You are on page 1of 3

PORTARIAS DO DETRAN-RJ / 2004 DEPARTAMENTO DE TRNSITO ATO DO PRESIDENTE PORTARIA PRES-DETRAN-RJ N 3250 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2004 DISPE SOBRE A APREENSO,

REBOQUE, GUARDA E LEILO DE VECULOS SEM CONDIES DE TRAFEGABILIDADE, OBJETOS DE INFRAO DO CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO, ESTABELECE VALORES MXIMOS A SEREM COBRADOS E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO DE TRNSITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRODETRAN/RJ, no exerccio das atribuies legais, conferidas pelo artigo 82, da Lei Estadual n 287/79, e tendo em vista o contido no processo n E-09/892/4190/03, e CONSIDERANDO as atribuies dos Departamentos Estaduais de Trnsito, contidas nas disposies do Cdigo de Trnsito Brasileiro - Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, em especial nos dispositivos legais contidos nos artigos 22, I, V, VI e VII; 262, 2; 271 e 328 do cdex; CONSIDERANDO a Resoluo n. 53, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trnsito; CONSIDERANDO a Lei Federal n 6.575/78 que Dispe sobre o depsito e venda de veculos removidos, apreendidos e retidos, em todo o territrio nacional; CONSIDERANDO a permanente necessidade de garantia da segurana do Trnsito; e CONSIDERANDO especialmente, o atributo legal previsto no 2 do Art. 262 e no Art. 271 e seu Pargrafo nico, do Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB, institudo pela Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997.

RESOLVE: Art 1 - Os veculos que se encontrem fora das condies de trafegabilidade estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro ou aqueles decorrentes de penalidade aplicada sero recolhidos ao depsito e nele permanecero at a sua restituio ao proprietrio, que somente se dar mediante o prvio pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoo e estada, alm dos encargos previstos na legislao brasileira. Art. 2 - Os veculos apreendidos na forma do artigo anterior, e no reclamados por seus proprietrios no prazo de 90 (noventa) dias, a contar do recebimento, pelo condutor, da Guia de Recolhimento de Veculos, sero levados a hasta pblica, deduzindo-se do valor arrecadado, o montante da dvida relativa a multas, tributos, dirias, reboques e encargos legais, sendo o restante, se houver, depositado conta do exproprietrio, na forma da lei. 1 - Aps a apreenso o veculo ser lacrado nas portas (com exceo a do motorista para manobras), nas tampa do motor, mala, porta-luvas, combustvel e no aparelho de som, e ser devidamente fotografado, sendo, aps, expedida a Guia de Recolhimento de Veculo-GRV, na forma do Anexo I desta Portaria, que ser assinada pelo condutor/proprietrio do veculo, pelo reboquista e pelo agente autuador e que ter o nmero do lacre fixado. 2 - Em seguida o veculo ser embarcado no reboque, devidamente fixado e transportado ao depsito, sendo que qualquer sinistro nesse processo ser coberto pelo seguro do reboque. Neste momento sero franqueadas ao proprietrio/condutor, instrues, em impresso, para a retirada do veculo. 3 - Quando da entrada do veculo apreendido no depsito o mesmo ser fotografado pelo sistema de segurana e vigilncia, sendo registrado em todos os seus ngulos. 4 - Logo aps ser realizada vistoria por um dos funcionrios do depsito, que registrar todos os dados do veculo e da remoo, em formulrio padronizado, inclusive os dados do auto de infrao, alm de toda e qualquer avaria existente no veculo, quando da entrada do mesmo no depsito, sendo, posteriormente, conduzido vaga no depsito.

Art. 3 - Aps o ingresso do veculo no depsito, o mesmo s ser liberado aps o pagamento das multas impostas, tributos devidos e das despesas com o reboque e as dirias relativas ao tempo em que esteve no depsito, alm da apresentao da documentao do veculo devidamente regularizada. O pagamento do IPVA em atraso nos ltimos 05 (cinco) anos poder ser parcelado de acordo com a Resoluo SER n 075, de 26 de janeiro de 2004, sendo que para efeitos de liberao o pagamento realizado em cheque somente ser condicionado ao prazo de 05 (cinco) dias teis. Art. 4 - Para retirar o veculo, o proprietrio ou seu representante legal munido de Procurao por Instrumento Pblico, dever dirigir-se ao Depsito, munido dos seguintes documentos em original ou cpia autenticada: a)Certificado de propriedade ou recibo de compra e venda do veculo; b)Carteira de habilitao (caso o proprietrio ou seu representante legal no possuam habilitao, devero ser acompanhados por indivduo habilitado); c)Carteira de identidade. d)No caso de pessoa jurdica, tambm necessria autorizao, por instrumento pblico, do responsvel pela Empresa, segundo o Contrato Social, assim como cpia autenticada do mesmo. Pargrafo nico - Estes documentos sero verificados pelos funcionrios do Depsito e em seguida o proprietrio receber uma guia para pagamento relativo s dirias e taxa de reboque, de acordo com os seguintes valores: Tipo de Servio Rebocada (veculos e vans) Rebocada (motocicletas) Rebocada (nibus, caminhes e similares) Diria em depsito (veculos, vans e motocicletas) Diria em depsito (nibus, caminhes e similares) Leilo Valor Unitrio em R$ 66,00 33,00 120,00 33,00 98,00 05% do valor arrecadado, a ttulo de remunerao, a ser debitado do valor destinado aos proprietrios, conforme artigo 328 do CTB.

