You are on page 1of 23

PROJETOOUROVERDE

PlanodeManejo Florestal
ResumoPblico

2007
BoaVista,Setembrode2007

Apresentao
Empresas que pos suem o certificado FSC so aquelas que manejam suas flo restas de forma ambientalmentecor reta,socialmente justa e economica mentevivel.

O presentedocumento consiste noResumoPblico do PlanodeManejoFlorestaldo ProjetoOuro Verde. O objetivo do projeto o plantio, manejo e colheita de florestamentos da espcie Acacia mangiumemRoraima,nasproximidadesdeBoaVista,capitaldoEstado. O Projeto Ouro Verde administrado por um Grupo de Certificao Florestal dirigido pela Ouro Verde Agrosilvopastoril Ltda OVA e financiado por fundos de investimentos FIT Timber Growth Fund e Acacia mangium Holding, assim como por investidores privados. A Ouro Verde Florestal ManagementLtdaumafilialdaOVAquefornecetodoocorpodefuncionriosparaarealizaoe administraodoprojetoemquinasparaasatividadesflorestais. AsflorestassobestePlanodeManejoFlorestalsoadministradasdemaneirasustentvel,deacordo comosPrincpios,CritrioseIndicadoresdoFSC(ForestStewardshipCouncil)paraacertificaode plantaesflorestaisdesenvolvidaspelogrupodetrabalhobrasileirodoFSC. OResumoPblicodoPlanodeManejodoProjetoOuroVerdefoielaboradocomoobjetivodeser um instrumento de interao entre a empresa e as demais partes interessadas. Seu contedo revisadoeatualizadoanualmente,sendoinseridasinformaesrelativassmudanasocorridasno processo florestal, bem como aos resultados do monitoramento dos programas e aes realizadas pelaempresa. Emcasodedvidas,crticasousugestesarespeitodoPlanodeManejo,aOuroVerdedisponibiliza umcanaldiretodeatendimentoatravsdotelefone:(95)36264390

Dados Gerais para Contato


Nome:OuroVerdeAgrosilvopastorilLtda Endereo:RuaBotodeOuron190;Pricum;69309211BoaVistaRRBrasil Telefone:+559536264390 Telefax:+559536264292 Ouvidoria:08007253050 Email:info@ouroverde.com FonteComplementardeInformao:www.ouroverde.com ResponsvelTcnico:FlorianHerzog ApoioTcnico:SilviconsultEngenhariaLtda

Compromisso de Adeso aos Princpios e Critrios do FSC

Apresentao e Histrico da Empresa


AOuroVerdeAgrosilvopastorilLtdafoifundadaem1999,emfunoderesultadospromissoresde umplantioexperimentalde1.000mudasdeAcaciamangiumrealizadoem1998emBoaVistaRR. Apsobterexcelentesresultadosnosegundoanodeplantio,aOuroVerdeAgrosilvopastoril(OVA) tomouadecisodeempreenderumgrandeprojetodeflorestamentonaregiodeBoaVista.Este projeto recebeu recursos de investidores estrangeiros, atravs de um sistema de financiamento concebidoecoordenadopeloempreendedorWalterVogel. A OVA, parte do Grupo de empresas Empreendimentos Walter Vogel (EWV), desde ento atua como uma fornecedora de servios, que executa o manejo das florestas para os investidores, mas queigualmentepossuireasdeplantio. Noano2002foielaboradoumEIA/RIMA(EstudoeRelatriodeImpactoAmbiental),ondeforam levantadostodososaspectoseimpactossocioambientaisdoempreendimento.Apsumprocessode aprovao,incluindoarealizaodeaudinciaspblicas,oempreendimentofoiaprovado,mediante o comprometimento da empresa em executar os PBAs (Programas Bsicos Ambientais), que at o presentemomentoestosendomonitoradaspelorgoambientaldoEstado. No ano de 2005 foi criada a Ouro Verde Florestal Management Ltda como uma filial da OVA, que fornecetodoocorpodefuncionriosemquinasparaasatividadesflorestaiseparaaadministrao doprojeto.AOVAagorapossuisomentervoresplantadas,umapartedasterrasetodasaslicenas requeridas. As reas de lavrado adquiridas para florestamento, aps 1998, foram todas utilizadas anteriormenteparacriaodegado.Nenhumareadeflorestafoidevastadaparaplantiose,reas de florestas secundrias, existentes dentro da plantao, tm sido deixadas intocadas e esto definidascomoreasdeproteo. DadosGeraisdoEmpreendimento: reaTotal:80.866,5ha reaPlantada:26.757ha CapacidadedeProduo:10.000m/ano Produto:MadeiraserradadeAcaciamangium FIGURA 1. LOCALIZAO DO PROJETO OURO VERDE

Os Empreendimentos Walter Vogel (EWV) congregam vrias companhias locais, to das pertencentes ou parcialmente perten centes ao fundador Walter Vogel, que ini ciou suas atividades agrcolas e comerciais em Boa Vista no prin cpiodosanos80.

Caracterizao Regional
Contexto Socioeconmico

AID rea de Influ ncia Direta do Em preendimento: o conjunto das proprie dades rurais vincu ladas ao Projeto Ouro Verde, atualmente com plantios ou onde pretendese implantar osflorestamentos; AIIreadeInfluncia Indireta do Empreen dimento:areacon stituda pelos muni cpiosondeaempresa possui ou pretende implantar plantios de Acaciamangium; O IDHM (ndice de Desenvolvimento Hu manoMunicipal)um indicadorparamedira qualidade de vida da populao, tendo co mo base parmetros como renda, longe vidadeeeducao.

OProjetoOuroVerdeestlocalizadoem4MunicpiosdoEstadodeRoraima,sendoeles:BoaVista, Cant,AltoAlegreeBonfim.Deformageral,os4Municpiospresentesnareadeinflunciaindireta doProjetoapresentamasseguintescaractersticassocioeconmicas: o predomnio de populao urbana acontece apenas no Municpio de Boa Vista, representado por98,37%dapopulao.JemtodososoutrosMunicpiospredominaapopulaorural:em Cantapopulaoruralde86,52%(maiorpercentualencontrado),seguidodeAltoAlegrecom 70,99%eBonfimcom67,83%; asterrasindgenaslocalizadastotalmenteouparcialmentenoEstadodeRoraimaocupamuma rea total de 18 milhes de hectares, habitadas por aproximadamente 30,7 mil ndios. Estas reasestodistribudasnos10dos15MunicpiosdoEstado.Asterrasindgenaslocalizadasna AIIdoProjetocorrespondemaaproximadamente905.340ha.Asetniasindgenasmaispopulosas noEstadodeRoraimaequeocupamaAIIsoosMakuxieosWapishana. BoaVistaoMunicpiomaispopuloso,com200.568habitantes,enquantoAltoAlegre,Bonfime Cantpossuemrespectivamente17.907,9.326e8.571habitantes; o grau de alfabetizao do Estado de Roraima compatvel com a mdia nacional (88%). Boa Vista apresenta 92,23% da populao alfabetizada, os demais encontramse pouco abaixo da mdia do Estado de Roraima (88,01%). O Municpio de Cant apresenta o menor grau de alfabetizao (77,53%), enquanto que Alto Alegre e Bonfim possuem 84,4% e 81,38% respectivamente. Analisando a alfabetizao da AII por faixa etria verificase que ndices de analfabetismo superiores a 10% ocorrem nas faixas acima dos 30 anos. Entre 10 e 29 anos o ndicedeanalfabetismoinferiora6%; em relao estrutura de sade, todos os Municpios apresentam ambulatrios e apenas o Municpio de Cant no possui nenhum hospital. No Municpio de Boa Vista predominam as doenas do aparelho circulatrio como principal causa de mortalidade (em 2005), nos demais Municpiosvariamentredemaiscausasdefinidaseoutras; indicadores de qualidade de vida como: nmero de domiclios com abastecimento de gua, instalao sanitria, coleta de lixo e IDHM, apontam para boas condies na regio analisada, sendobemsemelhantesmdiaapresentadaparaoEstadodeRoraima,excetoparaoMunicpio deAltoAlegrequeapresentaindicadoresdequalidadedevidainferioresmdia,refletidoem um ndice inferior aos observados nos demais Municpios da AII. O IDHM da regio da AII, encontrasenondice4ouseja,mdiosuperior,paratodosMunicpiosdaAII; orendimentomdiomensaldaspessoas,considerandoapenasaquelascommaisde10anosde idadeequepossuemalgumrendimentovariaentreR$268,12(Bonfim)eR$669,42(BoaVista); segundo o IBGE, em 1996, o nmero de propriedades rurais variava entre 829(AltoAlegre)e1.210(Bonfim).EmAltoAlegre51,15%destaspropriedadesconcentravamse na classe de pequenas a mdias (10 a 100 ha), enquanto que em Bonfim 42,23% das propriedadesestavamentre100e200hae16,69%apresentavamde200a500ha.EmBoaVista, 46,10% das propriedades concentravamse na classe de pequena propriedade (at 10 ha) e 11,98%eramdegrandespropriedades(>2.000ha).

