You are on page 1of 56

NOES DE INFORMTICA

CONHECENDO O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES


A Informtica no um bicho de sete cabeas. Ou at que conheamos e desvendemos este bicho. Tudo o que desconhecido para ns sempre nos parece algo difcil de ser dominado. Mas temos que lembrar sempre que o Computador feito por pessoas e para servir s pessoas. Portanto, por mais complicado que possa parecer, no algo indecifrvel e indomvel. Na verdade, vamos descobrir que at algo muito simples, bastando conhecermos como ele funciona.

mais barato e acessvel, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avanadas. o objeto de nosso estudo. So computadores portteis, cabem em uma pasta e so importantes para o trabalho de campo de um servio ou a movimentao dos seus dados, pois podemos lev-lo a qualquer lugar. Tm sido o maior sucesso nas recentes Feiras de Informtica. Como o prprio nome diz, cabem na palma da mo e realizam quase todas as tarefas de um PC.

NOTEBOOK

PALMTOP

Informtica
A Informtica est presente em quase tudo que nos cerca. Est em um forno microondas, por exemplo, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um aparelho de som ou TV, quando aumentamos o volume ou desligamos com o controle remoto. Hoje em dia existem at elevadores inteligentes, programados para decorar os hbitos das pessoas no edifcio, de modo que possa antever quando algum ir cham-lo at um andar. Na verdade, a informtica existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza de nossos clculos, diminuir o consumo de energia nessas operaes e baratear o preo das coisas e servios. Da o seu nome, Informtica: Informao Automtica. Foi a partir de meados dos anos setenta que os computadores ganharam fama. Nesse perodo, avanos tecnolgicos e pesquisas cientficas foram capazes de produzir circuitos eltricos cada vez mais aperfeioados, possibilitando miniaturizar o computador tornando-o mais barato e acessvel. A partir desses avanos chegamos ao que hoje conhecido como o Microcomputador, ou PC (Personal Computer), uma mquina pequena, capaz de desenvolver os mais sofisticados trabalhos, e que se aperfeioa cada vez mais.

Exemplo de um Notebook: um computador porttil, prtico de ser carregado, e que desempenha as mesmas funes de um PC.

Hardware e Software
O termo Computador utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a mquina que conhecemos. Esses componentes se dividem em duas partes principais: Hardware e Software.
a parte mecnica e fsica da mquina, com seus componentes eletrnicos e peas. So conjuntos de procedimentos bsicos que fazem que o computador seja til executando alguma funo. A essas ordens preestabelecidas chamamos tambm de programas.

HARDWARE

SOFTWARE

Tipos de Computadores
Os computadores se destinguem pela sua finalidade e porte, se dividindo ao longo desse perodo em seis tipos bsicos:
Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaos formidveis, como salas inteiras. So computadores capazes de servir diversas mquinas ao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilizao do computador entre seus funcionrios e setores. So muito utilizados por pessoas ou empresas que necessitam de um computador veloz e capaz de realizar muito trabalho ao mesmo tempo. Essa sua principal caracterstica. O Computador Pessoal o responsvel pelo sucesso da informtica entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez

a combinao de Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida. Sem um ou outro componente o computador no funciona. Vamos ver agora os principais componentes fsicos do computador:

A CPU ou o Processador
O crebro de um computador o que chamamos de Processador ou CPU (do ingls, Unidade Central de Processamento). O Processador nada mais que um Chip, formado de silcio, onde uma combinao de circuitos controla o fluxo de funcionamento de toda a mquina. Quando mandamos o computador imprimir uma pgina de algum documento digitado, por exemplo, o Processador que ir receber esta ordem, entend-la, enviar um comando para que a impressora funcione e imprima. No chip do Processador esto as instrues de como ele deve se comunicar com os programas que voc estiver usando e a quem e como ele deve enviar as instrues que voc executa no programa. O Processador principal fica localizado em uma placa denominada Placa-Me, junto com os circuitos eltricos que interligam a placa ao conjunto de componentes do computador.

MAINFRAME

COMPUTADORES EM REDE, SERVIDORES E CLIENTES

WORKSTATION

PC

Professor Rafael Pontes Lima

Informtica Bsica

A placa-me de uma CPU. Chips como estes compem o Processador, que junto a um emaranhado de Circuitos Eltricos e outras peas eltricas, compem o que chamamos de Placa-Me do Computador.

Marcas e tipos de Processadores


Existem diversos tipos de marcas e fabricantes de Processadores no mercado, dentre eles a Intel, Power PC, Cyrix, AMD, dentre outros. Atualmente a Intel a principal fabricante de processadores para PC. Ao mesmo tempo, voc j deve ter ouvido falar de nmeros ou nomes como 8088, 286, 386, 486, Pentium, MMX, etc. So todos modelos dos Processadores da Intel j fabricados nos ltimos anos. Os Processadores so conhecidos tambm pela sua Velocidade, ou como os dados so transmitidos em um computador. Como em uma Linha-de-Produo, h uma velocidade em que os componentes do computador comunicam-se entre si. Essa velocidade pode variar em cada modelo. Por exemplo, existe o Pentium 100 e o Pentium 200. Significa que o processador Pentium da Intel processa dados a uma freqncia de 100 ou 200 Mhz.

A forma como a arquitetura de um Processador foi elaborada faz com que ele se comunique apenas atravs de chaves positivas e negativas, assumindo valores 0 (zero) e 1 (um). Isso significa que para cada ordem que mandamos o Processador executar, ele realiza milhares de operaes apenas usando as chaves 0 e 1. A menor unidade de informao que um computador pode armazenar ento, este binmio 0 (zero) ou 1 (um). este tipo de informao chamamos Cdigo Binrio ou Bit (do ingls Binary Digit), que a Linguagem de Mquina usada pelos computadores. Para cada informao, o computador utiliza diversos 0 e 1 seguidos: 0011010101001011. Entretanto, utilizar o Bit como padro para uma medida de tamanho de informao seria um tanto cansativo, pois as informaes seriam medidas em milhares de bits. Por isso, a unidade padro de medida na informtica o Byte (Bynary Term, ou Termo Binrio), que o conjunto de 8 (oito) Bits. A um caractere, como uma letra, associamos um Byte. Essa arquitetura no parou a, pois a medida em que os dados iam ficando maiores, era necessrio aumentar os padres de medida. Utilizou-se, ento, a base 2 (as possibilidades 0 ou 1) e o expoente 10 para os prximos padres mtricos de dados no computador. Assim, as grandezas variam sempre a cada 210 ou 1024 bytes:
MEDIDA: Bit Byte Kilobyte (Kb) Megabyte (Mb) Gigabyte (Gb) Terabyte (Tb) REPRESENTA O MESMO QUE: 0 ou 1 - menor unidade de dado conjunto de 8 bits ou 1 caractere 210 ou 1024 bytes 210 ou 1024 Kilobyte 210 ou 1024 Megabyte 210 ou 1024 Gigabyte

A Memria RAM
Outro componente fundamental do Computador a Memria RAM (do ingls Random Access Memory, ou Memria de Acesso Aleatrio). Quando falamos em memria de um computador estamos nos referindo a rea de Trabalho do Processador. na RAM que o Processador realiza seus trabalhos, definidos nos programas, por exemplo. A RAM composta por diversas pequenas Placas, tambm formadas por chips, que juntos somam o total de memria existente em um computador. Quando ligamos nosso computador e executamos um programa, o Processador armazena-o temporariamente na memria, para melhor lidar com suas instrues. A RAM tambm chamada de memria voltil, porque os dados que so armazenados nela, no permanecem quando desligamos o computador. A RAM apenas para trabalho. Para um bom funcionamento de um computador e de seus programas, quanto mais memria, melhor. Significa que quantas Placas de Memria a mais nosso Processador tiver sua disposio para armazenar nelas seus dados e realizar ali seus trabalhos, melhor. Basta imaginarmos o seguinte exemplo: se tivermos a tarefa de fazer um desenho em um papel, poderemos fazer isso em uma mesa pequena, usando apenas um lpis e uma folha. Entretanto, se tivermos que construir uma cama, usando ferramentas de corte e madeira, no poderemos fazer isso em uma mesa. Ser necessrio uma sala. Imagine se precisamos construir um carro, pea a pea, usando centenas de ferramentas e materiais! Precisaramos de um ptio de fbrica, no mnimo. Neste exemplo, voc seria o Processador realizando essas tarefas, as ferramentas que voc teria seriam os programas ou softwares, e os lugares para a realizao do trabalho e armazenamento temporrio das ferramentas seria a memria. Portanto lembre-se: dependendo da tarefa e do tamanho do programa, ir variar a memria necessria para isso.

Para saber mais...


Existem ainda outros tipos de memria em nosso computador, alm da RAM. A ROM-BIOS (Read Only Memory - Basic InputOutput Services - Memria Apenas de Leitura - Servio Bsico de Entrada e Sada) um chip de Memria responsvel por armazenar os procedimentos iniciais de checagem da situao de nosso computador e de caminho do Boot (carregamento do Sistema Operacional) A ROM-BIOS possui ainda um pequeno chip de memria, permanentemente carregado por uma Pilha Alimentadora, guardando as caractersticas do SETUP, que onde so armazenadas as configuraes alterveis da mquina, como data, hora, seqncia de Boot, etc. Alm dessas, existem Placas de Memria de Vdeo, responsveis por permitir uma boa resoluo em seu monitor, muitas cores e rapidez de apresentao, Placas de Som, responsvel por fazer o mesmo com a edio de sons, dentre outras.

O Disco Rgido ou HD
Se o Processador quem executa nossas ordens, e na Memria que ele trabalha, ser no Disco Rgido ou HD (Hard Disk) onde ele armazenar as informaes de modo permanente. O Disco Rgido (podendo haver mais de um no mesmo computador) possui em mdia de 1 Gigabyte a 4 ou mais Gigabytes de capacidade de armazenamento, e onde o computador l as informaes que sero processadas. Essas informaes so guardadas sob a
Informtica Bsica

Como so medidos os dados

Professor Rafael Pontes Lima

forma de Arquivos, que so a unidade de armazenamento de informao em discos. Nossos Arquivos podem ser de Programas, textos, banco de dados, documentos, etc. E seu tamanho tambm varia. Quando o processador l um arquivo, o armazenando na memria, ele apenas o copia para l, permanecendo o arquivo sem modificao no HD, a no ser que voc queira alter-lo. A operao de inserir um arquivo no HD chamase Gravar, e a de retirar um arquivo chama-se Excluir ou Deletar.

As unidades de Disquete
Assim como no HD, o computador possui duas outras unidades de gravao de dados em formato flexvel, e onde podemos transportar os dados gravados. Chamase Unidade de Discos Flexveis, e os discos chamam-se Disquetes, ou Floppy Disk. Essas unidades so de dois tamanhos: 5 e 3 , e armazenam, respectivamente, 1,2 Mb e 1,44 Mb. Da mesma forma que o HD, esses disquetes, para serem teis, precisam ser Formatados. Atualmente a unidade 5 j no mais vendida com os computadores, pois caiu em desuso, mas ainda existem muitos computadores e disquetes com este formato.

Disquetes de 5 e 3 . O HD se localiza dentro do Gabinete do computador, e alm de no estar visvel, totalmente lacrado, impedindo que qualquer impureza penetre no Disco e o danifique. Quando trabalhamos com o HD gravando arquivos, nosso Disco gira centenas de vezes por minuto, onde uma cabea magntica de gravao insere os dados binrios na estrutura do disco, sem sequer toc-lo. Para que um Disco possa estar til preciso que esteja Formatado, ou seja, tenhamos criado no Disco os lugares para o armazenamento magntico de nossos dados. Podemos comparar um HD a uma estante em nossa biblioteca, onde armazenamos nossos livros para leitura. no HD onde nossos Arquivos (livros) so armazenados. Apesar do Disquete de 5 ter um tamanho maior, o de 3 que tem maior capacidade de armazenamento. As Unidades de Disco Flexvel localizam-se na frente do gabinete, possundo um tipo de entrada para cada Disquete, e se chamam Drives.

Perifricos, Interfaces ou acessrios


Chamamos de Perifricos, Interfaces e Acessrios a todo equipamento utilizado pelo computador para intercambiar dados ou se comunicar com seu usurio ou com outros computadores. O monitor, teclado, modem, fax, impressora, mouse, dentre outros, so perifricos de nosso computador, pois atravs deles que ele se comunica. Quando uma mensagem exibida na tela de seu monitor, por exemplo, o computador est se comunicando com voc. Por outro lado, quando digitamos algo no teclado, estamos nos comunicando com ele.

O CD-ROM
Compact Disc - Read Only Memory (Disco Compacto - Memria Apenas de Leitura) uma unidade de armazenamento de dados, mas, como o prprio nome diz, somente possvel ler o CD. Em um CD podemos ter msica ou qualquer tipos de arquivos. Podemos ouvir nossas msicas atravs de um computador multimdia e ler os arquivos atravs de nossos programas.

Dispositivos de entrada e sada de dados


Esses Perifricos so classificados tambm de acordo com sua finalidade: se servem para entrar dados ou enviar dados para o usurio ou para o computador. Chamamos esses perifricos de Dispositivos de entrada e sada de dados, conforme esta disposio. Aos perifricos usados para transmitirmos informaes ao computador chamamos de Dispositivos de entrada de dados; aos perifricos usados para o computador se comunicar conosco enviando dados chamamos de Dispositivos de sada de dados; e aos que servem tanto para entrada quanto para sada de dados chamamos de Dispositivos de entrada e sada de dados. Esses dispositivos de entrada e sada de dados so fundamentais para o correto funcionamento de nosso computador. Sem eles, de nada serviria nosso computador, pois no haveria meios de nos comunicarmos com ele.
DISPOSITIVO: TIPO DE COMUNICAO DE DADOS: entrada e sada de dados sada de dados

O CD-ROM tambm fica guardado dentro do Gabinete, mas ao contrrio do HD, ele tem uma plataforma deslizante por onde inserimos ou retiramos nosso disco. O CD-ROM possui uma tecnologia de leitura tica, onde o reflexo da vibrao de um feixe de luz no disco produz os nmeros 0 ou 1, transmitindo a informao. Em um CD-ROM podemos ter at 74 minutos de msica ou 650 Mb de dados gravados. Atualmente existe tambm o CD-R (Compact Disc - Recordable, ou Gravvel), uma espcie de CD onde possvel gravar apenas uma nica vez.

modem / fax monitor ou vdeo

Professor Rafael Pontes Lima

Informtica Bsica

impressora teclado scanner mouse, trackball, mousetouch microfone para multimdia

sada de dados entrada de dados entrada de dados entrada de dados entrada de dados

Impressoras
A Impressora um meio fundamental de exibir seus dados, relatrios, documentos. Existem basicamente trs tipos de impressoras comerciais hoje em dia:
TIPO DE IMPRESSORA COMO Um cabeote de impresso se move pressionando uma fita com tinta, que ao encostar no papel, o borra. Um cabeote de impresso se move pela pgina e em cada pequeno ponto de impresso formada uma bolha de calor que estoura no papel, borrando a tinta. Imprime borrando em uma matriz de calor formada a partir da imagem do documento.

MATRICIAL

Modem
O Modem um acessrio responsvel por realizar a comunicao de dados entre seu computador e outro computador ou a Internet atravs da linha telefnica. Seu nome vem de sua finalidade: Modulador/Demodulador de sinais. O Modem conecta-se ao computador e linha telefnica, atravs de uma placa especfica para realizar a modulao. Os modems atuais so internos ao computador, sendo uma placa adicionada placa-me. Para se comunicar com outros computadores atravs do telefone, o modem transforma os sinais digitais de seu computador em sinais de pulso modulares, capazes de trafegar em uma linha telefnica e chegar at outro modem, que ir demodul-los novamente para outro computador. Graas ao Modem possvel nos conectarmos Internet. Ele foi uma pea fundamental para que a informtica desse esse salto na rea de comunicao de dados. Os modems antigamente eram um aparelho separado do computador. Hoje em dia, a indstria de informtica simplificou o modem e ele apenas uma placa somada Placa-me.
JATO DE TINTA

LASER

Uma impressora Jato de Tinta. O nome jato de tinta no toa: uma cabea de impresso se aquee e faz uma minscula bolha de tinta explodir, borrando em pequenssimos pontos o papel impresso.

Mouse, Trackball, Mousetouch


Um dos inventos mais importantes para o uso do ambiente Windows foi o mouse, que depois acabou se transformando em outras verses. Com o mouse arrastamos seu Ponteiro pela tela, ativando comandos e programas.

Monitor
O Monitor o principal meio de exibio de dados. So formados por tubos de emisso de raios catdicos, que criam feixes de eltrons que so disparados at a tela revestida de fsforo. A vibrao destes feixes que faz produzir as centenas de cores existentes em nosso monitor. O nmero de cores disponvel para exibio em um monitor depende de sua Placa de Vdeo e da quantidade de memria desta placa. Com ela voc poder ter monitores que exibam 16, 256 ou 16,8 milhes de cores. O mesmo acontece com a resoluo grfica, ou o nmero de Pixels existente em seu monitor. Um Pixel (Picture Elements) a menor resoluo de cor ou ponto de luz que sua tela pode projetar. A depender de sua Placa de Vdeo, seu monitor pode tambm ser configurado para reduzir os pontos de emisso de luz, dando uma maior resoluo de tela. Atravs de seu Sistema Operacional possvel esta resoluo aumentar de 640 x 480 pixels, 800 x 600 e 1024 x 768 por tela. As Placas de Vdeo com alta resoluo so imprescindveis se voc deseja trabalhar com programas que lidem com cores ou desenhos, e jogos que necessitem exibir muitas telas em tempo muito rpido. Existem diversos tipos de monitores hoje em dia, mas o mais utilizado o de padro VGA (Vdeo Graphics Array)
Professor Rafael Pontes Lima

Teclado
O Teclado nossa principal ferramenta de trabalho com o computador, e com ele que digitamos documentos, alm de muitas teclas servirem de comandos de operaes em programas e no Windows. Um teclado pode ter de 102 a 114 teclas, sendo divididas da seguinte forma: a maioria delas para os caracteres (a-z, 0-9 e acentos, etc.); outra parte para comandos e funes, e outra parte para digitao numrica. Observe suas teclas com ateno, pois possuem muitas funes.

Informtica Bsica

Inicializao do Windows XP Ao iniciar o windows XP a primeira tela que temos tela de logon, nela, selecionamos o usurio que ir utilizar o computador.

Scanner
O Scanner um aparelho que digitaliza uma imagem. como uma mquina de fotocpia, mas ao invs de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada. Atravs do Scanner podemos extrair imagens de fotos, jornais, desenhos, e coloc-las em nossos textos. uma ferramenta muito til para pessoas que trabalham com Editorao Eletrnica. Um Scanner de mesa: colocamos uma imagem dentro dele e a imagem aparece em nosso computador. necessrio um programa de editorao de imagens para trabalharmos o objeto escaneado. Alm disso, existem inmeros formatos de imagens para diferentes finalidades.

Tela de Logon Ao entrarmos com o nome do usurio, o windows efetuar o Logon (entrada no sistema) e nos apresentar a rea de trabalho:

rea de trabalho

NOES DO WINDOWS XP Introduo


A Microsoft trabalhou com afinco na nova verso do Windows: o Windows XP (o XP utilizado no nome vm da palavra eXPerience), que inicialmente foi chamado de Windows Whistler, e que sucede o Windows Me e tambm o Windows 2000. O WinXP j est venda e tem duas verses: o Windows XP Home Edition (que substitui o Windows Me) e o Windows XP Professional Edition (que substitui o Windows 2000 Professional). A verso Server do WinXP (que se chamar Windows .NET) ainda est em desenvolvimento, sendo que haver vrias verses dele pois o Windows .NET substituir o Win2000 Server, Advanced Server e Datacenter Server alm de ter uma nova verso se ser dedicada apenas como Web Server.

rea de Trabalho ou Desktop Na rea de trabalho encontramos os seguintes itens:

cones
Figuras que representam recursos do computador, um cone pode representar um texto, msica, programa, fotos e etc. voc pode adicionar cones na rea de trabalho, assim como pode excluir. Alguns cones so padro do Windows: Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede, Internet Explorer.

Iniciando o Windows

Barra de tarefas
A barra de tarefas mostra quais as janelas esto abertas neste momento, mesmo que algumas estejam
Professor Rafael Pontes Lima

Informtica Bsica

minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade. A barra de tarefas muito til no dia a dia. Imagine que voc esteja criando um texto em um editor de texto e um de seus colegas lhe pede para voc imprimir uma determinada planilha que est em seu micro. Voc no precisa fechar o editor de textos. Apenas salve o arquivo que est trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime voc no precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos, dando um clique no boto!ao correspondente na Barra de tarefas e volte a trabalhar. A barra de Tarefas, na viso da Microsoft, uma das maiores ferramentas de produtividade do Windows. Vamos abrir alguns aplicativos e ver como ela se comporta.

selecione propriedades e ento clique na guia menu Iniciar. Esta guia tem duas opes: Menu iniciar: Oferece a voc acesso mais rpido a email e Internet, seus documentos, imagens e msica e aos programas usados recentemente, pois estas opes so exibidas ao se clicar no boto Iniciar. Esta configurao uma novidade do Windows XP Menu Iniciar Clssico: Deixa o menu Iniciar com a aparncia das verses antigas do Windows, como o windows ME, 98 e 95.

