You are on page 1of 32

Fabiana Zambon Mara Behlau

Bem-estar
UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDAR DA VOZ

vocal
1

Fabiana Zambon
Fonoaudiloga Especialista em Voz Fonoaudiloga responsvel pelo programa de Sade Vocal do SINPRO-SP Professora do Curso de Especializao em Voz do Centro de Estudos da Voz CEV, So Paulo

Mara Behlau
Fonoaudiloga Especialista em Voz Mestre e Doutora em Distrbios da Comunicao Humana pela UNIFESP-EPM Ps-doutoramento na University of California, San Francisco, Estados Unidos Professora e Coordenadora do Curso de Especializao em Voz do Centro de Estudos da Voz CEV, So Paulo

Bem-estar
UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDAR DA VOZ

vocal

Prefcio
O impacto do professor nas transformaes sociais e na vida de cada aluno incalculvel, porm, nem sempre reconhecido de forma justa. Voc professor , historicamente, a preocupao maior da Fonoaudiologia. Sua voz, instrumento indispensvel de trabalho, carrega contedos, mensagens, emoes, atitudes e lies de vida. Contudo, cuidar da voz nem sempre fcil e quase nunca sua prioridade, face enorme demanda e responsabilidade profissional que voc enfrenta diariamente. Sabemos que faltam informaes bsicas e, na maior parte das vezes, condies suficientes para contemplar as necessidades de assessoria e tratamento vocal. O objetivo deste guia ajudar voc a identificar aspectos essenciais que vo contribuir, direta ou indiretamente, para o seu bem-estar vocal. Abordamos trs diferentes perspectivas: a voz, o corpo e o ambiente, reunindo as principais dvidas dos docentes, que colhemos em nossa experincia no SINPRO-SP e no CEV. Voc vai se identificar com algumas questes e surpreender-se com outras. Muitos dos aspectos so de natureza extremamente individual e o bom senso deve prevalecer, acima de tudo. Estamos abertas para esclarecer dvidas, caso voc tenha alguma experincia diferente das apresentadas nesse texto. No deixe de entrar em contato conosco. Queremos ouvir a sua voz!

As autoras

Apresentao
com grande satisfao que o SINPRO-SP oferece aos professores o guia Bem-estar vocal - uma nova perspectiva para cuidar da voz. Trata-se de mais uma ao do Sindicato com objetivo de reduzir a ocorrncia de problemas de voz, que afetam tantos professores brasileiros. Na luta diria por melhores condies de trabalho, a voz tem destaque no exerccio profissional, j que fundamental para a atuao docente. Mas nem sempre os professores dispem da informao necessria para evitar distrbios e reivindicar condies adequadas. Dos servios oferecidos pelo SINPRO-SP, o Programa de Sade Vocal, tem crescido a cada ano, procurando atingir o maior nmero possvel de professores, com avaliaes, palestras, orientaes e tambm terapia fonoaudiolgica. A produo deste guia parte do projeto do Sindicato de contribuir para a reduo dos problemas de voz. Esperamos que ele possa colaborar para os cuidados do seu principal instrumento de trabalho.

A diretoria

www.sinprosp.org.br

sobre a

voz

1. Por que a voz to importante para o professor?


Porque a voz carrega as palavras e tambm passa a mensagem emocional atrelada a elas. Todos j tivemos a experincia de em um simples al perceber uma emoo de alegria ou preocupao. Assim, o som da voz tem a dupla funo de informar contedo e sentimentos. De modo particular para o professor, a voz ensina, controla os alunos, mostra ateno e carinho e o principal recurso de transmisso do contedo de aula.

2. Porque os professores tm tantos problemas de voz?


Porque os professores usam a voz constantemente, assim como os atletas usam os msculos do corpo. Contudo, ao contrrio dos esportistas que se submetem a treinos especficos e desenvolvem um preparo fsico suficiente geralmente para resistir ao desgaste de sua profisso, raro que um professor tenha tido a oportunidade de desenvolver sua voz para comunicao em sala de aula. Alm disso, a voz para ser efetiva tem que contar com a ajuda de condies ambientais que favoream sua projeo e, muitas vezes, isso no acontece nas escolas.

3. Como a voz produzida?


A voz produzida na laringe, que fica no pescoo. O som da voz depende de um refinado controle cerebral que coloca em vibrao as pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais. O combustvel dessa vibrao o ar que sai dos pulmes. Uma boa coordenao entre o ar que passa pela laringe e a vibrao das pregas vocais produz a voz humana, que se transforma nos sons da fala pelos movimentos dos articuladores, como a lngua e os lbios.

www.cevfono.com

4. O que ajuda a voz?


Uma boa condio de sade geral importante. Um treinamento fonoaudiolgico mnimo para a atividade de docncia ajuda a desenvolver a competncia vocal. Perceber desvios vocais e procurar minimizar o desgaste um dos primeiros passos para preservar o bem-estar vocal. Dosar o tempo de fala, o tom (fino ou grosso), o volume da voz (fraco ou forte), intervalos de repouso de fala, hidratao e competio com outros rudos (conversas na classe e barulhos externos) so algumas estratgias a serem utilizadas no dia-a-dia. O mais difcil compreender a dose certa de cada um desses aspectos.

