You are on page 1of 21

Caso no esteja visualizando este e-mail corretamente clique AQUI

Editorial
Estimados Amigos, Bom dia a todos. Neste incio de ano de 2008, estamos lanando na web a nossa segunda edio da PinusLetter, trazendo a vocs muita informao e atualidades sobre os Pinus. Esperamos que continue sendo de seu agrado e com muita utilidade em suas atividades dirias. Gostaramos tambm de agradecer pelo apoio, aceitao e carinho de vocs leitores a este novo empreendimento da Grau Celsius e seus colaboradores. Recebemos inmeras manifestaes fraternais e de apoio dos leitores da PinusLetter 01. Agradecemos de corao a motivao que nos fornecem para que possamos continuar a divulgar os Pinus a todos que por eles se interessam. Muito obrigado mesmo pelos e-mails de incentivo e sugestes e continuamos contando com suas participaes para a nossa melhoria contnua, podendo disponibilizar um material com cada vez maior qualidade e conseqentemente aumentando a abrangncia de nossos produtos atravs do aumento do nmero de cadastrados para o recebimento da PinusLetter e da Eucalyptus Newsletter. Pelo grande interesse dos leitores por fotos sobre as mudas, as inflorescncias e as florestas de pinheiros, h uma seo especial nesta edio que traz vrias fototecas e galerias fotogrficas sobre os Pinus. Esta a "Fototeca (Galeria de Fotos) do Pinus". Nela, mostraremos onde encontrar belas fotos, a comear pelo nosso http://www.celso-foelkel.com.br. Alm disso, estaremos disponibilizando a vocs nossos tradicionais links com websites importantes para os que trabalham com os Pinus, ou que querem aprender mais sobre eles. Colocamos, alm das referncias tcnicas da literatura virtual e dos pinus-links, duas coletneas interessantes para vocs: uma sobre "Taxonomia do Gnero Pinus" e outra sobre "Fabricao e Produo de Celulose Kraft de Pinus". Trazemos no mini-artigo tcnico desta edio o tema "As Micorrizas e o Pinus". Este assunto merece destaque visto os grandes benefcios que os fungos micorrzicos podem trazer, principalmente no tempo de desenvolvimento de mudas e na produtividade das plantaes dos Pinus. Logo, chamamos a ateno dos leitores para que se interessem mais por isso, incrementem e utilizem a associao (fungo/rvore) em suas reas de Pinus e viveiros. Alm de caracterizar e enfatizar as vantagens que os fungos micorrzicos trazem produtividade florestal e ao consumo na alimentao das pessoas, o mini-artigo tambm incentiva seu uso

e disponibiliza as principais tcnicas de inoculao. Aos que tm grande interesse, observem as referncias bibliogrficas ao final do artigo e conheam ainda mais sobre o tema. Agrademos ainda nossos dois patrocinadores:

ABTCP - Associao Brasileira Tcnica de Celulose e Papel (http://www.abtcp.org.br) CRA - KSH - Conestoga-Rovers & Associates (http://www.craworld.com/en/corporate/southamerica.asp) Um forte abrao, muito obrigado a todos vocs e um bom comeo de ano. Ester
http://www.celso-foelkel.com.br/ester.html

Foelkel Foelkel

Celso
http://www.celso-foelkel.com.br/celso2.html

Nessa Edio
Taxonomia do Gnero Pinus Referncias Tcnicas da Literatura Virtual Cursos e Eventos Pinus-Links Fabricao e Produo de Celulose Kraft de Pinus Fototeca (Galeria de Fotos) do Pinus

Mini-Artigo Tcnico por Ester Foelkel


As Micorrizas e o Pinus

Taxonomia do Gnero Pinus


Em meados dos anos 1700's, o botnico, zologo e mdico sueco Carolus Linnaeus desenvolveu um sistema de classificao para os seres vivos (baseado no Latim para as denominaes; por isso, tratando-se de um idioma diferente dos atuais, as palavras em latim so sublinhadas ou colocadas em itlico). Por esse sistema, cada espcie de planta ou de animal ocupa uma posio taxonmica nica e especfica a ela. Portanto, Sistemtica ou Taxonomia a parte da Biologia que cuida da classificao dos seres vivos em funo de sua evoluo e caracteres morfolgicos e reprodutivos. Carolus Linnaeus (em portugus Carlos Lineu) foi o primeiro a descrever e classificar o gnero Pinus. Posteriormente, algumas espcies de Pinus tambm foram descritas por J. G. Lemmon por volta dos anos 1880's, sendo que modificaes foram feitas mais tarde por Elbert L. Little Jr. Apesar das adaptaes e modificaes, essa nomenclatura para o gnero Pinus tem sido utilizada at o momento. Entretanto, alguns estudos esto sendo feitos a fim de solucionar problemas taxonmicos em alguns grupos complexos, como o caso de Pinus ponderosa, Pinus contorta e outras espcies afins. A palavra Pinus tem origem do latim "Pinu", significando "pinheiro" nesse idioma. O gnero possui mais de

