You are on page 1of 3

DICAS PARA UMA BOA REDAO - Prof.

Mirian Ferrazzi

1. O tema proposto deve ser lido com ateno e seguido. A fuga total lhe garantir um zero e a parcial lhe dar apenas 50% da nota. 2. Geralmente o tema da redao tem relao com os textos apresentados na prova objetiva. Leia com ateno a proposta da redao antes de tudo. Depois, faa a prova objetiva, anotando tudo o que lhe ocorrer durante a leitura que possa servir como argumentao ou fundamentao no seu texto. Defina sua idia central, seu ponto de vista, e tente convencer o leitor. 3. No esquea que o alfabeto universal. No invente, portanto, letras novas. Alm disso, evite rasuras. Se voc errar, coloque o erro entre parnteses e risque-o apenas com um trao. 4. Evite expresses como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que mostram dvidas em seus argumentos. 5. Seja claro: evite usar palavras difceis que possam prejudicar a compreenso de seu texto. Tenha em mente que sua redao deve se destacar pela unidade, clareza, coerncia e conciso. Evite estrangeirismos. Se voc for obrigado a us-los, coloque-os entre aspas. Nunca repita vrias vezes a mesma palavra: use os pronomes (que so palavras que substituem os nomes) ou os sinnimos. 6. Cada pargrafo deve ter mais de um perodo (aquilo que popularmente chamamos de frase). 7. Seja simples: no use palavras de cuja grafia voc no tenha certeza. Em dissertaes, no use grias - elas no fazem parte da norma culta da Lngua Portuguesa. 8. Evite chaves, frases prontas, mximas ou ditados populares, pois frases feitas e citaes de idias alheias no acrescentam nada ao texto; elas apenas empobrecem a argumentao, revelando falta de originalidade do candidato. 9. No faa uso de abreviaes: escreva as palavras por extenso. Jamais use km para substituir quilmetro ou c/ para com. Nmeros devem ser escritos por extenso: sessenta, quatorze, dezesseis, etc. 10. No utilize o seu texto para propagar doutrinas religiosas ou ideolgicas. Tambm no analise o tema proposto movido por emoes exageradas. Use os adjetivos com moderao, pois seu excesso impreciso ou a uma abordagem subjetiva do tema (o que, na maioria das vezes, de difcil compreenso para o leitor).

O texto dissertativo produto de muito trabalho!

As bancas examinadoras avaliam a capacidade de o candidato expor e justificar suas idias, e no o quanto ele sabe sobre o tema. No existe uma frmula mgica para uma redao nota 10. Para um texto dissertativo, s exigido do aluno um mnimo de maturidade (para justificar o que declara, o que pensa) e um mnimo de informao sobre a realidade (para no fazer afirmaes contraditrias ou falsas). Na verdade, para produzir uma boa dissertao, preciso planejamento e organizao, ou seja, o oposto de intuio e inspirao.

Qualidades do texto dissertativo

a) A dissertao caracteriza-se pela predominncia, em todos os momentos de sua conformao (introduo, desenvolvimento e concluso), de verbos no tempo presente do indicativo. O presente o tempo da origem das idias, do estabelecimento do ponto de vista, da escritura do texto. b) O texto dissertativo, ao contrrio do narrativo, obedece a uma ordem lgica argumentativa, e no a uma ordenao, a uma seqenciao temporal. c) Outra particularidade do texto dissertativo a pouca adjetivao. O excesso de adjetivos somente remete a uma impreciso, a uma abordagem subjetiva do tema (e, na maioria das vezes, de difcil compreenso para o leitor). Tambm os pronomes indefinidos (tudo, nada, algum, nenhum, certos etc.) so palavras, como o prprio nome diz, de sentido indefinido. Um texto curto com muitas palavras desse tipo, acaba provocando falta de preciso na anlise do tema. Ento, os adjetivos, bem como os pronomes indefinidos, devem ser usados com certa restrio, podendo ser substitudos por palavras de sentido exato, preciso.

d) A necessria retomada de elementos no decorrer do texto tem a ver com a sua unidade, pois um dos fatores que nos fazem perceber um texto como um todo nico a permanncia, em seu desenvolvimento, de elementos constantes. Em outras palavras, avaliar a continuidade de um texto verificar se h elementos que percorrem todo o seu desenvolvimento, conferindolhe unidade. e) O texto deve retomar seus elementos conceituais (as idias-chaves que constituem seu tema e argumentao), mas no pode limitar-se a essa repetio. preciso que apresente novas informaes (justificativas) a propsito dos elementos retomados. f) A no-contradio das idias deve ser observada tanto no mbito interno (isto , a argumentao e suas justificativas no se podem opor) quanto no mbito das relaes do texto com o mundo a que se refere. O texto, portanto, no pode contradizer-se, nem contradizer a realidade a que se prope a analisar. No se preocupe demais com a estrutura, pois voc pode cair na tentao de enfileirar lugares-comuns com pontuao e ortografia corretas, mas sem algo essencial em um texto

g)

desse tipo: a organizao dos argumentos para sustentar todas as afirmaes. Ao reunir frases de efeito, voc no se preocupa em justificar o que escreve, na medida em que tudo aquilo j conhecido. Quem l a sua redao no encontra nada que j no tenha lido. h) O risco de se redigir um texto com base em conceitos pr-fabricados este: o autor acaba no desenvolvendo uma argumentao consistente, uma vez que as idias manifestadas j tm vida prpria. O desafio de escrever torna-se mais envolvente quando o autor parte para a sustentao de suas prprias convices, pois a ele ter de organizar o texto sua maneira. Frases, vrgulas e at palavras difceis tornam-se instrumentos de expresso de uma reflexo interior. Alm de fugir das frmulas, quem escreve assim est automaticamente organizando melhor suas idias. E est produzindo uma redao original. i) O bom texto aquele capaz de gerar algum tipo de reflexo em quem o l. Uma redao tem de ter o poder de despertar alguma impresso no leitor, mesmo que seja de discordncia, de forma que fique evidente que, por trs do texto, h uma pessoa capaz de construir criticamente seu ponto de vista de forma autnoma, competente e organizada.

You might also like