You are on page 1of 4

O que sustentabilidade?

? Sustentabilidade um conceito sistmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Prope-se a ser um meio de configurar a civilizao e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir preficincia na manuteno indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vrios nveis de organizao, desde a vizinhana local at o planeta inteiro. Sustentabilidade do planeta Temos falado muito sobre a sustentabilidade do planeta, no mesmo! Pois , a sustentabilidade do planeta depende de todos ns! O futuro agora! No d mais para esperar!!! Todo cidado deve entender que o que ele faz ou far, gera impactos no meio ambiente. No adianta s falarmos, preciso agir. Com atitudes simples no dia a dia, podemos ajudar. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos um planeta melhor. Tomar banhos rpidos, no deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, separar lixo orgnico de lixo reciclvel, so alguns exemplos do que podemos fazer. Vejam o quadro a seguir e pensem a respeito! Tempo de Degradao dos Materiais Resduo Jornais Embalagens de papel Guardanapos de papel Pontas de cigarro Palito de fsforo Chiclete Cascas de frutas Nylon Copinhos de plstico Latas de alumnio Tampinhas de garrafa Pilhas e baterias Garrafas de plstico Pano Vidro Madeira pintada Fralda descartvel Pneus Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003. Divulgando e apresentando o projeto 1. Aborde a importncia do projeto e mostre para a turma que fundamental divulg-lo para todos os alunos da escola. 2. Divida os alunos em duplas e sugira a produo de cartazes e folhetos. Comente a importncia das cores, o tamanho das letras e reforce o recado que dever ser transmitido. 3. Para produzir o material, as duplas podero desenhar, usar recursos de computador, materiais reciclveis e recortes de revistas. 4. Ao concluir a atividade, promova a correo coletiva. Faa cpias do material e pea para as duplas circularem pelo colgio para distribuir os folhetos e afixar os cartazes. Frases criativas e mascote da campanha Elabore junto com os alunos textos divertidos para apresentar o projeto para as demais turmas. Convide-os tambm a criar um mascote, que pode ser o smbolo da campanha. Ele pode digital ou feito com materiais de arte. O arte-educador Leonardo Polido desenvolveu um modelo em forma de pingo d'gua, que tambm pode ser usado em um teatro de marionetes. Veja o passo a passo.

Tempo de 2 a 6 semanas de 1 a 4 meses 3 meses 2 anos 2 anos 5 anos 3 meses de 30 a 40 anos de 200 a 450 anos de 100 a 500 anos de 100 a 500 anos de 100 a 500 anos mais de 500 anos de 6 a 12 meses indeterminado 13 anos 600 anos indeterminado

Casa de brincar (4 ano) 1. Aborde o tema reciclagem e questione o conhecimento prvio dos alunos. 2. Pea para que coletem caixas de leite longa vida para uma aula prtica. 3. Com as caixas, cola e uma tesoura sem ponta oriente a montagem de uma casinha para brincar, semelhante a uma barraca. Quanto mais caixas, maior ser a casa e mais divertida a brincadeira. Lixo orgnico A destinao adequada do lixo orgnico est ao alcance de todos. A compostagem, que transforma esse material em adubo, pode ser feita inclusive na escola. Dessa forma, reduz-se a quantidade de resduos encaminhados aos lixes a cu aberto e, consequentemente, o impacto ambiental, j que o gs metano e o chorume gerados por esses resduos contaminam o solo e o lenol fretico. Veja a seguir como construir uma composteira e um minhocrio com seus alunos. As dicas so de Cesar Cassab Danna, scio-fundador do Minhocasa. Composteira Como construir 1. Voc pode usar um balde, um lato, uma caixa de madeira (daquelas usadas na feira) ou uma manilha de concreto (tubulao de gua que costuma custar entre R$ 30 e R$ 40). Se optar por balde, lato ou manilha faa furos no fundo, nas laterais e na tampa com uma furadeira para permitir a entrada de ar. 2. Dentro do recipiente, alterne uma camada seca (grama, palha, folhas secas, p de caf, serragem, terra etc.), uma de material orgnico mido e outra seca. Dessa forma, voc equilibra a relao de nitrognio e carbono. 3. Feche o recipiente com uma tampa. 4. Depois de dez dias, o contedo estar quente porque fermentou. Revire-o, ento, com garfo de jardinagem. Deixe descansar por mais dez dias e revire novamente. 5. Depois de 100 dias o adubo estar pronto. Para saber se ele est no ponto, observe se tem aspecto de terra e se est frio (se estiver quente significa que os fungos e bactrias ainda esto trabalhando na decomposio). Fique de olho! Para cada poro de lixo domstico, deve-se colocar o dobro de matria orgnica seca. Minhocrio Nesse outro tipo de composteira, em vez de a decomposio ser feita por fungos e bactrias, ela feita por minhocas e microorganismos. 1. Coloque o recipiente sobre um apoio (pode ser tijolo), para que o lquido produzido e o excesso de gua possam ser recolhidos em um potinho.

2. Junto ao material orgnico (a camada deve medir cinco dedos), introduza 1 litro de minhocas vermelhas da Califrnia (encontradas em criatrios e no site do Minhocasa) para cada m2. As minhocas se reproduzem muito porque so hermafroditas. Ou seja, as duas engravidam. De 20 a 25 dias, nascem cerca de 6 a 12 novas minhocas, explica Cesar. Ele sugere que os professores aproveitem para estudar as minhocas com as crianas, levando uma lupa para analislas. Quando a minhoca est grvida, o clitelo que o rgo sexual delas dilata. Por isso possvel identificar as minhocas grvidas, indica. 3. As minhocas vo mudando de andar no recipiente, conforme a comida for acabando. 4. Quando o minhocrio estiver cheio (com cinco dedos de ar entre a tampa e o hmus), deve-se esperar 50 dias para as minhocas comerem tudo e, ento, separar as minhocas do hmus. Para fazer o peneiramento, coloque uma tela fina ou um saco de laranjas no topo da caixa com esterco de gado curtido. Isso atrair as minhocas para l. Esse processo demora cerca de dez dias. 5. Retire o hmus e recomece o processo com as mesmas minhocas. Dica esperta! O lquido produzido pela decomposio, diludo em gua, um timo biofertilizante para plantas.

You might also like