You are on page 1of 17

Livro Tibetano dos Mortos Ou Bardo Thodol

Primeiro Bardo
Oh, amigo O tempo caminha em direo a ti para te levar a novos planos de realidade. O teu ego e teu nome esto em jogo de acabar. Ests pondo-te em frente da Luz Clara. Tu ests experimentando esta realidade. No estado de liberdade do ego onde todas as coisas so como um cu vazio sem nuvens. E o intelecto nu e limpo como um enxerto vazio. Neste momento conhece por ti mesmo e habita neste estado. O que chamado morte do ego est vindo para ti.

Recorda:
Esta a hora da morte e renascimento. Aproveita esta morte temporal para atingir o perfeito estado. Ilumina-te. Concentrado na unidade de todos os seres vivos. Mantido sobre a Luz Clara. Usa-o para alcanar o entendimento e o amor. Se tu no podes manter a felicidade da iluminao e se tu te ests deslizando dentro do contacto do mundo exterior.

Recorda:
As alucinaes que podes experimentar agora, as vises e introspeces te ensinaro muito sobre ti mesmo e o mundo. O vu da rotineira percepo ser mudado em teus olhos. Recorda a unidade de todas as coisas vivas. Recorda a glria da Luz Clara. Deixa-te guiar atravs de tua nova vida que vem. Deixa-te guiar atravs das vises desta experincia. Se te sentes confuso, invoca a memria de teus amigos e de teus mestres. Trata de alcanar e conservar a experincia da luz clara.

Recorda:
A luz a energia vital. A chama sem fim da vida. Um ondulante e sempre mudvel torvelinho de cor pode apoderar-se de tua viso. Esta a incessante transformao da energia. O processo vital. No temas. Entrega-te a ele. Une-te. Forma parte de ti. Tu s parte dele.

Recorda tambm:
Mais alm da contnua e fluente eletricidade da vida est a ltima realidade. O Vazio. Teu prprio saber, formado na no-possesso de forma ou cor, naturalmente vazio... A realidade final. O Todo bondade. O Todo paz. A Luz. Resplandecente. O movimento o fogo da vida do qual tudo vem. Une-te. Forma parte de ti. Mais alm da luz da vida est o pacfico silncio do Vazio. A quieta felicidade mais alm de todas as transformaes. O sorriso de Buda. O Vazio no o nada. Desobstrudo, brilhando, comovendo, feliz. O vazio o princpio e o fim ele mesmo. Conscincia de diamante. O Todo Bondade Buda. Tua prpria conscincia, brilhando, vazia e inseparvel. No-pensamento, no viso, no-cor, vazio. O intelecto brilhando cheio de felicidade e silencioso. Este o estado de perfeita iluminao. Tua prpria conscincia, brilhando, vazia inseparvel do grande corpo resplandecente, no tem nascimento, nem morte. a imutvel luz que os tibetanos chamam Buda Amitabha. O saber da no-forma comeando. Conhecer isto suficiente. Reconhecer o vazio de tua prpria conscincia para ser domnio de Buda Permanece neste reconhecimento e tu manters o estado da divina mente de Buda.

SEGUNDO BARDO
Recorda:
Agora vais experimentar trs Bardos. Trs estados de perda do eu. Primeiro aparece a clara luz da realidade. Vm em fogo os jogos de alucinaes fantasticamente variados. Mais adiante encontrars o estado de reentrada. De voltar a ter um eu. Oh, amigo. Pode ser que tua experincia seja de transcendncia do eu, a sada de teu antigo eu.

Mas tu no s o nico. A todos chega alguma vez. s afortunado ao ter gratuitamente esta experincia de renascimento que se te oferece. No te apegues com essa debilidade a teu velho Eu. Inclusive se te apegas a tua mente, j perdeste o poder de a manter. Pela luta no poders conseguir nada neste mundo alucinatrio. No te apegues. No sejas dbil. Qualquer que seja o medo ou terror que te embargue No olvides estas palavras. Introduz o seu significado no teu corao. Segue em frente. Aqui mesmo est o segredo vital do conhecimento. Recorda, oh amigo: Quando o corpo e a mente se separam, experimentas uma rpida viso da verdade pura, subtil, radiante, brilhante. Vibrante, gloriosa. No temas. Esta a radiao de tua verdadeira natureza. Reconhece-o. Da nvoa desta radiao vem o som natural da realidade. Reverberando como mil tronos em simultneo. Este o som natural do processo de tua vida. Portanto no te assustes. No te aterrorizes. No tenhas medo. Para ti suficiente saber que estas aparies so as formas de teu prprio pensamento. Se no reconheces tuas prprias formas de pensamento. Se olvidas tua preparao. As luzes te deslumbraro. Os sons te atemorizaro. Os raios te aterrorizaro As pessoas ao teu redor te confundiro Recorda a chave dos ensinamentos Oh, amigo. Estes reinos no vm de algum lugar exterior a teu ego. Vm de teu interior e brilham sobre ti. Tampouco as revelaes vm de nenhum outro lugar. Existem desde a eternidade dentro das faculdades de teu prprio intelecto. Reconhece que so desta natureza. A chave da iluminao e da serenidade durante o perodo de dez mil vises simplesmente esse: Descanso, relaxamento. Une-te a ele.

