You are on page 1of 5

METODOLOGIAS > ANLISE TRANSACIONAL Anlise Transacional (AT) uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemtica para o crescimento

o e mudana pessoal criada pelo psiquiatra canadense, naturalizado americano, Dr. Eric Berne (1910-1970) a partir do final da dcada de 50. AT foi desenvolvida para aplicao individual e em grupo, tendo sido adaptada para emprego em organizaes e empresas, com muito sucesso. O objetivo final da AT levar o indivduo a alcanar o estado de autonomia, no qual ele tem o controle de sua prpria vida e aceita a responsabilidade por seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. A autonomia de vida pode ser alcanada atravs da recuperao plena das capacidades de conscincia, espontaneidade e intimidade. Estas capacidades so inatas no ser humano, porm podem se tornar limitadas devido a situaes estressantes ou traumticas sofridas na infncia. AT introduziu o conceito de OKeidade, associado a condutas positivas e adequadas e autonomia de vida. uma teoria de fcil assimilao, que utiliza grficos simples e figuras geomtricas elementares para representar o que acontece na personalidade e na interao entre indivduos e grupos. A teoria da AT est estruturada atravs de 10 instrumentos, coerentes entre si e interrelacionados, que, aliados ao conhecimento da histria pessoal do indivduo, aos comportamentos observveis e intuio, podem ser utilizados para diagnosticar e para orientar o processo de crescimento do cliente. AT em organizaes Eric Berne publicou seu livro A Estrutura e Dinmica das Organizaes e dos Grupos em 1963, lanando a possibilidade de aplicar os conceitos de AT em organizaes. As organizaes sejam elas: empresas, associaes ou outros grupos formais so formadas por seres humanos com suas caractersticas prprias, sua cultura, suas necessidades e seu potencial a ser desenvolvido. Muitas organizaes, repletas de bons profissionais, enfrentam problemas ou tm dificuldades de criar as condies adequadas para atingir suas metas e funcionar harmonicamente. Outras organizaes obtm um timo desempenho nos negcios, apesar de seus colaboradores se queixarem de falta de motivao e no se realizarem como pessoas. A AT pode ser empregada para diagnosticar as causas de problemas, criar oportunidades de melhoria das condies de trabalho e ajudar colaboradores e organizaes a alcanarem seu potencial mximo, com sade e harmonia. Eis alguns focos do emprego de AT em consultoria organizacional:

Liderana Treinamento

Vendas e marketing Formao de equipes Avaliao de desempenho Administrao por objetivos Conscientizao de pessoal Motivao dos colaboradores Comunicao interna e externa Resoluo de problemas e conflitos Desenvolvimento de competncias comportamentais

Abaixo uma breve descrio dos instrumentos da AT: Estados de Ego Um sistema de sentimentos e pensamentos que provocam uma determinada srie de condutas e podem ser representados por trs partes estruturais internas da personalidade, que podem ser usadas de forma construtiva ou no.

Pai (P): Formado pelos conceitos ensinados de vida (cultura, tradio, moral, valores, preconceitos), o Pai (P) determina o que se tem que fazer, atravs de ordens, crticas, proteo ou encorajamento. Adulto (A): Formado pelos conceitos pensados de vida (cincia, tcnica), o Adulto (A) est sintonizado com a realidade do momento presente, buscando informaes ou solues para proporcionar segurana e gratificao Criana (C). Ele decide o que convm fazer. Criana (C): Formada pelos conceitos sentidos de vida (sentimentos, emoes, vivncias ntimas), a Criana (C) a nica parte autntica da personalidade, onde esto as vontades, os sonhos (pensamento mgico) e a espontaneidade. Ela sente o que gosta ou no gosta e age de acordo com isso.

Os Estados de Ego so observveis durante sua manifestao e permitem dilogos entre si. A anlise dos Estados de Ego permite conhecer o relacionamento intrapessoal.

Transaes

Segundo a teoria da AT, a transao a unidade bsica da comunicao entre dois indivduos, constituda por um estmulo e uma resposta trocados entre Estados de Ego especficos. As transaes podem ser classificadas como:

Diretas ou Complementares (quando o interlocutor responde com o Estado de Ego esperado) Cruzada (quando o interlocutor responde com um Estado de Ego no esperado) Ulterior (quando existe uma transao em nvel social e outra em nvel oculto, envolvendo mais de dois Estados de Ego simultaneamente)

A anlise das transaes permite conhecer a qualidade da comunicao e do relacionamento interpessoal.

