You are on page 1of 47

QUMICA TECNOLGICA GERAL Aula 5

PROF. JORGE WILSON profjwps@gmail.com


1

OS ELTRONS
O MODELO DA MECNICA QUANTICA E AS ENERGIAS ELETRNICAS Durante a primeira parte do sculo XX, a fsica sofreu uma revoluo que acabou por influenciar todas as outras cincias. Esta revoluo teve incio na mecnica, parte da fsica que estuda as foras e seus efeitos sobre o movimento dos objetos.
2

O INSUCESSO DA MECNICA CLSSICA


Embora uma comparao superficial entre a mecnica clssica e a mecnica quntica mostre poucas semelhanas, quando se aplica a mecnica quntica a objetos grandes, suas relaes matemticas podem ser simplificadas e reduzidas s da mecnica clssica. Assim sendo, a mecnica clssica pode ser considerada como uma verso simplificada da mecnica quntica, que perfeitamente adequada para a explicao e previso do movimento de objetos grandes. Entretanto, para objetos pequenos como os eltrons, a simplificao falha.

O PRINCPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG

impossvel conhecer simultaneamente e com certeza a posio e o momento ( o produto da massa vezes a velocidade) de uma pequena partcula, tal como um eltron.

EM OUTRAS PALAVRAS
Quanto mais de perto tentarmos olhar uma partcula diminuta, tanto mais difusa se toma a viso da mesma!

OS NVEIS ELETRNICOS DE ENERGIA


ORBITAIS Os orbitais correspondem aos estados individuais que podem ser ocupados por um eltron em um tomo. conveniente imaginar um orbital simplesmente como um nvel de energia. Cada orbital no tomo acomoda no mximo dois eltrons e, quando dois eltrons ocupam o mesmo orbital, so ditos emparelhados. Orbital a regio onde mais provvel encontrar um eltron.
6

OS NVEIS ELETRNICOS DE ENERGIA

Dirac calculou estas regies de probabilidade e determinou os quatro Nmeros Qunticos, que so: principal (n), secundrio (l), magntico (ml) e de spin (ms).

Nmero Quntico Principal (n):


Este nmero quntico localiza o eltron em seu nvel de energia. Ele assume valores que vo de 1 at o infinito, mas para os tomos conhecidos atualmente com, no mximo, 7 camadas teremos uma variao de 1 at 7. n = 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
NVEL CAMADA 1 K 2 L 3 M 4 N 5 O 6 P 7 Q

Nmero Quntico Secundrio ou Momento Angular ou Azimutal (l):


Localiza o eltron no seu subnvel de energia e d o formato do orbital. Pode assumir valores que vo desde ZERO at n - 1. Para tomos conhecidos: l = 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 Cada valor de nvel "l" indica a presena de um subnvel. Os subnveis so representados pelas letras minsculas (s, p, d, f, g, h, i, etc...)
VALOR DE l SUBNVEL 0 s 1 p 2 d 3 f 4 g 5 h 6 i
9

Nmero Quntico Secundrio ou Azimutal (l):


Sempre existir, para cada nvel: 1 orbital s, 3 orbitais p e 5 orbitais d e 7 orbitais f. Como cada um destes podem comportar at 2 eltrons podese esperar que o nmero de eltrons que estes orbitais podem acomodar :

10

Em relao aos nveis de energia temos o seguinte: Em relao aos nveis de energia temos o seguinte: 1 Nvel --> existe apenas o orbital atmico s 2 Nvel --> existem os orbitais s e p 3 Nvel --> existem os orbitais s, p e d 4 Nvel --> existem os orbitais s, p, d e f 5 Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f e g 6 Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f, g e h 7 Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f, g, h e i
11

Formas dos Orbitais


ORBITAL s

12

Formas dos Orbitais


ORBITAL p

13

Formas dos Orbitais


ORBITAL d

14

Formas dos Orbitais


ORBITAL f

15

Nmero Quntico Magntico(ml):


Localiza o eltron no orbital e d a orientao espacial dos orbitais. O nmero quntico magntico pode assumir valores que vo desde - l at + l, passando pelo zero. ml = - l,....0,....+l Sendo l = n quntico secundrio
Se l = 0, ento ml = 0 l = 1, ento ml = -1, 0, +1 Se l = 2, ento ml = -2, -1, 0, +1, +2
16

Nmero Quntico Magntico(ml):


Valores de l Subnvel n. De orbitais/ orienta o 0 1 -1, 0, +1 3 -2, -1, 0, 1, 2 5 -3, -2, -1 , 0, 1, 2, 3 7 Valores ml

0 1 2 3

s p d f

17

Nmero Quntico Magntico(ml):

18

Diagrama de Nveis de Energia


Cada orbital representado por um trao; A energia da subcamada aumenta com o valor de n; Com o aumento de n, o espao entre as subcamadas diminui; A partir de n=3 ocorre sobreposio de camadas; Os orbitais de uma mesma subcamada possuem a mesma energia nos tomos isolados.