Contexto Ambiental

AsreasdaOVAestodistribudasnamesorregiodoNortedeRoraimaemicrorregiesdeBoaVista e Nordeste de Roraima. O Municpio de Boa Vista possui rea total de 5.711,9 km representando 2,54%doEstadoelocalizadoaumaaltitudede85macimadonveldomar.

Clima
SegundoaclassificaoclimticadeKppen,BoaVistaapresentaclimatropicalmidoAw,coma temperaturamdiaanualde26Cetemperaturamdiadomsmaisfriosuperiora18C.

Geomorfologia
A geomorfologia das reas abrangidas pelo empreendimento influenciada de modo mais importante por trs domnios distintos: Pediplano Rio Branco Rio Negro; Planaltos Residuais de Roraima; e Planalto Dissecado Norte da Amaznia. Os solos locais apresentam como caracterstica tpicaobalanohdricoalteradopormassasimpermeveis,almdoque,apresentamsepobresem nutrientes,oqueemgeralcomprometeocrescimentodavegetaoflorestal.

Hidrografia
AhidrografiadoEstadodeRoraimaestinseridanaBaciadoRioAmazonasebaseiasebasicamente naSubbaciadoRioBranco,afluentedoRioNegro.OsNcleosdeplantiodaOVAencontramsesob a influncia do sistema da bacia hidrogrfica do Rio Branco, composta por diversas microbacias. A BaciadoRioBrancosecaracterizaporpossuirumregimehidrogrficomarcadoporumperodode cheiaeoutrodeseca.

Flora
OsNcleosdeplantiosdeAcaciamangiumdaOVAencontramseinseridosnosdomniosdaSavana, denominao de IBGE (1992) para a regio fitogeogrfica do bioma Cerrado. Regionalmente, a SavanarecebeonomedeLavrados,oqualteriasurgidonoinciodosculoXXeincorporadoao vocabulrio da regio. As fitofisionomias que ocorrem na rea compemse de: Savana Gramneo Lenhosa;SavanaParque;SavanaArborizada;SavanaFlorestada;FlorestaOmbrfilaAberta;Floresta OmbrfilaDensa;FlorestaEstacionalSemiDecidual;eFormaesPioneiras.

Fauna
Em 22 de maio de 2003, em comemo rao ao dia Inter nacional da Diversi dade Biolgica, o IBAMAlanouanova lista da fauna sil vestrebrasileiraame aada de extino, que foi publicada pelo Ministrio do MeioAmbiente.

Asprincipaisespciesdemastofauna,avifaunaeherpetofauna(rpteiseanfbios)deocorrnciano EstadodeRoraimaso: mastofauna: dentre a composio mastofaunistica local, constam na lista de espcies ameaadas: Myrmecophaga tridactyla (tamandubandeira), Speothus venaticus (cachorro vinagre), Odocoileus virginianus (veadocampeiro), Chrysocyon brachyurus (loboguar) (este registro merece ressalvas levandose em conta que a literatura no cita a ocorrncia desse candeo para a regio), Puma concolor (suuarana), Leopardus pardalis (jaguatirica), Leopardus sp.(gatodomato,gatomaracaj)e,presumivelmente,tambmPantheraonca(onapintada)e Pteronurabrasilinsis(ariranha).Dentreosprimatas(macacos),Alouattaseniculus(guariba).

avifauna: em inventrios realizados em reas de Savana e Florestas de Galeria do Rio Branco foram registradas 317 espcies de aves distribudas nas distintas fcies ambientais. Dentre as espcies de maior interesse conservao, endemismos do Estado de Roraima, podese encontrar: Cercomacra carbonaria (choror) e Synallaxis kollari (joodebarbagrisalia). Dentre asespciesameaadasdeextinoparaoBrasil,aocorrnciadeHarpiaharpyja(harpia)ecomo exemploderarananatureza,Sarcorhamphuspapa(uruburei).

herpetofauna:paraaregiodeocorrnciadaSavana,horegistrode76espcies,sendo56de rpteise20deanfbios.Paraareaoprojetoocorremespciesdeinteresseparaaconservao, casodosjacarsCaimamcrocodilus(jacartinga)eMelanosuchusniger(jacarau).

Estrutura Organizacional
OProjetoOuroVerdeadministradoporduasempresas:OuroVerdeAgrosilvopastorilLtda(OVA)e OuroVerdeFlorestalManagementLtda(FLORESTAL).

A OVA administradora do sistema de investimento florestal, proprietria de algumas terras plantadas, proprietria da floresta plantada e responsvel por todas as licenas ambientais e operacionaisdoProjeto.AOVAtambmgestoradogrupodecertificaoFSCProjetoOuroVerde eprestaserviosadministrativoselegaissempresasproprietriasdasterrasplantadas(averbao dereservaslegais,etc.).

AOuroVerdeFlorestalManagementLtda(FLORESTAL)afilialdaOuroVerdeAgrosilvopastorilque fornece todo o corpo de funcionrios para a realizao e administrao do projeto e todas as mquinasparaasatividadesflorestaisdomesmo.Elatambmforneceamodeobraeadministra asempresas:MadeireiraValeVerdeLtdaeMangiumWoodSerrariaLtda.

Gesto Florestal
Objetivos do Manejo Florestal

Objetivos a Longo Prazo

garantir a sustentabilidade econmica, ecolgica e social do projeto por assegurarse que: os retornos do investimento sejam satisfeitos dentro do tempo e que sejam asseguradas a produtividadeeademandaprojetada;aqualidadeambientalsejapreservadacomrespeitoaos padres nacionais e internacionais; as necessidades do ambiente social relevantes sejam includas;ascondiesdetrabalhosejamadequadasegradualmentemelhoradas; continuaromelhoramentodaqualidadeambientaldosolo,dagua,dafloraedafaunaatravs deprticassustentveisdemanejo; desenvolvereaplicarnovastecnologiasparaomelhoramentodaprodutividadedacompanhia, qualidadedoprodutoeproteoambiental; conservarosremanescentesdeflorestanaturalexistentes;e enriquecer os povoamentos de plantao com espcies de rvores locais a fim de criar povoamentos mistos seminaturais para propostas mltiplas deuso e produo de madeira de altaqualidade.

Objetivos a Mdio Prazo

aumentar o valor do produto final, produzindolocalmente produtos acabados para o mercado localeinternacional; estudaredesenvolvernovosmercadospotenciais; desenvolver tcnicas para um aproveitamento melhor dos resduos do desbaste dentro da floresta; criarparceriascomclientesefornecedores;e produzirfibrasdemadeira/pellets/briquetesapartirderesduosparaaumentarorendimento doinvestimento;e realizarumprojetodevendadecrditosdesequestrodecarbono.

