You are on page 1of 9

Escola: um espao importante de informao em sade bucal para a populao infantil

RAQUEL VASCONCELOS*, MARIA LUIZA DA MATTA*, ISABELA ALMEIDA PORDEUS**, SAUL MARTINS DE PAIVA***

RESUMO
A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de sade por reunir crianas em faixas etrias propcias adoo de medidas educativas e preventivas. Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participao dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em sade bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em sade bucal dos professores; a forma de aquisio destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedaggicos integrados junto aos cirurgies dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionrios por professores de uma escola pblica de Belo Horizonte (Centro Pedaggico da UFMG). A partir da anlise das respostas pde-se concluir que: a escola um espao importante de informao em sade, os professores e alunos tm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informaes para abordarem estes contedos em sala de aula, os professores tm interesse na realizao de projetos pedaggicos integrados, e a incluso desses contedos nos currculos do 1 Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.

UNITERMOS
Educao para sade, sade bucal, sade escolar, educao odontolgica.

VASCONCELOS, R. et al. School: an important information place on oral health care for the child population. PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001.

ABSTRACT
The school has been considered a place adapted for the development of programs in health and buccal hygiene for gathering children in favorable age groups to the adoption of preventive measures. In spite of that, few programs have been working of form multidisciplinary, involving the teachers participation as agents multipliers of knowledge in buccal health. Thus, the objectives of this research were: to evaluate the knowledge in the teachers buccal health, the form of acquisition of these knowledge, the interest with relationship to the theme and the development of pedagogic projects integrated among surgeons dentists, teachers and students. For

*Aluna do Programa de Ps-Graduao em Odontologia, (Nvel Mestrado) - rea de Concentrao em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UFMG cx Postal 359 - cep 31270901. * * Professora Adjunta do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFMG Doutora em Sade Pblica e Epidemiologia pela University College London. * * * Professor Adjunto do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFMG Doutor em Odontopediatria pela FO-USP.

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

43

that 63 questionnaires were given to all the teachers of a public school 1 of Belo Horizonte -MG (Centro Pedaggico da UFMG). The rate of return of the questionnaires was of 39,7%. starting from the analysis of the answers the authors conclude: the school is an important source of information in health, the teachers and students are interested in the content health and buccal hygiene, the teachers would like to acquire more knowledge for they work this content and the integration between dentists and teachers it is interesting.

professores e demais profissionais da rea mdica, objetivando Educar em Sade. A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas em sade e higiene bucal por reunir crianas em faixas etrias propcias adoo de medidas educativas e preventivas3, 16, inclusive aquelas que no tem acesso aos cuidados profissionais. Experincias mostram que interessante a co-participao entre dentistas e professores do ensino fundamental na veiculao de informaes sobre sade e higiene bucal para as crianas 5, 8, 11 . Essa associao beneficia a comunidade infantil em uma faixa etria onde os hbitos alimentares e de higiene esto sendo formados 4, 5, 8, 16 . O cirurgio dentista, neste contexto, pode interagir com as crianas, seus familiares e professores, visando obter mudanas no comportamento relativo sade e a incorporao de hbitos favorveis a sua preservao7, 9, 10, 16. Os profissionais da educao, em funo de seus conhecimentos em tcnicas metodolgicas e de seu relacionamento psicolgico com os alunos, podem estar envolvidos, influindo favoravelmente junto s crianas para a construo de hbitos de vida saudveis 3, 10. Outro fator que favorece esse trabalho conjunto a possibilidade que a escola oferece em reforar e repetir os conhecimentos e hbitos aprendidos, uma vez que a motivao deve ser uma atitude constante para que os hbitos de higiene sejam incorporado4, 7, 19. Desta forma a participao dos educadores no processo de formao de bons hbitos em sade bucal favorvel, sendo mais um meio a ser utilizado para se alcanar melhores ndices de sade e higiene bucal na populao brasileira. Assim os objetivos deste trabalho foram avaliar os conhecimentos em sade e higiene bucal dos professores de uma escola pblica de Belo Horizonte, as fontes de aquisio destes conhecimentos, o interesse com relao ao tema, visando o desenvolvimento de um projeto pedaggico integrado que envolva a participao de cirurgies dentistas, professores e alunos.