100 espcies, sendo considerado o maior dentre os da ordem Coniferae. Pinus so distribudos naturalmente pelas regies rticas e sub-rticas da Europa, sia e Amrica do Norte, podendo tambm serem encontradas espcies originrias de regies montanhosas, temperadas e at mesmo tropicais da Amrica Central e sia. Pinus spp. possuem as seguintes classificaes taxonmicas, segundo A. Schultz: Reino: Vegetal ou Plantae Diviso: Embryophytae siphonogamae (Spermatophytae) Subdiviso: Gymnospermae Classe: Coniferopsida Ordem: Coniferae Famlia: Pinaceae Subfamlia: Pinoideae Gnero: Pinus Espcie: Pinus sp.

difcil realizar a identificao de muitas espcies do gnero devido s suas semelhanas botnicas. Geralmente, com o convvio e a prtica em classificao, isso se realiza com maior facilidade. So levados em conta a disposio das acculas, nmero e colorao destas, forma e cor das sementes, e formato e tipo de abertura do cone. Observando caractersticas das acculas, cones e sementes, os Pinus so divididos em 3 subgneros:

Subgnero Strobus: possui apenas um canal vascular por folha. Sementes aladas de
forma adnata. Subgnero Ducampopinus: possui um canal vascular por folha. Sementes aladas articuladas. Subgnero Pinus: possui dois canais vasculares por folha. Sementes aladas articuladas. Em estudos morfolgicos, anatmicos e filogenticos, Strauss & Doerksen (1990) e Wang & Szmidt revisados em Price et al. (1998) apontam a existncia de apenas 2 subgneros (Strobus e Pinus), estando Ducampopinus includo no subgnero Strobus; contudo, ainda h discusses e controvrsias sobre o assunto. Devido s caractersticas de fcil desenvolvimento, tolerncia ao frio e a baixas fertilidades de solo das espcies, os Pinus esto se disseminando pelo mundo, sendo atualmente a rvore mais plantada em todo o hemisfrio norte do planeta. Para maior conhecimento da identificao taxonmica do Pinus e de suas espcies verifique o contedo dos seguintes websites:

Taxonomia ou Sistemtica por EstudanteBr.Net. (Portugus) Breve descrio dos conceitos da Sistemtica ou Taxonomia dos seres vivos, dentre os quais as plantas.
http://estudantebr.net/disciplinas/biologia/taxonomia.htm

Taxonomy Overview. (Ingls) Website bsico destinado ao ensinamento das nomenclaturas taxonmicas existentes para espcies florestais. Aborda temas sobre a necessidade da taxonomia e explica o que so gneros e espcies de plantas, diferenciando nomes cientficos dos nomes comuns. Ainda explica o que so variedades e cultivares na horticultura. Muitos dos exemplos dados nas explicaes abordam o gnero Pinus.
http://www2.for.nau.edu/courses/for212/taxonomy.htm

Tree History of Taxonomy. (Ingls) Website que conta a histria da classificao taxonmica das rvores, tendo como principal exemplo o gnero Pinus.
http://science.jrank.org/pages/6942/Tree-History-taxonomy.html

Pinus - Descrio e Classificao pela Enciclopdia Virtual Wikipedia. (Portugus e Ingls) Wikipedia - "the free encyclopedia" - explica como os Pinus so classificados, apresentando as descries das principais caractersticas dos trs subgneros existentes. Em cada subgnero h as subsees com as espcies de Pinus pertencentes a cada uma e seus nomes comuns. Nestas, pode-se ver suas principais caractersticas morfolgicas, origens, ecologia, fotos, entre outras curiosidades.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinus http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinus#Lista_de_esp.C3.A9cies_de_pinheiro_por_regi.C3.A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro#Origem_do_nome http://en.wikipedia.org/wiki/Pinus_classification (Portugus) (Portugus) (Portugus) (Ingls)

Tree of Life Web Project. (Ingls) Website explicativo sobre o gnero Pinus, distribuio natural e sua classificao taxonmica. H as chaves de classificao das espcies, segundo estudos filogenticos de Strauss & Doerksen 1990; Wang & Szmidt 1993 e Price et al., 1998.
http://www.tolweb.org/Pinus

