You are on page 1of 2

www.solidworksbrasil.com.

br

Case Study

AEHDA Associao de Educao do Homem de Amanh


Software e Treinamento SolidWorks forma tcnicos com domnio na plataforma de desenhos mecnicos em 3D

Com a misso de contribuir para a ascenso social de jovens famlias de baixa renda, a AEHDA Associao de Educao do Homem de Amanh de Araras, entidade do terceiro setor aposta na demanda da indstria por tcnicos especializados em 3D. Desde 1993, a entidade elegeu a educao como o principal caminho para que crianas e adolescentes amaduream no aspecto cultural, social e moral. Com a preocupao em oferecer aos seus alunos o software que permite viso melhorada da rea de modelagem e design grfico, a AEHDA migra seu ambiente 2D para modelagem em 3D da SolidWorks. O grande diferencial a atuao da entidade como um agente de integrao entre a escola e o mercado de trabalho, proporcionando uma chance maior de estgios profissionalizantes remunerados em empresas conveniadas na regio. A instituio tambm passa a ser considerada como formadora de mo de obra de nvel tcnico para o mercado, por meio dos cursos de Design em SolidWorks para jovens de baixa renda, atravs da revenda SolidWorks- IST Sistemas. A primeira turma, com 13 alunos, concluiu o curso no final de 2004. Atualmente, 40 alunos so formados por ano. Parcerias Estratgicas Atualmente so mais de 200 empresas conveniadas responsveis por aproximadamente 700 vagas ocupadas por estagirios e cerca de 500 alunos em treinamento. De acordo com Renato Cividini Matthiesen, coordenador dos cursos especficos da AEHDA, as bolsas de estgio constituem um importante incentivo s famlias para permanncia dos jovens na escola e na instituio, resultando um ndice de evaso escolar de apenas 2%, declara Renato. A nica exigncia para participar, que os alunos j tenham concludo todos os cursos considerados bsicos na entidade. O material didtico seguido tambm desenvolvido pela SolidWorks com as disciplinas de Introduo a Sistemas CAD/CAM/CAE e Treinamento Nvel Bsico em SolidWorks. Nossos cursos pretendem apresentar aos alunos, uma perspectiva de qualificao bsica para possvel ingresso em empresas que utilizam o software e, ainda, servir de parmetro para escolha dos cursos de graduao na rea de engenharia e projetos, complementa Matthiesen.

Treinamento em Plataforma de Desenhos Mecnicos em 3D

Com a misso de contribuir para a ascenso social de jovens famlias de baixa renda, a AEHDA Associao de Educao do Homem de Amanh de Araras, entidade do terceiro setor aposta na demanda da indstria por tcnicos especializados em 3D. Desde 1993, a entidade elegeu a educao como o principal caminho para que crianas e adolescentes amaduream no aspecto cultural, social e moral.

www.solidworksbrasil.com.br
Desafio: Com atuao como Agente de Integrao entre a escola e o mercado de trabalho, a AHEDA procura proporcionar estgios profissionalizantes e remunerados a todos os seus alunos. O desafio est em oferecer aos seus alunos o software que permite uma viso melhorada da rea de modelagem e design grfico, alm da perspectiva para capacitao e ingresso em empresas que trabalham com o sistema. Estratgia: Migrar do ambiente 2D para 3D com treinamento bsico contando com material e apoio necessrios fornecidos pela SolidWorks. O objetivo apresentar aos alunos a viso de trabalho com ferramentas de apoio CAD, e assim, formar tcnicos que dominem a plataforma de desenhos mecnicos em 3D para inseri-los no mercado de trabalho. Resultados: Com a migrao para o software de modelagem em 3D da SolidWorks com seu respectivo treinamento, os alunos passam a obter qualificao para possvel ingresso em empresas que utilizam o mesmo software, alm de perspectivas, motivao e conhecimento para a rea de engenharia e projetos. Entre as empresas da regio que j contrataram seus estagirios est a prpria Kamaq, cliente SolidWorks que produz equipamentos agrcolas como roadeiras e adubadeiras utilizadas por cerca de 40% dos produtores de frutas ctricas do Estado de So Paulo, e tambm doadora de 20 licenas educacionais, treinamento e suporte tcnico da SolidWorks para a instituio. Os estagirios da AEHDA que receberam formao em SolidWorks atuam na rea de Engenharia em funes como a de auxiliar de desenhista tcnico. Jorge Murakami, diretor industrial da Kamaq elogia a qualidade da instituio. A AEHDA tem feito um bom trabalho de formao, realmente diferenciado", complementa.

SolidWorks Amrica Latina Rua Iguatemi, 448 11 andar So Paulo SP Telefone: 31864150 ou 0800 772 4041 infola@solidworks.com

You might also like