UNITERMS
Oral health education, oral health promotion, school health.

INTRODUO
No Brasil, a crie e as doenas periodontais ainda atingem ndices muito superiores aos recomendados pela Organizao Mundial de Sade para o ano 200014, 22. Segundo dados recentes, os nveis de CPO-D aos 12 anos no Brasil, esto transitando de uma faixa de prevalncia muito alta (> 6,6) para uma outra que configura uma prevalncia alta (> 4,5 < 6,6), com um CPO-D mdio de 4,9 aos 12 anos22. Assim sendo, o grande desafio da odontologia atual atuar educativamente junto populao infantil, provendo-a de informaes necessrias ao desenvolvimento de hbitos para manter a sade e prevenir as doenas bucais, numa mudana de atitude em relao a essas doenas que freqentemente so tidas como inevitveis pela populao 1, 13, 18, 19. Sabe-se que o conhecimento cientfico atual assegura a possibilidade de preveno da crie dentria e da doena periodontal, e empregando-se esse conhecimento em crianas desde o nascimento, possvel v-las passar pela dentio decdua e completar a dentio permanente sem experimentar estas doenas1, 19. Entretanto, so baixos os ndices de higiene bucal das crianas em idade escolar, indicando uma deficincia quanto aos cuidados preventivos nessa faixa etria12, 16, o que refora a necessidade de trabalhar estes contedos, atravs de metodologias adequadas ao desenvolvimento fsico, mental e emocional das crianas. Para isso, importante que os odontlogos procurem atuar de forma multidisciplinar, junto aos

44

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

METODOLOGIA
Visando o desenvolvimento de um projeto pedaggico integrado, foram entregues, aps assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido, 63 questionrios a todos os professores de uma escola pblica de 1 grau (Centro Pedaggico da UFMG), situada no municpio de Belo Horizonte/MG. O questionrio, elaborado com questes fechadas e discursivas, foi distribudo e recolhido, sob determinao da diretoria da escola, pelos coordenadores de cada ciclo. A taxa de devoluo dos questionrios foi de 39,7%, totalizando 25 questionrios. Nesta pesquisa buscou-se informao relativa: escolaridade dos professores, seu conhecimento sobre os temas bsicos em sade e higiene bucal, a forma de aquisio destes conhecimentos, o ensino destes contedos em sala de aula, o interesse dos professores e alunos com relao ao tema, e o interesse no desenvolvimento de um programa integrado de educao em sade bucal.

RESULTADOS E DISCUSSO
Os resultados desta pesquisa foram obtidos mediante avaliao quantitativa das respostas, utilizando-se valores absolutos e percentuais.

Quando analisados os dados referentes formao dos professores participantes, observouse uma escolaridade bem superior ao encontrado na maioria das escolas de Ensino Fundamental, sendo 4% doutores, 40% mestres, 32% especialistas e 24% graduados. Apesar disso, nas questes referentes aos conhecimentos bsicos quanto aos temas sade e higiene bucal, suas respostas no se diferenciaram do senso comum da populao 12, 21, ocorrendo com freqncia confuso de conceitos quanto ao papel da pasta de dente, do fio dental, do flor e dos alimentos favorveis e desfavorveis aos dentes. Dados semelhantes foram encontrados por Tamietti et al. (1998) e Unfer & Saliba (2000), reforando a necessidade de desenvolvimento de programas de educao em sade bucal voltados para a populao infantil. Estes programas devem ser cuidadosamente elaborados, levando-se em conta, no s a idade de seus participantes, como tambm sua realidade social, econmica e cultural. A abordagem dos temas deve ser realizada de forma participativa, adequando-se o contedo linguagem da populao 16, 21 .

FIGURA 1 - Distribuio percentual dos professores quanto sua formao acadmica, Belo Horizonte, 2001.

