You are on page 1of 29

Secretaria de Estado da Sade

DIRETRIZES PARA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR

Florianpolis - 2004
1

Secretaria de Estado da Sade

DIRETRIZES PARA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR

FLORIANPOLIS - 2004

Esta publicao destina-se a estabelecer diretrizes para oferecer o Servio de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) aos pacientes portadores de doena pulmonar obstrutiva ou restritiva crnica, dependentes dessa terapia. Apresenta-se como instrumento de orientao e normatizao das polticas, propondo critrios clnicos e administrativos, a fim de operacionalizar o atendimento em ODP no Estado, e dando informaes aos profissionais de sade e gestores sobre os procedimentos para a concesso desse servio e monitoramento do paciente em tratamento. TIRAGEM: 1 EDIO 2004 1.300 EXEMPLARES. DISTRIBUIO E INFORMAES: Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Sade Diretoria de Aes de Sade Gerncia de Programas Assistenciais Servio de Oxigenoterapia Domiciliar Rua: Esteves Jnior, 390 Centro Florianpolis SC CEP: 88015-530 Telefone: (48) 212-1658 E-mail: oxigenoterapia@saude.sc.gov.br Disponvel em: http://www.saude.sc.gov.br/oxigenoterapia

ELABORAO
Maria Terezinha Zeferino Andrelize Santana da Silva

COLABORADORES
Eliete Ramos Melego Eline Ruth Donald Spricigo Fernanda Oliveira do Valle Gilberto Ramos Sandin Heda Mara Schmidt Katherine Beck Guerra Machado Lizeti Comitti Roberto Eduardo Hess de Souza Silvia Giongo

Ficha Catalogrfica
616.24 Z43d Zeferino, Maria Terezinha Diretrizes para oxigenoterapia domiciliar. / Maria Terezinha Zeferino. So Paulo: Segmento Farma Editores, 2004. 52 p. : Ilustr., color ISBN 85-98353-22-1 1. Oxigenoterapia domiciliar. 2. DPOC. I. Silva, Andrelize Santana. II. Ttulo.

Tcnicos das 29 Gerncias Regionais de Sade de Santa Catarina, participantes do encontro de Atualizao em Oxigenoterapia Domiciliar, realizado em 4 e 5 de novembro de 2004.

Publicao financiada com recursos do Ministrio da Sade Projeto REFORSUS CV 107/2001 Projeto: Implementao e Implantao do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar nos Municpios Sede e Regionais de Sade. Componente II, do Projeto REFORSUS: Disseminao de Experincias Inovadoras no SUS. Ministrio da Sade.

PREFCIO
A hipoxemia crnica ocorre em uma variedade de doenas cardacas e respiratrias, sendo a doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) responsvel pelo maior nmero de pacientes nessa condio. A oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) melhora a sobrevida dos pacientes com insuficincia respiratria crnica, embora o mecanismo fisiopatolgico preciso ainda no est totalmente esclarecido. sabido que a ODP reverte a policitemia e melhora a hipertenso arterial pulmonar, a funo cardaca ventricular direita e esquerda e a tolerncia aos exerccios. A correo da hipoxemia arterial reduz a dispnia, melhora o funcionamento cerebral e conseqentemente esses pacientes apresentam uma melhora na qualidade de vida. Outro benefcio da ODP a diminuio das complicaes decorrentes das exacerbaes agudas da doena de base e a diminuio do nmero de internaes hospitalares. A ODP uma modalidade de tratamento de custo elevado, devendo a indicao clnica ser precisa e cumprir os critrios estabelecidos pelas sociedades cientficas de pneumologia. Nestas diretrizes usamos os critrios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (2004). A Secretaria de Estado da Sade assumiu a responsabilidade de estabelecer as diretrizes de ODP com objetivo de facilitar o acesso deste tratamento a todos os pacientes que necessitem dele e ao gestor pblico municipal, por meio de suas Gerncias Regionais de Sade (GERSA), a fim de oferecer orientao e concesso deste tipo de tratamento populao catarinense assistida pelo Sistema nico de Sade (SUS), respeitando os princpios da universalidade, integralidade e eqidade e as diretrizes administrativas de hierarquizao, descentralizao e regionalizao da assistncia.

Roberto Eduardo Hess de Souza


Mdico Pneumologista Diretor de Aes de Sade da SES

SUMRIO

1 1.1 1.2 1.2.1 1.2.2 1.3 1.4 1.5 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3 4 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

INTRODUO Justificativa Objetivos Objetivo geral Objetivos especficos Populao-alvo Recursos financeiros Resultados esperados CRITRIOS PARA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR Critrios clnicos para a indicao da ODP Critrios para a prescrio da ODP Critrios e procedimentos administrativos para solicitao da ODP Critrios e procedimentos para renovao do processo da ODP Critrios de excluso do usurio do servio de ODP FLUXOGRAMA DO SOD ATRIBUIES Secretaria de Estado da Sade (SES) Gerncia Regional de Sade (GERSA) Secretaria Municipal de Sade (SMS) Empresa fornecedora do servio de oxigenoterapia domiciliar Usurio do SOD/Responsvel/Cuidador REFERNCIAS GLOSSRIO APNDICES APNDICE A Fontes de Oxignio APNDICE B Termo de Responsabilidade da SMS APNDICE C Ficha de Solicitao do Mdico APNDICE D Ficha de Cadastro do Paciente APNDICE E Ficha de Avaliao Clnica do Paciente APNDICE F Boletim de Movimentao Mensal do SOD APNDICE G Roteiro para Relatrio de Instalao dos Equipamentos de Oxigenoterapia (PSF) APNDICE H Relatrio de Visita Domiciliar Mensal (PSF)