Carcias

Segundo a teoria da AT, carcia qualquer ato que implique no reconhecimento da existncia de outra pessoa. As carcias so necessrias manuteno da vida e podem ser classificadas como:

Incondicionais (reconhecimento pelo que somos) Condicionais (reconhecimento pelo que fazemos ou temos) Positivas (que nos convidam a sentir bem) Negativas (que nos convidam a sentir mal)

A anlise do sistema de carcias de um indivduo permite revelar que tipos de reconhecimento ele busca e como eles afetam seus relacionamentos. Claude Steiner (1974) props as Leis de Abundncia de Carcias:

D as carcias positivas que lhe cabe dar. Aceite as carcias positivas que voc merece. Pea as carcias positivas que voc necessita. D a voc mesmo carcias positivas. Recuse carcias negativas. Emoes

Em AT, as emoes se dividem em duas categorias:

Emoes autnticas: Reaes agradveis (afeto e alegria) ou desagradveis (tristeza, medo e raiva) experimentadas de forma natural e espontnea diante de situaes estimuladoras. Elas so proporcionais ao estmulo e esto associadas a condutas positivas e saudveis. Emoes de disfarce ou substitutas: Condutas distorcidas ou inadequadas com o objetivo de buscar carcias e de evitar a responsabilidade e a intimidade. Elas no so proporcionais ao estmulo e esto associadas a condutas negativas e, s vezes, perigosas para a sade fsica e mental.

A anlise das emoes permite entender a origem das doenas psicossomticas e ajudar no seu tratamento.

Estruturao do Tempo

a maneira como cada indivduo escolhe preencher seu tempo durante a vida. Segundo a AT, existem seis formas de estruturar o tempo, cada uma com suas caractersticas, objetivos e conseqncias, positivas ou negativas:

Isolamento (momento de privacidade e reflexo) Ritual (convenes sociais) Passatempo (conversa sobre assuntos corriqueiros) Atividade (realizao de tarefas ou trabalho) Jogos Psicolgicos (srie de transaes repetitivas superficialmente racionais com uma motivao oculta) Intimidade (prtica do relacionamento sincero no aqui-e-agora)

O estudo da estruturao do tempo permite inferir sobre a quantidade e a qualidade dos estmulos trocados no relacionamento interpessoal, sejam eles positivos ou negativos.

Posies Existenciais

So juzos de valor adquiridos na infncia que so usados para determinar nossa posio de superioridade, igualdade ou inferioridade em relao aos outros ou a grupos. Esto associadas s emoes autnticas e de disfarce e revelam condutas sociais especficas. Eric Berne (1964) definiu as seguintes posies existenciais:

Eu estou OK / Voc est OK (+/+) Realista Eu estou OK / Voc no est OK (+/-) Projetada Eu no estou OK / Voc est OK (-/+) Depressiva Eu no estou OK / Voc no est OK (-/-) Niilista

Cada indivduo transita pelas quatro posies existenciais, com efeitos diretos no relacionamento interpessoal e em grupo.

Jogos Psicolgicos

Segundo Berne (1964), os jogos psicolgicos so uma srie recorrente de transaes, comumente repetitiva, superficialmente racional, com uma motivao oculta. uma maneira muito destrutiva de estruturar o tempo. Os jogos tm uma srie de regras, um comeo, um desenvolvimento lgico e um final com um ajuste de contas quando se dividem os lucros e perdas. Em geral, foram aprendidos na infncia e substituem as relaes honestas, autnticas, diretas e ntimas. Suas transaes podem ser verbais ou no. Jogos acontecem na vida privada, em ocasies sociais e no trabalho. O estudo dos jogos permite identificar e corrigir condutas negativas, optando por escolhas e comportamentos conscientes.

Script de Vida

um plano de vida inconsciente que o indivduo desenvolve na primeira infncia sob influncia parental e que ir nortear sua conduta nos aspectos mais importante da sua vida. O script criado atravs de mensagens (mandatos) embutidas no comportamento dos pais ou substitutos, normalmente no verbais, percebidas pelos filhos como ordens a serem seguidas pelo resto das suas vidas.

Segundo Berne (1973), existem trs tipos de script de vida em relao capacidade de cumprir metas:

Triunfadores: Pessoas espontneas, autnticas e capazes de entrar em intimidade. Perdedores: Pessoas que sempre arranjam desculpas para no fazer o que desejam. Banais: Pessoas que no se arriscam, nunca perdem, porm jamais ganham.

Assim como os indivduos, organizaes tambm desenvolvem seus scripts desde cedo, decidindo, de forma inconsciente, como pretendem funcionar e morrer. O estudo do script permite identificar as condutas que nos levam a seguir um caminho predestinado e realizar opes de mudana para uma vida plena.

Miniscript de Vida

uma sequncia de condutas observveis, segundo a segundo, que parece uma tentativa de livrar o indivduo de seu script de vida, mas se trata de um mecanismo para direcion-lo cada vez mais para dentro dele. Essas condutas so iniciadas sob a influncia de estmulos aparentemente positivos, chamados compulsores, que mantm o indivduo num estado OK condicional enquanto estiver cumprindo a ordem ele se sente bem. Taibi Kahler (1975) definiu os seguintes compulsores:

Seja forte Seja perfeito Seja esforado Seja apressado Agrade sempre (aos outros)

O estudo do miniscript permite identificar e estabelecer estratgias para evitar os comportamentos dos compulsores.

Dinmica de Organizaes e Grupos

Berne (1963) desenvolveu uma teoria sobre a estrutura e dinmica das organizaes e dos grupos, utilizando diagramas e definies prprias. A teoria permite, a partir de uma fase de diagnstico, conhecer a estrutura e as foras atuantes no funcionamento de uma determinada organizao, identificando pontos fortes e pontos a melhorar.

You might also like