You are on page 1of 28

1

Importncia da leitura como fonte de conhecimento e participao na sociedade. Filme "O CARTEIRO E O POETA" Direo: Michael Radford Durao:109 min. Ano: 1995 INFORMAES GERAIS SOBRE O FILME: A obra ficcional: livro> roteiro> filme Livro: "O carteiro e o poeta" -1985 - Antonio Skrmeta (Chile) Publicado no Brasil pela editora Brasiliense com o nome de "Ardente pacincia", e somente na 2 edio - publicada em 1996 pela editora Record - o livro foi traduzido com o nome "O Carteiro e o Poeta". Anlise do uso da linguagem no filme: Observe como a leitura interfere na vida das personagens do filme; Tipos de linguagem: as relaes entre linguagem verbal e no-verbal; Recursos de linguagem: O conceito de metfora dado pelo poeta Pablo Neruda e o uso deste recurso ao longo do filme; Criao de textos: quando o poeta afirma que no pode criar uma poesia sem conhecer o objeto de sua inspirao; O poder da linguagem: alguns exemplos: a) frases ditas pela velha da estalagem ao poeta: "Quando um homem comea a toc-Ia com as palavras, no demora muito para usar as mos."; "As palavras so a pior coisa que pode existir. Prefiro um bbado beliscando seu traseiro na estalagem do que algum dizendo... " a) "A poesia uma arma branca" b) frase do poltico: "Os poetas podem fazer mal s pessoas" Questes para reflexo e posterior entrega sobre o filme: 1. Sntese da histria. A sua verso da histria, mas em poucas palavras. 2. Quem Don Pablo? 3. O que Mrio descobre atravs da poesia? 4. Comente ao menos duas das seguintes frases do filme: a) "Estou cansado de ser apenas um homem" b) "A poesia no pertence a quem a escreve" c) "- Meu caro poeta e camarada, voc me meteu nesta confuso, e agora vai ter que me tirar dela. Voc me deu livros para ler e me ensinou a usar a lngua no s para lamber selos. sua culpa eu estar apaixonado". d) "Quer dizer que o mundo inteiro, o mar, o cu, com a chuva, as nuvens, etc., etc., etc.... uma metfora de alguma coisa?" 5. Escolha trs dos personagens abaixo e comente como o saber ler, interpretar ou criar textos, influencia na vida de cada um deles: a) O carteiro Mrio: b) O poeta Pablo Neruda:

c) Beatrice Russo: d) O poltico: e) O chefe do correio: f) O pai de Mrio: g) Da maioria dos pescadores da ilha: 6. Qual a importncia que voc atribuiria interpretao de textos na sociedade atual?

Estratgias de leitura - UM LEITOR PROFICIENTE Aps a leitura dos trechos abaixo respondas as questes solicitadas: 1. ... E assim, por exemplo, que a antropofagia absoro de um ser por outro da mesma espcie (que pouco encontrada no reino animal, mas se encontra entre os homens) reprimida. Explique o que antropofagia? R. a absoro de um ser por outro da mesma espcie.

2. "... a assemblia dos espartanos livres que escolhia por aclamao gerusia e os foros, ou segundo a expresso romana, o senado (os ancios) e os cinco guardies. Explique o que so gerusia e foros? R. gerusia: o senado (os ancios) foros: os cinco guardies

3. "Juncos, sampanas e outras pequenas embarcaes coalhavam as guas, umas em movimento, outras atracadas..."; Explique o que so juncos, sampanas. R. pequenas embarcaes

4. ..."este trabalho tem por objetivo proceder ao exame de dois critrios de textualidade apresentados por Beaugrande-Dressler (1981) e centrados, respectivamente no locutor e no alocutrio: a intencionalidade e aceitabilidade." O que alocutrio? R. Locutor intencionalidade Quem fala ou emissor Alocutrio aceitabilidade Quem ouve ou receptor ou ouvinte

5. "Era um frei burgus, possuidor de um pequeno Clupea barengus. Todo dia ele pegava o pequeno exemplar ictiolgico e o alimentava com Papaveasas Rhoesas e Cosmus Ripinatlls. Certa ocasio ao tirar o mido peixe do aqurio..."

