You are on page 1of 3

O CONHECIMENTO CIENTFICO

M. BUNGE La ciencia, su mtodo in Um outro olhar sobre o mundo, p. 215-217

O conhecimento cientfico fctico: Parte dos factos, respeita-os at certo ponto e sempre retorna a eles. A cincia procura descobrir os factos tais como so, independentemente do seu valor emocional ou comercial: a cincia no poetiza os factos. Em todos os campos, a cincia comea por estabelecer os factos: isto requer curiosidade impessoal, desconfiana pela opinio prevalecente e sensibilidade novidade. Nem sempre possvel, nem sequer desejvel, respeitar inteiramente os factos quando se analisam, e no h cincia sem anlise, mesmo quando a anlise apenas um meio para a reconstruo final do todo. O fsico perturba o tomo que deseja espiar; o bilogo modifica e pode inclusive matar o ser vivo que analisa; o antroplogo, empenhado no seu estudo de campo de uma comunidade, provoca nele certas modificaes. Nenhum deles apreende o seu objecto tal como , mas tal como fica modificado pela suas prprias operaes. (...) O conhecimento cientfico transcende os factos: pe de lado os factos, produz factos novos e explica-os. O senso comum parte dos factos e atm-se a eles: amide, limita-se ao facto isolado, sem ir muito longe no trabalho de o correlacionar com outros, ou de o explicar. Pelo contrrio, a investigao cientfica no se limita aos factos observados: os cientistas exprimem a realidade a fim de ir mais alm das aparncias; recusam o grosso dos factos percebidos, por serem um monto de acidentes, seleccionam os que julgam relevantes, controlam factos e, se possvel, reproduzem-nos. Inclusive, produzem coisas novas, desde instrumentos at partculas elementares; obtm novos compostos qumicos, novas variedades vegetais e animais e, pelo menos em princpio, criam novas regras de conduta individual e social. H mais: o conhecimento cientfico racionaliza a experincia, em vez de se limitar a descrev-la; a cincia d conta dos factos, no os inventariando, mas explicando-os por meio de hipteses (em particular, enunciados e leis) e sistemas de hipteses (teorias). Os cientistas conjecturam o que h por detrs dos factos observados e, em seguida, inventam conceitos (como os de tomo, campo, classe social, ou tendncia histrica), que carecem de correlato emprico, isto , que no correspondem a perceptos, ainda que presumivelmente se referem a coisas, qualidades ou relaes existentes objectivamente. (...) A investigao cientfica especializada: uma consequncia da focagem cientfica dos problemas a especializao. No obstante a unidade do mtodo cientfico, a sua aplicao depende, em grande medida, do assunto; isto explica a multiplicidade de tcnicas e a relativa independncia dos diversos sectores da cincia. (...) A especializao no impediu a formao de campos interdisciplinares, como a biofsica, a bioqumica, a psicofisiologia, a psicologia social, a teoria da informao, a ciberntica ou a investigao operacional. Contudo, a especializao tende a estreitar a viso do cientista individual (...).