Aceita as maravilhas de tua criatividade. No te apegues nem estejas assustado. Nem atrado nem repelido. Sobre tudo, no faas nada sobre as vises. Existem somente dentro de ti. (Olhos fechados, estmulos externos ignorados) Oh, bem nascido, escuta com cuidado: A energia radiante da origem, semente da qual vm todas as formas viventes brota em direo a fora e golpeia contra ti com uma luz to brilhante que tu apenas poders mirar. No te assustes. Esta a Energia da Origem que esteve radiando bilhes de anos. Sempre manifestando-se de outras formas. Aceita-a. No tentes intelectualiz-la. No brinques com ela. Funde-te com ela. Deixa-a fluir atravs de ti. Perde-te com ela. Funde-te no Halo de Luz de arco ris. No corao da lana da energia. Obtm o domnio de Buda no reino central.

A fonte

Sintomas fsicos
Oh amigo, escuta com ateno. Os sintomas corporais que tu ests sentindo no so de efeito qumico. Eles indicam que tu ests lutando contra o conhecimento de sentimentos que ultrapassam a tua experincia normal. Tu no podes controlar estas ondas universais de energia. Deixa que os sentimentos se fundam todos sobre ti. Faz-te parte deles. Permite-te a ti mesmo palpitar com as vibraes ao teu redor Relaxa. No lutes. Teus sintomas desaparecero to rapidamente como todo o rastro de ego concentrado, esforando-se, desaparea. Aceita-os como a mensagem do corpo. D-lhes as boas-vindas. Goza deles. (Olhos fechados, estmulos externos ignorados, aspectos intelectuais) 5

O fluir interno de processos arqutipos

Oh bem nascido, escuta com ateno: O fluir da vida est girando atravs de ti Uma demonstrao infinita de formas e sons puros. Deslumbrantemente brilhante. Sempre volvel No tentes control-la Fli com ela Experimenta os antigos mitos csmicos da criao e manifestao No tentes compreender H muitssimo mais tempo para isto mais tarde Funde-te com ela Deixa-a fluir atravs de ti No h necessidade de atuar ou pensar Se te esto ensinando as grandes lies de evoluo, criao e reproduo. Se tu tentas ret-lo, podes cair em mundos infernais e sofrer intolervel misria criada por tua prpria mente. Evita brincar s interpretaes Evita pensar, falar ou fazer Tem f na corrente da vida Confia em teus companheiros nesta aquosa jornada Funde-te na Luz de Arco ris No Corao do Rio das formas criadas Obtm o domnio de Buda no Reino totalmente feliz (Olhos fechados, estmulos externos ignorados, aspectos emocionais) Oh bem nascido, escuta com ateno: Ests fluindo para fora e para dentro da fluida unidade da vida O xtase do fogo orgnico te aquece todas as clulas As duras, secas, frgeis cascas de teu ego esto lavando-se no infinito mar de criaes Flui com ela Sente a pulsao do corao do sol Deixa que o vermelho Buda Amitabha te envolva. No temas o xtase No resistas corrente Recorda, todo o exultante poder vem de dentro Confia na fora marinha arrastando-te dentro da unidade com todas as formas vivas Deixa que teu corao estale no amor por toda a vida Deixa que teu sangue quente jorre para fora dentro do oceano de toda a vida No estejas atado ao poder esttico Ele vem de ti.

A corrente de fogo da unidade interna

Deixa-o fluir No tentes apressar teus velhos temores corporais. Deixa que teu corpo se funda com o fluxo quente. Deixa que tuas razes se submirjam dentro do corpo da vida quente Flutua no mar do Arco ris Consegue o domnio de Buda no reino chamado AMOR EXULTANTE.

