You are on page 1of 23

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

cap. 2 - COMBUSTVEIS
Combustveis para utilizao em energia e aquecimento industrial apresentam caractersticas importantes tais como baixo custo por contedo energtico, disponibilidade, facilidade de transporte e armazenamento, possibilidade de utilizao dentro de tecnologias disponveis, baixo custo operacional e de investimento, etc. Durante muitos anos, os derivados de petrleo preencheram a maioria destas caractersticas e se tornaram o tipo mais utilizado de combustvel industrial. Nas dcadas recentes, outros tipos de combustveis tem sido utilizados e pesquisados, principalmente aqueles que produzem menor impacto ambiental que os combustveis fsseis. Do ponto de vista de origem, os combustveis podem ser classificados como: fsseis (no renovveis) e vegetais (renovveis), representados pela tabela abaixo. Origem Combustvel Bsico Petrleo Derivado GLP Gasolina FSSEIS leo Diesel leo Combustvel leos Residuais Gs Natural Xisto Betuminoso Carves Minerais Cana-de-aucar Bagao de cana Alcool Etlico Lenha VEGETAIS Carvo Vegetal Gases manufaturados Metanol Resduos Vegetais Biogs Gases manufaturados

Quanto a utilizao de combustveis conveniente classific-los e estud-los quanto a sua forma fsica: slidos, lquidos ou gases.

18

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Composio dos combustveis: Os combustveis industrias apresentam em sua composio alguns dos seguintes elementos ou compostos: Carbono Hidrognio Oxignio Enxfre Nitrognio gua Cinzas C H O S N H2O (Z)

Carbono e hidrognio so os elementos que mais contribuem para o poder calorfico dos combustveis e oxignio geralmente presente em combustveis vegetais, sendo que sua presena diminui o poder calorfico do combustveis, bem como as exigncias tericas de ar de combusto. Embora o enxfre seja tambm combustvel, este traz consequncias prejudiciais ao meio ambiente e aos equipamentos: - seu poder calorfico menor que o carbono e hidrognio - Os produtos de combusto, SO2 e SO3, em presena de umidade formam cido sulfrico, que ir atacar as partes mais frias da instalao. H2SO4 o principal causador de "chuva cida", com consequncias desastrosas ao meio ambiente. - se a atmosfera da combusto for redutora, pode haver formao de H2S, ou outros compostos, que so perigosos e produzem mal cheiro. O enxfre nos combustveis lquidos enconrado na forma de mercaptanas (um radical R-S-H) ou tambm na forma de dissulfetos( radicais R-S-R). Nitrognio responsvel pela formao de diversos xidos: N2O, NO e NO2, que so compostos de alta irritabilidade para as mucosas alm de reagirem com o ozona da atmosfera (O3). Outros elementos ocorrem eventualmente nos combustveis em concentraes muito pequenas, porm de efeitos no menos importantes. Os metais so mais frequentes: Nquel, Vandio, Clcio, Sdio, Potssio e Mangans. O vandio forma um xido: V2O5, que catalizador da reao de formao de cido sulfrico, agravando as consequencias de corroso com combustveis que contenham enxofre. Sdio e potssio (metais alcalinos) contribuem para a corroso a baixa temperatura formando compostos de baixo ponto de fuso, pdendo inclusive atacar materias refratrios. A gua normalmente encontrada em todos os combustveis, principalmente nos combustveis slidos, na forma de umidade, e traz duas consequncias: - diminui o poder calorfico, - aumenta a temperatura do ponto de orvalho do cido sulfrico, aumentando os problemas de corroso.

19

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

2.1 - COMBUSTVEIS LQUIDOS Os combustveis lquidos so amplamente utilizados na indstria pelas facilidades de armazenamento, operao e transporte, e os derivados de petrleo praticamente esto presentes na maioria das aplicaes. A caracterizao dos combustveis lquidos compreende a medio de algumas propriedades aplicveis a estes, as quais sero definidas a seguir. O poder calorfico de combustvel, como definido no captulo anterior aplicvel a todos os tipos de combustveis. Propriedades de combustveis lquidos

Ponto de fulgor: a temperatura do combustvel na qual, sob a ao de uma chama escorvadora sobre a superfcie lquida do mesmo, provoca uma ignio e combusto transitria. Importante propriedada para a segurana de armazenamento. Ponto de ignio: temperatura do combustvel na qual a chama escorvadora provoca uma combusto continuada sobre a superfcie do mesmo. Temperatura de auto-ignio: temperatura mnima de uma mistura ar/combustvel na qual a combusto iniciada e se mantm, sem a presena de uma chama escorvadora. Ponto de fluidez: temperatura combustvel se torne um fluido. mnima necessria para que o