Explique o que so ictiolgico, Clupea barengus, Papaveasas Rhoesas e Cosmus Ripinatlls. R. Clupea barengus - ictilgico, peixe mido Papaveasas Rhoesas e Cosmus Ripinatlls - o alimentava alimento, comida

SUGESTES DIDTICAS PARA UMA LEITURA ATIVA Tem-se como verdade que um leitor deve: Extrair as idias principais do texto "Seno entendeu o texto, leia de novo. Leia e releia at compreend-Io." Se no entendeu o texto, seu problema de vocabulrio. Procure no dicionrio. Entretanto, s isso no basta para a compreenso do texto, esse tipo de leitura conhecido como linear. Uma leitura ativa leva o leitor proficincia, ou seja, a compreenso do texto. VARREDURA Examine o texto, artigo, livro, revista antes de iniciar a leitura. Realize o que chamamos de "varredura", ou seja, verificar: A capa, a contra capa, as "orelhas", a ficha-bibliogrfica, o ndice dos captulos e apresentao ou introduo, se tem relao com outros assuntos que conhece, se h fotos, grficos, notas de rodap, ilustraes, travesses, parnteses etc.

PISTAS Algumas das pistas que nos levam a deduzir corretamente a inferncia lexical (sentido em que as palavras foram utilizadas) so: PONTUAO (VRGULAS, TRAVESSES, DOIS PONTOS, PARNTESES ETC.) Por exemplo: " assim, por exemplo, que a antropofagia absoro de um ser por outro da mesma espcie (que pouco encontrada no reino animal, mas se encontra entre os homens) reprimida." Neste exemplo, o travesso no mero marcador de pausa entonacional, tem uma funo lgica-explicativa: introduzir o significado de antropofagia.

PARTCULAS EXPLICATIVAS (ISTO , OU SEJA, OU, POR EXEMPLO) Como na frase: "... a assemblia dos espartanos livres que escolhia por aclamao gerusia e os foros, ou segundo a expresso romana, o senado (os ancios) e os cinco guardies". Os significados, mesmo que aproximados das palavras gerusia e foros podem ser descobertas pelo aluno-leitor, se for levado a perceber a funo explicativa do "ou" e da distribuio simtrica das estruturas na frase. PALAVRAS SEMELHANTES OU CONTRRIAS: "Juncos, sampanas e outras pequenas embarcaes coalhavam as guas, umas em movimento, outras atracadas..."; "este trabalho tem por objetivo proceder ao exame de dois critrios de textualidade apresentados por Beaugrande-Dressler (1981) e centrados, respectivamente no locutor e no alocutrio: a intencionalidade e aceitabilidade."

Pode-se consultar o dicionrio para saber os significados de juncos, sampanas alocutrio; no entanto, alertado para procurar "dicas" do significado das palavras no contexto em que elas se inserem, o aluno poder perceber, em relao a juncos e sampanas que se est falando de embarcaes de pequeno porte; e no caso de alocutrio, que se est falando de contraparte de locutor, algo similar a ouvinte. s vezes, esses traos gerais da significao das palavras bastam para que se possa prosseguir a leitura. Trecho extenso ligado ao termo em questo: "Era um frei burgus, possuidor de um pequeno Clupea barengus. Todo dia ele pegava o pequeno exemplar ictiolgico e o alimentava com Papaveasas Rhoesas e Cosmus Ripinatlls. Certa ocasio ao tirar o mido peixe do aqurio..." S o hbito de interromper a leitura ao encontrar uma palavra desconhecida e que faria o aluno-leitor no perceber que ictiolgico se refere a peixe. Agindo como um investigador, um detetive procura destas pistas, voc poder descobrir muito sobre os aspectos da significao das palavras. CONTRATO DE LEITURA. Assumir a responsabilidade de ler os textos que se props a ler, escolher na bibliografia os textos que gostaria de ler. RELATRIO DE LEITURA O relatrio no um resumo dos textos lidos. Ele elaborado depois de uma leitura reflexiva e crtica. Para iniciarmos esse novo tipo de trabalho de leitura e escrita foram formuladas algumas perguntas-chaves, a serem respondidas, sobre o contedo e o modo de ler: O que o autor do texto lhe diz? O que voc diz ao autor do texto? O texto tem relao com alguma coisa que voc j leu? Especifique. Voc formulou perguntas ao autor antes de iniciar a leitura? Quais? Obteve respostas? Que dvidas persistiram? Achou a tarefa fcil ou trabalhosa? Como resolveu as dificuldades que surgiram?