O Boto Iniciar
O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele d acesso ao Menu Iniciar, de onde se pode acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o boto Iniciar mostra um menu vertical com vrias opes. Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para a direita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. Se voc posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, ser exibido outro menu. O boto Iniciar a maneira mais fcil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alteraes nas configuraes do computador, localizar um arquivo, abrir um documento.

Propriedades do menu Iniciar

Todos os programas
O menu Todos os Programas, ativa automaticamente outro submenu, no qual aparecem todas as opes de programas. Para entrar neste submenu, arraste o mouse em linha reta para a direo em que o submenu foi aberto. Assim, voc poder selecionar o aplicativo desejado. Para executar, por exemplo, o Paint, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a opo Acessrios. O submenu Acessrios ser aberto. Ento aponte para Paint e d um clique com o boto esquerdo do mouse.

Menu Iniciar O boto iniciar pode ser configurado. No Windows XP, voc pode optar por trabalhar com o novo menu Iniciar ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparncia das verses anteriores do Windows (95/98/Me). Clique na barra de tarefas com o boto direito do mouse e
Professor Rafael Pontes Lima

Todos os programas

Logon e Logoff
Abre uma janela onde voc poder optar por fazer logoff ou mudar de usurio. Veja a funo de cada um: Trocar usurio: Clicando nesta opo, os programas que o usurio atual est usando no sero
Informtica Bsica

fechados, e uma janela com os nomes dos usurios do computador ser exibida para que a troca de usurio seja feita. Use esta opo na seguinte situao: Outro usurio vai usar o computador, mas depois voc ir continuar a usalo. Ento o Windows no fechar seus arquivos e programas, e quando voc voltar ao seu usurio, a rea de trabalho estar exatamente como voc deixou. Fazer logoff: este caso tambm para a troca de usurio. A grande diferena que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usurio atual sero fechados, e s depois aparece a janela para escolha do usurio.

A pasta acessrio acessvel dandose um clique no boto Iniciar na Barra de tarefas, escolhendo a opo Todos os Programas e, no submenu que aparece, escolha Acessrios.

Acessrios

Janelas
Para exemplificarmos uma janela, utilizaremos a janela de um aplicativo do Windows. O Bloco de Notas.

Desligando o Windows XP
Clicandose em Iniciar, desligar, teremos uma janela onde possvel escolher entre trs opes: Hibernar: Clicando neste boto, o Windows salvar o estado da rea de trabalho no disco rgido e depois desligar o computador. Desta forma, quando ele for ligado novamente, a rea de trabalho se apresentar exatamente como voc deixou, com os programas e arquivos que voc estava usando, abertos. Desativar: Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos para que voc possa desligar o computador com segurana. Reiniciar: Encerra o Windows e o reinicia.

Acessrios do Windows
O Windows Xp inclui muitos programas e acessrios teis. So ferramentas para edio de texto, criao de imagens, jogos, ferramentas para melhorar a performance do computador, calculadora e etc. Se fssemos analisar cada acessrio que temos, encontraramos vrias aplicaes, mas vamos citar as mais usadas e importantes. Imagine que voc est montando um manual para ajudar as pessoas a trabalharem com um determinado programa do computador. Neste manual, com certeza voc acrescentaria a imagem das janelas do programa. Para copiar as janelas e retirar s a parte desejada, utilizaremos o Paint, que um programa para trabalharmos com imagens. As pessoas que trabalham com criao de pginas para a Internet utilizam o acessrio Bloco de Notas, que um editor de texto muito simples. Assim, vimos duas aplicaes para dois acessrios diferentes.
Professor Rafael Pontes Lima

Janela Barra de Ttulo: esta barra mostra o nome do arquivo (Sem Ttulo) e o nome do aplicativo (Bloco de Notas) que est sendo executado na janela. Atravs desta barra, conseguimos mover a janela quando a mesma no est maximizada. Para isso, clique na barra de ttulo, mantenha o clique e arraste e solte o mouse. Assim, voc estar movendo a janela para a posio desejada. Depois s soltar o clique. Na Barra de Ttulo encontramos os botes de controle da janela. Estes so: Minimizar: este boto oculta a janela da rea de trabalho e mantm o boto referente janela na Barra de Tarefas. Para visualizar a janela novamente, clique em seu boto na Barra de tarefas. Maximizar: Este boto aumenta o tamanho da janela at que ela ocupe toda a rea da Trabalho. Para que a janela volte ao tamanho original, o boto na Barra de Ttulo, que era o maximizar, alternou para o boto Restaurar. Clique neste boto e a janela ser restaurada ao tamanho original. Fechar: Este boto fecha o aplicativo que est sendo executado e sua janela. Esta mesma opo poder ser utilizada pelo menu Arquivo/Sair. Se o arquivos que estiver sendo criado ou modificado dentro da janela no foi salvo antes de fechar o aplicativo, o Windows emitir uma tela de alerta perguntando se queremos ou no salvar o arquivo, ou cancelar a operao de sair do aplicativo.

Salvando Arquivos
Salvar um arquivo grav-lo no disco rgido ou disquete, para que no seja perdido com a falta de energia (lembrando que, quando criamos um arquivo, ele est armazenado ma memria RAM, por isso a necessidade de salvlo). Desta forma, poderemos utilizlo
Informtica Bsica

posteriormente. A primeira vez que vamos salvar um arquivo, temos que dar um nome para o mesmo e escolher uma pasta (um local no disco). Depois que o arquivos j tem um nome, o comando salvar s atualiza as alteraes. Quando criamos um arquivo no editor de texto ou em uma planilha eletrnica, estes arquivos esto sendo guardados temporariamente na memria RAM. Para transferilos para o disco rgido, devemos salvlos. Para isso, execute os seguintes passos quando for salvar um arquivo pela primeira vez: 1. Voc est com o Bloco de Notas aberto. Ento, digite a frase meu primeiro texto. Agora, vamos gravar este pequeno texto que voc digitou. 2. Clique no menu Arquivo / Salvar. A seguinte tela ser mostrada:

e unidades de disco, por exemplo tornase acessvel em um s local chamado Meu Computador. Quando voc inicia o Windows XP, o Meu computador aparece como um cone na parte esquerda da tela, ou rea de Trabalho. Veja a figura a seguir

rea de Trabalho ou Desktop O Meu computador a porta de entrada para o usurio navegar pelas unidades de disco (rgido, flexveis e CDROM). Normalmente, nas empresas existem vrios departamentos como administrao, compras, estoque e outros. Para que os arquivos de cada departamento no se misturem, utilizamos o Meu computador para dividirmos o Disco em pastas que organizam os arquivos de cada um dos departamentos. Em casa, se maus de uma pessoa utiliza o computador, tambm criaremos pastas para organizar os arquivos que cada um cria.

Salvar A janela Salvar Como no Windows XP traz uma barra de navegao de pastas esquerda da janela (observe a figura acima). Esta barra fornece atalhos para locais em seu computador ou na rede como: A pasta Histrico (ou Documentos Recentes) que mostra as ultimas pasta e arquivos que foram acessados; a rea de Trabalho (Desktop); A pasta Meus Documentos; Meu computador, que permite acessar as unidades disponveis em seu micro, como Disco Rgido, disquete e unidade de CD; E, por ltimo, a pasta Meus locais de Rede. Quando voc clicar em um local, ele aparecer em Salvar em, e os arquivos e pastas no local selecionado sero listados direita. Se, por exemplo, voc deseja salvar o arquivo na pasta Meus Documentos, no ser necessrio localizar esta pasta na caixa Salvar em. Basta clicar no cone Meus Documentos na barra de navegao de pastas e esta j estar selecionada. 3. como a primeira vez que est salvando o arquivo, ser aberta a tela do Salvar Como para voc definir o local e o nome do arquivo no disco rgido. 4. Na caixa Salvar em, escolha a unidade de disco na qual deseja gravar seu arquivo (C: ou Disco Flexvel). No nosso caso, vamos escolher (C:). 5. Escolha uma pasta dando um clique duplo sobre ela. No nosso caso, Meus Documentos. 6. na Caixa Nome do Arquivo, digite um nome para o arquivo. Este nome no poder conter os caracteres: *, /, \,?. Pode haver um espao de um arquivo. 7. Clique no boto Salvar.

Exibir o contedo de uma pasta


Para voc ter uma idia prtica de como exibir o contedo de uma pasta (estas so utilizadas para organizar o disco rgido, como se fossem gavetas de um armrio), vamos, por exemplo, visualizar o contedo de pasta Windows. Siga os seguintes passos: 1. D um clique sobre a pasta correspondente ao disco rgido (C:) 2. ser aberta uma janela com ttulo correspondente ao rtulo da unidade de disco rgido C:. Nesta janela aparecem as pastas correspondentes s gavetas existentes no disco rgido C:, bem como os cones referentes aos arquivos gravados no raiz (pasta principal) da unidade C.

Meu Computador

Meu Computador
No windows XP, tudo o que voc tem dentro do computador programas, documentos, arquivos de dados

3. D um clique sobre a pasta Windows. Ela ser aberta como uma janela cujo ttulo windows, mostrando todas

Professor Rafael Pontes Lima

Informtica Bsica

as pastas (gavetas) e cones de arquivos existentes na pasta Windows.

Criando pastas
Como j mencionado anteriormente, as pastas servem para organizar o disco rgido. Para conseguirmos esta organizao, necessrio criarmos mais pastas e at mesmo subpastas destas. Para criar uma pasta siga estes passos: 1. Abra a pasta ou unidade de disco que dever conter a nova pasta que ser criada. 2. clique no menu Arquivo / Novo / Pasta. 3. Aparecer na tela uma Nova Pasta selecionada para que voc digite um nome. 4. Digite o nome e tecle ENTER 5. Pronto! A Pasta est criada.

Computador, como padro ele traz a janela sem diviso, as possvel dividila tambm clicando no cone Pastas na Barra de Ferramentas) Para abrir o Windows Explorer, clique no boto Iniciar, v a opo Todos os Programas / acessrios e clique sobre Windows Explorer ou clique sob o boto iniciar com o boto direito do mouse e selecione a opo Explorar. Preste ateno na Figura da pgina anterior que o painel da esquerda na figura acima, todas as pastas com um sinal de + (mais) indicam que contm outras pastas. As pastas que contm um sinal de (menos) indicam que j foram expandidas (ou j estamos visualizando as subpastas). Quando voc aprendeu a usar o Meu Computador, voc viu que, apesar da janela no aparecer dividida, voc pode dividila clicando no cone que fica na barra de ferramentas. Uma outra formatao que serve tanto para o Meu Computador, quanto para o Windows Explorer que voc pode escolher se deseja ou no exibir, do lado esquerdo da janela, um painel que mostra as tarefas mais comuns para as pastas e links que mostram outras partes do computador. Clicando no menu Ferramentas e depois clicando em Opes de pasta, a janela seguinte apresentada:

Windows Explorer
O Windows Explorer tem a mesma funo do Meu Computador: Organizar o disco e possibilitar trabalhar com os arquivos fazendo, por exemplo, cpia, excluso e mudana no local dos arquivos. Enquanto o Meu Computador traz como padro a janela sem diviso, voc observar que o Windows Explorer traz a janela dividida em duas partes. Mas tanto no primeiro como no segundo, esta configurao pode ser mudada. Podemos criar pastas para organizar o disco de uma empresa ou casa, copiar arquivos para disquete, apagar arquivos indesejveis e muito mais.

Opes de Pasta

Lixeira do Windows
A Lixeira uma pasta especial do Windows e ela se encontra na rea de trabalho, como j mencionado, mas pode ser acessada atravs do Windows Explorer. Se voc estiver trabalhando com janelas maximizadas, no conseguir ver a lixeira. Use o boto direito do mouse para clicar em uma rea vazia da Barra de Tarefas. Em seguida, clique em Minimizar todas as Janelas. Para verificar o contedo da lixeira, d um clique sobre o cone e surgir a seguinte figura:

Janela do Windows Explorer No Windows Explorer, voc pode ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e pastas localizados em cada pasta selecionada. Ele especialmente til para copiar e mover arquivos. Ele composto de uma janela dividida em dois painis: O painel da esquerda uma rvore de pastas hierarquizada que mostra todas as unidades de disco, a Lixeira, a rea de trabalho ou Desktop (tambm tratada como uma pasta); O painel da direita exibe o contedo do item selecionado esquerda e funciona de maneira idntica s janelas do Meu Computador (no Meu
Professor Rafael Pontes Lima

Informtica Bsica

dizer que o Wordpad uma verso muito simplificada do Word. Os usurios do Word vo se sentir familiarizados, pois ele possui menus e barras de ferramentas similares. Porm o Word tem um nmero muito maior de recursos. A vantagem do WordPad que ele j vem com o Windows. Ento, se voc no tem em seu computador o Microsoft Word, poder usar o WordPad na criao de seus textos. Tipos de documentos que podemos criar com o WordPAd: Fax Memorandos Avisos Lista de compras Lixeira do Windows Ateno para o fato de que, se a janela da lixeira estiver com a aparncia diferente da figura acima, provavelmente o cone Pasta est ativo. Vamos apagar um arquivo para poder comprovar que o mesmo ser colocado na lixeira. Para isso, vamos criar um arquivo de texto vazio com o bloco de notas e salvalo em Meus documentos, aps isto, abra a pasta, e selecione o arquivo recm criado, e ento pressione a tecla DELETE. Surgir uma caixa de dialogo como a figura a seguir: Agora, principalmente se voc no tiver o Word no seu computador, o WordPad ser sua principal ferramenta de criao de textos. Para Abrir o WordPad, localize o item Acessrios no Menu Iniciar. Ao abrir o programa a seguinte janela ser exibida:

Clique em SIM e ento o arquivo ser enviado para Lixeira.

Esvaziando a Lixeira
Ao Esvaziar a Lixeira, voc est excluindo definitivamente os arquivos do seu Disco Rgido. Estes no podero mais ser mais recuperados pelo Windows. Ento, esvazie a Lixeira somente quando tiver certeza de que no precisa mais dos arquivos ali encontrados. 1. Abra a Lixeira 2. No menu ARQUIVO, clique em Esvaziar Lixeira. Voc pode tambm esvaziar a Lixeira sem precisar abrila, para tanto, basta clicar com o boto DIREITO do mouse sobre o cone da Lixeira e selecionar no menu de contexto Esvaziar Lixeira. Janela do WordPad

Barra Padro
Na barra Padro, aonde encontramos os botes para as tarefas que executamos com mais freqncia, tais como: Abrir, salvar, Novo documento, imprimir e etc.

Funes dos botes: 1. Novo documento 2. Abrir documento 3. Salvar 4. Visualizar 5. Localizar (esmaecido) 6. Recortar (esmaecido) 7. Copiar (esmaecido) 8. Colar 9. Desfazer 10. Inserir Data/Hora

Barra de formatao
Logo abaixo da barra padro, temos a barra de Formatao, ela usada para alterar o tipo de letra (fonte), tamanho, cor, estilo, disposio de texto e etc.

WordPad
O Windows traz junto dele um programa para edio de textos. O WordPad. Com o WordPad possvel digitar textos, deixandoos com uma boa aparncia. Como mencionado no pargrafo anterior, o WordPad um editor de textos que nos auxiliar na criao de vrios tipos de documentos. Mas poderamos Funes dos botes: 1. Alterar fonte 2. Alterar tamanho da fonte 3. Lista de conjunto de caracteres do idioma 4. Negrito 5. Itlico
Informtica Bsica

Professor Rafael Pontes Lima

10

6. Sublinhado 7. Cor da fonte 8. Texto alinhado esquerda 9. Texto Centralizado 10. Texto alinhado a direita 11. Marcadores

Formatando o texto
Para que possamos formatar (alterar a forma) de um texto todo, palavras ou apenas letras, devemos antes de tudo selecionar o item em que iremos aplicar a formatao. Para selecionar, mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse e arraste sobre a(s) palavra(s) ou letra(s) que deseja alterar:

O Paint um acessrio do Windows que permite o tratamento de imagens e a criao de vrios tipos de desenhos para nossos trabalhos. Atravs deste acessrio, podemos criar logomarcas, papel de parede, copiar imagens, capturar telas do Windows e usalas em documentos de textos. Uma grande vantagem do Paint, que para as pessoas que esto iniciando no Windows, podem aperfeioarse nas funes bsicas de outros programas, tais como: Abrir, salvar, novo, desfazer. Alm de desenvolver a coordenao motora no uso do mouse. Para abrir o Paint, siga at os Acessrios do Windows. A seguinte janela ser apresentada:

Feito isto, basta apenas alterar as propriedades na barra de formatao. Voc pode ainda formatar o texto ainda pela caixa de dilogo para formatao, para isso clique em: Menu Formatar / Fonte, a seguinte tela ser apresentada:

Janela do Paint Nesta Janela, temos os seguintes elementos:

Formatar Fonte Aqui, voc tambm poder fazer formataes do texto, bom como colocar efeitos como Riscado e sublinhado. Com o Neste menu (Formatar), temos tambm a opo de formatar o pargrafo, definindo os recuos das margens e alinhamento do texto.

Caixa de ferramentas Nesta Caixa, selecionamos as ferramentas que iremos utilizar para criar nossas imagens. Podemos optar por: Lpis, Pincel, Spray, Linhas, Curvas, Quadrados, Elipses e etc. Caixa de cores Nesta caixa, selecionamos a cor que iremos utilizar, bem como a cor do fundo em nossos desenhos.

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criao de imagens: Lpis: Apenas mantenha pressionado o boto do mouse sobre a rea em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma funo do lpis, mas com alguns recursos a mais, nos quais podemos alterar a forma do pincel e o tamanho do mesmo. Para isso, basta selecionar na caixa que aparece em baixo da Caixa de ferramentas:

Formatar Pargrafo

Paint
Professor Rafael Pontes Lima

11

Informtica Bsica

Calculadora
A calculadora do Windows contm muito mais recursos do que uma calculadora comum, pois alm de efetuar as operaes bsicas, pode ainda trabalhar como uma calculadora cientfica. Para abrila, v at acessrios. A Calculadora padro contm as funes bsicas, enquanto a calculadora cientifica indicada para clculos mais avanados. Para alternar entre elas clique no menu Exibir

Spray: Com esta ferramenta, pintamos como se estivssemos com um spray de verdade, podendo ainda aumentar o tamanho da rea de alcance dele, assim como aumentamos o tamanho do pincel. Preencher com cor ou Balde de tinta: Serve para pintar os objetos, tais como crculos e quadrados. Useo apenas se a sua figura estiver fechada, sem aberturas, conforme exemplo abaixo:

Figura Vazada Figura fechada Ferramenta Texto: Utilizada para inserir textos no Paint. Ao selecionar esta ferramenta e clicarmos na rea de desenho, devemos desenhar uma caixa para que o texto seja inserido dentro da mesma. Junto com a ferramenta texto, surge tambm a caixa de formatao de texto, com funo semelhante a estudada no WordPad, a barra de formatao.

Voc pode ainda salvar o seu desenho, para que possa abrir mais tarde ou mesmo imprimir. Para tanto, clique em Arquivo / Salvar.

Ferramentas do sistema
O Windows XP trs consigo uma serie de programas que nos ajudam a manter o sistema em bom funcionamento. Esses programas so chamados de Ferramentas do Sistema. Podemos acess-los atravs do Menu Acessrios, ou abrindo Meu Computador e clicando com o boto direito do mouse sobre a unidade de disco a ser verificada, no menu de contexto, selecione a opo propriedades:

Basta inserir um nome para o desenho, e clicar no boto Salvar. Aps salvar seu desenho, voc pode ainda colocalo como plano de fundo (papel de parede). Clique em Arquivo / Definir como plano de fundo.