Viscosidade: importante propriedade temperaturas de armazenamento, bombeamento (atomizao) para combusto.

que vai ecnomico

determinar as e pulverizao

Outras propriedades de combustveis lquidos so aplicveis apenas a combustveis automotivos (gasolina, leo diesel), tais como a octanagem, o perodo de induo e a cetanagem, e no sero tratadas neste texto. Todas as propriedades tem normas e mtodos de medio e algumas podem variar em resultado conforme o mtodo utilizado. Derivados de Petrleo O petrleo uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta composio varivel e dependente de fatores geolgicos tais como localizao da jazida, idade, profundidade, etc. Os principais elementos que constituem o petrleo so apresentados no quadro abaixo, com sua correspondente faixa de variao da composio:

20

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Elemento Carbono Hidrognio Enxfre Nitrognio Oxignio Metais(Fe, Ni, V, etc.)

% em massa 83 a 87 11 a 14 0,05 a 8 0,1 a 1,7 ~0,5 ~0,3

Os principais constituintes orgnicos do petrleo so : - Alcanos (ou parafinas), cadeias carbnicas retas, de frmula geral CnH2n+2 e seus ismeros. - Ciclanos (ou naftnicos), de frmula geral CnH2n , so compostos de anis saturados, tais como o ciclo pentano e ciclo-hexano. - Aromticos, os quais contm o anel benznico, e de baixo peso molecular. - Compostos sulfurados, presentes em todos os tipos de leo cru, mas em geral, quanto maior a densidade do petrleo, maior o teor de enxfre. - Compostos nitrogenados, presentes nas fraes mais pesadas, ocasionam problemas no processamento de petrleo por envenenamento de catalizadores de processo. - Compostos oxigenados, tambm se concentram nas fraes mais pesadas, e so responsveis pela acidez, escurecimento e o forte odor dos derivados de petreleo. - Compostos metlicos, so compostos organo-metlicos e tambm predominam nas fraes mais pesadas. - Impurezas inorgnicas, ficam em soluo ou suspenso na gua emulsionada ou no corpo do petrleo: sais minerais, argila, areia e bviamente a gua. Os derivados de petrleo so produtos do processamento do leo cru, bsicamente em dois tipos de processos: - destilao atmosfrica, onde grupos de fraes so separadas por diferena de ponto de ebulio (ou presso de vapor), numa coluna de destilao, - destilao vcuo do resduo, onde extrado no resduo de fundo da coluna atmosfrica mais fraes leves. O resduo de destilao vcuo utilizado para produo de asfalto ou complementao da produo de leo combustvel, - craqueamento trmico ou cataltico, onde possvel transformar fraes pesadas do leo em fraes mais leves, ajustando o perfil da produo com as necessidades de mercado consumidor. Um esquema bsico de refino apresentado na figura 1.

21

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Figura 1. Esquema da destilao atmosfrica de petrleo. A qualidade e caracterstica do petrleo determina a faixa de extrao de cada componente principal, embora os processos adicionais como o craqueamento permitam uma pequena variao do ajuste. As principais fraes produzidas, em ordem crescente de densidade so as seguintes: - Gs residual - Gs Liquefeito de Petrleo - Nafta petroqumica - Gasolina - Querosene - leo Diesel - leo Combustvel - Lubrificantes - leos residuais - Asfaltos leo Combustvel O leo combustvel a frao mais importante para os sistemas de aquecimento industrial, devido a seu baixo preo. Apesar de no nicio da utilizao do petrleo, fraes mais leves tais como o diesel e o querosene terem sido utilizadas, atualmente, tais derivados so reservados a utilizaes com maior exigncia de qualidade de combustvel, como os motores de combusto interna (ciclos Diesel e turbinas de aviao). A tendncia atual adequar o perfil de refino a maior produo de diesel e consequentemente,o leo combustvel utilizado 22

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

pela indstria tem sua densidade e viscosidades aumentadas, alm do maior teor de enxofre. A especifio bsica para os leos combustveis so a viscosidade, o ponto de fluidez e o teor de enxfre. A viscosidade determinada em aparelhos que se baseiam no tempo de escoamento de um dado volume de leo a uma temperatura constante. Os tipos de viscosmetros mais utilizados so: - Saybolt, com dois tipos: SSU Segundos Saybolt Universal e SSF, Segundos Saybolt Furol - Engler - Redwood A converso em viscosidade cinemtica, dada em centipoises est apresentada na tabela 1. As temperaturas utilizadas so as seguintes: 20 C (68 F) SSU SSF Engler Redwood X X 37,8 C (100 F) X X X 50 C (122 F) 98,9 C (210 F) X X 100 C (212 F)

