You are on page 1of 8

ESTRUTURAO DA CAPOEIRA COMO CONTEDO DA EDUCAO FSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO

CAPOEIRA STRUCTURATION AS PHYSICAL EDUCATION CONTENT IN ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL


*

Srgio Augusto Rosa de Souza ** Amauri A. Bssoli de Oliveira

RESUMO
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertao da classe dominada contra o regime de escravido existente na poca. Foi perseguida, e, no plano de resistncia ideolgica, agrediu, por muitos anos, os cdigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prtica no ensino fundamental, mdio e superior. Entretanto, trata-se de um contedo pedaggico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura tcnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturao da capoeira como contedo da Educao Fsica escolarno ensino fundamental e mdio. Na introduo, buscamos apresentar e justificar a capoeira como contedo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educao Fsica, possibilitados pela estruturao proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificao de uma aula de capoeira para a 1a srie do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ao pedaggica.
Palavras-chave: capoeira, contedo da Educao Fsica, ensino fundamental e mdio.

INTRODUO

A partir de vinte de dezembro de 1996, com a aprovao da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educao Lei n. 9.394/96, a educao brasileira sofreu novas e significativas mudanas, com destaque para a liberdade atribuda aos conselhos de educao, s escolas e aos professores, a fim de que pudessem organizar e estruturar o ensino, diferenciando-o de regio para regio e de escola para escola. Segundo Oliveira (1999), a nova LDB um ponto de referncia s mudanas necessrias educao brasileira, no como salvadora da situao colocada, mas como uma grande possibilidade de novos projetos, mais ousados e com caracterstica participante. Outro ponto importante da Lei n 9.394/96 e, em especial Educao Fsica, que a mesma passa a ser valorizada como componente curricular, posio esta solicitada h muito
*

tempo pelos professores da rea. Cabe, ento, ao professor de Educao Fsica, a participao efetiva no planejamento das atividades escolares, buscando integrao sria e compromissada do seu trabalho com o da escola. A partir da dcada de 1980, comearam a surgir estudos em busca de estratgias metodolgicas, a fim de atender s novas necessidades educacionais brasileiras. Na Educao Fsica, surgiram algumas propostas metodolgicas voltadas a princpios educativos e formativos, denominadas de metodologias emergentes, que foram estruturadas baseadas no estudo das influncias que o meio fsico e social tm sobre o desenvolvimento humano. Essas novas concepes surgiram em oposio s vertentes tecnicista, esportivista e biologicista, que nortearam e ainda influem fortemente a Educao Fsica escolar. Esta ltima, em grande parcela, ainda voltada ao desenvolvimento da aptido fsica, performance do aluno, ao esporte pelo esporte, reproduo dos valores e desigualdades sociais

Professor colaborador do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring, professor do Colgio Marista de Maring e Mestre de Capoeira do Grupo Muzenza. Professor doutor Associado do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring.

**

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

44

Souza e Oliveira

impostas pelas classes dominantes, ao autoritarismo e a uma ao pedaggica acrtica e alheia ao meio sociocultural dos alunos, tornando-se, assim, uma atividade fsica para poucos, ou seja, para os selecionveis e os mais habilidosos. As novas concepes da Educao Fsica utilizaram informaes da Antropologia, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Histria e, por fornecerem uma viso crtica da realidade, permitem-nos entender nosso papel na complexa sociedade em que vivemos (GALLARDO; OLIVEIRA; ARAVENA, 1998, p. 24). A Educao Fsica atual conta com vrias propostas metodolgicas, dentre as quais destacamos: Metodologia do Ensino Aberto, Educao Fsica Plural, Metodologia Construtivista, Metodologia Crtico-Emancipadora e Metodologia Crtico-Superadora. Destacamos aqui, abreviadamente, as propostas metodolgicas da Educao Fsica escolar, haja vista que no temos como objetivo, neste momento, um aprofundamento sobre o assunto. Essas concepes mesmo tendo referenciais tericos diferentes, no so distantes quanto aos propsitos, os quais seriam, conforme assinala Oliveira (1997, p. 23):
que seriam o de oferecer uma disciplina de Educao Fsica no sistema escolar com enfoque formao integral dos sujeitos do processo, assim como um corpo de conhecimentos historicamente produzidos e til a todos, visando autonomia no trato com os mesmos.

