You are on page 1of 13

HAMSTER

O hamster pertence famlia roedora e h muitas espcies diferente mas s algumas espcies so mantidas como animais de estimao, e o animal pequeno mais popular de estimao em muitos pases hoje. A maioria das espcies de hamster habitam reas de semi-deserto e noturno. A maioria espcies, mas no todas, tem a bochecha expansvel na qual eles podem levar comida e forragem para o ninho.H muitas espcies de hamsters, mas so 5 espcies criadas em cativeiro como animais de estimao so: Hamster Srio (Mesocricetus Auratus) (tambm chamado de Hamster Dourado, o Srio de pelos longos s vezes chamado de TeddyBear Hamster) Hamster Ano Russo Campbells (Phodopus Sungoris Campbelli) Hamster Ano Russo Branco Invernal (Phodopus Sungoris Sungoris)(tambm chamado de Djungarian ou Hamster Siberiano) Hamster Chins (Cricetulus Griseus) Hamster Roborovski (Phodopus Roborovskii) Outras espcies incluem: Hamster europeu ou Comum (Cricetus Cricetus) Hamster Camundongo (Calomyscus Bailwardi) Hamster Ladak (Cricetulus Alticola) Hamster Listrado Chins (Cricetulus Barabensis) Hamster Mongol (Cricetulus Curtatus)

Hamster de Eversmann (Cricetulus Eversmanni) Hamster Tibetano (Cricetulus Kamensis) Hamster de rabo longo (Cricetulus Longicaudatus) Hamster Cinzento (Cricetulus Migratorius) Hamster de rabo muito longo (Cricetulus Triton) Hamster Romeno (Mesocricetus Newtoni) Hamster Caucasiano (Mesocricetus Raddei)

TRATANDO DO HAMSTER: A maioria dos hamsters pode se tornar dcil em um espao muito pequeno de tempo com manipulao regular e gentil. Hamsters normalmente s mordem quando esto assustados. Se seu hamster um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idia para adquirir confiana usar a sua mo antes de tentar ergu-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto est na gaiola, oferecendo pedaos de comida de sua mo. Perceber logo que no tem nada que temer. A prxima tentativa ser colocar sua mo na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mo. Uma vez que o Hamster est certo que no h nada que temer,

levante a parte superior da gaiola ou abra a porta da gaiola, e puxe o hamster para cima com as duas mos. No segure forte pois tambm pode se assustar com isso. No erga seu hamster muito alto porque se salta de suas mos e cai pode se ferir. Sempre melhor pegar seu hamster quando voc est sentando de forma que se saltar no tem como cair longe e simplesmente aterrissar em seu colo. Uma vez que voc tirou seu hamster da gaiola, e est se sentando, coloque o hamster de frente para voc - eles parecem menos inclinados a saltar se esto de frente para voc. Deixe o hamster caminhar de uma mo para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e ento simplesmente apanhe-o novamente. melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Uma vez satisfeito de passar de uma mo outra, com suavidade comece a encurvar seus dedos ao redor do corpo de forma que possa comear a adquirir o hbito de ser segurado. Primeiro seu hamster deve ficar contente de caminhar de uma mo outra com seus dedos ao redor de seu corpo e voc pode ento se sentar e deixando-o caminhar novamente de uma mo outra. Alguns hamsters so mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Seja paciente e gentil e seu hamster se tornar muito facilmente domesticado. Se seu hamster realmente assustadio ou teve uma experincia ruim e morde sempre que o pega, tente peg-lo usando um par de luvas e fazer como est indicado acima. O uso de luvas aumentar sua confiana e em troca ajudar o hamster. Uma vez que o hamster deixe de morder pode comear a manusear o hamster sem luvas. No manuseie seu hamster diretamente depois que voc tenha manuseado comida. Hamsters tm vista extremamente pobre e confiam no sentido do olfato, se voc tem comido h pouco uma ma, o hamster cheirar isto em sua mo e pensar que sua mo uma ma e pode dar uma mordida. Hamsters Srios so bastante fceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso no so facilmente manuseados por crianas pequenas. O Hamster Chins freqentemente uma delcia para manusear porque eles se sentam em sua mo e usam as patas para agarrar seus dedos - freqentemente difcil remover um chins de sua mo! Outro ponto digno de nota sobre o chins que se eles esto nervosos tm o hbito de esvaziar a bexiga em sua mo! Roborovskis so extremamente vivazes e rpidos e ento no so facilmente tratados . Eles precisam ser colocados na concha de sua mo para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.