5. O que prejudica a voz?


Falar demais quando se est doente, cansado, aps uma noite mal dormida, com gripes ou resfriados, em ambientes inspitos e quando se est muito estressado so alguns inimigos da voz. Evidentemente, o fumo e o lcool so reconhecidamente prejudiciais sade como um todo e de modo particular constituem o maior risco vocal.

6. Como saber se eu tenho problema de voz?


Se sua voz modificou-se nos ltimos tempos, se voc percebe que a voz nas frias muito melhor que durante o perodo letivo, se voc faz fora para falar, se ao final do dia sua voz est fraca, rouca e/ou cansada, se voc teve que mudar seu estilo de aula por causa da voz, se voc est falando menos, se sente algum incmodo ao falar ou se os outros perguntam o que est acontecendo com a sua voz, possvel que voc esteja com algum problema que merea ser investigado com a devida ateno.

7. Quem pode ajudar a resolver meu problema de voz?


Os profissionais capacitados para ajud-lo a verificar suas condies vocais so o mdico e o fonoaudilogo. Dentre os mdicos, dependendo da configurao de seu local de trabalho, voc poder ser encaminhado a uma consulta ou buscar ajuda de um clnico geral, mdico do trabalho ou otorrinolaringologista, sendo este ltimo o especialista em problemas de ouvido, nariz e garganta. Algumas escolas contam com a ajuda de um fonoaudilogo, que poder tambm orient-lo nessa primeira busca de ajuda e encaminh-lo a um especialista em voz, se necessrio.

8. Como saber se eu falo alto demais?


Geralmente as pessoas que falam alto demais no percebem o volume de sua voz, mas recebem comentrios negativos sobre isso. Algumas famlias tm o hbito de falar alto, principalmente as mais extrovertidas. Outras vezes, um ambiente de trabalho ruidoso exige que o volume de voz seja alto e acaba-se perdendo a conscincia real da voz utilizada, desenvolvendo-se o hbito de falar alto.

9. Quais as principais dicas para manter minha voz saudvel?


As principais dicas so: desenvolva uma escuta diferenciada, prestando ateno em sua voz e na voz dos outros, procure reduzir a fora com que voc fala, melhore suas condies fsicas, respeite seus horrios de alimentao e descanso e veja se h possibilidades de introduzir melhorias em seu ambiente fsico de trabalho. Lembre-se de que manter o corpo hidratado, tomando goles de gua durante as aulas um recurso fcil, simples e bastante efetivo para reduzir o atrito entre as pregas vocais. Para aliviar uma voz cansada, fale mais devagar, articule bem as palavras, abra a boca ao falar e module sua voz, pois tais mecanismos contribuem para que voc tenha um menor desgaste vocal.
www.sinprosp.org.br

10. Como posso me comunicar melhor?


Seja objetivo, use frases curtas e diretas, para evitar longos perodos de fala, geralmente acompanhados de pausas e hesitaes, que distraem o ouvinte. importante certificar-se de que os alunos esto prestando ateno e compreendendo a mensagem. No fale voltado para a lousa e faa contato de olhar com todos os alunos. Torne sua comunicao interessante, use uma voz modulada e uma boa dico. Permita que o aluno faa perguntas e participe ativamente de sua aula, que deve ser, acima de tudo, uma rica experincia de comunicao com o professor. Mova-se com naturalidade e use gestos que acrescentem informao ou destaquem idias e palavras. Contudo, tome cuidado para no exagerar nos movimentos, nos gestos e na voz.

11. O que cansa mais: ler ou falar de improviso?


Geralmente ler em voz alta cansa mais, pois so poucas as pessoas treinadas nessa tarefa especial, que exige o emprego de recursos especficos de expressividade. Alm disso, manter uma classe atenta durante uma leitura difcil, tanto pelo fato da maioria dos textos no serem adaptados para a leitura, como pela tendncia que temos de reduzir a modulao de voz nessa tarefa. Falar de improviso mais dinmico. Na verdade, para os professores, o improviso quase nunca existe, pois as aulas so preparadas.

12. O que fazer quando estou rouco e cansado?


A melhor atitude seria descansar o corpo e a voz, mas nem sempre isso possvel. Se voc realmente precisar dar aulas quando cansado, use a voz mais baixa, mas sem sussurrar, pois pode ser um esforo adicional. Fale mais lento e modulado, use frases curtas, desenvolva atividades com os alunos que exijam menos de sua voz e mantenha-se hidratado. 10

13. Posso chegar a perder a voz definitivamente?


Isso praticamente impossvel, porm, uma sobrecarga continuada em um professor rouco e cansado vai fazer com que a voz fique cada vez mais comprometida e que o esforo necessrio para lecionar seja cada vez maior. Assim, aconselhvel buscar ajuda logo que perceber alguma alterao vocal.

