You are on page 1of 11

Antropologia Por Rossano Carvalho Nunes Etimologicamente, o termo Antropologia deriva da juno dos vocbulos gregos anthropos (homem)

e logia (estudo/tratado), o que significa o estudo do homem. A Antropologia o estudo do homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suas dimenses biolgicas, sociais e culturais; incluindo sua origem, seus agrupamentos e relaes sociais, comportame nto, desenvolvimento social, cultural e fsico, suas relaes com o meio natural, variaes biolgicas e sua produo cultural. Ou seja, a antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos. Desde o momento em que o ser humano comeou a desenvolver cultura ele passou a ser um ser essencialmente biolgico e cultural, o que para a antropologia essencial para compreender a humanidade. impossvel compreender o homem de uma maneira totalizante sem ter essa premissa em mente. Conforme os antroplogos Hoebel e Frost (2005, p.78) desde o tempo das origens primitivas da cultura, todo desenvolvimento humano foi biolgico e cultural. Nenhuma tentativa de estudar a humanidade pode ignorar este fato. O bilogo evolutivo e geneticista russo Theodosius Dobzhansky (1963, p. 1) concorda quando afirma que a evoluo humana somente pode ser compreendida quando entendida como uma interao entre os desenvolvimentos culturais e biolgicos. No mundo cientfico existem muitas outras reas que possuem como objeto de estudo o homem. Temos a medicina que concentra na fisiologia humana sob uma -se abordagem de mant-la saudvel; a geografia humana estuda a ocupao geogrfica poltica dos homens; a sociologia que es tuda seus agrupamentos sociais; a histria estuda o desenvolvimento do homem no tempo; a economia estuda a administrao, manuteno e distribuio de bens; entre tantas outras. Mas se assim, o que caracteriza a antropologia em distino de outras discip linas que estudam o homem? Simples, justamente seu vasto campo de estudo: a antropologia procura compreender o homem no somente em uma determinada especialidade, mas como um todo, de maneira unificada. Como j foi dito anteriormente, a antropologia procura compreender o homem, e todas as suas manifestaes, em todas as suas dimenses. Franois Lapantine (2007, p. 16) define o enfoque da antropologia como o

est

em por i teiro, em todas as sociedades, sob todas as latit des em todos

os seus estados e em todas as pocas. A antropologia parte do pressuposto que o estudo de nenhuma destas especialidades isolada pode nos ser til para compreender o homem de maneira totali ante. Estudar somente a fisiologia humana (como na medicina) no nos fornece elementos necessrios para compreender, por exemplo, a grande di ersidade de crenas religiosas que os grupos humanos desenvolveram no decorrer de sua tentativa de compreender o mundo que os cercava. Ao mesmo tempo, procurar compreender a humanidade, sem um estudo aprofundado de todas as suas partes impossvel. necessrio ter um conhecimento totali ante e dinmico de tudo o que envolve o homem e a humanidade. A respeito desse pressuposto antropol gico, os Antroplogos Hoebel e Frost comentam:

Uma proposio fundamental da Antropologia que nenhuma parte pode ser entendida plenamente, o mesmo com exatido, se separa do todo. E, de modo inverso, o todo no pode ser percebido com exatido sem o conhecimento profundo e especiali ado da partes. Para compreender qualquer aspecto do comportamento sexual humano, por exemplo, deve examin-lo em termos de gentica, fisiologia, caractersticas climticas, sistema de valores e estruturas tcnicas, econmicas, de parentesco, religiosas e polticas de cada sociedade humana. A Antropologia toca em virtualmente todos os campos possveis do conhecimento, aproveita-se deles e neles se inspira. As habilidades do antroplogo devem ser altamente diversificadas, mas a unidade da disciplina mantida pela concentrao no carter global do homem e da cultura.

Como pode ser facilmente percebido, o campo de estudo da antropologia muito vasto. Fixando seu objetivo como o estudo da humanidade e do homem como um todo, em suas dimenses biolgicas e culturais, a antropologia esbarra no problema de que sua proposta muito ampla para ser reali ada por um nico profissional, nenhum antroplogo consegue dominar, sozinho, todos os campos abrangidos pela disciplina. A princpio, a antropologia dividiu-se em duas principais reas de estudo: a biolgica e a cultural, partindo como pressuposto as duas dimenses bsicas do ser

humano. Sendo assim temos como os principais sub-campos da antropologia a Antropologia Biolgica e a Antropologia Cultural. Devido a razes prticas, posteriormente mais duas reas ganharam destaque o suficiente para ganhar espao como sub-campos propriamente ditos: a Arqueologia e a Antropologia Lingstica. E ainda ultimamente, temos a Antropologia Aplicada.

