You are on page 1of 2

BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE - EXERCCIOS

Prof: CARVALHO 01. A TRAGDIA REORDENA O MUNDO.

Frente: 01

Aula: 05
GE290307

Com o ttulo acima, a revista veja de 10/10/2001 se referiu aos recentes atentados terroristas aos EUA. Fazendo um paralelo ao titulo da matria da revista veja, como mapa abaixo, correto afirmar:

e) O fortalecimento da economia dos pases do continente, em funo da ajuda financeira externa com destaque para a unio europia. 03. Sobre as mudanas geopolticas e econmicas da ordenao bipolar do espao mundial para a atual ordenao multipolar correto afirmar que: a) Os EUA saram vitorioso sobre a Rssia quanto ao modelo poltico econmico e militar, impondo-lhe a hegemonia capitalista e blica, marcada pela destruio do arsenal nuclear sovitico. b) A hegemonia da Alemanha do Japo e da china, como grandes potencias econmicas, quebrou a hegemonia norte americana e sovitico, mesmo sem que esses pases tivessem um grande poderio blico. c) Os EUA saram fortalecidos politicamente e militarmente sobre a URSS, mas, passaram a dividir om poderio econmico com outros pases do G7 como, por exemplo, o Japo e Alemanha, mesmo sem que esses pases tivessem um grande poderio blico. d) Os EUA e a Rssia mantiveram o poderio poltico econmico e militar, como grandes potncias, dividindo a hegemonia econmica com outros pases do G7 como, por exemplo, o Japo e a Alemanha, mesmo sem que esses pases tivessem um grande poderio blico. e) A emergncia de 20 pases como, por exemplo, a Alemanha, o Japo a china, a ndia e o Brasil como grandes potencias econmicas formando o G20, que quebrou a hegemonia norte americana e sovitica, mesmo sem que esses pases tivessem um grande poderio blico. 04. (unesp 2004) Com o fim da guerra fria a desagregao da URSS, uma nova ordem econmica mundial passou vigorar. Desta maneira, a fronteira entre vrios pases foi redesenhada e, em certos casos, novos territrios foram definidos. Segundo texto e mapa. Analise as afirmaes:

a) Os recentes ataques aos EUA, semelhana da queda do murro de Berlim, que redefiniu o mapa multipolar, reafirmaram o antagonismo ideolgico entre o mundo ocidental e o mundo oriental. b) O mapa multipolar representa uma configurao de uma nova ordem econmica, bruscamente afetada a partir dos atentados terroristas, que promoveram um reordenamento econmico monopolar em torno de uma nao hegemnica - os estados unidos. c) Ainda que a nova ordem econmica, configurada no mapa multipolar, no tenha sido essencialmente afetada, os ataques terrorista proporcionaram interesses de aproximao de carter estratgico-militar entre naes como EUA e Rssia que, no passado, confrontavam-se na guerra fria. d) Redefinindo a ordem multipolar, configurada no mapa, os ataque terroristas opem duas grandes alianas econmico militares que polarizam o ocidente e o oriente em torno da questo tnico-religiosa. 02 O fim da guerra fria o clima de tenso poltica e militar entre as duas superpotncias no ps guerra provocou transformaes na frica, entre as quais pode se destacar: a) O fortalecimento da ajuda financeira e militar dos estados unidos, aos seus antigos aliados no continente. b) O trmino dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potncias deixam de interferir no processo. c) O fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rssia, aos seus antigos aliados no continente. d) O agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.

I. Com a criao da ONU e do FMI, os organismos de porte internacional, os limites territoriais entre os pases do globo tornaram-se estveis. II. Na definio dos territrios devem-se obedecer, prioritariamente, s condies naturais existentes em nosso planeta.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

III. At mesmo fronteiras remotamente demarcadas podem sofrer alteraes com o passar do tempo. IV. Os fatores sociais, econmicos ou polticos podem contribuir para que as fronteira entre os pases sofram alteraes. Esto corretas somente as afirmaes: a) III e IV b) I e III c) II e IV d) I e II e) I e IV