14. Falar demais d cncer?


Nenhuma pesquisa comprovou que falar demais d cncer. Hoje se sabe que so vrios os fatores que contribuem para o desenvolvimento do cncer da laringe, entre os quais o fumo, o lcool, condies genticas e ambientais. Tudo o que irrita os tecidos do corpo contribui potencialmente para desenvolver o cncer. Assim, do ponto de vista terico, continuar falando sem uma boa sade vocal pode eventualmente ser um fator adicional de risco. Falar demais no d cncer, porm, um dos principais sintomas do cncer da laringe a rouquido e, desta forma, buscar ajuda mdica precoce oferece melhores condies de diagnstico e diversas alternativas de tratamento, com melhores chances de recuperao vocal.

15. Como saber se preciso procurar um especialista?


Se voc tem alguma dvida nesse sentido, procure um dos servios listados no final desta publicao ou busque uma indicao confivel. Lembre-se ainda de que voc usa sua voz profissionalmente, o que uma realidade diversa da maior parte das pessoas. Do mesmo modo que um pianista cuida preventivamente de suas mos e um jogador de futebol toma todas as precaues com seus joelhos, voc deve ter um cuidado especial com sua voz. Prevenir os problemas de voz seu maior aliado para desenvolver uma carreira docente com longevidade e satisfao. Ser professor uma das profisses mais nobres e o uso da comunicao o principal meio de atingir seu aluno.
www.cevfono.com

11

16. Como saber se um tratamento de voz pode ser feito com remdios, exerccios ou cirurgia?
Quem define isso o mdico, que pode solicitar ajuda de outros profissionais, principalmente do fonoaudilogo. Remdios so geralmente usados em quadros de inflamao, infeco, alergias e refluxo gastresofgico. Somente o mdico pode receitar medicamentos e voc nunca deve automedicar e nem tomar remdios que funcionaram para os outros. Os remdios podem melhorar uma condio orgnica que prejudica sua voz, mas no tratam o comportamento vocal propriamente dito. Os exerccios vocais fazem parte do que chamado reabilitao vocal, sendo o fonoaudilogo o profissional capacitado para prescrev-los e administrlos. De modo semelhante aos remdios, um exerccio que bom para seu colega no necessariamente vai ajud-lo e pode at ser negativo para sua voz. Procedimentos cirrgicos so empregados em diversas situaes, tais como para remover leses benignas (calos ndulos, plipos ou cistos), malignas (cncer da laringe) e para resolver outros problemas como paralisia de prega vocal.

17. Qual a chance de um tratamento no dar certo?


A rea da sade no uma cincia exata e, portanto, um tratamento pode no ter os resultados esperados. Contudo, h muitas opes que podem ser utilizadas e um acompanhamento constante ajuda a selecionar vrias possibilidades de tratamento. Em todas as situaes h sempre condies de melhorar a comunicao. A participao do paciente um dos principais aspectos no resultado obtido com qualquer tratamento. As pessoas no devem ser passivas em relao a sua sade e bem-estar, o que tambm vale para a voz.

12

18. Posso perder a voz por causa de uma cirurgia na laringe?


praticamente impossvel que isso acontea, porm, sua voz pode ficar temporariamente pior aps uma cirurgia, na qual uma parte da prega vocal ou de outras estruturas da laringe tenham sido removidas. A reabilitao nesses casos mais severos evoluiu muito nas ltimas dcadas e h recursos para reduzir as limitaes que muitas vezes podem ser inerentes ao tratamento realizado.

19. Por que o pigarro prejudica minha voz?


Porque ao pigarrear voc causa um forte atrito entre as pregas vocais, o que pode favorecer o aparecimento de leses nos tecidos da laringe. Se sentir que est com muita secreo (catarro ou muco), procure engoli-la ou pigarreie suavemente. Manter o corpo hidratado ajuda a diluir as secrees viscosas.

20. Eu posso mudar a minha voz?


A voz o resultado da somatria de aspectos anatmicos, emocionais e culturais. Desta forma, ao longo da vida, desenvolvemos uma voz que tem como base fatores orgnicos (menos flexveis) associados a fatores emocionais, culturais e profissionais (bastante variveis). Na verdade, usamos diversos tipos de voz de acordo com o interlocutor, a situao e o ambiente de comunicao. Podemos aprender a variar a voz de modo mais consciente e adequado s necessidades a que somos submetidos. Se voc no gosta de sua voz por algum motivo esttico, por consider-la muito nasal, montona, grossa ou fina, forte ou fraca demais, procure um especialista para analisar as possibilidades de modificar os ajustes envolvidos em seu padro de voz. Todos podem melhorar a voz.

www.sinprosp.org.br

13

sobre o

corpo

14

1. Como meu corpo interfere na voz?


Podemos dizer que todo o corpo contribui na produo da voz. Se o corpo est tenso, h grande chance da voz tambm ficar mais tensa; Por outro lado, movimentos e gestos mais soltos ou livres favorecem uma boa voz. Se o corpo est doente, muitas vezes a voz sinaliza esse fato. Se estamos cansados e sem energia, a voz pode revelar tais aspectos, ficando mais baixa e fraca. Assim, de modo geral, existe um paralelismo entre o que acontece com o corpo e a voz, com grande dependncia entre eles.