- a capoeira tem origem afro-brasileira diferentemente das modalidades inseridas nas escolas que trazem expresses das culturas europia e americana; - oriunda de movimentos comunitrios e lutas de classes; - a capoeira transgrediu, por muitos anos, os cdigos das culturas dominantes; - rica em contedos significativos histricosociais. A capoeira um contedo que pode ser contemplado na escola pelos seus mltiplos enfoques, que possibilitam, a luta, a dana e a arte, o folclore, o esporte, a educao, o lazer e o jogo. A mesma deve ser ensinada globalizadamente, deixando que o aluno identifique-se com os aspectos que mais lhe convier. A sua prtica na escola possibilita o desenvolvimento de contedos conceituais, procedimentais e atitudinais, como autonomia, cooperao e participao social, postura no preconceituosa, entendimento do cotidiano pelo exerccio da cidadania, historicidade etc. No aspecto motor, especificamente, a capoeira deve ser reconhecida como uma alternativa rica para o desenvolvimento das estruturas da criana, como esquema corporal, lateralidade, equilbrio, orientao espao-temporal, coordenao motora etc. Vale ressaltar, ainda, que a aprendizagem da capoeira no dever ter somente o aspecto tcnico de aprender determinada forma de luta ou esporte; o ensino dos movimentos dever ser acompanhado da transmisso de todos os elementos que envolvem sua cultura, histria, origem e evoluo, ao mesmo tempo que dever ser estimulada a integrao com outras disciplinas do contexto escolar, a fim de que o educando tenha uma participao efetiva no contexto da capoeira como um todo. As atividades propostas de capoeira devem estar voltadas para atuarem de maneira direta e indireta sobre os aspectos cognitivo, afetivo, social e motor dos alunos.
ALGUNS ASPECTOS DA CAPOEIRA QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA DISCIPLINA EDUCAO FSICA

Diante dessa autonomia proporcionada pela LDB para que novos contedos sejam includos na proposta pedaggica, verificou-se a necessidade de estruturar a capoeira como contedo da Educao Fsica escolar no ensino fundamental e mdio. A capoeira, manifestao esportivo-cultural genuinamente brasileira, nascida como luta da classe dominada contra o regime de escravido, foi institucionalizada como modalidade esportiva em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). Est presente em diversas escolas e universidades brasileiras, e tambm em vrios pases. Destaca-se, aqui, alguns pontos importantes sobre a origem e desenvolvimento da capoeira, pois os mesmos auxiliam na justificativa da sua incluso e estruturao como contedo da Educao Fsica escolar. So eles:

A historicidade um dos pontos que fundamentam a capoeira enquanto contedo da Educao Fsica escolar. A capoeira encerra, em

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

Estruturao da capoeira

45

seus movimentos, a luta da emancipao do negro no Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explcita, a voz do oprimido em sua relao com o opressor (SOARES et al., 1992, p. 76). A origem da capoeira diverge bastante das diversas modalidades consolidadas no contexto da Educao Fsica escolar. Enquanto a maioria das modalidades praticadas nas escolas so advindas das culturas europia e norte-americana, as quais originaram-se como cultura de movimento da classe dominante, a capoeira brasileira e nasceu das classes dominadas dos escravos.
importante observar, ainda, que a maioria das culturas de movimento muitas delas transformadas em modalidades desportivas conhecidas e praticadas nas escolas, sempre esteve vinculada aos extratos dominantes da sociedade, ao contrrio da capoeira, uma manifestao que surgiu no bojo das camadas menos favorecidas da populao (KUNZ, 1998, p. 69).

