You are on page 1of 3

Efeito Estufa

O Efeito Estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos vai ser refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dixido de Carbono, Metano, xidos de Azoto e Oznio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vo reter esta radiao na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorfico dos mesmos. Nos ltimos anos, a concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve utilizao de petrleo, gs e carvo e destruio das florestas tropicais. A concentrao de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos tambm aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 C nos prximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza no s ir alterar os climas em nvel mundial como tambm ir aumentar o nvel mdio das guas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poder interferir na vida de milhes de pessoas habitando as reas costeiras mais baixas. Se a terra no fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condies seriam hostis vida, a qual de to frgil que , bastaria uma pequena diferena nas condies iniciais da sua formao, para que ns no pudessemos estar aqui discutindo-a.

O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ao do dixido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfcie da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estvel no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol so absorvidos e transformados em calor, outros so refletidos para o espao, mas s parte destes chega a deixar a Terra, em consequncia da ao refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dixido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e xidos de azoto) tm sobre tal radiao reenviando-a para a superfcie terrestre na forma de raios infravermelhos.

Desde a poca pr-histrica que o dixido de carbono tem tido um papel determinante na regulao da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilizao de combustveis fsseis (Carvo, Petrleo e Gs Natural) a concentrao de dixido de carbono na atmosfera duplicou nos ltimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado ( nas plantas que o dixido de carbono, atravs da fotossntese, forma oxignio e carbono, que utilizado pela prpria planta) o dixido de carbono comear a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alteraes a nvel topogrfico e ecolgico do planeta.

Poluentes Atmosfricos

You might also like