Linguagem humana: Capacidade de articular conhecimentos e compartilhar-lhos socialmente. Entende-se por linguagem qualquer sistema de signos simblicos empregados na intercomunicao social para expressar e comunicar idias e sentimentos, isto , contedos da conscincia. (Bechara, 1999)

Signo: uma coisa que representa outra coisa: seu objeto. E depende de um
interpretante (processo relacional que se cria na mente do intrprete). E no representa o objeto em sua totalidade. E pode ser qualquer coisa, por exemplo, sons, rudos, palavras sinais, imagens, corpos etc. (Santaella, 1986, p. 78-79). Divide-se em cone (sutil), ndice (material) e Smbolo (sutil e material). Exemplo: OBJETO SIGNO

CASA

AMOR

AMOR

Joo ama Maria

Crie signos para os seguintes objetos TELEFONE

ESCOLA SAUDADE UM TIME DE FUTEBOL TRISTEZA AULA DE HOJE BELEZA AMOR LEVEZA DENOTAO E CONOTAO Para compreender os conceitos de denotao e conotao preciso observar que o signo lingstico constitudo de duas partes distintas, embora uma no exista separada da outra. Isto quer dizer que o signo tem uma parte perceptvel (constitudo de som e representado por letra) e uma parte inteligvel (constituda de conceito [imagem mental por meio da qual representamos um objeto]). Essa parte perceptvel denominada significante ou plano de expresso. J a parte inteligvel denominada significado ou plano de contedo. Quando um plano de expresso (significante) for suporte para mais de um plano de contedo (significado) temos a polissemia. Assim o significante linha pode denotar os significados: material para costurar ou bordar, atacantes de futebol, trilhos de trem ou bonde, conduta de um indivduo ou postura. No entanto, a polissemia no deve ser vista como um problema, uma vez que ser neutralizada pelo contexto. Pois assim que se insere no contexto a palavra perde seu carter polissmico e ganha um significado especfico, passando a ser denominado de significado contextual. A costureira, de to velha, no conseguia mais enfiar a linha na agulha. O tcnico deslocou o jogador da linha para a defesa. As linhas de bonde foram cobertas pelo asfalto. O conferencista, apesar da agressividade da platia, no perdeu a linha. Dessa maneira percebemos que o significado contextual fundamental para entendermos um texto. A denotao a relao existente entre o plano de expresso e o plano de contedo, ou seja, o significado denotativo o conceito ao qual nos remete certo significante. No entanto, um termo alm do seu significado denotativo, pode vir acrescido de outros significados paralelos. Esses novos valores constituem aquilo que denominamos sentido conotativo, ou seja, o acrscimo de um novo valor constitui a conotao, que consiste num novo plano de contedo para o signo que j tinha um significado denotativo. Assim duas palavras podem ter a mesma denotao e conotao completamente distinta, uma vez que policial e meganha tem a mesma denotao, mas conotao totalmente diferente.

O sentido conotativo varia de cultura para cultura, de classe social para classe social ou de poca para poca dentro da linguagem. (http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/denotacao-e-conotacao). A linguagem o instrumento com que o homem pensa e sente, forma estados de alma, aspiraes, volies e aes, o instrumento com que influencia e influenciado, o fundamento ltimo e mais profundo da sociedade humana. (s/autor) Assim, considerando o sistema de sinais utilizados na comunicao humana, costuma-se dividir a linguagem verbal e no verbal. Linguagem no verbal: aquela que utiliza outros sinais que no as palavras para estabelecer comunicao. Os sinais utilizados pelos surdos mudos, por exemplo, os quadros, as fotografias etc. Linguagem verbal Aquela que utiliza as palavras para estabelecer comunicao. A lngua que voc utiliza, por exemplo, uma linguagem verbal (escrita ou falada), assim como a literatura, os artigos, os textos.

10

Exerccios 1. Assinale a alternativa correta sobre a imagem acima: ( a ) Deve ser lida obrigatoriamente da esquerda para a direita ( b ) deve ser lida da margem superior margem inferior, necessariamente ( c ) pode ser lida aleatoriamente, sem seguir uma ordem pr-definida ( d ) S pode ser lida se acompanhada de um texto verbal