2. normal ter dor quando falo demais?


Falar no deve produzir dor. Contudo, em algumas situaes, quando se fala por um longo tempo ou em condies adversas (muito rudo de fundo ou muita gente) pode-se sentir o pescoo, a regio da garganta e a boca doloridos, o que deve passar em um ou dois dias. Caso esses sintomas persistirem, busque auxlio. Alguns professores referem dores nas costas e at mesmo em outras regies do corpo, por usarem fora demais para falar. Uma voz produzida corretamente no gera desconforto e nem dor.

3. O que fazer quando estou gripado?


O melhor seria evitar falar em excesso, pois quando gripado os tecidos da laringe ficam mais suscetveis irritao. Projetar a voz durante gripes e resfriados requer mais esforo e energia, sendo difcil controlar a qualidade da emisso. Contudo, muitas vezes o professor precisa trabalhar mesmo doente. Se este for o caso, fale mais baixo e mais lentamente, hidratando-se e pedindo a compreenso especial dos alunos. Veja se possvel utilizar algum recurso didtico que permita poupar a voz (vdeo, trabalhos em grupo ou dinmica com os alunos).

www.cevfono.com

15

4. Uma dieta pode ajudar na voz?


Uma boa dieta ajuda na sade como um todo e, conseqentemente, na voz. Manter uma dieta equilibrada importante, pois a comunicao profissional requer maior energia. Alimentos pesados e muito condimentados podem prejudicar a digesto, favorecer o refluxo gastresofgico (veja adiante a relao com os problemas de voz - questo 6), provocar rouquido e limitar a respirao necessria para usar a voz em sala de aula. O professor um profissional da voz e deve controlar os fatores de interferncia negativa, como ficar sem se alimentar por longos perodos, ingerir excesso de cafena (caf e refrigerantes com cola), comer lanches constantemente e tambm se alimentar tarde da noite, antes de dormir.

5. gua gelada e sorvete fazem mal?


No. A maior parte das pessoas no sofre nenhum impacto na voz por causa de gua gelada ou sorvete. Algumas pessoas tm uma maior sensibilidade s diferenas de temperatura e devem, portanto, evitar o choque trmico, mantendo o gelado por algum tempo na boca, antes de engolir. Se voc no sente nenhum problema com gelados, pode ingeri-los sem preocupao.

6. Um problema de estmago pode interferir na voz?


Sim, principalmente o refluxo gastresofgico. Se aps as refeies voc sente que a voz piora, aumenta o pigarro ou at mesmo se voc percebe retorno de lquido do estmago para cima, independentemente de ter azia ou queimao, pode ser que voc sofra da doena do refluxo. A laringe no est preparada para receber os lquidos do estmago e pode ficar inflamada ou irritada, prejudicando a voz e provocando rouquido. Algumas estratgias para evitar o refluxo so comer pequenas pores de alimentos, evitar dar aulas com o estmago cheio e no dormir logo aps alimentar-se, mantendo um jejum de 3 horas antes de deitar. 16

7. Alergias, asma e bronquite podem me deixar rouco?


Sim. Toda e qualquer alterao das vias areas, do nariz aos pulmes podem prejudicar a voz. importante que o fluxo respiratrio seja livre, pois o ar o combustvel da produo da voz. Alergias nasais incham os tecidos do nariz e da garganta e podem exigir que voc faa mais esforo para falar e controlar a instabilidade em sua voz. Asma e bronquite descontrolam a respirao e dificultam a coordenao da fala, assim como a projeo da voz no ambiente.

8. Como saber se eu respiro bem para falar?


A maior parte das pessoas tm uma respirao suficientemente boa para falar. Porm, por questes de hbito podem falar at o finalzinho do ar ou comear a falar sem respirar, forando o mecanismo da voz. Quando estamos em silncio nossa respirao se faz predominantemente pelo nariz, o que favorece filtrar e aquecer o ar. Quando falamos, o prprio ritmo da fala permite que respiremos pelo nariz apenas nas pausas longas, sendo que recarregamos nossos pulmes pela boca, o que mais fcil e rpido. Cantores e atores precisam desenvolver uma respirao especial, pelas exigncias de sua profisso. No caso dos professores, o principal foco coordenar o ar com a fala e recarregar freqentemente os pulmes.

9. Existe relao entre sono e voz?


Sim. Pesquisas apontam que pessoas que dormem melhor apresentam uma qualidade de voz mais limpa. Voc j pode ter observado que aps uma noite mal dormida sua voz fica mais pesada pela manh, at mesmo grossa e rouca. Durante o sono, recarregamos nossas energias e a voz depende de um metabolismo altamente energtico. Algumas pessoas acordam com a voz um pouco diferente da habitual, geralmente mais baixa, mais grossa e com fala mais lenta, o que reconhecido pelos outros e motivo de brincadeira ao
www.sinprosp.org.br

17

telefone. Geralmente de 15 a 45 minutos aps acordar a voz j est em seu padro habitual, mas se voc tem que dar aulas logo cedo importante que exercite os msculos da garganta e da boca, fazendo exerccios de bocejos e aquecimento vocal, com orientao de um fonoaudilogo.