DICAS DE CRIAO DE HAMSTERS Antes de iniciar sua criao de hamsters deve ser levado em considerao o que ser feito com as crias. Embora o tamanho mdio de uma ninhada de um Hamster Srio de 8 crias eles podem ter at 18 crias e Hamsters Ano tem uma ninhada mdia de 4 crias mas pode ter at 14 crias. Ento vital que isto seja considerado antes de criar hamsters. Lojas de animais de estimao podem estar dispostas a receber o excesso mas melhor perguntar antes de tomar a deciso de criar seus hamsters.

DOMANDO, ADESTRAMDO E TRUQUES

Os Hamsters so mansos, de boa ndole, curiosos e brincalhes. Embora um tanto ariscos no incio, podem ser amansados e se acostumam facilmente presena do dono. Com o tempo e algum adestramento, eles at aprendem truques que divertem as pessoas, como, pr exemplo, danar sobre duas patas. Comece pr acostum-los sua presena. Aproxime-se calmamente, com movimentos lentos e voz suave. Coloque a sua mo dentro da gaiola, e conserve-a imvel. Pela sua curiosidade de natural o Hamster chegar mais perto. Vai cheirar e se afastar, mas sem medo. Repetindo a operao algumas vezes, o bichinho, aos poucos, vai deixar que voc o segure na mo. Numa segunda etapa, coloque alguma guloseima na mo. Nas primeiras vezes o Hamster vai abocanhar o petisco (um biscoito, pr exemplo) e com-lo em algum canto da gaiola. Mas logo vai se acostumar e comer na prpria mo do dono sem nenhuma cerimnia. Depois, mesmo sem biscoitinhos, ele vai andar e subir muito vontade pelo brao do criador. Quando o dono atencioso e amoroso, o hamster se sentir seguro, o que facilitar o treinamento. Se voc quer que ele aprenda a atender pelo nome, a cada vez que voc chegar com algum biscoito, chame-o suavemente como forma de atrair a ateno. A tendncia que, a partir da associao do som de seu nome ao biscoito ele passe a atender sempre que voc cham-lo. Com esta tcnica conhecida como reflexo condicionado podese ensinar vrias coisas. Para ensinar um Hamster a danar, toque na vitrola determinada msica. importante que seja sempre a mesma, de modo que o animal associe aquela msica com os exerccios que dever fazer para receber a recompensa. os exerccios so: pegue a guloseima e eleve-a um pouco do solo da gaiola, a uma altura que o bichinho tenha que ficar de p para conseguir apanhar. Com ele de p, movimente o biscoito de um lado a outro, no ritmo, e ele seguir sua mo. Tempos depois o biscoito na mo ser dispensvel, ele danar seguindo simplesmente os seus movimentos. Mas sempre recompense-o, aps cada exerccio. Conta-se que, se bem adestrado, s ouvir a msica e ele comear a danar. Procure fazer os exerccios de treinamento, pelo menos, uma vez por dia. Lembre-se sempre, porm, de que um animal adestrado nunca perde os seus instintos, apenas controla-os um pouco. Portanto, se voc achar que pode deixar o Hamster solto pela casa s porque ele ensinado vai acabar aprendendo uma lio da natureza: como roedor, ele certamente vai arranhar alguns mveis, forros de cadeira, etc. Querer mudar isso adulterar seu companheiro. Voc pode

passear com ele no ombro, no bolso, torn-lo. um grande amigo, mas nunca contrarie os seus instintos naturais.