Na janela de Propriedades do Disco, clique na guia Ferramentas: Nesta janela, temos as seguintes opes:

Professor Rafael Pontes Lima

12

Informtica Bsica

EDITOR DE TEXTO WORD


Microsoft Word 2002 XP Uma das categorias de softwares mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo a dos editores de textos. So programas que estimulam a produo de trabalhos escritos, dada a sua facilidade de uso e riqueza de opes para a manipulao dos textos. Estes programas costumam surpreender o usurio que se inicia no uso do computador ao produzir trabalhos que antes eram feitos com a ajuda das mquinas de escrever. Atualmente pode-se dizer que no existem mquinas de escrever modernas, pois estas perderam totalmente o seu espao para o computador. Editar um texto hoje muito mais que escrever algo numa folha de papel. Envolve tarefas como movimentaes, mudanas de formatos, pesquisas e substituies, aplicao de objetos, correo ortogrfica, entre inmeros outros recursos que s o computador pode oferecer. O Microsoft Word 2002 XP faz parte do pacote de programas Microsoft Office 2002 XP, que inclui a Planilha Eletrnica Microsoft Excel 2002 XP, o Banco de Dados Microsoft Access 2002 XP, o Editor de Apresentaes Microsoft PowerPoint 2002 XP e o Controlador de Arquivos e Tarefas Outlook Express, sendo, atualmente, o que h de mais novo e poderoso na categoria. O Microsoft Word 2002 XP , sem dvida, o editor de textos mais conhecido, mais utilizado e tambm de maior funcionalidade. Iniciando o Microsoft Word 2002 XP Clique no boto Iniciar da barra de tarefas do Microsoft Windows 2000 ME. Aponte para o grupo Programas. Selecione Microsoft Word. A tela do Microsoft Word 2002 XP composta por vrios elementos grficos como cones, menus e alguns elementos que so comuns ao ambiente Microsoft Windows 2000 ME, com o qual voc j deve estar familiarizado. Antes de iniciarmos propriamente o trabalho com textos, necessrio que se conhea e identifique a funo dos elementos que compem a tela do aplicativo. Iniciando o Documento Digite o texto a seguir, sem se preocupar com as quebras de linhas, pois o Microsoft Word 2002 XP far isso automaticamente. S pressione a tecla <Enter> ao final de cada pargrafo. O Aboio Ainda retiniam as ltimas badaladas das trindades, quando longe pela vrzea alm, comearam arrazoar as
Professor Rafael Pontes Lima

Verificao de erros: Ferramenta que procura no disco erros, defeitos ou arquivos danificados. Recomendase fazer ao menos uma vez por semana. Desfragmentao: Quando o Windows grava um arquivo no Disco, ele o grava em partes separadas, quando precisar abrir esse mesmo arquivo, o prprio Windows levar mais tempo, pois precisa procurar por todo o disco. Usando esta ferramenta, ele ajusta o disco e torna o computador at 20% mais rpido. Recomendase fazer todo ms. Backup: Ferramenta que cria uma cpia dos seus arquivos ou de todo o sistema, para o case de algum problema, nada seja perdido. Recomendase fazer ao menos uma vez por ms.

Restaurao do sistema
Alm da ferramenta Backup, estudada no capitulo anterior, o Windows XP apresenta uma ferramenta mais avanada e simples de protegem o sistema contra erros e falhas, esta ferramenta encontrase em Acessrios / ferramentas do sistema. Voc pode usar a restaurao do sistema para desfazer alteraes feitas no computador e restaurar configuraes e o desempenho. A restaurao do sistema retorna o computador a uma etapa anterior (ponto de restaurao) sem que voc perca trabalhos recentes, como documentos salvos, email ou listas de histrico e de favoritos da internet. As alteraes feitas pela restaurao do sistema so totalmente reversveis. O Computador cria automaticamente pontos de restaurao, mas voc tambm pode usar a restaurao do sistema para criar seus prprios pontos de Restaurao. Isso til se voc estiver prestes a fazer uma alterao importante no sistema, como a instalao de um novo programa ou alteraes no registro.

13

Informtica Bsica

modulaes afetuosas e tocantes de uma voz que vinha aboiando. Quem nunca ouviu essa rea rude, improvisada pelos nossos vaqueiros do serto, no imagina o encanto que produzem os seus arpejos maviosos, quando se derramam pela solido, ao por do sol nessa hora mstica, do crepsculo, em que o cu tem vibraes crebras e profundas. No se distinguem palavras na cano do boiadeiro, nem ele as articulas, pois fala ao seu gado com essa linguagem do corao que enternece os animais e os cativa. Arrebatado pela inspirao, o bardo sertanejo fere as cordas mais efetuosas de sua alma, e vai soltando as auras da tarde em estrofes ignotas o seu hino agreste. Editando o Documento Editar um documento fazer alteraes no documento, contando com as facilidades de movimentao e correo e/ ou insero de caracteres. Partiremos do princpio que, para fazermos qualquer correo/alterao, necessrio que nos desloquemos at o ponto a ser trabalhado, ou seja, que o cursor seja levado at o local desejado. O Microsoft Word 2002 XP conta com o auxlio de teclas especiais para movimentaes desejadas. A tabela abaixo mostra quais as teclas que podero ser usadas nestes casos. Tecla Home End Page Up Page Down Movimentao Linha abaixo Linha acima Caracter direita Caracter esquerda Incio da linha Final da linha Meia tela acima Meia tela abaixo

pargrafo. Salvando o Documento Voc dever salvar o seu arquivo com freqncia. Se houver queda de eletricidade ou qualquer outro problema, voc no perde as informaes. Quando voc salva um documento pela primeira vez, o Microsoft Word 2002 XP exibe a caixa de dilogo Salvar Como, que permite digitar um nome para o documento e especificar onde o documento ser salvo. Clique no menu Arquivo, Salvar.

Na primeira vez que o arquivo est sendo salvo, o Microsoft Word 2002 XP abre a janela Salvar Como mesmo que se clique no Salvar, porque voc precisa especificar o nome do arquivo e onde o arquivo ser salvo (disquete, winchester e em qual pasta).

Podemos mudar a posio do cursor tambm com o mouse, bastando clicar na posio desejada. Para corrigir erros comuns de digitao, siga os procedimentos: Pressione a tecla Backspace Delete Para excluir Caracteres antes do ponto insero Caracteres depois do ponto insero de de Clique no boto Salvar. Fechando o Documento Para fechar um documento do Microsoft Word 2002 XP liberando espao na memria para continuar o trabalho com outros documentos, selecione o seguinte comando: Clique no menu Arquivo, Fechar.

Use a tecla <Insert> ou clique duplamente na opo SE (Sobrescrita) da barra de Status para substituir (Sobrescrever) os caracteres do texto pelo texto que voc ir digitar. Selecionando o Documento Para mover, formatar, excluir ou alterar um texto ou elemento grfico, necessrio selecionar esse elemento. O texto ou elemento selecionado ser realado. Para cancelar a seleo, clique em qualquer ponto do documento. Para selecionar com o mouse: Para selecionar Um bloco de texto Uma palavra Uma Linha Um pargrafo Documento inteiro Siga este procedimento Arraste sobre o texto a ser selecionado. Clique duplamente sobre a palavra. Clique esquerda da linha. Clique duplamente esquerda do pargrafo. Clique trs vezes esquerda de um

Caso o documento atualmente ativo tenha sofrido alguma modificao e voc no o tenha gravado, o Microsoft Word 2002 XP exibir uma mensagem de advertncia, atentando-o para tal fato. Voc pode ento, gravar o documento, abandon-lo sem gravar ou cancelar a operao.

Professor Rafael Pontes Lima

14

Informtica Bsica

Clique no boto Sim. Abrindo o Documento Para se abrir um documento, indispensvel que ele tenha sido salvo, ou seja, transportado para o disco. No Microsoft Word 2002 XP, vrios arquivos podem ser abertos ao mesmo tempo. Lembre-se, porm, de fechar os arquivos desnecessrios. Para abrir um documento, efetue o seguinte comando: Clique no menu Arquivo, Abrir.

Clique no boto Documento em branco. Para utilizar um dos modelos (documentos prontos) do Microsoft Word 2002 XP, escolha as opes: Modelos gerais, Modelos nos meus sites da Web e Modelos em Microsoft.com. O prprio modelo se encarregar de questionar as informaes necessrias. Digite o texto a seguir, sem se preocupar com as quebras de linhas, pois o Microsoft Word 2002 XP far isso automaticamente. S pressione a tecla <Enter> ao final de cada pargrafo. A Digitao Esse quadro de dilogo nos permite digitar ou indicar (atravs do mouse), o documento com o qual desejamos trabalhar. Clique duas vezes sobre o arquivo O Aboio. Iniciando outro Documento Para dar incio a um novo documento (documento em branco), execute o seguinte comando: Clique no menu Arquivo, Novo. Digitando o texto envolve o conhecimento das teclas de edio e posicionamento do cursor disponveis no teclado: Insert, Delete, Home, End, Page Up, Page Down, Backspace e as setas de direcionamento do cursor (para cima, para baixo, esquerda e direita). O usurio no precisa se preocupar com a quebra de linha como ocorria com as antigas mquinas de escrever e mesmo com os editores de texto do incio da era da Informtica. Ou seja, ele no precisa e nem deve teclar Enter, quando chega margem direita do texto. O Word far isto automaticamente. Use Enter apenas quando sucessivas vezes, quando quiser pular linhas. Salve o arquivo com o nome A Digitao. Feche o arquivo A Digitao. Configurando paginao a pgina e ajustando a

Enquanto voc trabalha com o documento, quando a pgina atual preenchida, o Microsoft Word 2002 XP inicia a prxima pgina automaticamente. Essas quebras so chamadas quebras de pgina automticas. Enquanto voc edita ou reformata o documento, o Microsoft Word 2002 XP recalcula automaticamente a quantidade de texto da pgina e ajusta as quebras automticas de acordo com a necessidade. Voc tambm pode inserir quebras de pgina manualmente, sempre que quiser que uma pgina seja quebrada em determinado lugar. Quando voc insere uma quebra manual, o Microsoft Word 2002 XP ajusta as quebras automticas que se seguem. O Microsoft Word 2002 XP no capaz de mover as quebras de pgina manuais: para mud-las, necessrio exclu-las
Professor Rafael Pontes Lima

15

Informtica Bsica

manualmente e inserir uma nova quebra em outra posio ou selecionar a quebra de pgina e arrast-la para a nova posio. Para inserir uma quebra de pgina, posicione no local da quebra: Pressione as teclas <Ctrl>+<Enter> Configurar uma pgina ou todas as pginas uma das tarefas mais importantes na criao de um documento. Inclui opes para definies de margens, tamanho e orientao do papel a ser utilizado, entre outras opes. Voc poder usar as mesmas opes de formatao em todo o documento ou dividi-lo em sees e estabelecer diferentes opes para cada seo. O Microsoft Word 2002 XP trabalha, no mnimo, com uma seo, para que possa armazenar as caractersticas (formataes) do documento. A utilizao de mais de uma seo ser necessria, quando se resolve criar textos do tipo Colunado, vrios tipos de Cabealhos, diferentes tipos de papis e diferentes formataes de margens. A criao da seo poder ser automtica, bastando selecionar a rea que receber a formatao desejada e aplicar o comando necessrio para a formatao (este automaticamente criar as quebras de sees). Caso contrrio, podemos criar as quebras de sees onde e da forma que necessitarmos:

Verifique a seo Margens, Orientao (alterar, se for necessrio). Seo Margens - Defina as dimenses das margens nas caixas de texto para especificar a aparncia desejada para o documento. Seo Orientao - Clique em uma orientao de pgina. Quando voc altera a orientao de pgina, o Word troca as configuraes de margem Superior e Inferior pelas configuraes de margem Esquerda e Direita. Verifique a seo Tamanho do papel na guia Papel (alterar, se for necessrio). Tamanho do papel - Clique em um dos tamanhos de papel aos quais a sua impressora fornece suporte ou clique em Tamanho personalizado e digite as dimenses do papel nas caixas Largura e Altura

Posicione o ponto de insero na seo a ser alterada. Clique no menu Arquivo, Configurar pgina.

Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Imprimindo o Documento Aps a definio da impressora a ser utilizada pelo comando Arquivo Imprimir, e definida a configurao da pgina pelo comando Arquivo Configurar Pgina,

Professor Rafael Pontes Lima

16

Informtica Bsica

podemos visualizar como a pgina ser impressa e, em seguida, imprimir o documento. Visualizando a impresso Clique no menu Arquivo, Visualizar impresso.

Verifique a seo Intervalo de pginas, Cpia (alterar, se for necessrio). Seo Intervalo de pginas - Clique na parte do documento que deseja imprimir. Se voc clicar em Pginas, digite os nmeros das pginas ou intervalos de pginas que deseja imprimir na caixa Pginas. Seo Cpia - Insira o nmero de cpias que voc deseja imprimir e selecione a caixa de seleo Agrupar se desejar que o Word imprima as cpias na ordem correta para encadernao.

A rea de trabalho apresenta uma barra de ferramentas prpria. Clique na seta indicada para baixo na ferramenta Zoom para reduzir ou ampliar a exibio do documento ativo. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Desfazendo comandos Para desfazer comandos errados. Clique no menu Editar, Desfazer.

Clique na Largura da pgina para facilitar a leitura do documento ativo. Clique na ferramenta Sair para sair da visualizao ou fechar a barra de ferramentas e retornar visualizao anterior. Imprimindo o Documento Aps verificar se o arquivo est pronto para a impresso, atravs do comando visualizar impresso, voc j poder imprimir seu documento, seguindo os passos: Clique no menu Arquivo, Imprimir.

O comando Desfazer poder anular (desfazer) todas as operaes que foram feitas. Caso voc tenha mandado desfazer um comando e deseja refaz-la, clique no prximo cone (refazer). Movendo ou Copiando Texto A movimentao significa remover (recortar) o texto ou elemento grfico selecionado de uma posio e inseri-lo em outra posio. Para movimentar: selecione o texto a ser movimentado.

Clique no menu Editar, Recortar. Posicione no local para onde o texto ser movido. Clique no menu Editar, Colar.

Professor Rafael Pontes Lima

17

Informtica Bsica

A movimentao pode ser realizada pelo processo de Clicar e Arrastar, bastando selecionar o texto, posicionar o mouse na rea selecionada, Clicar e Arrastar para o novo local. Copiar significa fazer uma cpia do texto ou elemento grfico selecionado e inseri-lo em outra posio, deixando o original intacto. Para copiar, efetue o seguinte comando: Clique no menu Editar, Copiar.

Posicionar no local a ser colocado o texto. Clique no menu Editar, Colar.

A cpia pode ser realizada pelo processo de Clicar e Arrastar: basta selecionar o texto, posicionar o mouse na rea selecionada, manter a tecla <Ctrl> pressionada, Clicar e Arrastar para o novo local. Pesquisa de dados Indo para uma posio especfica no documento A movimentao pelo documento pode ser necessria para fazer correes ou mesmo para verificaes de rotina. O uso de teclas para movimentao do cursor um grande aliado nessa tarefa; tratando-se, porm, de documentos extensos, esse processo se tornaria trabalhoso e demorado. O Microsoft Word 2002 XP permite que se faam deslocamentos diretos at pontos especficos, como: pgina, seo, linha, nota de rodap etc. Em qualquer ponto do documento, selecione o comando: Clique no menu Editar, Ir para.

Selecione o tipo de local para onde deseja se deslocar. Informe a referncia direta ao local pretendido, como, por exemplo, o nmero da pgina desejada. Clique em Prximo (Ir para), se a pgina ou referncia para onde se deseja ir estiver depois da pgina atual, ou clique em Anterior, se a pgina ou referncia para onde se deseja ir estiver antes da pgina atual. O mesmo comando poder tambm ser aplicado com o uso da tecla de funo F5. Para voltar ao ltimo local onde voc digitou, pressione <Shift> + <F5> at trs vezes, para retornar s trs ltimas posies. A caixa de dilogo Ir para contm ainda opes que facilitam um trabalho de pesquisa no texto, tais como localizao e substituio de palavras.

Localizando e substituindo palavras Os comandos de localizao e substituio de palavras tambm podem ser acessados diretamente atravs do comando: Clique no menu Editar, Localizar ou Substituir. Guia Localizar

Escreva a palavra que dever ser localizada no texto. Clique em Localizar prxima, para localizar a primeira ocorrncia da palavra que estiver depois da posio atual do cursor. Clique em Mais para definir a direo da procura e outros detalhes para uma procura personalizada.

Professor Rafael Pontes Lima

18

Informtica Bsica

Guia Substituir

Na caixa Localizar, escreve a palavra que vai substituir a palavra localizada no texto. Na caixa Substituir, digite a palavra que vai substituir a palavra localizada. Clique em Substituir, para substituir a primeira ocorrncia da palavra. Caso a palavra se repita, voc poder substituir todas as ocorrncias da palavra de uma vez, clicando no boto Substituir tudo. Outra forma de localizar itens do texto atravs do cone Selecionar Objetos de Procura da barra de Rolagem vertical.

A tela exibe a regio onde se deve digitar o texto do cabealho e aplicar a formatao desejada. Observe que o texto do corpo do documento aparece de forma acinzentada. Tal efeito apenas visual para que, durante a exibio dos cabealhos e rodaps, o usurio se dedique exclusivamente a estes, sem interferir no texto da pgina. A barra de ferramentas apresentada na tela permite personalizao e a edio da rea de cabealho e rodap. Clique na ferramenta Alternar entre cabealho e rodap para mover o ponto de insero entre as reas nas quais voc cria ou altera cabealhos e rodaps. Clique na ferramenta Inserir AutoTexto.

Cabealhos e Rodaps Cabealho/Rodap so trechos de texto exibidos no topo da pgina, no caso do cabealho; ou na base da pgina, no caso do rodap. Tomando como exemplo essa apostila, observase que no cabealho apresentada uma figura com o nome da empresa e no rodap o nome da apostila e a numerao da pgina. O cabealho e o rodap sero repetidos em todas as pginas do documento. Voc pode especificar um cabealho ou rodap diferente para pginas pares e mpares ou para a primeira pgina de uma seo do documento. Se o documento estiver dividido em sees, ser possvel usar cabealhos e rodaps diferentes para cada seo. Para criar os cabealhos e rodaps, execute os comandos:

Clique no AutoTexto Pgina para ser inserido no documento. Clique na ferramenta Fechar da barra de ferramentas Cabealho e rodap. Para alternar entre a rea de Cabealho/Rodap e a rea de texto, clique duplamente para onde deseja ir. Trabalhando com figuras O pacote Microsoft Office dispe de uma variedade de figuras que podem ser inseridas nos documentos criados. Essas figuras so chamadas de clipart`s.

Clique no menu Exibir, Cabealho e rodap. Cabealho Rodap

Clique no menu Inserir, Figura, Clipart. Verifique a seo Procurar por, Outras opes de pesquisa (alterar, se for necessrio). Seo Procurar por - Digite uma palavra ou frase que descreva o tipo de clipes que sero procurados ou digite todo ou parte do nome de arquivo do clipe. Seo Outras opes de pesquisa - Selecione uma ou mais colees a serem pesquisadas.

Professor Rafael Pontes Lima

19

Informtica Bsica

Clique no boto Pesquisar para iniciar ou interromper a pesquisa. Clique em Restaurar para restaurar as configuraes da pesquisa anterior. Clique em Modificar para retornar ao painel de tarefas Inserir clip-art. Escolha a figura e clique sobre ela. A figura ser inserida na posio atual do cursor. Caso haja algum texto frente ou abaixo, este ser deslocado para que a figura possa ser posicionada. A figura pode ser redimensionada em vrias direes. Clique sobre a figura para que apaream os pontos de definio de tamanho nas bordas da figura. Posicione o ponteiro sobre um desses pontos e arraste o mouse, para aumentar ou diminuir o tamanho da figura. Pode-se ainda formatar a figura, atravs da barra de ferramentas Figura.

Inserindo Figura do Arquivo. Clique no menu Inserir, Figura, Do arquivo. Escolha a figura e clique duas vazes sobre ela. A figura ser inserida na posio atual do cursor. Caso haja algum texto frente ou abaixo, este ser deslocado para que a figura possa ser posicionada. Inserindo Figura do Scanner ou Cmera. Clique no menu Inserir, Figura, Do scanner ou cmera.

Clique na ferramenta Disposio do texto para formatar a posio da figura em relao pgina. Clique em Quadrado para colocar o texto em volta de todos os lados de uma caixa quadrada que envolva o objeto selecionado.

Clique no boto Insero personalizada para abrir uma caixa de dilogo para inserir uma figura a partir de um scanner ou cmera digital.

Coloque a foto ou documento com a face voltada para baixo no vidro do scanner e feche a tampa. Clique no boto Visualizar para ver como ser a imagem digitalizada.

Professor Rafael Pontes Lima

20

Informtica Bsica

Clique no boto Scannear. O programa do scanner digitaliza e, em seguida envia a imagem para seu programa de edio de fotos. As principais caractersticas de scanner so: Numero de cores Os scanners podem trabalhar em preto e branco ou suportar at bilhes de cores. Resoluo - Como nas impressoras, a pontos por polegada ppp (em ingls, dots per inch dpi). Quando mais elevado esse nmero, melhor a qualidade da imagem gerada pelo scanner. Inserindo Figura WordArt. Voc pode adicionar um efeito especial ao texto usando o recurso WordArt. Clique no menu Inserir, Figura, WordArt. Voc pode criar texto sombreamento, inclinado, rotacionado, esticado etc. Selecione a forma como deseja que o texto seja apresentado e clique em OK, em seguida digite o texto e clique em OK. Pode-se ainda formatar a figura, atravs da barra de ferramentas WordArt.