Posio Taxonmica do Pinus de Tecun Umn: Anlise das Caractersticas de Acculas. F. F. Leo; L. C. Davide. IPEF n.46:96-106, jan./dez.1993 O artigo aborda alguns dos problemas em discusso sobre identificao de espcies do gnero Pinus existente em uma das principais espcies potenciais para o Brasil.
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr46/cap08.pdf

Classification of the Genus Pinus. (Ingls) O website explica as principais caractersticas dos 3 subgrupos em que os Pinus se inserem, incluindo as principais espcies de cada. H uma tabela com desenhos das principais partes que diferenciam estes subgrupos (forma dos cones e sementes e as diferenas dos canais vasculares em cortes transversais de suas folhas).
http://www.pinetum.org/Lovett/classification.htm

Pinus Linnaeus 1754 Taxonomic Notes. (Ingls) Este website possui os principais nomes comuns dos Pinus em ingls, as formas de classificao, descries morfolgicas, abrangncia, origem e curiosidades, como a maior rvore do gnero, a mais velha e a importncia na histria e na economia. H fotos dos pinheiros e de seus aparelhos reprodutivos.
http://www.biologie.uni-hamburg.de/b-online/earle/pi/pin/index.htm http://www.biologie.uni-hamburg.de/b-online/earle/pi/index.htm

Flora of North America Pinus Linnaeus. (Ingls) " Flora of North America" apresenta uma descrio muito detalhada dos Pinus nativos norte-americanos. O web site possui descries das formas das rvores, tamanhos, formas e cores dos galhos, folhas, cones e sementes (isso para cada espcie). H uma chave de identificao das espcies e clicando sobre elas encontram-se suas principais caractersticas.
http://www.efloras.org/florataxon.aspx?flora_id=1&taxon_id=125519

Taxonomy and Ecology of Woody Plants in North American Forests. (Ingls) O livro de J.S.Fralish & S.B.Franklin foi publicado em 2002 por John Wiley & Sons. Atravs de caractersticas morfolgicas, classifica as rvores das florestas norteamericanas de acordo com seus nomes cientficos. Para tanto, deu-se nfase aos principais aspectos taxonmicos e ecolgicos. Dentre as tantas rvores nativas da regio, incluem-se os Pinus, que podem ser encontrados a partir do Captulo 7, "The Gymnosperms: an overview", (p. 41). O livro indicado como um guia de identificao aos interessados por florestas, porm ressalta que sua linguagem um pouco mais cientfica e profissional. So, no total, 624 pginas; contudo, muitas no foram disponibilizadas pelo website que hospeda o livro. De qualquer forma, fornece muito boa informao sobre a taxonomia das Pinceas.

http://www.google.com.br/books?id=jZZtZgvN3ykC&pg=RA3PA497&dq= pinus+taxonomy&sig=5yNJaNzozuDG4kiRTJsmDmYHcNg#PPA1,M1

Diviso Gymnospermae: breve panorama. (Portugus) Possui explicaes morfolgicas das gimnospermas, indo das subdivises at as classificaes de famlias.
http://biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=72&Itemid=94

USDA Plants Database. (Ingls) Plants Database uma base de dados do Servio de Conservao de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Nessa web page h como pesquisar o nome cientfico no apenas do Pinus, mas de qualquer planta. Veja a classificao taxonmica dos Pinus e as principais caractersticas de alguma de suas espcies em:
http://plants.usda.gov/java/ClassificationServlet?source=profile&symbol=PINUS&display=31

Pines: Drawings and Descriptions of the Genus Pinus. (Ingls) A segunda edio do livro escrito por Aljos Farjon foi lanada em 2005, apresentandose mais completa e detalhada em relao primeira publicao de 1984. Os desenhos foram mantidos nesta edio, salvo algumas modificaes e incluses, representando o total de 92 ilustraes e 103 mapas de distribuio em 235 pginas. Tudo sobre descrio e classificao das espcies dos Pinus. O livro ainda no se encontra disponvel na internet, mas livrarias como Saraiva, Nobel, Cultura e Siciliano e o site de compras Submarino, disponibilizam sua compra online.
http://www.google.com.br/books?id=awmpAAAACAAJ&dq=Pines+Descriptions+of+the+Genus+Pinu