11

( e ) no pode ser lida, uma vez que apenas uma imagem. 2. Ao observar a imagem, sem o apoio do texto, voc chegaria concluso de que ela uma expresso de preconceito? Justifique. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________ 3. A manchete abaixo apresenta duplo sentido (ambigidade), reescreva-a eliminando-o. CAMPANHA CONTRA A VIOLNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________ 4. Uma das perguntas mais intratveis da vida moderna sobre se o indivduo tem precedncia sobre o ente coletivo, ou o contrrio? Prevalecer a preferncia pessoal de cada um, ou a vocao altrusta de se sacrificar pelos demais? Nas sociedades primitivas, o problema era menos complicado porque a sobrevivncia individual estava estreitamente ligada do grupo. Mas por outro lado, o egosmo grupal era implacvel. Na era moderna, o indivduo adquiriu autonomia, tornou-se cidado votante e consumidor soberano. Os conflitos entre egosmo e altrusmo foram complicados pelo anonimato, pela burocracia, e pelo gigantismo das sociedades. Fora do crculo ntimo da famlia nuclear, os laos de solidariedade tornaram-se indiretos e difusos. O bom selvagem e a sociedade cruel Roberto Campos O texto acima diz que: ( a ) H dvidas quanto a se o indivduo proveio do ente coletivo ou se foi o contrrio. ( b ) No se trata de elaborar perguntas na vida moderna, pois o indivduo tem preferncia sobre o ente coletivo. ( c ) H dvidas, na vida moderna, quanto a quem mais importante: o indivduo ou a sociedade? ( d ) H dvidas, na vida moderna, quanto ao que surgiu antes: o indivduo ou o ente coletivo? ( e ) H dvidas quanto possibilidade de se sacrificar o indivduo, para melhorar a sociedade. 5. Assinale a afirmao correta em relao ao texto: ( a ) Era mais fcil viver na sociedade primitiva, pois todos se ajudavam mutuamente.

12

( b ) Os grupos que se formavam, na sociedade primitiva, no eram isolados uns dos outros. ( c ) A burocracia existente na vida moderna arrefeceu os conflitos entre o egosmo e o altrusmo. ( d ) Em toda famlia nuclear, h laos de solidariedade. ( e ) A vida moderna fortaleceu os conflitos entre o individualismo e o altrusmo. 6. (Enade 2006)

Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuao, utilizando estes como metforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes. A exata correspondncia entre a estrofe da poesia e o quadro do texto Uma Biografia ( a ) a primeira estrofe e o quarto quadro. ( d ) a segunda estrofe e o quinto quadro. ( b ) a segunda estrofe e o terceiro ( e ) a terceira estrofe e o quinto quadro. quadro. ( c ) a segunda estrofe e o quarto quadro.

7.

13

Jornal do Brasil, 3 ago. 2005. Tendo em vista a construo da idia de nao no Brasil, o argumento da personagem expressa ( a ) a afirmao da identidade regional. ( b ) a fragilizao do multiculturalismo global. ( c ) o ressurgimento do fundamentalismo local. ( e ) o esfacelamento da unidade do territrio nacional. ( e ) o fortalecimento do separatismo estadual.

8. A formao da conscincia tica, baseada na promoo dos valores ticos, envolve a identificao de alguns conceitos como: conscincia moral, senso moral, juzo de fato e juzo de valor. A esse respeito, leia os quadros a seguir Quadro I - Situao Helena est na fila de um banco, quando, de repente, um indivduo, atrs na fila, se sente mal. Devido experincia com seu marido cardaco, tem a impresso de que o homem est tendo um enfarto. Em sua bolsa h uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: No sou mdica devo ou no devo medicar o doente? Caso no seja problema cardaco o que acho difcil ele poderia piorar? Piorando, algum poder dizer que foi por minha causa uma curiosa que tem a pretenso de agir como mdica. Dou ou nodou o remdio? O que fazer?

Quadro II - Afirmativas 1 - O senso moral relaciona-se maneira como avaliamos nossa situao e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ao de outras pessoas segundo idias como as de justia e injustia, certo e errado. 2 - A conscincia moral refere-se a avaliaes de conduta que nos levam a tomar decises por ns mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.

Qual afirmativa e respectiva razo fazem uma associao mais adequada com a situao apresentada? ( a ) Afirmativa 1- porque o senso moral se manifesta como conseqncia da conscincia moral, que revela sentimentos associados s situaes da vida.
13

14

( b ) Afirmativa 1- porque o senso moral pressupe um juzo de fato, que um ato normativo enunciador de normas segundo critrios de correto e incorreto. ( c ) Afirmativa 1- porque o senso moral revela a indignao diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio. ( d ) Afirmativa 2- porque a conscincia moral se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possveis que so avaliadas segundo valores ticos. ( e ) Afirmativa 2- porque a conscincia moral indica um juzo de valor que define o que as coisas so, como so e por que so.