A estrutura da onda vibrao das formas externas


(Olhos abertos, grande interesse no estmulo externo visual, intelectuais)

Oh bem nascido, escuta com ateno: Neste ponto podes dar conta da estrutura em formas de ondas do mundo que te rodeia. Tudo o que tu vs se dissolve em vibraes de energia Mira fixamente e dars conta do baile eltrico da energia J no h coisas nem pessoas seno s o movimento direto de partculas Tua conscincia agora deixar teu corpo e se introduzir no rio de ondas rtmicas. No h necessidade de falar nem de ao Deixa que teu crebro se converta em um receptor das radiaes Todas as interpretaes so produto da tua mente. Tira-as de cima. No tenhas medo. Maravilha-te na fora natural de teu prprio crebro A sabedoria de tua prpria eletricidade Est quieto e espera medida que o mundo tridimensional se desfaz, podes sentir pnico Te podes sentir apegado ao pesado e aborrecido mundo dos objetos que agora ests deixando. Neste momento, no te assustes com a transparente, radiante, Fulgurante onda de energia Deixa que tua intelectualidade descanse No tenhas medo dos raios pegajosos da luz da vida a estrutura bsica da matria, a forma bsica da comunicao em ondas. Atende quieto e recebe a mensagem Agora ters a experincia direta da revelao das formas primrias. (Olhos abertos, grande interesse pelo estmulo exterior tal como as luzes, os movimentos, aspectos emocionais) Oh bem nascido, escuta atentamente: Ests experimentando a unidade de todas as formas vivas

As ondas vibratrias da unidade externa

Se as pessoas te parecem feita de goma e sem vida, como bonecos de plstico, No te assustes Isto s um esforo de teu ego para manter sua identidade separada. Permite-te sentir a unidade de tudo, mescla-te com o mundo ao teu redor No tenhas medo Desfruta do baile dos bonecos, os cria tua prpria mente Relaxa e sente o xtase das vibraes de energia atravessando-te Desfruta a completa unidade da matria e a vida A luminosidade radiante um reflexo de tua prpria conscincia um aspecto de tua natureza divina No te sintas aderido a teu antigo ser humano No estejas alarmado pelos novos e estranhos sentimentos que ests tendo Se agora te sentes atrado por teu ser antigo Voltars para outra etapa do jogo existencial Tem confiana e mantm-te sem temor Te mesclars no corao do sagrado Ratnasambhava Em um halo de luz arco ris E conseguirs liberao no domnio dotado de glria

O circo da retina
Oh bem nascido escuta atentamente: Ests agora percebendo o baile mgico das formas Rascunhos estticos e caleidoscpicos aparecem ao teu redor Todas as formas possveis aparecem vivas diante de teus olhos O circo da retina O incessante jogo dos elementos Terra, gua, Ar, Fogo. Em forma e manifestaes que sempre mudam Deslumbrando-te com sua complexidade e variedade Relaxa e desfruta o rio de movimento No te apegues a nenhuma viso nem revelao Deixa que tudo passe atravs de ti Se a ti vm experincias molestas Deixa que passem como o demais No lutes contra elas Tudo vem de dentro de ti Isto a grande lio em criatividade e poder do crebro Liberado de suas estruturas aprendidas. Deixa que a cascata de imagens e associaes te leve onde quiser Medita calmamente sobre o conhecimento de que estas vises so emanaes de tua prpria conscincia. Desta maneira podes obter conhecimento prprio e libertar-te.

O teatro mgico
Oh, bem nascido, escuta atentamente: Ests agora no teatro mgico dos heris e dos demnios Figuras mitolgicas e sobre-humanas Demnios, deusas, guerreiros celestiais, gigantes. Anjos, Bodisadvas, anes, cruzados. Duendes, demnios, santos, bruxos, extraterrestres. Espritos infernais, duendes, cavaleiros e imperadores. O Deus Loto da dana O grande homem velho, a divina criatura, O golpista, o metamorfoseado, O domador de feras, A me das deusas, a bruxa. O deus da lua, o errante. A totalidade do divino teatro de figuras representando o cume da sabedoria humana No tenhas medo deles Esto dentro de ti Tua prpria inteligncia criativa o mago reinante sobre eles Reconhece as figuras como aspectos de ti mesmo Toda a fantstica comdia se encontra em ti No te sintas aderido s figuras Lembra-te dos ensinamentos Ainda podes conseguir a liberao