Referncias Tcnicas da Literatura Virtual


Nessa seo sempre procuramos apresentar a vocs publicaes virtuais relevantes sobre os Pinus. Basta voc clicar sobre os endereos de URLs para abrir as mesmas para l-las ou salv-las em seu computador. Como so referncias, no nos responsabilizamos pelas opinies dos autores, mas acreditem que so referncias valiosas e merecem ser vistas pelo que podem agregar aos seus conhecimentos, ou mesmo para serem guardadas em sua biblioteca virtual. Nessa seo procuraremos valorizar as instituies e autores que tm se mostrado dedicados no estudo e na avaliao tcnica e cientifica dos Pinus. As publicaes referenciadas versam sobre florestas, ecologia, ambiente, uso industrial das madeiras, celulose e papel, enfim, todas as reas que se relacionam aos Pinus: seu desenvolvimento em plantaes florestais, tecnologias e utilizaes de seus produtos. Nesta edio da PinusLetter colocaremos disposio dos leitores as teses e dissertaes de algumas das grandes universidades pblicas brasileiras divididas em trs reas temticas. Conhea um pouco sobre as instituies cientficas e educacionais que traremos a vocs nessa edio. Universidade de So Paulo USP

http://www2.usp.br/portugues/index.usp

A USP possui grandes centros de estudos e pesquisas ligados s engenharias e espalhados pelo estado de So Paulo. Dentre eles encontramos essas trs instituies de ensino que j tiveram dissertaes e teses publicadas com temas relacionados ao gnero Pinus: Escola de Engenharia de So Carlos (EESC), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) e Escola Politcnica de So Paulo (EP). Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais IPEF

http://www.ipef.br

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) disponibiliza em sua ampla biblioteca teses, dissertaes e monografias de vrias universidades do pas, muitas delas envolvendo o gnero Pinus. Caso algum leitor deste informativo queira publicar na biblioteca do IPEF sua tese, monografia e/ou dissertao (relacionada com florestas e seus produtos), h instrues no site de como fazer isso. Acessem para isso: http://www.ipef.br/servicos/teses. A seguir, esto disponibilizadas as referncias de dissertaes e teses sobre os Pinus e que foram defendidas ou colocadas para downloading por essas instituies. As teses que estavam disponibilizadas no website do IPEF e que haviam sido anteriormente apresentadas na PinusLetter 01 (Teses e Dissertaes da UFPR) ou em outras sees dessa PinusLetter no esto aqui reapresentadas. rea temtica: Produtos Florestais

Viabilidade tcnica e econmica da produo de componentes construtivos para habitao social utilizando madeira serrada de Pinus de terceira classe de qualidade. M. Gava. Dissertao de Mestrado EESC. 243 pp. (2005) 2 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-24102005-110841

Influncia da impregnao com estireno e com metacrilato de metila em propriedades fsicas e mecnicas da madeira de Eucalyptus grandis e de Pinus caribaea var. hondurensis. D. O. Stolf. Tese de Doutorado EESC. 125 pp. (2005) 4 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-30102005-180057

Estudo da processabilidade e das propriedades de PVC reforado com resduos de Pinus. J. A. Rodolfo. Dissertao de Mestrado EP. 222 pp. (2005) 5 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-24092005-182856

Critrios para classificao visual de peas estruturais de Pinus sp. M. R. Carreira. Dissertao de Mestrado EESC. 164 pp. (2003) 2 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-02082003-215557

Durabilidade da madeira do gnero Pinus tratada com preservantes: avaliao em campo de apodrecimento. C. T. Barillari. Dissertao de Mestrado ESALQ. 68 pp. (2002) 1Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-06112002-134048

Variaes na reteno de CCA-A em estacas de Pinus aps 21 anos de exposio em campo de apodrecimento. V. P. Freitas. Dissertao de Mestrado ESALQ. 64 pp. (2002) 0.85 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-20082002-141407

Pinus spp. na produo de painis de partculas orientadas (OSB). L. M. Mendes. Tese de Doutorado da Universidade Federal do Paran. 181 pp. (2001) 3.9 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/mendes,lm.pdf

rea

temtica:

Gesto

Florestal

Anlise econmico-financeira da explorao de Pinus resinfero em pequenos mdulos rurais. G. A. Neves. Monografia da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade. 48 pp. (2001) 1.8 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/neves,ga.pdf

rea

temtica:

Silvicultura

Manejo

Florestal

Equaes de viabilidade para sementes de Eucalyptus grandis W.Hill ex Maiden e Pinus taeda L. J. B. Fantinatti. Tese de Doutorado da Universidade Estadual de Campinas. 80 pp. (2004) 0.46 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/fantinatti,jb.pdf

Caracterizao hidrolgica e biogeoqumica de microbacias: uma comparao entre Mata Atlntica e Pinus taeda L. M. Voigtlaender. Dissertao de Mestrado ESALQ. 74 pp. (2007) 1.53 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-12062007-093447