Atkins, P. e Jones, L., Princpios de Qumica. Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Trad. Ignez Caracelli, et. al. Porto Alegre: Bookman, 2001. 914p.

19

20

21

Nmero Quntico SPIN(ms):


Est relacionado rotao do eltron. Esse nmero quntico utilizado para distinguir os eltrons de um mesmo orbital, refere-se a duas orientaes possveis para o eixo do spin de um eltron.

22

Nmero Quntico SPIN(ms):


O quarto nmero quntico o nmero quntico spin, ms. Ele especifica o spin do eltron e possui um valor de + 1/2 ou - 1/2.

23

A EXPERINCIA DE OTTO STERN E WALTHER GERLACH.

Em uma srie de experimentos, eles empregaram amostras de diferentes metais aquecidos a altas temperaturas em um forno, com um pequeno orifcio lateral. A experincia consiste na passagem de um feixe de tomos metlicos, vaporizados, por um campo magntico nohomogneo (no-uniforme).
24

RESULTADOS
Com alguns metais no houve desvio do feixe. Com outros, tais como o sdio, Stern e Gerlach observaram que o feixe dividiu-se em dois componentes, um sendo desviado para cima e outro para baixo.

O que causa o desvio de um feixe de tomos neutros, como o observado na experincia de Stern-Gerlach?
25

O tomo de Sdio Na

1s

2s

2p

3s

26

RESULTADOS
De acordo com os princpios da fsica, qualquer partcula com carga ou com spin tem um momento magntico. (Isto significa que ela atua como se fosse um pequenino m); Se tal partcula atravessar um campo magntico nohomogneo, uma fora exercida sobre ela e a direo desta fora depende da direo do spin da partcula; Estas consideraes explicam o desvio do feixe de tomos de sdio na experincia citada, do seguinte modo: um tomo de sdio contm 11 eltrons dos quais 10 esto emparelhados em 5 orbitais; O spin do ltimo eltron est em uma das duas direes. (Imagine-o movendo-se no sentido horrio ou antihorrio);
27

RESULTADOS
Quando dois eltrons esto aos pares em um mesmo orbital, seus spins esto em direes opostas, havendo assim uma compensao de foras magnticas. Entretanto, o dcimo - primeiro eltron do tomo de sdio est desemparelhado em um sexto orbital, e a fora no tomo devido presena deste eltron produz o desvio do feixe. O fato de que o feixe de tomos de sdio dividido em dois componentes mostra que numa metade dos tomos os spins, inclusive do eltron desemparelhado, esto em uma direo, e na outra metade os spins esto na direo oposta. Os tomos com todos os eltrons emparelhados no sofrem desvio; A experincia de Stern-Gerlach a mais direta evidncia de 28 que os eltrons possuem spin.

A REGRA DE HUND
A regra de Hund, como o prprio nome indica, foi formulada pela primeira vez, em 1927, pelo fsico alemo Friedrich Hund que nasceu a 4 de Fevereiro de 1896, em Karlsruhe na Alemanha, e faleceu a 31 de Maro de 1997, tambm em Karlsruhe. A Regra de Hund diz que: "Os eltrons so distribudos isoladamente e com o mesmo spin." Os eltrons so emparelhados com spins contrrios Ou seja, durante o preenchimento das orbitais de um mesmo nvel energtico, deve-se colocar em primeiro lugar em todas elas um s eltron, todos com o mesmo spin, antes de se proceder lotao completa dessas orbitais. Os prximos eltrons a serem colocados devero apresentar spins 29 antiparalelos em relao aos j presentes.

RESUMO DOS NMEROS QUNTICOS

30

Distribuio Eletrnica
Mximo por Camadas K - Suporta 2 Eltrons L - Suporta 8 Eltrons M - Suporta 18 Eltrons N - Suporta 32 Eltrons O - Suporta 32 Eltrons P - Suporta 18 Eltrons Q - Suporta 8 Eltrons Mximo por Subnveis s - 2 eltrons p - 6 eltrons d - 10 eltrons f - 14 eltrons g - 18 eltrons

31

Distribuio Eletrnica
O diagrama representado assim:
K: 1s2 L: 2s2 2p6 M: 3s2 3p6 3d10 N: 4s2 4p6 4d10 4f14 O: 5s2 5p6 5d10 5f14 P: 6s2 6p6 6d10 Q: 7s2 7p6 R: 8s2 8p6 7d10 6f14 5g18

A ordem do diagrama que se l : 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2, 4d10, 5p6, 6s2, 4f14, 5d10, 6p6, 7s2, 5f14, 6d10, 7p6, 8s2, 5g18, 6f14, 7d10, 8p6.
32

Diagrama de Linus Pauling

33

Diagrama de Linus Pauling

34

O PRINCPIO DE EXCLUSO DE PAULI


No podem existir dois eltrons num dado tomo no mesmo estado. Este um enunciado grosseiro do princpio de excluso de Pauli, que, em geral, escrito da seguinte maneira: No existem dois eltrons num tomo que possuam os mesmos valores para todos os nmeros qunticos.
35

Nmeros qunticos para cada um dos 17 eltrons de um tomo de cloro.

