You are on page 1of 2

ATIVIDADE: Presa e predador TEMA: Relaes da natureza Sries sugeridas: 4 a 5 sries do Ensino Fundamental (ciclo de 9 anos) Nmero de alunos:

20 a 25 alunos (nmero ideal) 1) Resumo: Esta dinmica possibilitar que os alunos vivenciem o papel de uma presa e um predador na natureza, utilizando especialmente o sentido da audio. A conversa aps a dinmica com os alunos possibilitar a compreenso de que ambos (presa e predador) so importantes para a manuteno do equilbrio na natureza. No fechamento ser destacada a importncia de cada um tambm contribuir para a manuteno do equilbrio na natureza, com aes cotidianas exibidas na animao sobre boas prticas ambientais. 2) Relao com o currculo formal (PCNs): Cincias Naturais, Meio Ambiente e Sade 3) Relao com o kit da Semana O Boticrio de Educao Ambiental: Animao boas prticas ambientais 4) Materiais necessrios: Duas vendas para os olhos Dois chocalhos, cada um com um som distinto CD com sons da floresta (opcional) Televiso e aparelho de DVD 5) Objetivos: Possibilitar o entendimento da relao de interdependncia entre os seres vivos Estimular o uso de outros sentidos alm da viso, estabelecendo um paralelo com a percepo de alguns animais Estimular atitudes que contribuem para cuidar da natureza 6) Procedimento: Inicie a atividade formando um crculo com todos os alunos e explicando que todos ajudaro na simulao de uma floresta. Eles, ento, devero imitar rvores, pedras, cachoeiras ou rios. Oriente a todos que se posicionem em uma rea central (da sala ou do ptio), para que no fiquem muito dispersos. Com a floresta montada, escolha duas crianas, que representaro a presa e o predador. Junto com a turma, defina dois animais brasileiros que so presa e predador (por exemplo: jacar/cervo/capivara e ona-pintada, cobra e gavio, sapo e cobra). Comente que ocorrer uma caada noite nesta floresta, e para tanto, as duas crianas tero seus olhos vendados e tambm chocalhos amarrados nas pernas, cada qual com um som diferente, para que possam determinar a localizao uma da outra atravs da audio. Para iniciar a dinmica, pea para que todos faam silncio e que colaborem com a segurana dos alunos nos papis de predador e presa, para que no ocorram acidentes. Quando o predador encontrar a presa, selecione outros alunos para representar estes papis, repetindo a dinmica. Para finalizar a atividade, rena novamente os alunos em crculo e pergunte quais sentidos eles utilizaram para caar ou fugir e qual o sentido mais utilizado pelo homem. Outra pergunta que dever ser feita:

Quem mais importante: o predador ou a presa? Converse com os alunos que tanto a presa como o predador so importantes para a manuteno do equilbrio na natureza. Eles fazem parte de uma cadeia alimentar, portanto se algum destes elementos deixar de existir em seu ambiente natural, a sobrevivncia de outras espcies ser afetada. Conclua a atividade destacando que, para que este equilbrio seja mantido na natureza, tambm fundamental que cada um faa sua parte, com aes em seu dia-a-dia. Exiba para a turma o DVD com a animao sobre boas prticas ambientais e converse com os alunos como as aes representadas no vdeo podem ajudar a cuidar da natureza.

Esta ficha de atividade parte componente do kit da Semana O Boticrio de Educao Ambiental. Seu uso e reproduo autorizado para fins educativos, mediante citao da autoria.

You might also like