You are on page 1of 4

Aspirao de Traqueostomia, Nasotraqueal, Orotraqueal e Endotraqueal

Indicaes
O tubo traqueal pode ser endotraqueal, nasotraqueal ou traqueal. Estes tubos permitem o acesso a traquia do paciente para a aspirao traqueal profunda. Este tipo de aspirao esta indicada no paciente que apresenta secrees pulmonares, mas que no e capaz de tossir e que se encontra entubado.

Equipamentos e matrias necessrios


* Sondas de aspirao. * Luvas (estreis e de procedimento), avental, mascara e culos. * Cuba para o soro fisiolgico estril para soltar secrees e irrigar. * Bolsa de reanimao manual com oxignio suplementar. * Fonte de vcuo canalizado ou aspirador porttil. * Seringas de 5 a 10ml. * Gases

Procedimento
* Explicar o procedimento para o paciente se possvel, deixa-lo mais calmo e tranqilo . * Posicione o paciente na posio adequada fowler ou semi. * Comear efetuando a higiene das mos. Calar luvas esterilizadas e de procedimento, culos, avental e mascara. * Ligar a fonte de aspirao (a presso no devera exceder a 120mm Hg). * Abrir o kit da sonda de aspirao. * Encher a cuba com soro fisiolgico estril. * Ventilar o paciente com a bolsa de reanimao manual e oxignio em alto fluxo. * Calar a luva estril na mo dominante. * Pegar a sonda de aspirao na mo com a luva esterilizada e conectar aspirao. * hiperoxigenar os pulmes do paciente durante varias respiraes profundas, instalar o soro fisiolgico normal dentro da via area apenas quando houver secrees espessas e viscosas. * Introduzir a sonda de aspirao pelo menos at a extremidade do tubo, sem aplicar aspirao, apenas ate o ponto suficiente. * Aplicar a aspirao enquanto remove e gira suavemente a sonda em 360 (no mais que 10 a 15 segundos, porque hipxia e arritmias podem se desenvolver, levando a parada cardaca). * Reoxigenar e insuflar os pulmes do paciente durante vrias respiraes. * Enxaguar a sonda aspirando alguns mililitros de soro fisiolgico da cuba entre as tentativas de aspirao. * Aspirar a cavidade orofarngea depois de terminar a aspirao traqueal.

* Enxaguar o equipo de aspirao. * Descartar a sonda, as luvas e a cuba da maneira apropriada. * Realizar lavagem das mos.

Resultado da Aspirao
* A ausculta pulmonar aps a aspirao deve apresentar diminuio dos rudos adventcios. * A radiografia de trax deve mostrar evoluo positiva progressiva do quadro. * O resultado da gasometria arterial deve indicar melhora na relao ventilao/perfuso do paciente. * O aspecto da secreo (espessa, fluda, espumosa) aspirada indica o nvel de hidratao e umidificao. * A cor (clara, amarela, purulenta) e o resultado da amostra encaminhada para cultura indicam ausncia ou melhora da infeco.............................................................................. * A quantidade da secreo aspirada serve de parmetro para prescrever a freqncia das prximas aspiraes. .................................................................................................................. * A aspirao pode ser seguida de uma drenagem postural e tcnicas manuais e o treinamento respiratrio.