09 11 13 13 14 14 15 15 17 17 18 18 19 20 21 23 23 24 24 25 26 29 31 33 33 35 37 39 43 45 47 49

1 INTRODUO
A sade um direito de todos e dever do Estado. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada que constitui um Sistema nico de Sade (SUS), descentralizado, com atendimento integral e participao da comunidade, deflagrando na dcada de 90 possibilidades alternativas de ateno sade. Dentro das diretrizes do SUS, a Secretaria de Estado da Sade implantou o Servio de Oxigenoterapia Domiciliar, que uma assistncia prestada pela SES, por meio da contratao de empresa terceirizada, para o fornecimento do servio no domiclio do paciente dependente de oxignio. Essa ao iniciou por meio da Diretoria de Assuntos Ambulatoriais (DIAM) em 1991, normatizada pela Portaria n0 001/91, Programa Ajuda Supletiva, e em 1992 foi publicada a Portaria n0 001/92, Programa de Assistncia Domiciliar, que abriam uma porta de entrada para os pacientes com indicao de uso de oxignio no domiclio. Conforme Melego et al. (2001), at 1995 havia trs portas de entrada para fornecimento de oxignio no domiclio: Hospitais da rede situados em Florianpolis, para pacientes internados e residentes na Grande Florianpolis, com o custo assumido pelos hospitais; Programa de Assistncia Domiciliar situado na Policlnica de Referncia Regional (PRR) do SUS, para assistir os pacientes atendidos na rede ambulatorial e com residncia nos municpios de abrangncia da 18a Regional de Sade (Grande Florianpolis), custeado pelo oramento da PRR; DIAM, por meio da Gerncia de Assistncia Rede Bsica (GERBA), a quem coube atender os pacientes oriundos dos demais municpios do Estado com oramento de material de consumo. Considerando que as portas de entrada eram fragmentadas e independentes na concesso do benefcio e que a SES executava o pagamento de todas, coube DIAM/GERBA a tarefa de unificar o cadastro dos pacientes e assumir o controle do atendimento.
9

Em 1996 a GERBA iniciou o processo de informatizao do servio, criando um sistema (software) voltado para o controle administrativo dos pacientes, sendo consolidado em 1997. Na medida em que um maior nmero de pacientes e de municpios foram sendo cadastrados, o servio necessitou que as Secretarias Municipais de Sade se comprometessem com a assistncia e o controle do consumo de oxignio de seus pacientes, envolvendo ento as 18 Regionais de Sade no processo. Em 1999 buscou-se uma possibilidade de reestruturao do servio, almejando: descentralizar aes para as regionais e municpios, estabelecer critrios clnicos norteadores das concesses do benefcio e prestar um atendimento de qualidade. No incio do ano 2000, estabeleceu-se parceria com a equipe do Ambulatrio de Pneumologia do Hospital Nereu Ramos, contribuio necessria para consolidar a poltica do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar da SES. Em dezembro de 2000 surgiu a oportunidade de consolidar a poltica de oxigenoterapia no Estado por meio da apresentao de projeto ao Ministrio da Sade: Implementao e Implantao do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar nos Municpios Sede e Regionais de Sade, no mbito do componente II, do projeto REFORSUS: Disseminao de Experincias Inovadoras no SUS, o qual foi contemplado e aprovado em maio de 2001, pois Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a possuir o servio com abrangncia estadual, sendo pioneiro no Pas. Com a implantao do projeto foi possvel realizar a elaborao da verso preliminar do Manual de Polticas do Servio, o treinamento dos tcnicos das 18 Regionais de Sade, a superviso s Regionais de Sade e a elaborao de um software de controle do servio. Em janeiro de 2004 deu-se incio a uma nova etapa no Servio de Oxigenoterapia Domiciliar. O Estado de Santa Catarina sofreu uma reestruturao poltica, descentralizando seu governo para 29 Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDR). Para tanto, houve uma reorganizao do servio a fim de atender a nova estrutura. Foi identificado um tcnico responsvel pelo Servio em cada GERSA e nos municpios, possibilitando a
10

implantao da nova poltica e implementao do servio. A partir da, foi organizada a equipe e criado um protocolo de trabalho, efetivando essa nova poltica com determinao de um fluxograma do servio, com prazos pr-estabelecidos, o que possibilitou a agilidade e eficincia no processo. Hoje, o servio encontra-se estruturado e conta com um software de monitoramento, gerando diversos relatrios, inclusive epidemiolgicos, com um Guia de Orientao ao Usurio e com as Diretrizes para a Oxigenoterapia Domiciliar, alm de estar disponvel na Internet no site da SES/SC, possibilitando, dessa forma, a prestao de um servio transparente e com qualidade.