10. Existe relao entre exerccios fsicos e voz?


Como j explicado, existe relao entre o corpo e a voz, portanto, exercitar-se regularmente faz bem para a forma fsica e, conseqentemente, para a voz. Tome cuidado para no fazer exerccios com esforo excessivo, mantendo a respirao livre e sem bloquear o ar na garganta. Evite tambm falar durante exerccios com emprego de fora. Em academias de ginstica, busque sempre a orientao do professor para no correr riscos desnecessrios.

11. Existe relao entre estresse, tenso e voz?


Sim e este fato reconhecido desde a poca da Grcia Antiga. O estresse consome as energias e pode exaurir a voz. Uma voz tensa pode ser menos resistente quando se tem que falar por muito tempo. Tenso psicolgica ou fsica so facilmente transferidas aos msculos responsveis pela produo da voz, o que muitas vezes percebido pelo ouvinte. Se a situao de trabalho for muito tensa, voc pode aprender a controlar o impacto do estresse e da tenso na voz, o que exige treinamento. Uma voz tensa geralmente soa mais aguda (fina), com esforo percebido pelo ouvinte, podendo ser considerada desagradvel e dar a impresso que se trata de uma pessoa nervosa ou rspida.

18

12. gua ajuda a deixar a voz mais limpa?


importante lembrar que a gua no passa pelas pregas vocais (cordas vocais). Porm, hidratar-se essencial para que as pregas vocais vibrem com menos esforo e a voz seja produzida em melhores condies. Quando estamos desidratados, temos mais dificuldades para manter o controle da voz e geralmente fazemos maior esforo e produzimos um som pior.

13. H medicamentos que ajudam ou interferem negativamente na voz?


No h medicamentos especficos que melhoram a voz. H remdios para dores de garganta, inflamaes, infeces e para o refluxo gastresofgico que podem, de modo indireto, aliviar alguns sintomas vocais e favorecer uma emisso mais fcil. Alguns remdios podem interferir negativamente e voc deve perceber se a voz piora quando toma alguma medicao. Calmantes podem deixar a boca seca e a fala enrolada, assim como remdios para emagrecer; diurticos tambm ressecam o trato vocal e podem exigir maior esforo para falar; excitantes podem descontrolar sua respirao, a dico e o fluxo da fala, tambm ressecando os tecidos. Se voc tem que tomar tais substncias, aumente o consumo de gua e informe seu mdico sobre quaisquer efeitos colaterais.

14. Existem receitas milagrosas para a voz, como mel, prpolis e balas?
No h receitas milagrosas, embora o mel possa ajudar como lubrificante e o prpolis como anti-inflamatrio. A relao com a voz indireta, pois somente o ar passa pela laringe. Balas e pastilhas podem oferecer um alvio muscular pois exercitam os msculos da boca e podem aliviar a sensao de esforo, mas so apenas paliativos. Quando so muito fortes ou contm substncias ditas refrescantes, podem prejudicar o controle da voz.
www.cevfono.com

19

15. As roupas podem interferir na voz?


Roupas apertadas no pescoo, no peito e na cintura podem restringir o movimento das estruturas e forar o mecanismo da produo vocal. Saltos muito altos podem induzir tenso corporal e, de modo indireto, tenso na voz. Use roupas adequadas ao clima, para facilitar a homeostase (equilbrio) do corpo e o bem-estar geral.

16. Um problema de voz pode prejudicar minha qualidade de vida?


Sim e de modo muito srio. A voz para o professor tem importncia especial e o impacto de uma alterao da voz na qualidade de vida pode ser medido por questionrios e avaliaes especficas. Professores com problemas de voz podem sentir-se frustrados e ansiosos, podem ter que mudar seu estilo de aula, falar menos ou ter que repetir muitas vezes o que falam para serem compreendidos. Um problema de voz pode produzir fadiga vocal e corporal, comprometendo as atividades de trabalho, a vida social e o equilbrio emocional.

17. Como problemas da glndula tireidea podem afetar a voz?


A glndula tireidea fica sobre a laringe, logo abaixo da pele do pescoo. Os nervos que enviam estmulos para a movimentao das pregas vocais, a fim de controlar sua vibrao e os ajustes de tom (fino ou grosso) passam por essa regio. Ndulos na glndula tireidea podem comprimir os nervos e comprometer a atividade dos msculos responsveis pela voz. Um desequilbrio dos hormnios produzidos por essa glndula tambm pode afetar a voz, deixando-a mais instvel, rouca e grossa.