ANTROPOLOGIA BIOLGICA Procura compreender o homem como ser biolgico, estudando principalmente sua origem, evoluo, variaes e constituio fsica. Procura desenvolver um conhecimento antropolgico com nfase nas caractersticas fsico -biolgicas das populaes humanas, tanto antigas como modernas, levando em conta tambm a interao entre biologia e cultura, ou seja, o ser humano como um organismo biolgico dotado de capacidade simblica num contexto scio-cultural. Possui como sub-campos: Paleoantropologia (estudo dos homindeos antigos, com base em seus fsseis e artefatos), Antropologia forense (a aplicao da antropologia biolgica no mbito legal), Osteologia (estudo dos ossos), Antropologia Nutricional (com base da nutrio humana), Primatologia (estudo dos primatas), Gentica das populaes humanas, Variao biolgica humana, Paleopatologia (patologia dos antigos homindeos), Bioarqueologia.

ANTROPOLOGIA SCIO-CULTURAL

A antropologia scio-cultural estuda as adaptaes scio-culturais dos grupos humanos, tanto contemporneos quanto extintos, aos diversos estmulos que encontraram no decorrer de sua histria. Em outras palavras, a antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporneas ou extintas, procurando compreender o homem enquanto ser cultural e social. O foco est no estudo principalmente de sua produo cultural, agrupamentos e relaes sociais, comportamento e desenvolvimento social. Sua nfase est no estudo antropolgico

tendo por base os sistemas simblicos desenvolvidos pelos agrupamentos humanos em suas dinmicas interaes. Possui como sub-campos: Antropologia da Msica e Etnomusicologia, Antropologia das Religies, Mitologia, Antropologia histrica, Antropologia Lingstica, Etnografia e Etnologia (estudos tnico-culturais), Folclorologia (estudos folclricos), entre outros estudos do mbito cultural. De todos os sub-campos da antropologia biolgica e scio-cultural, dois se destacaram a ponto de atualmente serem considerados por muitos profissionais como campos propriamente ditos da antropologia: a arqueologia e a lingstica ou antropologia lingstica.

ARQUEOLOGIA A arqueologia a investigao das sociedades humanas atravs do estudo de vestgios materiais por elas deixados (artefatos). Embora a imagem do profissional em arqueologia mais difundida seja a de seu trabalho nas escavaes, seu trabalho muito mais complexo e extenso. Ele necessita interpretar os vestgios materiais que encontrou, contextualiz-los e cruzar informaes com uma grande variedade de reas, utilizando uma abordagem interdisciplinar, de modo que encontre respostas que possa construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda. Sendo que a arqueologia imprescindvel para investigar os agrupamentos humanos grafos (sem escrita), ou qualquer outra sociedade extinta, sua importncia para a antropologia imensa. Atravs do estudo arqueolgico a antropologia pode conseguir informaes acerca dessas sociedades, das quais a maioria no podem ser observadas e estudadas atravs de tcnicas etnogrficas normais, pelo fato das mesmas no existirem mais, nem deixaram vestgios escritos. Sendo que mesmo muitos vestgios escritos de sociedades extintas que temos hoje para estudo foram descobertos atravs de escavaes arqueolgicas, como tbuas de argila com escrita cuneiforme da Mesopotmia. Arqueologia pr-histrica: estuda grupos humanos que no possuam escrita. Estas sociedades so chamadas de grafas.

Arqueologia histrica: estuda grupos humanos que possuam escrita

LINGUSTICA O estudo da Antropologia lingstica tem seu ponto fundamental na busca da compreenso das particularidades da comunicao humana e no estudo das relaes de linguagem em suas estruturas, origens e variaes/diversidades. Alm de um aprofundado estudo da linguagem em si, a antropologia lingstica utiliza-se do estudo da mesma como importante ferramenta de anlise scio-cultural de um grupo ou conjunto de grupos humanos e suas interaes. Isso porque a linguagem o elemento de base na transmisso e interao cultural entre os indivduos, ou seja, atravs da linguagem que os indivduos, ou grupos de indivduos, conseguem interagir dinamicamente suas experincias, organiz-las e transmiti-las em forma de cultura. Seja atravs da linguagem oral, escrita ou simblica.

