You are on page 1of 8

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE FAINOR.

FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO MUNICIPAL. CARGA HORRIA: 36 h/a PROFESSOR: EDIVALDO SANTOS FERREIRA JNIOR

DIREITO

MUNICIPAL

I. O MUNICPIO 1. O Municpio na Federao O art. 1 da Constituio Federal de 1988 dispe que a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e o Distrito Federal. J na parte da organizao do Estado, o art. 18, caput, da atual Carta Constitucional taxativo em demonstrar, de forma clara, que a organizao polticoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos da Constituio. Desta feita, INDAGA-SE: OS MUNICPIOS BRASILEIROS SO ENTES FEDERATIVOS?

Segundo o entendimento de Jos Alfredo de Oliveira Baracho, in Teoria Geral do Federalismo, os nicos entes federativos so o Estado Federal e os Estados-membros ou federados.
1

CARACTERSTICAS: - A Cmara dos Deputados e o Senado so integrados por representantes Municpios; - A autonomia municipal no clusula ptrea; - No podem propor emendas Constituio Federal (art. 60, C.F./88); - No possuem Poder Judicirio; Para Hely Lopes Meirelles, in Direito municipal brasileiro, o Municpio brasileiro seria uma entidade de terceiro grau, integrante e necessrio ao nosso sistema federativo. Segundo entendimento de Jos Nilo de Castro, in Direito Municipal Positivo, o artigo 1 da Constituio Federal de 1988 elevou o Municpio condio de integrante da Federao, sem, contudo form-la.
1.1.

dos

Estados

do

Distrito

Federal,

no

dos

CRIAO DO MUNICPIO. O 4, do artigo 18, da Constituio Federal de 1988, com a

redao dada pela Emenda n. 15/96, enuncia que: Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.
2

(...) 4 A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta Municpios prvia, mediante aps plebiscito, s populaes dos Estudos dos de envolvidos, divulgao

Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 15, de 1996) 1.1.1. CRIAO:

Criar instituir, conferir a uma unidade jurdica a personalidade jurdica. (Jos Nilo de Castro). ESTADO => MUNICPIO => DISTRITO (EMANCIPAO) => MUNICPIO 1.1.2. INCORPORAO:

Para Hely Lopes Meirelles a reunio de um Municpio a outro, perdendo um deles a personalidade, que se integra na do territrio incorporador. 1.1.3. FUSO:

Fuso , segundo Hely Lopes Meirelles, a unio de dois ou mais Municpios, que perdem, todos eles, a sua primitiva personalidade, surgindo um novo Municpio. 1.1.4. DESMEMBRAMENTO:
3

Desmembramento a separao de parte de um Municpio, para integrar-se noutro ou constituir um novo Municpio, enfatiza Hely Lopes Meirelles. Modalidade mais comum de criao de Municpio o

desmembramento que se opera com a emancipao do distrito, elevando-se este categoria de pessoa jurdica de direito pblico interno, vejamos: C.C. - Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: (...) III- os Municpios; 1.2. REQUISITOS MUNICPIOS: Por Lei Estadual; dentro de perodo determinado por Lei Complementar Federal; consulta prvia, via plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos. Praticar-se-o estes atos depois de divulgados os estudos de viabilidade municipal (econmica, financeira e tcnica) apresentados e publicados na forma da lei. NOTA: Segundo entendimento do TSE deve ser consultada apenas a populao diretamente interessada em se emancipar. NOTA: J na INCORPORAO e FUSO a consulta deve ocorrer junto s populaes interessadas.
4

ELEMENTARES

PARA

CRIAO

DE

1.3.

Segundo Hely Lopes Meirelles, assinalam-se QUATRO

FASES no procedimento de criao de Municpio: Representao Assemblia Legislativa acompanhada dos requisitos mnimos exigidos pela Constituio Federal (art. 18, 4), pela Constituio Estadual e pela Lei Complementar Estadual; Satisfeitas as condies legais, a Assemblia Legislativa determinar que se realize o plebiscito; Realizao do plebiscito pelo Tribunal Regional Eleitoral; Com o resultado favorvel do plebiscito ser editada a lei criadora do Municpio.

