You are on page 1of 8

Comisso de Valores Mobilirios

Escola de Administrao Fazendria

Concurso Pblico - 2010


(Edital ESAF n. 94, de 11/10/2010)

Cargo:

Agente Executivo

Prova 2 e Prova Discursiva


Instrues

1.

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.
N. de Inscrio:

Nome:

2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:

A confiana em si prprio o primeiro segredo do sucesso.


4. 5. 6. DURAO DAS PROVAS: 3h30min, includo o tempo para a elaborao da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova objetiva h 40 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca transparente (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.24 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Quanto prova Discursiva: Identique-se apenas na capa da prova (pgina 9); sua prova discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identicadores. Use somente as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova discursiva, que dever ser desenvolvida em um mnimo de 40(quarenta) e um mximo de 60(sessenta) linhas. As folhas em branco, no nal do caderno, podero ser usadas somente para rascunho. No escreva no espao direita Reservado ao Examinador.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

1. 2. 3. 4.

Boa prova!

CONHECIMENTOS BSICOS DE ADMINISTRAO 1 - O processo de vericao que certica se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instrues transmitidas e os princpios estabelecidos denomina-se: a) b) c) d) e) planejamento. organizao. controle. direo. comunicao.

4 - Os Indicadores Balanceados de Desempenho, tambm conhecidos como BSC, so uma metodologia de gesto com foco na implementao da estratgia da empresa e das tticas correlacionadas. So perspectivas originrias do BSC, exceto: a) b) c) d) e) clientes. processos internos. ativos externos. aprendizagem e crescimento. nanas.

2 - Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Aps avali-las individualmente, ordene-as conforme a sequncia em que elas devem ser executadas pela organizao. Ao nal, selecione a opo que expresse a ordem sequencial correta. (1) Avaliao de objetivos e planos. (2) Implantao. (3) Avaliao do contexto. (4) Denio dos meios de execuo. (5) Vericao de objetivos e planos disponveis. (6) Denio dos mecanismos de controle. a) b) c) d) e) 1, 2, 3, 5, 6, 4 3, 5, 4, 6, 2, 1 4, 6, 5, 1, 3, 2 5, 6, 1, 3, 4, 2 3, 5, 1, 4, 6, 2

5 - A forma de organizao que pode ser considerada desvantajosa pelo fato de haver desgaste de tempo na tomada de decises, inibio das ideias dos chefes e divergncia entre a direo e a assessoria denomina-se: a) b) c) d) e) organizao funcional. organizao linear. organizao matricial. organizao hierrquico-consultivo. organizao colegiada.

6 - Na Coluna I esto arroladas vantagens de estruturas organizacionais distintas. Na Coluna II tem-se a identicao das organizaes-tipo. Correlacione as colunas indicando as vantagens de cada organizao-tipo e, ao nal, selecione a opo que expresse a sequncia correta para a Coluna I.
Coluna I ( ) estrutura simples e de fcil construo. ( ) muito estvel. ( ) menor formalidade. ( ) unidade de comando. ( ) favorece a especializao. Coluna II (1) Organizao linear. (2) Organizao funcional

3 - Assinale a assertiva correta acerca da viso estratgica na organizao contempornea. a) As organizaes denem sua misso e viso no nvel estratgico, no se importando com o nvel operacional. b) Aps conhecer a misso e a viso denidas pela cpula, o nvel operacional escolhe junto com a alta administrao os objetivos e metas, bem como o plano ttico e estratgico. c) O planejamento operacional feito a partir do plano ttico sem envolvimento dos superiores. d) O planejamento estratgico, denido pela alta direo, passado para os gerentes que denem o planejamento ttico com as metas a serem alcanadas. e) Objetivos inalcanveis so denidos pela alta direo.

a) b) c) d) e)

1, 1, 2, 1, 2 2, 1, 2, 1, 1 2, 2, 1, 1, 1 1, 1, 2, 2, 2 1, 2, 1, 2, 1

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

7 - Podem ser consideradas caractersticas da organizao matricial, exceto: a) direcionamento para objetivos. b) alocao de equipes de unidades distintas para a execuo de um mesmo projeto. c) especializao como critrio determinante para a escolha das cheas. d) utilizao de alta tecnologia. e) existncia de uma estrutura hierrquica vertical que conviva com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos. 8 - A respeito da liderana, assinale a opo que pode ser considerada incorreta, segundo as teorias mais contemporneas da Administrao. a) A liderana pode ser ensinada e aprendida por todos os indivduos, como qualquer outra funo gerencial. b) A liderana efetiva gera comprometimento e entusiasmo entre os liderados para o alcance de objetivos comuns. c) A liderana um fenmeno grupal. d) A liderana verdadeira inata ao indivduo. e) Grande parte do poder do lder encontra-se no grupo em que lidera. 9 - Podemos identicar os seguintes termos-chave que denem a comunicao ecaz, exceto: a) b) c) d) e) relacionamento lateral estratgica duas mos simtrica