Objetivos a Curto Prazo

O FSC Forest Ste wardship Council ou Conselho de Manejo Florestal uma insti tuio internacional independente e sem fins lucrativos, cuja misso promovere atestarobom mane joflorestal.

conquistar no ano de 2007 o certificado FSC para o manejo florestal do plantio de Acacia mangiumeparaacadeiadecustodiadaSerrariaMangiumWood; vendermadeiraserradaeprodutossemiacabadosnomercadointernacional; continuar o processo de consulta contnua e participativa junto ao ambiente social a fim de facilitarummanejosocialmentesustentvel; aperfeioarosistemadeseleodereasparaplantioeosistemadeadubao; melhorar a organizao e o desempenho do manejo florestal operacional, atravs de um monitoramento de todas as atividades operacionais e ocorrncias diversas no sistema de informaoflorestal; melhorarascondiesdeseguranadetrabalhoesadedoscolaboradores; aperfeioar a proteo dos recursos hdricos e das reas de Preservao Permanente, das florestasnaturaisearecuperaodereasdegradadas; reduzir custos atravs de um monitoramento financeiro mais eficaz e informatizado utilizando umsistemadeplanejamentoderecursos(ERP);e realizarumprogramademelhoramentoflorestalemelhoramentogenticointroduzindo,entre outras,tcnicasdemicropropagao,emcooperaocominstituiesdepesquisa.

Base Florestal

Os plantios de Accia do Projeto Ouro Verde esto distribudos em quatro Ncleos, sendo eles: Jacitara;SerradaLua;Mucaja;eSantaCeclia.ATabela1mostraareaplantadadaempresapor Ncleo,enquantoqueaFigura2mostraalocalizaoeadistribuiodosNcleosdeplantio. TABELA 1. REA PLANTADA DA OVA EM 2007

Ncleo Jacitara SerradaLua Mucaja SantaCeclia Total

reaPlantada 4.922 18.460 2.209 1.167 26.758

Outrasreas 11.063 33.178 2.871 3.976 51.088

reaTotal(ha) 16.572 53.714 5.157 5.423 80.866

Correspondesreasdereservalegaleoutrasreasremanescentesdecerrado. Incluiaindaosomatriodeoutrasreas,comodeinfraestruturaporexemplo.

FIGURA 2. DISTRIBUIO DOS NCLEOS DE PLANTIO

Planejamento Florestal

Inventrio Florestal
Para avaliar o recurso madeireiro em intervalos regulares de um ano, desde setembro de 2002 inventrios florestais so realizados, baseados em parcelas amostrais permanentes que so distribudassistematicamenteemtodososNcleos.Asmetasdessesinventriosanuaissooclculo do incremento mdio anual e total e do volume atual do povoamento a partir de equaes de volume.Alemdisso,estsendocalculadaareabasaldecadaparcelaeondicedesitio,assimcomo umestudodequalidade. Soaindarealizadosinventriosdequalidade,comoobjetivogeraldedeterminarondicedesitiode cadaTalhoassimcomoaproduopotencialdomesmoeparafixaromomentododesbastecoma ajudadastabelasdesitio.

Processo Florestal

Silvicultura

Viveiro Florestal
OViveiroFlorestaldaOuroVerdedotipopermanente,comaproduodemudasemrecipientes. Todasasatividadesdeproduodemudasprecedemaumplanejamentointensoemrelaorea de plantio, assim como a poca do ano, visando mxima qualidade e menor custo unitrio de produo. As mudas so produzidas em uma estrutura que est localizada a 8 km de Boa Vista, denominada ViveiroSantaCeclia.Acapacidadedeproduodequatromilhesetrezentasmilmudasporano. Dependendodademandademudasaseremproduzidasedoplanejamentologsticodoplantio,uma estruturaalternativapodeserativada,localizadaa40kmdedistnciadacapital,denominadaViveiro Jacitara,comacapacidadedeproduodedoismilhesdemudasporano.

Seleo e Preparao de rea para Plantio


Aseleodestiostemporobjetivoavaliarfatoresdeordemtcnicaeeconmicadasreasaserem adquiridascomfinalidadedebuscaromelhorresultadonarelaocusto/benefcioparainstalao deculturasdelongoprazo.Apreparaodereasparaplantioenvolveasseguintesatividades:

abertura de reas: retirada da vegetao primria e arbustiva dos stios previamente selecionadoselicenciados;locaoeconstruodeacessos(construodecaminhosdeservio, estradas,aterros,pontes,edemaisobrasdeinfraestrutura);

delimitao dos Talhes: so construdos aceiros delimitando as reas dos Talhes, com o objetivodefacilitaroplanejamentodotrabalhooperacional(derrubadadavegetaoarbustiva);

supresso da vegetao: geralmente a vegetao que retirada faz parte da savana gramnea lenhosa.Asreasdepreservao(APPs),ReservaLegal(RL)ereasimprodutivasficamintactas;

limpeza:omaterialempilhadoempequenosmontescomumapmecnica,quesolevados paraforadareacomoauxliodeumtratordeesteira;e preparodesolo:opreparofinaldosoloaoperaoquesucedeaberturadareaescolhidae previamente subsolada, o preparofinal feito simultaneamentena pocadoplantio.Tem por finalidadepromoverummelhoramentodosoloparaummelhoracondicionamentodasmudase facilitaroplantioporsetratardeumaoperaomanual.Opreparodesoloenvolveasoperaes desubsolagem,aplicaodecorretivos(adubao)egradagem.

Plantio de Leguminosa Guand


No plantio de Acacia mangium, a implantao antecipada do guand promove, entre outros benefcios,afunodequebraventoderelva,proporcionandoumamelhororientaodasplantas jovens, pois livre deste problema, o aprumo direciona a energia para o broto principal, exercendo ainda um estmulo de crescimento vertical provocado pelo efeito de fototropismo em funo da concorrnciapelaluz.

Adubao
o emprego de fertilizantes no solo para suprir a necessidade em nutrientes cultura da Acacia mangium. Tem o objetivo de obter melhores resultados em incremento de matriaprima. A recomendaonutricionaldasplantas tembasenasanlises foliares, disponibilidade denutrientes dosoloetipoecaractersticasdossolos.Sorealizadostrstiposdeadubao:adubaonopreparo dosolo;adubaopspodaeadubaoderecuperao.

Plantio
OplantiodeAcaciamangiumrealizadonoinciodoperododaschuvas,quandoaumidadedosolo j estiver restabelecida e as condies de campo permitam um manejo adequado das prticas silviculturais,acondicionandomelhorasmudasnosolo.Operodoqueabrangeasprecipitaesvaria de ano para ano, mas geralmente acontece entre os meses de abril e setembro. A seqncia dos trabalhos de plantio consiste em: escolha das mudas; transporte das mudas; definio do espaamento; armazenamento das mudas no campo; descarte das mudas no campo; irrigao; coveamento;adubao;acondicionamentodasmudas;erecolhimentodecaixasetubetes.

Trabalhos de Silvicultura at o Primeiro Desbaste

O plantio de culturas destinadas cober tura do solo, como o Guand, tempor ob jetivo proporcionar sinergismo positivo para a cultura subse qente, podendo ser desde o controle das invasoras e da ero so, assim como a fixao de nitrognio e outros benefcios conhecidos.