Clique na ferramenta Disposio do texto para formatar a posio da figura em relao pgina. Clique em Superior e inferior para colocar o texto acima e abaixo do objeto selecionado, mas no nas laterais. Formatando Fontes Fontes so letras, nmeros, smbolos, marcas de pontuao e espaos. Para mudar a aparncia dos caracteres, preciso selecionar o texto e aplicar um ou mais atributos ou formatos de caracteres. A formatao pode ser feita da seguinte maneira: Selecione o texto a ser formatado e utilize a barra de Formatao.

Clique na ferramenta Cor da fonte (Automtica). A ferramenta Cor da fonte (Automtica) formata o texto selecionado com a cor em que voc clicar. Dependendo da configurao do seu vdeo este cone no ser apresentado inicialmente na barra de Formatao. Clique no boto Opes da barra de ferramentas direita da barra para que seja apresentado, ou altere a configurao do vdeo para mais pixels. Essas opes permitiro uma rpida formatao, porm no muito detalhada. Um nvel maior de detalhe s ser obtido com o uso da caixa de dilogo de formatao, onde voc poder atribuir efeitos de sombreado ao texto, aumentar o espaamento entre letras, escolher um efeito animado etc. Selecione o texto a ser formatado. Clique no menu Formatar, Fonte.

Professor Rafael Pontes Lima

21

Informtica Bsica

Esta guia permite alterar a dimenso dos caracteres e o espaamento entre eles, assim como a posio, elevado ou subscrito, do texto. Guia Efeitos de texto.

Esta guia permite aplicar efeitos para animar e destacar o texto. Esses efeitos so apresentados no vdeo, mas no so impressos. Formatando Pargrafos Um texto tem como principal unidade de referncia o pargrafo. No Microsoft Word 2002 XP, ele assume um carter bem mais abrangente do que se costuma atribuir ao texto escrito de outra forma. Ser considerado pargrafo todo perodo finalizado por <Enter>, que poder ser uma linha de texto, um objeto de desenho, um smbolo qualquer etc. e, para identificar bem esse item, o Microsoft Word 2002 XP atribui a sua identificao.

Uma das vantagens de formatar a fonte usando a caixa de dilogo a possibilidade de uma visualizao prvia do efeito aplicado, possibilitando testes e no havendo necessidade de confirmao. Somente quando se atinge o resultado esperado, confirma-se com OK. Guia espaamento de caracteres.

Se no estiverem visveis na tela: Clique no boto Mostrar/ocultar da barra de ferramentas Padro.

Quando voc pressiona a tecla <Enter> para iniciar um novo pargrafo, o Microsoft Word 2002 XP transporta a formatao do pargrafo anterior para o prximo pargrafo. Selecione o pargrafo a ser formatado. A formatao de pargrafo poder ser feita de forma mais detalhada, definida por medidas exatas e ainda contar com uma visualizao prvia de como ficar o texto aps formatado, atravs do comando: Clique no menu Formatar, Pargrafo.

Professor Rafael Pontes Lima

22

Informtica Bsica

sete opes de marcadores, mas pode-se escolher outro marcado, utilizando-se o boto Personalizar.

Verifique a seo Geral, Recuo, Espaamento (alterar, se for necessrio). Seo Geral - Defina as opes de pargrafo. Seo Recuo - Define a posio do texto em relao s margens direita e esquerda. Seo Espaamento - Define a quantidade de espao entre linhas e entre pargrafos.

A guia Numerada tambm oferece igual nmero de opes de formatos para listas numeradas, que podem ser tambm personalizadas atravs da opo Personalizar, o que permitir a escolha do estilo de numerao bem como formatos para a numerao.

Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Formatando Marcadores e Numerao As ferramentas para marcadores e numerao so utilizadas quando se pretende digitar algum tipo de listagem que exija nmeros para identificar os itens ou marcadores para destacar os pargrafos. Para criar uma lista numerada ou com marcadores, selecione o(s) pargrafo(s) e clique sobre o menu Formatar, Marcadores e numerao.

Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Formatando Bordas e Sombreamento O Microsoft Word 2002 XP possibilita a aplicao de bordas ou linhas nas extremidades dos pargrafos ou, at mesmo, na pgina toda. possvel ainda mudar a cor de fundo, com ou sem a aplicao da borda, efeito denominado sombreamento. Para atribuir bordas e/ou sombreamentos, selecione os pargrafos e execute o seguinte comando: Clique no menu Formatar, Bordas e sombreamento.

A guia Com marcadores permite a escolha de um novo marcador, diferente do padro. So apresentadas
Professor Rafael Pontes Lima

23

Informtica Bsica

Na guia Bordas, escolha a definio, o estilo, a cor e a largura desejadas, fazendo o acompanhamento pela visualizao.

Criao de Textos Colunados At o momento, nossos textos tm sido criado no formato de colunas simples, preenchendo a pgina de uma margem outra. Mas podemos formatar nossos documentos, ou apenas alguns pargrafos, em duas ou mais colunas, como no formato jornalstico. As colunas podero ter a mesma largura ou larguras diferenciadas, de acordo com a necessidade de cada pargrafo ou documento. Em uma mesma pgina pode haver textos com diferentes nmeros de colunas. Para criar um texto colunado, a melhor opo atravs do seguinte procedimento: Selecione todo o texto a ser colunado (normalmente no selecionamos ttulos para que fiquem centralizados) e utilize o comando: Clique no menu Formatar, Colunas.

Na guia Borda da pgina, encontram-se opes para se aplicarem a toda uma pgina, com opes semelhantes s das bordas de pargrafos. Escolha as opes de bordas desenhadas, na lista Arte.

Na guia Sombreamento, encontra-se opes para o segundo plano ou cor de fundo do pargrafo. Borda e/ou sombreamento tero comprimento sempre igual ao limite das margens esquerda e direita. Dessa forma, para reduzir o tamanho da borda ou do sombreamento ser necessrio aumentar o recuo dos pargrafos.

Verifique a seo Predefinidas, Largura e espaamento (alterar, se for necessrio). Seo Predefinidas - Clique em um desses formatos de colunas predefinidos comuns ou insira as suas prprias configuraes personalizadas. Seo Largura e espaamento - Insira as medidas de largura e espaamento para cada coluna. Se a caixa de seleo Colunas de mesma largura for selecionada, as configuraes Largura e Espaamento para a coluna 1 se aplicaro a todas as colunas. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Os textos divididos em colunas somente sero visualizados da forma que sairo na impresso nos modos Layout da Pgina ou Visualizar Impresso. Se o texto, a princpio, no assumir a quantidade de colunas selecionadas, significa que no grande o suficiente para preencher todas as colunas e talvez necessite de uma insero de quebra para forar o final de coluna. Veja como proceder: Posicione o cursor onde deseja inserir a quebra de coluna.

Clique no boto OK para aplicar as alteraes.

Professor Rafael Pontes Lima

24

Informtica Bsica

Pressione <Ctrl>+<Shift>+<Enter>. A colocao de texto de comentrio entre as colunas feita com a insero de uma Caixa de Texto, que envolvida por uma moldura que pode ser arrastada e posicionada em qualquer parte do documento, fazendo com que o texto quebre sua volta. Clique no menu Inserir, Caixa de texto.

A seta do mouse assumir o formato de uma cruz; clique e arraste at definir o tamanho ideal para a caixa de texto; digite o texto desejado e arraste at o ponto ideal. possvel formatar caixa de texto atravs da barra de ferramentas Desenho. Desta forma, voc poder definir posies, disposies, tamanhos, retirada da linha em volta, entre outras. Podem-se tambm definir bordas e sombreamentos. Alterando a disposio do texto Selecione a caixa de texto ou elemento grfico. Clique no menu Desenhar na barra de ferramentas Desenho. Aponte para a ferramenta Disposio do texto e selecione uma posio desejada.

Selecione uma orientao desejada. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Criando letras capituladas Em alguns documentos, costuma-se aplicar letra inicial de um captulo ou pgina um formato destacado. Esse efeito chama-se letra capitulada. Para capitular letras, posicione o cursor ou selecione o pargrafo. Clique no menu Formatar, Capitular.

Alterando a direo do texto Selecione a caixa de texto ou elemento grfico. Clique no menu Formatar, Direo do texto.

Voc poder escolher a posio onde ir aparecer a letra capitulada (capitulada ou na margem), bem como a sua fonte e o tamanho, OK. A letra capitulada apresenta uma moldura em volta, com pontos nas bordas. Veja o exemplo:

Ao se apontar para um dos pontos, o ponteiro do mouse assumir a forma de seta dupla, o que permitir que se faa um redimensionamento da letra. Para movimentar a letra, ou seja, mud-la de posio, posicione o ponteiro numa das extremidades da
Professor Rafael Pontes Lima

25

Informtica Bsica

moldura (parte hachurada): o ponteiro do mouse assumir a forma de uma seta com uma ncora, clique e arraste para a nova posio. No modo Layout da pgina, voc visualizar o trabalho do jeito que sair na impresso, o que no acontece no modo Normal. Alterando as minsculas combinaes de maisculas e

referncia para a maioria dos comandos e opes do Excel, portanto use-a e cuide bem, pois ir auxili-lo por um bom caminho.

INICIANDO O EXCEL
Para abrir o programa Excel, usaremos os seguintes passos: 1.Clique no boto iniciar 2. Posicione o cursor do mouse na opo todos os Programas 3. Posicione o cursor na opo Microsoft Office 4. Visualize e clique em Microsoft Office Excel 2003

Selecione o texto a ser alterado. Clique no menu Formatar, Maisculas e minsculas.

A tela do Excel

Barra de Ttulo
Barra de Formatao

Barra de Menus

Barra de Frmulas

Barra Padro

Barra de Status

Selecione uma opo. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Para alterar entre as combinaes Maisculas e Minsculas pelo teclado, selecione o texto a ser alterado e pressione as teclas <Shift>+<F3> at que o texto fique da forma desejada.

Para quem j trabalhou com o editor de textos Microsoft Word, a tela acima o lembra um pouco, principalmente a barra de Ferramentas. Alguns botes do Word, porm, o que diferencia mesmo so as clulas, divididas em linhas e colunas.

CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL


Barra de Ttulo

EXCEL
A partir de agora voc ter contato com um dos melhores e mais populares softwares do mundo O Microsoft Excel em sua verso 2003. O Excel, como comumente chamado, considerado um software de planilha eletrnica ou de clculos. A primeira vista nos parece um pouco complicado, mas muito simples. Com o Excel se pode fazer desde simples clculos, at clculos mais avanados como financeiros, matemticos, lgicos, estatsticos, etc. Pode-se fazer desde controle de gastos da sua casa, at controle de estoque ou fluxo de caixa de uma empresa. Voc aprender a partir de agora as opes bsicas e avanadas que sero utilizadas com o auxlio desta apostila, lembrando esta apostila servir como
Professor Rafael Pontes Lima

Fornece o nome do software e tambm o nome do arquivo que est sendo editado (ou que se encontra aberto).

Barra de Menus

Fornece os menus de comandos do Excel.

Barra padro ou de ferramentas de comandos

26

Informtica Bsica

Fornece, ao usurio, botes representando alguns dos comandos disponveis nos menus. Barra de Ferramentas de Formatao

1. 2. 3. 4. 5. 1.

Pasta. Planilha. Coluna. Linha. Clula. Pasta denominada PASTA todo arquivo que for criado neste software Excel. Tudo que for criado e posteriormente ser um arquivo, porm considerado uma PASTA. Planilha Uma planilha considerada a parte onde ser executado todo o trabalho por isso esta fundamental, se no temos planilha no podemos criar qualquer calculo que seja ento nos dar o entender que em uma pasta contem planilhas e, que cada planilha possui no total de 16.777.216 clulas.

Permite ao usurio formatar os caracteres do texto na clula, modificando estilo, cor de textos e clulas, alinhamento do texto, centralizar colunas, formatar em moeda, etc. Barra de Frmulas

2.

Mostra a clula selecionada pelo cursor, bem como a frmula, funo e ainda textos, se usados, em cada clula.

OBS: Dentro de uma planilha esto contidas as colunas, linhas e clulas. rea de Trabalho o local onde iremos digitar nas clulas e trabalhar com colunas e linhas de uma planilha. 3. Coluna o espaamento entre dois traos na vertical. As colunas do Excel so representadas em letras de acordo coma aordem alfabtica crescente sendo que a ordem vai de A at IV, e tem no total de 256 colunas em cada planilha. 4. Linha o espaamento entre dois traos na horizontal. As linhas de uma planilha so representadas em nmeros, formam um total de 65.536 linhas e esto localizadas na parte vertical esquerda da planilha. Clula As clulas so formadas atravs da interseco cruzamento de uma coluna com uma linha e, cada clula tem um endereo nome que mostrado na caixa de nomes que se encontra na Barra de Frmulas. Multiplicando as colunas pelas linhas vamos obter o total de clulas que 16.777.216.

5.

Barras de Rolagens Usadas para que o usurio se desloque pelo texto com o auxlio do mouse, elas podem ser vertical ou horizontal. Voc desloca pela planilha clicando nas setas ou arrastando o boto.

Os componentes
A PASTA Todos os arquivos criados no Excel denominamos pasta. A PLANILHA O Excel 2003 possui varias planilhas, (Inicialmente temos 03 planilhas para trabalharmos, mas que posteriormente podem podem ser alteradas).

Vertical

Horizontal

Podemos localizar uma planilha atravs dos nomes que elas receberam inicialmente PLAN1, PLAN2... Na parte inferior da rea de Trabalho, que recebe o nome de guia de planilhas.

A COLUNA OS COMPONETES DO EXCEL 2003 Este software composto de cinco partes fundamentais, que so: O Excel possui 256 colunas representadas por letras de nosso alfabeto, podemos localizar uma coluna na tela do Excel atravs das letras que se encontram acima

Professor Rafael Pontes Lima

27

Informtica Bsica

da rea de trabalho, como no exemplo abaixo, observe a coluna D. Sinais operacionais Sinal de * = Multiplicao Sinal de / = Diviso Sinal de + = Adio Sinal de = Subtrao Sinal de ^ = Potenciao Sinal de % = Porcentagem

2.

Depois clique no Boto da Autosoma e ele mostrar o resultado.

Veja mais um exemplo de Soma Agora voc deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma nica frmula, desta vez voc ter que digitar a frmula. 1 2 3 4 5 A 10 15 14 TOTAL B 25 20 25 C 15 25 25 D 10 15 25 E

ENTENDENDO FUNES Ns podemos fazer clculos com o Excel usando as funes j existentes ou ainda criando novas funes que veremos a seguir. Um detalhe muito importante que uma funo no Excel deve ser precedida pelo sinal de = (igual), independentemente da funo, pois o Software reconhece uma frmula ou funo a partir do momento que for iniciado com o sinal de igual. A funo um mtodo para tornar mais rpido a montagem de frmulas que envolvem clculos mais complexos e vrios valores. Existem funes para clculos matemticos, financeiros e estatsticos. Por exemplo, na funo: =SOMA(A1:A10), significa que a funo SOMA, somar os valores do intervalo A1 at A10, sem voc precisar informar clula por clula. Algumas funes A seguir encontraremos uma pequena relao das funes mais utilizadas. O Excel oferece centenas de funes e agora vamos conhecer algumas delas. 1. Frmula da soma

=SOMA(A1:D3)

Para fazer isto, s basta que voc digite o endereo inicial (em destaque) e tambm o endereo final (em destaque).
Desta forma, voc est somando todos os valores numa nica frmula, o que chamamos de somar matrizes.

Acompanhe mais um exemplo de Soma. Desta vez voc deseja somar nmeros dispostos de maneira alternada, ou seja, em endereos diferentes. Veja o exemplo: 1 2 3 4 5 6 A GUA 150 B LUZ 35 C GUA 75 D LUZ 55 E

TOTAL DA GUA TOTAL DA LUZ

=A2+C2 =B2+D3

Ex: =SOMA(A1:A8) . A frmula ir somar todos os valores que se encontram no endereo A1 at o endereo A8. Os dois pontos indicam at, ou seja, some de A1 at A8. A frmula ser sempre a mesma, s mudar os devidos endereos dos valores que voc deseja somar. Veja o outro exemplo: A B C D E 1 10 25 15 10 =SOMA(A1:D1) 2 3 Neste exemplo estamos somando todos os valores do endereo A1 at o endereo D1. A frmula seria digitada como no exemplo, e ao teclar ENTER o valor apareceria. No caso a resposta seria 60. Outra maneira de voc somar utilizando o Boto da Autosoma. Veja o exemplo:

Voc deseja somar somente os valores de gua, ento, basta digitar o endereo de cada valor, ou seja, o endereo do primeiro valor + o endereo do 2 valor e assim sucessivamente. Lembre-se que sempre devo iniciar o clculo usando o sinal de igualdade. 2. Frmula da subtrao

No exemplo abaixo voc deseja saber qual o saldo lquido do Jos. Ento simples: basta que voc digite o endereo do salrio bruto o endereo do desconto de maneira mais clara quer dizer que para realizar uma subtrao no Excel, voc s precisa digitar o endereo dos devidos valores (inicial e final) acompanhado do sinal de subtrao (-), como mostrar no exemplo abaixo. Para os demais funcionrios voc s bastaria copiar a frmula.

A 1
FUNCIONRIO

B
SALRIO BRUTO

C
DESCONTO TOTAL

E
SALRIO LQUIDO

2 3

Jos
3.

800

175

=B2-C2

Frmula da multiplicao

Este o boto da AutoSoma. Para trabalhar com o boto da Autosoma voc deve fazer o seguinte: 1. Selecionar os valores que desejar somar.

MULT Multiplica todos os nmeros fornecidos como argumentos e retorna o produto. Sintaxe =MULT(nm1;nm2;...)
Informtica Bsica

Professor Rafael Pontes Lima

28

Agora a maneira como voc subtraiu a mesma para multiplicar, ser preciso apenas trocar o sinal de subtrao pelo o sinal de multiplicao (*). Ou: digitar a funo:=MULT(selecionar as clulas com os seguintes valores a serem multiplicados). A 1
PRODUTO VALOR QUANT. TOTAL

6.

Frmula do mximo

Mostra o valor mximo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a maior idade de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo: A 1
IDADE

E B C

2 3

Feijo

1,50

50

=B2*C2 2 3 4 5 6 7

4.

Frmula da diviso

A frmula ocorre da mesma maneira que as duas anteriores. Voc s precisa trocar colocar o sinal para dividir (/). A 1
RENDA MEMBROS VALOR

15 16 25 30 MAIOR IDADE:

=MXIMO(A2:A5)

Onde: (A2:A5) refere-se ao endereo dos valores onde voc deseja ver qual o maior valor. No caso a resposta seria 30. Faa como mostra o exemplo trocando apenas o endereo das clulas. 7. Frmula do mnimo

2 3

25000

15

=A2/B2

5.

Frmula da porcentagem

O clculo se realiza da mesma maneira como numa mquina de calcular, a diferena que voc adicionar endereos na frmula. Veja o exemplo: Um cliente de sua loja fez uma compra no valor de R$ 1.500,00 e voc deseja dar a ele um desconto de 5% em cima do valor da compra. Veja como ficaria a frmula no campo Desconto. A 1
CLIENTE TOTAL DA COMPRA DESCONT O VALOR A PAGAR

Mostra o valor mnimo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual o peso idade de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo: A 1
PESO

2 3 4 5 6 7

15 16 25 30 MENOR IDADE:

=MNIMO(A2:A5)

Mrcio

1500

=B2*5/100 =B2-C2 ou se preferir assim tambm:= B2*5%

8.

Frmula da mdia

3 Onde: B2 se refere ao endereo do valor da compra. * - sinal de multiplicao. 5/100 o valor do desconto dividido por 100, ou seja, 5%. Voc est multiplicando o endereo do valor da compra por 5 e dividindo por 100, gerando assim o valor do desconto de 5%. Se preferir pode fazer o seguinte exemplo: Onde: B2 endereo do valor da compra * - sinal de multiplicao 5% - o valor da porcentagem. Depois para o saber o Valor a Pagar, basta subtrair o Valor da Compra o Valor do Desconto, como mostra no exemplo.

Calcula-se a mdia de uma faixa de valores, aps somados os valores e divididos pela quantidade dos mesmos. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a mdia de idade numa tabela de dados abaixo: A 1
IDADE

2 3 4 5 6

15 16 25 30 MDIA IDADE 9.

