09/2009 BRASIL. Ministrio da Sade. Instituto Nacional do Cncer INCA. Como se comportam as clulas cancerosas. Rio de Janeiro, INCA, 2010. Disponvel em http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=318. Acesso em 18/09/2009 BREGANOL, R.K; DIAS, A.S. Alteraes funcionais em mulheres submetidas cirurgia de mama com linfoedenectomia axilar total. Revista Brasileira de Cancerologia. Niteri, vol.56 n.1 p.25-33. mai./jun. 2010. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/rbc/n_56/v01/pdf/05_artigo_alteracoes_funcionais_linfadenectomia. pdf. Acesso em 06/04/2010. BRUCE, A; et al. A evoluo da clula. In: BRUCE, A.; et al. Biologia molecular da clula. Porto Alegre: Artmedi, 1997. p.4-39.

18

BRUCE, A; et al. Cncer. In: BRUCE, A.; et al. Biologia molecular da clula. Porto Alegre: Artmedi, 1997. p.1255-1291. CAMPOS, N. L. Sndrome da anorexia/caquexia em cncer. 2003. 38f. MONOGRAFIA Ps- Graduao em Nutrio Clnica do GANEP Grupo de Nutrio Humana, So Paulo, 2003. Disponvel em http://www.tecponalimentos.com.br/monografia%20caquexia.pdf. Acesso em 16/03/2010. DELGADO, G.L. Tratamento da dor. In: LOPES, A.; et al. Oncologia para Graduao. So Paulo: Tecmed, 2008. p.269-281. DIETTRICH, S.H.C.; et al. Efeitos de um programa de caminhada sobre os nveis de fadiga em pacientes com cncer de mama. Revista Brasileira Cincia e Moimento. So Caetano do Sul, vol.14, n.1, p. 7-12. 2006. Disponvel em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/683/688. Acesso em: 28/03/2010. EVANGELISTA, A; et al . Variao da qualidade de vida em pacientes tratadas com cncer de mama e submetidas a um programa de exerccios aerbios. Revista Brasileira de Medicina, Ribeiro Preto, v. 66, n.7, Jul. p.200-205. 2009. Disponvel em http://www.cibersaude.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia =4056. Acesso em: 18/03/2010 FERNANDES, W. C. Qualidade de vida relacionada a sade de mulheres com cncer de colo uterino submetidas a radioterapia. 2009. 117f. Dissertao (Mestrado) Escola de Enfermagem, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009. Disponvel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-20052009-142255/ Acesso em: 12/03/2010. FERREIRA, K. A. S. L. Dor e qualidade de vida relacionada sade de pacientes com cncer: influncia das citocinas pr-inflamatrias TNF-, IL-6,IL-8 E IL-1. 2008. 253f. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. Disponvel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-04032008092629/ Acesso em: 12/10/2009. FERREIRA, F.O; CASTRO, R.M.R.P.S. Biologia da clula tumoral. In: LOPES, A.; et al. Oncologia para Graduao. So Paulo: Tecmed, 2008, p.5-13. GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia mdica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992, p.30-31. JACOBER, M.L.V. Anemia em pacientes com cncer: papel da atividade inflamatria sobre a eritropoiese e metabolismo do ferro. 2007. 105f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Cincias Mdicas - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponvel em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000412115. Acesso em: 16/11/2009.