Soares et al. (1992) argumenta que a Educao Fsica brasileira precisa resgatar a capoeira enquanto manifestao cultural, ou seja, trabalhar a sua historicidade, no desencarn-la do movimento cultural e poltico que a gerou. Vamos ao encontro, novamente, das novas metodologias, nas quais solicitam-se novos contedos para a Educao Fsica escolar, contedos estes que estejam relacionados ao cotidiano do brasileiro e que possuam significaes histrico-sociais. Os Parmetros Curriculares Nacionais, em relao disciplina Educao Fsica, afirmam que a concepo de cultura corporal amplia a contribuio da Educao Fsica escolar para o pleno exerccio da cidadania, na medida que d direito para todos ao acesso de contedos e capacidades que se propem a desenvolver como produtos socioculturais. adotada tambm uma perspectiva metodolgica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperao, a participao social e a afirmao de valores e princpios democrticos. Na roda da capoeira, essa autonomia proporcionada aos alunos no prprio jogo, no qual o jogador tem a liberdade de se expressar

com movimentos livres, sem a obrigatoriedade de soltar movimentos pr-determinados. A criatividade tambm trabalhada, a roda faz com que o jogador crie movimentos, conforme a necessidade do andamento do jogo. Na parte musical, a criatividade tambm despertada, pois, s vezes, o cantador cria as msicas conforme o acontecimento do jogo. A cooperao e a participao social so despertadas na medida em que os alunos forem tomando cincia de que, na roda, todos so importantes. Para uma roda de capoeira ter um desenvolvimento satisfatrio, todos precisam participar; apenas dois jogam de cada vez, mas so necessrios os tocadores, os cantadores e os que batem palma e respondem ao coro. Este conjunto sincronizado e atuante que faz a roda ter um bom desenvolvimento. A capoeira, sendo advinda da raa negra, repleta de significaes socioculturais diferentes das classes dominantes, possuindo um vasto patrimnio cultural que deve ser conhecido, valorizado e desfrutado pela Educao Fsica escolar, o que poder contribuir para a adoo de uma postura no preconceituosa e discriminatria diante das manifestaes e expresses dos diferentes grupos tnicos e sociais e s pessoas que delem fazem parte (BRASIL, 1997). Na questo do gnero, nas aulas de Educao Fsica, no h necessidade de separao de meninos e meninas, pois, na prtica da capoeira a discriminao no acontece, oportunizando meninas e meninos de jogarem e participarem juntos da roda de capoeira. possvel, assim, que ambos, meninos e meninas, observem-se, descubram-se e possam aprender a ser tolerantes, compreendendo as diferenas e no reproduzindo relaes autoritrias, machistas e estereotipadas. Um ponto importante no aprendizado da capoeira a projeo dos acontecimentos e atividades da roda de capoeira para a vida cotidiana dos alunos, facilitando, assim, o entendimento do cotidiano do mundo. Um exemplo a chamada rasteira, o aluno deve entender que levar uma rasteira no humilhao e sim um aprendizado, pois aquele que leva a rasteira no deve sentir-se derrotado e sim aprender que a queda faz parte da capoeira e da vida, sendo uma boa oportunidade

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

46

Souza e Oliveira

de discusso com os alunos sobre o cotidiano, projetando a rasteira levada na roda para as possveis rasteiras que se leva na vida. A interao com outras disciplinas que compem o currculo escolar outro ponto importante a favor da capoeira como contedo da Educao Fsica escolar. Histria, Geografia, Sociologia e Msica so algumas disciplinas que podem ser integradas com a prtica da capoeira, relacionando-as com as msicas, os movimentos, as regies, a violncia na roda, a organizao de grupos e nossos processos histricos. Destaca-se que o professor no precisa ser um mestre de capoeira, mas um observador, estudioso e que minimamente consiga, de forma tecnicamente correta, as possibilidades de movimento da capoeira e, com isso, explorar toda a sua riqueza motora. No aspecto motor, a capoeira deve ser reconhecida como uma alternativa rica para o desenvolvimento das estruturas da criana, e esse desenvolvimento ocorrer na medida em que a modalidade for oferecida aos alunos como contedo da Educao Fsica escolar, ministrada por professores da rea com conhecimentos da modalidade, fundamentada nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora. importante que a criana tenha um conhecimento das partes do corpo e um esquema corporal bem estruturado para que o seu desenvolvimento seja completo. Na prtica da capoeira, seja nas aulas ou na roda, os movimentos so executados usando praticamente todas as partes do corpo. Alguns levam o nome de segmentos do corpo ou formas de objetos, como cotovelada, cabeada, meialua, a, esporo, martelo e outros, que facilitam o desenvolvimento do esquema corporal. A lateralidade deve ser trabalhada na prtica da capoeira sem prevalncia de lados. Os movimentos devem ser executados para ambos os lados. Os praticantes no s reconhecem os dois lados, como tambm aprendem a us-los de forma individual e independente, descobrindo naturalmente que um pode ou no sobrepor-se ao outro.
O bom capoeirista aquele que diminui as diferenas de habilidade entre os lados destro e sinistro. aquele que, atravs da surpresa, criatividade e domnio de corpo engana seu oponente