Vises colricas
Oh nobremente nascido, escuta cuidadosamente: Tu s incapaz de manter a perfeita Luz Clara ou o primeiro Bardo Reconhece-as Eles so teus prprios reflexos feitos visveis e audveis Elas so produto de tua prpria mente retrocedida para o muro Elas indicam que tu ests fechado liberao No as temas Nenhum dano pode vir destas alucinaes Elas so teus prprios pensamentos com aspecto atemorizante So velhos amigos D-lhes as boas vindas. Funde-te com elas, volta a elas Perde-te tu mesmo nelas. Elas so tuas. Qualquer coisa por muito aterradora e estranha que tu vejas. Recorda acima de tudo que vem de dentro de ti. Mantm-te sobre este conhecimento To rapidamente como reconheas isso, obters liberao Se no o reconheces Torturas e castigo se seguiro Mas isto so tambm radiaes de teu prprio intelecto So imateriais

O vazio no pode danificar o vazio Nenhuma das pacficas ou colricas vises Demnios bebedores de sangue, mquinas, Monstros ou diabos Existem na realidade S dentro de teu crnio Isto dissipar teu medo.

TERCEIRO BARDO
Instrues preliminares
Oh. escuta bem Tu ests agora ingressando no terceiro bardo Antes enquanto experimentavas as pacficas e colricas vises do segundo Bardo Tu no podias reconhec-lo Atravs do medo ficavas inconsciente Agora enquanto recuperas Tua conscincia se levanta Como uma truta brincando para adiante, fora da gua lutando por sua forma original Teu ego anterior comeou a operar outra vez No te esforces por decifrar coisas Se por fraqueza ests atrado a atuar e pensar Tu queres vagar no meio do mundo do fogo da existncia E padecer dor Relaxa teu intranqilo esprito Oh... tu foste incapaz de reconhecer as formas arqutipas do segundo Bardo Tu baixaste at agora Agora, se tu desejas ver a verdade Tua mente deve descansar sem distrao No h nada que fazer, nada em que pensar Flutua em direo ao no-obscuro, primordial brilhante, estado vazio de teu intelecto Neste caminho tu obters liberao Se s incapaz de relaxar tua mente Medita em teus amigos Pensa neles com profundo amor e confiana Como sobre-obscurecendo a coroa de tua cabea Isto de grande importncia No te distrai-as Oh..., Tu podes sentir o poder de realizar proezas De perceber e comunicar com poder extra-sensorial De mudar forma, tamanho e nmero De atravessar espao e tempo instantaneamente Estas sensaes chegam a ti naturalmente 10

Sem nenhum mtodo por tua parte No as desejas No trates de exercit-las Reconhece-as como sinal de que ests no terceiro Bardo No perodo de reentrada no mundo normal Oh ... Se no entendeste o mencionado Neste momento Como resultado de teu prprio jogo mental Espantosas vises podem vir correntes de vento e correntes geladas Zumbidos e estalos da maquinaria de controle Simulando risos Tu podes imaginar terror produzindo observaes: Culpvel, estpido, inadequado, sujo, Tais troas imaginadas e pesadelos paranicos So os restos do egosta sendo dominando, do jogo jogado. No as temas So teus prprios produtos mentais Recorda que ests no terceiro Bardo Tu ests lutando por entrar na densa atmosfera do jogo da existncia rotineira, Deixa esta reentrada ser suave e lenta No trates de usar fora ou poder de vontade. Oh, Como tu s conduzido aqui e alm pelos sempre moventes ventos do Karma Tua mente, no tendo lugar para descansar ou focar-se s como uma pluma lanada pelo vento Ou como um ginete no cavalo ou alento Incessantemente ou involuntariamente tu errars chamado no desespero por teu velho ego. Tua mente corre at que estejas exausto e miservel No te detenhas nestes pensamentos Conhece o descanso no estado inalterado Medita na unidade de toda a energia Assim tu sers livre de dor, terror e confuso Oh ..., Tu podes sentir-te confuso e desorientado Tu podes estar assombrado de tua conduta Tu podes mirar teus companheiros viajantes e amigos e dar conta de que no podem entender-te Tu podes pensar: Eu estou morto.. Que farei.. E sentir grande misria S como um peixe arrojado fora da gua sobre brasas ao vermelho rojo Tu podes assombrar-te de que nunca voltars

