You are on page 1of 9

Apostila de Aikido - Contedo Bsico

Contedo extrado da Associao Catarinense de Aikido - Acai Adriano Campos - julho de 09

O termo aikido composto por trs caracteres kanji:

Ai - unio, harmonia, amor Ki - esprito, energia vital D - caminho filosfico, caminho espiritual

Em traduo livre, caminho da harmonia com a energia vital Outra traduo ,segundo Saotome sensei ,discpulo direto do fundador, exigiria a interpetrao dos kanjis AI e KI em conjunto remetendo a uma unio como o TODO e com a NATUREZA no sentido de UNIR-SE AMOROSAMENTE A TODA A CRIAO. uma arte marcial que enfatiza os aspectos espirituais da vida, que no tem competies e cujo treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperao. Essencialmente defensiva, baseia-se em movimentos fluidos e circulares.

O AIKIDO
O Aikido uma arte marcial moderna e inovadora, que visa por meio da disciplina marcial lapidar o carter do praticante, desenvolver sua autoconfiana, sua sade fsica e mental. O Aikido d nfase aos movimentos circulares caracterizando-se basicamente por no oferecer resistncia fora do oponente. Este princpio possibilita a defesa eficiente mesmo ante agressores com maior peso, envergadura ou experincia. Sua concepo inteligente trabalha movimentos suaves e naturais, com respirao controlada e concentrao no baixo abdome, centro do fluxo energtico denominado tanden ou hara . No Aikido existe cooperao entre os praticantes e no competio. As tcnicas so desenvolvidas e treinadas com um parceiro e no com um oponente, esta uma grande diferena entre o Aikido e as demais artes marciais.

Perguntado sobre o que Aikido, o Fundador Morihei Ueshiba (1883-1969) assim respondeu: Na minha opinio, pode-se dizer que a verdadeira arte marcial. A razo disso que ele uma arte marcial baseada na verdade universal. Este universo composto de muitas partes diferentes e ainda assim, o universo como um todo uno como uma famlia e simboliza o estado ltimo da paz. Por ter esta viso do universo, o Aikido no pode ser nada alm de uma arte marcial da harmonia e de no violncia. Por isso, pode se dizer que o Aikido mais uma manifestao do Criador do Universo. Em outras palavras, o Aikido como um gigante (imenso em natureza). Portanto, no Aikido, o cu e a terra se tornam campos de treinamento. O estado mental do aikidosta deve estar pacificado e totalmente livre da violncia. dizer, aquele estado mental especial que transforma a violncia em um estado de harmonia. E acho que este o verdadeiro esprito das artes marciais japonesas. Esta terra nos foi dada para que a transformssemos num paraso. A atividade guerreira totalmente fora de contexto.

O INCIO DO AIKIDO
O Aikido foi criado pelo mestre MORIHEI UESHIBA (1883/1969), um expert que alcanou o mais alto nvel de conhecimento das artes marciais clssicas japonesas. O mestre UESHIBA, chamado tambm de O-SENSEI, GRO MESTRE, FUNDADOR, cresceu na cidade de Tanabe, prefeitura de Wakayma, sendo uma criana fraca, que ficava doente com freqncia. nico filho homem teve que trabalhar para ajudar seus pais e quatro irms. Trabalhando nos barcos de pesca locais aprendeu a manejar o arpo e estudou Sum. Abandonou a escola formal (equivalente ao nosso segundo grau) e continuou seus estudos de Budismo num templo local, sendo que muito da sua Morihei Ueshiba educao veio da natureza, enquanto nadava e pescava no oceano Fundador do Aikido e andava nas montanhas. Participou ativamente nas guerras, sendo mandado para o front na Manchria em 1905. O-SENSEI era um artista marcial perfeito, estando invicto nos muitos anos de prticas marciais. Certa feita no entanto encontrou SOKAKU TAKEDA, descrito como o ltimo dos antigos guerreiros e famoso artista marcial. Num confronto entre ambos O FUNDADOR foi derrotado facilmente, tendo aps esse episdio se inscrito num curso de dez dias com Takeda, depois por mais dez dias e acabou ficando por quatro anos. A procura do FUNDADOR era muito mais espiritual do que marcial e apesar de ter aprendido muito com Takeda ele ainda procurava por algo mais profundo do que a tcnica e o poder devastador. Numa primavera de 1925, UESHIBA SENSEI ento com 42 anos, foi desafiado a lutar com um oficial da marinha. O oficial, armado com um bokken (espada de madeira), no conseguia tocar UESHIBA e acabou desistindo do embate. Aps esse desistir, MORIHEI foi at o jardim molhar seus rosto com gua da fonte. Repentinamente se sentiu envolto por uma luz dourada: Eu vi o divino, ele disse depois. De uma vez eu entendi a natureza da criao: o caminho do guerreiro (budo) manifestar o amor divino, um esprito que abraa e cuida de todas as coisas. Ento veio a segunda guerra e MORIHEI SENSEI