Os leos combustveis apresentam vrias faixas de viscosidades conforme sua classificao. Para se conhecer a viscosidade de um leo em qualquer temperatura, necessrio conhecer-se pelo menos a viscosidade em duas temperaturas, e com o auxlio do grfico da figura 2, traa-se uma reta que reproduz o comportamento da viscosidade em relao a temperatura para derivados de petrleo. As especificaes atuais brasileiras para os leos combustveis so apresentados na tabela 2, sendo que anlises de laboratrio so apresentadas nas tabelas 3 e 4. Uma tabela de equivalencia de denominaes tambm esta anexo.

Antiga Atual Antiga Atual

A(BPF) 1A GN 6A

D(BTE) 1B HN 6B GP 7A

E 2A

F 2B HP 7B

GD 3A 8A

HD 3B -

GK 4A

HK 4B 9A

GM 5A -

HM 5B OC4 C

8B

9B

23

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 1 Equivalncia entre viscosidades.

24

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Figura 2. Grfico para determinao da curva viscosidade x temperatura para derivados de petrleo.

25

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Figura 3. Grfico tpico de ponto de orvalho em funo do teor de enxofre no combustvel.


Tabela 2. Especificaes do CNP para leos combustveis.
Viscosidade (2) gua e Cinemtic Teor Cinemtica a Sedimen a a 60oC, de 37,8oC, cSt ou tos % enxofr eSt ou Saybolt Universal e % em em peso (Saybolt, 37,8oC, s peso Furol a 65oC, s Mximo Mximo Mximo Mnimo Mximo
5,0

Ponto Ponto de de fulgor fluidez leo Combustve em oC superio l r oC Mnimo


TipoA (B.P.F.) TipoB (A.P.F.) TipoC (leo no 4) TipoD (B.T.E.) Tipo E 66

Cinzas , % em peso

Mximo
(4)

Mximo
-

2,00 390 (185) 31,9 (150 (3) 66 5,0 2,00 390 (185) 31,9 (150) (3) 66 (5) 0,10 0,50 2,11 26,0 (6) (33,0) (124) 66 1,0 2,00 390 (185) 31,9 (150) (3) 66 5,5 2,00 600 (285) 31,9 (150) (3) Tipo F 66 1,0 2,00 600 (285) 31,9 (150) (3) 1) - Em vigor a partir de 02/02/82, atravs do Regulamento Tcnico CNP 09/82. 2) - Para leos combustveis cuja diferena entre a temperatura de referncia de da viscosidade devero viscosidade e o ponto de fluidez seja menor que 20oC, os valores ser obtidos em temperaturas mais altas, reportando-se s temperaturas por extrapolao. 3) - A quantidade de gua e sedimento exceder 1,00%, dever ser feita a deduo da cifra total na quantidade de leo combustvel. 4) - O ponto de fluidez superior dever ser, no mximo, igual ao indicado na tabela anexa. 5) - O ponto de fluidez superior dever ser, no mximo, igual ao indicado na tabela anexa de 6oC. 6) - O resultado de gua e sedimentos para o leo combustvel tipo C expresso em % por volume. OBS.: A partir de 02/02/82, atravs da Resoluo no 02/82, o Conselho Nacional de Petrleo autorizou em carter experimental, mediante acordo com o comprador a utilizao do leo Combustvel Ultra-Viscoso. Entende-se por Ultra-Viscoso um leo combustvel com viscosidade cinemtica acima de 600 cSt a 65oC (285 SSF a 65oC), sendo que as demais caractersticas atendem as especificaes constantes da Resoluo 1/82 que estabelece o Regulamento.