20

18. Problemas na audio podem prejudicar a voz?


Sim, pois monitoramos a voz por meio de nossa audio. Ouvir bem fundamental para controlar o tom, esforo e qualidade da voz. Pessoas que no ouvem bem podem falar mais alto e correr um risco maior de desenvolverem um problema de voz. Para ouvir a prpria voz essencial que o ambiente no seja muito ruidoso. Alm disso, falar com pessoas que tm problema de audio tambm pode exigir um maior esforo vocal; em tal situao mais efetivo que falar alto aproximar-se do interlocutor e falar pausadamente e bem articulado, com boa dico.

19. A voz pode mudar no perodo menstrual?


Algumas mulheres sofrem da chamada sndrome de tenso prmenstrual (TPM), com oscilao de humor (maior irritabilidade e sensibilidade) e inchao corporal. Destas, uma porcentagem percebe que a voz fica mais instvel, grossa e menos limpa nesse perodo. Observe no prximo ciclo se sua voz altera nos 3 dias que antecedem o fluxo menstrual e logo aps o incio da menstruao. Se isso ocorrer, redobre a ateno para o uso correto da voz e no deixe de fazer seus exerccios vocais.

20. A voz envelhece?


Como todo o corpo, a laringe e a voz tambm envelhecem. Uma voz treinada, assim como um corpo melhor conservado, por meio de exerccios, hbitos saudveis e controles peridicos de sade podem retardar os sinais de envelhecimento. Contudo, pessoas idosas muitas vezes apresentam vozes mais fracas e instveis, o que pode ser minimizado com treinamento fonoaudiolgico especfico.

www.sinprosp.org.br

21

sobre o

ambiente
22

1. Quais so os piores ambientes para a minha voz?


Seguramente os ambientes poludos e ruidosos, pois vo exigir que voc fale mais alto, com maior esforo e com limitadas condies de controlar sua emisso.

2. Por que o rudo atrapalha tanto a voz?


Porque perdemos o controle da voz pela audio e por via reflexa falamos automaticamente mais alto (forte) e com maior esforo.

3. O microfone na sala de aula ajuda ou uma muleta?


Ajuda e muito! O professor que tem boa voz e fala amplificado, obtm um maior conforto e contribui para a longevidade de sua carreira. O professor com problema de voz, quando usa microfone, na verdade descansa e contribui positivamente para o seu tratamento. essencial treinar o uso correto do microfone e desenvolver estratgias especficas para aproveitar todos os benefcios que um sistema de amplificao pode oferecer. Ao microfone no necessrio gritar e nem modular em excesso.

4. Falar em casa, com minha famlia, pode desgastar a voz?


Falar em qualquer situao pode desgastar a voz, se a produo for tensa, excessiva, em forte intensidade e competindo com rudo de fundo. Usamos as mesmas estruturas para falar, cantar, sussurrar, tossir, espirar, pigarrear, rir e chorar. Qualquer uma dessas manifestaes vocais, se realizada em excesso, pode ser mais um fator de atrito entre as pregas vocais, o que chamado de fonotrauma. Contudo, conversar normalmente faz bem e a comunicao um dos principais elementos que contribuem para a felicidade.
www.cevfono.com

23

5. O telefone ajuda ou atrapalha?


Falar ao telefone em excesso e sob condies inadequadas (dificuldade de recepo, ligaes com eco e atraso, rudo na linha e ligaes em locais ruidosos) pode tambm ser mais um fator de fonotrauma. Use o telefone de modo consciente e tome cuidado adicional ao celular, principalmente aps as aulas, quando voc j usou muito a voz.

6. O uso de apito pode ajudar?


O professor de educao fsica muitas vezes usa o apito em jogos para dar orientaes e chamar a ateno dos alunos. Infelizmente, no temos a tradio do uso de megafone nas quadras de esporte, como em outros paises, o que ajuda a preservar a sade vocal. Se voc usa apito, cuidado para no colocar fora excessiva, o que pode at mesmo lhe deixar rouco e cansado para falar.

7. melhor tempo quente ou frio?


Calor demais ou frio demais podem causar desconforto corporal e vocal. No excesso de calor ficamos mais lentos, com menos energia e a produo da fala pode ser mais difcil; j no frio em excesso podemos ficar mais tensos e reduzir a ingesto de lquidos, prejudicando a hidratao adequada do corpo. Ambientes aquecidos ou refrigerados podem levar a um choque trmico e algumas pessoas so sensveis a tais mudanas. Mais uma vez, use roupas adequadas e prepare-se quando possvel, para as mudanas de temperatura.

8. melhor tempo seco ou mido?


Tempo mido ajuda a produo da voz, enquanto que o clima seco demais favorece a instalao de alergias e outros problemas respiratrios. Lembre-se de aumentar a ingesto de gua quando o ar estiver muito seco.

24

9. Como a poluio da cidade atrapalha a voz?


Os agentes poluentes podem provocar ressecamento na rvore respiratria e crises alrgicas (rinite, faringite, laringite ou bronquite), prejudicando a voz. Fumaa em excesso, quer seja de escapamento de automveis, quer seja fumaa artstica (de shows, teatros e casas noturnas) tambm pode produzir alteraes vocais em pessoas mais sensveis.