1.1 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que o oxignio foi descoberto h mais de 200 anos e que de vital importncia para o ser humano. O seu uso como forma de tratamento mdico em hospitais iniciou por volta de 1922, e na dcada de 50 j se prescrevia pequenos cilindros de oxignio sob presso para serem utilizados durante deambulao em portadores de DPOC grave (MACHADO, 2001). Os argumentos cientficos para o uso da oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) em pacientes portadores de hipoxemia crnica severa esto baseados em dois trabalhos clssicos: o americano Nocturnal Oxygen Therapy Trial (NOTT) e o britnico Medical Research Council (MRC), publicados no incio dos anos 80, os quais mostraram que a oxigenoterapia melhora a qualidade e prolonga a vida dos portadores de DPOC com hipoxemia grave (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA, 2000). A oxigenoterapia consiste num tratamento em que a presso parcial do oxignio no sangue arterial aumentada por meio de uma maior concentrao de oxignio no ar inspirado. A oxigenoterapia uma teraputica eficaz para os doentes com insuficincia respiratria. O seu objetivo manter os nveis de oxigenao adequados para evitar a hipoxemia (baixa da concentrao de
11

oxignio no sangue). Esse tratamento demonstrou, em vrios estudos efetuados, diminuir a hipertenso arterial, aumentar a tolerncia de esforo e reduzir o nmero de hospitalizaes, melhorando dessa forma a qualidade de vida dos doentes respiratrios. Santa Catarina possui 293 municpios e conta com uma populao de 5.686.503 habitantes; desses, 454.621 tm mais de 60 anos de idade. No ano de 2003, segundo dados da SES/SC, doenas do aparelho respiratrio (15,1%) foram a terceira causa de morte para as pessoas com mais de 60 anos, perdendo s para as doenas do aparelho circulatrio (42,6%) e as neoplasias (20,1%). O maior ndice de internao hospitalar nessa mesma faixa etria teve como causa as patologias do aparelho circulatrio, com 31,3%, seguidas das patologias do aparelho respiratrio, com 23,7% (SANTA CATARINA, 2004). No ano de 2003, de acordo com dados do sistema de controle interno do SOD, houve em mdia 272 pacientes/ms atendidos; destes, 80,4% com a idade maior ou igual a 60 anos, 57% do sexo masculino e 43% do sexo feminino, em sua grande maioria (78%) com diagnstico de doena pulmonar obstrutiva crnica e o restante com outras patologias, sendo que o tempo de permanncia dos pacientes recebendo oxigenoterapia dura em mdia 24 meses. O Servio de Oxigenoterapia Domiciliar (SOD) de Santa Catarina conta com 350 vagas para pacientes receberem o servio no domiclio. Atualmente, esto cadastrados em mdia 300 pacientes/ms recebendo o tratamento. As aes gerenciais (tcnicas/administrativas) esto na Gerncia de Programas Assistenciais (GERPA) da Diretoria de Aes de Sade (DISA), sendo que as aes de monitoramento in loco do paciente esto a cargo do Programa de Sade da Famlia (PSF) e do Programa de Agentes Comunitrios (PACS) de cada municpio. H ainda um responsvel pelo servio nas respectivas Secretarias Municipais de Sade (SMS) e um tcnico na GERSA responsvel pelo monitoramento das aes nos municpios de sua abrangncia. A Secretaria de Estado da Sade de Santa Catarina vem implementando um modelo de ateno sade que visa implementar as diretrizes do SUS e manter o atendimento do cidado no seu municpio ou regio de origem, evitando seu deslocamento para outros centros.

Na organizao da ateno bsica, porta de entrada do sistema de sade, o Estado vem adotando como estratgia a implementao do PSF e PACS, com aes direcionadas para a promoo, preveno e recuperao da sade das famlias nos locais de residncia. As aes so executadas na unidade bsica ou no domiclio do usurio pelos profissionais (mdicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitrios de sade) que compem as equipes de Sade da Famlia, buscando sempre manter a integralidade e continuidade da ateno (SANTA CATARINA, 2004a). Desta forma, justifica-se a consolidao do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar, realizado em parceria com o PSF/PACS, com o objetivo de prestar atendimento no domiclio do paciente portador de doenas pulmonares obstrutivas e restritivas crnicas, principalmente DPOC, pois um paciente dependente de oxigenoterapia prolongada. Assim possibilita-se diminuir o nmero de internaes hospitalares, melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuir os custos da assistncia para o Sistema nico de Sade (SUS), alm de manter o paciente no seu domiclio junto dos seus familiares, fazendo com que o cidado permanea em seu municpio de residncia.

1.2 OBJETIVOS 1.2.1 OBJETIVO GERAL


Esta publicao tem como objetivo estabelecer a poltica para oferecer o Servio de Oxigenoterapia Domiciliar aos pacientes portadores de doena pulmonar obstrutiva ou restritiva crnica, dependentes dessa terapia, na qual uma rotina estabelecida com a convivncia e a participao da famlia. Pretende-se, dessa forma, consolidar o servio no Estado de Santa Catarina.

12

13

1.2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS


Orientar os procedimentos na concesso do servio; Definir os critrios clnicos; Definir os critrios administrativos; Definir as atribuies tcnico-administrativas nos nveis de servio; Definir as atribuies do usurio do servio; Articular com as equipes de PACS/PSF o monitoramento das aes; Consolidar a poltica para o servio no Estado; Subsidiar o Ministrio da Sade para a criao do cdigo SIA/SUS para o financiamento do respectivo tratamento.

