You are on page 1of 70

PROCESSO de FUNDIO

FUNDIO
Introduo Fundio um processo de

fabricao onde um metal ou liga metlica, no estado lquido, vazado em um molde com formato aos e da medidas correspondentes

pea a ser produzida.

FUNDIO
1.

Vantagens das peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde a mais simples at a mais complexa. Podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde sero produzidas

2.

3.

Podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamento e tolerncia dimensional (entre 0,2 e 0,6 mm) Possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas.
3

4.

FUNDIO Principais propriedades do processo de fundio

1.

Temperatura de fuso 2. Fluidez

FUNDIO
Peas produzidas por fundio

FUNDIO: Processos
Fundio por gravidade Fundio sob presso Fundio por centrifugao Fundio de preciso Fundio por outros mtodos

FUNDIO: passo a passo


A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio). O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode ser resumido nas seguintes operaes: 1. Confeco do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor.
7

FUNDIO: passo a passo

FUNDIO: passo a passo


2. Confeco do molde O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida.

FUNDIO: passo a passo


3. Confeco dos machos - Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido.
10

FUNDIO: passo a passo


4. 5. Fuso - Etapa em que acontece a fuso do metal. Vazamento - O vazamento o enchimento do molde com metal lquido.

11

FUNDIO: passo a passo


6. Desmoldagem Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos. Rebarbao - A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalote e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente.

7.

12

FUNDIO: passo a passo


8. Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes da areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos.

13

FUNDIO
Caractersticas que esto estreitamente ligadas ao processo de fundio. A pea produzida por fundio pode ter as formas e dimenses definitivas ou no. Furos pequenos e detalhes complexos no so feitos na pea, embora apaream no desenho. Arredondamento de cantos e engrossamento das paredes. As propriedades mecnicas de peas fundidas geralmente so inferiores s propriedades de peas conformadas mecanicamente. 14

FUNDIO
Defeitos que ocorrem durante o processo de fundio:
Incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Rechupe Porosidade, ou seja, existncia de buraquinhos dentro da pea.
15

FUNDIO
Cristalizao
Consiste no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias, que servem como ncleos, para o posterior desenvolvimento ou crescimento dos cristais, dando, finalmente, origem aos gros definitivos e estrutura granular tpica dos metais. Esse crescimento dos cristais no se d, na realidade, de maneira uniforme, ou seja, a velocidade de crescimento no a mesma em todas as direes, variando de acordo com os diferentes eixos cristalogrficos; no interior de um molde, o crescimento limitado pelas paredes deste. 16

FUNDIO
Como resultado, os ncleos metlicos e os gros cristalinos resultantes adquirem os aspectos representados na figura a seguir.

(a)

(b)

(c)

Dentrita originada na solidificao (a); aspecto tpico da seo de um lingote (b); efeito dos cantos na cristalizao (c).
17

FUNDIO
As dentritas formam-se em quantidades cada vez maiores at se encontrarem; o seu crescimento , ento, impedido pelo encontro das dentritas vizinhas, originando-se os gros e os contornos de gros, que delimitam cada gro cristalino, formando a massa slida. Os efeitos indesejveis resultam do fato dessas diagonais constiturem planos de maior fragilidade de modo que, durante a operao de conformao mecnica a que essas peas so submetidas posteriormente - como laminao -, podem surgir material.
18 Esse inconveniente evitado arredondando-se os cantos.

fissuras que inutilizam o

FUNDIO
Contrao de volume
contrao lquida contrao de solidificao contrao slida

Ilustrao esquemtica do fenmeno de contrao durante a solidificao, com o vazio ou chupagem resultante.
19

FUNDIO
Contrao de volume: aparecimento de trincas a quente e a maneira de corrigi-las.

20

FUNDIO
A contrao expressa em porcentagem de volume. No caso dos aos fundidos, por exemplo, a contrao linear, devida variao de volume no estado slido, varia de 2,18 a 2,47%, o valor menor correspondendo ao ao de mais alto carbono (0,90%). No caso dos ferros fundidos - uma das mais importantes ligas para fundio de peas - a contrao slida linear varia de 1 a 1,5%, o valor de 1 % correspondendo a ferro fundido cinzento comum e o valor 1,5% (mais precisamente de 1,3 a 1,5%) ao ferro nodular. Para os outros metais e ligas, a contrao linear muito variada, podendo atingir valores de 8 a 9% para nquel e 21 ligas cobre-nquel.