=MDIA(A2:A5)

Frmula da data

Esta frmula insere a data automtica em uma planilha. Veja o exemplo A 1


Data =HOJE()

2 3

Professor Rafael Pontes Lima

29

Informtica Bsica

Esta frmula digitada precisamente como esta. Voc s precisa colocar o cursor no local onde deseja que fique a data e digitar =HOJE() e ela colocar automaticamente a data do sistema. 10. Frmula da condio SE
Suponhamos que desejasse criar um Controle de Notas de Aluno, onde ao se calcular a mdia, ele automaticamente especificasse se o aluno fora aprovado ou no. Ento Veja o exemplo abaixo. Primeiramente, voc precisa entender o que desejar fazer. Por exemplo: quero que no campo situao ele escreva Aprovado somente se o aluno tirar uma nota Maior ou igual a 7 na mdia, caso contrrio ele dever escrever Reprovado, j que o aluno no atingiu a condio para passar. Veja como voc deve escrever a frmula utilizando a funo do SE>

>=9 refere-se condio para timo timo - refere-se a resposta se caso for maior ou igual a 9 as demais tm o mesmo sentindo s mudam as condies e as respostas. Voc s precisar ir escrevendo um SE, dentro de outro Se aps o ponto e vrgula. Voc ir perceber que para parntese que voc abrir, ser de uma cor diferente e ao final voc dever fechar todos eles. Neste exemplo de agora, faremos um clculo utilizando a condio SE, ou seja, em vez de escrevermos algo para uma resposta verdadeira ou falsa, faremos um clculo. Veja o exemplo: Voc tem um certa planilha de pagamento e agora voc calcular o Imposto de Renda para os seus funcionrios. Mas, o clculo s ser efetuado para aqueles funcionrios que ganham mais de R$ 650,00, ou seja, se o salrio do funcionrio for maior que R$ 650,00, ento dever se multiplicado uma taxa de 5% em cima do Salrio Bruto, mas somente se ele ganhar mais de R$ 650,00, caso contrrio dever ficar 0 (zero). Veja a frmula.

A 1
ALUNO

B
MDIA

C
SITUAO

F 10
FUNCION.

G
SLBRT

H
TOT. DO IMP. COBRADO PELA EMPRESA

2 3
Onde:

Mrcio

=SE(B2>=7;Aprovado;R eprovado) 11 12

Ivan Rocha

1.500,00

=SE(G11>650;G11*5%;0)

SE a funo. B2 refere-se ao endereo da mdia do aluno. Sendo ela que determinar se o aluno passar ou no. >=7 o teste lgico refere-se condio para o aluno passar, ou seja, para est Aprovado ele deve atingir uma mdia maior ou igual a 7. Aprovado refere-se resposta verdadeira, ou seja, se a condio for verdadeira (a nota for maior ou igual a7) ento ele escrever aprovado. Por isso voc deve colocar entre aspas, j que se refere a texto. ; (ponto e vrgula) o separador de lista, separa o teste lgico da opo para o teste verdadeiro e, a opo verdadeira da opo falsa. Reprovado refere-se a resposta falso, ou seja, caso ele no tenha mdia maior ou igual a 7, ento escreva Reprovado. (aspas) quando a opo verdadeira ou falsa for um texto dever ser colocado entre aspas. Siga esta sintaxe, substituindo somente, o endereo, a condio, as respostas para verdadeiro e para falso. No esquecendo que deve iniciar a frmula sempre com: =SE e escrever dentro dos parnteses. Veja agora mais um exemplo do SE com mais de uma condio. Agora, voc deseja escrever o aproveitamento do aluno quanto a mdia, colocando timo para uma mdia maior ou igual a 9, Bom para uma mdia maior ou igual a 8, Regular para uma mdia maior ou igual a 7 e Insuficiente para uma mdia menor que 7. Veja a frmula:

Onde: G11 refere-se ao endereo do Salrio Bruto >650 refere-se a condio para que seja feito o clculo G11*5% - refere-se a resposta se for verdadeira, ou seja, se no endereo G11 conter um valor maior que 650, ento ele multiplicar o Valor do Salrio Bruto(G11) por 5% (taxa do Imposto de Renda). 0(zero) refere-se a resposta se for falso, ou seja, caso no endereo G11 no tenha um valor maior que 650, ento no haver clculo, ele colocar 0(zero). Lembrete: Verdadeira. Sempre coloque primeiro a resposta

Bem agora que voc j conhece o Excel daremos incio as nossas planilhas eletrnicas.

MOVIMENTO DO CAIXA DA EMPRESA


Uma planilha de aula representando os gastos e os ganhos da empresa, tendo como objetivo mostrar a estatstica do saldo que a empresa obteve no final do ms, semana ou dia.

A 1
ALUNO

B
MDIA

C
SITUAO

2 3

Mrcio

=SE(b2>=9;timo;se(b2>=8; Bom;se(b2>=7;Regular;Ins uficiente)))

Onde: B2 refere-se ao endereo da mdia Professor Rafael Pontes Lima

30

Informtica Bsica

CDIGO sero nmeros que identificam a DESCRIO do produto (essa descrio pode ser venda, pagamento e compra etc.), voc deve observar se essa descrio vai entrar ou sair. Em seguida deve calcular o TOTAL / ENTRADA:=SOMA(C7:C18). O TOTAL / SADA: =SOMA(D7:D18). Para calcular o SALDO / TOTAL: =C20-C21.

A Data de Nascimento normalmente...Exemplo - 04/08/1982

ser

inserida

J a Data Atual ser aplicada a formula adequada que ser =HOJE() Para encontrar o Total de Dias, usaremos uma formula para subtrair a data atual pela data de nascimento, que ser assim =ABS(B4-C4), ABS significa absoluto. O Total de Horas, ser encontrado com a formula de multiplicao, multiplicaremos o Total de dias pela quantidade de horas que tem um dia 24 veja o exemplo. =D4*24 O Total de Minutos ser encontrado com a multiplicao do Total de Horas pela quantidade de minutos existentes em uma hora 60 veja o exemplo.

PLANEJAMENTO DE UMA VIAGEM


O Planejamento de uma viagem ir efetuar clculos que estaro relacionados aos gastos, porm ser um controle pessoal que o viajante controlar suas despesas...

=E4*60
O Total de Segundos encontrado com a multiplicao do Total de Minutos pela quantidade de segundos existentes em um minuto 60 veja o exemplo.

=F4*60
O Total de Anos ser encontrado com a diviso do Total de Dias pela quantidade de dias que tem em um ano 365, veja o exemplo. =D4/365

RELATRIO DE VENDAS
O Relatrio de Vendas serve para se ter um controle de mercadorias que so retiradas da empresa alem disso pode-se ter um controle com relao ao vendedor se o quadro das vendas esto indo bem ou no. Alem das estatsticas de cada regio.

Comeamos a encontrar os resultados do TOTAL POR MS que sero obtidos quando somarmos os valores da alimentao, gasolina, hotel e outros de cada ms. Faa como no exemplo: =SOMA(B5:E5). O TOTAL POR ITEM ser encontrado quando somarmos os valores que esto na coluna de cada item, contendo os meses de JAN a JUN, da seguinte forma: =SOMA(B5:B10). Dessa forma faremos com os outros itens (gasolina, hotel e outros). O TOTAL GERAL ser obtido quando somarmos os valores dos itens como no exemplo: =SOMA(F5:F10). A PORCENTAGEM ser encontrada quando dividirmos um total por item pelo total geral, faa como no exemplo: =B14/B19. OBS.: O total das porcentagens 100%, ou seja, quando somarmos todos os valores obtidos nas porcentagens dos itens. Tambm ser a confirmao de estar realmente correto.

O Primeiro clculo a ser feito ser o do Total por Regio que ser somado os resultados das vendas de cada regio atravs dos meses, veja o exemplo.

=SOMA(B6:D6)
O Total por Ms ser encontrado quando somarmos os resultados de cada ms atravs de cada regio como no exemplo. =SOMA(B6:B9) O Total Geral e a soma dos trs resultados do por Ms de cada ms veja o exemplo.

CLCULO ABS
O Clculo ABS ser um clculo que nos ajudar a encontrar a quantidade de dias, horas, minutos, segundos, inclusive a quantidade de anos que a pessoa tem... Veja o exemplo abaixo: Total

=SOMA(B11:D11)
As Porcentagens sero encontradas quando fizermos a diviso do Total Por Regio pelo Total Geral, faa como no exemplo. =E6/B13 Depois de encontrar as porcentagens devemos somar os resultados das porcentagens e o resultado dever consistir em 100% a formula vocs j sabem =soma(seleciona os resultados e enter.

Professor Rafael Pontes Lima

31

Informtica Bsica

A venda mxima ser encontrada com a formula =MXIMO(B11:D11) A venda mdia ser encontrada com a formula =MDIA(B11:D11) A venda mnima ser encontrada com a formula =MNIMO(B11:D11) Estes trs resultados estaro relacionados aos resultados do Total por Ms.

PEDIDO DE COMPRA
Esta ser uma aula destinada ao informativo de uma relao de produtos adquiridos por um cliente por uma determinada empresa... Esta nota foi extrada de uma empresa. Depois de montar a planilha devemos comear fazendo o calculo de Total de Pontos Por Matria, que ser encontrado com a soma dos pontos de cada matria sendo todos os meses de maro a novembro. Como no exemplo: =SOMA(B9:B16). O Prximo passo ser encontrar a Mdia de pontos de cada matria, para isso dividimos o Total de Pontos por Matria pela quantidade de Meses, faa como no exemplo: =B18/8. A Situao um clculo que nos mostra um resultado de aprovao ou reprovao do aluno na matria, faa a frmula como no exemplo: temos que tirar a Situao da Mdia do aluno: =SE(B20>=7;"Aprovado";"Reprovado"). Faa tudo com ateno e no esquea de ler em casa... Lembre-se quem muito l muito sabe, quem l pouco, pouco sabe,... e quem no l nada, nada sabe... no fique nesta ltima colocao...

Comeamos a trabalhar nas formulas pelo Total, onde o Vendedor ter que calcular, ou seja, multiplicar a quantidade de produtos comprados pelo seu valor unitrio. Como no exemplo: =G10*A10 O Subtotal ser encontrado com a soma dos resultados da coluna do total como no exemplo: =SOMA(H10:H14) O ICMS um imposto cobrado em cima do valor do pedido, dependendo do valor o imposto poder tornarse mais alto ou mais barato, e tudo isso era feito atravs de uma formula de multiplicao sendo multiplicado o valor do Subtotal pela porcentagem do ICMS padronizada pelo governo. Faa como no exemplo: =H16*G17 O Total do Pedido uma frmula muito fcil porem s somar o Subtotal com o valor do ICMS que ser encontrado o resultado. Faa como no exemplo: =SOMA(H16:H17) Frmulas adicionais: Compra Mxima: =Mximo(h10:h14) Compra Media: =Mdia(h10:h14) Compra Mnima: =Mnimo(h10:h14)

QUADRO DE RENDIMENTO DO ALUNO


Esta aula tambm ter o mesmo objetivo de mostrar a situao do aluno quanto a sua aprovao final... Faa com ateno.

OBS: Os valores a serem selecionados sero os da coluna Total... Faa com ateno. BOLETIM ESCOLAR
O Boletim Escolar ter o objetivo de mostrar o quadro de avaliao do aluno, sendo com suas caractersticas de notas ento se sabe se ele estar aprovado ou reprovado na respectiva matria.

Comeamos pela Mdia dos Bimestres que ser somado os resultados dos bimestres de cada matria e divido pela quantidade de bimestres 4, como no exemplo: =SOMA(B4:E4)/4. A Avaliao Conclusiva Anual uma nota que o professor dar ao aluno pelo seu comportamento e participao nas aulas. Fica a critrio do professor a questo da nota. A Mdia Anual ser encontrada quando somarmos os resultados da Mdia dos Bimestres com a

Professor Rafael Pontes Lima

32

Informtica Bsica

Avaliao Conclusiva Anual e dividirmos essa soma por dois 2 faa como no exemplo: =(F4+G4)/2. Quanto a Situao do aluno!!! Se ele no ficou com mdia inferior em nenhuma matria colocamos Aprovao Direta, se tirou nota inferior, colocamos Recuperao.

Uma demonstrao usada para se ter um balano e controle de gastos de uma construo, com relao aos materiais e a mo de obra.

PESQUISA PRESIDENCIAL
A pesquisa presidencial servir para o quadro demonstrativo dos dados dos candidatos relativos pesquisa dos meses de julho, agosto e setembro... Para saber o candidato se o povo est querendo eleg-lo, e assim fazer uma demonstrao grfica dos dados.

Est aula est destina para o lado da organizao da planilha, portanto as frmulas sero bem resumidas, ou melhor, s teremos a aplicao de uma frmula que ser o TOTAL DE PESSOAS ENTREVISTADAS, Faa como no exemplo: =SOMA(B3:B6).

ESTATSTICA CEMAR
Veja uma demonstrao grfica dos resultados de gastos de kilowatts/horas e, o clculo exato, incluindo a taxa de iluminao pblica.

A frmula do preo total apenas a multiplicao da quantidade pelo preo unitrio, faa como no exemplo: =D5*E5 O subtotal a soma de todos os preos totais: =soma(F5:F17) O horas/dias a multiplicao da quantidade de horas do dia pelo valor da hora dia: =D22*C23. A horas/semana a multiplicao do total de horas da semana pelo valor da hora: =E22*C23. A horas/ms a multiplicao do total de horas do ms pelo valor da hora: =F22*C23. O total geral a soma do gasto com materiais e a despesa com a mo de obra do pedreiro e do ajudante: =soma(F19;F23;24).

ORAMENTO DOMSTICO
O valor do kw/h de R$ 0,38 centavos e, a taxa de iluminao pblica representada pela porcentagem de 19%, a quantidade de consumo os valores em kw/h, gastos em uma lista de meses ou em cada ms. A frmula para encontra o valor em reais incluindo a taxa de iluminao : =A5*B7+B8 Uma aula que contem dados estatsticos de gastos de uma residncia, sendo feita subtrao do ganho pelo gasto pode se dizer que temos uma estatstica do oramento.

CHAMADA ESCOLAR
Uma aula usada apenas para se ter uma noo de como organizar uma folha de presena de alunos, sendo que os nmeros do ms devem estar corretos. OBS: esta aula no h frmulas basta observar a digitao para organizar aps o trmino. Logo que terminar s colocar todas as bordas.

ORAMENTO DE MATERIAIS PARA CONSTRUO


Professor Rafael Pontes Lima

33

Informtica Bsica

No total por item devemos somar tanto nas despesas quanto nos ganhos. A frmula a ser utilizada : =soma(B4:G4) O gasto por ms a soma das despesas: =soma(B4:B8). O ganho por ms tambm ser utilizado uma soma: =soma(B14:B16). O saldo por ms uma subtrao, o ganho menos o gasto: =B18-B10. O saldo semestral a soma do saldo de cada ms: =soma(B20:G20).

FOLHA DE PAGAMENTO DE FUNCIONRIOS


Esta aula ser para fins de empresas que tem que fazer uma folha de pagamentos de funcionrios devido a grande demanda de funcionrios na empresa.

DUPLICATA
Aula de desenvolvimento prtico sem frmulas, voc dever observar os endereos para mesclar as clulas, e formatao das mesmas. Veja a Figura abaixo:

NOTA FISCAL
Para encontrar o valor do imposto s multiplicar o salrio do funcionrio pelo imposto cobrado, faa como no exemplo: =C4*F4. O valor a receber ser uma frmula de subtrair, portanto subtrair o salrio do funcionrio pelo imposto que ele ter que pagar como no exemplo: =C4-G4. Uma atividade profissional usada diariamente dentro da empresa para emisso de um documento que comprova que o produto saiu da empresa com garantia e encargos cobrados ao cliente. A primeira frmula a ser desenvolvida ser a do Preo Total, faremos uma multiplicao entre a quantidade e o preo unitrio, veja o exemplo:

IMC NDICE DE MASSA CORPOREA


Esta aula estar destinada a uma estatstica de peso pela altura de uma pessoa, para saber se a pessoa deve ou no fazer regime.

=A12 * D12.
A prxima frmula a ser aplicada ser a do VALOR. TOTAL dos produtos ser desenvolvido apenas uma soma dos produtos vendidos. Veja o exemplo:

=SOMA(E12:E14).
A ltima frmula a ser feita ser a imposto calculado atravs da porcentagem base do governo que as

A frmula do IMC : = D4/C4^2 A frmula do RESULTADO : = PROCV(E4;$H$16:$I$21;2) A frmula para saber se a pessoa deve ou no fazer REGIME: =SE(E4<=$H$19;NO;SIM)

ser de 17% voc apenas multiplicar o VALOR TOTAL por 17% veja o exemplo:

=E17*B17.

Professor Rafael Pontes Lima

34

Informtica Bsica

TURISMO VIAGENS INTERNACIONAIS


Uma atividade utilizada por acionistas de agncias de passagens, nesta aula o aluno ir aprender transformar o valor da passagem em dlar para o valor em reais.

Exibindo slide mestre 1. Exibir. 2. Mestre. 3. Slide Mestre.

A frmula utilizada na DATA : =agora() no endereo B5. A frmula usada no PREO EM REAIS := E8*3,15 que o valor do dlar.

POWER POINT
Acessando o PowerPoint Com o boto esquerdo do mouse clique em: 1. Iniciar ou Start para verso do Windows em Ingls. 2. Programas. 3. Microsoft Office. 4. Microsoft Office PowerPoint 2003

Removendo a caixa de texto 1. Mantenha a tecla Shift [ ] pressionada. 2. Clique com o boto esquerdo do mouse na borda de todas as caixas de textos. 3. Pressione a tecla [Del] ou [Delete].

Criando Slide Mestre Removendo as caixas de texto 1. Mantenha a tecla Shift [ ] pressionada. 2. Clique com o boto esquerdo do mouse na borda de todas as caixas de textos. 3. Pressione a tecla [Del] ou [Delete]. Desenhando retngulo 1. Pressione o boto com a figura do Retngulo. 2. Posicione o ponteiro do mouse no canto superior esquerdo do slide. 3. Clique no boto esquerdo do mouse e arraste at a parte inferior do slide.

Professor Rafael Pontes Lima

35

Informtica Bsica

Aplicando efeitos de preenchimento (Coluna Direita) 1. Com o boto esquerdo do mouse clique no retngulo da direita. 2. Pressione na seta do Boto Cor do preenchimento. 3. Selecione Efeito de preenchimento... 4. No quadro Sombreamento selecione Vertical. 5. Selecione a cor Branca. 6. Selecione o quadro em Variaes.

Copiando o retngulo 1. Mantenha pressionada a tecla [Ctrl]. 2. Posicione o ponteiro do mouse sobre o retngulo mantendo clicado o boto esquerdo. 3. Arraste o mouse para o lado direito. 4. Solte o primeiro o boto esquerdo do mouse, depois solte a tecla [Ctrl].

Retirando as linhas dos retngulos 1. Mantenha a tecla Shift [ ] pressionada. 2. Clique com o boto esquerdo do mouse e nas duas colunas. 3. Pressione na seta do Boto Cor da linha. 4. Selecione Sem linha. Aplicando efeitos de preenchimento (Coluna Esquerda) 1. Com o boto esquerdo do mouse clique no retngulo da esquerda. 2. Pressione na seta do Boto Cor do preenchimento. 3. Selecione Efeito de preenchimento... 4. No quadro Sombreamento selecione Vertical. 5. Selecione a cor desejada. 6. No quadro Variaes, selecione a variao marcada em vermelho.

Criando efeito de sombra 1. Clique com o boto esquerdo do mouse na coluna da direita. 2. Arraste a coluna da direita at sobrepor a da esquerda como mostra a figura. 3. Clique com o boto direito do mouse na coluna da direita. 4. Clique com o boto esquerdo do mouse em Ordem. 5. Selecione Enviar para trs.

Professor Rafael Pontes Lima

36

Informtica Bsica

2. Imagem. 3. Do arquivo... 4. No campo Examinar, selecione Desktop (rea de Trabalho). 5. Faa um duplo clique na pasta Aula PowerPoint Marcos Prado. 6. Faa um duplo clique na figura FSA.

Desenhando linha do cabealho 1. Pressione o boto com a figura da Linha. 2. Mantenha a tecla Shift[ ] pressionada. 3. Posicione o ponteiro do mouse no canto superior esquerdo do slide como mostra a figura. 4. Clique no boto esquerdo do mouse e arraste at o final do lado direito do slide. 5. Com as teclas [Ctrl] , , , faa o ajuste fino.

Reduzindo o tamanho da figura 1. Clique com boto esquerdo mouse na figura. 2. Posicione o curso no canto direito inferior da figura ate aparecer uma seta com duas pontas. 3. Clique no boto esquerdo do mouse. 4. Pressione a tecla Shift[ ] e mantenha pressionada. 5. Arraste o mouse na direo do canto esquerdo superior da figura. 6. Solte o boto do mouse e a tecla Shift [ ]. Alterando a cor da linha do cabealho 1. Clique com o boto esquerdo na linha do cabealho. 2. Pressione na seta do Boto Cor da linha. 3. Selecione a cor desejada.

Posicionando a figura na coluna 1. Clique com boto esquerdo mouse na figura. 2. Arraste a figura na parte superior da coluna. 3. Com as teclas [Ctrl] , , , faa o ajuste fino. 4. Clique no boto Fechar modo de exibio mestre. Inserindo figura no Slide Mestre 1. Inserir.
Professor Rafael Pontes Lima

37

Informtica Bsica

Criando Slide de Abertura Inserindo figura no Slide de Abertura Clique com boto esquerdo clique em: 1. Inserir. 2. Imagem. 3. Do arquivo... 4. No campo Examinar, selecione Desktop (rea de Trabalho). 5. Faa um duplo clique na pasta Aula PowerPoint Marcos Prado. 6. Faa um duplo clique na figura Abertura

Girando a figura Clique com boto esquerdo clique em: 1. Desenhar. 2. Girar ou inverter. 3. Inverter horizontalmente. 4. Ajuste a imagem no canto superior direito como mostra a figura usando teclas [Ctrl] , , , .

