You are on page 1of 3

A Balada de Narayama, uma realidade ainda hoje.

Talvez agora o ocidente e mesmo muitos descendentes nipnicos possam compreender o verdadeiro sentido da lenda Ubasute yama, que foi refilmado pelo diretor Shoei Imamura, com o ttulo Balada de Narayama (Palma de Ouro em 83). Imamura nos conta a histria sobre o Monte Narayama em cujo sop, na poca de um Japo feudal extremamente pobre, vive uma comunidade de aldees agricultores. Os velhos, ao completarem 70 anos so levados ao Monte Narayama para a morrerem. O altrusmo de Orin, uma idosa s vsperas de 70 anos e de sade e dentes perfeitos, a faz quebrar os incisivos superiores para justificar sua desnecessidade de comida, j s vsperas de sua partida ao Monte... Na poca, eu conversei com alguns nisseis e sansseis sobre o filme e a maioria achou que o filme era cruel, e no mnimo esquisito, sem compreender que, numa poca de extrema pobreza e escassez de alimentos, era melhor alimentar os jovens para ter uma esperana no futuro. Como comentou Marvio, mesmo sendo assombrosa, a medida era simples e lgica para lgica a sobrevivncia ainda permanea de toda entre uma muitos comunidade. idosos. O interessante que mesmo aps sculos e num pas sem fomes, esta ------------------------------------------------------------------------------------DESTAK Jornal Mundo Esta a Edio de n 1174 / Ano 06: 03 junho 2011 a 10 de junho de 2011 Idosos japoneses se oferecem para trabalhar em Fukushima. Cerca de 200 idosos japoneses esto se oferecendo para tentar controlar a crise na usina nuclear de Fukushima. O grupo composto por engenheiros aposentados e outros profissionais. Todos com mais de 60 anos. Eles dizem que so eles que devem enfrentar os perigos da radiao, e no os jovens. Assistindo ao noticirio, o engenheiro Yasuteru Yamada decidiu mobilizar idosos como ele. Para ele, a atitude no corajosa, mas

lgica. "Eu tenho 72 anos e posso viver mais 13 ou 15 anos. Mesmo que seja exposto radiao, o cncer vai demorar 20 ou 30 anos para se desenvolver." Ele est tentando autorizao do governo para que os voluntrios possam entrar na usina nuclear. O governo agradeceu a oferta, mas cauteloso, e Yamada no d detalhes sobre o andamento das negociaes. A usina ainda est liberando radiao, trs meses aps o terremoto e tsunami que atingiram o pas. A operadora Tepco confirmou que o combustvel de trs reatores derreteu, e dois funcionrios foram expostos a nveis radioativos acima do tolerado.

A matemtica da vida em Fukushima Publicado em 03/06/2011 Marvio dos Anjos

arrepiante. Na contramo do individualismo atual - e lidando de uma maneira absolutamente realista em relao vida e morte -, sexagenrios e septuagenrios querem dar uma ltima contribuio: ser teis em seus ltimos anos e permitir que alguns jovens possam chegar s idades deles com sade e disposio semelhantes.

O que mais impressiona em toda a histria a matemtica da vida. A morte no para eles um problema a ser solucionado - ou talvez corrigido, pela hiptese mstica da vida eterna que medicina e biologia tentam encampar e da qual as revistas de boa sade tentam nos convencer; a morte , de fato, a constante da equao.

Nada que o mundo ocidental no conhea. O filsofo alemo Georg Friedrich Hegel (1770-1831) certa vez definiu "mestre" como algum desapegado da vida a ponto de enfrentar a morte, enquanto "servo" seria um escravo do desejo de continuar vivo - e que obedeceria mais s regras que lhe garantissem a sobrevida. Em consequncia, o servo anula sua vontade

de

transformar

mundo

si

mesmo.

Criados numa sociedade de consumo, corremos o risco de levar essa escravido s ltimas, defendendo a boa sade e os confortos com muito mais afinco do que aquilo que podemos fazer por ns e pelos outros enquanto ainda gozamos dela.

Os senhores do Japo ensinam que a morte a hora em que podemos continuar a existir na memria das pessoas - uma oportunidade que, para mim, eles no perdem mais.

You might also like