AconduodosplantiosdeAcaciamangiumatoprimeirodesbasteenvolveasatividadesde: primeirapoda:umaprimeirapoda(baixapoda)desenvolvidaafimdeestimularocrescimento emalturaenopermitirqueasrvoresganhemumaaparnciadearbustoporcausadorpido crescimento dos ramos e bifurcaes tpicos na Acacia mangium. Em geral, a primeira poda feitadeseisaoitomesesapsoplantio,duranteaestaosecaporqueasplantasestomenos suscetveisaosataquesdefungosduranteesseperodo;

inventrio de qualidade (Q1): um estudo de qualidade de todos os Talhes plantados executado um ano aps o plantio e por causa disso todo Talho recebe uma classificao preliminar de qualidade e categoria de stio. Este estudo estima a qualidade dos trabalhos de plantio e fornece ao Departamento de Silvicultura uma oportunidade para reabilitar rapidamente,seaindapossvel,reascombaixodesempenho;

operaes mecanizadas: a capina mecanizada entre as fileiras, ou a aplicao mecanizada de herbicidas(Scout)nasfileirasdeplantio(comtratorde90hp),feita8a12mesesapsoplantio paraconservararemoodomatoearegeneraonaturaldodeclive.Umamisturadeclcio, gipsitaefosfatousadanaadubao.Umasegundaoperaodeadubaomanualfeita20a 24mesesapsoplantio;

segundapoda:asegundapodafeitacomainda2,5mdelarguradostroncosdasrvorescom umaalturamximadervoreentre3a4,5mentre12e15mesesdeidade.Osferimentosda podaacimade3cmsotratadoscomfungicidaedoenasdasplantas,formasfracasdetroncos eramificaesnosopodadosporqueseroderrubadosduranteaprximaoperaodepoda;

podaalta:paraapodaaltasomentervorescomaltopotencialdeproduoecompropriedades dostroncosextremamenteevoludossoselecionadas.Estesistemadevemelhoraraqualidade damadeiraeserve,almdomais,comocritriodeseleoparadesbastepositivo;e

controledepragaseusodeagroqumicos:osprodutosqumicossoutilizadosparaocontrolede fungos, formigas e ervas daninhas, que prejudicam o desenvolvimento das plantas. A OVA somenteutilizaprodutosdeusopermitidonoBrasileliberadospeloFSC.Omanuseio,aplicao e armazenamento desses produtos seguem rgidas normas de segurana estabelecidas pela empresa.

10

Colheita
Seleo de Regime de Desbaste
A medidachave para determinar os prximos passos da silvicultura um procedimento de monitoramentosobreodesenvolvimentodoTalhoquerealizadonoquartoanoapsplantio.Este segundo inventrio de Qualidade (Q2) fornecer os seguintes tipos de informao que so usadas pelodepartamentodeSilvicultura:reabasal;categoriadostiodoTalho(ondicedecategoriade stio gerado durante inventrios anualmente); qualidade do tronco (potencial de meta de produo);condiodacopa;danosporfungos;emortalidade.Comaajudadosdadoscoletadoso regime de desbaste determinado assim como o tempo para as prximas medidas de silvicultura paracadaTalho. Omomentodedesenvolveroprimeirodesbastedefinidopelareabasalquefoidemonstradopara indicarumafortecorrelaocomoraiodacopadarvore.Odesenvolvimentodascopas,densidade dacoberturadoplantioerespectivaconcorrnciaentreosindivduosdecidesobreomomentopara odesbaste. Uma prseleo de um certo regime de desbaste para o Talho feita com dados do estudo de qualidade.Acategoriadolocaloparmetroprioritrioquedecidesobreoregimededesbastee meta de produo. Tabelas incluindo recomendaes de desbaste so calculadas e adaptadas anualmente. Caso a taxa de mortalidade seja muito alta, danos por doena ou praga, danos por incndios florestais ouextremamente baixo desempenho de crescimento sejam identificados, uma decisosobreconversodareaoureplantiotomadapeloengenheiroflorestalresponsvel. A deciso final por um certo regime de desbaste tomada pelo tcnico florestal a cargo das operaesdedesbaste.Otcnicoescolheumdosregimesdescritosabaixo. desbaste futuro: seleo positiva desbaste futuro (povoamentos de alto ndice qualitativo e quantitativo) cerca de 450 a 550 rvores futuras so selecionadas por hectare (normalmente ocorreumaprseleopelapodaalta)e0,71,0competidoressoextradosporrvorefutura. Entre20%e25%dasrvoresporhectaresoremovidas.OsTalhesdevemproduziraomenos 400600rvoresparaocortefinal.

Umareabasalentre 9 e 12 m, que alcanado em uma idade de dois a qua tro anos, foi identifi cadaapropriadapara o primeiro desbaste. Em uma rea basal de14ma17m,que ocorre entre cinco e oito anos de idade, um segundo des baste deve ser exe cutado.

desbaste negativo: seleo negativa desbaste negativo (povoamentos de baixo ndice quantitativo, e alto ndice qualitativo) somente rvores de baixa qualidade (tortuosas e defeituosas)eaquelasmostrandosinaisdeinfecoporfungossoselecionadasparaextrao. Entre20%e25%dasrvoresporhectaresoremovidas.OsTalhesdevemproduziraomenos 400600rvoresparaocortefinal.

desbastetiposanitrio:casofortesataquesporfungosououtraspragastenhamsidoavaliados peloQ2,umdesbastesanitrioefetuadoparaprevenirseapropagaodosfungos.Emmuitos casosodesbastesanitriofeitojuntocomumdosoutrosregimesdedesbastedervores,uma seleonegativanamaioriadoscasos,limpandoosgruposdervoresquetenhamsidoatacados.

Baldeio
O baldeio consiste na retirada organizada das toras seccionadas do interior dos eitos, utilizando comoviadeacessoaentrelinhacentraldomesmo.Obaldeiosegueasetapasabaixo: umtratordepneucomumacarretaagrcolaacopladaintroduzidoaolongodoeito; ajudantesflorestais,deformamanual,abastecemacarretaagrcolacomomaterialserrado; o material serrado direcionado as margens do talho (carreadores principais), onde so empilhados;e placasdeidentificaodaspilhassointroduzidasafimderealizararastreabilidadedamadeira.

Planificao, Construo e Manuteno de Estradas

Uma rede rodoviria de alta qualidade muito importante para a eficincia do manejo da silvicultura.Poristo,umsetordaempresaestacargodocontroleemonitoramentopermanenteda construo e trabalhos de manuteno de estradas que seguem as Normas Reguladoras do Ministrio dos Transportes e, respectivamente, do Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes(DNIT).

11

Aequipedetrabalhodoempreendimentoasseguraqueasestradassoconstrudasminimizandoo impactoambiental.Oequipamentoutilizadoparaaconstruodeestradaseobrascomplementares possibilitaumaotimizaodostrabalhos,almdeminimizarimpactos.Algumasdasestradasusadas intensivamentepelaempresasotambmrodoviaspblicas. As atividades desenvolvidas para a construo de estradas so: terraplanagem servios preliminares; terraplanagem remoo de solos moles; terraplanagem cortes; terraplanagem aterro; terraplanagem emprstimos; terraplanagem caminhos de servio; terraplanagem colchodrenantedeareiaparafundaodeareia;drenagembocasecaixasparabueirostubulares; drenagem sargetas e valetas; terraplanagem revestimento primrio; obras complementares porteiras e mataburros; e obras complementares cercas. Os trabalhos de manuteno das estradasconsistemdenivelamentoregular,preenchimentodecaldeires,limpezadevalasebueiros, assimcomoreparodepontes,cabeasdepontes,mataburrosecercas.

Tecnologia
Os projetos de pes quisa incluem trabal hos de graduao, psgraduao, mes trado ou dissertaes. Os estudos j realiza dos geraram mais de 40 relatrios cient ficos.

A OVA investe em projetos de pesquisa desenvolvidos na rea de silvicultura com a finalidade de sofisticar o planejamento de produo, das atividades florestais e da interao das unidades produtivascomomeioambiente. OsprojetosdepesquisasocoordenadospeloDepartamentodePlanejamentoeMonitoramentoe tm sido desenvolvidos em parceria com seguintes entidades: Universidade Federal de Roraima UFRR; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA/Boa Vista; Universidade de Hamburgo Alemanha e Instituto de Pesquisa Federal Alemo para Madeira e Silvicultura; Universidade de Wrzburg Alemanha; Eidgenssische Materialprfungsanstalt EMPA Sua; InstitutoNacionaldePesquisadaAmazniaINPAManauseaUniversidadeFederaldeViosaUFV. Os projetos especficos abrangem estudos na rea de cincias florestais, como tecnologia de madeira,silvicultura,dendrometria,gentica,pedologia,hidrologia,zoologia,botnicaetambmna readecinciashumanas:sociologiaearqueologia.