Avaliao da sustentabilidade nutricional de plantios de Pinus taeda L. usando um balano de entrada-sada de nutrientes. J. M. C. Bizon. Dissertao de Mestrado ESALQ. 91 pp. (2006) 0.53 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-22102007-092659

Pastas estimulantes em sistemas de resinagem de Pinus elliottii var. elliottii. A. L. M. Fusatto. Dissertao de Mestrado ESALQ. 109 pp. (2006) 0.752 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11144/tde-12072006-163632

Variao gentica em prognies de Pinus caribaea Morelet. var. bahamensis. R. F.Missio. Dissertao de Mestrado da Universidade Estadual Paulista. 129 pp. (2004) 1.85 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/missio,rf.pdf

Restaurao ecolgica de restingas contaminadas por Pinus no Parque Florestal do Rio Vermelho, Florianpolis, SC. F.C. Bechara. Dissertao de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina 136 pp. (2003) 2.2 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/bechara,fc-m.pdf

Efeito de diferentes sistemas de manejo de plantas invasoras sobre o controle biolgico e incidncia de Cinara atlantica (Hemiptera: Aphididae) em Pinus taeda e biologia de Coccinedeos (Coleoptera). N. C. Oliveira. Dissertao de Mestrado da Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" 79 pp. (2003) 0.9 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/oliveira,nc-m.pdf

Uso de biosslidos como substrato para a produo de mudas de Pinus e eucaliptos. R. M.Trigueiro. Dissertao de Mestrado da Universidade Estadual Paulista. 94 pp. (2002) 1.1 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/trigueiro,rm.pdf

Crescimento em altura de Pinus elliottii ENGELM., em trs unidades mapeamento de solo, nas regies da serra do sudeste e litoral, no estado Rio Grande do Sul. H.Tonini. Dissertao de Mestrado da Universidade Federal Santa Maria. 129 pp. (2000) 0.42
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/tonini,h.pdf

de do de Mb

Uso de imagens-ndice e de imagens-proporo para avaliar a quantidade de madeiras em povoamento de Pinus spp. C. L. Sousa. Dissertao de Mestrado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 106 pp. (1997) 0.77 Mb
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/sousa,cl.pdf

Cursos e Eventos
Nessa seo, tazemos referncias de eventos que aconteceram a nvel nacional e internacional e que se relacionam diretamente aos Pinus. A caracterstica marcante desses bons eventos a disponibilidade do material do evento na forma de palestras, anais, "proceedings" ou livros tcnicos. Atravs dos endereos de URLs, vocs podem obter todo o material do evento e conhecer mais sobre a entidade organizadora, para

eventualmente se programarem para participar do prximo. 2n Congrs Forestal Catal. (Catalo e Espanhol) O Segundo Congresso Florestal Catalo sucedeu recentemente, em setembro de 2007. Seu website bastante completo, apresentando, disponvel aos interessados, alm da galeria de fotos do prprio evento, todas as apresentaes das palestras ministradas. Estas se encontram no link "Presentacin Comunicaciones". H muito material sobre silvicultura, meio ambiente, incndios florestais, produtos florestais, etc... No bloco temtico 6, h inclusive uma apresentao sobre efeitos da poda e do recipiente em razes de mudas de Pinus pinaster. Confira, pois vale a pena.
http://www.congresforestalcatala.cat/esp/index.htm http://www.congresforestalcatala.cat/esp/comunicacions.htm (webpage (acesso em s espanhol) apresentaes)

Seminrio de Gentica e Melhoramento de Plantas. (Portugus) Promovido pelo Departamento de Gentica da ESALQ/USP, o evento "Seminrio de Gentica e Melhoramento de Plantas" ocorreu no segundo semestre de 2007 e possui a disposio dos interessados, arquivos dos resumos e apresentaes em PDF para download. No h material sobre o gnero Pinus, mas possui um muito bom a respeito da confera Araucaria angustifolia. Alm disso, h diversos trabalhos e apresentaes sobre temas conceituais importantes no melhoramento de plantas. Confira em:
http://www.genetica.esalq.usp.br/semina.php

1 Simpsio do Cone Sul sobre Manejo de Pragas e Doenas de Pinus. (Portugus) O IPEF publicou os Anais do 1 Simpsio do Cone Sul sobre Manejo de Pragas e Doenas de Pinus, em uma de suas sries tcnicas no ano 2000, onde se discutem os principais problemas fitossanitrios encontrados na poca e o manejo adotado para suas solues. Confira os trabalhos em:
http://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr33/inicio.pdf