FUNDIO
Tabela 1. Variao de volume durante a solidificao. A maioria dos materiais metlicos apresenta reduo de volume (-), mas alguns apresentam expanso (+).
Metal Alumnio Zinco Ouro Cobre Magnsio Cdmio Ferro Estanho Antimnio Glio Bismuto Germnio Variao de volume -6,0 -5,1 -4,2 -4,15 -4,1 -4,0 -3,0 -2,3 +0,95 +3,2 +3,35 +5,0
22

FUNDIO
Contrao de volume: como resolver esse problema.

Simulao
23

FUNDIO
Contrao de volume: como resolver esse problema.

24

FUNDIO
Concentrao de impurezas - segregao
Isto pode ocorrer devido segregao, durante o processo de solidificao. Em ligas, os elementos com mais baixo ponto de fuso se concentram no lquido, sendo assim, a ltima regio a solidificar mais rica nesses elementos. O caso mais geral o das ligas ferro-carbono, que contm, como impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o prprio carbono. Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so menos solveis no estado slido: P e S, por exemplo, nas ligas mencionadas. Assim sendo, medida que a liga solidifica, esses elementos vo acompanhando o metal lquido remanescente, indo acumular-se, pois, na ltima parte slida 25 formada.

FUNDIO

Segregao em peas laminadas e forjadas.

O inconveniente dessa segregao que o material acaba


apresentando composio qumica no uniforme, conforme a seco considerada, e conseqentes propriedades mecnicas diferentes. Como as zonas segregadas se localizam no interior das peas, onde as tenses so mais baixas, as suas conseqncias no so muito perniciosas, devendo-se de qualquer modo, evitar uma grande concentrao de impurezas, quer pelo controle mais rigoroso da composio qumica das ligas, quer pelo controle da prpria velocidade de 26 resfriamento.

FUNDIO
Desprendimento de gases
Esse fenmeno ocorre principalmente nas ligas ferro-carbono. O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no estado lquido. A medida, entretanto, que a viscosidade da massa liquida diminui, devido queda de temperatura, fica mais difcil fuga desses gases, os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma de bolhas. Em aos de baixo carbono, na forma de lingotes a serem forjadas ou laminadas, as bolhas no so prejudiciais, pois elas, s temperaturas de conformao mecnica, principalmente para a fabricao de chapas, tm suas paredes soldadas. A rigor, essas bolhas podem ser at mesmo desejveis. 27

FUNDIO
O molde: uma pea fundamental A fase moldagem permite distinguir os vrios processos de fundio, os quais so classificados da seguinte maneira: moldagem em molde de areia ou temporrio, por gravidade:

areia verde areia seca areia-cimento por gravidade sob presso


28

moldagem em molde metlico ou permanente:


FUNDIO
Outros processos

moldagem pelo processo CO2; fundio por centrifugao; fundio de preciso: em casca ou shell molding de cera perdida (de investimento)

29

FUNDIO
Moldagem em areia
Inicialmente, o molde deve preencher uma srie de requisitos, sem os quais a fundio no se realiza nas melhores condies. a) resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido. b) resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento. c) mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde. d) permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o vazamento do metal. e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que facilite a desmoldagem da pea. f) possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao.
30

FUNDIO
Geralmente a "caixa de moldagem" construda em duas partes: caixa superior e caixa inferior e os modelos so montados em placa.

Modelo em placa montada numa caixa de moldar.


31

FUNDIO
Moldagem em areia verde

o processo mais simples e mais generalizado em

fundies. Consiste em compactar, manualmente ou empregando mquinas de moldar, uma mistura refratria plstica chamada areia de fundio -, composta

essencialmente de areia silicosa, argila e gua, sobre o modelo colocado ou montado na caixa de moldar. Confeccionada a cavidade do molde, o metal imediatamente vazado no seu interior.
32

Seqncia de operaes na fundio em areia verde.