permaneceu no governo nos primeiros anos, ficando aps profundamente abalado com toda violncia da guerra. Aps o trmino do conflito, tendo o Japo perdido, O-SENSEI continuava otimista. Mesmo com seus edifcios e cidades destrudos, um pas ainda tem suas guas e florestas. O treinamento de Aikido recomeou normalmente em 1950 e nas duas dcadas que se seguiram a prtica espalhou-se rapidamente no Japo e exterior. Nos seus anos finais, O-SENSEI passava muito tempo estudando, orando e meditando. Viajou tambm pelo mundo demonstrando Aikido pessoalmente. O-SENSEI faleceu no dia 26 de abril de 1969, aos oitenta e seis anos. Algumas de suas ltimas palavras foram: Aikido para o mundo todo!.

O AIKIDO NO BRASIL
O Aikido foi introduzido no Brasil pelo mestre Shiran REISHIN KAWAI, h 42 anos. O professor REISHIN KAWAI nasceu na cidade de Yasugi, provncia de Shimane, Japo, em 28 de fevereiro de 1931. Quando tinha apenas quinze anos foi acometido de uma forte inflamao nos joelhos que o impedia de andar. Submeteu-se vrias formas de tratamento, no obtendo xito com nenhuma delas. Desgostoso com o mtodos teraputicos tradicionais, passou a pesquisar mtodos alternativos de cura e foi com o auxlio de seus estudos sobre acupuntura, shiatsu, seitajitsu e alternativas alimentares que conseguiu recuperar-se totalmente. Sua recuperao o estimulou a continuar suas pesquisas dos Kawai Shihan processos alternativos da teraputica oriental, passando a estudar Faixa Preta 8 grau sob a tutela de SAITA TORATARO. Este professor era muito famoso, pois conseguira curar-se de cncer no aparelho digestivo atravs da prtica do DANJIKI (vida asctica nos bosques e jejum). Aps curar-se o Professor Torataro retornou vida citadina e tornou-se discpulo de ARITOMO MURASHIGE, com quem aprendeu medicina oriental, Aikijutsu e posteriormente o Aikido. KAWAI Sensei aprendeu com o professor Torataro medicina oriental e Aikido, tendo tido a oportunidade de conhecer seus mestre, professor Murashige por ocasio de viagem Europa em 1961. Este professor delegou a KAWAI Sensei a incumbncia de trazer o Aikido ao Brasil. Em 1963 KAWAI Sensei recebeu o diploma de SHIRAN (mestre de artes

marciais) do prprio FUNDADOR e iniciou a tarefa da introduo do Aikido Entre ns. O professor REISHIN KAWAI oitavo grau de faixa-preta e tem sua academia situada na cidade de So Paulo, com a Academia Central de Aikido, exercendo tambm em seu consultrio o trabalho de shiatsu e acupuntura. KAWAI Sensei como carinhosamente chamado pelos aikidostas o mestre de todos os professores de Aikido no Brasil. KAWAI Sensei diz: Antigamente no tempo dos samurais a fora predominava, mandava quem tinha mais fora, quem era mais forte, mas nos dias de hoje tudo diferente. Por isso sempre realo que pratiquem o Aikido no pensando em desenvolver uma tcnica para derrotar adversrios, mas sim visando uma boa sade e bem-estar, vivendo sem se estressar. E continua: Quando se fala em Aikido, ele pode ser visto de vrios ngulos, tais como: religio, filosofia, cultura, arte marcial e defesa pessoal. O Aikido, portanto, um todo. E treinar Aikido, portanto, um todo, treinar para a vida sem pensar em quebrar algum, mas sim em defender-se, e a defesa abrange vrios aspectos: 1 - O fato de voc se fortalecer o suficiente para no estar sujeito e vrios males de ataques morais ou psicolgicos, uma maneira de defesa, outra maneira quando se sofre uma agresso fsica.