Anais do Workshop Qualidade da Madeira em Pinus. (Portugus) A Srie Tcnica IPEF - Edio N 27 (Agosto de 1993), possui as principais publicaes sobre assuntos discutidos no Workshop da qualidade da madeira do Pinus para diversos produtos florestais como a fabricao de celulose kraft, moures, madeira serrada, entre outros. Leia-os em:
http://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr27.asp

13th Lake States Forest Tree Improvement Conference. (Ingls) Apesar do evento ter ocorrido h bastante tempo (1977), o website disponibilizou recentemente suas publicaes, as quais contm resultados de pesquisas sobre pinceas. Confira e baixe os artigos em pdf atravs do endereo:
http://landscape.forest.wisc.edu

Pinus-Links
A seguir, estamos trazendo a vocs nossa indicao para visitarem diversos websites que mostram direta relao com os Pinus, nos aspectos econmicos, tcnicos, cientficos, ambientais, sociais e educacionais. Nessa seo, estamos ainda colocando Pinus-Links com algumas empresas ou organizaes tcnicas relevantes no uso dos produtos dos Pinus, ou ento na divulgao tecnolgica sobre os mesmos. Basta voc clicar sobre os endereos de URLs para abrir nossas indicaes ou salv-las como favoritas em seu computador. Paran Criado pelo Governo do Biodiversidade. Paran, o Projeto Paran (Portugus) Biodiversidade busca o

desenvolvimento sustentvel da agricultura do estado ajudando a preservar a fauna e a flora regionais, incluindo a pincea nativa pinheiro-do-paran (Araucaria angustifolia). O website deste projeto possui uma biblioteca virtual, noticirio, glossrio, principais parceiros e contribuidores. Acesse e saiba mais sobre o projeto:
http://www.prbiodiversidade.pr.gov.br/

Associao Gacha de Empresas Florestais - Ageflor. (Portugus) A Associao Gacha de Empresas Florestais completa 37 anos de parcerias, atuando no desenvolvimento sustentvel das plantaes florestais do estado, sendo importate difusor de tecnologias para os municpios gachos. O website da Ageflor apresenta uma biblioteca virtual com vrios artigos e notcias, sendo vrias relacionadas aos Pinus no Rio Grande do Sul.
http://www.ageflor.com.br/index2.php?p=productsList&sWord=pinus

Associao Brasileira da Indstria de Madeira Processada Mecanicamente ABIMCI. (Portugus) A Associao Brasileira da Indstria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI objetiva a qualidade, a representatividade, a qualificao, a competitividade e a educao do setor, desde o reflorestamento at as indstrias de serraria e seus mercados de produtos florestais. por isso que esta associao possui em seu website um bom acervo de palestras e eventos por eles realizados ou relacionados com o setor. Procurem em:
http://www.abimci.com.br/documentos/doc_2007.html

Rigesa Solues em Embalagem. (Portugus) A empresa de papel, papel carto e embalagens de papelo ondulado Rigesa considerada uma das empresas lderes brasileiras em atividades de sustentabilidade florestal e ambiental. Logo, indicamos que os leitores dem uma olhada nos produtos e nas suas atividades silviculturais, as quais envolvem os Pinus, sua principal matriaprima fibrosa.
http://www.rigesa.com.br

Centro Tecnolgico do Mobilirio SENAI/CETEMO. (Portugus) O website do Centro Tecnolgico do Mobilirio (CETEMO), grande disseminador de informao sobre o assunto. Alm de possibilitar a compra de livros e publicaes pela internet, possui uma biblioteca virtual com muitas publicaes relacionadas ao Pinus, tratamento da sua madeira, reflorestamento, serraria, design de mveis, entre outros. O CETEMO se localiza em Bento Gonalves - RS. Tambm h o informativo tecnolgico sobre Mobilirio e Madeira do CETEMO, sendo possvel fazer download grtis de algumas edies j publicadas at o momento.
http://www.cetemo.com.br

The Gimnosperms Database. (Ingls) Este website disponibiliza informaes taxonmicas e caractersticas morfolgicas das principais famlias e espcies de rvores da Amrica no Norte, inclusive do Pinus. Para tanto, basta escolher a famlia Pinaceae no box "Choose a Taxon".
http://www.conifers.org

PINUS Holzimport. (Ingls) A Pinus Holzimport uma empresa de serraria alem, que s usa em suas obras madeiras certificadas de Pinus provindas de florestas sustentveis da Escandinvia e da Amrica do Norte. Veja em seu website os produtos, a poltica de sustentabilidade e os certificados que a empresa adquiriu.
http://www.wirgebendemholzprofil.de/zertifizierungen+M5d637b1e38d.html