Complicaes
A aspirao em pacientes sob ventilao mecnica expe-nos a srios riscos, devendo ser feita cuidadosa e criteriosamente para evitar complicaes serias ao paciente. A aspirao um procedimento importante e aparentemente simples para remoo de secrees. No entanto, ela muitas vezes utilizada sem critrios e cuidados necessrios, acabando por acarretar efeitos nocivos ao paciente, como hipoxemia, atelectasia, arritmias e infeces. * Hipoxemia: a aspirao no somente interrompe a seqncia da ventilao artificial, mas, alem disso pode obstruir temporariamente a passagem se ar nas vias areas e aspirar gs intrapulmonar. Alem disso, tem sido demonstrado que a aspirao pode oxigenar um decrscimo significativo na oxigenao arterial (hipoxemia), constatado pela medida de presso parcial de oxignio (PaO2) aps o procedimento de aspirao. Isso ocorre provavelmente porque o cateter capta tanto secrees como oxignio das vias areas pulmonares. A hipoxemia produzida pela aspirao esta diretamente relacionada com a durao do procedimento; portanto, deve-se limitar este tempo a um total de 10 a 15 segundos, em mdia. * Arritmia: a queda da PaO2 um importante fator clinico, pois, nos pacientes que tem alto shunt pulmonar ou serio comprometimento cardiovascular, a hipoxemia pode causar arritmias cardacas significativas. Com essas consideraes, fica evidente que a hipoxemia e a estimulao traqueal podem ocorrer durante a aspirao e que ambas podem causar mudanas na funo cardaca, pois a estimulao traqueal em pessoas normais pode provocar aumento da atividade simptica, resultando em taquicardia e hipertenso arterial. Ao utilizar esse procedimento o fisioterapeuta ou qualquer profissional devera levar em

conta varias caractersticas, como diagnostico, ajustes nos ventiladores e gases do sangue arterial antes da aspirao, evitando alteraes fisiolgicas importantes e nocivas aos pacientes. Outra caracterstica a idade dos pacientes; crianas e idosos com baixo volume do fechamento apresentam maior probabilidade de sofrer ocluso de pequenas vias areas. Alem da diminuio na PaO2 a aspirao traqueal acarreta diminuio na saturao de oxignio. Assim, utilizando um oximetro de pulso, pode-se constatar reduo na saturao de oxignio sanguneo durante a aspirao. Os mtodos mais comuns para prevenir a dessaturao e a hipoxemia ps-aspiraco, a fim de reverter os efeitos prejudiciais da aspirao, so hiperinsuflaco pulmonar atravs da conexo do ventilador durante a execuo da tcnica e aumento de FiO2 para 100% (hiperoxigenaco) antes, durante e depois da aspirao, como um meio de restituir o oxignio. Outra varivel que pode sofrer alteraes como manobra de aspirao a presso arterial, que pode apresentar significativo aumento com repetio da manobra. Esse fato tem importncia fundamental em pacientes neurolgicos com hipertenso intracraniana, quando pode ocorrer piora do quadro clinico. * Atelectasia: a aspirao tambm pode resultar em traumatismos mecnicos arvore brnquica, podendo levar atelectasia dependendo do cateter utilizado e do tempo de durao da aspirao. O grau de colapso pulmonar dependendo da presso negativa utilizada para o procedimento, no qual, se forem utilizados altos valores de presso negativa ou se o tubo for ocluido completamente pelo cateter, podem ocorrer macias atelectasias, causando reduo de volume total de oxignio dos pulmes. Sendo assim justifica-se a utilizao de um controle mais rigoroso da presso e do tempo de durao do procedimento, pois a atelectasia pode ser causada tanto por aspirao forada como prolongada. Os traumatismos mecnicos ocasionados pela aspirao traqueobrnquica podem acarretar alteraes da mecnica pulmonar, apresentando eventuais mudanas na complacncia pulmonar do paciente. A aspirao uma tcnica simples, mas, alm de ser desagradvel para o paciente, provoca muitos efeitos adversos, incluindo-se os riscos de infeco, o que pode ser minimizado por uma correta escolha da tcnica, do tamanho do cateter, da presso negativa e da regulao do tempo de aspirao. A assepsia fundamental na aspirao.

Cuidados de Enfermagem * Cuidar para realizar a tcnica assptica. * Manter o paciente na posio correta. * Cuidar para no exceder o tempo de 10 a 15 segundos. * Certificar que as vias esto desobstrudas. * Higienizar o paciente aps aspirao.

Escola Tcnica Cristo Redentor Tcnico em Enfermagem 1TEFMA/10

Filipe da Silva Moura

Trabalho Sobre Aspirao Traqueal

Porto Alegre 2011

You might also like