10. Falar ou cantar no carro cansa?


Se a conversa for longa ou se voc cantar excessivamente pode se cansar, pois alm do esforo vocal, ocorre a competio sonora com o barulho do motor e do trnsito na cidade. Nessa situao seu monitoramento auditivo (o controle da voz pela audio) fica prejudicado e voc tem menos condies de manter uma boa voz.

11. Cantar bom ou ruim?


Cantar muito bom, desde que feito no tom adequado e sem esforo. Se voc gosta de cantar, busque aulas de canto para aprender os recursos mnimos necessrios para essa atividade. Cantar pode ser uma tima estratgia de reduo de estresse, de aprender a controlar os diversos parmetros vocais e de entreter seus amigos. Contudo, cantar no tratamento, no reabilitao vocal e pode ser um esforo adicional se voc j falou o dia todo.

12. A poeira do giz pode atrapalhar?


Sim, principalmente para pessoas alrgicas. Escrever na lousa e falar ao mesmo tempo pode favorecer que o p do giz entre diretamente na boca e na garganta, o que prejudicial voz. Use a estratgia de ao escrever na lousa manter os lbios unidos e falar virando para a classe. Apague a lousa no sentido de cima para baixo e quando possvel solicite a ajuda dos alunos. No bata o apagador para limp-lo.
www.sinprosp.org.br

25

13. Como silenciar os alunos?


Quando os alunos estiverem fazendo muito barulho o ideal que o professor no tente concorrer falando mais alto do que eles, o que pode gerar mais agitao na classe. Estratgias como bater palmas, estalar os dedos, bater na mesa ou at reduzir a intensidade da voz podem ser eficazes e diminuem o desgaste vocal. Ficar parado olhando firmemente para os alunos tambm pode ser um sinal de pedido de silncio.

14. Como me posicionar para falar em sala de aula?


Procure falar sempre de frente para os alunos, olhando para todos, de modo alternado. Mude periodicamente sua posio, mas evite ficar andando de um lado para o outro, repetidamente. Dar explicaes enquanto se escreve na lousa exige mais da voz, pois se perde o contato visual e a direo da projeo vocal para sala de aula. Use gestos expressivos para enfatizar certas idias e ilustrar o significado do que voc fala.

15. O ar condicionado pode prejudicar a voz?


Sim, algumas pessoas so muito sensveis e rapidamente sentem a garganta ressecada e a voz alterada nesses ambientes. Um aspecto importante a limpeza da mquina e dos filtros do aparelho. O ar condicionado esfria o ambiente e retira a umidade do ar, o que o motivo principal da sensao de secura. Se voc trabalha em ambientes climatizados, aumente a ingesto de gua, tomando alguns goles ao longo do dia.

16. O ventilador pode atrapalhar a voz?


Alguns ventiladores fazem muito rudo na sala de aula, o que uma competio sonora adicional para o professor. Alm disso, o prprio vento pode atuar negativamente como fator de ressecamento do trato vocal. Nesse caso desligue-o no perodo de maior uso vocal e verifique a possibilidade de conserto das ps ou do motor, ou at mesmo a substituio por um aparelho menos ruidoso. Tome gua para controlar o ressecamento do trato vocal. 26

17. O que posso fazer na presena de rudo externo?


Analise o ambiente e veja o que pode diminuir o rudo. Por exemplo, fechar janelas e portas nos perodos de aula expositiva bastante efetivo. Mudar a disposio dos alunos na sala para ficar mais prximo deles tambm ajuda a poupar a voz e facilita a transmisso da mensagem. Se possvel, use um microfone.

18. Como posso diminuir o desgaste vocal quando leciono em ambiente aberto?
Nas explicaes longas rena os alunos, aproxime-se deles para falar, use microfone e recursos como bater palmas, apitar ou at mesmo um megafone para chamar ateno, se estiver em excurses, ensaios de festividades ou nas quadras de educao fsica.

19. Quais os cuidados devo tomar na sala dos professores para preservar a voz?
Os intervalos so uma boa oportunidade para voc descansar a voz. Ao encontrar seus colegas na sala dos professores tente no conversar em excesso e controle a intensidade de sua voz. Lembre-se que esse ambiente tambm pode ser ruidoso e com muita competio vocal. Muitos professores aproveitam a hora de descanso para fumar, o que pode deixar o ambiente poludo. Solicite as divises fumantes e no-fumantes e, de preferncia, contribua para que no se permita fumar em ambientes fechados.