9.

O tema que domina os fragmentos poticos abaixo o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti. ( a ) Os homens e as mulheres adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar? (MELO NETO, Joo Cabral de. Marinha. Os melhores poemas. So Paulo: Global, 1985. p. 14.) ( b ) Um barco singra o peito rosado do mar. A manh sacode as ondas e os coqueiros. (ESPNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.) ( c ) Na melancolia de teus olhos
14

15

Eu sinto a noite se inclinar E ouo as cantigas antigas Do mar. (MORAES, Vincius de. Mar. Antologia potica. 25 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1984. p. 93.) ( d ) E olhamos a ilha assinalada pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco s de vento e maresia. (SECCHIN, Antnio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.) ( e ) As ondas vm deitar-se no estertor da praia larga... No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeas coroadas de algas magras e de estrados... Gargantas engolindo grossos goles de gua amarga... (BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.) (Enade 2006)

15

16

A lngua falada e a escrita. Textos orais e escritos 1.

2.-> eu vou comear o programa lendo um poema do Manuel Bandeira, poeta brasileiro falecido em 1968, grande, grande Manuel Bandeira, tido por muitos como o poeta da simplicidade, aquele que conseguia dizer as coisas mais... profundas da forma mais... simples, poeta que caiu realmente na, no gosto do povo, caiu na, na, na, na linguagem do
16

17

povo, quem que no conhece a frase "vou-me embora pra Pasrgada"? quem escreveu isso foi Manuel Bandeira: vou-me embora pra Pasrgada l sou amigo do rei l tenho a mulher que quero na cama que escolherei. -> todo o mundo conhece isso. Eu vou ler um poema do Bandeira ento e voc, pelo poema vai desconfiar do tema; certamente voc vai descobrir qual o tema do programa. (Pasquale Cipro Neto transcrio de uma palestra no museu da lngua). Fonte:http://www.estacaodaluz.org.br/wps/wcm/connect/resources/file/eb608c0c2ae8616 /CILP2BCW037.pdf?MOD=AJPERES Illustrissimo Excelentissimo Senhor Antonio Manoel de Melo Castro e Mendoa. Satisfazendo aCarta que por Ordem de Vossa Excelenca escreveome | o Sargento-mor ajudante de Ordens, Joaquim Joze Pinto de Morais Leme, | respondo que nos suburbios desta Aldeia CirCunstanciado Com | as gumas qualidades eactividade para Director dos Indios pareceme | suficiente Salvador Pereira de Pontes, do destricto da Com | CeiCam dos Guarulhos. [espao] Quanto ao requerimento dos In | dios he verdadeiro naparte que dis ser oactual Capitam Mor Joa | de Lima, tibio frouxo, einneto para governar, pois alem dele | ver estes defeitos gerais nos Indios do Brazil, creio que | nele reina mais a priguica, arespeito dos dois nomeados no re | querimento para Capitains Mores o Filis [?] daCunha ja eser | ceo odito posto e teve baixa infame por intrigante, boba | do [?], emais vicios abominaveis, o Joaquim Correa he o Soldado men | cionado neste requerimento que deo pancadas noactual Capitam | Mor, na he dos peiores Indios desta Aldeia, he rapas | agil, so oaxo algum tanto propenso aenbriages, defeito | geral dos Indios. [espao] He quanto poso informar aVossa Excelenca | Nossa Senhora da Ajuda 9 de Maro de1808 [?]. | De Vossa Excelenca | Illustrissimo e Excelentissimo Senhor | Capelam obrigado e Creado. | Joaquim Mariano daCosta Amaral Gurgel.|| Data do documento: 09 de maro de 1808(?) Tipo de texto: Carta da Administrao Privada Religiosa- . CILP1BMCASP Assunto: Crticas ao diretor dos ndios na aldeia. http://www.estacaodaluz.org.br/wps/portal/ O que possivel notar de igualdade nos dois textos? Qual modalidade da lngua eles expressam? Na verdade, a realidade primeira da lngua a fala, tanto na histria da humanidade como na nossa pessoal. A escrita surgiu depois fundamentada na realidade da fala e no estudo
17