1.4 RECURSOS FINANCEIROS


As despesas do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar sero pagas pelo Fundo Estadual de Sade/Secretaria de Estado da Sade (fonte 40) de acordo com o estabelecido na programao oramentria e no contrato com a empresa licitada.

1.5 RESULTADOS ESPERADOS


Com a consolidao do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar espera-se: Reduzir o tempo de internao hospitalar dos pacientes que esto recebendo este tratamento;

1.3 POPULAO-ALVO
So os portadores de enfermidades respiratrias que residem no Estado de Santa Catarina e que, mediante avaliao mdica, esto indicados para o tratamento de oxigenoterapia no domiclio. Esse tratamento voltado aos portadores de diversas enfermidades respiratrias, tais como: doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC: enfisema pulmonar bronquite crnica), fibrose pulmonar, doenas congnitas que provocam hipoxemia, deformidades torcicas graves, bronquiectasias, fibrose cstica, seqelas de tuberculose e doenas de circulao pulmonar.

Evitar reinternao deles; Diminuir o risco de infeco hospitalar para estes pacientes; Reduzir o custo da assistncia para todo o sistema de sade. Espera-se ainda que, com esta publicao e com os resultados obtidos com os pacientes que esto em uso da oxigenoterapia domiciliar prolongada, possa-se subsidiar o Ministrio da Sade para que gere o Cdigo SIA/SUS para o financiamento do respectivo tratamento.

14

15

2 CRITRIOS PARA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR 2.1 CRITRIOS CLNICOS PARA A INDICAO DA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA
A indicao de oxigenoterapia baseia-se em dados gasomtricos e clnicos. A medida da SaO2 por oxmetro de pulso orientadora da hipoxemia, porm no vlida quando isolada para a prescrio da oxigenoterapia domiciliar prolongada. necessria a gasometria arterial para documentao precisa do grau de hipoxemia e ela deve ser realizada enquanto a doena est estvel, sem o uso de oxignio e com o paciente em repouso. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (2004), constitui indicao para prescrio de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) a baixos fluxos os seguintes achados laboratoriais e de exame fsico: a) Oxigenoterapia contnua por longo tempo: 1. PaO2 55 mmHg ou SaO2 88% em repouso; 2. PaO2 entre 56 e 59 mmHg ou SaO2 = 89% associado a: Edema por insuficincia cardaca; Evidncia de cor pulmonale; Hematcrito 56%. b) Oxignio durante o exerccio: PaO2 55 mmHg ou SaO2 88% documentada durante o exerccio.

16

17

c) Oxigenoterapia noturna: 1. PaO2 55 mmHg ou SaO2 88% documentada durante o sono; 2. Queda da SaO2 5% com sinais e sintomas de hipoxemia (definidos como embotamento do processo cognitivo, fadiga ou insnia).

condies mnimas para a prestao do servio, possibilitando a manuteno das fontes de oxignio. Jardim et al. (2001) descreve os tipos de fonte existentes (APNDICE A); b) Ofcio da Secretaria Municipal de Sade Secretaria de Estado da Sade solicitando o servio via SDR; c) Termo de compromisso assinado pelo Secretrio Municipal de Sade (APNDICE B);

2.2 CRITRIOS PARA A PRESCRIO DA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA


a) Ser portador de doena pulmonar e dependente de oxignio; b) Documentao da necessidade de oxignio (verificao de hipoxemia contnua); c) Realizao da prescrio que inclua: 1. Diagnstico e o Cdigo Internacional de Doenas (CID 10); 2. Os resultados da gasometria arterial ou outro exame especfico; 3. Fluxo de oxignio e nmero de horas por dia a ser usado. Obs.: Nos pacientes que preencham os requisitos necessrios para oxigenoterapia contnua, aps uma internao por exarcebao, uma nova avaliao da indicao dever ser realizada aps 60 a 90 dias, visto que eles podem apresentar hipoxemia significativa prolongada, mas transitria.

d) Ficha de solicitao do mdico contendo: identificao do paciente, especificao do diagnstico e o cdigo internacional de doenas (CID 10), quantidade a ser utilizada diariamente (x litros/minuto e x horas/dia), data e identificao do mdico/especialista (carimbo legvel com nome, especialidade, CRM e assinatura) modelo padro da SES/SC (APNDICE C); e) Exame de gasometria arterial original, legvel, contendo: identificao do paciente, data, identificao e assinatura do responsvel pela realizao do exame. Para a realizao desse exame, deve-se obedecer o seguinte critrio: coletar sangue arterial do paciente em repouso sem o uso de oxignio por no mnimo 20 (vinte) minutos; f) Ficha de cadastro do paciente preenchida e assinada pelo tcnico responsvel e assinada pelo paciente ou responsvel (APNDICE D); g) Documento de identidade e CPF, cpias legveis e sem rasuras (frente e verso); h) Cpia do comprovante de residncia e de renda.