O conhecimento cientfico claro e preciso: os seus problemas so distintos, os seus resultados so claros. (...) A cincia torna preciso o que o senso comum conhece de maneira nebulosa. (...) O conhecimento cientfico comunicvel: no inefvel, mas expressvel; no privado, mas pblico. A linguagem cientfica comunica informaes a quem quer que tenha sido preparado para a entender. (...) O que inefvel pode ser prprio da poesia ou da msica, no da cincia, cuja linguagem informativa e no expressiva ou imperativa. (...) O conhecimento cientfico verificvel: deve passar pelo exame da experincia. Para explicar um conjunto de fenmenos, o cientista inventa conjecturas fundadas de algum modo no saber adquirido. As suas suposies podem ser cautelosas ou ousadas, simples ou complexas; em todo o caso, devem pr-se prova. O teste das hipteses fcticas emprico, isto , observacional ou experimental. (...) Nem todas as cincias podem experimentar; e em certas reas da astronomia e da economia, alcana-se uma grande exactido sem ajuda da experimentao. (...) A investigao cientfica metdica: no errtica, mas planeada. Os investigadores no tacteiam na obscuridade; sabem o que buscam e como o encontrar. A planificao da investigao no exclui o azar; s que, ao deixar lugar para os acontecimentos imprevistos, possvel aproveitar a interferncia do azar e a novidade inesperada. (...) Todo o trabalho de investigao se baseia no conhecimento anterior e, em particular, nas conjecturas melhor confirmadas. (...) Mais ainda, a investigao procede de acordo com regras e tcnicas que se revelaram eficazes no passado, mas que so aperfeioadas continuamente, no s luz de novas experincias, mas tambm de resultados do exame matemtico e filosfico. O conhecimento cientfico sistemtico: uma cincia no um agregado de informaes desconexas, mas um sistema de ideias ligadas logicamente entre si. Todo o sistema de ideias, caracterizado por um certo conjunto bsico (mas refutvel) de hipteses peculiares, e que procura adequar-se a uma classe de factos, uma teoria. (...) O carcter matemtico do conhecimento cientfico -- isto , o facto de ser fundado, ordenado e coerente -- que o torna racional. A racionalidade permite que o progresso cientfico se efectue no s pela acumulao gradual de resultados, mas tambm por revolues. (...) O conhecimento cientfico geral: situa os factos singulares em hipteses gerais, os enunciados particulares em esquemas amplos. O cientista ocupa-se do facto singular na medida em que este membro de uma classe, ou caso de uma lei; mais ainda, pressupe que todo o facto classificvel, o que ignora o facto isolado. Por isso, a cincia no se serve dos dados empricos -- que sempre so singulares -- como tais; estes so mudos enquanto no se manipulam e convertem em peas de estrutura tericas. (...) O conhecimento cientfico legislador: busca leis (da natureza e da cultura) e aplica-as. O conhecimento cientfico insere os factos singulares em regras gerais

chamadas "leis naturais" ou "leis sociais". Por detrs da fluncia ou da desordem das aparncias, a cincia factual descobre os elementos regulares da estrutura e do processo do ser e do devir. (...) A cincia explicativa: tenta explicar os factos em termos de leis e as leis em termos de princpios. Os cientistas no se conformam com descries pormenorizadas; alm de inquirir como so as coisas, procuram responder ao porqu: porque que ocorrem os factos tal como ocorrem e no de outra maneira. A cincia deduz as proposies relativas aos factos singulares a partir de leis gerais, e deduz as leis a partir de enunciados nomolgicos ainda mais gerais (princpios). O conhecimento cientfico preditivo: transcende a massa dos factos de experincia, imaginando como pode ter sido o passado e como poder ser o futuro. A previso , em primeiro lugar, uma maneira eficaz de pr prova as hipteses; mas tambm a chave do controlo ou ainda da modificao do curso dos acontecimentos. A previso cientfica, em contraste com a profecia, funda-se em leis e em informaes especficas fidedignas, relativas ao estado de coisas actual ou passado. (...) A cincia aberta: no reconhece barreiras a priori, que limitem o conhecimento: Se o conhecimento fctico no refutvel em princpio, ento no pertence cincia, mas a algum outro campo. As noes acerca do nosso meio natural ou social, ou acerca do nosso eu, no so finais; esto todas em movimento, todas so falveis. Sempre possvel que possa surgir uma nova situao (novas informaes ou novos trabalhos tericos) em que as nossas ideias, por firmemente estabelecidas que paream, se revelem inadequadas em algum sentido. A cincia carece de axiomas evidentes; inclusive, os princpios mais gerais e seguros so postulados que podem ser corrigidos ou substitudos. Em virtude do carcter hipottico dos enunciados de leis, e da natureza perfectvel dos dados empricos, a cincia no um sistema dogmtico e fechado, mas controvertido e aberto. Ou melhor, a cincia aberta como sistema, porque falvel, por conseguinte, capaz de progredir.

You might also like