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

45

Quanto aquisio dos conhecimentos em sade e higiene bucal, 56% dos professores nunca estudaram estes contedos ao longo de sua formao. Dos 44% que estudaram, 81% relatam o 1 Grau como a principal fonte de informao. Estes dados confirmam o importante papel da escola fundamental na abordagem de contedos ligados sade2, 6, 20, uma vez que demonstram a incorporao, pelos prprios professores, das informaes em sade e higiene bucal na infncia. Entretanto, preocupante reconhecer que os conhecimentos, repassados aos alunos, ainda so aqueles por eles aprendidos na escola fundamental. Estes fatos demonstram a necessidade de se trabalhar, nos cursos de formao de professores, contedos ligados sade e a higiene bucal, objetivando fornecer aos profissionais da educao habilidades bsicas para o ensino deste tema 2, 6. Quanto ao desenvolvimento do tema sade e higiene bucal em sala de aula, 64% dos professores nunca abordam estes contedos. Dos outros 36%, 8% abordam apenas ocasionalmente. Justificando esses fatos, os professores relatam como

principais causas: no serem estes contedos integrantes da grade curricular, a falta de conhecimento sobre o assunto e a falta de tempo disponvel. Assim, a incluso dos contedos relacionados sade bucal nos currculos da escola fundamental contribuiria para que a abordagem destes temas em sala de aula fosse mais freqente. Dos 28% dos professores que trabalham estes contedos em sala de aula, 100% relatam interesse e a participao dos alunos nas atividades desenvolvidas. Isso evidencia que a sala de aula um espao socialmente adequado para trabalhar-se contedos ligados educao em Sade e a Higiene Bucal junto s crianas 2, 3, 4, 6, 20. Os professores tambm foram questionados quanto o interesse no desenvolvimento de atividades integradas junto aos cirurgies dentistas. A idia foi bem recebida por 100% dos professores, que sugeriram vrias formas de integrao, entre elas: o desenvolvimento de projetos pedaggicos integrados, debates, grupos de discusso, palestras, oficinas e congressos de ambas as categorias profissionais.

Mat5-fig4.eps

FIGURA 2 - Distribuio percentual do conhecimento dos professores quanto ao tema sade e higiene bucal, Belo Horizonte, 2001.

FIGURA 3 - Distribuio percentual quanto a aquisio de conhecimentos em Sade e higiene bucal ao longo da formao do professor. Belo Horizonte, 2001.

46

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

FIGURA 4 - Distribuio percentual de outros dados avaliados. Belo Horizonte, 2001.

CONCLUSES
A anlise dos resultados desta pesquisa permite concluir que: - a escola um espao importante de informao em sade e deve aproveitado de forma mais efetiva; - os professores e alunos tm interesse pelo contedo de sade bucal; - os professores necessitam de maiores infor-

maes para abordarem com segurana estes contedos em sala de aula; - os professores tm interesse na realizao de programas pedaggicos integrados em sade bucal; - a incluso dos contedos relacionados sade bucal nos currculos da escola fundamental favoreceria a abordagem deste tema pelos professores.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
1. BELLINI, H.T. Ensaios sobre programas de sade bucal. Bibliot Cien / ABOPREV, v.3, n.5, p. 2 7, maio 1991. 2. BGUS, C.M. Educao em sade na escola: como est a formao de professores de 1 4 srie do 1 grau? Rev Bras Sade Esc, v.1, n.1, p.14-7, jan. 1990. 3. BOYER, M.E.; PHIL, M. Classroom teachers perceived role in dental health education. J Public Health Dent, v.36, n.4, p.23743, 1976. 4. COUTO, J.L. et al. A motivao do paciente. Rev Gaucha Odontol, Porto Alegre, v.40, n.2, p.143-55, mar./abr. 1992. 5. FLANDERS, R.A. Effectiveness of dental health education programs in school. J Am Dent Assoc, Chicago, v.144, p.239-42, Feb. 1987. 6. FOCESI, E. Educao em sade: repensando a formao de professores. Rev Bras Sade Esc, v.1, n.2, p.4-8, abr. 1990.