11

Lugares familiares, parentes, as pessoas que te conhecem se te aparecem como em um sonho Ou atravs de um vidro obscuro Se tu ests vendo semelhantes experincias Pensando no ser de nenhuma utilidade No tentes explicar Este o resultado natural de teu prprio programa mental Tais sensaes indicam que ests no terceiro bardo Confia em teu guia Confia em teus companheiros Confia no misericordioso Buda Medita calmamente sem distrao. Oh.... Tu podes agora sentir como se estivesses oprimido e retorcido Como entre rochas e penhascos Ou como dentro de uma jaula ou priso

Recorda:
Estes so sinais de que tu ests tentando forar um retorno a teu ego Pode ser uma opaca, luz cinzenta . Estes so sinais do terceiro Bardo No lutes por retornar A reentrada suceder por si mesma Reconhece onde ests O reconhecimento te guiar liberao

As vises de reentrada
Oh.... Tu no entendes-te o que est sucedendo At agora estiveste buscando a tua passada personalidade Incapaz de encontr-la, podes comear a sentir que nunca sers o mesmo outra vez Que volvers como uma pessoa mudada Entristecido por isto sentirs pena de ti mesmo Vais tratar de encontrar teu ego, alcanar o controlo, Deste modo pensando, te assombrars aqui e ali Incessantemente e distraidamente Diferentes imagens de teu prprio futuro sero vistas por ti A que te obceca a vers mais claramente A arte especial destes ensinamentos particularmente importante neste momento. Qualquer imagem que vejas. Medita acerca dela como vindo de Buda Este nvel de existncia tambm existe em Buda Esta uma arte sumamente profunda

12

Te far livre de tua presente confuso Medita acerca (nome do ideal protetor) tanto quanto possas Visualiza-a como uma forma produzida por um mago Ento deixa sua imagem dissolver-se Comeando pelas extremidades At que nada seja visvel Pe-te em um estado de claridade e vazio Habita neste estado por um momento Medita agora uma vez mais em teu ideal protetor Uma vez mais na Luz Clara Faz isto alternativamente Depois deixa tua prpria mente dissolver-se tambm gradualmente Onde quer que o ar penetre, a conscincia penetra Onde quer que a conscincia penetre, o sereno xtase penetra Habita tranqilamente no incriado estado de serenidade Neste momento o renascimento das paranias ser evitado A perfeita iluminao ser conseguida

Para toda a influncia determinante do pensamento


Oh.... Podes agora experimentar alegria momentnea seguida de pena momentnea de grande intensidade Como o tensionar e relaxar de uma catapulta Irs atravs de agudas oscilaes de humor Tudo determinado pelo Karma No te aferres s alegrias nem te enfades com as penas As aes de teus amigos podem evocar enfado ou pena em ti. Se te enfadas ou te deprimes Ters uma experincia infernal No tem importncia o que a gente faa Nenhum pensamento nebuloso pode surgir Medita acerca do amor em relao a eles Freqentemente neste estado da sesso s estars um segundo longe da descoberta da mudana alegre de Tua vida; Recorda que cada um de teus, companheiros Buda consigo mesmo Tua mente agora, sem ter onde focar-se ou fora interrogadora, Sendo luz e movendo-se continuamente. Todos os pensamentos que te ocorram Positivos ou negativos Exercero grande poder Tu ests extremamente receptivo Portanto no penses em coisas egostas Recorda tua preparao para a viagem Mostra pura afeio e humilde f Atravs da ausncia destas palavras a recordao vir A recordao ser seguida do reconhecimento e a liberao

13

Para o juzo das vises


Oh, se ests experimentando uma viso de juzo e culpa Escuta atentamente Ests sofrendo isto porque o resultado de teu msero jogo mental Teu Karma Ningum est fazendo nada Tua mente est criando o problema Portanto flutua na meditao Lembra-te das tuas formas no que crs Lembra os ensinamentos deste manual Lembra-te da amigvel presena de teus companheiros Se no sabes como meditar Concentra-te em um objeto ou sensao Toma-lo (d-te ao que se preocupa um objeto) Concentra-te na realidade desse objeto Reconhece a ilusria natureza de existncia e fenmeno Este momento de grande importncia Se ests distrado agora te custar sair do pntano da misria At agora as experincias do Bardo vieram a ti e no as reconheces-te Estiveste distrado Neste perodo experimentaste todo o medo e todo o terror Ainda que sempre com xito at aqui Podes reconhecer e obter liberao aqui Tua sesso pode chegar a ser esttica e reveladora Se tu no sabes como meditar, recorda (ideal da pessoa) Recorda teus companheiros recorda este manual Pensa em todos esses medos e imagina aparies como pertencendo ao teu prprio ideal, como o uno misericordioso So provas divinas Recorda teu guia Repete os nomes uma e outra vez ainda que sempre decaiam No sers danificado