com golpes variando os lados ou combinando-os para dificultar as defesas de seu oponente e facilitar as suas (BRITO, [199-] , p. 9).

Na prtica da capoeira, o equilbrio uma das qualidades mais trabalhadas. Vrios autores classificam o equilbrio em esttico, dinmico e recuperado. O esttico refere-se habilidade de manter o equilbrio enquanto parado, na capoeira bastante evidenciado nas paradas de mo, cabea e at mesmo nas esquivas por poucas fraes de segundos. O equilbrio dinmico a habilidade de manter o equilbrio em movimento, na capoeira podemos evidencilo quando h deslocamentos em posies invertidas e na prpria ginga. O equilbrio recuperado evidenciado em posies invertidas, combinaes de movimentos em um, dois ou trs apoios e golpes giratrios. A orientao espao-temporal possibilitada pela prtica da capoeira na medida em que as aulas podem ser ministradas em salas retangulares, quadradas, redondas, em quadras, terrenos ou similares, e o jogo propriamente dito feito em rodas formadas por pessoas sentadas ou em p. Outro aspecto que os movimentos so executados em todos os planos do corpo humano: sagital, frontal, horizontal, e em todas as direes: para frente, para trs, para os lados, diagonal, em crculo, em parbola, com corpo rente ao solo ou solto no ar. Temos ainda a compreenso das dimenses do tempo em relao ao passado, presente e futuro, oportunizada pelas profundas significaes dos acontecimentos que compem as msicas e cantos da capoeira. A coordenao motora outra qualidade fsica que pode ser desenvolvida no praticante de capoeira. A mesma essencial ao praticante e trabalhada desde o movimento bsico e fundamental da capoeira que a ginga, at aos demais movimentos e suas combinaes. Outra oportunidade da criana desenvolver a coordenao motora oferecida pela prtica da capoeira atravs dos cantos, pois alm de cantar aprender a tocar os instrumentos ou bater palmas simultaneamente. Desenvolvendo tambm desde o aprendizado da capoeira at o jogo, e o seu prprio ritmo. A seguir, veremos a proposta de uma estruturao da capoeira como contedo da Educao Fsica escolar no ensino fundamental e

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

Estruturao da capoeira

47
Quadro 1 Ensino Fundamental (1o e 2o ciclos) (continuao).
FUNDAMENTOS ACROBTICOS A Simples Com uma das mos Agulha Com rol C/ cabea no cho FUNDAMENTOS ACROBTICOS Ponte Base da ponte Macaco Base do macaco Ccoras De cima Bananeirinha Canivete (Beija-flor) Parada de cabea Com auxlio Sem auxlio Parada de mo Com auxlio Sem auxlio DESEQUILIBRANTES Rasteira Da perna de trs INSTRUMENTAIS/RITMICOS Toques 2a 3a 4a Berimbau So Bento Grande de Angola Angola So Bento Pequeno de Angola X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 1a 2a 3a X X X X X 4a 1a 2a 3a 4a