Ao mesmo tempo em que a antropologia necessitou especializar-se em campos distintos, seu objeto de estudo, o homem e a humanidade, complexo e impossvel de se compreender de uma maneira fragmentada. Como vimos, o homem um ser biolgico e cultural por natureza, portanto necessrio que os campos da antropologia, sejam eles, biolgicos, scio-culturais, arqueolgicos ou lingsticos, articulem entre si como uma disciplina nica: a antropologia. Temos ento na investigao antropolgica pela busca da compreenso do homem, da humanidade e de suas produes, uma necessidade de movimentao contnua de especializao, reintegrao recproca e interdisciplinaridade entre os campos de estudo antropolgicos e suas cincias afins. Especializao enquanto necessidade da cincia antropologia em especializar seus campos de estudo a nvel de obter um conhecimento mais profundo nas dimenses culturais e biolgicas do homem, reintegrao recproca pela necessidade de unir os conhecimentos desses campos com o objetivo de obter um conhecimento mais completo e totalizante, e interdisciplinaridade

quando na constante necessidade de compartilhar conhecimento com cincias afins como histria, geografia humana, gentica, sociologia geologia, primatologia.. Todo esse movimento faz da antropologia uma cincia dinmica, que atua nos mais diversos nveis humanos e acadmicos, transitando nas cincias humanas, sociais, e naturais, mesmo apesar de sua identidade dominante entre as cincias sociais, em que ocupa uma posio central. a cincia que mais expressa a busca humana por compreender as eternas questes que permeiam nosso intelecto desde tempos imemoriais sob um ponto de vista totalizante: Quem somos? De onde viemos? Porque somos o que somos? O que h de comum e de distinto entre ns? a busca humana por responder as questes sobre sua origem e natureza. Atravs dos estudos antropolgicos conhecemos melhor a ns mesmos e aos outros. Estamos em busca da compreenso dos elementos que compe a prpria natureza humana.

O desenvolvimento da Antropologia social


No sculo XIX, o homem objeto de conhecimento quase exclusivo da filosofia, foi focado pela cincia. Desenvolveram as cincias humanas sociologia, a cincia poltica, a psicologia e a antropologia. As razoes devem florescer de explicaes cientificas da natureza humana, est em parte nos problemas da sociedade enfrentada, urbanizao, industrializao, expanso europia. Aceitao do pensamento cientifico no mundo ocidental. A cincia adquiria uma inquestionvel credibilidade, por que no utiliz-la para o conhecimento do homem? O resultado foi um desenvolvimento extraordinrio dessas cincias, mtodos e pressupostos tericos. Os positivistas: propunham ordens similares. Os diferentes ramos da antropologia A antropologia foi sempre a cincia da alteridade, aquele que busca investigar o outro, aquele que essencialmente diferente de mim. Em pouco tempo tal alteridade passou a incluir povos de aparncia fsica as mais distintas culturas milenares e outras que pareciam no ter historia, lnguas e costumes dispares. Era necessrio delimitar esse vasto universo de pesquisa com arqueologia, a etnologia e antropologia. A arqueologia o estudo da evoluo da espcie humana, passado de civilizaes j desparecidas. A etnologia o estudo a diversidade humana, etnia e herana gentica. Antropologia cultural o objeto de sociedades no europias e os povos sem escrita para que fossem descobertos seus modelos de organizao social. Evolucionismo

