You are on page 1of 2

Vigilncia do Utente Hipertenso

Normalmente a vigilncia do utente hipertenso realizada com uma periodicidade trimestral: de 5 em 5 meses, pelo seu mdico de famlia , intercalada com as consultas da enfermeira de famlia. Contudo, convm realar, que o prprio utente um elemento muito importante na equipa de sade, pois a sua participao e empenho, quer na modificao de estilos de vida quer no cumprimento da teraputica, fundamental para o controlo adequado dos seus valores tensionais.

Objectivos do Tratamento
A sua deteco precoce e a adequada orientao teraputica constituem importantes medidas no contexto global de cuidados de sade. Na populao hipertensa em geral, os valores tensionais devem ser inferiores a 140/90 mmHg, com o intuito de minimizar o risco de complicaes. No caso dos utentes diabticos ou com patologia cardiovascular, cerebrovascular e renal, estes valores devero ser inferiores a 130/85 mmHg, de modo a travar ou retardar o agravamento do seu estado de sade.

USF de Valongo

Como tratar a Hipertenso Arterial?

Elaborado por Dr Elisabete Almeida Assisstente de MGF Maro de 2010

USF de Valongo

Rua da Misericrdia, s/n 4440-563 Valongo Linha azul: 224 220 199 Telefone directo: 224 229 829 Fax: 224 225 317 http://www.usfvalongo.com E-mail: usfvalongo@csvalongo.min-saude.pt

Classificao Europeia de HTA Factores de Risco para o desenvolvimento De Hipertenso Arterial Qual o significado dos nmeros?
Os valores da presso arterial (PA) (ou tenso arterial) so representados por duas medidas, dois nmeros separados por uma barra (por exemplo 120/80), medidos em milimetros de mercrio (mmHg). O primeiro valor (120) corresponde presso arterial sistlica e ocorre no momento em que o corao se contrai e bombeia o sangue para o organismo. a maior presso que o sangue atinge e da a designao popular de mxima. O segundo valor (80) corresponde presso arterial diastlica e ocorre quando o corao relaxa para se encher de sangue. Nesse momento, a presso arterial atinge o seu valor mais baixo e da a respectiva designao popular de mnima. Na maioria dos casos a causa da Hipertenso desconhecida (Hipertenso Arterial Essencial ou Primria), ainda que se reconhea a influncia de factores hereditrios e ambientais como uma alimentao rica em sal e gorduras, elevado consumo de lcool, tabagismo, obesidade, sedentarismo e stress. Em certos casos a Hipertenso Secundria a doenas renais, alteraes endcrinas (gravidez, contraceptivos orais, doenas da tiride), doenas cardiovasculares ou medicamentos. A Hipertenso Arterial um dos maiores problemas de sade pblica e constitui um dos principais factores de risco modificveis para doena cardiovascular e renal. Fala-se de Hipertenso Arterial (HTA) quando uma pessoa apresenta, em pelo menos duas ocasies diferentes, um dos valores (mxima ou mnima) ou ambos acima de 140/90 mmHg, determinados por um profissional treinado utilizando um aparelho calibrado . A presso arterial normal corresponde a um valor inferior ou igual a 120/80. Entre 130/85 e 139/89 diz-se que a pessoa se encontra num estadio de pr-hipertenso, pois apresenta um risco maior de vir a ter hipertenso arterial.

ATENO
A Hipertenso pode no apresentar sintomas, mas silenciosamente vai lesando vrios orgos.

You might also like