Kawai Shihan entregando comendas ao Gro Mestre Morihei Ueshiba, em Tkio -Japo.

O Shihan Reishin Kawai confessou que gostaria de ver o Aikido ser ensinado e praticado com essas intenes e disse o seguinte: A gente no deve se arrepender do que fez, no deve se martirizar pelo que aconteceu e sim olhar para a frente, no odiando as pessoas. Tanto no Japo como no Brasil, existem o lado bom e o lado ruim, e se voc procurar ver apenas o lado bom, timo, mas se comear a ver somente o lado ruim, ento vai ser pssimo para voc. Na essncia da vida assim mesmo, vai depender da maneira como voc encara as coisas. Qualquer situao pode ser um inferno ou um paraso, tudo vai depender de voc mesmo. E o Aikido nos ajuda a encarar tais situaes, nos desenvolvendo o equilbrio e a mente.

O AIKIDO EM SANTA CATARINA


O Aikido comeou entre ns h aproximadamente 15 anos. Sendo aluno direto do mestre KAWAI SENSEI por muitos anos e tendo sido inclusive UCHI DECHI (aluno residente) por grande perodo, ANTNIO DE PDUA MELLO MOREIRA DE SOUZA, conhecido carinhosamente por Pdua Sensei teve a incumbncia de introduzir e disseminar o Aikido em Santa Catarina. Pdua Sensei teve um aprendizado intenso ao lado de Pdua Sensei seu mestre, como discpulo pessoal, ganhando experincia dando Faixa Preta 5 grau aulas em So Paulo, em Lima (Peru), treinando no Uruguai, Argentina, Frana e Japo. Pdua Sensei implantou o Aikido na Universidade Federal de Santa Catarina em duas modalidades: curricular e curso de extenso. Ministrou aulas junto Polcia Federal, introduziu a disciplina na Unisul e nas principais academias de artes marciais de Florianpolis, como a Wado-Kan e Marcial Master. Tambm deu aulas no Sesc e na Elase. Fundou a ACAI - Associao Catarinense de Aikido, sendo seu Presidente Fundador. Formou diversos professores e graduou muitos alunos. Introduziu o Aikido em Joinville, tendo dado aulas para a Guarda Municipal e para a comunidade em geral na Cidadela Cultura Antrctica. Atualmente ministra aulas no Bunsei Dojo na Av. Herclio Luz. Pdua Sensei viajou ao Japo hospedando-se no Hombo Dojo (Tquio), sede mundial do Aikido, tendo treinado diretamente com o lder mximo do Aikido no mundo, o ento Doschu KISSHOMARU UESHIBA, filho do FUNDADOR Morihei Ueshiba, tendo tambm treinado na cidade de Hiroshima. Pdua Sensei possui o quinto grau da Aikido e reconhecido como um dos melhores aikidostas do Brasil, sendo muito respeitado pelos praticantes, por sua excelente tcnica e elegante postura. Pdua Sensei o responsvel pelo Aikido de Santa Catarina perante o mestre Kawai Sensei.

ETIQUETA NO DOJO

O Aikido originrio do Japo. O Gro mestre Morihei Ueshiba (1883 - 1969) concebeu o Aikido como uma forma de caminho de vida (Do) visando o aprimoramento do esprito humano. O comportamento do praticante de Aikido, principalmente dentro da rea de treinamento, deve refletir esta busca pelo aprimoramento do ser. Deste modo seguimos algumas regras de etiqueta que alm de demonstrar educao e respeito, ajudam a manter uma atmosfera de cooperao e camaradagem durante as aulas.