mdio, fundamentada nas caractersticas e capacidades das crianas, adequadas aos objetivos da Educao Fsica e sua seriao. A mesma foi estruturada em 6 horas/aula por perodo letivo, tendo em vista que outros contedos devero ser oferecidos aos alunos, proporcionando uma quantidade maior de experincias motoras e possibilitando que os mesmos alcancem uma autonomia bsica em relao aos contedos propostos e em especial capoeira. Estruturao da capoeira - apresentao de uma proposta para a escola Para a elaborao desta proposta, consideramos a fase de desenvolvimento da criana e suas possibilidades motoras, afetivas e cognitivas. Realizamos uma pesquisa sobre os componentes da capoeira de forma geral, baseada nos autores Souza (1999), Campos (1990), Capoeira (1981) e Silva (1993), e procuramos organizar uma seleo que pudesse atender aos propsitos das 6 h/a anuais em um ritmo de desenvolvimento adequado, com chances de integrao com outras reas como Histria, Cincias, Geografia, Artes e Lngua Portuguesa, conforme quadros 1 e 2.
Quadro 1 Ensino Fundamental (1o e 2o ciclos).
FUNDAMENTOS BSICOS Ginga Espelhada Trocada Base da ginga Paralela DEFENSIVOS Cocorinha Queda de quatro Esquivas Paralela Lateral Costa Negativa c/ rol X X X X X X x X X X X 1a

Cavalaria Pandeiro Capoeira Atabaque Capoeira Confeco de instrumentos Berimbau Material alternativo Pandeiro Berimbau Atabaque TERICOS Histrico da capoeira Origem X X X X X X Quilombos - Zumbi Revoltas nas senzalas X Origem dos instrumentos Berimbau Pandeiro X X X X X MUSICAIS RODA DE CAPOEIRA Atabaque Vertentes Angola Regional Contempornea X X X X X X

Troca da negativa c/ rol OFENSIVOS Giratrios Meia lua de frente Meia lua de compasso Com as duas mos Armada Queixada direta Queixada X X X

Parafuso Simples Diretos Chapa Martelo Simples Sobre passo

X X X X X

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

48
Quadro 2 Fundamental (3o e 4o ciclos) e Ensino Mdio.
FUNDAMENTOS DEFENSIVOS Pndulos Saindo da paralela Saindo da base ginga P/esquerda P/direita OFENSIVOS Giratrios Meia lua de compasso C/uma das mos Solta Meia lua chapeada Parafuso c/ martelo Bicuda Beno Pulada Esporo Ponteira Beno traumatizante Galopante Escala A Chibata Sem as mos Quebrado Palhao S Dobrado Ponte De cima p/trs De cima p/frente Pio de cabea Macaco Em p Macaquinho Pio de brao Beno desequilibrante Passa p X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Rasteira De mo Da paralela Quedas do martelo Arrasto Tesoura de costas X 5
a

Souza e Oliveira
Quadro 2 Fundamental (3o e 4o ciclos) e Ensino Mdio (continuao).
2
a

FUNDAMENTOS DESEQUILIBRANTES Banda de costas Vingativa Crucifixo Tesoura de frente

5a

6a X X X X

7a

8a

1a

2a

3a

X X X X X

INSTRUMENTAIS/RITMICOS Toques Berimbau So Bento Grande da Regional Iuna Cavalaria Samba de roda Pandeiro Samba de roda Atabaque Samba de roda TERICOS A capoeira e seus mltiplos enfoques A capoeira e sua transformao atravs do tempo e no atual contexto social Fundamentos e tradies de roda Preconceitos dentro da capoeira e qualid. fsicas trabalhadas na capoeira Competitividade no sistema e sua influncia nos esportes e na capoeira Competio na capoeira X X X X X X X X X X X X X X X Capoeira e qualidade de vida X X X X X X X X X X X

Diretos

Diversos

ACROBATICOS

X X

X X X X X

RITUALISTICOS MUSICAIS RODA DE CAPOEIRA

DESEQUILIBRANTES

O quadro 3 traz um exemplo da perspectiva organizada para a 1a srie do ensino fundamental, retirada da proposta do quadro 1. Podemos defin-lo como o plano anual da capoeira para essa srie.
Quadro 3 Estruturao da capoeira para a 1a srie do ensino fundamental 6 horas/aula.
1A SRIE CONTEDOS Histrico Origem da Capoeira Ginga Cocorinha Meia Lua de Frente A simples 1 X X X X X 2 X AULAS 3 4 5 6

Quadro 3 Estruturao da capoeira para a 1a srie do ensino fundamental 6 horas/aula (Continuao).