18

sistemtico dos elementos constitutivos de uma lngua como sons, formas, palavras, construes e recursos expressivos a gramtica. Como podemos observar so duas modalidades do uso da lngua para a comunicao humana. Com suas especificidades e regras. Vejamos a distino entre elas: A fala seria uma forma de produo textual-discursiva para fins comunicativos da modalidade oral. Caracteriza-se pelo uso da lngua na sua forma de sons sistematicamente articulados e significativos, bem como os aspectos prosdicos e recursos expressivos como a gestualidade, os movimentos do corpo e a mmica. A escrita, por sua vez, seria um modo de produo textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materiais e se caracterizaria por sua constituio grfica, embora envolva tambm recursos de ordem pictrica e outros. Trata-se de uma modalidade de uso da lngua complementar a fala. Pode-se manifestar, do ponto de visa de sua tecnologia, alfabeto, ideograma, e cones, conforme vemos no quadro abaixo: Alfabeto latino Alfabeto hebraico Aleph, 1 letra Ideogramas Fogo Unidades iconogrficas A, b, c,

Para Kotch (1992), dentre as caractersticas distintivas mais freqentemente apontadas entre as modalidades da fala e da escrita esto as seguintes: Fala Contextualizada No planejada Redundante Fragmentada Incompleta Pouco elaborada Predominncia de frases curtas, simples ou coordenadas Pouco uso de passivas (voz) Escrita No contextualizada Planejada Condensada No fragmentada Completa Elaborada Predominncia de frases complexas, com subordinao abundante Emprego frequentemente de passivas
18

19

Pouca densidade informacional Poucas nominalizaes Menor densidade lexical

(voz) Com densidade emocional Abundncia de nominalizaes Maior densidade lexical

Oralidade e escrita so prticas e usos da lngua com caractersticas prprias, mas no suficientemente opostos para caracterizar dois sistemas lingsticos distintos. Ambas permitem a construo de textos coesos e coerentes, a elaborao de raciocnios abstratos, exposies formais - informais, variaes estilsticas, sociais e dialetais. Exerccio 1. Aps a leitura das frases abaixo assinale a alternativa correta. I. O texto oral e o texto escrito so atividades interativas e que se complementam no contexto das prticas culturais e sociais. II. A oralidade e a escrita so prticas da lngua com caractersticas prprias, suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas lingsticos distintos. III. Tanto a modalidade escrita quanto a oral permitem a construo de textos coesos e coerentes, bem como a elaborao de raciocnios abstratos e exposies formais e informais, variaes estilsticas, sociais e dialetais. ( a ) apenas I ( b ) I e II ( c ) II e III ( d ) I e III ( e ) apenas III

19

20

Variantes lingsticas: Linguagem formal (padro) e informal (coloquial). Cada variante tem seu domnio prprio e no existe a variedade certa ou errada. Para cada situao comunicativa existe a variante mais ou menos adequada. consenso, que a variante padro tem um valor social e histrico maior que a coloquial. A coloquial por sua vez varia em relao a alguns fatores como: Diferenas regionais: caractersticas fonticas de cada regio sotaque. Nvel social do falante e sua relao com a escrita: diferena de fala do operrio e do mdico. Diferenas individuais: domnio das competncias lingsticas. Cabe ao indivduo competente linguisticamente optar por uma ou outra variante em funo da situao comunicativa da qual participa no momento. Para exemplificar este fato, seu professor convida-o a ler o texto A, galera, de Lus Fernando Verssimo. No texto, o autor brinca com situaes de discurso oral que fogem expectativa do ouvinte. A, galera Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipao"? E, no entanto, por que no? - A, campeo. Uma palavrinha pra galera. - Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. - Como ? - A, galera. - Quais so as instrues do tcnico? - Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo de ao. - Ahn? - pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. - Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? - Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? - Pode. - Uma saudao para a minha progenitora. - Como ? - Al, mame! - Estou vendo que voc um, um...
20

21

- Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? -Estereoqu? - Um chato? - Isso.
Lus Fernando Verssimo Correio Braziliense, 13 de maio de 1998.