Portal Moveleiro. (Portugus) O website disponibiliza notcias, artigos, entrevistas, catlogos eletrnicos de empresas e profissionais, oportunidades, enfim, muita informao especializada no setor moveleiro.
http://www.portalmoveleiro.com.br

Fabricao e Produo de Celulose Kraft de Pinus


As plantaes de Pinus para a produo de celulose e papel tm se constitudo em uma atividade econmica importante no Brasil, ganhando cada vez mais importncia para a sociedade de algumas regies e contribuindo para o desenvolvimento das mesmas. Isso ocorre devido ao rpido desenvolvimento das rvores, por ser o Pinus resistente ao frio e pouco exigente em fertilidade do solo. Assim, em algumas regies de frio intenso do pas, rvores como as dos Pinus vm superando inclusive as de Eucalyptus para a fabricao da celulose. Com a crescente demanda de papel e celulose, as fbricas esto desenvolvendo tecnologias sofisticadas para o aproveitamento cada vez mais eficiente da matria-prima, otimizando suas produes. Para tanto, a qualidade da madeira um aspecto de alta relevncia para o aumento da produtividade e para a busca de produo padronizada. Alm das condies ambientais como temperatura, solo e umidade, existem outros fatores que podem influenciar a qualidade da madeira do Pinus para fins de produo de polpa celulsica e de papel. Estes so: os referentes s classes de produtividade das rvores, ligados espcie, idade (madeira juvenil e adulta), densidade de plantio e manejo florestal; os ligados s caractersticas anatmicas (dimenses dos traquedeos e quantidade de lenho tardio), qumicas (lignina, holocelulose, matria inorgnica e extrativos totais) e fsicas (densidade bsica e umidade) da madeira. As madeiras dos Pinus so constitudas de fibras de maior comprimento do que as dos eucaliptos. Por essa razo, suas celuloses so denominadas de polpas de fibras longas. As celuloses dos eucaliptos so chamadas de fibras curtas. As fibras longas so especialmente destinadas para a fabricao de papis onde se exigem altas resistncias (dobramento, rasgo, trao, rigidez). Por essa razo, as fibras celulsicas de Pinus so orientadas para a fabricao de papis de embalagem, cartes e papeles. Nosso objetivo nessa seo da PinusLetter divulgar bons materiais tcnicos para que vocs possam aprender mais sobre esse tema. Confira as literaturas disponibilizadas na forma de uma rica coletnea de artigos sobre produo de celulose kraft a partir de madeiras de Pinus para as condies de nosso Pas: Misturas de madeira de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, Eucalyptus globulus e Pinus taeda para produo de celulose kraft atravs do processo LoSolids. A. G. M. C. Bassa. Dissertao de Mestrado ESALQ. 169 pp. (2007) 0.75 Mb
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-08032007-162226/

Polpao SuperBatch para Pinus taeda. F.S.R. Vasconcelos; F.G. Silva Jr. 40 Congresso Anual da ABTCP. Apresentao em Power Point: 25 slides. (2007) 0.65 MB
http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/outros/Pinus%20Letter%20%20Polpa% E7%E3o%20superbatch%20para%20Pinus.ppt

Qualidade da madeira, celulose e papel em Pinus taeda L.: influncia da idade e classe de produtividade. A. S. Andrade. Dissertao de Mestrado UFPR. 97 pp. (2006) 3.2 MB
http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/3884

Espectroscopia no infravermelho prximo no estudo de caractersticas da madeira e papel de Pinus taeda L. S. Nisgoski. Tese de Doutorado UFPR. 160 pp. (2005) 2.1 MB
http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2224

Antraquinona e surfactante para otimizao do processo kraft com Pinus spp.

E.

http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2506

Z.

Mocelin.

Dissertao

de

Mestrado

UFPR.

72

pp.

