You are on page 1of 3

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/taxonomia/diversidade-dos-seres-vivos.

php

SISTEMTICA OU TAXONOMIA
a parte da Biologia que trata do estudo dos seres vivos, classificando-os em grupos ordenados (os txons ou categorias hierrquicas), e estabelecendo um sistema natural de classificao. Etimologicamente vem do grego: taxis = ordem e nomos = lei. A Terra existe como planeta consolidado h cerca de 4,5 bilhes de anos. Calcula-se, porm, que a vida s surgiu h um bilho de anos atrs. Eras, Perodos e pocas geolgicas se sucederam no transcorrer de muitos milhes de anos, durante os quais os seres evoluram. Desde os mais simples microrganismos, que proliferaram nos mares cambrianos, at o surgimento do homem, a biodiversidade foi fantstica. A vida se diversificou por incrveis e surpreendentes caminhos. Apareceram as plantas, os animais e seres que, ainda hoje, so to indefinidos nas suas formas e maneiras de viver que, por vezes, torna-se difcil identificar a sua verdadeira natureza. Os protozorios j foram considerados animais; alguns j estiveram em classificao de vegetais. Hoje, so todos enquadrados entre os protistas. A tendncia para classificar seres vivos ou brutos, reais ou imaginrios, remonta pr-histria. Aos poucos, nossos ancestrais foram aprendendo a diferenciar plantas comestveis das venenosas; os solos frteis dos estreis; os metais mais apropriados para confeco de utenslios e armas. Ao longo da histria, o homem aprendeu que a prtica de classificar seres e objetos facilita a manipulao e a compreenso das entidades classificadas, alm de permitir que seu estudo seja compartilhado entre pessoas, constituindo um eficiente mtodo de comunicao. Classificar alguma coisa agrupar tipos com caractersticas comuns, tendo por objetivo tornar mais fceis os conhecimentos gerais, particulares e comparativos desses tipos. Um sistema natural de classificao no se baseia apenas na morfologia e na fisiologia dos organismos adultos, mas tambm no desenvolvimento embrionrio dos indivduos, no caritipo de cada espcie, na sua distribuio geogrfica e no posicionamento dos seres perante seus ancestrais no processo de evoluo das espcies. Uma classificao to mais perfeita quanto mais desenvolva uma viso geral anatmica, fisiolgica, embriolgica, citolgica, bioqumica, gentica, geogrfica e evolutiva dos organismos.

A Nomenclatura Cientfica
Em cada um dos idiomas existentes, os seres vivos receberam nomes, formando uma coletnea de muitos milhares de denominaes, impossveis de serem conhecidas no mundo todo. Esse fato mostrou a necessidade de se padronizar todos os nomes dos seres vivos de modo que a denominao de qualquer um deles seja entendida em qualquer lngua. Aps vrias tentativas, em 1758, Karl von Linn, botnico e mdico sueco, props as regras de uma nomenclatura binominal que serviram de base para o sistema ainda hoje utilizado. Essas regras foram adotadas em 1901 e revistas em 1927 e 1961.

As principais regras so:


Todo nome cientfico deve ser latino de origem ou, ento, latinizado. Ex: Trypanosoma cruzi Em obras impressas, todo nome cientfico deve ser escrito em itlico (letra fina e inclinada). Em trabalhos manuscritos ou datilografados, na impossibilidade de se usar o itlico, esses nomes sero grifados. Ex: Zea mays ou Zea mays (milho)

Cada organismo deve ser reconhecido por uma designao nica binominal, onde o primeiro nome indica o gnero a que ele pertence, e o segundo nome indica a sua espcie em particular. Ex: Oryza sativa arroz Phaseolus vulgaris - feijoeiro O nome relativo ao gnero deve ser um substantivo simples ou composto, escrito com inicial maiscula. O nome relativo espcies deve ser um adjetivo, escrito com inicial minscula. Ex: Homo sapiens Os nomes de famlia levam, em zoologia, a terminao idae (ide, com e aberto) e, em botnica, a terminao aceae (acee, com o segundo e aberto). Ex: o co e o lobo so da famlia Canidae. o coqueiro e as palmeiras so da famlia Palmaceae.