05. Desde meados da dcada de 80 a antiga unio sovitica tem passado por profundas transformaes polticas econmicas, que culminou em dezembro de 1991 com a formao da CEI (comunidade dos estados independentes). No entanto, essas transformaes no tm sido pacificas, ao contrario, tem provocado intensos conflitos motivados, entre outros fatores: a) Pelas reaes negativas dos antigos aliados da Europa oriental, que viram com o fim URSS a perda de um mercado consumidor. b) Pelo forte centralismo das republicas blticas, mais desenvolvidas e, portanto hegemnicas sob o ponto de vista poltico. c) Pela grande diversidade tnica que cria impasses regionais na busca de autonomia poltica e na delimitao de fronteiras. d) Pela reao popular conta a admisso das novas republicas ao FMI e banco mundial, smbolos do capitalismo internacional, antes to combatidos por esses novos pases. e) Pelas profundas reformulaes das velhas constituies, dotadas da dcada de 20, por uma assemblia constituinte pouco representativa. 06. Os 45 anos que vo do lanamento das bombas atmicas at o fim da URSS no foram um perodo homogneo nico na historia do mundo; [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de guas, o incio da dcada de 70. A pesar disso, a historia desse perodo foi reunida sobre um padro nico pela situao internacional peculiar que a dominou at a queda da URSSS. O perodo citado no texto conhecido por guerra fria pode se definido como aquele momento histrico em que houve: a) Corrida armamentista entre as potencias imperialistas europias, ocasionando a guerra fira. b) Domnio dos pases socialista no sul do globo pelos pases capitalista do norte. c) Choque ideolgico entre Alemanha nazista e unio sovitica stalinista, durante os anos 60. d) Disputa pela supremacia da economia mundial entre o ocidente e as potencias orientais, como a china e o Japo. e) Constantes confrontos (de forma indireta) das duas superpotncias que emergiram da segunda guerra mundial

07. (FUVEST) analisando as transformaes ocorridas na ex-URSS, pode-se considerar que a federao russa: a) Atra macios investimentos estrangeiros, devido, ao seu elevado ritmo de crescimento econmico. b) Tem dificuldade em transferir a tecnologia desenvolvida no setor militar para produo industrial do setor civil da economia. c) Ainda figura entre as cinco maiores potencias do globo, em razo de sua moderna agricultura destinada exportao. d) Completou o processo de privatizao no pas, porque suas empresas estatais eram rentveis e competitivas no mercado. e) Conseguiu constru sua identidade nacional, com a sada das demais republica que constituam a URSS. 08. (cesgranrio-rj) em primeiro lugar preciso reconhecer que algo, de fato, deu errado na unio sovitica. No havia nenhuma semelhana entre o processo de emancipao socialista imaginado por Marx e aquilo que existiu naquele pas.
(ARBEX JR, Jos. Revoluo em trs tempos; URSS, Alemanha, china. So Paulo; moderna).

Assinale dentre as opes a seguir, aquela que expressa um fator que tenha contribudo decisivamente para a exURSS ter dado errado. a) Descentralizao das atividades de planejamento econmico. b) Controle do poder poltico por apenas dois partidos: o comunista e o social-democrata. c) Adeso tardia das autoridades soviticas ao mercado comum dos pases socialistas, o comecom. d) Predomnio de uma estrutura de economia paralela de mercado sobre os setores estatais. e) nfase na produo industrial militar e aeroespacial em prejuzos a tecnologia do setor civil, indstria civil. 09. O final da dcada de 80 registra uma srie de mudanas na ordem econmica e geopolticas mundiais. Na verdade, o mundo bipolar construdo desde o II psguerra j apresentava, a partir dos anos 70, sintomas de crise. A dcada de 90 vem sendo marcada por processos novos, alicerados em um sistema multipolar. Sobre a velha ordem geopoltica e econmica correto afirmar: a) Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS, comandara acordos de diviso do mundo segundo reas de influncia. A URSS, teria controle sobre a Europa Ocidental, enquanto que os EUA sobre a Europa Oriental, em especial, Berlim e os Blcs. b) Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS, comandaram acordos de diviso do mundo. Os EUA, teriam controle sobre a Alemanha Oriental e Berlim e a URSS, sobre a Alemanha Ocidental. c) Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, a diviso do espao mundial em reas de influncia construa uma forma de controle estratgico sobre o mundo, j marcado pela multipolaridade. d) Aps a Segunda Guerra Mundial, os conflitos regionais representavam uma manifestao localizada do confronto entre os EUA e a URSS pelo controle do espao mundial. e) Apesar de ser concebido como uma estrutura sob o equilbrio do terror, a ordem construda ps Segunda Guerra Mundial no se manifestou em guerras.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

You might also like