11- Correlacione as colunas abaixo relacionando o nvel de maturidade dos liderados com o estilo de liderana indicado, conforme a teoria da liderana situacional. Ao nal, selecione a opo que contemple a sequncia correta da Coluna I.
Coluna I Maturidade dos liderados ( ) baixssima maturidade. ( ) maturidade alta. ( ) maturidade intermediria. ( ) maturidade baixa, tendendo a mdia. Coluna II Estilos de liderana (1) Determinar. (2) Persuadir. (3) Compartilhar. (4) Delegar.

a) b) c) d) e)

1, 2, 3, 4 2, 1, 3, 4 3, 1, 2, 4 1, 2, 4, 3 1, 4, 3, 2

12- Na Coluna I esto identicados quatro mtodos de controle e na Coluna II tm-se as respectivas denies de tais mtodos. Correlacione corretamente as colunas e, ao nal, assinale a opo que expressa a sequncia correta da Coluna II.
Coluna I (1) Controle pr-ao. (2) Controle de direo. (3) Controle de sim/ no. Coluna II ( ) mede os resultados de uma atividade completa. ( ) destinado a detectar desvios e corrigi-los. ( ) destinado a vericar se os recursos esto disposio antes do incio da ao. ( ) seleciona procedimentos a serem seguidos, ou condies a serem cumpridas antes que as operaes continuem.

10- So caractersticas das equipes ecazes, exceto: a) ocupao do mesmo espao fsico. b) satisfao dos padres de quantidade e qualidade. c) satisfao pessoal dos membros. d) comprometimento entre os membros. e) reportam-se a um coordenador que normalmente no integra a equipe.

(4) Controle ps-ao.

a) b) c) d) e)

4, 2, 1, 3 2, 4, 3, 1 1, 4, 3, 2 3, 2, 4, 1 1, 3, 2, 4

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

13- So vantagens da avaliao 360 Graus, exceto: a) resultados mais conveis e isentos de inuncias pessoais. b) viso do avaliado sob diferentes aspectos. c) maior celeridade no resultado da avaliao. d) maior aceitao dos colaboradores. e) maior controle da coerncia do avaliador. 14- Assinale a nica opo que no pode ser considerada como fase do processo de controle. Anlise do cenrio. Estabelecimento de padres. Observao do desempenho. Comparao do desempenho aferido com o padro estabelecido. e) Ao corretiva. 15- So caractersticas das organizaes que aprendem, exceto: a) clima organizacional favorvel. b) equilbrio entre os objetivos individuais, coletivos e da organizao. c) conhecimento como investimento. d) gesto da mudana. e) comunicao assimtrica. 16- So consideradas ferramentas de qualidade total, exceto: a) b) c) d) e) ciclo PDCA. brainstorming. diagrama de causa-efeito. avaliao 360 graus. anlise de pareto. a) b) c) d)

18- Assinale a assertiva que contenha trs condies para que a organizao cumpra seu papel no processo de criao do conhecimento organizacional. a) Variedade de requisitos/estrutura hierarquizada/ viso sistmica. b) Inteno/autonomia/redundncia. c) Baixa maturidade/controle/planejamento. d) Organizao linear/ hierarquia/caos criativo. e) Flexibilidade/ordem criativa/controle rgido. 19- As classicaes relativas aos conceitos constantes da Coluna I encontram correspondncia na Coluna II. Estabelea as correlaes devidas e, ao nal, selecione a opo que contemple a sequncia correta para a Coluna I.
Coluna I ( ) Utilizao constante Coluna II (1) Arquivo Corrente (2) Arquivo Intermedirio (3) Arquivo Permanente

pelo rgo que produziu o documento.


( ) Valor histrico,

informativo ou probatrio.
( ) Baixa frequncia de

utilizao. a) b) c) d) e) 1, 3, 2 1, 2, 3 3, 1, 2 2, 3, 1 2, 1, 3

20- A conservao de acervos documentais exige uma srie de cuidados especcos. Selecione a assertiva que contemple as medidas adequadas de conservao. a) b) c) d) e) Alta temperatura e alta umidade. Alta temperatura e alta luminosidade. Baixa temperatura e baixa umidade. Alta luminosidade e alta umidade. Baixa luminosidade e alta umidade.

