You are on page 1of 2

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep) tem o objetivo de promover estudos, pesquisas e avaliaes sobre

o Sistema Educacional Brasileiro, alm de produzir informaes claras e confiveis aos gestores, pesquisadores, educadores e pblico em geral. Dentre informaes educacionais importantes, produzem diversas dicas fundamentais para estudantes. Que tal aprender quais so os tipos de redao? Para se produzir uma boa redao, no existem frmulas mgicas ou tcnicas especiais. Tudo aquilo de que voc necessita seguir algumas regras essenciais, lembrar dos pontos estruturais (comeo, meio e fim) e fazer o trabalho de distribuio das idias de maneira correta em cada perodo do texto. Como voc j deve saber, existem trs estilos de textos: dissertativo, narrativo e descritivo.

Dissertao
Texto que se caracteriza pela defesa de uma idia, ponto de vista ou questionamento, para abordar um determinado assunto. Em geral, este tipo de produo textual costuma distribuir o seu contedo da seguinte maneira. Introduo ponto em que se apresentam as idias que sero defendidas ao longo do texto. Desenvolvimento momento em que se desenvolvem as idias anteriormente apresentadas, de modo a convencer o leitor por intermdio de argumentos slidos e dados concretos. Concluso a parte em que se elabora um desfecho coerente do desenvolvimento com base nos argumentos apresentados. Neste tipo de construo, permitido ao autor acrescentar julgamentos ou opinies para defender sua idia, desde que se transmitam credibilidade e consistncia, sem abandonar o formato de discurso persuasivo.

Narrao
Caracteriza-se pela representao de fatos reais ou fictcios, envolvendo personagens e fatos que ocorrem num determinado tempo e espao. A narrao de fatos reais muito comum em livros cientficos, jornais, livros de Histria e outros. Por sua vez, a narrao de fatos fictcios no tem compromisso com a realidade e permite inventar e criar fatos de acordo com a imaginao de quem relata. Todo texto narrativo existe na medida em que h uma ao praticada por personagens e conta com dois elementos principais tempo e lugar. O narrador pode estar ou no embutido dentro dos acontecimentos e sofrer aes e intromisses de outros personagens de acordo com o contexto em que se passa a

historia. Os verbos neste tipo de texto so usados em primelra pessoa para personagens e em terceira pessoa quando um observador esta contando algum fato.

Descrio
O termo descrever significa representar, por meio de palavras, as caractersticas de um objeto, uma idia ou um sentimento. Um texto descritivo tem como objetivo transmitir informaes sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito. Os pontos de vista existentes em uma descrio podem ser exibidos de duas maneiras: objetiva ou subjetiva. A forma objetiva e aquela que apresenta um objeto e indica suas caracteristicas principais de maneira precisa, cuidando para que as palavras no permitam mais de uma interpretao. J a forma subjetiva acontece quando se trabalha com a linguagem para selecionar palavras ricas de sentido e o emprego de construes livres que permitem mais de uma interpretao do leitor.

You might also like