7. GONALVES, R.M.; SILVA, R.H.H. Experincia de um Programa Educativo-Preventivo. RGO. Porto Alegre, v.2, n.40, p. 97100, mar./abr. 1992. 8 GOSUEN, L.C. A importncia do reforo constante na conscientizao e motivao em higiene bucal. Rev Paul de Odontol. v.19, n.5, p.30-32, set./out. 1997. 9. MOIMAS, S.A.S. et al. Educao para a sade bucal e preveno. Rev Gaucha Odontol, v.42, n.2, p.71-4, mar./abr. 1994. 10.MORAES, N.; BIJELLA,V.T. Educao odontolgica do paciente. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 36, n.3, p. 300-7, maio./jun. 1982. 11. PAIVA, S.M. et al. Promoo de sade bucal: programa implantado em escolares da regio leste de Belo Horizonte. Rev Sade e Debate, n.37, p.36-9, dez. 1992. 12. PAIXO, H.H. Odontologia sob o capital: o mercado de trabalho e a formao universitrio-profissional do cirurgio dentista. (Dissertao). Belo Horizonte: Faculdade de Educao da UFMG. 1979.167p. 13. PINTO, V.G. Odontologia brasileira as vsperas do ano 2000: diagnstico e caminhos a seguir. So Paulo: Santos, 1993: 192p.

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

47

14. PINTO, V.G. Epidemiologia das Doenas Bucais no Brasil. In: KRIGER, L. Promoo de sade bucal - ABOPREV. 2. ed. So Paulo: Artes Mdicas, 1999. Cap.2, p.28-41. 15. SANDELL P. Health education activities community dental programs. J Dent Child, v.26, n.3, p.224-8, 1959. 16. SILVA, H.C. et al. Avaliao do paciente sobre prticas de Preventivas em Odontologia. Odontlogo Moderno. Rio de Janeiro, v.7, n.5, p.47-53, jun. 1985. 17. SILVEIRA, E.G. et al. Uma metodologia para um programa educativo preventivo em sade bucal para escolares. Rev Paul Odontol. So Paulo, v.20, n.1, p.8-16, jan./fev. 1998. 18. SOUZA, L. A sade e a doena no dia-a-dia do povo. Cadernos do CEAS. Salvador, n.77, p.18-29, jan./fev. 1982.

19. TAMIETTI, M.B. et al. Educao em sade bucal para adolescentes: inadequao de uma metodologia. Arq Odontol, v.34, n.1, p.33-45, jan./jun. 1998. 20. TEMPORINI, E.R. Sade do escolar: conduta e opinio de professores do sistema de ensino de So Paulo. Rev Bras Sade Esc, v.2, n.3/4, p.126-36, 1992. 21. UNFER, B.; SALIBA, O. Avaliao do conhecimento popular e prticas cotidianas em sade bucal. Rev Sade Pblic a . 2 0 0 0 , v. 3 4 , n . 2 . D i s p o n v e l e m : < h t t p : / / www.scielosp.gov.br. 22. WEYNE, S.C. Construo do paradigma de promoo de sade para novas geraes. In: KRIGER, L. Promoo de sade bucal: ABOPREV. 2.ed. So Paulo: Artes Mdicas, 1999. cap.2, p.20-6.

Recebido para publicao em 04/06/01 Aceito para publicao em 14/11/01

48

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

Anexo Modelo do questionrio aplicado.


Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Ps-graduao em Odontologia rea de concentrao: Odontopediatria 1. Seu grau de Escolaridade: ( ) 2o Grau ( ) Curso Normal ( ) Graduado ( ) Especialista

( (

) Mestre ) Outros - Cite:__________________

2. Durante sua formao escolar voc teve a oportunidade de estudar contedos ligados sade e a higiene bucal como contedo curricular? ( ( ) Sim ) No Se sua resposta Sim Onde voc estudou ( ( ( ( ) Escola de 1 a 4 sries ou correspondente ) Escola de 5 a 8 ou correspondente ) 2 Grau ou correspondente ) Outros: Onde_______________________________________________________

3. Voc trabalha o contedo Sade e Higiene Corporal com os seus alunos? ( ) Sim ( ) No 4. Voc concorda em executar atividades ligadas preveno sade de seus alunos? ( ) Sim ( ) No 5. As crianas levantam dvidas sobre questes relativas sade e a higiene bucal em sala de aula? ( ) Sempre ( ) Freqentemente ( ) Ocasionalmente ( ) Nunca 6. Voc trabalha o contedo Sade e Higiene Bucal com os seus alunos? ( ) Sim Se sua resposta Sim a) Quais os recursos pedaggicos mais utilizados por voc ao trabalhar este contedo (Se necessrio marque mais de uma alternativa) ( ) Exposio oral em sala de aula ( ) Pesquisa realizada pelos alunos ( ) Livros, revistas, folhetos informativos e/ou cartazes ( ) Aulas prticas e/ou oficinas. ( ) Filmes ( ) Outros: Quais ____________________________________________________ b) Quando voc trabalha o contedo sade e higiene bucal, as crianas manifestam interesse pelo tema? ( ) Nunca ( ) As vezes ( ) Com freqncia ( ) Sempre