Os estudos antropolgicos estavam longe de respeitar a objetividade que aspiravam os cientistas sociais do sculo XIX. A Europa procurava integrar em trono de um modelo econmico e poltico nico que julgava universal (capitalista, industrial e nacionalista) querendo defend-lo. Os interesses comerciais procuravam integrar as sociedades conquistadas ao capitalismo com consumidores e fornecedores de mo-de-obra, para isso necessrio intervir drasticamente nessas sociedades. A antropologia servia outros interesses alem dos cientficos ordenar historicamente essa realidade que expandiu o capitalismo ao resto do mundo, teorias evolucionistas. Antroplogos procuravam descobrir diferentes espcies sociais, classificando-as e ordenando-as que iam das mais atrasadas e simples s mais adiantadas, evoludas e complexas. Segundo essa teoria, a humanidade seria composta de diferentes espcies humanas em diferentes etapas de desenvolvimento. As sociedades mais simples, os primitivos, correspondiam a estgios inferiores na historia evolutiva Homo Sapiens ocorrido na frica que este migrou para planeta diversificando-se em sua aparncia e em seus hbitos, graas a sua inigualvel capacidade de adaptao com o colonialismo, imperialismo e industrializao, constituir uma verdadeira aldeia global. Evolucionismo do ponto de vista sociolgico Positivistas e evolucionistas acreditavam que as culturas passavam para os mesmos estgios numa mesma linha de evoluo social. Socilogos procuraram descobrir as leis gerais que ordenavam as transformaes e a evoluo social, responsveis para fazer formas sociais mais simples fossem passando natural e progressivamente a outros mais complexos e evoludos. Emile Durkheim aplicando esse principio do estudo comparado um dos seus aspectos que a diferenciasse era, para exemplo, a complexidade da diviso social do trabalho. As sociedades mais simples eram aquelas cujas tarefas se encontraram divididas para sexo e idade. Em sociedades mais complexas, tarefas iam paulatinamente se diferenciando segundo inmeros outros critrios. Ferdinand Tonnies foi outro socilogo que distinguiu duas espcies de formaes sociais entre os indivduos so mais prximas, tendo por base a vida familiar e as relaes comunitrias, e a sociedade j desenvolve a vida urbana, forte presena do estado e menor coeso entre os agentes sociais. Dessa forma, tericos identificavam formaes sociais primitivas e complexas e entendiam a historia com o processo inexorvel natural que transformaria as sociedades primitivas em complexas. O marxismo foi a teoria que mais contribuiu para uma critica eficiente das concepes evolucionistas da antropologia e da sociologia, para fato de explicar a vida social com uma totalidade integrada, cujas desigualdades so conseqncias das relaes que mantm entre si e no de sua natureza. Inspirados para o evolucionismo, antropologia e sociologia, procuraram ento para meio de analises comparativas estabelecer um quadro de sociedades primitivas e aqueles considerados prprios das sociedades complexas. Origem da vida Distino entre discurso cientifico e discurso filosfico.

Aspecto filosfico, o problema da origem da vida no apresenta dificuldades singulares, a vida tem como seu ultimo principio a alma, ela no pode ter origem de baixo da matria, porque se fosse assim no se compreenderia, pois apenas uma parte e no toda a matria dotada de alma. Precisa-se ento admitir que a alma tenha origem do alto, mediante a ao de um ser inteligente. Aspecto cientifico no problema da origem da vida mais aberto, que nunca parece que existem perspectivas de uma soluo prxima. Premio Crick Nobel de medicina que a verdadeira dificuldade est no fato de que as provas do que aconteceu esto h muito tempo desaparecidas. Ao problema da origem da vida dos cientistas deram muitas solues que, contudo, deve-se reduzir a quatro tipos fundamentais: primeiramente, a crise direita por parte de Deus; em segundo, a evoluo segundo plano estabelecido por Deus; terceiro: a gerao espontnea em quarto, a gerao ou evoluo para puro acaso. Criao direta para a parte de Deus foi escolhida para muitos cientistas (inclusive Darwin, a atribua a ao direta de Deus a origem de quatro ou cinco prottipos viventes) e foi reafirmada para alguns cientistas contemporneos particularmente Sovier. Orao espontnea afirmou-se no inicio da poca moderna conquistando todo o mundo cientifico, incluindo pensadores como Descartes e Newton que afirma que a vida originada da transformao espontnea da matria inerte em toda a matria vivente. Quando foi postulado essa teoria, os telogos no ergueram objees precisas. Neste sculo, foi proposta e reproposta para vrios cientistas a teoria da gerao de vida da matria por acaso. Essa teoria afirma que atravs de uma combinao casual de elementos qumicos formou-se a primeira clula viva. Para ela foi estabelecido um cdigo gentico formado para uma serie de molculas de DNA que asseguram a transmisso da vida. A hiptese da origem da vida por acaso encontrou recentemente em convicto e valido adepto Jean Manad, que afirma que a vida e toda a ordem dos seres vivos tiveram uma origem casual. No existe nenhum plano na natureza, nenhuma intencionalidade, admitir planos, projetos e direes indica mentalidade primitiva animista. O que permitiu ao acaso dar origem ao processo evolutivo foi o DNA. Tese apenas o acaso a origem de cada novidade, de cada criao na biosfera. Se de tempos em tempos, os cientistas pensam que podem produzir a vida i vit , no fazem alem de prolongar para um ou dois sculos, a velha teoria da gerao espontnea. Os termos fsico-quimicos so ilusrios: continuam parciais e marcaram mal a nova ignorncia. Evoluo programada, ou seja, a evoluo se realiza segundo o programa restabelecido para Deus que estabeleceu qual das foras de que dotou inicialmente a matria num certo momento surgisse na vida. A vida humana O homem um ser vivente, por isso, para compreender o homem necessrio compreender antes o que a vida. A filosofia tem dito somente que um ser dotado de movimento interior autgeno, particularmente rico, variado e intenso. O homo sapiens destaca-se nitidamente dos outros seres viventes pelo tipo de vida que o caracteriza uma vida consciente de si mesma. A linguagem ordinria mostra essa conscincia quando diz que um homem que leva a vida de um animal. Plato declara que assinalar como fim da vida humana o prazer

