You are on page 1of 4

Circuito demodulador AM detector de envoltria

Transmissor

Circuito demodulador AM Prof Vitorino

No receptor, a funo do demodulador extrair a informao que a portadora transporta. Em um sinal AM-DSB, o sinal da informao sempre igual ao sinal que envolve a portadora (envoltria da informao), como mostra figura abaixo.

Circuitos Demoduladores AM-DSB, recuperam o sinal da informao (modulante) a partir do sinal AM DSB (modulado) recebido.
Portanto, se criarmos um circuito que consiga extrair a envoltria da portadora a partir do sinal modulado recebido, teremos recuperado a informao.
O Detetor Sncrono a diodo, mais conhecido por Detetor de Envoltria, um circuito demodulador largamente utilizado, pela sua enorme simplicidade, custo reduzido e operao comprovadamente eficiente. um dispositivo cujo circuito mostrado abaixo:

D1

e (t ) AM D SB
R1 C1

e out ( t )

er

E DC

Onde: er (t) = sinal recuperado proporcional informao. EDC = nvel DC do sinal

Nesse circuito, o papel da chave sncrona executado pelo diodo detetor e o circuito RC colocado a seguir cumpre seu papel de filtro passa-baixas. Uma anlise mais detalhada do funcionamento do circuito feito abaixo:

Circuito demodulador AM Prof Vitorino

Fig 1a temos o sinal modulado em AM-DSB;

Fig 1b o que aconteceria com aquele sinal ao passar pela retificao imposta pelo diodo, sem a colocao do capacitor C;

Fig 1c temos a tenso que se observa nos terminais de sada, j com a colocao do capacitor;

Fig 1d a tenso de sada idealizada, pois como a freqncia da portadora muito maior que a do sinal modulante, a tenso de sada pode ser suposta uma cossenide pura, somada a um nvel DC (valor mdio) que pode ser facilmente eliminado por um acoplamento capacitivo feito em um estgio posterior do receptor.

Um cuidado deve ser tomado no clculo da constante de tempo RC do filtro passa-baixas do detetor, pois se tivermos a constante de tempo muito alta, a envoltria sofrer um deslocamento na demodulao e se RC for muito baixo, teremos uma filtragem insuficiente da envoltria.

Deslocamento da envoltria
Circuito demodulador AM Prof Vitorino

M filtragem da envoltria

Uma regra prtica que permite o clculo da constante de tempo do filtro passa-baixas dado na equao abaixo, onde a presena do ndice de modulao na frmula tende a adequar a sensibilidade do filtro porcentagem de modulao efetuada. Como o ndice de modulao normalmente igual a 1, a equao se reduz, via de regra, a um simples clculo de freqncia de corte de um filtro passa-baixas.

RC

1 2 m . fm m x

Onde : fm m x a mxima freqncia do sinal modulante, que em radiodifuso comercial AM-DSB de 5 khz. Exemplo: Sistema de comunicao em AM-DSB cujo limite superior da freqncia de udio a ser transmitida seja 10 Khz. Projetar um detetor de envoltria usando um RC simples, com IM de 100%.

RC

1 2 m . fm m x
1 2 .1 0 .1 0
3

15, 9.10 C

15, 9.10 22.10


9

723

fm m x = 8 Khz , m = 100% (= 1)

RC

1 5, 9 s

Portanto, qualquer par de RC cujo produto resulte 15,9 s satisfaz o problema. Por exemplo, se escolhermos C = 22 nF, devemos ter:

15, 9.10 C

15, 9.10 22.10


9

723

Circuito demodulador AM Prof Vitorino

You might also like