26

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Ponto Ponto de de TIPOS fluidez Fulgor, superior o , oC C


Mnimo 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 66 Mximo (2) (3)

Teor de enxofre , % peso


Mximo 5,0 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 5,5 1,0 -

V I S C O S I D A D E gua e Cinemtica, cSt sedimento Saybolt Furol % 37,8oC 60 oC a 50oC, s volume (1)
Mximo 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 0,5 Mximo (600) (600) (900) (900) (2400) (2400) 10.000 10.000 30.000 30.000 80.000 80.000 300.000 300.000 1.000.000 1.000.000 (sem limite) (sem limite) Mximo 620 620 960 2.300 2.300 -

Cinza s

1A 1B 2A 2B 3A 3B 4A 4B 5A 5B 6A 6B 7A 7B 8A 8B 9A 9B C

Mnimo -

2,1, a 0,10 26,0 1 - A quantidade de gua por destilao, mais a do sedimento por extrao, no dever exceder 2,0% (percentagem em vol.). Uma deduo na quantidade dever ser feita para toda a gua e sedimento em excesso de 1,0%. 2 - O ponto de fluidez superior dever ser, no mximo, igual ao indicado na tabela anexa. 3 - O ponto de fluidez superior dever ser, no mximo, igual ao indicado na tabela anexa, diminudo de 6oC.

O teor de enxfre umas caracterstica importantssima para especificao e utilizao de leos combustveis. Como explicado, o enxfre ocasiona a formao de SO2 e SO3, o qual em reao com a gua dos produtos de combusto dever formar cido sulfrico. A formao e condensao de cido sulfrico depende do teor de SO2 ,e consequentemente do teor de enxfre no leo, e da presso parcial do vapor de gua nos gases de combusto. Um grfico tpico do ponto de orvalho deo cido em funo do teor de enxfre no leo apresentado na figura 3. Nem sempre est disponvel dados sobre a anlise elementar dos leos combustveis, e mesmo o poder calorfico. No caso em que no existe uma anlise laboratorial, os grficos das figuras 4, 5 e 6 auxiliam no estabelecimento da composio qumica elementar, fornecendo dados estimativos a partir de propriedades facilmente mensurveis, como a densidade. O teor de enxfre, por ser de importncia fundamental na especificao dos leos, normalmente fornecido. Os grficos e tabelas fornecem dados com exatido suficiente para os clculos de combusto industrial.

27

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 3. Anlise de leo combustvel tipo 1 B.


MDIA TRIMESTRAL ENSAIOS RESOLUO CNP gua e sedimentos. % peso gua por destilao. % volume Densidade relativa. 20/4 C Enxofre. % peso Ponto de fluidez superior. C Ponto de fulgor. C Viscosidade SSF a 50 C cSt a 60 C Poder calorfico inferior. kcal/kg Poder calorfico superior. kcal/kg *Dados obtidos por extrap. Ensaio a 65 C 10470 10470 10470 10470 66 (min) 600 (max) 620 (max) 76 600 9880 74 600 9880 68 600 9880 66 600 9880 5,5 (max) 0,96 6 0,75 6 0,7 max) 3 0,78 9 1,0122 0,9932 0,0100 1,0035 0,1 0,1 0,1 0,1 2.0 (max) 1 0,10 2 0,10 3 0,10 4 0,10 OBS.

Figura 4. Relao entre peso especfico do leo combustvel e seu teor de hidrognio.

28

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Figura 4. Relao entre peso especfico do leo combustvel e seu teor de hidrognio. Tabela 4. Anlises tpicas de derivados de petrleo.
ANLISES TPICAS Densidade 20/4oC Ponto de Fulgor, oC Viscosidade CIN 20oC, cSt Viscosidade SSU 100oF Viscosidade SSF 122oF Viscosidade SSF a 65oC Ponto de Nvoa, oC Ponto de Fluidez, oC ndice de Cetano Enxofre % Peso Poder Calorfico Superior Poder Calorfico Inferior Querosene
0,801 41

Diesel
0,829 -

OC-4
0,892 80

BPF
0,978 90

BTE
0,946 88

E
0,998 95

F
0,958 97

2,0 32 -

2,99 36 -

39,4 -

15420 520

15230 502

23060 790

22000 775

0,06 46420 kJ/kg 110940 kcal/kg 43406 kJ/kg 10374 kcal/kg

2 56 0,92 45832 kJ/kg 10954 kcal/kg 42944 kJ/kg 10263 kcal/kg

0 1,5 44857 kJ/kg 10721 kcal/kg 40867 kJ/kg 9.976 kcal/kg

173 12 4,0 43270 kJ/kg 10327 kcal/kg 41186 kJ/kg 9844 kcal/kg

170 14 0,85 43501 kJ/kg 10397 kcal/kg 40935 kJ/kg 9784 kcal/kg

280 12 4,1 43103 kJ/kg 10397 kcal/kg 40935 kJ/kg 9784 kcal/kg

278 12,5 0,76 43865 kJ/kg 10484 kcal/kg 41388 kJ/kg 9892 kcal/kg

29

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Figura 5. Relao entre Poder Calorfico, densidade relativa, teor de enxofre e carbono/hidrognio para leos combustveis.