Aumentando o tamanho da figura 1. Clique com boto esquerdo mouse na figura. 2. Posicione o curso no canto direito inferior da figura ate aparecer uma seta com duas pontas. 3. Clique no boto esquerdo do mouse. 4. Pressione a tecla Shift [ ] e mantenha pressionada. 5. Arraste o mouse na direo contaria ao canto esquerdo superior da figura. 6. Solte o boto do mouse e a tecla Shift[ ].

Inserindo caixa de texto no cabealho Clique com boto esquerdo clique em: 1. Auto Formas. 2. Formas bsicas. 3. Retngulos de canto arredondados. 4. Posicione o ponteiro + do mouse no canto superior esquerdo do cabealho. 5. Clique com boto esquerdo do mouse e arraste at a parte inferior do cabealho. 6. Clique na figura retangular com o boto esquerdo e ajuste a figura usando teclas [Ctrl] , , , .

Professor Rafael Pontes Lima

38

Informtica Bsica

Formatando a caixa de texto 1. Com o boto esquerdo do mouse clique na figura retangular. 2. Pressione na seta do Boto Cor do preenchimento. 3. Selecione Efeito de preenchimento... 4. No quadro Sombreamento selecione Vertical. 5. Selecione a cor desejada. 6. Selecione o quadro em Variaes. 7. Em Transparncia de: digite 76%. 8. Pressione na seta do Boto Cor da linha. 9. Selecione a cor azul.

Criando ndice do Slide de Abertura Repita os procedimentos das pginas 21 a 23 como mostra a figura: Perodos Histricos. Origem da profisso. Enfermagem Moderna. Perodo Florence Nightingale. Primeiras Escolas de Enfermagem. Histria da Enfermagem no Brasil Anna Nery Enfermagem no Brasil Cruz Vermelha Brasileira Associao Brasileira de Enfermagem Sistema COFEN/CORENS O smbolo da enfermagem Dicas para alinhar e

Inserindo texto na caixa de texto 1. Com o boto direito do mouse clique no figura retangular. 2. Selecione Adicionar texto. 3. Digite A HISTRIA DA ENFERMAGEM e pressione o boto [Esc]. 4. Pressione o Boto Negrito. 5. Pressione o Boto Sombra. 6. Selecione a Fonte Verdana. 7. Selecione o Tamanho 24.

Inserindo caixa de texto do Menu Vertical Clique com boto esquerdo clique em: 1. Auto Formas. 2. Formas bsicas. 3. Retngulos de canto arredondados. 4. Posicione o ponteiro + do mouse aonde mostra a figura. 5. Clique com boto esquerdo do mouse e arraste o mouse para a direita como mostra a figura. 6. Mantenha pressionada a tecla [Ctrl]. 7. Posicione o ponteiro do mouse sobre o retngulo mantendo clicado o boto esquerdo. 8. Arraste o mouse para baixo. 9. Solte o primeiro o boto esquerdo do mouse, depois solte a tecla [Ctrl].

Professor Rafael Pontes Lima

39

Informtica Bsica

10. Repita o procedimento 12 vezes.

INTERNET EXPLORER
Alinhando as caixas de textos 1. Mantenha a tecla Shift [ ] pressionada. 2. Clique com o boto esquerdo do mouse em todas as caixas de textos, como mostra a figura. 3. Com o boto esquerdo do mouse clique em: a. Desenhar. b. Alinhar ou distribuir. c. Alinhar esquerda. Alguns conceitos bsicos A Internet uma gigantesca rede de computadores, espalhados pelo mundo, ligados entre si. Atravs dela possvel consultar informao diversificada e actualizada, comunicar em tempo real (atravs de Chat/IRC) ou em diferido (correio electrnico, fruns), transferir ficheiros (de texto, de imagem, de som, de vdeo) e ainda partilhar informao, publicando-a. Um dos servios fornecidos pela Internet a World Wide Web (WWW), mais conhecida por Web, que consiste numa enorme teia de pginas de informao multimedia, em hipertexto (sistema de escrita no sequencial em que a informao se ramifica e permite ao utilizador escolher o caminho Distribuindo as caixas de textos 1. Mantenha a tecla Shift [ ] pressionada. 2. Clique com o boto esquerdo do mouse em todas as caixas de textos, como mostra a figura. 3. Com o boto esquerdo do mouse clique em: a. Desenhar. b. Alinhar ou distribuir. c. Distribuir na vertical. que deseja seguir). A importncia da Web to grande que muitos utilizadores confundem Web com Internet, mas o que certo que a Internet uma rede de computadores com diferentes servios em que a Web um deles. Essa informao encontra-se organizada em locais virtuais (websites ou sites), que consistem em conjuntos de pginas Web, relacionadas por tpico ou por instituio, e que se encontram alojadas em computadores permanentemente ligados Internet, designados por servidores. Normalmente um local virtual apresenta uma pgina inicial designada por homepage. Existem milhes de pginas espalhadas por centenas de milhar de computadores em todo o
Professor Rafael Pontes Lima

40

Informtica Bsica

mundo e a informao que disponibilizam de diversos tipos: texto, imagens, animaes, sons, vdeos e algumas disponibilizam mesmo programas que os utilizadores podem transferir para os seus computadores. Nas pginas Web existem ainda ligaes para outras pginas hiperligaes (links ou hyperlinks). Clicando sobre essas hiperligaes o utilizador vai de pgina em pgina, de local virtual em local virtual e de computador em computador.
estante

Hiperligao a partir de imagem

Hiperligao a partir de texto


globo mapa 1s socorros computador

Para um browser

podermos

navegar

na

Internet,

precisamos de ter instalado no nosso computador - software usado para visualizar a informao existente. Estes browsers interpretam as pginas e mostram-nas. Os mais conhecidos so o Internet Explorer e o Netscape Navigator.

Fazendo um clique sobre uma hiperligao, aceder a uma nova pgina ou a uma outra zona dessa mesma pgina.

Abrir o Internet Explorer Para abrir o Internet Explorer, faa um duplo

Endereos (URL) A cada

um

dos

computadores

clique sobre o cone

, se estiver disponvel no

permanentemente ligados Internet (servidores) corresponde um endereo, que nico. Para se aceder a uma pgina ou melhor, a um local virtual, tem de se conhecer, de alguma maneira, o seu endereo. Locator). Exemplo de um endereo da Internet: http://www.minerva.uevora.pt/web1 Nota: nas ltimas verses, o Internet Explorer dispensa a escrita de http:// Estes endereos por URL so (Uniform designados, Resource abreviadamente,

ambiente de trabalho do seu computador ou clique sobre o menu Iniciar e depois sobre a opo Programas, seleccionando o Internet Explorer. Uma vez iniciado o Internet Explorer, surge uma pgina Web, previamente definida a qual pode, em qualquer momento, ser substituda. O ecr do Internet Explorer
Barra de ferramentas

Barra de ttulo

Barra de

Pginas Web As pginas Web apresentam, como j foi referido, diversos tipos de informao multimedia e hiperligaes (hiperlinks ou links), isto , portas de entrada para novas pginas, que se podem encontrar definidas sobre texto ou sobre imagens e que so facilmente identificveis por o rato assumir, sobre elas, a forma de uma mo. Alis, as hiperligaes feitas sobre texto so muito mais fceis de localizar pois este encontra-se, normalmente, sublinhado e/ou a outra cor.

Barra de estado

Barra de deslocao vertical

Barra de ttulo nesta barra surge o ttulo da pgina que se encontra visvel no cran;
Professor Rafael Pontes Lima

41

Informtica Bsica

Barra de menus descendentes de comandos quando so activados abrem-se sub-menus com todos os comandos que permitem trabalhar com o programa; Barra de Ferramentas onde se encontram os botes que permitem fazer certas operaes de forma simplificada, sem ter de recorrer barra de menus; Barra de endereos onde indicado o endereo da pgina que estiver visvel no nosso computador. aqui que tambm se escrevem os endereos dos locais virtuais a visitar; Barra de deslocao vertical esta barra permite descer ou subir numa dada pgina; Barra de estado onde o Internet Explorer indica o que se encontra a fazer. Nota: quando as pginas visitadas so demasiado largas para o computador surge tambm uma barra de deslocao horizontal. A Barra de Ferramentas um auxlio navegao

Boto

Funo Imprime uma pgina Web. Edita uma pgina Web no Processador de texto Microsoft Word

Como navegar Existem vrias maneiras de navegar na Internet: Se conhecer o endereo, basta fazer um clique na barra de endereos, escrev-lo e carregar na tecla Enter;

Outra possibilidade aceder a um catlogo de sites, ou seja, a uma pgina que apresenta um conjunto de sugestes de hiperligaes. Exemplo: Fig.3

Tal como acontece no processador de texto Microsoft Word, os botes da barra de ferramentas permitem aceder, de forma simplificada, a alguns comandos. Boto Funo Regressa a uma pgina j visitada. Avana para uma pgina j visitada (este boto s estar disponvel depois de ter utilizado o boto Retroceder). Interrompe o processo de transferncia de uma pgina para o seu computador. Permite reiniciar o processo de transferncia de uma pgina quando, por qualquer, razo houve problemas tcnicos. Regressa pgina inicial definida no computador. Permite fazer pesquisa de informao na Internet Permite aceder pasta dos Favoritos D acesso ao programa de correio electrnico Permite aceder ao Histrico um registo, temporrio, dos endereos recentemente visitados

http://www.minerva.uevora.pt/pre1ciclo/brinc as.htm Ou ainda seleccionar um dos endereos j existentes no menu Favoritos. Para navegar na Internet basta seguir as hiperligaes que, como j foi referido, podem encontrar-se sobre texto ou sobre imagem. Fazendo um clique com o boto esquerdo do rato sobre uma hiperligao, aceder pgina-destino. Assim que comear a navegar na Internet, isto , a andar de pgina para pgina, pode sempre retroceder, carregando no boto Retroceder da barra de ferramentas ou avanar, clicando no boto Avanar. Nota: cada um destes botes apresenta uma seta pendente em que clicando sobre ela, lhe so mostradas as pginas visitadas na mesma sesso de trabalho. Escolhendo uma, aceder directamente pgina em questo.

Guardar informao

Professor Rafael Pontes Lima

42

Informtica Bsica

O Internet Explorer permite guardar informao de vrias maneiras. Para alm de poder gravar a pgina (ver o documento Saber mais ... sobre o Internet Explorer), pode copiar pores de texto ou imagens para um documento de texto, gravar uma imagem ou guardar a informao em papel, imprimindo. Copiar texto de uma pgina Web

j foi descrito. Contudo, se preferir, tambm pode seleccionar a imagem como se de texto se tratasse. Copiar Endereos Quando se utiliza informao proveniente da Internet num documento, habitual citarem-se as fontes, tal como se se tratasse de um livro. Assim,

Pode copiar pores de texto de uma pgina Web para outros documentos, como por exemplo para um documento de texto, respeitando, claro, os direitos de autor. Siga os seguintes passos: 1- Na janela do Internet Explorer, seleccione o texto com o rato e active o comando Copiar do menu Editar.

necessrio anotar o endereo ou copi-lo para um documento de texto, o que mais fcil do que escrev-lo, tendo em conta a complexidade de caracteres de alguns URLs. O processo

semelhante cpia de texto. Vai ter de o seleccionar (basta fazer um clique na zona da barra de endereos), copiar e colar no local adequado, como foi descrito anteriormente. Gravar uma imagem Por vezes h necessidade de gravar imagens para as incluir, posteriormente, em documentos: textos, brochuras, .... Para isso faa um clique com o boto direito do rato sobre a imagem e escolha o comando Guardar Imagem como. Depois s especificar, na janela de dilogo, o local onde o quer gravar e, se desejar, alterar o nome no campo Nome do Ficheiro.

2- Abra o processador de texto, posicione o cursor no local do documento onde pretende inserir o texto copiado e active o comando Colar do menu Editar (ou o boto respectivo da barra de ferramentas).

Imprimir Para imprimir uma pgina Web, basta fazer Copiar Imagens No caso de estar a copiar uma imagem, a maneira mais fcil e rpida clicar sobre ela com o boto direito do rato e escolher o comando Copiar. Depois s col-la no documento de texto, tal como um clique sobre o boto Imprimir da barra de ferramentas ou activar o comando Imprimir do menu Ficheiro. Surgir ento uma janela de dilogo semelhante da figura 8, onde dever, caso

Professor Rafael Pontes Lima

43

Informtica Bsica

pretenda, especificar as opes desejadas, antes de clicar sobre OK.

Nota: Ao fim de algum tempo pode ter uma lista de Favoritos muito extensa o que dificultar, naturalmente, a procura. Assim, aconselhvel ao adicion-los, organiz-los logo em pastas, por assuntos (ver o documento Saber mais ... sobre o Internet Explorer).

Pesquisar na Internet A pesquisa de informao na Internet feita recorrendo a motores de busca, que so programas que pesquisam a Web em funo de um determinado assunto. Em portugus, existem vrios, Criar uma lista de endereos favoritos medida que vai navegando na Internet vai certamente encontrando endereos que gostaria de guardar, tal como guarda os nmeros de telefone
Fig.8 dos seus amigos na agenda do telemvel. Estes

como por exemplo o Google (http://www.google.com) e o Altavista (http://pt.altavista.com). Para compreender a pesquisa de informao na Web necessrio ter em conta que como existem milhes de pginas Web nem sempre fcil encontrar, primeira, a informao desejada. O conhecimento de algumas regras facilitar decerto este processo. Antes de mais, como a maneira de pesquisar informao em cada motor de busca no exactamente igual, sempre aconselhvel ler previamente a respectiva seco de Ajuda. A pesquisa feita a partir de palavras-chave (keywords) e precisamente na escolha das palavras que reside o segredo de uma pesquisa bem sucedida. Dever escolher palavras o mais objectivas e precisas possvel. Tambm a
Fig.9

endereos adicionam-se a uma pasta que tem o nome de Favoritos. Para adicionar um endereo aos Favoritos: 1- Escolha o comando Adicionar aos favoritos do menu Favoritos; 2- Se desejar altere o nome proposto em Nome; 3- Adicione-o lista, clicando em OK.

maneira como escreve as palavras sintaxe tem influncia nos resultados e depende do motor de busca utilizado. Por exemplo, h motores de

Professor Rafael Pontes Lima

44

Informtica Bsica

busca sensveis s maisculas e aos plurais enquanto que outros os ignoram. Normalmente, ao escrever mais do que uma palavra-chave, os motores de busca pesquisam os locais virtuais que contm as duas palavras independentemente de estarem ou no juntas. Contudo, se quiser que as suas palavras-chave sejam procuradas lado a lado, convm colocar os termos entre aspas. Este processo , A B Legenda: Campo de pesquisa onde se escrevem as palavras-chave, separadas por um espao Boto de Pesquisa Google para submeter uma consulta (tambm pode premir a tecla Enter) Busca Directa este boto conduz, directamente, primeira pgina que o Google apresenta como resultado da consulta. No so apresentados quaisquer outros resultados de pesquisa . Dicas de pesquisa a Ajuda do Google. conveniente l-la previamente.

sobretudo, usado para pesquisar personalidades, como por exemplo Bento de Jesus Caraa ou frases, como reorganizao curricular. Os motores de busca no apresentam todos os mesmos resultados pelo que, por vezes, necessrio utilizar mais do que um.

Uma vez escrita(s) a(s) palavra(s)-chave e Resumindo, tenha em conta as seguintes Dicas de Pesquisa: 1- Leia previamente a Ajuda do motor de busca; 2- Escolha palavras-chave precisas e pouco usuais. Termos muito gerais produzem um nmero de resultados muito grande; 3- Se encontrar poucos resultados verifique a ortografia e utilize sinnimos. Recorra ainda a outros motores de busca, pois nem todos devolvem resultados idnticos; Tenha sempre em conta no s o ttulo da pgina mas tambm o resumo, embora este nem Exemplo de um Motor de Busca - Google O Google um motor de busca em portugus, muito fcil de utilizar. Acede a ele escrevendo na barra de endereos http://www.google.pt ou clicando sobre a Lupa existente na pgina de entrada do portal Web1. sempre seja muito elucidativo. Por vezes s visitando a pgina sugerida podemos ter a percepo se o contedo nos interessa ou no. Para cada consulta surgem, frequentemente, vrias pginas de resultados, listadas no final da pgina. Para as ver, basta clicar em Mais ou no nmero correspondente pgina de resultados seguinte:
Ttulo da pgina

escolhida a opo de pesquisa - Pesquisar na Web ou pesquisar Pginas em Portugus -, o Google devolve um conjunto de resultados numa outra pgina com o seguinte aspecto:

Resumo da pgina

Professor Rafael Pontes Lima

45

Informtica Bsica

Funcionamento da pesquisa no Google: 1- Ao escrever duas ou mais palavras-chave, o Google devolve resultados que contenham todas as palavras; 2- No sensvel a maisculas. Todas as palavras so entendidas como minsculas, independentemente da forma com so escritas (por exemplo, indiferente escrever Estremoz, estremoz, ou esTREMOZ) ; 3- Para melhorar a pesquisa, adicione outras palavras-chave; 4- Se estiver a realizar a pesquisa com nomes especficos, coloque-os entre aspas (por exemplo Bento de Jesus Caraa).

No final dos anos 70, surge a Usenet (User's Network) prestando servio comunidade universitria e algumas organizaes comerciais. No incio da dcada de 80, apareceram a CSnet (Computer Science Network) e a Bitnet, interligando as comunidades acadmicas e de pesquisa. No incio dos anos 80, a ARPAnet dividiu-se em: ARPAnet e Milnet (tambm militar), continuando, no entanto a comunicao entre ambas. A ligao entre elas foi chamada de Dar Internet e teve posteriormente seu nome abreviado para Internet. Em 1986, foi criada a NSFnet (National Science Foundation Network) para viabilizar a conexo de pesquisadores aos cinco grandes centros de computao nos EUA e abrangendo, rapidamente, redes acadmicas e escolares. Nesta poca, a Internet iniciou sua expanso, novas redes foram a ela conectadas, mais computadores e, conseqentemente, mais participantes. Redes internacionais similares surgiram e, hoje, temos uma presena mundial significativa, salvo na frica, onde contamos com poucos pontos de presena. A ARPAnet foi "aposentada" em 1990, a CSnet deixou de existir em 1991 e a Internet continua crescendo incontrolavelmente.

Conceito
A Internet uma rede redes. Ela composta de pequenas redes locais (LANs), redes estaduais e enormes redes nacionais que conectam computadores de diversas organizaes mundo afora. Estas redes esto interligadas de diversas formas, desde uma simples linha telefnica discada at malhas de fibras ticas. Estar na Internet significa participar de uma rede interconectada. O princpio bsico de uma rede de computadores a capacidade de "comunicao" entre dois computadores. Para isto, utilizam-se protocolos, regras ou convenes que regem esta comunicao. Para que a comunicao se efetive dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo, simultaneamente. TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) a famlia de protocolos da Internet, desenvolvida nos anos 70 e utilizada, pela primeira vez em 1983. considerado um protocolo aberto e "sem dono", o que significa dizer que no produto de nenhuma empresa especfica. Cada vez que ocorre uma transferncia o protocolo age quebrando a informao e formando diversos pacotes endereando-os para que cada um siga seu caminho independente. Estes pacotes passam por roteadores, que esto programados para definirem os melhores caminhos. As redes centrais de alta velocidade so denominadas "backbones" (espinhas dorsais). As redes de nvel captam o trfego na espinha dorsal e o distribuem para suas prprias redes, e vice-versa.

Este motor de busca tambm permite pesquisar imagens. O processo de pesquisa semelhante, mas primeiramente, tem de escolher a opo Imagens e s depois escrever a(s) palavra(s)chave.

A INTERNET
A internet uma enorme rede de computadores interligados ao redor do mundo. Esses equipamentos so interligados atravs de linhas comuns de telefone, canais de satlite, cabos submarinos e diversos outros meios de telecomunicao.

O que preciso entrar na Internet?


Basta uma linha telefnica; Um computador com uma placa de fax-modem e uma conta em um provedor de acesso.

