You are on page 1of 6

MESTRADO EM ENSINO DA FSICA E DA QUMICA NO 3 CICLO DO ENSINO BSICO E NO ENSINO SECUNDRIO

PRTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA AVALIAO DO DESEMPENHO NO FINAL DO 1 SEMESTRE

AVALIAO DO(A) ORIENTADOR(A) COOPERANTE E / OU DO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE

ESTUDANTE:

DATA: 28 /Junho/2011

ESCOLA SECUNDRIA DE SEVERIM DE FARIA / ORIENTADOR ESCOLA: Mestre Antnio Joaquim Caeiro Ramalho

Nveis de classificao a atribuir por item: 1 (Insatisfatrio) No manifesta as competncias identificadas ou manifesta-as de forma insatisfatria e com dificuldades (mobilizando-as de forma avulsa, inconsistente, acrtica, no justificada e/ou no contextualizada). 2 (Pouco satisfatrio) Manifesta por vezes e de forma inconsistente as competncias identificadas ou manifesta-as de forma insatisfatria. 3 (Suficiente) Demonstra um domnio satisfatrio das competncias identificadas, mobilizando-as regularmente de uma forma suficientemente crtica, justificada e contextualizada.

4 (Bom) Demonstra um domnio elevado das competncias identificadas, mobilizando-as sempre de forma crtica, justificada, contextualizada e reveladora de uma atitude de elevado profissionalismo. 5 (Muito Bom) Evidencia um nvel elevado de originalidade tcnica e pedaggica, mobilizando de forma inovadora e verstil as competncias
1

identificadas. Demonstra elevada competncia profissional, reflectida na facilidade de diagnstico, anlise e resoluo das questes crticas com recurso a fundamentos cientficos.

DIMENSO: DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM (70 %)


Competncias de planeamento (20 %) Avalia o

Planeia em grupo, cooperando num clima de respeito, cordialidade e interajuda com os outros colegas da PES e do grupo de Fsica e Qumica . Concebe planos a longo, mdio e curto prazo tomando decises pedagogicamente justificadas, de acordo com as orientaes normativas gerais e os respectivos currculos. Adequa com originalidade, as estratgias de ensino e as actividades em funo das caractersticas do grupo-turma Conhece com clareza as competncias gerais e especficas a desenvolver no mbito da disciplina e sequencia de forma adequada os contedos curriculares. Organiza e sistematiza adequadamente os contedos, destacando o essencial de acessrio. Planifica as actividades lectivas com base nas orientaes curriculares da disciplina, respeitando o desenvolvimento de competncias, finalidades, objectivos e contedos, sugestes metodolgicas e planeamento didctico.

Competncias de conduo do ensino (35 %)

Avalia o

Apoia e colabora nas iniciativas dos alunos.


Apresenta capacidade de flexibilizao de actuao face ao imprevisto.

Demonstra domnio da Lngua Portuguesa a nvel oral e escrito. Domina, com segurana, os contedos cientficos do currculo da disciplina. Estabelece frequentes exemplos de interaces entre a Cincia, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente promovendo a transferncia das aprendizagens para os problemas do quotidiano.
Faz uma gesto correcta da aula e conclui correctamente a mesma.

Promove processos, comportamentos e atitudes cientficas.


Resolve apropriadamente problemas de indisciplina e conflitos na sala de aula usando a autoridade e liderana de uma forma equilibrada e propcia.

Demonstra capacidade de aplicao na sua prtica diria dos processos metodolgicos da construo do conhecimento cientfico. Usa adequadamente a linguagem cientfica. Usa adequadamente os recursos disponveis.

Competncias de avaliao (15 %) Concebe e / ou utiliza procedimentos de observao e anlise de forma a conhecer melhor os seus alunos.

Avalia o

Revela capacidade para analisar as suas aulas e as dos outros elementos do ncleo de estgio.
Operacionaliza a avaliao formativa, de forma a garantir um diagnstico sistemtico do processo de ensino e aprendizagem. Concebe e operacionaliza a avaliao sumativa, de acordo com os critrios de avaliao estabelecidos.

DIMENSO PROFISSIONAL, SOCIAL E TICA (10 %)


Competncias Demonstra capacidade de trabalho individual e em grupo, revelando sentido de responsabilidade, assiduidade e pontualidade e cumprindo os compromissos comuns e individuais dentro dos prazos. Revela uma participao responsvel, crtica e solidria nas estruturas da Escola, dignificando a posio dos professores em geral e de FQ em particular, demonstrando uma atitude positiva e de colaborao com todos os sectores e membros da comunidade educativa. Demonstra uma concepo cuidada e rigorosa documentos/instrumentos pedaggicos produzidos. dos Avaliao / Comentrios

Apresenta uma atitude de reflexo construtiva perante as sugestes/ avaliaes que lhe so feitas, integrando-as no desenvolvimento da sua prtica. Revela uma atitude de pesquisa procurando melhorar a sua prtica e encontrar solues criativas, inovadoras e adequadas perante os desafios que lhe surgem.

DIMENSO: PARTICIPAO NA ESCOLA E RELAO COM A COMUNIDADE (15 %)


Competncias Participa activamente na actividades do grupo de Fsica e Qumica da Escola (em todas as fases para as quais foi solicitada a sua participao) demonstrado respeito, cooperao, iniciativa e responsabilidade profissional. Designao da actividade 1: ___________________________________________________________ Tipo da actividade2 ________________________________________Escola_____________________ Concebe e / ou desenvolve o projecto, manifestando capacidade de cooperao com os seus pares, num clima de cordialidade e respeito, de inter-ajuda e sentido crtico, manifestando iniciativa, criatividade, adaptabilidade e responsabilidade profissional. Dinamiza as actividades utilizando com oportunidade, pertinncia e eficcia os recursos disponveis, controlando e coordenando de forma segura as diversas fases, demonstrando, sempre que necessrio, capacidade de resoluo das situaes imprevistas. Analisa e avalia a actividade realizada diagnosticando criticamente os aspectos positivos e negativos e apresentando sugestes de melhoramento. Designao da actividade 2: ___________________________________________________________ Tipo da actividade ________________________________________Escola_____________________ Concebe o projecto, justificando-o em funo da sua integrao com as orientaes assumidas no projecto curricular e/ou projecto educativo da escola, estruturando correctamente as suas etapas de desenvolvimento e definindo a forma de organizao das tarefas. Desenvolve o projecto, manifestando capacidade de cooperao com os seus pares, num clima de cordialidade e respeito, de inter-ajuda e sentido crtico, manifestando iniciativa, criatividade, adaptabilidade e responsabilidade profissional. Implementa/dinamiza as actividades utilizando com oportunidade, pertinncia e eficcia os recursos disponveis, controlando e coordenando de forma segura as diversas fases, demonstrando, sempre que necessrio, capacidade de resoluo das situaes imprevistas. Analisa e avalia a actividade realizada diagnosticando criticamente os aspectos positivos e negativos e apresentando sugestes de melhoramento. Avalia o

Em funo da natureza e dimenso das actividades desenvolvidas nesta dimenso, o ncleo de estgio poder decidir atribuir ponderaes distintas s vrias actividades 2 Indicar se a actividade de complemento curricular ou uma aco socioeducativa com participao da comunidade.

()

DIMENSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AO LONGO DA VIDA (5 %)


Competncias Avalia o

Revela actualizao cientfica, pedaggica e cultural. Revela progressos no desempenho das suas funes

Comentrio final / Observaes

ASSINATURA: __________________________________________________________________________

You might also like