As vises sexuais
Neste momento podes ver vises de casais juntos Tu ests convencido que ao teu redor ocorre uma orgia Desejo e expectativa se apoderam de ti que a ao sexual te espera Quando estas vises ocorram Recorda, retm-te a ti mesmo de ao ou de apego Humildemente exercita tua f Flutua na corrente Confia fervorosamente no processo Meditao e confiana na unidade da vida so as chaves Se tratas de entrar em tua velha personalidade por que s atrado ou rechaado

14

Se queres unir-te orgia que ests alucinando Renascers a um nvel animal Experimentars desejo possessivo e cimes Sofrers estupidez e misria Se desejas evitar essas misrias Escuta e reconhece Rechaa os sentimentos de repulso ou atrao Recorda que o descendente esforo contrrio iluminao forte em ti Medita sobre a unidade com teus companheiros de viajem Abandona os cimes Nem atrao nem repulso por tuas alucinaes sexuais No vagars na misria largo tempo Repete estas palavras a ti mesmo E medita sobre isso

Quatro mtodos de preveno da entrada I. Meditao sobre o Buda


Oh.... tranqilamente medita sobre tua figura protetora Ela como um reflexo da lua na gua aparente, todavia, no existente Como uma iluso produzida pela magia Se tu no tens uma figura especial protetora Medita sobre o Buda ou sobre mim Com isto na mente medita tranqilamente Ento, originando a forma visual de teu protetor ideal Se dissolve desde as extremidades Medita sem nenhuma idia feita, sobre A Clara Luz Vazio Esta uma arte muito profunda Por virtude disso o renascimento adiado Uma maior iluminao futura segura.

II. Meditao sobre bons jogos


Tu ests vagando agora pelo terceiro Bardo Como um sinal disto mira teu espelho e tu no vers teu rosto normal Neste momento tu deves fazer simples resoluo em tua mente Isto muito importante como dirigir a corrida de um cavalo com o uso dos rins Todo o que tu desejes suceder

III. Meditao sobre a iluso


Se ainda ests baixando te liberars Medita como se segue: As atividades sexuais, manipulao da maquinaria, 15

a simulao do riso, sons espordicos e aparies aterrorizantes, Em verdade estes fenmenos so em natureza iluses Sem embargo eles podem aparecer de verdade So irreais e falsos So como sonhos e aparies No permanentes, no fixas Que vantagem h em apegar-se ou ter medo delas? Tudo so alucinaes de tua mente Tu prpria mente no existe Portanto, por qu existem elas? S tomando estas iluses por algo real tu navegars ao redor desta confusa existncia Todas so como sonhos, como ecos Como cidades de nuvens Como reflexos, como formas relaxadas Como fantasmagorias A lua vista na gua No so reais nem um momento Mantendo-te firme agudamente nesta linha de pensamento A crena de que elas so reais dissipada E a liberao alcanada

IV. Meditao sobre o vazio


Todas as substncias so parte de minha prpria conscincia. Esta conscincia vazia, incriada, e no cessante, Meditando assim, Deixa descansar a mente no incriado estado Como o chover de gua sobre gua A mente deve ser deixada em sua prpria postura fcil mental Em sua natural e inaltervel condio clara e vibrante Mantendo este relaxado, incriado estado da mente O renascimento na rotina jogo realidade seguramente evitado Medita sobre isto at que tu sejas certamente livre

Para depois escolher a personalidade


Escuta: quase tempo de voltar Faz a seleo de tua futura personalidade de acordo com os melhores ensinamentos Escuta bem: Os sinais e caractersticas do nvel de existncia a vir. Aparecero ante ti em sinais premonitrios. Reconhece-os Quando encontres que tu voltaste realidade Intenta seguir as deliciosas agradveis vises Evita as desagradveis e obscuras Se voltas em pnico, um espantoso estado seguir. Se te esforas por escapar s obscuras lgubres vises,

16

Um estado infeliz seguir. Se tu voltas em resplendor, um feliz estado seguir. Teu estado mental agora, afetar seu posterior nvel de ser O que escolhas. Escolhe imparcialmente Sem atrao nem repulso. Entra no jogo existncia com boa graa Voluntariamente e livremente Permanece tranqilo Recorda estes ensinamentos FIM

17

You might also like