reduzir o homem a um molusco. Para a vida humana se distinguiu dos animais pelos nveis espirituais que atinge e pelas dimenses sociais que alcana para isso se pode falar em vida espiritual, vida intelectual, vida social, vida poltica etc. Em suma, a vida humana uma vida que atinge nveis espirituais muito elevados, nveis que procuram sempre superar. Por isso, o seu verdadeiro significado pode ser colhido apenas descobrindo a finalidade para qual orientada, qual a finalidade ultima da vida humana. Naturezas e tarefas da Antropologia (importncia e atualidade do problema antropolgico) Existencialistas e estruturalistas, marxistas e tomistas, evolucionistas e espiritualistas, ateus e cristos, esto todos de acordo em atribuir ao estudo do homem uma importncia capital. Antropologia filosfica uma cincia fundamental acercada essncia e da estrutura eidtica do homem; da sua relao com os reinos da natureza e com o principio de todas as coisas da sua origem essencial metafsica e ao seu inicio fsico, psquico, espiritual. Desenvolvimento biolgico, psquico, espiritual e social, consideradas nas suas possibilidades e realidades essenciais. A importncia do estudo do homem obviamente sublinhada pelos marxistas para os quais no h no universo, um ser maior do que o homem. O uso do termo Antropologia ate dois sculos atrs, ou seja, at Wolf, o estudo do homem era chamado de anima. Estudo experimental, metafsico, mais o segundo do que o primeiro. Wolf foi o primeiro a distinguir os dois tipos de pesquisa, chamava respectivamente: Psychologia Empirica (Frankfurt, 1732) e Phychologia Racionalist (Frankfurt, 1734). O termo Antropologia afirmou-se para mrito de Kant, que institua uma de suas obras Anthropolgy in progmatiscer uma doutrina do conhecimento do homem ordenada sistematicamente. Hoje ele adotado para denominar trs disciplinas bem diferentes: a) o estudo do homem do ponto de vista fsico-somtico: a antropologia fsica; b) o estudo do homem do ponto de vista da sua origem histrica: antropologia etnolgica ou cultural; c) o estudo do homem do ponto de vista dos seus princpios ultimos: antropologia filosfica. Antropologia biolgica se subdivide em fsica, fisiolgica, patolgica, zoolgica e paleontolgica. A antropologia mental se subdivide em psicolgica, social e cultural. A Histria da Antropologia filosfica: na filosofia clssica grega, o homem foi estudado a partir de uma perspectiva cosmocntrica; na filosofia crist, de uma perspectiva teocntrica; na filosofia moderna e contempornea, de uma perspectiva antropocntrica. As antropologias mais significativas elaborados numa perspectiva cosmocntrica so as de Plato, Aristteles e Platino. Para Plato, o homem essencialmente alma; alma espiritual, incorruptvel, certamente imortal; a imortabilidade da alma para Plato no constitui verdadeiramente um problema. O nico verdadeiro problema para ele libertar a alma da presso do corpo. Para Aristteles o homem essencialmente constitudo de alma e corpo, como todos os outros seres destinados. No homem que a alma desempenha o papel de forma e justamente, e por isso, e no obstante a evidente superioridade com relao ao corpo, no parece em condies de escapar da corrupo