CUIDADOS COM O HAMSTER PREPARAO E LIMPEZA DA GAIOLA, ALOJAMENTO, ESCOVAMENTO, COMIDA E GUA, DENTES, TRATAMENTO, SADE PREPARAO E LIMPEZA DA GAIOLA A gaiola do hamster deve ser preparada cobrindo o cho com lascas de madeira e com material conveniente para que o hamster possa fazer um ninho. A gaiola deve ser colocada longe da luz solar direta e fora de correntes de ar. A gaiola deve ser limpa semanalmente e os hamster apreciaro se algum material do ninho velho for colocado na gaiola limpa junto com algum material fresco para ele fazer o ninho. ALOJAMENTO Os Hamsters Srios normalmente no toleram a companhia de outros hamsters quando chegam a 8-10 semanas de idade e por isso eles devem ser alojados separadamente.Um hamster, uma gaiola. Hamsters Anes vivem em pares ou agrupados com sexos misturados ou nicos. ESCOVAMENTO Hamsters no precisam de escovamento, com exceo de machos de pelos longos que podem precisar da escova ocasional para remover lascas da pelagem. Para isso melhor usar uma escova de dentes macia.

COMIDA E GUA gua fresca sempre deve estar disponvel, fornecida por uma garrafa de gua fixada ao lado da gaiola. Os hamsters devem ser alimentados com uma rao bsica cada noite e tambm pode ser fornecidos suplementos alimentares. Adiantando o tempo de alimentao um pouco cada dia possvel encorajar o hamster para acordar mais cedo. DENTES Os dentes de um hamster crescem continuamente e para manter os dentes no comprimento correto o hamster roe. Lojas de animais de estimao, Pet Shop vendem uma variedade de produtos especificos para os hamsters roer. Tambm madeira de rvores frutferas fornecero algo para o hamster roer.. Biscoitos de cachorro duros tambm ajudaro a manter os dentes de um hamster no comprimento correto.

Criando Hamster no cativeiro e etc. GAIOLAS, FORRAGEM, MATERIAL PARA O NINHO. 1 - GAIOLAS H uma variedade de gaiolas de hamster disponveis em Pet Shop (lojas de animais de estimao). O tipo mais comum de gaiola tem uma base de plstico e a parte superior de arame rgido. A parte superior se separa da base, fcilitando tirar o hamster da gaiola e fcilita tambm a limpeza. Elas tambm so bastante durveis. Gaiolas semelhantes projetadas para ratos so satisfatrias para o Hamsters Ano ( tipo da espcie Chines) que pode se apertar pelas barras de gaiolas projetadas para hamsters. Tambm h vrios tipos de gaiolas que consistem em compartimentos e tneis. Estas podem ser bastante caras e difceis de limpar. Tambm hamsters maiores podem achar os tneis um pouco apertados. Estas gaiolas so porm ideais para o Hamsters Ano. Tambm podem ser usados aqurios para alojar um hamster. Eles so a prova de correntes de ar mas podem ser desajeitados para limpar. Uma garrafa de gua pode ser fixada ao lado do aqurio usando Velcro como adesivo. Raramente so vistas gaiolas totalmente feitas de metal nestes dias, pois tm uma tendncia para enferrujar. Podem ser feitas gaiolas de fabricao caseira de uma combinao de madeira e malha de arame mas hamsters

tendem a roer a madeira e assim estes tipos de gaiolas podem precisar de consertos de vez em quando. Tambm podem ser feitas gaiolas de fabricao caseira de caixas de armazenamento de plstico com a parte superior de malha de arame. Estas so fceis limpar e a prova de correntes de ar.

2 - FORRAGEM prefervel usar lascas de madeira como cobertura de cho ao invs de serragem que pode causar irritaes nos olhos e problemas respiratrios. As lascas de madeiras devem ser de preferncia de madeira que tenha menos oleosidade possvel. 3 - MATERIAL PARA O NINHO Um hamster requer material para construir um ' ninho'. Papel macio rasgado em tiras mais utilizado porque no causa ao hamster nenhum dano se comido e rasga facilmente. Feno tambm pode ser usado mas no deve estar mofo ou empoeirado. L de algodo ou material fofo para o ninho podem causar danos para um hamster se comidos e no rasgaro se o hamster se enrolar neles, poratnto melhor evitar. No devem ser usadas lascas de Cedro porque perigoso para os hamsters. H vrios tipos de l de algodo vendidos como material fofo para ninhos em lojas para hamsters e marcados como "seguros". Infelizmente este tipo de material pode causar bloqueios do estmago se comido pelo hamster o que resulta em morte e pode se enrolar ao redor de um membro e apertando-o pode resultar na perda daquele membro. Como uma regra geral qualquer material para ninhos usada