Figura 6. Relao entre a densidade de um leo combustvel temperatura T e sua densidade 15 C. 30

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Outros derivados, alm dos leos combustiveis, apresentam, aplicaes especficas e algumas propriedades tpicas esto disponveis na tabela 4, e do lcool combustvel na tabela 5. Tabela 5. Caractersticas Tcnicas do lcool Etlico No quadro apresentam-se as caractersticas do lcool etlico hidratado e anidro, comparando-o com a gasolina e lcool metlico.
Propriedade Gasolina Etanol Anidro C2H5OH 46 0,79 9,0/1 52,0 13,0 35 78,3 78,3 216 550 6 400 0,815 106 89 158 1,063 7% 99,5 99,2 Etanol Hidratado Metanol Anidro CH3OH 32 0,79 6,45/1 37,5 12,5 50 65 65 270 570 4 600 0,760 110 90 160 1,061 14% 99,5 99,2

Frmula qumica Peso molecular Densidade a 20oC Relao estequiomtrica ar / combustvel % Carbono em peso % Hidrognio em peso % Oxignio em peso Incio temp. Ebulio oC Trmino temp. de ebulio o C Calor latente de vaporizaco kcal/kg Temp. de auto-ignio oC Poder calorfico inferior kcal/kg Calor de combusto da mistura quimicamente correta kcal/litro ndice de octano mtodo Research ndice de octano mtodo motor ndice de octano calculado Fator de acrscimo do nmero de molculas durante a combusto Efeito de superalimentao Graus GL (%Volume) Graus INPM (%peso)

(CH)x 144 0,73 15,2/1 84,0 16,0 40,0 250 90 367 10 500 0,860 73 73 73 1,055 1,68% -

C2H5OH 19H2O 0,81 8,3/1 78,2 78,2 237 580 5 952 0,815 110 92 162 1,077 9% 95 93,5

(extrado de Os Motores de Combusto Interna - Paulo Penido Filho, lemi, Belo Horizonte 1983).

31

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

2.2 - COMBUSTVEIS GASOSOS Os combustveis gasosos tem aumentado sua aplicabilidade na industria nacional, respondendo a demanda por fontes de energia mais limpas e eficientes. A limitao de seu crescimento est na disponibilidade e distncia dos centros consumidores pela sua maior dificuldade de transportes. Gs Liquefeito de Petrleo importante combustvel, tanto de aplicao industrial como domstica. Gs Natural tem sido explorado recentemente, porm, deve ser transportado por gasodutos, o que dificulta sua maior utilizao, dada a necessidade de investimento em infraestrutura. Outros gases, tais como, os gases manufaturados de nafta so produzidos e distribuidos localmente por rede de tubulaes, alm de gases residuais de refinaria, que tem aproveitamneto restrito as proximidades desta. Propriedade de combustveis gasosos: Algumas propriedades importantes necessitam ser conhecidas para os combustveis gasosos. A composio qumica pode ser fcilmente determinada atravs da anlise laboratorial, em cromatgrafos qumicos. O poder calorfico normalmente dado em termos de energia/volume, relativa a determinada condio de Temperatura e Presso. Em alguns casos pode ser fornecido em termos de energia/massa. Densidade relativa: a densidade do gs relativa ao ar nas mesmas condies de temperatura e presso. Nmero de Wobbe: uma relao entre poder calorfico e densidade relativa dada pela equao:

W =

PCi dr

A importncia do nmero de Wobbe est ligada a intercambiabilidade de gases para uma mesma aplicao ou queimador. Observe que a relao de Poder Calorfico e a raiz quadrada da densidade relativa tem a ver com a quantidade de energia (por volume) que possvel passar por determinado orifcio com a queda de presso correspondetne. Em outras palavras, no que se refere a potencia de um dado queimador, gases com o mesmo nmero de Wobbe vo apresentar o mesmo desempenho energtico. Velocidade de chama: a velocidade de uma frente de chama de uma mistura ar/combustvel, efetuada sob determinas condies. O conhecimento de parmetros de velocidade de chama til tambm para a intercambiabilidade dos gases, no sentido de se garantir a estabilidade de combusto em queimadores. Dois fenmenos podem ocorrer em queimadores de gs: - o descolamento da chama, quando a velocidade da mistura no queimada maior que a velocidade de chama, e 32