e, portanto da morte. Platino retoma a concepo de Plato: distncia entre alma e corpo; pertence exclusivamente alma; enquanto todas as outras operaes do conhecimento so realizadas pelo corpo informado pela alma. Com o cristianismo abrese para o homem uma nova perspectiva aquele da historia da salvao, ou seja, a historia da salvao a historia das relaes entre Deus e a humanidade uma reflexo evidentemente teocntrica. Entre as inumerveis antropologias, duas se distinguem pela originalidade e profundidade: a de Santo Agostinho e a de So Toms, Santo Agostinho estudou o homem com paixo, pode-se dizer que toda a obra agostiniana centrada essencialmente no homem alm de em Deus, a alma e Deus, e se prope iniciar o estudo da alma, porque nela que Deus se manifesta mais limpidamente. A luz da revelao crist, na reflexo de Santo Agostinho ganha relevo, noes e problemas que o pensamento grego no havia ainda sabido ou podido aprofundar como o mal, o pecado, a liberdade, a pessoa, autotranscedncia. Agostinho discute o criacionismo e traducionismo, a antropologia de Agostinho se inspira em Plato: a mesma dicotomia entre a alma e corpo, a reduo do homem essencialmente alma, a completa autonomia do conhecimento intelectivo. So Toms embora operando sempre numa perspectiva teocntrica no estudo do homem, uso mais rigoroso e sistemtico, inclusive Agostinho, no que concerne a antropologia ele est certo, por um lado, que Plato oferece uma soluo e est substancialmente de acordo com a f e acha filosoficamente fraca. Por outro lado, v que Aristteles Pe sua disposio uma concepo do homem, muito mais slida, mas sob alguns pontos incompatveis e a revelao crist. Por esse motivo, So Toms elabora uma nova antropologia filosfica que tem como pontos caractersticos os seguintes: o homem composto essencialmente de ala e corpo. A alma no se subjaz ao corpo, mas o contrrio, aquela o possui diretamente. H, portanto, uma unidade uma unidade profunda substancial entre alma e corpo, justamente porque nico o seu ato de ser mais ao mesmo tempo o tendo a alma uma relao prioritria, no ato de ser a morte do corpo, segundo pode implicar na sua morte. A alma , portanto de direito imortal. Comte e Mark pretendem apresentar um quadro completo do homem como ser social, Freud estuda o homem como um ser complexo de instintos, Heidegger e Block como uma mina de possibilidades, Gehlen como um animal no ainda especializada. Pode-se observar que todos partem de uma perspectiva antropocintfica. Um novo modo de estudar o homem impe-se s depois de Kant. Segundo Kant, a mente humana no pode adquirir um saber absoluto, nem do homem nem de Deus, ela pode atingir um conhecimento de carter prtico e moral. Coerente com essas concesses, Kant tentou elaborar uma antropologia de ndole prtica, mostrando que o homem um ser diferente de outros, no seu valor, na sua dignidade, que corresponde a u comportamento adequado, mais decididamente vinda no sculo XX, uma reviravolta decisiva na investigao antropolgica: abandona-se o terreno metafsico no qual,como se viu, os filsofos haviam trabalhado, at Kant para colocar um em outros terrenos: a histria da cincia, cultura, fenomenologia, psicanlise, religio etc. Obtm-se toda uma srie de novas imagens do homem: homem econmico Marc; homem instintivo Freud; homem angustiado Kierkegaard; homem existente Heiddegger; homem falvel Ricouer; homem hermegenico Gadamer; homem problemtico Marcelo; homem cultural Gehh; homem religioso Buckmann. No primeiro

caso, a antropologia filosfica se prope os demais casos. A auto-suficincia do saber cientifico mostra que a realidade humana traz problemas que a razo por si no consegue resolver. Traducionismo: fala que a alma transmitida do pai para o filho.

You might also like