FUNDIO

33

FUNDIO
Caractersticas da areia de fundio Plasticidade e consistncia; moldabilidade; dureza; resistncia; refratariedade etc. Para determinao dessas caractersticas, procede-se a ensaios de laboratrio.

34

FUNDIO
Os componentes de uma areia de fundio:
areia que o constituinte bsico, no qual devem ser considerados os caractersticos de pureza, granulometria (tamanho de gros, distribuio granulomtrica, dureza, forma dos gros, integridade dos gros, refratariedade, permeabilidade e expansibilidade; argila, que constitui o aglomerante usual nas areias de fundio sintticas (especialmente preparadas); carvo modo, eventualmente, acabamento das peas fundidas; para melhorar
35

FUNDIO
Os componentes de uma areia de fundio:
dextrina, aglomerante orgnico, para conferir maior resistncia mecnica areia quando secada (estufada); farinha de milho gelatinizada (Mogul), que melhora a qualidade de trabalhabilidade da areia; breu em p, tambm como aglomerante, que confere, principalmente em areia seca, grande resistncia mecnica; serragem, eventualmente, para atenuar os efeitos da expanso.
36

FUNDIO
Confeco dos machos
Para a confeco dos machos, as areias devem apresentar alta resistncia depois de estufadas (secas), alta dureza, alta permeabilidade e inalterabilidade. Os seus componentes, alm da areia natural e gua, incluem vrios tipos de aglomerantes, entre os quais podem ser citados o silicato de sdio, cimento portland, resinas, piche, melaos, farinha Mogul, leos etc. Os machos so normalmente secados em estufa (estufados) entre 150 e 250 C.
37

FUNDIO
Exemplo de machos simples localizados na caixa de moldar.

38

FUNDIO
Exemplo de fundio de placa com macho.

39

FUNDIO
A moldagem mecnica empregada nas fundies modernas, para produo seriada e produo de moldes e, conseqentemente, de peas fundidas, de qualidade superior.

Trs mtodos de compactao da areia numa caixa de modelar: (a) Utilizao de um dispositivo vibrador. (b) Encher em excesso e nivelar (c) Comprimir e deixar com menos areia.
40

FUNDIO
Vantagens e desvantagens da fundio utilizando areia verde:

41

FUNDIO
Moldagem em areia seca ou em molde estufado ou Shell Molding.
Nesse caso, a areia deve conter aditivos orgnicos para seus caractersticos; a secagem tem lugar em estufas apropriadas, a temperaturas que variam de 150 a 300 C. As vantagens dos moldes estufados so, em linhas gerais, maior resistncia presso do metal lquido, maior

estabilidade dimensional, maior dureza, maior permeabilidade e melhor acabamento das peas fundidas. Esse tipo de moldagem empregado em peas de qualquer dimenso ou peso, sempre que se exige um melhor acabamento.
42

FUNDIO: processo shell molding


1. Elaborao de um modelo permanente 2. Fixao do modelo a uma placa metlica que aquecida (150C a 300C) e revestida com desmoldante (Silicone) 3. Fixao de uma caixa com areia pr-revestida com resina placamodelo 4. Rotao da caixa e da placa modelo e queda por gravidade da areia sobre o modelo 5. Formao da meia moldao 6. Nova rotao da caixa e da placa-modelo e remoo da areia no polimerizada 7. Repetio para a outra meia moldao 8. Unio das meias moldaes e vazamento do material 9. Extrao das peas. 10. Acabamento final das peas

43

FUNDIO: processo shell molding


Vantagens Maior preciso, tolerncias dimensionais mais apertadas, maior rigor de forma Menor rugosidade superficial Rapidez de fabrico Reduo do volume de areias de moldao Capacidade de armazenamento das carapaas Moldaes leves Processo mais econmico que os de areia para produo de sries de peas Desvantagens Custo mais elevado das areias pr-revestidas Custo mais elevado das placas modelo Limitao do processo a peas pequenas e mdias (resistncia mecnica das carapaas) Areias no reciclveis economicamente 44 Espessuras mnimas obtidas de 6mm