2.3 CRITRIOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA SOLICITAO DA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA (PROCESSO)
a) Visita domiciliar para verificao in loco se a moradia compatvel com as
18

2.4 CRITRIOS E PROCEDIMENTOS PARA RENOVAO DO PROCESSO DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA


O usurio dever fazer reavaliao mdica para renovao do processo de acordo com a data que consta no Guia de Orientao do Usurio.
19

A reavaliao imprescindvel para que o tratamento seja de acordo com a necessidade do usurio. Documentao necessria: Exame de gasometria arterial recente, sem o uso de oxignio; Ficha de solicitao do mdico (APNDICE C); Ficha de cadastro (APNDICE D), para atualizao dos dados cadastrais.

3 FLUXOGRAMA DO SOD

PACIENTE

SMS PACIENTE

2.5 CRITRIOS DE EXCLUSO DO USURIO DO SERVIO DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA


Cabe salientar que os critrios de excluso so independentes entre si, portanto a presena de qualquer um deles gera motivo para excluir o paciente do servio. a) Condies de moradia e outros indicadores socioeconmicos e culturais incompatveis com as necessidades mnimas do servio, tais como impossibilidade de manter uma fonte de oxignio na habitao ou falta de condies mnimas para os cuidados na manuteno do equipamento disponibilizado; b) Pacientes que no possuem um responsvel (cuidador) para dispensar os cuidados mnimos necessrios; c) Melhora gasomtrica significativa de modo a colocar o usurio fora dos critrios de incluso (alta); d) Manuteno do hbito tabgico; e) No-uso ou o uso inadequado do equipamento, causando danos tanto ao usurio quanto ao patrimnio; f) Impossibilidade, por qualquer motivo, de aderir ao tratamento de acordo com a prescrio mdica.
20

GERSA/SDR SMS SOD (AVALIAO) GERSA/SDR

INDEFERIDO

DEFERIDO

GAS

GERSA/SDR

EMPRESA

SMS

PACIENTE

PACIENTE

21

4 ATRIBUIES

4.1 SECRETARIA DE ESTADO DA SADE (SES)


a) Normatizar as aes do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar com base nas diretrizes gerais do SUS vigente; b) Programar os recursos financeiros para a aquisio dos servios de oxigenoterapia domiciliar; c) Licitar e contratar empresa prestadora do servio; d) Planejar, coordenar, implantar e supervisionar as aes realizadas em nvel regional e municipal nas aes pertinentes ao servio; e) Estabelecer e manter equipe mnima (mdico, enfermeiro, auxiliar administrativo) para execuo das atividades administrativas e tcnicas; f) Analisar/avaliar (APNDICE E) processos de solicitaes de oxigenoterapia provenientes da GERSA para a concesso do servio; g) Emitir a Guia de Autorizao do Servio (GAS); h) Monitorar o tratamento do usurio; i) Avaliar as renovaes do processo do usurio para a manuteno do servio; j) Suspender o atendimento quando no forem respeitados os critrios clnicos e administrativos pelo usurio e SMS; k) Aprimorar sistematicamente as condutas desse servio, tanto clinicamente quanto administrativamente, visando adequar recursos disponveis e qualidade/eficcia no tratamento.

22

23

4.2 GERNCIA REGIONAL DE SADE (GERSA)


a) Analisar/triar os processos provenientes de seus municpios de abrangncia, observando os critrios para inscrio, e encaminhar SOD/SES; b) Receber a autorizao da SOD/SES com a inscrio do paciente e comunicar Secretaria Municipal de Sade; c) Coordenar, supervisionar e monitorar as aes do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar junto aos municpios da sua rea de abrangncia; d) Solicitar/receber os relatrios mensais pertinentes ao Servio, proceder a anlise, tomar providncias cabveis e encaminhar SOD/SES de acordo com o fluxo estabelecido; e) Preencher e enviar o Boletim de Movimentao Mensal do SOD (APNDICE F).

4.4 EMPRESA FORNECEDORA OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR

DO

SERVIO

DE

Em conformidade com as prerrogativas do contrato de prestao de servio

a) Instalar no domiclio do paciente os equipamentos autorizados pela SES, conforme Guia de Autorizao de Servio (GAS), adotando todas as medidas de segurana pertinentes a cada tipo de fonte de oxignio e em conformidade com o estabelecido em contrato; b) Instalar os equipamentos de oxigenoterapia, a partir da emisso da GAS, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, de acordo com o estabelecido em contrato;

4.3 SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE (SMS)


a) Atender aos critrios tcnicos e administrativos constantes nas Diretrizes; b) Responsabilizar-se, via termo de compromisso, pelo servio; c) Acompanhar, no domiclio, o paciente, quando da instalao dos equipamentos pela empresa fornecedora, com emisso de relatrio especfico (APNDICE G), e envi-lo GERSA; d) Acompanhar o tratamento do paciente por meio de visitas domiciliares da equipe do PACS/PSF, emitir relatrio mensal conforme roteiro (APNDICE H) e enviar GERSA; e) Comunicar imediatamente GERSA qualquer irregularidade/intercorrncia com relao ao atendimento/servio e situao do paciente.

c) Manter consecutivamente a entrega/manuteno, no domiclio do paciente, da fonte de oxignio e dos equipamentos necessrios manuteno do servio com qualidade; d) Dispor de um tcnico capacitado para explicar ao paciente/familiar/cuidador, bem como ao tcnico do PACS/PSF, o funcionamento e o uso dos equipamentos e os cuidados/autocuidados do paciente; e) Supervisionar, mensalmente, as condies do equipamento e do uso adequado dele, com emisso de relatrio especfico SOD/SES; f) Garantir a manuteno dos equipamentos 24 horas/dia; g) Emitir nota fiscal de acordo com o estabelecido em contrato; h) Atender o chamado (intercorrncias) do paciente sempre que necessrio.