Testes de Diversificao por Ncleos Acacia mangium


Diferentes tentativas de florestamento com Eucalyptus spp. foram desenvolvidas no ano de 2002 paraoplantiodeaproximadamente134hectarescomespciesE.urograndis,E.camaldulensiseE. grandisemtodososquatroNcleosdaOVA.Osresultadosdoincrementopermanecembemabaixo das expectativas. Atualmente a OVA est realizando diferentes testes para enriquecimento dos NcleosdeAcaciamangiumeflorestamentodeespciesmltiplas,comespciesdervoresnativas locais. Essas so desenvolvidas em diferentes contextos: testes de diversificao com Acacia mangiumqueforamdesenvolvidascomaespcieparic(Schizolobiumamazonicum);testescomip (Tabebuiaimpetiginosa)esumama(Ceibapentandra)foradareasujeitaaestePlanodeManejo (AreaestlocalizadaavriosquilmetrosaosuldoNcleoMucaja,noladosuldorioMucaja).

Proteo da Unidade de Manejo

Plano de Preveno de Incndios


AOuroVerdepossuiumeficientesistemadedetecodeincndiosflorestais.Orelevodasreasde plantios de Acacia mangium proporciona uma tima visualizao de focos de incndios a longas distncias devido ao fato do terreno ser plano e pouco acidentado. Alm disto, a empresa possui uma equipe de brigadistas devidamente treinada dentro das tcnicas de preveno e combate a incndios florestais, tendo inclusive apoio de capacitao profissional do Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima e do Distrito Federal. O sistema de operao de combate segue os seguintes passos:

os fiscais de rea (rondas), munidos de um aparelho de rdio comunicao e motocicletas, realizamopatrulhamentodareatotaldosplantiosdeaccia;

12

ao detectar umfoco defumaa, os fiscaisde rea efetuama aproximao aolocalatobter a informaovisual; constatando o risco aos plantios, mesmo que seja mnimo, o ronda pelo sistema de radiocomunicaoinformaaocorrnciaparaosupervisormaisprximo; o supervisor se desloca ao local da ocorrncia e junto com o fiscal de rea avaliam o nvel de risco; caso exista a necessidade de combate, os brigadistas mais prximos, treinados em todas as frentesdetrabalhosdaempresa,sedeslocamparainiciarocombate; apsocombate,realizadoummonitoramentodareaincendiadaeefetuadoorescaldo;e aocorrnciaregistradanoSIF(SistemadeInformaesFlorestais)daempresa.

Aceiros de Segurana
Aceiros so tcnicas preventivas destinadas a quebrar a continuidade do material combustvel. Constituemse basicamente de faixas livres de vegetao, onde o solo mineral exposto, sendo distribudas na rea florestal, de acordo com as necessidades de proteo. A primeira etapa determinar a quantidade de reas a serem aceiradas por Fazenda, planificadas atravs de visualizaoprvianoArcGis.Aplanificaoprviavisaaidentificaredeterminarasreasdealto risco,assimcomobarreirasnaturaiselocaisdemaiorocorrnciadeincndios.

Combate a Incndios

Oscombatesaincndiosflorestaissorealizadosporfuncionriosdasequipesdefrentesdetrabalho dasilviculturaecolheita,treinadoscomastcnicasadequadaseaptosarealizaraoperao.Parao combate a incndios, as seguintes atividades so desenvolvidas: reconhecimento; ataque inicial; controle;extinoourescaldo;vigilnciadareaqueimadaoupatrulhamento.Osmtodosusados para confinar e desse modo controlar os incndios florestais, construir uma linha de controle ao redor da rea do incndio, confinar o fogo dentro desta rea e retirar o combustvel ainda no consumido, prevenindo a ocorrncia de incndios fora da linha de controle e extinguindo aqueles queocorremso:

ataquedireto:ocombatefeitodiretamentenafrentedofogo,jogandoguaeterrasobreo materialaceso;e ataque paraleloou intermedirio: usado quando o calor produzido pelofogo permite pequena aproximao,masnoosuficienteparaoataquedireto.

Segurana e Sade dos Trabalhadores

O setor de sade e o setor de segurana no trabalho esto subordinados ao departamento de Recursos Humanos. O setor de sade da OVA possui um mdico e um auxiliar de enfermagem, os quaisestoencarregadosdemonitorarpermanentementeasadedosmembrosdacompanhia.O setordesegurananotrabalhocompostoporquatrocolaboradoresumengenheirodesegurana, dois tcnicos e um auxiliar, responsveis por organizar e controlar as condies de segurana, cuidando da exposio dos colaboradores aos riscos fsicos, qumicos e biolgicos, assim como acidentesnotrabalhoemtodasasatividadesdesenvolvidaspelacompanhia.

Inspeo de Condies de Trabalho e da Infra-estrutura do Empreendimento

O setor de segurana inspeciona regularmente as condies do trabalho em todas as atividades desenvolvidas no campo e nas edificaes da companhia. A freqncia de inspees depende da sazonalidade de atividades silviculturais, sendo semanal durante a poca do plantio ou desbaste e mensalduranteosemestrerestante.Nasacomodaesdocampo,sedesdasFazendasoucasasde vigilncia,efetuadaumavistoriatrimestral,aqualpodepassaramensaldependendodaocupao das edificaes devido s atividades florestais desenvolvidas em suas redondezas. A vistoria documentada,sendogeradosrelatriosqueapontampontosfracosaseremcorrigidosesoluese providenciaspararesolveroseventuaisproblemas.

13

Treinamentos de Capacitao e Conscientizao


Uma comisso para prevenodeacidente no trabalho rural (Co missoInternadePre veno de Acidentes do Trabalho Rural CIPATR) foi estabe lecida e apoiada pelo pessoaldacompanhia, a fim de comunicar e monitorar acidentes. Estacomissosuper visionada e treinada pelodepartamentode segurana no trabal ho.

AOVApossuiumplanoanualdecapacitaoeconscientizaoparaseusmembrosetrabalhadores terceirizados, monitorando arenovaode habilitaesparatodos os tipos deoperao.Todos os funcionrios recebem treinamentos decapacitao econscientizaoincluindo os seguintescursos internosdaempresa:

primeiros socorros (teoria e pratica com treinamento de ressuscitao e atendimento de emergncias); certificaoflorestalFSC; normas,condutaseregrasdaempresa; gerenciamentoderesduosslidos; cuidados com o meio ambiente (treinamento terico e pratico sobre ocorrncias ambientais e atendimentodeemergncias); seguranadetrabalho,ergonomiaeusodosEPIs; treinamentosoperacionaisparaatividadesdesilvicultura;e gerenciamentoemotivaoparasupervisoresefiscalizadoresflorestais,comotambmcursode gestoparaocorpoexecutivo.

Ocursosobrecuidadoscomprodutosqumicosprevenodeacidentesetecnologiadeaplicao executado pela Embrapa Roraima. Operadores de mquinas recebem o treinamento de mquinas pesadas(operao,lubrificaoemeioambiente)noSENAIemBoaVista.Aempresatambmpossui uma parceria com o SESI para o Programa Brasil Alfabetizado, visando alfabetizao de seus colaboradores.

Equipamentos de Proteo Individual

O setor de segurana tem formulado padres para requerimento de equipamento de segurana para cada atividade de campo. O equipamento comprado, armazenado e distribudo. A companhia fornece Equipamento de Proteo Individual tambm aos trabalhadores terceirizados cobrando o uso e responsabilizandose pela igualdade de condiesnasoperaesflorestais.

Definio e Sinalizao de Zonas de Riscos

Todas as zonas de riscos de segurana no trabalho que se encontrem em volta de atividades desenvolvidas no campo e nas edificaes da companhia esto sendo identificadasesinalizadas.Osetorexecutaumlevantamentosemestraldezonasderiscos, elaborandoumrelatrioquedefinaasinalizaoeprocedimentosnecessriosparaevitar quaisqueracidentes.

Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA

O objetivo do PPRA a preservao da sade e da integridade dos seus colaboradores, atravsdaantecipao,reconhecimento,avaliaoeconseqentecontroledaocorrncia deriscosambientaisexistentesouquevenhamaexistirnoambientedetrabalho,levando emconsideraoaproteodomeioambienteedosrecursosnaturais.

Programa de Controle Mdico


OPCMSOProgramadeControleMdicoeSadeOcupacionaldosTrabalhadoresprev umaseriedeatividades,abrangendodesdeaanlisedeaptidofsicaementalnoservio demedicinadotrabalhoparaoscandidatosadmisso,examesperidicosparatodosos colaboradores,avaliaoclinicaocupacionalemcasosdemudanadefuno,atexames demissionais.

14

Gesto Ambiental
reas Naturais

A OVA mantm algumas reas representativas de ambientes naturais em suas propriedades,distribudasentrereasdeReservaLegal,PreservaoPermanenteeoutras reascomremanescentesdevegetaonativa. Deacordocom classificao, feita combaseem caractersticas fisionmicaseecolgicas, asfitofisionomiasqueocorremnaregiodareadeestudocompesedeSavana(comas subformaes Savana GramneoLenhosa, Savana Parque, Savana Arborizada e Savana Florestada),FlorestaOmbrfilaAberta,FlorestaOmbrfilaDensa,FlorestaEstacionalSemi Decidual, Formaes Pioneiras e reas de Tenso Ecolgica. Respectivamente, estas fitofisionomiassoapresentadasnaFigura3.
FIGURA 3. FITOFISIONOMIAS DE OCORRNCIA NA REGIO DO PROJETO OURO VERDE

15

reas de Alto Valor de Conservao

Florestas de Alto Valor de Conservao so reas que possuem valoresambientaiseso ciais considerados de carter excepcional ou importncia crtica. Essas reas devem ser manejadas apropria damente para que os Altos Valores de Con servao identificados sejam mantidos ou ampliados(PROFOREST, 2003).

Diferentesreasdaempresaapresentamespaosrelevantesparaaconservaoemvista desuaestruturavegetacionalefaunaassociada.Dentreosmaciosflorestaisdistribudos em algumas Fazendas da empresa, principalmente no Ncleo Serra da Lua, se destacam comodealtovalordeconservaoosseguintes:

extenso florestal localizada entre as Fazendas Umirizal e Tangar: tratase de uma faixa de floresta com larguras variadas que abrange parte das reas que compe as Fazendas Umirizal, Ara, Stio Palmares, Stio Gracioso, Stio 3 Irmos, Cumaa e Tangar, estendendose por propriedadeslindeiras,incluindoasreservasindgenasMoskoweMano;

florestaripariadaFazendaAlvorada:faixadeFlorestaRipriadelargurarelativamenteestreitae queseestendesmargensdorioBrancoaolongodeumadasdivisasdaFazendaAlvorada.Tem importantefunonocontroledeerosoeassoreamentodorio.

FIGURA 4. CORREDORES ECOLGICOS

Programa de Monitoramento das guas Superficiais (PMAS) e de guas Subterrneas


A Ouro Verde criou um programa de monitoramento das guas superficiais atravs da demarcao de uma microbacia hidrogrfica representativa da regio onde o projeto se encontrainserido.Almdisso,umaforatarefafoicriadaparalimpartodososcursosde gua nas Fazendas da empresa, uma vez por ano, de vegetao invasiva de Acacia mangium.Omonitoramentodasguassubterrneastemcomoobjetivoavaliarosefeitos provocadospelosplantiosdeAcaciamangiumsobreadisponibilidadedeguasubterrnea existente nas reas de plantio. A empresa ainda possui 3 estaes meteorolgicas para monitorarascondiesatmosfricaseutilizarosdadosnoPMASS.

16

FIGURA 5. PONTOS DE MONITORAMENTO DE GUAS SUPERFICIAIS

Gerenciamento de Resduos Slidos


AOuroVerdemantmumplanodegerenciamentoderesduosatravsdacoletaseletiva, que visa manuteno sanitria de todas as Fazendas da empresa, alm de estar contribuindoparamanteroambientesaudvel.

Identificao de Impactos Ambientais

Osaspectoseimpactosambientaisforamanalisadosrelacionandoosdiretamenteacada Atividade Florestal realizada pela empresa. Por sua vez, cada Atividade est ligada a um GrupodeAtividades.CadaGrupodeAtividadesestligadoaumaLinhadeProduo,que porsuavezestligadaaumGrupodeLinhasdeProduo,comomostraaFigura6.
A avaliao inicial dos impactos ambientais dasatividadesflorestais da Ouro Verde foi realizada com base na metodologia conhecida por Matriz de Leopold, a qual o processo de avaliao qualitativa de impactos mais utilizado mundialmente.

FIGURA 6. PROCESSO DE AVALIAO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Grupode Linhade Produo

Atividade

Aspecto / Impacto

Linhade Produo

MedidasPreventivase/ou Mitigadoras

Grupode Atividade

17

AAvaliaodeImpactosAmbientaismostrouqueasatividadesmaisimpactantessoem sua maioria as mecanizadas, relacionadas diretamente com a movimentao e revolvimentodosolo,easqueutilizamprodutosqumicos,paracorreodosolo,controle depragasedoenas. O monitoramento dos impactos ambientais e seus efeitos essencial para a melhoria contnuadasaesdemitigaoepreveno.Nestesentido,asreasaseremmanejadas atravs das atividades florestais consideradas potencialmente impactantes devero ser monitoradasconstantemente.

Gesto Social
Projetos Cooperativos

OsprojetoscooperativosrealizadospelaOuroVerdeefirmadosemformadeconvniose parceriasso:
desenvolvimentoregional:convniofirmadojuntoUNIRENDA.Esteconvniotemointuitode valorizar o trabalho dos catadores como agente ecolgico, resgatandolhe a cidadania e ainda, participar do potencial econmico atravs da comercializao dos materiais reciclveis, fornecendo todo o material selecionado no projeto de coleta seletiva das reas do empreendimento; educao:parceriasformadascomcooperativaslocais,SESIecomunidadesIndgenasdaregio Serra da Lua. A parceria com o SESI foi concretizada atravs do projeto Por um Brasil Alfabetizado do Governo Federal, na modalidade de Educao de Jovens e adultos, com a finalidade de alfabetizar colaboradores da empresa divididos em duas turmas distintas de 20 alunoscadavisandocomissopromoodemelhorformao.Oprojetoteveincionodia07de maiode2007compropostadetrminoparaodia07denovembrode2007.Paraarealizao dasaulasaempresaviabilizaotransportedosprofessores,adquiriuquadrosnegroseorganizou o espao fsico, enquanto que o SESI oferece o materialescolar e didtico e a capacitao dos professoresdurantetodooperodo; educaoambiental:disponibilizandooJardimBotnicoaempresapodeoferecercomunidade um espao ideal para o desenvolvimento de pesquisa, lazer e eventos culturais. Aproximadamente 12 mil pessoas j passaram pelo local, entre eles grupo de estudantes do ensino fundamental, mdio e universitrios, grupos da terceira idade, artistas regionais, entre outros.Olugartemsidousadocomfreqnciaporescolas,afimdeatenderaosprojetosextra classe;e

pesquisacientficaeeducao: convniofirmadocomaUniversidadedeHamburgocomointuitodepossibilitarointercmbio de pesquisadores e troca de conhecimentos tcnico/cientfico e realizao de trabalhos cientficos sobre aspectos relevantes de silvicultura e manejo de Acacia mangium, bem como relativosCertificaoFlorestalFSC; convniocomaUniversidadedoAmazonaseUniversidadeFederaldeRoraimacomoobjetivo cooperar com o desenvolvimento profissional de estudantes do nvel superior atravs de estgios;e parceria de pesquisa com as seguintes entidades: Universidade Federal de Roraima UFRR; EmpresaBrasileiradePesquisaAgropecuriaEMBRAPA/BoaVista;UniversidadedeHamburgo AlemanhaeInstitutodePesquisaFederalAlemoparaMadeiraeSilvicultura;Universidadede Wrzburg Alemanha; Eidgenssische Materialprfungsanstalt EMPA Sua; Instituto NacionaldePesquisadaAmazniaINPAManauseaUniversidadeFederaldeViosaUFV.