REGRAS DE ETIQUETA

I. Sobre o tatame esteja sempre alerta e mantenha uma postura conveniente; II. Quando o instrutor estiver apresentando uma tcnica ou dando uma explicao educado que os alunos estejam em (Seiza). Apresentado o exerccio, agradea pela instruo (Domo arigato gozaimashita) e pratique o que foi demonstrado. III. Converse o mnimo necessrio. Estude o movimento. Aikido observao e pratica. IV. Quando for praticar com um colega sempre cumprimente, curvando-se, antes do incio (Onegai shimasu) e depois (Domo arigato gozaimashita) de terminado o treino especfico. V. No deixe o tatame a todo o instante. Deste modo voc interrompe a sua concentrao e a dos outros, demonstrando uma enorme falta de respeito para com todos que esto treinando. VI. Se for necessrio sair por pouco tempo do tatame, curve-se em direo a figura do Gro mestre e saia silenciosamente. Quando for voltar cumprimente novamente e entre silenciosamente no ritmo da aula. VII. Esteja com o seu GI sempre limpo. Sempre que possvel exponha o GI ao sol para diminuir o efeito do suor no tecido. conveniente que o praticante tenha mais do que um GI para evitar constrangimento aos seus colegas de treino. VIII. Manter a rea de treinamento sempre limpa responsabilidade de todos.

GLOSSRIO DE TERMOS USADOS NO AIKIDO Ai - Unificao, harmonia. Aikido - O caminho da harmonia com a energia universal. Arigato gozaimashita - Muito Obrigado. Agradecimento formal que usado com os colegas de treino. Bokuto - Espada de madeira para treino. Bonenkai - Treino geral que comemora o encerramento do ano (no corresponde necessariamentre ao encerramento dos treinos). Budo - o caminho das artes marciais. Representa a filosofia do indivduo que busca o auto conhecimento e a elevao espiritual atravs da prtica das artes marciais. Dan - Graduaes da faixa preta. Deshi - Aluno. Do - Caminho espiritual. Do itashimashite - No tem de que. De nada. Resposta a um agradecimento. Dojo - Local especial para aprender e exercitar o caminho.

Domo arigato gozaimashita - Muitssimo obrigado. Agradecimento muito respeitoso. Deve ser usado para instrutores, mestres e pessoas bem conceituadas. Na dvida, fique atento aos colegas mais veteranos. Doshu - Chefe geral de um grande movimento. O dono do caminho. O primeiro da hierarquia. Gi - Vestimenta de treino (pronuncia-se "gui"). Hakama - Saia-cala tradicional usada por cima do gi. Hanmi - Posicionamento do corpo. Henra waza - Tcnicas de contra-golpe. Irimi - Movimento que entra no centro do uke. Jo - Basto curto (120 cm). Kaisso - Fundador de uma arte marcial. Kata - Forma do movimento. Ki - Energia espiritual, mente, sentimento. Kohai - Estudante iniciante. Aquele que iniciou seu estudo de Aikido depois de voc. Koshukai - Treino geral. Kyu - Graduaes anteriores faixa preta. Mae - Frente. Nague - Aquele que aplica a tcnica. Omote - Frente. Movimento realizado pela frente do uke. Onegai shimasu - Por favor. Usado no incio do treino, ao subir no tatame e ao pedir por ajuda. Osakinishitsurei shimasu - Pedido para retirar-se do treino antecipadamente. Seiza - Posio sentada sobre os tornozelos. a forma correta e formal de permanecer sentado. Sempai - Estudante veterano. Aquele que comeou a estudar o Aikido antes de voc. Sensei - Professor. Mestre. Shihan - Mestre dos mestres. Ttulo concedido a mestres muito importantes e que formaram outros mestres. Shinenkai - Treino geral que comemora o incio do ano (este tambm no coincide necessariamente com o incio dos treinos). Shitsureishimasu - Desculpe-me, com licena. Usado para quebrar o protocolo. Shodan - Faixa-preta de primeiro grau. Shugyo - Treinamento espiritual. Shukko - Caminhar de joelhos. Shutto - Faca da mo. Sumimasen - Desculpe-me, perdoe-me. Usado para pedir desculpas como, por exemplo, quando esbarramos em um colega durante o treino. Suwari wasa - Tcnicas aplicadas em seiza. Tachi wasa - Tcnicas de p. Tanden - Oceano de energia, ponto de concentrao (quatro dedos abaixo do umbigo). Tatami - Tablado de palha ou sinttico usado nos dojos e residncias. Tenkan - Girar o corpo. Tori - O mesmo que nague. Uke - Aquele que ataca e recebe a tcnica. Ukemi - Cair. Ura - Atrs. Movimento realizado pelas costas do uke.

Waza - Tcnica. Yudansha - Portador da faixa preta. Yudanshakai - Treino de faixas pretas.

You might also like