1A SRIE CONTEDOS Base do Macaco Toque do pandeiro Queda de Quatro Armada Negativa com rol Macaco de ccoras Histrico Quilombos/Zumbi Base da ponte Parada de cabea c/auxlio Confeco de pandeiro/Mat. Alternativo Msicas Roda de capoeira X X X X X X X X 1 X X X X X X X X X X X X X X X X 2 AULAS 3 4 5 6

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

Estruturao da capoeira

49

Para finalizar, procuramos exemplificar como podemos organizar uma aula de capoeira baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ao pedaggica (quadro 4). A aula exemplificada foi extrada do quadro e tratou do tema "Fuga das Senzalas". Definir o tema fica por conta do docente, que deve lanar mo de sua criatividade para chamar a ateno dos alunos para a aula, tornando-a mais atratativa. O objetivo perspectivado foi o de discutir e vivenciar os movimentos bsicos da capoeira, atravs de estratgias de dramatizaes e problematizaes, facilitando o processo de iniciao capoeira. A aula foi organizada em trs etapas: introduo, desenvolvimento e concluso. Na introduo, procuramos apresentar o objetivo da

aula aos alunos e, em forma de histria, desenvolver o tema proposto, possibilitando perspectivas de problematizaes. No desenvolvimento, procuramos desenvolver os movimentos bsicos da capoeira, relacionandoos ao tema da aula. Os problemas procuraram atender aos aspectos reflexivos, propostos pelas atividades oferecidas e relacionadas ao tema e objetivo da aula. A reflexo final ou concluso procurou resgatar dos alunos se o objetivo tinha sido alcanado, procurando ligar os conhecimentos adquiridos e produzidos com o cotidiano dos mesmos, e finalizamos com um trabalho para casa, no qual propusemos a criao/adaptao de uma msica de capoeira relacionada ao tema desenvolvido na aula.

Quadro 4 Plano de aula para a 1a srie do ensino fundamental.


Objetivo: Discutir e vivenciar os movimentos bsicos da capoeira, por intermdio de aes tericas e prticas, com nfase em estratgias de dramatizaes e problematizaes, com vistas a facilitar o entendimento do processo de iniciao capoeira. Contedos: Histrico da capoeira Ginga Cocorinha Aula propriamente dita

Meia Lua de Frente A simples Base do macaco

Msicas: Paranau e Navio Negreiro Roda de capoeira

Tema: Fuga das senzalas Introduo (5) Ao (5): Em forma de histria contar sobre os negros livres em seu pas de origem, navio negreiro e escravido. Problematizaes: O que vocs entendem por escravido? Isso certo ou errado? Como podemos entender o nosso semelhante? Somos iguais? Como dever se sentir preso? Como vocs vem os animais presos? Na nossa histria como vocs imaginam que os escravos pensavam e sentiam? Voc tentaria fugir? Como seria a priso nas senzalas? Ao: Dividir a turma em 04 grupos para resolver o problema proposto. O que encontravam na fuga? Como podemos arranjar o cenrio para imitar a fuga dos escravos? Desenvolvimento (40): Ao (10): Montar uma corrida de obstculos com diversas maneiras de locomoo, encenando uma fuga das senzalas para os quilombos (mata), aproveitando as sugestes dos alunos. Ao (10): Em sequencia a histria, problematizar com os alunos sobre a necessidade do escravo em se defender com o prprio corpo, esquivando e gingando; Problematizaes: O que a ginga? Para que servia gingar e esquivar? Em quais outros esportes podemos gingar? Ao (5): Na mesma sequncia evidenciar a necessidade de atacar e defender-se abaixando e esquivando. Problematizar: Como podemos defender do golpe sem haver o contato? Como podemos nos defender do golpe jogando as duas mos no cho e levantando a perna? Porque chamamos A? Ao (10): Em forma de roda ensinar msicas, Paranau e Navio Negreiro Problematizao: Nas matas quando os escravos se reuniam, o que ser que eles faziam? Cantavam, danavam? O que cantavam? Quem conhece uma msica de capoeira? Vamos cantar? Ao (5): Realizar jogo entre os alunos na roda. Problematizao: Alm de cantar o que os escravos faziam? Se exercitavam, danavam, brincavam? Como? Concluso (5): Lembram-se do incio de nossa aula? Qual era o nosso objetivo? O que aprendemos? E hoje em dia como podemos usar o que aprendemos? Por exemplo a ginga, onde podemos us-la? Pesquisa para prxima aula: Trabalho em grupo criar/adaptar uma msica referente ao tema da aula para colocarmos na roda da prxima aula.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