Se sua resposta no marque naprxima pgina

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

49

) No

Se sua resposta No O que leva a no trabalhar este contedo (Se necessrio marque mais de uma alternativa) ( ) No fazer parte do programa curricular da escolar ( ) No ser contedo dos livros adotados pela escola ( ) No possuir conhecimentos a respeito do tema ( ) No ter tempo disponvel em sala de aula para trabalhar este contedo ( ) No achar o contedo importante ( ) No ser funo do professor e sim do dentista ( ) Outros motivos:_____________________________________________________

7. Qual a fonte que mais contribuiu para sua aquisio de conhecimentos em Sade e Higiene Bucal? ( ) Famlia ( ) Escola de 1 o grau/ Ensino Fundamental ( ) Escola de 2 o grau/ Ensino Mdio/ Curso Normal ( ) Televiso ( ) Livros, revistas, folhetos informativos. ( ) Informaes passadas pelo cirurgio dentista ( ) Informaes adquiridas no ambiente de trabalho atravs dos colegas ( ) Outros. Cite________________________________________________________ 8. Voc gostaria de obter mais informaes sobre Sade e Higiene Bucal? ( ) Sim ( ) No 9. Voc acha que existe integrao profissional entre os professores e os dentistas? ( ) Sim ( ) No ( ) As vezes 10. Voc acha interessante esta integrao ( ( ) Sim ) No Se sua resposta Sim, como esta integrao poderia se dar: ( ) Atravs de palestras, aulas, etc. ( ) Em congressos de ambas as categorias profissionais ( ) Atravs de discusses, debates e trocas de idias ( ) Atravs de projetos pedaggicos integrados ( ) Atravs de livros, revistas, etc. ( ) Atravs da troca de correspondncias ( ) Outras formas. Quais?______________________________________

Com relao sua higiene bucal 11. Ao realizar a sua higiene bucal, voc faz uso de: ( ) Escova de dente ( ( ( ( ) Nunca ) 1 vez ao dia ) Nunca ) 1 vez ao dia ( ( ( ( ) 2 vezes ao dia ) 3 vezes ao dia ) 2 vezes ao dia ) 3 vezes ao dia ( ) mais de 3 vezes ao dia ) mais de 3 vezes ao dia

) Pasta de dente

50

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

) Fio dental

( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) Nunca ) Ocasionalmente ) Nunca ) Ocasionalmente ) Nunca ) Ocasionalmente

( ( (

) 1 vez ao dia ) mais de uma vez ao dia ) Freqentemente

) Palito

) Enxaguantes bucais ( Tipo: cepacol, listerine etc.)

) Freqentemente

) Flor

) na pasta de dente ) em solues para bochecho ) ingerindo gua fluoretada ) atravs de aplicao profissional pelo dentista

12.

Para voc qual o principal objetivo do uso:

a) da escova de dente:________________________________________________________________________ b) da pasta de dente:________________________________________________________________________ c) do fio dental: ____________________________________________________________________________ d) do palito: _______________________________________________________________________________ e) do flor: _________________________________________________________________________________

13. ( (

Voc acha que a dieta alimentar pode influenciar na sade dos dentes? ) Sim ) No Caso sua resposta seja Sim a) Cite exemplos de alimentos favorveis sade do dente: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ b) Cite exemplos de alimentos desfavorveis sade do dente: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Caso queira fazer algum comentrio sobre o questionrio ou sobre o tema por ele abordado, utilize o verso desta pgina. Tudo o que voc tem a dizer de nosso grande interesse. Muito obrigado!

PGR-Ps-Grad Rev Fac Odontol So Jos dos Campos, v.4, n.3, set./dez. 2001

51

You might also like