Histrico
A Internet nasceu em 1969 com a ARPAnet (rede da Advanced Research Projects Agency), um projeto experimental do Departamento de Defesa norteamericano, que interligava pesquisadores com centros de computao remotos. Algumas redes experimentais conectaram-se ARPAnet utilizando-se de rdios e satlites.
Professor Rafael Pontes Lima

A Internet no Brasil
A Internet chegou ao Brasil, oficialmente, em 1988 por iniciativa da comunidade acadmica de So Paulo (FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo) e Rio de Janeiro (UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC Laboratrio Nacional de Computao Cientfica). Em 1989 foi criada, pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas
Informtica Bsica

46

http://www.rnp.br), uma instituio com os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilizao de servios de acesso Internet Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como backbone RNP, interligando as instituies educacionais Internet. A figura abaixo exibe as ligaes planejadas. A explorao comercial da Internet foi iniciada em dezembro 1994, a partir de um projeto piloto da EMBRATEL, onde foram permitidos acesso Internet inicialmente atravs de linhas discadas, e posteriormente (Abril/1995) atravs de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Existem redes no-comerciais, compostas por universidades, centros de pesquisa e entidades educacionais. As redes comerciais, mantidas por empresas de telecomunicaes e informtica, que prestam servios de conectividade a seus clientes. No Brasil, existem vrias redes regionais acadmicas (FAPESP, FAPERJ RCT-SC, TCH e outras) que se constituem em redes no-comerciais, interligando os principais centros cientficos e universidades do pas. A EMBRATEL responsvel pela primeira rede comercial, atendendo s demandas de uso pessoal e de negcios na Internet brasileira.

Quais so as modalidades de acesso?


Conexo IP Discado. o servio adequado para as pessoas que desejam explorar todos os recursos que a Internet oferece, transformando o seu computador em um verdadeiro n Internet durante o tempo de conexo. Atravs de um software que implemente os protocolos SLIP ou PPP e de uma conexo telefnica, disponibilizado acesso completo, com interfaces grficas, a todos os servios Internet. Conexo IP Direto. Indicado para empresas que necessitam utilizar toda a potencialidade da Internet, mediante acesso permanente e total conectividade, incorporando a sua rede Internet, atravs de uma conexo dedicada.

Provedores de Acesso
Backbone da RNP. Fone: RNP http://www.rnp.br

Para entrar na Internet, voc precisa de um Provedor de Acesso que colocar a sua mquina em contato com os demais computadores e sites da rede. Escolha e contate um provedor: Terra 0800-7017777 Uol 0800-175757 Ibest 0300-7891614 (grtis) Ig 11-3549-2600

No Brasil a instncia mxima consultiva o Comit Gestor da Internet (http://www.cg.org.br) criado em junho de 1995 por iniciativa dos Ministrios das Comunicaes e da Cincia e Tecnologia, composto por membros desses Ministrios e representantes de instituies comerciais e acadmicas, e tem como objetivo a coordenao da implantao do acesso a Internet no Brasil. Backbone Embratel ligao Internacional

Como navegar na Internet?


A explorao da Internet feita atravs de programas especiais chamados Browsers (Navegadores). O navegador mais conhecido do mercado o Internet Explorer, que j vem embutido no Windows.

O Internet Explorer
Para executa-lo, d um clique duplo sobre o cone Internet Explorer na rea de Trabalho do Windows ou: clique em Iniciar/Programas/Internet Explorer. Para acessar um site (conjunto de pginas) basta digitar o seu endereo e em seguida teclar Enter. Por meio da barra de ferramentas, voc navega de uma maneira muito mais fcil e rpida atravs dos botes: Voltar, Avanar, Parar, Atualizar, Pgina Inicial, Histrico, etc.

Endereos da Internet
A maioria dos computadores da Internet, possuem dois endereos: um numrico (quatro nmeros separados por pontos) e um nominal, facilitando assim o seu reconhecimento e memorizao. sol.eps.ufsc.br (endereo nominal) 150.162.1.50 (endereo numrico)

Como Funciona a Internet?


Cada pas que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com conectividade atravs do protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol / Internet Protocol, s quais se interligam centenas ou milhares de outras redes. Os backbones nacionais, por sua vez, so conectados entre si e aos backbones de outros pases, compondo, assim, uma gigantesca rede mundial.

Onde: sol: determina o nome do computador; eps.ufsc.br: o nome do domnio Basicamente, os endereos nominais seguem a hierarquia:

Professor Rafael Pontes Lima

47

Informtica Bsica

Mquina (sol) Departamento (eps)

Instituio (ufsc)

mil.br art.br esp.br ind.br inf.br psi.br rec.br etc.br tmp.br

sol.eps.ufsc.br

Pas (br)

para entidades militares. para entidades artsticas; para entidades esportivas; para organizaes industriais; para provedores de informao; para provedores de servio Internet; para atividades de entretenimento, diverso, etc; atividades no enquadradas nas demais categorias; para eventos de durao temporria;

Como padro para os EUA, tem-se alguns exemplos das terminaes de endereo: com organizaes comercial; org organizaes especiais (ex. fundaes, institutos); edu organizaes educacionais; gov instituies governamentais; mil grupo militar; net principais centros de suporte a redes; pas br, ca, ua, etc. Como interligar sua rede Internet
Fonte: Site da Embratel: http://www.embratel.com.br/internet/index.html

Para interconectar sua rede Internet, seja como um provedor de acesso, provedor de informaes, ou simplesmente para uso corporativo, no necessrio nenhuma homologao, registro, cadastramento ou autorizao. Monte seus equipamentos, configure-os com os softwares associados aos servios ou aplicaes que pretende prover, e contrate um acesso dedicado de uma empresa que esteja provendo servio de acesso ou servio de backbone. Alm dessas providncias para a contratao de seu acesso IP DIRETO, a administrao de uma rede ligada Internet requer alguns procedimentos os quais o administrador dever executar, tais como: configurao do roteador e dos servidores de "servios" Internet (E-Mail, WWW, DNS, FTP,...), registro de nomes de domnio, etc. Existem alguns documentos disponveis na Internet que orientam sobre o estabelecimento de um site Internet. Veja as URLs: Descrio do Servio IP DIRETO NAT Network address translation Sub-redes Registro de Nomes de Domnio no Brasil Configurao de DNS Configurao de DNS para NT Treinamento Unicamp DNS Orientaes do Comit Gestor Registro de domnios no Brasil
Fonte: Site da Embratel: http://www.embratel.com.br/internet/index.html

Verificao de domnios existentes: Para verificar se um determinado domnio j foi registrado anteriormente, faa uma consulta FAPESP em: http://registro.fapesp.br/. Servidores de Nomes: Para que o registro do domnio possa ser efetuado necessrio que o domnio pretendido conste de dois DNS Servidores de Nomes de Domnio ativos, os quais j devem ser previamente configurados antes do preenchimento do formulrio WWW da FAPESP. Domnios x CGC: Ser permitido o registro de um nmero mximo de 10 (dez) nomes de domnio (dentro de uma mesma categoria DPN) para uma nica pessoa jurdica (mesmo CGC), conforme as regras definidas pelo Comit Gestor. Maiores informaes sobre a obteno de identificao no sistema, atualizao e cadastramento de novos domnos podem ser obtidas em http://registro.fapesp.br/info.html.

DICAS IMPORTANTES:
Como definir a pgina inicial do Internet Explorer? Opes da Internet 1. Clique no menu Ferramentas 2. Na opo Pgina Inicial digite o endereo completo, exemplo: www.microlins.com.br Como guardar os endereos (favoritos) que encontramos na internet? Quando estiver numa pgina interessante faa: 1. Clique no menu Favoritos e escolha a opo Adicionar a Favoritos; 2. Surgir a tela Adicionar favorito, digite um nome para o site que voc gostou (ou aceite a sugesto oferecida). Clique em OK; Pronto! Sempre que voc quiser visit-lo, basta clicar no menu Favoritos e, em seguida, no nome escolhido para o endereo. Como salvar figuras da internet no seu computador: 1. Clique com o boto direito do mouse sobre a figura e escolha a Salvar figura como. 2. Digite um nome para a figura, selecione um local para guard-la depois clique em Salvar. Como copiar textos da internet: 1. Selecione o texto a ser copiado; 2. Clique com o boto direito sobre a rea de texto selecionada e escolha a opo Copiar; 3. Entre no programa que receber o texto, clique com o boto direito sobre qualquer rea em branco e escolha a opo Colar. Como colocar uma figura da internet como papel de parede? Clique com o boto direito sobre a figura e escolha a opo Definir como Papel de Parede Como limpar o Histrico? Clique no menu Ferramentas Limpar Histrico

O gerenciamento dos nomes de domnio no Brasil uma atribuio do Comit Gestor da Internet no Brasil, e vem sendo executado pela FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa no Estado de So Paulo. Algumas regras bsicas referentes ao registro de nomes de domnio no Brasil devem ser ressaltadas, conforme apresentadas pela FAPESP:

Categorias vigentes de Domnios de Primeiro Nvel DPN:


Domnio Br com.br net.br org.br gov.br g12.br Descrio para entidades de ensino e pesquisa; para estabelecimentos comerciais; para backbones; para entidades sem fins lucrativos; para entidades governamentais; para entidades de ensino de primeiro e segundo grau;

Opes da Internet

Professor Rafael Pontes Lima

48

Informtica Bsica

Como abrir um link em uma nova janela? Clique com o boto direito do mouse sobre esse link e escolha a opo Abrir em uma nova janela Atalhos de teclado do Internet Explorer F11 Alternar entre a tela inteira e o modo normal da janela do navegador. F5 Atualizar a pgina da Web atual. CTRL+W Fechar a janela atual. CTRL+N Abrir uma nova janela. CTRL+A Selecionar todos os itens da pgina da Web atual. F4 Exibir uma lista de endereos digitados.

www.ig.com.br

Exerccios de Internet
01. Defina os termos apresentados abaixo: WWW: E-MAIL: FTP: BATE-PAPO 02. Preencha a Segunda coluna de acordo com as opes apresentadas na primeira: a) Link ( ) Empresa que distribui assinaturas da Internet; b) Site ( ) Programa utilizado para visualizar pginas da Internet; c) Provedor ( ) Pgina inicial de um conjunto de outras pginas; d) Home Page ( ) Conjunto de pginas de um determinado estabelecimento; e) Browser ( ) Indica a ligao entre duas pginas; 03. Cite pelo menos 2 sites utilizados para criao de mail's: e-

SITES DE PESQUISA
Quando voc precisar encontrar informaes sobre algum assunto, a Internet dispe de diversos servidores de pesquisa. Entre os servidores de pesquisa mais conhecidos esto: Google: www.google.com Cad: www.cade.com.br Altavista: www.altavista.com 1. 2. 3. 4. 5. Digite o endereo do site de pesquisa (www.google.com.br) na barra de endereos e tecle Enter. Na caixa de texto, digite o assunto que vc deseja pesquisar, por exemplo: Esprito Santo Escolha se voc quer pesquisar somente pginas em portugus ou em todas as pginas existentes na web (internet). Clique em Pesquisa Google. O resultado da sua pesquisa ir aparecer na parte de baixo da janela. Escolha o link que melhor preencher a sua necessidade e clique com o mouse para ir pgina desejada.

04. Na pgina da bol para que serve os itens abaixo: a) Mensagem b) c) Escrever CC ou Co

DICAS DE PESQUISA:
Procurando por frases inteiras? Escreva a expresso entre aspas. Por exemplo: Praias do Esprito Santo. Quer fazer uma busca com palavras relacionadas? Coloque o sinal mais(+) na frente de cada uma das palavras. Exemplo: +portos+brasileiros. Vir tudo sobre portos brasileiros. No importa a relao entre as palavras: Escreva normalmente, separando os termos por um espao. Exemplo: folclore capixaba. Como bater papo pela Internet? H vrios chats espalhados pela rede. A forma de usar sempre a mesma. O que pode mudar de um chat para outro o visual e alguns pequenos recursos. Digite o endereo de um site de bate-papo. Exemplo: www.ig.com.br , escolha a seo chat ou bate-papo. As salas de bate-papo esto divididas em grupos de interesses, como: idade, namoro, cidade, etc. Escolha uma desses grupos (alguns apresentaro subgrupos). Para voc entrar, voc precisa escolher um apelido(nick) com o qual ser identificado e clique em Entrar. Na listagem todos: escolha o participante com quem quer conversar; Na caixa Mensagem: digite o texto que voc quer enviar e, clique em Enviar; Alguns sites com salas de bate-papo: www.terra.com.br www.bol.com.br www.uol.com.br
Professor Rafael Pontes Lima

05. Como fazemos para excluir uma mensagem e para anexar arquivos? 06. O Browser Internet Explorer possui uma barra branca utilizada para que o usurio informe o endereo do site que deseja visitar. Como seria o endereo na Internet das seguintes empresas: a) Microlins b) c) d) MTV Redeglobo: Universo On Line:

06. Especifique os tipos de instituio descritos abaixo: edu: com: .mil: .gov:

07. Abaixo so exibidos alguns cones encontrados na barra de ferramentas do Browser Internet Explorer. Especifique-os.

08. Complete as lacunas abaixo preenchendo-as com a letra S para Sites ou E para emails. ( ( ) www.geocities.com ) microlins@riopreto.com.br
Informtica Bsica

49

( ( ( ( ( ( (

) www.altavista.com ) joaopedro@zipmail.com.br ) www.surf.com.br ) ricsilva@yahoo.com.br ) videoshow@redeglobo.com.br ) www.uol.com.br ) ritasantos@uol.com.br

disposio no servidor. Para isso usam o Web browser, software que permite folhear os documentos.

09. Quais os sites mais usados para fazer pesquisas?

10. Fazer uma pesquisa sobre o carnaval, copiar para o Word e formatar e salvar no disquete.

Extranet
A rigor uma intranet pode operar apenas como uma rede corporativa dentro dos limites da empresa, porm pode ser vantajoso a ligao da intranet com a internet, neste caso chamada de extranet. O usurio domstico que acessa a intranet de uma empresa no percebe que est na intranet. A diferena percebida somente em termos de velocidade pelos funcionrios, quando estes saem da intranet e acessam a internet do computador de sua seo. Conectando a intranet internet - Usa-se um roteador para encaminhar as informaes da internet para a rede corporativa e vice-versa. Para obter esta ligao necessrio a contratao de um canal de dados junto a Telebahia. O prximo passo consiste em registrar um Domnio e obter um endereo IP junto a Embratel Protegendo a Intranet - necessrio proteger a Web corporativa contra a invaso de intrusos. Isso feito por um computador dedicado que serve de porteiro, que supervisiona o transito das informaes entre a intranet e a extranet e vice-versa. Esse computador roda um programa conhecido como firewall.

11. Entrar em qualquer site de mensagens ou cartes e enviar para o endereo abaixo: rebecanogueira@bol.com.br

INTRANET
Introduo Atualmente, quem acessa a Internet, conhece o seu lado popular, sites sobre lazer, shopping, cultura, etc... As tecnologias surgidas com a internet esto conquistando rapidamente as empresas com a montagem das redes de comunicao internas chamadas intranets, que tm a ver com os sistemas corporativos de informaes, e que tambm podem ser acessados via Internet. As empresas descobriram que podem criar redes como a Internet, porm privadas, as Intranets, que cumprem o papel de conectar entre si filiais, departamentos, fornecedores, clientes, etc, mesclando (com segurana) as suas redes particulares de informao com a estrutura de comunicaes da Internet. A Montagem da Intranet Basicamente a montagem de uma intranet consiste em usar as estruturas de redes locais existentes na maioria das empresas, e em instalar um servidor Web. Servidor Web - a mquina que faz o papel de repositrio das informaes contidas na intranet. l que os clientes vo buscar as pginas HTML, mensagens de email ou qualquer outro tipo de arquivo. Protocolos - So os diferentes idiomas de comunicao utilizados. O servidor deve abrigar quatro protocolos. O primeiro o HTTP, responsvel pela comunicao do browser com o servidor, em seguida vem o SMTP ligado ao envio de mensagens pelo correio eletrnico, e o FTP usado na transferncia de arquivos. Independentemente das aplicaes utilizadas na intranet, todas as mquinas nela ligadas devem falar um idioma comum: o TCP/IP, protocolo da internet. Identificao do Servidor e das Estaes Depois de definidos os protocolos, o sistema j sabe onde achar as informaes e como requisit-las. Falta apenas saber o nome de quem pede e de quem solicita. Para isso existem dois programas: o DNS que identifica o servidor e o DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol) que atribui nome s estaes clientes. Estaes da Rede - Nas estaes da rede, os funcionrios acessam as informaes colocadas sua
Professor Rafael Pontes Lima

Profissionais Especializados
Para a manuteno destes computadores e programas necessrio contratar os servios de profissionais especializados. Que o grande segredo para obter sucesso com a intranet. Webmaster - Cuida do servidor e das conexes da rede. Sua principal funo fazer com que os funcionrios da empresa tenham acesso s informaes que lhe so pertinentes. Webdesigner - o responsvel por colocar na rede os contedos atualizados e por manter o padro dos sites. Alm destes profissionais, existe um outro no menos importante, o especialista que adapta as informaes dos manuais, livros e transparncias para o formato HTML

Como a Intranet Pode Ajudar a Empresa?


A Intranet simplifica a interao do usurio, tornando fcil o acesso a aplicaes e a informaes
Informtica Bsica

50

estticas e dinmicas, no importando onde esteja ou qual a plataforma utilizada. Viabiliza uma publicao em tempo real, com informao muito mais atual, favorecendo o desempenho dos funcionrios da empresa. Auxilia no processo de descentralizao das informaes, da distribuio de dados e do desenvolvimento de aplicaes, alm de permitir maior participao do usurio final na criao de aplicaes. Hoje em dia, neste mundo competitivo de negcios, um mnimo de diferenciao em produtos e/ou servios, reduo de custos e facilidades de relacionamento nos negcios so pontos chaves. Portanto fundamental empresa atingir empregados, consumidores, fornecedores e parceiros de negcios eletronicamente, porque: Diminui custos de negociao interna e externa; Permite a seus empregados trabalharem com mais eficincia entre si e com os clientes, fornecedores e parceiros de negcios.

Apresentar as opes de composio do computador (modelos, opcionais, etc...); Permitir a configurao do computador (possibilitar que o cliente crie uma verso que o satisfaa e atenda s restries impostas ao gerente de logstica); Fornecer ao cliente o prazo de entrega para aquela configurao. Aceitar a encomenda (ou reserva) e encaminh-lo ao revendedor mais prximo para efetivao da compra ou efetivar a compra via carto de crdito, pela internet e enviar o computador pelo correio ou transportadora.

Para que este processo tenha continuidade a interao entre a empresa e sua rede de revendas poder (dever) acontecer tambm via Internet, mas, neste caso, teremos um grupo de coligadas que, alm de trocar informaes, tero suas operaes e sistemas computacionais integrados via Internet. Estamos ento falando da Intranet. Ou seja: grupos de uma mesma corporao (real ou virtual) que trocam informaes e interagem operacionalmente via Internet.
Enquanto a Internet estabelece os padres e as tecnologias para comunicao entre computadores, atravs de uma rede mundial que conecta muitas redes, a Intranet aplica estas tecnologias dentro da organizao via a rede LAN/WAN corporativa, com todos os mesmos benefcios. Exatamente pela Internet ser um padro bem estabelecido, montar a infra-estrutura simples. O Clssico problema de como fazer um se conectar com muitos resolvida pelo uso de tecnologia Internet via WAN/LAN. O controle de acesso e segurana, problema complicado nos modelos informacionais atuais tambm encontra soluo nos moldes da Internet.

Porque a Intranet superior s abordagens tradicionais?


Os mtodos tradicionais, baseados em papis e pessoas, utilizam documentos escritos, envelopes internos (vai-e-vem), faxes, telefonemas via ramais internos, etc., so caros, lentos e esto sujeitos a muitos transtornos. Abordagens mais recentes incluem a utilizao de correio eletrnico e produtos de comunicao entre grupos de trabalho (groupware), como o Lotus Notes por exemplo, que tambm tem suas desvantagens: Tem implantao dispendiosa - tipicamente o dobro do custo de uma Intranet; A implantao tambm lenta; Tem alto custo de manuteno; um grande consumidor dos recursos de trfego da rede (bandwidth); E alm disso a tecnologia proprietria colocando a IBM como nico fornecedor.

Intranets so muito mais fceis de instalar, configurar, expandir e requerem muito menos treinamento, viabilizando as informaes em qualquer lugar - o que era praticamente impossvel em arquiteturas cliente/servidor e mainframe. Intranets tem implantao rpida, so baseadas em padres de sistemas abertos, tem um amplo leque de ofertas de produtos, fornecedores e especialistas, para suporte tcnico. Intranets se integram eletronicamente aos dados corporativos armazenados em seus banco de dados tais como: dados financeiros, material de marketing e vendas, incluindo listas de preos e prospectos, relatrios de vendas, relatrios regionais, dados de recursos humanos, incluindo polticas da companhia, etc.