FUNDIO de preciso: processo Cera Perdida


1. Elaborao dos modelos em cera 2. Construo da rvore de modelos 3. Imerso da rvore de modelos num banho de refratrio de granulometria fina (lama refratria - revestimento primrio) 4. Deposio de camadas de material refratrio para constituio de um corpo em casca cermica auto-resistente 5. Destruio do modelo de cera por fuso 6. Cozimento do material cermico da moldao para concluso do processo de presa 7. Vazamento do metal fundido 8. Abatimento da moldao 9. Corte dos gitos, acabamento das peas e controlo dimensional
45

FUNDIO de preciso: processo Cera Perdida


Vantagens Flexibilidade de forma Tolerncias dimensionais apertadas Grande produtividade Elevado rigor dimensional Bom acabamento superficial Baixo custo comparativamente com a maquinagem convencional Grande variedade de materiais utilizados Peas sem linhas de partio Espessuras mnimas inferiores s obtidas por Shell Molding Desvantagens Peas de pequenas e mdias dimenses Processo moroso e exigente de obteno dos modelos
46

FUNDIO de preciso: processo Cera Perdida


peas para motores de avio, de ao inoxidvel, ligas resistentes ao calor etc.; sistemas de combusto de avies, de ao inoxidvel, ligas de alumnio e ligas resistentes ao calor; instrumentos de controle de avies, de alumnio e suas ligas, ligas cobre-berlio, ligas de magnsio, de bronzesilcio etc.; em turbinas a gs, de ao inoxidvel, ligas de nquel, ligas resistentes ao calor e ao desgaste etc.; em armamentos de pequeno porte, de aos-liga, cobreberlio etc.; em mquinas operatrizes e acessrios, em equipamento mdico e odontolgico; em equipamento ptico, em equipamento para indstria txtil, em mquinas de escrever e equipamento de escritrio, bem como em uma infinidade de outras aplicaes. 47

FUNDIO: Fundio por centrifugao


Um dos exemplos mais conhecidos de utilizao do processo corresponde fabricao de tubos de ferro fundido para linhas de suprimento de gua.

48

FUNDIO: Fundio por centrifugao


Aplicaes

49

FUNDIO: Fundio contnua

50

FUNDIO: Fundio contnua

51

FUNDIO: Fundio contnua

52

FUNDIO: Exerccios
1. Quais as vantagens da moldagem em areia seca sobre a moldagem em areia verde. 2. Explicar por que necessrio prever sobre metal nos projetos das peas a serem fundidas. 3. Discutir a necessidade de alimentadores nos moldes de fundio. 4. Porque se usam machos na fundio de peas? 5. Em que casos a fundio por centrifugao usada? 6. Qual a diferena entre molde de areia e molde permanente? 7. Quais so os efeitos que o fenmeno da contrao, durante a solidificao, pode causar em peas fundidas? 53

FUNDIO
Processo CO2
de aplicao relativamente recente. Utiliza-se para moldes e machos relativos a peas de quaisquer dimenses. No processo, os moldes so do tipo convencional, de areia aglomerada com silicato de sdio (2,5 a 6,0% em peso). Depois de compactados, so eles submetidos a um tratamento com CO2, que consiste na passagem de uma corrente desse gs atravs de sua seco. Ocorre uma reao entre o CO2 e o silicato de sdio; forma-se slica-gel, carbonato de sdio e gua, resultando um endurecimento do molde, em tempo relativamente curto. No h necessidade de estufagem, alcanando-se elevadas propriedades de dureza e resistncia.
54

FUNDIO
Processo de moldagem plena
Nesse processo so utilizados como modelos espuma de poliestireno. A espuma de poliestireno pode ser facilmente cortada e podem ser obtidos com facilidade modelos bastante complexos. A moldagem conduzida do mesmo modo que no processo de fundio em areia, mas o modelo no retirado, pois durante o vazamento o poliestireno vaporiza, sendo substitudo pelo metal. vantagens: ngulos de sada e cantos arredondados no so necessrios; pouca ou nenhuma quantidade de aglomerante misturada na areia; reduo drstica da quantidade de machos; mo-de-obra menos qualificada. desvantagens: gerao de gs que pode ocasionar alguns problemas com o acabamento da superfcie tornando-a, geralmente, mais grosseira do que o obtido na moldagem normal. 55

FUNDIO

Ilustrao esquemtica do processo de moldagem plena.