CASO CRIAO DO MUNICPIO DE LUIS EDUARDO


MAGALHES: EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N. 7.619/00, DO ESTADO DA BAHIA, QUE CRIOU O MUNICPIO DE LUS EDUARDO MAGALHES. INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL POSTERIOR EC 15/96. AUSNCIA DE LEI COMPLEMENTAR FEDERAL PREVISTA NO TEXTO CONSTITUCIONAL. AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 18, 4, DA CONSTITUIO DO BRASIL. OMISSO DO PODER LEGISLATIVO. EXISTNCIA DE FATO. SITUAO DA CONSOLIDADA. SITUAO PRINCPIO DE DA SEGURANA JURDICA. EXCEO,

ESTADO DE EXCEO. A EXCEO NO SE SUBTRAI NORMA, MAS ESTA, SUSPENDENDO-SE, D LUGAR EXCEO --- APENAS ASSIM ELA SE CONSTITUI COMO
5

REGRA, MANTENDO-SE EM RELAO COM A EXCEO. 1. O Municpio foi efetivamente criado e assumiu existncia de fato, h mais de seis anos, como ente federativo. 2. Existncia de fato do Municpio, decorrente da deciso poltica que importou na sua instalao como ente federativo dotado de autonomia. institucional, Situao excepcional Hiptese consolidada, que de carter poltico. consubstancia

reconhecimento e acolhimento da fora normativa dos fatos. 3. Esta Corte no pode limitar-se prtica de mero exerccio de subsuno. A situao de exceo, situao consolidada --embora ainda no jurdica --- no pode ser desconsiderada. 4. A exceo resulta de omisso do Poder Legislativo, visto que o impedimento de criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios, desde a promulgao da Emenda Constitucional n. 15, em 12 de setembro de 1.996, deve-se ausncia de lei complementar federal. 5. Omisso do Congresso Nacional que inviabiliza o que a Constituio autoriza: a criao de Municpio. A no edio da lei complementar dentro de um prazo razovel consubstancia autntica violao da ordem constitucional. 6. A criao do Municpio de Lus Eduardo Magalhes importa, tal como se deu, uma situao excepcional no prevista pelo direito positivo. 7. O estado de exceo uma zona de indiferena entre o caos e o estado da normalidade. No a exceo que se subtrai norma, mas a norma que, suspendendo-se, d lugar exceo --- apenas desse modo ela se constitui como regra, mantendo-se em relao com a exceo. 8. Ao Supremo Tribunal Federal incumbe decidir regulando tambm essas situaes de exceo. No se afasta do ordenamento, ao faz-lo, eis que aplica a norma exceo desaplicando-a, isto , retirando-a da exceo.
6

9. Cumpre verificar o que menos compromete a fora normativa futura da Constituio e sua funo de estabilizao. No aparente conflito de inconstitucionalidades impor-se-ia o reconhecimento da existncia vlida do Municpio, a fim de que se afaste a agresso federao. 10. O princpio da segurana jurdica prospera em benefcio da preservao do Municpio. 11. Princpio da continuidade do Estado. 12. Julgamento no qual foi considerada a deciso desta Corte no MI n. 725, quando determinado que o Congresso Nacional, no prazo de dezoito meses, ao editar a lei complementar federal referida no 4 do artigo 18 da Constituio do Brasil, considere, reconhecendo-a, a existncia consolidada do Municpio de Lus Eduardo Magalhes. Declarao de inconstitucionalidade da lei estadual sem pronncia de sua nulidade 13. Ao direta julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade, mas no pronunciar a nulidade pelo prazo de 24 meses, da Lei n. 7.619, de 30 de maro de 2000, do Estado da Bahia. (ADI 2240, Relator(a): Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 09/05/2007, DJe-072 DIVULG 02-08-2007 PUBLIC 03-08-2007 DJ 03-08-2007 PP-00029 EMENT VOL-02283-02 PP-00279) O Congresso Nacional, pela Emenda n. 57, de 18 de os atos de de criao, 2006, fuso, incorporao os e

dezembro de 2008, no art. 96 do ADCT, estatuiu que Ficam convalidados at 31 de desmembramento de Municpios, cuja lei tenha sido publicada dezembro atendidos requisitos estabelecidos na legislao do respectivo Estado poca de sua criao.

Tramita em

no

Congresso na

Nacional Cmara

Projeto dos

de

Lei

Complementar n. 416/2008, j aprovado pelo Senado Federal, estando discusso Deputados, regulamentando o 4 do art. 18 da Constituio Federal.

You might also like