Art. 5 - A liberao dos veculos apreendidos dever ser registrada e autenticada, assim como dever ser emitida pelo Detran a Guia de Liberao Oficial dos mesmos, quando comprovada a quitao dos tributos e multas referentes aos veculos. 1 - Depois da entrega da Guia de Liberao Oficial, o proprietrio/condutor dever pagar as despesas provenientes de reboque e dirias no depsito. 2 - o veculo ser conduzido rea de recepo, onde ser realizada vistoria no mesmo, inclusive com novas fotografias. Essa vistoria ser acompanhada pelo proprietrio, que dever registrar qualquer dano verificado no veculo. 3 - Quando da liberao do veculo, o proprietrio dever assinar o Recibo de Entrega de Veculo (Anexo II). 4 - Para todos os efeitos somente sero liberados os veculos, de imediato, com pagamento das dvidas em dinheiro. Para os pagamentos realizados em cheque, os veculos somente podero ser liberados aps a sua compensao. 5 - Os veculos que foram objeto de apreenso por se encontrarem foras das condies de trafegabilidade em decorrncia de ausncia ou deficincia de quaisquer componentes ou equipamentos obrigatrios estipulados no Cdigo de Trnsito Brasileiro, tero a sua liberao condicionada, ainda, alm das quitaes acima delineadas, ao seu pronto reparo, na forma do 3, do artigo 262, da Lei Federal n 9.503/97.

6 - Nos casos em que no se fizer possvel o reparo no prprio depsito o veculo ser liberado, aps quitao das dvidas, mediante autorizao do responsvel pela apreenso, para, no prazo mximo de 30 (trinta) dias corridos, efetuar vistoria nos postos do Detran, a fim de comprovar a sua eficaz reparao e adequao ao Cdigo de Trnsito Brasileiro, na forma do 4, do artigo 262, da Lei Federal n 9.503/97. 7 - A no observncia do prazo acima asseverado sujeitar o proprietrio a nova apreenso e remoo do veculo a depsito, incidindo novos dbitos referentes a rebocada e diria. 8 - A liberao do veculo nos casos acima previstos importar na reteno do documento de Licenciamento do Veculo (CRLV) at a sua efetiva reparao. Art. 6 - A remoo dos veculos somente poder ser realizada com o prvio conhecimento e autorizao da autoridade de trnsito ou de seus agentes e, nos casos de infrao penal, com autorizao da autoridade policial ou de seus agentes. Art. 7 - O procedimento de remoo no ser efetuado quando o proprietrio ou condutor devidamente habilitado se dispuser a faz-lo de imediato, desde que o veculo, alm disso, esteja em condies de trafegabilidade. Pargrafo nico - No incidir a tarifa de remoo na hiptese do caput deste artigo. Art. 8 - Nos casos de liberao de veculos mediante mandado judicial, dever ser apresentado ofcio da autoridade policial da circunscrio relativo a veculo proveniente de roubo ou furto, ou apresentao de registro de ocorrncia de roubo ou furto, desde que no coincida com dia, horrio e local da remoo. Pargrafo nico Na hiptese do presente artigo o veculo ser liberado sem nus. Art. 9 - A liberao de veculos somente ocorrer nos dias teis, durante o horrio de atendimento ao pblico, ou seja, de 10:00 s 17:00 horas. Art. 10 - Em qualquer liberao de veculo dever ser remetida ao Detran a GRV (Guia de Recolhimento de Veculo), o Recibo de Entrega do Veculo, bem como cpias de todos os documentos apresentados e o comprovante de pagamento das despesas com remoo e estada do veculo. 1 O valor relativo a estada dever ser cobrado a partir da entrada do veculo nos depsito, computando-se a diria mesmo por frao de dia que o veculo permanea no Depsito. 2 Para os veculos que derem entrada nos depsitos s sextas-feiras ou vsperas de feriados e no forem retirados no primeiro dia til subseqente, as dirias sero contabilizadas em dias corridos a partir do dia de entrada, incluindo-se na contagem os dias de sbado e domingo. Art. 11 - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. ANEXO I DA PORTARIA PRES-DETRAN/RJ N 3250 Identificao do reboquista: Nome: Assinatura: Placa do reboque: Matrcula:

Identificao do funcionrio responsvel pela operao: Nome: Assinatura: Publicada no D.O. em 04.03.2004. Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2004. HUGO LEAL Presidente do Detran-RJ Matrcula:

You might also like