56

FUNDIO

Moldagem em molde metlico Fundio em molde permanente; Fundio sob presso;

57

FUNDIO
Moldes permanentes
Os moldes, nesse caso, so chamados "lingoteiras". Os tipos verticais so empregados geralmente para a fundio de lingotes de ao. Os tipos horizontais so mais utilizados para metais e ligas noferrosos. A utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixa do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e 58 zinco.

FUNDIO
Lingoteiras horizontais e verticais:

59

FUNDIO
Produtos tpicos permanentes so:
bases de mquinas;

da

fundio

em

moldes

blocos de cilindros de compressores; cabeotes; bielas; pistes; cabeotes de cilindros de motores de automveis; coletores de admisso.
60

FUNDIO
Molde metlico permanente para vazamento de metal lquido.

61

FUNDIO
Fundio sob presso
Os moldes metlicos so chamados de matrizes. A matriz, feita de ao ferramenta tratado termicamente, geralmente construda em duas partes que so fechadas hermeticamente no momento do vazamento do metal lquido. Muitas matrizes so refrigeradas a gua. Isso importante para evitar superaquecimento da matriz, aumentando sua vida til e evitando defeitos nas peas. automatizada e realizada em mquina de cmara quente e mquina de cmara fria.
62

FUNDIO
Representao esquemtica do processo de fundio sob presso em cmara quente.

63

FUNDIO
J a mquina de fundio sob presso de cmara fria utilizada, quando o metal fundido ataca o sistema de bombeamento (cilindro e pisto). Este processo empregado principalmente para fundir ligas de alumnio, magnsio e ligas de cobre.

64

FUNDIO
Vantagens do processo de fundio sob presso:
1. peas de ligas como as de alumnio, fundidas sob presso, apresentam maiores resistncias do que as fundidas em areia; 3. possibilidade de produo de peas com formas mais complexas; 4. possibilidade de produo de peas com paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; 5. alta capacidade de produo; alta durabilidade das matrizes.
65

FUNDIO
Desvantagens do processo de fundio sob presso: 1. limitaes no emprego do processo: ele usado para ligas no-ferrosas, com poucas excees; 2. limitao no peso das peas (raramente superiores a 5 kg.); 3. reteno de ar no interior das matrizes, originando peas incompletas e porosidade na pea fundida; 4. alto custo do equipamento e dos acessrios, o que limita seu emprego a grandes volumes de produo.
66

FUNDIO
Controle de qualidade de peas fundidas. A inspeo de peas fundidas como de peas produzidas por qualquer outro processo metalrgico tem dois objetivos:

rejeitar as peas defeituosas;

preservar a qualidade das matrias-primas utilizadas na fundio e a sua mo-de-obra.


67

FUNDIO
O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:
1.Inspeo visual para detectar defeitos visveis, resultantes das operaes de moldagem, confeco e colocao dos machos, de vazamento e limpeza; 2. Inspeo dimensional a qual realizada geralmente em pequenos lotes produzidos antes que toda a srie de peas seja fundida; 3. Inspeo metalrgica que inclui anlise qumica; exame metalogrfico, para observao da microestrutura do material; ensaios mecnicos, para determinao de suas propriedades mecnicas, ensaios no-destrutivos, para verificar se os fundidos so totalmente sos.
68

FUNDIO
Concluses:
O processo de fundio por gravidade, em areia, o mais generalizado, pois peas de todas as dimenses e formas - exceto as mais complexas - e praticamente de qualquer metal podem ser fundidas em areia. A fundio em moldes metlicos produz uma contrao muito rpida que, em algumas ligas de menor resistncia mecnica, pode resultar em fissuras. Por outro lado, certas ligas apresentam temperaturas de fuso que podem danificar os moldes metlicos. Entretanto, a fundio em moldes metlicos d origem a peas com melhor acabamento superficial, dentro de tolerncias dimensionais mais estreitas, com seces mais finas e exigem menos usinagem que as fundidas em areia.
69

FUNDIO

70

You might also like