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

- o retrno de chama, quando a velocidade de chama maior que a velocidade da mistura ar/combustvel. Ambos podem trazer consequencias desastrosas aos equipamentos e um queimador de gs deve ser projetado para determinadas faixas de velocidades de chama para se garantir a estabilidade. Diversos mtodos existem para a medio de velocidade de chama, porm nenhum destes reproduz com exatido uma situao operacional. A velocidade de chama varia com a temperatura da mistura, a relao ar/combustvel e com o padro de fluxo, se laminar ou turbulento. As medidas de velocidade de chama em laboratrio so feitas quase sempre nos regimes laminares, mas a maioria dos equipamentos industrias operam com combusto turbulenta . De qualquer maneira, o conhecimento da velocidade de chama em laboratrio d uma medida qualitativa do combustvel. A fim de se utilizar este conceito o ndice de Weaver, d uma medida da velocidade de chama em relao ao hidrognio, adotado como gs padro. O ndice de Weaver definido como:

S=

Vgas VH2

Uma mistura de gases tem seu ndice de Weaver calculada da seguinte forma:

S=

aFa + bFb +L +iFi A + 5z 18, 8Q + 1

onde:

Fi : coeficiente de velocidade chama a,b,...i: fraes molares dos constituintes A : relao ar/combustvel volumtrica e estequiomtrica da z Q : frao molar dos inertes no combustvel : frao molar do oxignio no combustvel

mistura

A tabela abaixo apresenta o coeficiente para alguns gases: Gs H2 CO CH4 C2H6 C3H8 C4H10 C2H4 C8H6 F 338 61 148 301 398 513 454 674 33

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Gs Liquefeito de Petrleo A aplicao industrial de GLP tem sido feita em processos em que a limpeza fundamental, tais como em fornos alimentcios, matalurgia e cermica fina. O GLP uma mistura de fraes leves de petrleo na faixa de 3 e 4 carbonos na cadeia. Para efeitos prticos de combusto pode ser considerado como uma mistura em partes iguais de propano e butano. Um resultado mdio de diversas anlises dado na tabela a seguir:

composio em massa etano propano propeno butano buteno PCS (kcal/Nm3) PCI (kcal/Nm3) densidade (kg/Nm3) massa mdia

% 1,0 30,6 20,7 32,9 14,7 22600 21050 2060

molecular 48,79

Gs Natural A explorao do gs natural pode ser feita atravs da produo do " gs associado" a um poo de petrleo, com fraes de gs leves que justifiquem seu aproveitamento, ou em bacias produtoras de gs natural. Sempre h produo de gases associados a explorao do petrleo. Quando a produo de gs pequena, ou o centro consumidor est muito distante, o gs queimado localmente em chamas abertas na atmosfera (flare). Gs natural basicamente metano, com algumas parcelas leves de etano e propano. Sua composio pode variar de local a local. Algumas composies de gs natural em diversas bacias mundiais so apresentados na tabela 6. Gases manufaturados Gases so fabricados a partir de diversos combustveis como carvo mineral, nafta e lenha. A composio varia principalmente em relao ao processo de fabricao e sntese e em relao a matria prima. As tabelas 7, 8 e 9, a seguir, apresentam alguns dados sobre gases manufaturados de carvo, lenha e nafta petroqumica.

34

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 6. Gs Natural Componentes % volume

PCS
Localidade Campo Comodoro Rivadvia Turner Vallei M E Pr B Pe Hx CO2 O2 N2 MJ/Nm3 Densid ade (seco) 38,50 0,576 Canad (Alberto) 87,02 9,15 2,78 0,35 0,24 0,45 41,89 0,635 90,03 5,00 2,13 1,05 0,48 0,31 45,05 0,647 27,80 26,10 18,40 8,20 2,60 1,70 9,80 H2S 5,20 63,87 0,755 Rssia Suretou 93,20 0,70 0,60 0,60 0,50 4,40 39,62 0,605 Venezuela Santa Rosa La Pica 76,70 9,79 6,69 3,26 0,94 0,72 1,90 48,62 0,768 90,20 6,40 0,10 0,30 3,00 39,62 0,601 Observao: M = Metano E = Etano Pr = Propano B = Butano Pe = Pentano Hx = Hexano

Argentina

95

Chile (Terra do Charnasci Sol) lla Arbia Saldita Air Dar

Venezuela

35

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 7 - Gases manufaturados de carvo.