50

Souza e Oliveira

CONCLUSO

Estruturar um programa de capoeira a fim de ser utilizado como contedo da Educao Fsica no ensino fundamental e mdio foi a pretenso inicial deste trabalho. Ao propormos tal estruturao, no pretendemos que a mesma seja tomada como receita, e sim que possa servir de referencial, apresentando possveis caminhos e motivando novas investigaes. Cada professor conhece sua realidade e necessidade, cabe ao mesmo designar valores e significados, definindo em que termos e em que adaptaes podero ser feitas ao seu cotidiano escolar. A capoeira, enquanto manifestao esportivocultural genuinamente brasileira, repleta de

significaes histrico-sociais e rica em movimentos, pode contribuir no processo de democratizao das nossas escolas e na construo de um comportamento crtico dos nossos alunos. Sua presena nas escolas j uma realidade, mas, em sua maioria, diferente da proposta aqui apresentada. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) Lei n 9.394/96, permite e oportuniza a ns, professores, explorarmos novos contedos em nossa disciplina, e, junto a isso, as novas metodologias emergentes da Educao Fsica escolar solicitam uma disciplina recheada de contedos significativos. Cabe a ns transformarmos o cotidiano da Educao Fsica que temos vivido, presenciado e retransmitido, ultrapassando a barreira mais difcil, a transformao interna em cada um de ns.

CAPOEIRA STRUCTURATION AS PHYSICAL EDUCATION CONTENT IN ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL


ABSTRACT Capoeira was born in the senzalas (plantation slave quarters) and was created as a dominated class' fight against the existing slavery system. The capoeira suffered persecution and, at ideological resistance level, troubled the dominant culture codes for many years. Nowadays it is studied by different social segments through the world, being a reality its practice in elementary school, high school and college. However, it isn't deeply studied or grounded in its technical and cultural structure yet for school use. This study aims to structure capoeira as a content for physical education at elementary and high school. The initial part of this work tries to introduce and justify the capoeira as a content to be used in school. The second part introduces some capoeira's aspects that must be observed in physical education, which is allowed by the authors proposed structuring. Finally, there is a scheme of a capoeira class for the first year of elementary school, based on an open proposal, intending to discuss pedagogical action.
Key words: capoeira, physical education contents, elementary and high school.

REFERNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais- Educao Fsica: Educao Fsica/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia, DF: MEC/SEF, 1997. BRITO, E. P. de. No caminho do mestre. Goinia: [s.n.], {199-]. CAMPOS, H. Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990. CAPOEIRA, N. O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira. So Paulo: Ground, 1981. GALLARDO, J. S. P.; OLIVEIRA. A. A. B. ; ARAVENA. C. J. O. Didtica de Educao Fsica: a criana em movimento: jogo, prazer e transformao. So Paulo: FTD, 1998. KUNZ, E. (Org.). Didtica da Educao Fsica. Iju: Ed. UNIJU, 1998. OLIVEIRA, A. A. B. Educao Fsica no ensino mdio perodo noturno: um estudo participante. 1999. Tese (Doutorado em Educao Motora) - Programa de Ps-

graduao em Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas 1999. _____. A A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educao Fsica. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997. SILVA, G. O. Capoeira do engenho universidade. So Paulo: CEPEUSP, 1993. SOARES, C.L. et al. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. SOUZA, S. A. R. Estruturao da capoeira como contedo da Educao Fsica escolar. 1999. Monografia (Especializao em Educao Fsica escolar) Universidade Estadual de Maring, Maring, 1999.

Recebido em 9/07/01 Revisado em 6/08/01 Aceito em 23/08/01

Endereo para correspondncia: Srgio Augusto Rosa de Souza, Rua Santos Dumont, 2544 , apto 804, Centro,
Maring, Paran, Brasil, Cep. 87013-050. E-mail: sarsouza@uem.br / m.sanhacomuzenza@bol.com.br

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001

You might also like