Os Txons ou Categorias Taxonmicas


A espcie a unidade bsica de classificao. ESPCIE um grupamento de indivduos com profundas semelhanas recprocas (estrutural e funcional), os quais mostram ainda acentuadas similaridades bioqumicas; idntico caritipo (equipamento cromossomial das clulas diplides) e capacidade de reproduo entre si, originando novos descendentes frteis e com o mesmo quadro geral de caracteres. Indivduos de espcies diferentes no se cruzam por falta de condies anatmicas ou por desinteresse sexual. Quando se cruzam no geram descendentes porque seus cromossomos no formam pares. E, quando geram, esses descendentes so estreis. o caso do cruzamento entre cavalo (Equus cabalus) e jumenta (Equus asinus), cujos descendentes, hbridos, so os burros ou mulas. Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fmea) e o burro (exemplar macho) so hbridos estreis que apresentam grande fora e resistncia. So o produto do acasalamento do jumento ( Equus asinus, 2n = 62 cromossomos) com a gua ( Equus caballus, 2n = 64 cromossomos). O burro ou a mula tm 2n = 63 cromossomos, porque so resultantes da unio de espermatozide, com n = 31 cromossomos, e vulo, com n = 32 cromossomos. Considerando os eventos da meiose I para a produo de gametas, o burro e a mula so estreis. Os cromossomos so de 2 espcies diferentes e, portanto, no ocorre pareamento dos chamados cromossomos homlogos, impossibilitando a meiose e a gametognese.

As espcies so agrupadas em gneros.


Os gneros se juntam de acordo com suas semelhanas e formam as famlias. Diversas famlias podem ser agrupadas numa nica ordem. Por sua vez, as ordens mais aparentadas se congregam em classes. O conjunto de classes afins constitui um filo. (*No reino Metaphyta ou Vegetal usa-se o termo diviso). A reunio de filos identifica um reino. O reino a categoria mais abrangente e a espcie a mais particular.

REINO FILO CLASSE ORDEM FAMLIA GNERO ESPCIE

Metazoa Chordata

Mataphyta Tracheophyta

Mammalia Angiospermae Primata Dicotyledoneae

Hominidae Papilionaceae Homo Caesalpinia

Homo sapiens

Caesalpinia echinata

Nome popular

homem moderno

pau-brasil

Das Espcies aos Reinos


Os gatos domsticos (siams, persa, vira-lata) pertencem mesma espcie: Felis catus. J o gato selvagem europeu exibe outras caractersticas e chamado Felis silvestris, e a nossa jaguatirica denominada Felis pardalis. Todos esses animais, embora sejam de espcies diferentes, so portadores de caractersticas bastante prximas, fazendo parte do mesmo gnero: Felis. Do mesmo modo, lees (Panthera leo), tigres (Panthera tigris), onas (Panthera onca) e leopardos (Panthera pardus), animais silvestres de porte relativamente grande, pertencem ao mesmo gnero: Panthera. Mas esses animais assemelham-se aos gatos e, por isso, tanto o gnero Felis como o gnero Panthera pertencem mesma famlia: Felidae. Muitas outras famlias de animais podem ser consideradas. A famlia Canidae engloba o co (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes). Os feldeos e os candeos so comedores de carne, assim como a famlia Ursidae (ursos) e Hyaenidae (hienas). Todas pertencem ordem Carnvora. Como nem todo animal carnvoro, existem outras ordens como a dos roedores (paca, rato), a dos primatas (macaco, homem), a dos cetceos (baleia, golfinho), etc. Os indivduos dessas ordens, embora bem diferentes, apresentam uma caracterstica comum: todas as fmeas possuem glndulas mamrias e so agrupados na mesma classe: Mammalia (mamferos). Os mamferos, assim como os peixes, anfbios, rpteis e aves, apresentam na fase embrionria um eixo de sustentao denominado notocorda, que origina a coluna vertebral. Por isso esses animais pertencem ao mesmo filo: Chordata. O filo dos cordados, juntamente com o dos equinodermos (estrela-do-mar), artrpodes (insetos), aneldeos (minhoca), moluscos (caramujo) e outros, constituem o Reino Animalia ou Metazoa.

O MUNDO VIVO: DIVISO EM REINOS


Os Critrios Bsicos de Classificao Em 1969, foi idealizado o atual sistema de classificao que distribui os seres vivos em cinco grandes reinos. Para essa classificao foram utilizados os seguintes critrios: Nmero de clulas - Conforme os seres vivos sejam unicelulares ou multicelulares (pluricelulares); Tipo de organizao celular - Define se os seres vivos so procariontes (destitudos de carioteca membrana nuclear) ou eucariontes (possuidores de carioteca, nuclolo e organelas membranosas em suas clulas). Tipo de nutrio - Indicando se os organismos so auttrofos(sintetizam matria orgnica a partir da matria inorgnica) ou hetertrofos (se nutrem por absoro ou ingesto do material orgnico disponvel no ambiente).

You might also like