17- O conceito de downsizing aplicado gesto signica: a) b) c) d) e) delegao de competncias. gesto do desempenho. gesto por competncias. reduo de custos. reduo do tamanho da empresa.

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

ADMINISTRAO PBLICA 21 Correlacione a Coluna I com a Coluna II indicando tratar-se de produto da descentralizao ou da desconcentrao administrativa e, ao nal, assinale a opo correta.
Coluna I ( ) Comisso de Valores Mobilirios. ( ) Secretaria da Receita Federal do Brasil. ( ) Superintendncia Nacional de Seguros Privados. ( ) Polcia Federal. ( ) Conselho Administrativo de Defesa Econmica. Coluna II (1) Descentralizao (2) Desconcentrao

24- Assinale a opo que contemple a distino essencial entre as entidades polticas e as entidades administrativas. a) b) c) d) e) Personalidade jurdica. Pertencimento Administrao Pblica. Autonomia administrativa. Competncia legislativa. Vinculao ao atendimento do interesse pblico.

25- A lei que cria entidade da administrao indireta assegurando-lhe mecanismos de autonomia administrativa, nanceira e gerencial, a m de que ela possa atingir seus objetivos, entre eles o de assegurar a prestao de servios pblicos adequados, est criando: a) b) c) d) e) Fundao Pblica. Empresa Pblica. Sociedade de Economia Mista. Autarquia Ordinria. Agncia Reguladora.

a) b) c) d) e)

1, 2, 1, 2, 1 2, 1, 2, 2, 1 2, 2, 2, 1, 1 1, 2, 1, 2, 2 1, 2, 2, 2, 1

22- O dever da Administrao de dar transparncia aos seus atos denomina-se: a) b) c) d) e) legalidade motivao publicidade ecincia moralidade

26- So regras de direito pblico que obrigam s empresas estatais federais a despeito de sua natureza jurdica de direito privado, exceto: a) contratao de empregados por meio de concurso pblico. b) submisso aos princpios gerais da Administrao Pblica. c) proibio de demisso dos seus empregados em razo da estabilidade que lhes protege. d) autorizao legal para sua instituio. e) sujeio scalizao do Tribunal de Contas da Unio. 27- So caractersticas dos rgos pblicos, exceto: a) integrarem a estrutura de uma entidade poltica, ou administrativa. b) serem desprovidos de personalidade jurdica. c) poderem rmar contrato de gesto, nos termos do art. 37, 8 da Constituio Federal. d) resultarem da descentralizao. e) no possuirem patrimnio prprio.

23- Correlacione as colunas abaixo e, ao nal, selecione a opo que expresse a correlao correta.
( ) Repblica ( ) Estado Unitrio ( ) Parlamentarismo ( ) Federao ( ) Monarquia ( ) Presidencialismo (1) Forma de Governo (2) Sistema de Governo (3) Forma de Estado

a) b) c) d) e)

1, 2, 3, 1, 2, 3 1, 3, 2, 3, 1, 2 3, 1, 2, 1, 2, 3 2, 3, 1, 2, 3, 1 3, 2, 1, 2, 1, 3

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

28- Ao nal de cada uma das alternativas da coluna I insira o nmero constante da coluna II que contemple a correspondncia mais adequada. Aps, assinale a opo que apresenta a sequncia correta para a coluna I.
Coluna I ( ) So rgos constitudos por um s centro de competncia. No so subdivididos em sua estrutura interna, integrando-se em rgos maiores. ( ) So tambm denominados unipessoais, so rgos em que a atuao ou as decises so atribuies de um nico agente. ( ) Renem em sua estrutura diversos rgos, como resultado da desconcentrao administrativa. ( ) So caracterizados por atuarem e decidirem mediante obrigatria manifestao conjunta de seus membros. (1) (2) (3) (4) Coluna II rgos simples rgos compostos rgos singulares rgos colegiados

30- O princpio da Administrao Pblica que se fundamenta na ideia de que as restries liberdade ou propriedade privadas somente so legtimas quando forem necessrias e indispensveis ao atendimento do interesse pblico denomina-se: a) b) c) d) e) legalidade. publicidade. proporcionalidade. moralidade. ecincia.

