You are on page 1of 22

UNIDADE I

Equaes qumicas (Cont.)


-Toda equao qumica deve obedecer Lei de Lavoisier, ou seja, a quantidade de tomo de um mesmo elemento deve ser igual no primeiro e no segundo membro (reagentes e produtos). Para isso devem aparecer nmeros que precedem as frmulas e que recebem o nome de coeficientes. Tais nmeros devem ser inteiros e os menores possveis, e indicam a quantidade mnima das substncias que reagem e das substncias que se formam. A determinao dos coeficientes de uma equao qumica recebe o nome de balanceamento.

Como escrever uma equao qumica? 1-Conhecer os reagentes e os produtos da reao; 2-Conhecer as respectivas frmulas qumicas; 3-Acertar a equao qumica de acordo com a Lei de Lavoisier (Balanceamento da equao).

BALANCEAMENTO DE EQUAES QUMICAS

COMO BALANCEAR UMA EQUAO QUMICA?

Uma equao qumica deve ser balanceada de acordo com a Lei da Conservao da Matria. A Lei afirma que a matria no pode ser criada nem destruda durante a transformao qumica que ocorre em uma reao qumica. Em uma equao qumica balanceada. o nmero de tomos de cada elemento nos reagentes igual ao nmero de tomos de cada elemento dos produtos, uma vez que os tomos no so criados nem destrudos.

Mtodos para balanceamento das equaes qumicas

Mtodo das tentativas


Balancear uma equao qumica igualar o nmero total de tomos de cada elemento, no 1o e no 2o membro da equao.

Mtodo das tentativas


Balancear uma equao qumica igualar o nmero total de tomos de cada elemento, no 1o e no 2o membro da equao.

Mtodo das tentativas: Regra 1: escolha o elemento que aparece apenas uma vez em cada membro da equao. Regra 2: prefira o elemento que possua ndices maiores.

Regra 3: transponha os ndices do elemento escolhido de um membro para o outro,usando-os como coeficientes. Regra 4: raciocine de modo anlogo para os outros elementos.

Exemplo: Balancear a equao:

Regra 1: deve-se escolher o Ca ou o P. Regra 2: o Ca prefervel, pois apresenta ndices 1 e 3.

Regra 3:

Regra 4: acerta-se o P.

verificar sempre se o nmero de tomos de cada elemento o mesmo em ambos os lados da equao, ou seja, se ela est balanceada.

Para realizar o balanceamento, temos que colocar um nmero denominado coeficiente estequiomtrico antes dos smbolos. Quando o coeficiente de uma equao for igual a 1, no preciso escrever.

MTODO DE OXI-REDUO
Consiste em verificar a variao do nox das espcies. Conceitos importantes: Oxidao: perda de eltrons, ou seja, aumento do nox; Reduo: ganho de eltrons, ou seja, diminuio do nox; Agente Redutor: Espcie qumica que oxidou; Agente Oxidante: Espcie qumica que reduziu.

MTODO DE OXI-REDUO
Regra 1: escolha os elementos que sofrem oxi-reduo e determine seus Nox no 1o e no 2 o membro da equao. Regra 2: calcule a variao total do Nox (D). Para tal, basta multiplicar a variao do Nox de cada elemento pelo nmero de tomos do elemento que a molcula possui. Regra 3: tomar o D do oxidante como coeficiente do redutor e vice-versa. Regra 4: terminar o balanceamento pelo mtodo das tentativas.

Exemplo: Balancear a equao: P + HNO3 + H2O + NO

> H3PO4

Exrccio
1) Balancear as equaes a seguir: HI + H2SO4 H2S + H2O + I2 KMnO4 + H2O2 + H2SO4 K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2

Mtodo das Algbrico

Consiste em atribuir coeficientes algbricos equao para serem futuramente determinados por meio da resoluo de um sistema.

NH4NO3 N2O + H2O aNH4NO3 bN2O +cH2O -Afim de que a equao encontre-se balanceada, deve-se ter o mesmo nmero de tomosde um dado elemento qumico no lado esquerdo (reagentes) da equao quanto do lado direito(produtos). Assim:
2a = 2b : N 4a = 2C : H 3 a = (b+c): O Sistema: 2a = 2b 4a = 2C 3 a = (b+c)

Tomando um valor arbitrrio a uma das variveis a fim de resolver-se o sistema: a= 2 e resolvendo o sistema, temos: a = 2, b= 2 e c= 4, dividindo 2 temos: a=1, b=1 e c= 2 Eq. Balanceada: 1NH4NO3 1N2O +2H2O Observao: Deve-se sempre tomar os menores nmeros inteiros para efetuar-se o balanceamento das equaes.

aFe + bH2O a=3c : Fe 2b=2d: H b=4c: O

cFe3O4 + dH2

Sistema: a= 3c 2b =2d b= 4c

Tomando c= 1 3Fe + 4H2O

a=3, b= 4 e d=4 1Fe3O4 + 4H2

Exerccio: Pb3O4 + Al

Al2O3 + Pb

You might also like