20. Como repreender um comportamento inadequado dos alunos sem gritar?


No caso de conversas paralelas, pea silncio com uma voz mais grave e firme, mas no tente falar mais alto que eles. A energia vocal das crianas e dos adolescentes geralmente enorme e deve ser positivamente canalizada para a interao e a aprendizagem. www.cevfono.com 27

onde buscar

orientaes

28

Programa de Sade Vocal do SINPRO-SP


Em funcionamento h mais de cinco anos, o Programa de Sade Vocal do SINPRO-SP se consolida como um servio de preveno e de cuidados com o principal instrumento de trabalho dos professores: a voz. Alm de avaliaes, orientaes e aprimoramento vocal, o programa oferece terapia fonoaudiolgica gratuita aos scios, em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV). O objetivo essencial, no entanto, o trabalho preventivo. O professor interessado em utilizar o programa deve marcar a primeira avaliao com a fonoaudiloga Fabiana Zambon que ir avaliar a qualidade vocal e aspectos variados da comunicao, realizando os encaminhamentos necessrios. O professor receber tambm orientaes sobre cuidados bsicos para manter o bem-estar vocal e aprender quais os exerccios de aquecimento e desaquecimento vocal mais indicados para seu estilo de comunicao e suas necessidades em sala de aula. O agendamento da avaliao deve ser feito pelo telefone 5080-5988 ou e-mail voz@sinprosp.org.br. Consulte o site www.sinprosp.org.br para saber os dias e horrios de atendimento. Sinpro-SP Rua Borges Lagoa, 208 Vila Clementino So Paulo, SP 04038-000 Telefone: (11) 5080-5088

Centro de Estudos da Voz - CEV


O CEV uma instituio privada de ensino, pesquisa e treinamento na rea da comunicao humana, com 25 anos no mercado, que mantm o Curso de Especializao em Voz CECEV, alm de outros cursos para educao continuada do fonoaudilogo e do pblico leigo. A coordenao e direo geral da instituio est a cargo da Profa Dra. Mara Behlau, fonoaudiloga e consultora em comunicao humana. A primeira turma do CECEV ocorreu em 1993, com alunos que hoje so mestres e doutores, coordenadores de cursos de graduao e ps-graduao, pareceristas e professores da instituio. O CEV conquistou 13 prmios cientficos e reconhecido no
www.sinprosp.org.br

29

Brasil e no exterior. Das publicaes organizadas por esse centro, merecem destaque a obra tcnica Voz. O livro do especialista (Mara Behlau, organizadora, Rio de Janeiro, Editora Revinter, volumes I e II, 2001 e 2005) e o livro especialmente escrito para os professores A voz que ensina. Comunicao oral em sala de aula (Mara Behlau, Maria Lcia Dragone e Lcia Nagano, Rio de Janeiro, Editora Revinter, 2004). O CEV tambm desenvolve consultorias na rea de comunicao humana nas empresas, com o objetivo de otimizar a competncia comunicativa individual e nas equipes de trabalho. Consulte o site www.cevfono.com CEV Rua Machado Bittencourt, 361 Vila Mariana So Paulo, SP 04044-001 Telefone: (11) 5575-1710

Centros de Referncia em Voz


Clnica de fonoaudiologia da Santa Casa de Misericrdia de So Paulo Rua Jaguaribe, 355 - Santa Ceclia So Paulo, SP 01224-001 Tel.: (11) 2176-7000 Clnica de fonoaudiologia do Centro Universitrio So Camilo Av. Nazar, 1.501 Ipiranga So Paulo, SP 04263-200 Tels.: (11) 6169-4082 e (11) 6169-4083 Derdic Diviso de Reabilitao dos Distrbios da Comunicao da PUC-SP Rua Dra. Neyde Apparecida Sollitto, 435 Vila Clementino So Paulo, SP 04022-040 Tel.: (11) 5549-9488 www.derdic.pucsp.br Setor de Laringologia e Voz da Unifesp Rua dos Otonis, 700 - Vila Clementino So Paulo, SP 04025-002 Tel.: (11) 5573-2740 30

Bem-estar vocal uma nova perspectiva de cuidar da voz


uma publicao do Sindicato dos Professores de So Paulo (SINPRO-SP) em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV). Autoras: Fabiana Zambon e Mara Behlau 1a edio impresso na primavera de 2006 em papel reciclato Tiragem: 15 mil exemplares A reproduo total ou parcial deste material s poder ser feita mediante expressa autorizao do Sindicato dos Professores de So Paulo.

31

Bem-estar vocal Uma nova perspectiva de cuidar da voz


O presente guia, elaborado pelas especialistas no assunto, Fga. Fabiana Zambon e a Fga. Dra. Mara Behlau, rene as sessenta dvidas mais importantes do dia-a-dia do professor. Dentro do projeto do SINPRO-SP de contribuir para a reduo dos problemas de voz dos docentes, esta publicao se destaca como uma leitura interessante, simples e atraente, dividida em trs grandes captulos que exploram as principais questes da produo da voz propriamente dita e suas relaes com o corpo e ambiente. Bom aprendizado, professor!

Rua Borges Lagoa, 208 Vila Clementino So Paulo, SP 04038-000 Telefone: (11) 5080-5988 Fax: (11) 5080-5985 voz@sinprosp.org.br

www.sinprosp.org.br
Rua Machado Bittencourt, 361 Vila Mariana So Paulo, SP 04044-001 Telefax: (11) 5575-1710 cevfono@uol.com.br

www.cevfono.com

32

You might also like