18

Benefcios Sociais

O objetivo assistir ao funcionrio e seus familiares, dandolhes segurana e proporci onandolhes condi es para melhorar suaqualidadedevida. Apopulaoalvode aproximadamente 420 funcionrios (in cluindoserraria).

A Ouro Verde oferece aos funcionrios prprios alguns benefcios sociais na forma de servios,vantagensoufacilidades.Osbenefciosoferecidosso:
auxliosade; auxliomoradia; auxlioalimentao; transporte; aquisiodeveculos; comunicao; educao; capacitaoprofissional;e festaseeventosinternos.

Canais de Informao e Dilogo

Entendese por canal de informao todos os meios de comunicao que levam e/ou apresentamumdeterminadocontedoaospblicosdeinteresse.Joscanaisdedilogo sodefinidoscomomeiosdecomunicaodemodupla,ouseja,levamainformaoe viabilizamoprocessodefeedback,atravsdecrticas,sugestes,elogios,entreoutros,ea soluoouencaminhamentodestasquestes. A empresa acredita que, medida que os progressos em termos de comunicao e de abertura para as partes interessadas forem percebidos pela sociedade roraimense e colaboradores,ocasionarumamaioraberturadedilogoeinformao,atendendoassim aos aspectos sociais e comunitrios de forma cada vez mais eficiente. Os canais de informaoedilogodisponibilizadosatualmentepelaOuroVerdeso:
website: configurado para acesso via internet, oferece acesso em Portugus, Ingls e Alemo. Contemplainformaesgeraisaempresa,projetoseinformaesdecontato; internet/email:ferramentadecomunicaointerna,disponvelparapartedosfuncionrios; caixas de sugesto: a caixa de sugesto disponibilizada para funcionrios, visitantes e interessados. As caixas esto disponveis nos seguintes locais: Escritrio Boa Vista; Serraria MangiumWood;SedePrincipalSantaCeclia;SedePrincipalTangar;SedePrincipalJacitara;Sede PrincipalPoo;EscritrioCaracaraerespectivassedes.

Ouvidoria

Visando melhorar a comunicao entre empresa e os grupos de interesse, criouse um canaldecomunicaodiretoatravsdeumaouvidoria,queasseguraaocidadousurio, oexamedesuasreivindicaesalmdefortaleceracidadaniaaopermitiraparticipao dointeressado. A Ouvidoria atua no psatendimento, na mediao de conflitos entre o cidado e a instituio, procurando personalizar o atendimento ao usurio. Trata, principalmente, de assuntos que possuam a caracterstica de causar transtorno ou dano, inconvenincia ou impasseaorgoouaosseusdirigenteseservidoresesnormas. Ouvidoria conferida a tarefa de interpretar as demandas de forma sistmica, para inferir oportunidades de melhoria dos servios e sugerir mudanas. Tambm estimula iniciativas descentralizadas, voluntrias e efetivas de aprimoramento da empresa, dos profissionaisedosserviosprestados,tornandoseuminstrumentodeinclusosocial.

19

Relaes Pblicas

O setor de Relaes Pblicas da OVA exerce uma funo estratgica na empresa ao planejar e executar sua comunicao e seus relacionamentos com os mais diversos pblicos.ConsideramseatividadesespecficasdeRelaesPblicas:
eloentreaimprensaeaempresa,participandodasentrevistascomosdiretores; representaodaempresaematospblicosereunies; elaboraoedistribuiodeinformaesparaosdemaissetoresdaempresa; organizaoerealizaodeeventosespeciaiscomo:inauguraesecomemoraesdiversas; atendimentoaopblicoexterno; direodecerimonialnoseventosdaempresa;e supervisoearquivamentodematerialdeimprensaemgeral.

Caracterizao das Comunidades Indgenas

De todos os vizinhos dasplantaesdaem presa,osndiosWapi chana da regio da Serra da Lua so os mais numerosos, pos suem a maior exten so territorial e so muito prximos s plantaes.

AsterrasindgenaslocalizadastotalmenteouparcialmentenoestadodeRoraimaocupam uma rea total de 18 milhes de hectares, habitadas por aproximadamente 30,7 mil indgenas.Estasreasestodistribudasnos10dos15municpiosdoestado. AsetniasdeocorrncianasAIIdoempreendimentosoosMakuxieWapishana.Asreas indgenas da AII do empreendimento correspondem a aproximadamente 905.340 ha. Os territriosindgenaslocalizadosnosMunicpiospertencentesAIIso:
AltoAlegre:Anta,BarataLivramento,Boqueiro,Mangueira,Pium,Raimundo,Sucuba,Truare Yanomami; BoaVista:SoMarcoseSerradaMoa; Bonfim:BomJesus,Canauanim,Jabut,Jacamin,Malacacheta,ManoPium,MoskoweMuriru;e Cant:MurirueTabalascada.

AFigura10mostraalocalizaodascomunidadesnoentornodoNcleoSerradaLua.
FIGURA 10. COMUNIDADES INDGENAS PRESENTES NO ENTORNO DO NCLEO SERRA DA LUA

20

A Tabela 2 apresenta as comunidades indgenas mais prximas da rea de influncia da empresaeosrespectivosnmerosdehabitantesefamlias.


TABELA 2. COMUNIDADES INDGENAS ABRANGIDAS PELO TERMO DE COMPROMISSO
Comunidade Malacacheta Canauanim Tabalascada Moskow Muriru TOTAL NdeFamlias 194 119 95 75 14 497 NdeHabitantes 817 655 509 425 83 2.489

Gesto de Impactos Sociais

Em 2007 a OVA realizou um diagnstico social envolvendo levantamentos primrios e secundrios.Atravsdessediagnsticofoipossvelconhecerarealidadedaempresaeseu ambiente mais imediato, bem como os impactos gerados por suas atividades, as necessidadesaseremsatisfeitaseosobjetivosaserematingidos.

No geral, os resultados do diagnstico foram considerados positivos. Os grupos pesquisados identificaram e reconheceram a Ouro Verde como uma empresa com bom ambientedetrabalho,pagamentosemdia,geradoradeempregoebenefciospararegio.

Oprincipalaspectonegativoidentificadonapesquisareferesenecessidadedeaprimorar oscanaisformaisdecomunicaocomosdiversosgruposdeinteresse,poisfoiconstatado que a maior parte dos impactos decorrente da falta de informao sobre o empreendimentoesuapolticacorporativa.

Comparandoosindicadoresmunicipaisdeeducao,sadeequalidadedevida(gua,luz, instalaosanitria,coletadelixo,rendaeIDHM)comosresultadoslevantadosparaos funcionrios (prprios e terceiros), atravs de questionrio, percebese que no existe diferenasignificativaentreesteseasituaoregional.Istoocorreemfunode94%dos funcionrios prprios morarem em reas urbanas e, portanto, possurem acesso infra estruturabsicaeboascondiesdemoradia.

A partir dos resultados obtidos nesse diagnstico e informaes publicadas no Estudo Impacto Ambiental e PBA realizados nos ltimos anos, foi possvel definir as principais linhas de aes necessrias para a implementao de uma poltica de gesto social, de forma a incorporar este conjunto de aes em um sistema ou Programa de Gesto de ImpactosSociais.

21

Monitoramento do Plano de Manejo


OPrincpio8daNorma de Certificao FSC pa ra florestas plantadas diz que: O monito ramento deve ser con duzido apropriado escala e intensidade do manejo florestal para que sejam avalia dos as condies da floresta, o rendimento dos produtos florestais, acadeiadecustdia,as atividades de manejo e seus impactos ambien taisesociais.