24

25

4.5 USURIO DO SOD/RESPONSVEL/CUIDADOR

Guia do Usurio a) No fumar; b) Manter a higiene da casa e dos equipamentos usados na oxigenoterapia; c) Usar a quantidade de oxignio conforme prescrio mdica que consta no Guia do Usurio de Oxigenoterapia Domiciliar; d) Comunicar Secretaria Municipal de Sade qualquer intercorrncia como: alta, mudana de endereo, bito etc.; e) Comunicar a mudana de endereo com antecedncia SMS, pois a fonte de oxignio (concentrador ou cilindro) somente poder ser transportada fora do domiclio com a autorizao da Secretaria de Estado da Sade de Santa Catarina e o acompanhamento da empresa fornecedora de oxignio; f) Solicitar um cilindro de oxignio Secretaria Municipal de Sade do seu municpio ou adquiri-lo por conta prpria para o deslocamento do paciente, por qualquer motivo, seja ele mdico, profissional ou mesmo para passeio; g) Comunicar empresa fornecedora de oxignio problemas com o concentrador ou qualquer equipamento da oxigenoterapia; h) Solicitar o abastecimento do cilindro de reserva (back-up) sempre que necessrio; i) Consultar sempre o mdico para acompanhar o tratamento; j) Manter esquema anual de vacina contra gripe e contra pneumonia; k) Renovar o processo de oxigenoterapia conforme data constante no guia.

26

27

REFERNCIAS
JARDIM, J. R. et al. O que oxigenoterapia domiciliar? So Paulo: UNIFESP, 2001. MACHADO, M. C. L. de O. Oxigenoterapia domiciliar. So Paulo: UNIFESP, 2001. MELEGO, E. R. et al. Manual da poltica de oxigenoterapia domiciliar. Florianpolis: Secretaria de Estado da Sade, 2001. (verso preliminar). SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Sade. Caderno de informao de sade: perfil do idoso. Disponvel em:
http://200.19.222.7/inf_saude/caderno/idosos/XLS/estado/SC_santa_catarina_idosos_estado.xls

Acesso em: 7 out. 2004. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Sade. Modelo de ateno sade. Disponvel em:
http://www.saude.sc.gov.br/geral/planos/planoestadual/caracteristicadomodelo.pdf

Acesso em: 7 out. 2004a. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP). So Paulo: J. Pneumologia, v. 26 n. 6 p. 341 350, 2000. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Consenso Brasileiro de Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC), 1., 2000. Disponvel em: <http://www.sbpt.org.br>. Acesso em: 10 ago. 2004.

28

29

GLOSSRIO

Cor pulmonale: aumento do ventrculo direito (hipertrofia e/ou dilatao) secundrio a uma alterao patologia pulmonar. Hipoxemia: baixa do teor de oxignio do sangue representada por um valor da PaO2 abaixo de 60 mmHg medido na gasometria arterial. Hipercapnia: excesso de dixido de carbono no sangue representado por um valor da PaCO2 acima de 50 mmHg medido na gasometria arterial. Oximetria de pulso: valor aproximado da saturao funcional de oxignio de hemoglobina arterial medida por meio da passagem de duas ondas de luz de baixa intensidade, uma vermelha e outra infravermelha, atravs do tecido corporal para um fotodetector. A anlise desse sinal fornece os valores da saturao de oxignio. PaO2: presso parcial de oxignio medida no sangue arterial. PaCO2: presso parcial do dixido de carbono medida no sangue arterial. SaO2: saturao de oxignio da hemoglobina no sangue arterial medida por meio de gasometria arterial ou oximetria de pulso.

30

31

APNDICES
APNDICE A Fontes de Oxignio

TIPOS CILINDRO DE OXIGNIO

VANTAGENS armazenado por longo tempo sem perdas; Existem pequenos cilindros para locomoo.

DESVANTAGENS Tem custo varivel, conforme a necessidade de cilindros que o paciente precisar; pesado e grande e no pode sofrer quedas. Tem custo varivel, conforme a quantidade de recargas mensais da matriz; Necessita de recargas freqentes.

OXIGNIO LQUIDO PORTTIL

Permite a locomoo com o uso de refil porttil; Fornece fluxo de at 6 litros/min de O2 gasoso.

CONCENTRADOR DE OXIGNIO

Tem custo menor e fixo; Volume de oxignio ilimitado; de fcil manuseio.

Fluxo mximo limitado a 5 litros/min; Necessita energia eltrica para funcionar; H necessidade de um cilindro de O2 gasoso na falta de energia eltrica.

