You are on page 1of 4

02 fluxo de energia e matria

O Sol, fonte de energia O Sol "uma gigantesca fornalha" que produz enormes quantidades de energia. precisamente energia da luz emitida pelo Sol que todos os seres vivos devem a sua existncia. Todos os seres vivos tem , de alguma forma, que obter a energia e a matria para sobreviver. Tendo em conta a fonte de energia e matria os seres vivos podem ser classificados em dois tipos. Seres produtores ou autotrficos - So seres que de uma maneira geral obtm a sua energia a partir do Sol e a sua matria orgnica a partir de matria inorgnica do solo ou da atmosfera. Para obter a sua energia e matria recorrem de uma forma geral a um proceso chamado fotossntese. Nos seres autotrficos podemos encontrar as plantas e as bactrias.

rvores - so seres autotrficos que transformam energia luminosa em energia quimica, atravs da fotossntese. Podemos ver esta energia quando queimamos madeira, em que a energia quimica da planta transforma-se em energia luminosa e termica.

Seres consumidores ou heterotrficos - So seres que apenas conseguem obter energia e matria orgnica a partir de matria orgnica, em grande nmero de casos alimentando-se directamente de seres vivos, recorrem essencialmente a um processo energtico que a respirao celular.

Girafas- So animais que para obter a sua energia e matria tem que, obrigatoriamente, alimentar-se de outros seres, neste caso de plantas.

Cadeias alimentares - Chama-se cadeia alimentar transferncia de energia e matria atravs de uma sequncia de seres vivos, iniciada nos produtores em que aqueles que os precedem so comidos por aqueles que se lhe seguem. Teias alimentares - Resulta de vrias cadeias alimentares interligadas. Repare-se que o camaleo pode ser um consumidor ou pertencer a um nvel trfico diferente consoante o insecto que come.

Teia alimentar- na prtica vrias cadeias alimentares interligadas.

Fluxo de energia unidireccional - A transferncia de energia faz-se apenas num sentido, passando ao longo da cadeia alimentar e libertando-se para o meio na forma de calor que se dissipa para o espao. Cada nvel trfico apenas aproveita 10% da energia do nvel trfico anterior, perdendo-se 90% para o meio na forma de calor esta energia no pode ser reutilizada.

repare-se que apenas 10% da energia do nivel trfico anterior passa para o seguinte dissipando-

se essencialmente na forma de calor os outros 90%. cada seta entre nveis trficos representa a transferncia de energia e matria, por isso o seu sentido.

Fluxo de matria ciclica- A transferncia de matria d-se ao longo da cadeia alimentar mas em qualquer momento (desde que o ser morra ou perca parte de si) pode reentrar no inicio da cadeia alimentar com a ajuda dos decompositores. Pirmides ecolgicas- So uma forma de representar graficamente a estrutura trfica de um ecossistema podem ser :

Pirmides de nmeros- representam o nmero de organismo em cada nvel trfico a unica que pode ter a forma invertida sem isto implicar que o ecossistema esteja em desiquilibrio. Pirmides de energia- representam a quantidade de energia em cada nvel trfico, o nvel superior obrigatoriamente 10% do nvel anterior. Pirmides de biomassa- representam a quantidade de matria orgnica existente em cada nvel trfico.

Manta- morta- camada de restos orgnicos, suporta uma grande quantidade de decompositores. Classificasso dos decompositores- os decompositores so heterotrficos, podem ser visiveis a olho nu e ento chamam-se mesobiota o exemplo sero pequenos insectos, minhocas, bichos de conta etc... Ou podem no ser visiveis a olho nu, como por exemplo: bactrias, fungos etc... e so microbiotas. Os decompositores alimentam-se da matria orgnica, existente no solo, obtendo a partir da a sua energia e transformando a matria orgnica em matria inorgnica, ficando esta novamente disponvel para as plantas.

Reciclagem dos materiais

Minhoca - mesobiota importante alimenta-se de matria orgnica, transformando-a em matria inorgnica.

Ciclo dos nutrientes


Como foi referido nas aulas, a matria movimenta-se nos ecossistemas de uma forma ciclica e contnua. Os ciclos existentes na natureza implicam a transferncia de elementos qumicos entre os organismos e os meios abiticos e designam-se de ciclos biogeoquimicos. Desta forma a matria est sempre disponvel para os seres vivos. Dos vrios ciclos de nutrientes sero importantes pela sua dimenso e quantidades de nutrientes envolvidos, o ciclo da gua, do carbono e do azoto

You might also like