para hamsters deveria se dissolver se colocada em gua ou numa soluo de cido muito fraca e deveria rasgar facilmente. Isto assegurar que se comido pelo hamster o material para o ninho se dissolver no estmago e se enrolou ao redor de um membro ser facilmente rasgado. Qualquer material para ninho que no siga este criterio no deveria ser usado. Para advertir outros que podem estar usando material para ninho inadequado para o hamsters ou outros animais, e tentar persuadir os fabricantes para fazer material mais seguro, se voc teve qualquer tipo de dano ou a morte de seu hamster causada por material para ninho voc deve passar essa experincia para o maior numero de pessoas possvel e notificar o fabricante.

A linguagem do hamster Aes Significados Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao cho Insegurana, lugar no-familiar Estufar as bochechas Intimidao Limpar-se meticulosamente Sentido de conforto, de estar em paz Bocejar Contentamento, relaxamento Levantar as duas patas dianteiras Defesa de uma fmea quando atacada por um macho Saltar no ar

Bom humor, excitao Sentar na parte posterior do corpo Ateno ou agresso Orelhas apontando para trs Cansao ou insegurana; medo, mau-humor, agressividade, ateno Deitar sob as costas, imvel Postura de defesa; medo Andar com a pante anterior do corpo abaixada e o rabo levantado Medo, postura de inferioridade, na presena de outros hamsters mais fortes ou mais velhos Coar Conforto, relaxamento Limpar-se repentina e prolongadamente Estado de alarme, susto Orelhas dobradas Ateno Hesitar repentinamente Estado de alarme ou medo

A SADE DO HAMSTER Hamsters so, em geral, animais robustos, mas algumas das enfermidades mais comuns so listados abaixo: Diarria - Ela pode ser causada por superalimentao de legumes ou comida mida. Um hamster que sofre de diarria no deve ser alimentado com qualquer legume ou comida mida at se recuperar. Nos casos de diarria prolongada deve ser procurado o conselho do veterinrio. Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas no quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou no se recupera depois de alguns

dias deve ser procurado o conselho do veterinrio. Hibernao - Hamsters Srios podem hibernar quando h uma mudana sbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidncia de respirao, porm os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters no fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratao e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade at ficar ativo. Bastante comida e gua devem estar disponveis. Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou rea do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo tambm pode ser associada com irritao de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinrio. Mancha no Quadril - Esta no uma doena mas conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupao quando notam isso. O hamster Srio tem uma mancha em cada quadril, estas so glndulas de odor e so perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando. Qualquer hamster que sofre de enfermidade sria ou prolongada deve ser levado a um veterinrio.

Diferenciao de sexo Para descobrir o sexo de seu hamster, necessrio que voc veja seus genitais. Isto pode ser feito de vrias maneiras: Coloque o hamster em uma das mos, cubra-o com sua outra mo e vire-o de barriga para cima. Encoste a palma de sua mo nas do hamster, envolva-o com

os dedos indicador e polegar, segurando abaixo das patas dianteiras, e levante-o. Segure o hamster pela pele do pescoo e supenda-o at conseguir ver sua barriga e genitais. Nos hamsters machos adultos, em geral, os testculos so facilmente vistos, podendo at mesmo serem visualizados de cima. No entanto, nos hamsters mais jovens, a diferena no to evidente. Olhando para os genitais, voc ver dois orifcios - o pnis ou vagina e o nus. No macho, o espao entre os dois em geral 1-2 cm e, na fmea, este espao to pequeno que difcil diferenciar os dois orifcios.

Site:http://www.hamster.com.br

"O Senhor bom para todos, e as suas misericrdias esto sobre todas as suas criaturas."
- Salmos 145:9

You might also like