32

33

APNDICE B Termo de Responsabilidade da Secretaria Municipal de Sade


TERMO DE RESPONSABILIDADE Eu,............................................................................................................................................., CPF..........................................................................................., Secretrio Municipal de Sade de................................................................................, comprometo-me a cumprir e fazer cumprir as exigncias da Secretaria de Estado da Sade no referente fornecimento de oxignio medicinal para pacientes com indicao do tratamento de oxigenoterapia domiciliar, residentes na jurisdio deste municpio, cadastrados no Servio de Oxigenoterapia Domiciliar da Secretaria de Estado da Sade. Responsabilidades da Secretaria Municipal de Sade: 1) Indicar um tcnico responsvel pelo Servio de Oxigenoterapia Domiciliar no municpio; 2) Montar o processo de solicitao de acordo com os Critrios do Servio; 3) Acompanhar a instalao dos equipamentos de oxigenoterapia em conjunto com a empresa prestadora do servio no domiclio do paciente e enviar o relatrio de instalao para a SES; 4) Assistir, acompanhar e orientar o paciente em domiclio, por meio das equipes do PACS/ PSF, e providenciar/atender solicitaes pertinentes manuteno do servio; 5) Enviar mensalmente relatrio de acompanhamento/visitas domiciliares para a SES; 6) Controlar o tratamento/consumo autorizado pela SES; 7) Garantir a manuteno/otimizao do tratamento com avaliaes mdicas sistemticas e realizao do exame de gasometria arterial; 8) Garantir reavaliao mdica para renovao do processo conforme data especificada na Guia de Autorizao de Servio (GAS); 9) Notificar qualquer alterao referente ao paciente (alta, bito, endereo etc.) ao Servio de Oxigenoterapia Domiciliar; 10) Garantir a continuidade do servio no municpio. Caso haja a sada do tcnico responsvel, indicar imediatamente outro para ser capacitado e assumir o trabalho, repassando a rotina e comunicando SES. O NO-CUMPRIMENTO DOS ITENS ACIMA IMPLICAR NA PERDA DO SERVIO PARA O PACIENTE. CIENTE DAS EXIGNCIAS CITADAS, LEIO E ASSINO. _________________________________________________ , _____/_____/______ LOCAL DATA ____________________________________________________
ASSINATURA DO SECRETRIO MUNICIPAL DE SADE.

34

35

APNDICE C Ficha de Solicitao do Mdico Dados do Paciente:


Nome: ____________________________________________________________________ Municpio (SC): _____________________________________________________________ Patologia pulmonar: _________________________________________ CID10: __________ _________________________________________ CID10: __________ Patologias associadas: _______________________________________ CID10:__________ ________________________________________ CID10:__________ ________________________________________ CID10:__________ Paciente hospitalizado: [ ] No [ ] Sim. Hospital: _________________________________________

Avaliao do Perfil de Oxigenao do Paciente:


1 - Gasometria arterial (paciente estvel, sem uso de oxignio e em repouso). Data da realizao: __/__/__ pH = _____ pCO2 = ____ pO2 = ____ Sat.O2 = ____ % BIC = _____ BE = _____ 2 - Outro (necessita avaliao por especialista ou exame especfico) ___________________________________________________________________________

Dados da Solicitao:
Fluxo de O2: ________ l/min ( 3 litros por minuto necessita de titulao com gasometria arterial) Tempo de uso dirio: [ ] _____________ h/dia (18 - 24 horas/dia) [ ] noturno (necessita de comprovao especfica) [ ] durante exerccio (necessita de comprovao especfica)

Dados do Mdico Solicitante:


Nome: ____________________________________________________ CRM/SC: ________ Endereo p/ correspondncia: __________________________________________________ _________________________________________________________________N0 _______ Bairro: ______________________ Cidade: _______________________ CEP:________-___ E-mail: ________________________________________________Fones:_______________ Especialidade: [ ] pneumologia [ ] outra. Qual? ______________________________________________ Observaes: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _____ / _____ / _____ Data
36

__________________________________ Carimbo assinatura do mdico


37

APNDICE D Ficha de Cadastro do Paciente 1. Identificao do Paciente


Nome: _____________________________________________________________________ CPF: _____________________ Doc. Identidade: _____________ rgo Exp.: _____UF: __ Data de Nascimento:____ /____/_____ Sexo: ________ Estado Civil: __________________ Endereo (Rua, N0, Bairro, Complementos): _______________________________________ ___________________________________________________________________________ Ponto de Referncia: _________________________________________________________ Telefones para contato: ( ) ___________________________________________________ CEP: _________-_____ Municpio: _____________________________ GERSA: _________

2 - Identificao do Responsvel
Nome: _____________________________________________________________________ CPF: _____________________ Doc. Identidade: __________ rgo Exp.: ______ UF: ____ Grau de Parentesco com o Paciente:_______________ Telefone: ( ) __________________

3 - Composio Familiar (paciente e os que residem com ele)


NOME IDADE PARENTESCO ALFABETIZADO (S/N) FUMANTE (S/N)

RENDA PER CAPITA:

38

39

4 - Situao de Sade do Paciente


Paciente hospitalizado: ( ) No ( ) Sim. Hospital: ______________________________ No do Carto do SUS: ________________________________________________________ Unidade de Sade (PACS/PSF) Telefone: ( ) __________________________________ Nome do tcnico responsvel: _________________________________________________ Consulta por: Convnio ( ) Particular ( ) SUS ( ) Fumante ( ) Quanto tempo: ___________________________ No-fumante ( ): - Nunca fumou ( ) - Fumou por quanto tempo: ____________________________ - Parou h quanto tempo: _____________________________ Mdia de cigarros por dia: ____________________________________________________ Atividades profissionais exercidas (especificar): ___________________________________ Nome do mdico que acompanha o tratamento:____________________________________ No CRM:__________ Telefone: ____- __________ e-mail: __________________________ Municpio: _________________________________________________________________