gs de gs de baixa retorta temperatu horizonta ra l Composio, % vol. O2 0,5 CO2 C4H10 4 2 3,5 8 52 30 4

gs de retorta cont. vert.

gs de retorta cont. vert. com vapor 0,4 4 2 18 49,4 20 6,2

gs de forno de carvo coque

0,4

0,4 3 3 9 53,6 25 6

0,4 2 2,6 7,4 54 28 5,6

5,5 CO 4 H2 30 CH2 52 N2 4 Composio assumida CnHm C4H8 CH4 C1,25 Densidade relativa 0,62 ao ar Ar terico, vol/vol 8,235 Gases produtos tericos CO2 vol/vol 0,950 H2O vol/vol 1,690 N2 vol/vol 6,545 Total mido 9,185 Total seco 7,495 Gases produtos tericos % volume CO2 10,3 H2O N2 Ponto de orvalho, o C dos gases de exausto Poder calorfico superior BTU/ft3 inferior BTU/ft3 30 in Hg 60oF saturado 18,4 71,3

C2,5H5 CH4 0,40 4,904

C2,5H5 CH4 0,43 4,708

C1H5 CH4 0,48 4,060

C2,5H2 CH4 0,38 4,572

0,490 1,210 3,917 5,617 4,407

0,490 1,156 3,779 5,425 4,269

0,500 0,974 3,269 4,743 3,769

0,439 1,165 3,667 5,271 4,106

8,7 9,0 21,5 21,3 69,8 69,7 69,0 69,6 61 63 20,3 21,1 10,5 8,3

59

62

62

889,0 804,5

559,8 499,3

540,0 471,1 482,2 420,2 466,9 525,1

36

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 8 -Composio tpica de gs de lenha com umidade de 15 a 22%. composio CO H2 CH4 H2O CO2 N2 PCI (kcal/Nm3) % volume 18 15 1 12 10 44 ~1000

Tabela 9 -Composio tpica de gs de lenha com umidade de 15 a 22%. composio CO H2 CH4 H2O CO2 N2 PCI (kcal/Nm3) % volume 18 15 1 12 10 44 ~1000

2.3 - COMBUSTVEIS SLIDOS Os principais combustveis slidos so a lenha e o carvo mineral. Este tem importncia grande na produo de energia trmica e eltrica na Europa, mas no Brasil est restrito a regio Sul, proximos aos centros produtores. A lenha tem grande importncia no Brasil, dada ao seu potencial de utilizao. Algumas propriedades devem ser conhecidas nos combustveis slidos: Anlise imediata: So determinados alguns parmetros relacionado com a utilizao do combustvel: - Carbono fixo - Material voltil - Cinzas - Umidade - Enxfre total 37

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

A matria voltil a parte do combustvel que se separa em forma gasosa durante o aquecimento do mesmo. composto de hidrocarbonetos eventualmente presentes na estrutura slida e outros gases, que so formados num processo de pirlise, tais como o hidrognio, monxido de carbono e metano. O teor de volteis tem influncia no comprimento de chama, no acendimento e no volume necessrio da fornalha. O carbono fixo o resduo combustvel deixado aps a liberao do material voltil. Compes-se principalmente de carbono, embora possa conter outros elementos no liberados durante a volatilizao. As cinzas englobam, todos os minerais incombustveis e composta basicamente de xidos, tais como a alumina, xido de clcio, xido de magnsio, etc. A umidade presente no combustvel slido determinao de seu poder calorfico inferior. Carvo Mineral O carvo mineral brasileiro utilizado principalmente na produo de energia termoeltrica e na indstria cimenteira. Devido ao seu alto teor de cinzas e enxfre, no muito utilizado industrialmente, a no ser nas localidades prximas a minas produtoras. As principais propriedades de carves brasileiros so apresentados na tabela 10. Tabela 10. Propriedades dos carves nacionais.
Procedncia C % S % H2 % N2 % O2 % Cinzas % Umidade % Mat. Voltei s % 32,02 PCS kcal/k g

importante

para

Buti

42,88 49,82

1,35 0,85 1,10 1,63 12,99 2,0 3,6

4,05 3,11 3,34

0,29 0,80 0,52

9,27 17,73 7,58

13,59 21,18

11,51

Jacu 40,79 Tubaro 46,90 Crisciuma 46,0 RGS 56,6 Paran 51,8 Sta. Catarina 20,5 Cabo Frio (a) 17,6 Cabo Frio (b) 12,6 Rezende Obs.: Os quadros em branco representam propriedades no avaliadas. 33,09 25,76 27,4 23,64 28,21