31- A competncia para punir internamente um subordinado decorre do poder: a) b) c) d) e) hierrquico. de polcia. discricionrio. regulamentar. disciplinar.

32- A coluna I contm alguns exemplos de atos administrativos praticados no exerccio do poder de polcia. A coluna II contm as fases do ciclo de polcia que culminam na prtica dos atos administrativos listados na coluna I. Correlacione as colunas I e II e, ao nal, assinale a opo que expresse a correlao correta.
Coluna I ( ) Alvar de autorizao. ( ) Multa de trnsito. Coluna II (1) Sano de polcia (2) Ordem de polcia

a) b) c) d) e)

1, 2, 3, 4 1, 3, 2, 4 3, 2, 1, 4 3, 1, 4, 2 4, 3, 2, 1

( ) Normas que regulamentam a (3) Consentimento de scalizao sanitria. polcia ( ) Alvar de licena. ( ) Auto de interdio de estabelecimento.

29- Assinale a opo que contemple regras aplicveis tanto s pessoas jurdicas de direito pblico, quanto s pessoas jurdicas de direito privado pertencentes Administrao Pblica, independentemente de seu objeto social. a) Regime jurdico nico para os seus servidores. b) Inalienabilidade e impenhorabilidade de seus bens. c) Prerrogativas processuais e de foro. d) Concurso pblico e licitao. e) Responsabilizao pela teoria objetiva.

a) b) c) d) e)

3, 1, 2, 3, 1 1, 2, 3, 1, 2 2, 2, 3, 1, 2 3, 1, 2, 1, 3 2, 1, 3, 2, 1

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

33- As instrues e demais atos administrativos normativos expedidos pela Comisso de Valores Mobilirios no regular exerccio de suas competncias decorre do Poder: a) b) c) d) e) Disciplinar. Regulamentar. Administrativo Normativo. Hierrquico. De Polcia Judiciria.

36- Assinale a assertiva que no pode ser caracterizada como ato administrativo. a) Semforo na cor vermelha. b) Queda de uma ponte. c) Emisso de Guia de Recolhimento da Unio eletrnica. d) Protocolo de documento recebido em rgo pblico. e) Instruo Normativa da Secretaria de Patrimnio da Unio. 37- A teoria do desvio de nalidade visa controlar a nalidade do ato administrativo por intermdio do controle de dois outros elementos desse mesmo ato. Assinale a opo que contemple os dois elementos do ato administrativo utilizados no controle da sua nalidade. a) b) c) d) e) Competncia/forma. Motivo/objeto. Motivo/competncia. Forma/objeto. Competncia/objeto.

34- Escolha, na coluna II, a forma mais adequada para extino dos atos administrativos da coluna I. Aps, assinale a opo que contemple a sequncia correta.
Coluna I ( ) Alvar de autorizao concedido que se tornou inoportuno. ( ) Alvar de licena concedido sem, todavia, ter observado todos os requisitos necessrios para a sua concesso regular. ( ) Norma administrativa que extrapola os limites do poder regulamentar. ( ) Delegao de competncia j realizada, que se tornou inconveniente para a autoridade superior. Coluna II (1) Revogao (2) Anulao

38- Assinale a opo que contemple uma espcie de ato em que possvel identicar o atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo. a) b) c) d) e) Atos administrativos declaratrios. Atos administrativos negociais. Cobrana de multas de trnsito. Atos administrativos punitivos. Atos administrativos enunciativos.

a) b) c) d) e)

1, 1, 2, 2 2, 2, 1, 1 1, 2, 1, 2 1, 2, 2, 1 2, 1, 2, 1

39- Relativamente aos princpios que regem o processo administrativo em mbito federal, assinale a opo que contenha princpio tipicamente processual. a) b) c) d) e) Legalidade. Impessoalidade. Moralidade. Ecincia. Ocialidade.

35- O atributo do ato administrativo que tem por consequncia a inverso do nus da prova, em favor da Administrao, no que diz respeito existncia de vcio no ato administrativo, denomina-se: a) b) c) d) e) imperatividade. autoexecutoriedade. exequibilidade. tipicidade. presuno de legitimidade.

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

40- O princpio do processo administrativo que caracteriza uma de suas principais diferenas para os processos judiciais e que faz com que a Administrao deva procurar conhecer o fato efetivamente ocorrido denomina-se: a) b) c) d) e) verdade material. instrumentalidade das formas. gratuidade. verdade formal. celeridade.

Cargo: Agente Executivo - CVM - 2010

Prova 2

You might also like