36

A TABELA PERIDICA
A lei peridica estabelece que quando os elementos so listados, sequencialmente, em ordem crescente do nmero atmico, observada uma repetio peridica em suas propriedades.

37

BREVE HISTRICO
Em suas tabelas peridicas, Meyer e Mendeleev listaram os elementos em ordem crescente de massa atmica. Atualmente sabemos que a periodicidade mais facilmente visualizada se a listagem for feita em ordem crescente do nmero atmico.

38

TABELA PERIDICA - GRUPOS


Os grupos maiores consistem em cinco ou seis elementos e so chamados grupos representativos, principais ou grupos A. So enumerados de IA at VIIA, mais o grupo 0. O grupo 0 consiste nos gases nobres e algumas vezes chamado grupo VIIIA; Comumente, o "A" omitido nestas designaes, e assim os halognios correspondem ao grupo VIIA ou grupo VII. Os elementos destes grupos so conhecidos como elementos representativos. Os grupos menores encontrados na regio central da tabela peridica so chamados grupos de transio, subgrupos ou grupos B. So enumerados por algarismos romanos e pela letra B. Os elementos deste grupo so conhecidos como elementos de transio.
39

TABELA PERIDICA - PERODOS


As filas horizontais da tabela peridica so chamadas perodos e so enumeradas com algarismos arbicos de 1 a 7. Observe que os perodos variam grandemente em comprimento: o primeiro perodo consiste em somente dois elementos, o sexto perodo consiste em 32 elementos, em parte porque esto includos os lantanides; O termo lantanide recomendado pela IUPAC, embora no seja de uso comum dos Estados Unidos. Um termo mais antigo elemento terra-rara. O stimo perodo tambm consiste (potencialmente) em 32 elementos, pois esto includos os 14 elementos actinides; A IUPAC recomenda o termo actinide. Um termo mais antigo elemento terra-rara pesado. Os lantanides e actinides so conjuntamente chamados elementos de transio interna. 40

HIDROGNIO UMA EXCESSO


Observe que o hidrognio posicionado, isoladamente, na parte superior da tabela peridica. Isto feito porque as propriedades do hidrognio so particulares. Algumas verses da tabela peridica posicionam o hidrognio acima do ltio (grupo IA) e/ou acima do flor (grupo VIIA). Contudo, o hidrognio pouco apresenta das propriedades dos metais alcalinos ou dos halognios.
41

NOMENCLATURAS USUAIS DAS FAMLIAS OU GRUPOS

Cada novo perodo, aps o primeiro na tabela peridica, tem incio com um metal alcalino (grupo IA) e termina com um gs nobre (grupo 0 ou VIIIA). Entre os elementos, alguns tm nomes especiais:
Metais alcalinos terrosos, do grupo IIA; Calcognios do grupo VIA; Os elementos do grupo VIIA so denominados halognios.
42

A TABELA PERIDICA

43

A TABELA PERIDICA E A ORDEM DE PREENCHIMENTO

44

EXERCCIOS
01. (ACAFE) Considerando-se um elemento M genrico qualquer, que apresenta configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, pode-se afirmar que: I. seu nmero atmico 25; II. possui 7 eltrons na ltima camada; III. apresenta 5 eltrons desemparelhados; IV. pertencem a famlia 7A. Esto corretas as afirmaes: a) I, II e III somente b) I e III somente c) II e IV somente d) I e IV somente e) II, III e IV somente

45

02. (UFSC) O nmero de eltrons em cada subnvel do tomo estrncio (38Sr) em ordem crescente de energia : a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p6 3d10 5s2 c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s2 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4p6 4s2 3d10 5s2 e) 1s2 2s2 2p6 3p6 3s2 4s2 4p6 3d10 5s2

46

3. (OSEC) Sendo o subnvel 4s1 (com um eltron) o mais energtico de um tomo, podemos afirmar que: I. o nmero total de eltrons desse tomo igual a 19; II. esse apresenta quatro camadas eletrnicas; III. a sua configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1 a) Apenas a firmao I correta. b) Apenas a firmao II correta. c) Apenas a firmao III correta. d) As afirmaes I e II so corretas. e) As afirmaes II e III so corretas.

47

You might also like