Aplicaes
Imagine o caso em que uma empresa que trabalha montado computadores, com componentes de diversos fabricantes e possui revendas por todo o pas. Esta empresa deseja disponibilizar um servio de venda de microcomputadores pela internet. O primeiro passo est no mbito da internet, onde cliente em potencial vai interagir com a empresa . De seu computador ele estar pesquisando, escolhendo e adquirindo o produto. Caber ento a empresa: Apresentar o computador, o design das pginas to importante quanto numa revista;
Professor Rafael Pontes Lima

Voltando ao exemplo, a empresa precisa suportar o seu canal de vendas, ela oferecer equipe de vendas, obviamente, todas as mesmas ferramentas de software que o cliente j acessou diretamente, e ainda mais: Atualizao de informaes sobre os produtos; Divulgao de estratgias; Integrao dos sistemas corporativos com os coligados (vendas, estoques, produo, etc...); Operao integrada do canal de vendas, etc... A tecnologia da Internet passa a se incorporar na nova logstica empresarial de fora para dentro, ou seja, para suportar toda esta nova dinmica externa a logstica interna (suprimento-fabricao-entrega) precisa acompanhar, a questo bsica : a empresa quer responder pronta e corretamente s demandas apresentadas pelo seu canal de vendas e seus parceiros. No dar respostas, seja por telefone ou Internet igualmente inadmissvel. Portanto, j hora de comear a operar via Internet, aos poucos, sempre conscientes de que a essncia do sucesso operacional neste novo cenrio passa, aos poucos, por uma integrao de todos os sistemas computacionais desde o nvel de simples coleta de dados at a apresentao multimdia via Internet. O caminho, no to longo, passa por: Criar uma ponte entre os sistemas corporativos de logstica e os acessos via Internet; Simplificar as operaes, pois virtualmente estamos todos trabalhando na mesma sala; Criar bases de dados abertas que possam ser consultadas facilmente. Montar uma estrutura de divulgao e pesquisa rpidas de informao entre os diversos grupos de trabalho da empresa via Intranet. Ou seja, Compras / Engenharia, Produo / Engenharia, Compras / Qualidade / Fornecedores, Vendas/Produo, enfim ... todos com todos.

A Intranet nas Empresas


Agora ser mostrado casos reais da utilizao da Intranet em empresas.
Informtica Bsica

51

Shell
O primeiro resultado concreto da intranet da Shell j pode ser medido em dinheiro. Se todos os manuais, pesquisas, formulrios e projetos que esto na rede continuassem circulando em papel, a Shell estaria gastando R$ 75.000,00 por ano s com impresso. O segundo ganho com tempo. Se quiser uma informao sobre o mercado mundial de petrleo, por exemplo, o executivo pode pesquisar na intranet da mesma forma como pesquisa na internet: preenchendo um campo com a solicitao dos dados, e os computadores localizam a informao nos computadores da companhia em minutos. Existem tambm a conquista da eficincia. Por exemplo, a intranet permite que os 300 assessores de vendas cheguem aos postos de gasolina com seus notebooks

Especificaes, Designs, Planejamentos, Milestones de Projeto, Mudanas de Eng., Listas de Responsabilidades de membros das equipes, Situao de Projetos, Caractersticas de Produtos da Concorrncia etc...

Servio ao Cliente e Suporte


Relatrios sobre problemas comuns, Perguntas e repostas, Andamentos de Ordens de Servios, Treinamentos e dicas para atender reclamaes gerais etc...

Recursos Humanos
Informaes sobre benefcios, polticas da companhia, etc ... Misses da Companhia Oportunidades de Trabalho Programas de Desenvolvimento Pessoal etc...

recheados com todos os dados dos clientes que atendem. Se o dono do posto est pensando em ampli-lo ou montar uma loja de convenincia Select, o assessor pode responder na hora como est o seu crdito na Shell. Existe ainda, um projeto da rea de RH da Shell mundial, onde todo funcionrio da Shell vai poder entrar no site do projeto e se candidatar a vagas oferecidas pelas subsidirias espalhadas por 30 pases. O perfil do cargo estar descrito com detalhes na intranet, e o pretendente poder enviar seu currculo tambm pela rede, concorrendo com pessoas de todas as partes do mundo.

Prs e Contras da Intranet


As Intranets possuem algumas vantagens bvias e, tambm desvantagens. Adotar uma Intranet no deve ser uma deciso do tipo tudo-ou-nada. Ferramentas Web podem ser usadas para complementar a infra-estrutura de informaes.

Vantagens
Alguns dos benefcios so: Reduo de custos de impresso, papel, distribuio de software, correio e processamento de pedidos; Reduo de despesas com telefonemas e pessoal no suporte telefnico; Maior facilidade e rapidez no acesso a informaes tcnicas e de marketing Maior rapidez e facilidade no acesso a localizaes remotas: Incrementando o acesso a informaes da concorrncia Uma base de pesquisa mais compreensiva Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas) Aumento da preciso e reduo de tempo no acesso informao Uma nica interface amigvel e consistente para aprender e usar Informao e Treinamento imediato (Just in Time) As informaes disponveis so visualizadas com clareza Reduo de tempo na pesquisa a informaes Compartilhamento e reutilizao de ferramentas e informao Reduo no tempo de configurao e atualizao dos sistemas Simplificao e/ou reduo das licenas de software e outros Reduo de custos de documentao Reduo de custos de suporte Reduo de redundncia na criao e manuteno de pginas Reduo de custos de arquivamento Compartilhamento de recursos e habilidades

Basf
Com apenas um clique do mouse, qualquer funcionrio com acesso a intranet pode alcanar a rede mundial e consultar cerca de 15000 pginas web mantidas pela Basf americana. Ou fazer download de uns 12000 documentos disponveis na Intranet alem. Os resultados concretos da Basf Wide Web, ainda no podem ser medidos em valores, mas os primeiros estudos apontam que o fim do papel e ganho de tempo nas consultas das informaes on-line devem gerar uma economia inicial de R$ 500.000,00 por ano. Uma das reas da empresa mais envolvidas com a intranet o Departamento de Comunicao Social. Informaes sempre divulgadas em papel, como edies de jornais e a coletnea diria de notcias sobre a empresa (clipping), chegam hoje aos executivos, de forma mais rpida e econmica.

Paulista Seguros
Com a criao de uma extranet as informaes deixaram de circular via fax, telefone e correio, sendo enviados em formato eletrnico pela internet, deixando de haver perda de tempo em digitaes e o trfego em malotes agora mnima. Com o sistema eletrnico, a aplice pode ser emitida em poucas horas, contra 3 dias no processo antigo.

Principais reas de Atuao


J ponto pacfico que apoiarmos a estrutura de comunicaes corporativas em uma Intranet d para simplificar o trabalho, pois, como j foi dito, estamos virtualmente todos na mesma sala. De qualquer modo, cedo para se afirmar onde a Intranet vai ser mais efetiva para unir (no sentido operacional) os diversos profissionais de uma empresa. Mas em algumas reas j se vislumbram benefcios, por exemplo:

Desvantagens
Aplicativos de Colaborao - Os aplicativos de colaborao, no so to poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais. necessrio configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrnico e servidores Web, em vez de usar um sistema unificado, como faria com um pacote de software para grupo de trabalho.

Marketing e Vendas
Informaes sobre produtos, Listas de Preos, Promoes Leads de Vendas (Indicativos para prospeco), Informaes sobre a concorrncia, Anlises sobre negcios ganhos e pedidos, Planejamento de Eventos, Consultas sobre ATP (Availability to Promise), Material para Treinamento etc...

Desenvolvimento de Produtos

Professor Rafael Pontes Lima

52

Informtica Bsica

Nmero limitado de ferramentas - H um nmero limitado de ferramentas para conectar um servidor Web a bancos de dados ou outros aplicativos back-end. As Intranets exigem uma rede TCP/IP, ao contrrio de outros solues de software para grupo de trabalho que funcionam com os protocolos de transmisso de redes local existentes. Ausncia de replicao embutida - As Intranets no apresentam nenhuma replicao embutida para usurios remotos. A HMTL No poderosa o suficiente para desenvolver aplicativos cliente/servidor.

Como as Intranets esto sendo empregadas atualmente ?


Pesquisas feitas recentemente nos Estados Unidos para descobrir como as Intranets esto sendo usadas revelam: Acesso a manuais de procedimento Acesso a produtos e dados de marketing Acesso a informaes de funcionrios Ofertas internas de emprego Reviso e aprovao de documentos Agenda, calendrios, linhas de tempo Acesso a banco de dados Intranets so usadas em uma srie de aplicaes para vantagens estratgicas a saber: Substituio de papel nas comunicaes de rotina Para favorecer comunicao entre grupos de trabalho Como interface (front-end) no acesso a aplicaes cliente/servidor Para distribuio de software interno
Um caso de muito sucesso na utilizao de Intranet o da Federal Express, um gigante na rea de servios de entregas. A FedEx tem a interligao de todos os seus escritrios via Internet. A Intranet permite que qualquer cliente da FedEx use a Internet para levantar informaes sobre a sua encomenda. Alm da FedEx se tornar mais competitiva, obteve uma economia anual de US$ 2 milhes.

pessoas tm de deixar outras tarefas para cuidar da rede. Se ela crescer demais, muito rapidamente, o tempo dedicado rede ter de crescer tambm. Para entender a situao pensa na Intranet com uma estao de televiso. No basta ter os equipamentos, preciso criar a programao - As empresas no devem se deixar levar pela impresso de que a Intranet no custa nada. Ela falsa. Ao longo dos prximos meses, medida que mais empresas experimentem a nova tecnologia, os altos e baixos da Intranet ficaro mais visveis. Certamente ir se dissolver a idia de que ela seja uma panacia universal. Assim como deve recuar a percepo de que no se trata de ferramenta adequada para funes crticas da empresa. A soluo ir descobrir o tamanho do problema que lhe cabe. Por enquanto as empresas esto caminhado numa direo promissora: A de uma tecnologia barata, agregadora, simples de usar e efetiva do pontos de vista da gesto. No parece haver bons motivos para deixar de tentar.

E-Mail
Servios de Correio Eletrnico
So servios que permitem a troca de Mensagens entre usurios atravs da Internet. So os servios de maior alcance da Internet, pois permitem a troca de mensagens tanto com usurios de outras redes de servios (CompuServe, Amrica Online, BITNET, FidoNEt) como com usurios de redes corporativas no totalmente interligados Internet. O funcionamento desses sevios tem como base um endereo conhecido como 'e-mail address' ou endereo de correio eletrnico, cujo formato : user@host , onde user representa o identificador de uma caixa postal (um espao em disco) para recebimento de mensagens, e host representa o nome do domnio do equipamento que pode localizar essa caixa postal; esse endereo pode estar associado a um usurio, a um grupo de usurios ou mesmo a um servio a ser prestado usando o correio eletrnico como meio de transporte. O funcionamento do correio eletrnico baseado no paradigma "store-and-forward', onde os usurios envolvidos na transferncia de uma mensagem no interagem diretamente entre si, e sim com programas servidores encarregados de executar e gerenciar essa transferncia; os componentes principais de um sistema de correio so: User Agent (UA) Programa que interage com o usurio, responsvel pela obteno de mensagens a serem transmitidas e a retirada de mensagens recebidas. Mail Tranport Agent (MTA) Programa responsvel pelo transporte de mensagem entre pontos envolvidos, locais ou atravs da Internet. Mail Boxes Caixas postais recebidas mensagens. onde so armazenadas ou

O Futuro da Intranet
Mudar a cultura das empresas no coisa que se faa de uma hora para outra nas empresas brasileiras, com tradio centralizadora, e ainda mais difcil, a grande preocupao entre os tcnicos responsvel pela montagem de Intranet. Est no interior da empresa, tudo o que se faz nela tem conseqncias - Se todo mundo da empresa colocar o que quer na rede, ela vai ficar cheia de lixo. A preocupao com o controle, presente em quase todas as empresas no se deve apenas s necessidades de preservar sigilo, ou evitar a utilizao catica das Intranets. H tambm, o quebra-cabea de determinar quais informaes, exatamente, sero teis na prtica para melhorar o desempenho das pessoas, gerar mais vendas ou produzir mais eficincia operacional. O contedo da rede tem de estar sob o controle dos departamentos, mas eles devero trabalhar mais prximos dos tcnicos de informtica. Isso ser essencial para que a rede tenha uniformidade de apresentao e possibilidade de pesquisa da informao. Se ela no for bem estruturada, os programas de busca de informao perdem a eficcia. A prpria navegao por hiperlinks, pode ficar comprometida. Alm disso, se as pginas no foram bem feitas, com informaes bem apresentadas, ser o usurio quem perder o interesse de navegar pela Intranet. Logo, tem de haver controle. Mas tem de haver liberdade de criao, para que as idias floresam. um equilbrio difcil. Um dos motivos mais fortes para manter controle so os custos. embora os gastos nas instalao da rede sejam baixos, os custos de criao e administrao de contedo podem ser elevador. O trabalho de criao de pginas ou a preparao de programas que traduzem dados antigos para p formato Internet so atividades dispersas pelos departamentos. difcil apurar quanto essas atividades custam as empresas em mo-de-obra. O fato que as
Professor Rafael Pontes Lima

Mail Box Manager Programa responsvel pelo gerenciamento das caixas postais, necessrio especialmente quando os programas UA e MTA no residem no mesmo equipamento. Como exemplos mais comuns desses mdulos temos o programa sendmail do UNIX como 'Mail Trasfer Agent', um programa POP Server como 'Mail Box Managre', ambos rodando no equipamento de um provedor de acesso, e o programa PC-EUDORA como 'User Agent' rodando sob Windows no equipamento do usurio que acessa a Internet via esse provedor.

53

Informtica Bsica

Alm da simples troca de correspondncia entre dois usurios, existem outros servios na Internet baseados nesse sistema, tais como: Listas de Discusso ("Mailing Lists") Baseado na associao de um endereo de correio eletrnico a vrias caixas postais (ou seja, uma lista de usurios), de forma que uma correspondncia enviada a esse endereo recebida em todas essas caixas postais; essa lista de discusso pode ser uma lista simples (sem controle sobre a correspondncia e o cadastramento do usurios), moderada (com controle sobre a correspondncia por um moderador), ou fechada (com controle sobre o cadastramento de usurios). Servios de Informao via Correio Eletrnico ("Mailing Information Services") Fornecidos por programas que interagem com os usurios atravs de correspondncia direcionada a um dado endereo de correio eletrnico, correspondncia normalmente constituda por comandos e palavras chaves que orientam tais programas a transferir as informaes solicitadas. Esses dois servios normalmente so implementados por programas que trabalhem em colaborao com o MTA do sistema de correio eletrnico, sendo de utilizao mais comuns os programas Majordomo e ListProcessor. O smbolo de @ (arroba) de procedncia incerta, porm seu uso na Internet foi fundamentado da seguinte forma:

por um ponto. Sendo que a segunda parte (extenso) o opcional.

Geralmente a extenso especifica o tipo de arquivo. Exemplos: EXTENSO .COM - Utilizado para arquivos de comandos (Programas) .EXE Utilizado para arquivos executveis (Programas) .BAT - Utilizado para arquivos de lote (Batch) - que so criados em um editor de texto qualquer e possuem uma seqncia de comandos do DOS .PAS - Arquivos de Programas em Pascal .C - Arquivos de Programas em C .DBF - Arquivos de dados .DOC - Arquivos de textos .XLS - Arquivos de planilhas Esses nomes de arquivos devem possuir de 1 a 8 (mximo) caracteres (essa limitao ocorre apenas no Sistema Operacional DOS) com extenso opcional de 1 a 3 (mximo) caracteres.

INFORMAO
DEFINIO Dados - So fatos que descrevem eventos e entidades. Os dados referem a mais de um fato. Um nico fato referido com item. Evento Algo que acontece em um certo tempo; ocorrncia significativa para um sistema de informao. Entidade - Pessoa, lugar ou coisa; objeto de interesse para um sistema de informao. Os dados so representados por diversos tipos de smbolos tais como letras do alfabeto, nmeros, pontos e traos, sinais, figuras, etc... . Estes smbolos podem ser arrumados e rearrumados em diversas combinaes representando fatos. Quando so arrumados de forma utilizvel, denominam-se informao. Informao - um conjunto de dados significativos e relevantes que descrevem eventos ou entidades. No sentido mais comum informao significa fatos. No mundo da computao a informao est presente sempre que um sinal transmitido de um lugar para outro.

Conceitos de Organizao e Arquivos DIRETRIOS (Pastas)


So uma espcie de armrios e gavetas, cuja funo organizar os arquivos. O Sistema Operacional DOS permite o gerenciamento dos arquivos em forma de rvore onde cada galho chamado Diretrio/ Subdiretrio. Vejamos: C: DOS5 DADOS CONTAB COMPRAS VENDAS WINDOWS Isso significa que dentro do diretrio principal C: temos um diretrio chamado DOS5, outro diretrio chamado DADOS e finalmente outro diretrio chamado WINDOWS. Porm dentro do diretrio DADOS temo trs outros diretrios assim intitulados: CONTAB, COMPRAS, VENDAS.

ARQUIVOS
Arquivo Programa Conjunto de instrues para o computador juntados em um s arquivo. Arquivo Dados Conjunto de caracteres (dados) que podem ser documentos, banco de dados e etc. Devem ser utilizados nome de arquivos de fceis associaes ao assunto a que se referem. Os nomes de arquivos normalmente possuem duas partes separadas
Professor Rafael Pontes Lima

A informao pode ser armazenada em: livros, discos, fitas, diagramas, etc... Quando nos referimos ao armazenamento, transmisso, combinao, comparao de mensagens, dizemos que h: Processamento de Informaes.

REPRESENTAO

54

Informtica Bsica

Dois termos que aparecem com freqncia na terminologia da informtica so bit e o byte. Cada sinal eltrico que o computador processa chamado de BIT Binary Digit e representado por 0 ou 1. 1 5 volts (ligados, i.e., passando corrente eltrica) 0 0 volts (desligado, i.e., no passando corrente eltrica) BIT a menor partcula de informao em um computador, mas um nico bit no consegue representar todas as letras, nmeros e caracteres especiais com os quais o computador trabalha. necessrio agrup-los e cada grupo chamado de Byte. BYTE usualmente um grupo (conjunto) de 8 bits e eqivale a um caracter.

Scandisk O disco rgido a unidade principal de armazenamento de dados do computador. Ento ele tem que ser verificado com alguma regularidade. Esta ferramenta existe para isso. Ela verifica o disco rgido a procura de setores com defeitos e que podem causar perda de dados. Quando isso existe ou quando esta ferramenta encontra erros em arquivos (chamados de arquivos corrompidos), um arquivo do tipo CHK gerado com a informao recuperada. Este arquivo utilizado pelos tcnicos de informtica para recuperar os arquivos, mas em geral nem todos os dados so recuperveis. Por isso estes arquivos podem ser apagados. Mas, a partir do momento que foram apagados, no podem mais ser recuperados.

BACKUP
Prticas recomendveis Windows Update Manter o computador com patches atualizados muito importante. Portanto, visitas ao site do Windows Update e do Office devem ser uma prtica regular. As atualizaes corrigem os problemas encontrados em verses anteriores dos softwares (programas). Desfragmentador de Disco Para entender o que o Desfragmentador de Disco faz, necessrio ter uma viso geral de como funciona o disco rgido. O disco rgido grava as informaes em blocos de dados em sua rea de armazenamento. Esses blocos de informaes so arquivos do Windows, dos programas e arquivos de trabalhos. Nem sempre o disco rgido grava esses blocos em sequncia, o que no significa que os arquivos so perdidos. O disco rgido possui um ndice de arquivos (a FAT - File Alocation Table, ou Tabela de Alocao de Arquivos) que indica aonde esto esses blocos.

A ferramenta Scandisk (verso DOS) inicializada automaticamente quando o computador no desligado de forma correta (atravs do menu Iniciar). Se ela encontra erros, pergunta se deve tentar salvar ou no. A ferramenta tambm verifica a memria RAM e o status geral do computador, como a estrutura de pastas e arquivos. Limpeza do Disco Esta ferramenta existe para que o usurio no tenha problemas de espao do disco rgido ocupado por arquivos que podem ser deletados. O ideal que a limpeza de disco seja feita antes de executar o Desfragmentador de disco e at mesmo antes do Scandisk.

A ferramenta Desfragmentador de Disco realoca os blocos de informao no disco de forma que eles fiquem em seqncia, para que o disco rgido no tenha tanto trabalho para ler a informao. Assim, quando o computador l o disco rgido, ele l na FAT aonde esto esses blocos de informao e faz uma ida s at o local.

Professor Rafael Pontes Lima

55

Informtica Bsica

Quando os programas gravam os dados no computador, ou quando a Internet acessada, so gerados arquivos temporrios para o Windows trabalhar mais rapidamente. Mas nem todos os arquivos gerados so apagados, alocando assim um espao do disco rgido que poderia ser utilizado por arquivos mais teis ao usurio. A Lixeira tambm armazena arquivos que podem ser apagados. Todos esses arquivos podem ser apagados do disco rgido com a ferramenta de Limpeza de disco, que encontra e apaga esses arquivos. Isso geralmente libera muito espao para quem trabalha com arquivos grandes e para quem acessa a Internet com regularidade. Backup O backup uma ferramenta que permite a cpia de mais de um diretrio ou todo o contedo do computador para unidades externas de armazenamento. Como um disco rgido possui maior capacidade de armazenamento do que um disquete, a ferramenta Backup permite a diviso das informaes em mais disquetes, em ordem seqncial, que a mesma ferramenta backup capaz de copiar de volta ao disco rgido.

Professor Rafael Pontes Lima

56

Informtica Bsica

You might also like