19

JNIOR, A.R.S; WADA, M.L.F; CARVALHO, H.F. Diferenciao celular. In: CARVALHO, H.F; RECCO-PIMENTEL, S.M. A clula. Barueri: Manole, 2007, p.348-363. JUNQUEIRA, L.C; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 2000. LEANDRO, C. et al. Exerccio fsico e sistema imunolgico: mecanismos e integraes. Revista Portuguesa de Cincias do Desporto. vol.2 n.5 p.80-90. 2002. Disponvel em: http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr. 2/08.pdf. Acesso em: 04/04/2010. LIMA, C.S.P; ZEFERINO, L.C. Biologia da clula tumoral. In: LOPES, A.; et al. Oncologia para Graduao. So Paulo: Tecmed, 2008. p.220-231. MANUAL DO ACSM PARA AVALIAO DA APTIDO FSICA RELACIONADA SADE. Manual do ACSM para avaliao da aptido fsica relacionada sade. American College of Sports Medicine. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 175p. MELLO, M.L.S; Aspectos gerais de estrutura celular. In: CARVALHO, H.F; RECCOPIMENTEL, S.M. A clula. Barueri: Manole, 2007, p.1-5. MICHELONE, A.P.C.; SANTOS, V.L.C.G. Qualidade de vida de adultos com cncer colorretal com e sem Ostomia. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeiro Preto, v. 12, n.6, Dec. 2004. Disponvel a partir do <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-169200400060000 5&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20/03/2010. NUNES, E.A, et al. Mecanismos potenciais pelos quais o treinamento de fora pode afetar a caquexia em pacientes com cncer. Revista Brasileira de Prescrio e Fisiologia do Exerccio. So Paulo, v.1 n.1 p.1-17. Jan/Fev. 2007 Disponvel em http://www.edulife.com.br/dados%5CArtigos%5CEducacao%20 Fisica%5CAtividade%20Fisica%20e%20Sistema%20Imunologico%20-%20Cance r%20e%20HIV%5CTreinamento%20de%20forca%20e%20cancer.pdf.Acesso em: 07/04/2010. OLIVEIRA JR, J.O; et al. A dor no doente com cncer. In: KOWALSKI, L.P; et al. Manual de Condutas Diagnsticas e Teraputicas em Oncologia. So Paulo: mbitos, 2002, p.129-133. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Nmero de casos de cncer aumentando ou diminuindo no mundo? Disponvel em: http://www.who.int/features/qa/15/en/index.html. Acesso em 20/10/2009.

20

PEDROSO, W; ARAUJO, M.B; STEVANATO, E. Atividade Fsica na preveno e reabilitao do cncer. Revista Motriz, Rio Claro, vol.11, n.3, p. 155-160. Set./Dez. 2005. PESSI, S. N. A utilizao da atividade fsica como forma alternativa de preveno para a depresso no processo de envelhecimento. Coleo Pesquisa em Educao Fsica, Jundia, n. 4, p.41, Junho. 2005. PIVETTA, Marcos. Cncer, esperanas divididas. Pesquisa: FAPESP, So Paulo, n. 99, p.47, Maio. 2004. PRADO, M.A.S, et al. A prtica da atividade fsica em mulheres submetidas cirurgia por cncer demama: percepo de barreiras e benefcios. Revista Latino-Americana de Enfermagem, So Paulo, vol.12 n.3 p.494-502.maio/junho 2004. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n3/v12n3a07.pdf. Acesso em: 05/12/2009 SAMULSKI, D. ; NOCE, F.; SAMULSKI, D., NOCE, F. A importncia da atividade fsica para a sade e qualidade de vida: um estudo entre professores, alunos e funcionrios da UFMG. Revista Brasileira de Atividade Fsica & Sade, Londrina, v. 5, n. 1, p.05, Jan/Abril. 2000. Disponvel: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=ADOLEC&lang=p&ne xtAction=lnk&exprSearch=316035&indexSearch=ID Acesso em: 28/03/2010. SCHWARTSMANN, G. lcool e cncer. Arquivos Mdicos do ABC, Santo Andr, v. 31, Suplemento 2, p.11, Jan/Jun. 2006. SOUZA, J. B. Poderia uma atividade fsica induzir analgesia em pacientes com dor crnica?. Revista Brasileira Medicina do Esporte, Niteri, v. 15, n. 2, abril 2009. Disponvel: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151786922009000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24/03/2010. SPNOLA, A.V; MANZZO, I.S; ROCHA, C.M. A relaes entre exerccio fsico e atividade fsica e o cncer. Revista ConScientiae Sade. 2007. vol.6 n.1 p.39-48. Disponvel em: http://portal.uninove.br/marketing/cope/pdfs_ revistas/conscie ntiae_saude/csaude_v6n1/cnsv6n1_3c34.pdf. Acesso em: 15/04/2010. VENTRUCCI, G. Cncer-Caquexia e suplementao nutricional. Impacto da dieta rica em leucina no controle do metabolismo protico muscular. 2005. [s.n.] Tese (Doutorado) Instituto de Biologia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. ZANARDO, V.P.S. Cncer de mama: comportamento alimentar e concepo de envelhecimento em mulheres idosas em tratamento quimioterpico. 2006. 112f. Dissertao (Mestrado) Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Instituto de Geriatria e Gerontologia. Programa de Ps-Graduao em Gerontologia Biomdica, Porto Alegre, 2006. Disponvel em: http://en.scientificcommons.org/20693781. Acesso em 20/11/2009.

You might also like