21

22

Exerccios 1. Leia o texto e depois responda. Quais so os dois nveis de linguagens utilizados pelos personagens. Sketches Luis Fernando Verssimo Dois homens tramando um assalto. - Valeu, mermo? Tu traz o berro que nis vamo rend o caixa bonitinho. Engrossou, enche o chumbo. Pra arej. - Podes cr. Servicinho manero. s entr e peg. - T com o berro a? - T na mo. Aparece um guarda. - Ih, sujou. Disfara, disfara... O guarda passa por eles. - Discordo terminantemente. O imperativo categrico de Hegel chega a Marx diludo pela fenomenologia de Feurbach. - Pelo amor de Deus! Isso o mesmo que dizer que Kiekegaard no passa de um Kant com algumas slabas a mais. Ou que os iluministas do sculo 18... O guarda se afasta. - O berro, t recheado? -T. - Ento, vaml! ( a ) gria e linguagem vulgar ( b ) linguagem vulgar e linguagem regional ( c ) gria e linguagem culta ( d ) linguagem vulgar e linguagem popular ( e ) linguagem regional e linguagem vulgar

2 Bimestre - Aula 06 Noes de Texto. Segundo Bernrdez (1982): Texto a unidade lingstica comunicativa fundamental, produto da atividade verbal humana, que possui sempre carter social: est caracterizado por seu estrato semntico (estudo da evoluo do sentido das palavras atravs do tempo e do espao) e comunicativo, assim como por sua coerncia profunda e superficial, devida inteno (comunicativa) do falante de criar um texto ntegro, e sua estruturao mediante dois conjuntos de regras: as prprias do nvel textual e as do sistema da lngua.
22

23

Assim o texto: a) no um aglomerado de frases ou palavras; o significado de suas partes resulta das correlaes que elas mantm entre si. Uma leitura baseada em fragmentos isolados de texto pode e ser superficial ou incorreta. b) tem coerncia de sentido e o sentido de qualquer passagem de um texto dado pelo contexto (Exemplo: trama das novelas, poca do fato etc.) c) tem carter temporal, cultural e social.

Exemplos: 1. Observe a imagem da pgina 6 e a abaixo

2. Textos escritos s com substantivos : Circuito Fechado Ricardo Ramos Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. gua. Escova, creme dental, gua, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, gua, cortina, sabonete, gua fria, gua quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, cala, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lpis, caneta, blocos de notas, esptula, pastas, caixa de entrada, de sada, vaso com plantas, quadros, papis, cigarro, fsforo. Bandeja, xcara pequena. Cigarro e fsforo. Papis, telefone, relatrios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papis. Relgio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboos de anncios, fotos, cigarro, fsforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xcara, cartaz, lpis, cigarro, fsforo, quadro-negro, giz, papel. Mictrio, pia, gua. Txi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xcara. Mao de cigarros, caixa de fsforos. Escova de dentes, pasta, gua. Mesa e poltrona, papis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fsforo, telefone interno, gravata, palet. Carteira, nqueis, documentos, caneta, chaves, leno, relgio, mao de cigarros, caixa de fsforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xcara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fsforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papis, externo, papis, prova de anncio, caneta e papel, relgio, papel, pasta, cigarro, fsforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papis, folheto, xcara, jornal, cigarro,
23

24

fsforo, papel e caneta. Carro. Mao de cigarros, caixa de fsforos. Palet, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xcaras, cigarro e fsforo. Poltrona, livro. Cigarro e fsforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fsforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, cala, cueca, pijama, espuma, gua. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Dona-de-casa Carine Vargas Sol. Bom dia, dentes, filhos, uniforme, merenda, caf, carro, escola, carro, supermercado, carne, po, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro, casa, cama, lenol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, mquina, sabo, sala, almofada, pano, p, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, gua, desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia, tbua, faca, panela, fogo, bife, arroz, molho, feijo, salada, mesa, toalha, pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoo, mesa, pia, loua, armrio, fogo, piso. Televiso, jornal, filhos, tema, lanche, leite, nescau, po, margarina, banana, loua, pia, armrio. Carro, filhos, natao, futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa rpida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, cala, ferro de passar. Janta, marido, filhos, sala, televiso, famlia reunida, dinheiro, discusso, cozinha, mesa, loua, pia, armrio. Filhos, sono, escova, creme dental, cama, beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas, banho, sabonete, gua, toalha, creme no corpo, camisola, renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos, cama, marido, sexo, sono, boa noite, Lua.

Exerccio Site para aprofundar a elaborao de textos http://www.pucrs.br/gpt/substantivos.php. 1. O trecho abaixo um texto? Por qu? Maria foi feira e, desiludida com o plano econmico, discutiu com o primo, e divorciou-se do carteiro. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
24

25

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________

2. Observando os modelos de texto apresentados, crie o seu texto. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

25

26

________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
26

27

________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

27

28

28

You might also like