Ter um programa efetivo de monitoramento um dos aspectos mais importantes do manejoflorestalparaassegurarqueasmetasdoPlanodeManejoestejamsendomantidas e melhoradas. O requerimento bsico do monitoramento encontrar um ou mais indicadores que possam ser regularmente medidos para ver se o planejamento tem sido cumprido ou no, ou se certos princpios econmicos, ecolgicos ou sociais ficaram obsoletos. Os indicadores selecionados para monitoramento devem ser apropriados, mensurveis, diretos, de custos efetivos e fceis de serem monitorados periodicamente. Os sistemas de monitoramento so desenvolvidos e coordenados pela equipe do DepartamentodePlanejamento&Monitoramento.Osseguintestiposdemonitoramento sorealizados:

controle de empreiteiros e subempreiteiros: a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos empreiteiros, como: construo de estradas, preparao da rea, plantio, transporte de funcionrios etc., permanentemente monitorada em forma de fiscalizao: do uso do EPI, legalizaodoemprego,funcionamentodeveculosemaquinasetreinamentodosfuncionrios do empreiteiro pela equipe da OVA. No caso de noconformidade severa ou repetida dos padresestabelecidos,ocontratodoempreiteirosercancelado; desenvolvimento dos povoamentos: o departamento de planejamento e monitoramento do Projeto Ouro Verde monitora o incremento e a qualidade dos povoamentos plantados atravs dosinventriosanuaisedeinventriosdequalidaderealizadosporduasequipesdeinventrio; atividades operacionais: para o monitoramento operacional e fiscal e o planejamento estratgico de todas as operaes, a empresa esta introduzindo o sistema de informaes florestaisCadastro/Planopeem2007.Todasasatividadessomonitoradasatravsdefichas de campo que so preenchidas diariamente pelo fiscal responsvel pela atividade. Semanalmenteestasfichassoverificadaspeloencarregadodaatividadeedepoisdigitalizadas nosistema.Assim,aqualquermomentopodemsercriadosrelatriosdigitaispadronizadospor atividade,paraavaliarodesempenhodaequipeeocustogerado.Osistemaadministradopelo encarregadodoSIF.Oadministradorresponsvelpelofuncionamentodosistema,geraode novos padres de relatrios, atualizao e reavaliao das fichas de campo, junto com o encarregado da atividade, devendo garantir um fluxo de informao continuo do campo para dentro do sistema, fiscalizando tambm a entrega e digitalizao das fichas de campo. Este monitoramentodostrabalhossilviculturaisdoplantio,adubao,capinaetc.permiteaaplicao demudanasdosistemademanejoaqualquermomento; consultaaoambientesocial:aconsultaativaaoambientesocialconduzidapermanentemente, parabuscarorientaeserecomendaesprticaspararealizarummanejoflorestalsocialmente sustentvel.Paraestefim,oProjetoOuroVerdeinstalouumaouvidoraqueestasendopublicada nositedaempresaeparatodososoutroscanaisdeinformaodisponveis.Aempresapossui umsetorderelaespublicasresponsvelporestaouvidora.Almdisso,osetorsocioambiental da empresa mantm relaes permanentescom diferentes representantes do ambiente social, comoassociaespblicaseprivadas,ONGseprincipalmenteostuxauasdasreservasindgenas adjacentes,aFUNAIeosrgosambientaiscomoFEMACTeIBAMA;e

monitoramento ambiental: o monitoramento ambiental pr e psoperacional para as atividades de plantio, desbaste, poda, adubao etc. fornece informaes teis sobre os impactos das prticas operacionais atuais. O monitoramento dos impactos ambientais e seus efeitosessencialparaamelhoriacontnuadasaesdemitigaoepreveno.Nestesentido, asreasaseremmanejadasatravsdasatividadesflorestaisconsideradasmaispotencialmente impactantesdeverosermonitoradasconstantemente.Paraestefim,ossupervisoresdecampo faro uma checagem das condies visuais e estruturais da rea antes e depois da operao florestal,porocasiodaauditoriainternadecampo.Osresultadosdaauditoriadecamposero avaliados periodicamente, visando verificar se os impactos provocados pela operao esto adequadosaograudeimpactaodefinidopreviamente,bemcomoseasmedidaspreventivase mitigadorasadotadasforamsuficientesparacadaoperao.

22

Controle de Cadeia de Custdia


Cadeia de Custdia (CoC) o processo pelo qual a matria prima controlada desde sua origem (floresta) at a colo caodoprodutofinal no mercado, envol vendo basicamente as etapas de colheita, transporte, estoque, processo/manufatura eexpedio.

A Ouro Verde mantm o controle da procedncia da madeira utilizada atravs de um sistema de documentao que acompanha desde o corte das rvores (desbastes e/ou corteraso),ataexpediodoprodutofinal.

O controle da quantidade de madeira retirada das unidades de colheita pela OVA realizadoatravsderomaneiosestabelecidospeloencarregadodacolheitaparacadapilha demadeiraecadacargadecaminhotransportada.Essesromaneioscontmaquantidade de madeira baldeada e transportada em metros cbicos e os nmeros dos talhes exploradas.
controle na floresta: na floresta, o controle de CoC feito a partir do momento em que cada talho cortado. O material produzido de cada talho recebe uma identificao nica para o controledefluxodematerial.Apartirdisso,estecontrolefeitodeformaseqenciadaemcada uma das operaes realizadas, utilizando formulrios especficos para esta finalidade. Estes dadosfinalmentesoprocessadosemcomputador,doqualpodeserobtidoohistricodecada umdostalhesprocessadosduranteasoperaesflorestais.

controle de estoque ptio de estocagem: oscaminhescarregadoscomostoretesdeaccia chegamaoptiomunidosdanotafiscaledoromaneiodecarga.Anotacontmosdadosgerais de praxe e o romaneio contm as informaes sobre a carga, medidas, volume, nmero do talho ou talhes de origem, a data de emisso e o nmero da nota fiscal. A documentao conferida pelo responsvel do ptio, que indica o local da descarga. Cada carga separada e identificada atravs do nmero da nota fiscal correspondente pintado em placas. Assim, cada cargaficaarmazenadaseparadamenteedevidamenteidentificada.

controle no processo industrial: a alimentao da serraria feita pilha por pilha de toras do ptio,assim,cadapilhaconsumidaintegralmente.Apsoprocessamento,amadeiraserrada empilhada em fardos com separadores por camada. Cada fardo identificado com o mesmo nmerodanotafiscalmarcadonapilhadeorigem.Comooprocessolinearecontnuo,tornase fcilidentificaraprimeiraealtimapeadapilha.Casonosejapossvelcompletarumnmero inteirodepacotescomamadeiraemtorasdamesmapilha,feitaumaseparaocombarrotes sobre a ltima camada de tbuas da pilha consumida. Sobre os barrotes ser iniciada uma camada com madeira da prxima pilha. Os pacotes identificados so colocados dentro das estufasparasecarepermanecemporumperodoquevariaentre10e15dias.Apsasecagem ospacotesseguemparaalinhadebeneficiamentoquecompostaporduasserrasrefiladeiras mltiplas, duas plainas moldureiras e quatro destopadeiras. Todos os pacotes processados duranteumdiadetrabalhotmseusnmerosanotadosemumrelatriodeproduodirioeo produtofinalacabadoidentificadocomadatadeproduo,quepropiciaidentificardequais notasfiscaise,conseqentemente,dequaistalhesvieramostoretesquederamorigemaele.

controle de expedio (vendas): o material acabado embalado e cada fardo pronto identificadocomasdatasdeproduodessematerialeestocadonogalpo.ApsaOuroVerde obteracertificaoFSCdesuasflorestas,nasfaturasdevendaouremessadeprodutosdever constar as seguintes informaes: descrio de que o produto certificado; e cdigo de certificaodoFSC.

23

You might also like