9,58 1,90 1,50 11 15 10

19,42 29,10 27,96 -

4750 6340 6310

15,8

42,0

2895

13,2

49,5

3470

12,0

33,2

2520

38

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Lenha um combustvel amplamente utilizado no Brasil, tanto em aplicaes domsticas como em aplicaes industriais para gerao de vapor, principalmente em pequenas unidades produtoras. caracterizada por baixo teor de cinzas, ausencia total de enxfre e umidade varivel, a qual depende do tempo e mtodo de aramzenagem. A lenha quando cortada possui por volta de 50% de umidade. Estocada ao ar livre, em toras empilhadas, atinge a umidade de equilbrio dentro de 3 a 6 meses, a qual, dependendo da umidade relativa do ar por volta de 15 a 25%. A anlise elementar da lenha varia pouco com o tipo de rvore, e isto uma regra geral para todo material celulsico. Algumas propriedade so apresentadas nas tabelas a seguir. O poder calorfico inferior vai depender muito do teor de umidade. A variao do PCS quanto ao tipo de madeira tambm no muito grande. Composio mdia da lenha sca: Elemento % massa C 50,2 H 6,1 O 43,4 N 0,2 cinzas 0,2

Poder Calorfico Superior:

4.400 kcal/kg

% gua PCI (kcal/kg)

50 1990

35 2770

10 4070

Bagao de cana O bagao da cana-de-aucar o combustvel das usinas de aucar e alcool e utilizado localmente, logo aps a moagem da cana. As modernas usinas no consomem todo o bagao produzido e o excedente pode ser fornecido a terceiros, "in natura" ou sco e enfardado. O bagao queimado diretamente com 50% de umidade, como vem da colheita. A composio elementar muito semelhante a lenha e suas propriedades podem ser tomadas como similares, exceto claro, quanto a sua forma fsica. Outros combustveis slidos vegetais, geralmente resduos de produo agro-industriais so utilizados ocasionalmente, e lista de alguns com propriedades tpicas apresentado na tabela 11.

39

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Tabela 11. Propriedades de diversos combustveis slidos vegetais.


Composio elementar mdia para clculos. biomassa Componente % base seca (b.s.) C 41,0 57,9 44,8 48,9 H 4,3 7,1 5,4 5,8 O 35,9 29,9 39,5 43,3 N 0,5 2,4 0,4 0,3 S Cl 18,3 2,7 9,8 1,6 Cinzas

casca de arroz borra de caf bagao de cana serragem

0,1 0,1

. Anlise imediata, base seca. Biomassa %Volteis %Cinzas Bagao 73,8 11,3 de cana 82,0 3,0 Casca 65,5 17,9 de arroz 69,3 13,4 Serragem 81,6 1,1 Anlise elementar. Biomassa % C % O Casca de arroz Borra de caf Bagao cana Serragem 41,0 38,5 39,3 59,5 56,2 44,8 48,3 35,9 39,8 37,1 30,7 34,1 39,6 45,1

%C fixo 15,0 15,0 16,7 17,3 17,3

% H 4,3 5,7 4,9 7,3 7,1 5,3 5,9

% N 0,4 0,5 0,5 2,5 2,4 0,4 0,2

% S 0,0 0,0 0,1 0,2

% Cl 0,1 0,2

% Res. 18,3 15,5 18,0

obs.

base seca base seca sem cinzas base seca base seca

0,1 0,1

9,8 0,4

. Poder calorfico (MJ/Kg, base seca). Biomassa PCS PCI desvio Casca 16,1 15,3 de 15,7 arroz 15,6 13,0 0,2 Bagao 17,3 16,2 de 19,1 17,9 cana 16,7 14,4 0,3 Borra 26,9 25,2 de 24,3 caf 21,8 19,1 0,5 Serragem 18,0 14,3 0,7 (*) Anlise feita no Laboratrio de Combustveis do DETF - FEM - UNICAMP. Anlise imediata (*). Biomassa Carbono fixo volteis cinzas umidade % b.s. % b.s. % b.s. % b.u Casca de arroz 12,0 72,2 15,8 10,0 Bagao de cana 9,2 86,4 4,4 6,4 Borra de caf 13,9 83,5 2,6 5,7 Serragem 15,2 84,2 0,6 12,9 (*) Anlise feita no Laboratrio de Combustveis do DETF - FEM - UNICAMP.

40

You might also like