5 - Condies da Residncia do Paciente


Rede de gua: Pblica ( ) Poo ( ) Outra ( ) Especificar: ________________ Rede eltrica: Sim ( ) No ( ) Pblica ( ) Cooperativa ( ) Vizinho ( ) Outra ( ) Especificar: ______________

6 - Parecer da Situao _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________


Eu, abaixo assinado(a), assumo a veracidade das informaes nesta ficha descritas, com base em documentao apresentada, bem como das declaraes recebidas do paciente, ou do responsvel, que comigo assina e se identifica neste documento. Local, data, fone, assinatura e carimbo do tcnico responsvel:

_________________________________________________________
Nome e assinatura do paciente e/ou responsvel:

_________________________________________________________
40 41

APNDICE E Ficha de Avaliao Clnica do Paciente Nome: ________________________________________________________ Resposta: [ ] Deferido _________ l/min _________ h/dia

[ ] Deferido em carter provisrio por _____dias _____ l/min _____ h/dia Motivo: ________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ [ ] Indeferido Motivo:________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Observaes: 1) Patologias: ___________________________________________________ 2) gasometria art.: pH =______ pCO2 =______ pO2 =______ BIC = ________ BE = _____ SatO2 =______ 3) Solicitado:_____l/min ______ h/dia = _____________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ____ / ____/____ _______________________________ Mdico Avaliador do SOD

42

43

APNDICE F Boletim de Movimentao Mensal do SOD GERSA: ___________________ Ms: ______________________ Responsvel do SOD: _______________________
Nome do paciente Data da movimentao Movimentao: motivo (novo, alta, bito, relatrio de visita, mudana de endereo, renovao do processo, desistncia, entre outros)

Responsvel pelo preenchimento: Local: Data: Assinatura:


44 45

APNDICE G Roteiro para Relatrio de Instalao dos Equipamentos de Oxigenoterapia (PSF) RELATRIO DE INSTALAO DE EQUIPAMENTOS Declaro que os equipamentos foram regularmente entregues na: Rua:______________________________________________, no_________, na cidade de __________________________ e instalados em conformidade com a orientao mdica constante na Guia de Autorizao de Servio (GAS) destinada ao() Sr.(a): ____________________________________________ necessrio: Entregar o Guia do Paciente devidamente preenchido; Especificar as condies da residncia de forma a garantir a qualidade do servio prestado; Informar se o usurio dispe de um cuidador para administrar os cuidados necessrios de forma a garantir a qualidade do tratamento; Especificar os equipamentos e quantidades entregues ao paciente; Informar as orientaes que foram dadas ao paciente e ao PSF sobre os cuidados com o tratamento. Data: ____/____/_____ Assinatura do paciente/cuidador: _______________________________ Assinatura do tcnico do PSF: _________________________________

46

47

APNDICE H Relatrio de Visita Domiciliar Mensal (PSF)


GERNCIA REGIONAL DE SADE No ________ MUNICPIO: __________________________________ NOME(S) DO(S) TCNICO(S) QUE REALIZOU(ARAM) A VISITA: __________________________________________________________________________ FUNO: _________________________________________________________________ DATA DA VISITA: ____________________________________________________________

1 - IDENTIFICAO DO PACIENTE NOME: ___________________________________________________________________ ENDEREO: ________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

2 - UTILIZAO DO OXIGNIO (litros por minuto e horas por dia) Quantidade prescrita pelo mdico do SOD (Guia de Autorizao de Servio GAS): _____ l/min e _____ h/dia Quantidade utilizada pelo paciente: _____ l/min e _____ h/dia 3 - INTERNAES HOSPITALARES (perodo, motivo) ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4 - CONDIES DE SADE DO PACIENTE (evoluo do tratamento) Obs.: Verificar a condio da pele, principalmente atrs das orelhas, onde h contato com o cateter. ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

48

49

5 - MEDICAO USADA ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 6 - CONDIES DA RESIDNCIA (higiene) ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 7 - CONDIES DO EQUIPAMENTO (higiene, cuidados de uso) ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 8 - FREQNCIA DA VISITA DO TCNICO DA EMPRESA FORNECEDORA DE OXIGNIO ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 9 - CRTICAS E SUGESTES DO PACIENTE ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 10 - ORIENTAES DADAS AO PACIENTE ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 11 - OBSERVAES GERAIS ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

ASSINATURA DO PACIENTE OU CUIDADOR Local: Data: Nome do tcnico que realizou a visita: Assinatura e carimbo do tcnico que realizou a visita:

50

51

Luiz Henrique da Silveira Governador do Estado de Santa Catarina Luiz Eduardo Cherem Secretrio de Estado da Sade Carmen Emlia Bonf Zanotto Secretria Adjunta de Estado da Sade Lester Pereira Coordenador Geral da Secretaria de Estado da Sade Winston Luiz Zomkowski Coordenador de Vigilncia em Sade Roberto Eduardo Hess de Souza Diretor de Aes de Sade Katherine Beck Guerra Machado Gerente de Programas Assistenciais Maria Terezinha Zeferino Chefe do Servio de Oxigenoterapia Domiciliar

54

You might also like