(2005)

MB

Parmetros de otimizao no processo de fabricao de celulose e papel. E. Bittencourt. Dissertao de Mestrado UFPR. 61pp. (2005) 1.4 MB
http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/518/2/Dissertao+Eduardo+Bittencourt.pdf

Avaliao do processo SuperBatch de polpao de Pinus taeda. F.S.R.Vasconcelos. Dissertao de Mestrado ESALQ. 106 pp. (2005) 1.45 MB
http://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/vasconcelos,fsr.pdf

Influncia dos atributos do solo sobre a qualidade da madeira de Pinus taeda para produo de celulose kraft. P. A. Rigatto; R. A. Dedecek; J. L. M. Matos. R. rvore 28(2): 267-273 (2004)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622004000200013

Pinus caribaea var. hondurensis Principais interaes entre as caractersticas da madeira e o rendimento e qualidade da celulose. L. E. G. Barrichelo. Circular Tcnica N 86. (1980) 0.14 MB
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr086.pdf

Estudo das caractersticas fsicas, anatmicas e qumicas da madeira de Pinus caribaea var hondurensis para a produo de celulose kraft. L.E.G.Barrichelo. Tese Livre Docncia USP. 173 pp. (1979) 4.8 MB
http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/outros/Estudo%20das%20caracteristicas.pdf

Pinus elliottii: fibra longa para produo de celulose kraft. C. E. B. Foelkel. ABTCP (1977) 1.34 MB
http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/ABTCP/1977.%20Pinus%20elliottii.pdf

Celulose kraft de madeiras juvenil e adulta de Pinus elliottii. C. E. B. Foelkel; L. E. G. Barrichelo; W. Garcia; J. O. Brito. IPEF. 12:127-142. (1976) 0.45 MB
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr12/cap05.pdf

Celulose kraft de Pinus ssp. C.E.B.Foelkel. 8 Conveno Anual da ABCP. 19 pp. (1975) 1.1 MB
http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/ABTCP/1975%20%20 Celulose%20kraft%20de%20Pinus%20spp%20.pdf

Variaes das caractersticas da madeira e propriedades da celulose sulfato de Pinus oocarpa em funo da idade do povoamento florestal. C. E. B. Foelkel; L. E. G. Barrichelo; A. C. B. Amaral; C. F. Valle. IPEF. 10:81-87 (1975) 0.18 MB
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr10/cap05.pdf

Unbleached kraft pulp properties of some of the Brazilian and U.S. pines. C.E.B.Foelkel. Tese de Mestrado. State University of New York / Syracuse. 204 pp. (1973) 4.35 MB
http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/outros/Unbleached%20kraft%20pulp.pdf

Fototeca (Galeria de Fotos) do Pinus

Com a crescente demanda de madeira pela populao, tem ocorrido o aumento de plantaes de pinceas no mundo, e principalmente daquelas do gnero Pinus. Assim, o interesse das pessoas a respeito desse gnero tambm aumenta quase que na mesma intensidade em que os Pinus se tornam mais e mais importantes. Isso ocorre devido s caractersticas das rvores que, alm de possurem rpido crescimento, tambm so matria-prima para vrios produtos, como os derivados de papis e papeles, mveis, moradias, resinas, carvo, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Logo, essas rvores comeam a fazer parte da economia de regies, da paisagem, do cotidiano e at mesmo da vida, no apenas dos agricultores e dos profissionais da silvicultura, mas da maioria dos cidados comuns, os quais muitas vezes esto utilizando seus produtos sem ao menos perceberem. por isso que estamos dedicando esta seo da PinusLetter a mostrar as belezas das rvores das Pinceas atravs de fotos de suas florestas naturais, reflorestamentos, suas estruturas morfolgicas, madeiras, pinhas, mudas, rvores isoladas, pinheiros de natal, entre outras tantas paisagens maravilhosas encontradas no Brasil e no mundo. Galeria de Fotos de Celso Foelkel Brasil. (Portugus) Na galeria de fotos de Celso Foelkel h vrias fotos de florestas, rvores e madeiras de Pinus. Tambm se encontra nesta fototeca imagens de alguns dos principais manejos de plantaes deste gnero, incluindo a resinagem. Pode-se ainda visualizar imagens de fibras e de madeiras de Pinus obtidas com o auxlio da microscopia. Logo, esta galeria de fotos bastante completa, podendo-se encontrar fotos dos Pinus no apenas no Brasil, mas em outras partes do mundo. Acesse:
http://www.celso-foelkel.com.br/fotos.html

Ancient Bristlecone Pine Forest. (Ingls) A galeria de fotos pertencente a Bill Taylor apresenta uma seo com fotografias de Pinus longaeva. Segundo o autor, esta uma das espcies mais antigas de Pinus existentes, que suporta climas adversos e solos pobres. Estas rvores possuem partes j mortas que ficam com colorao amarelada e no se decompem facilmente, devido resina existente na madeira. Confira, pois as fotos das rvores so magnficas e muito artsticas...
http://www.pbase.com/billphoto/bristlecone

No mesmo website bsico de fotos, temos ainda a coleo de Bill Morgenstern que possui outra seo de fotos de florestas e rvores, contendo algumas plantaes de Pinus. Tambm uma beleza as fotos, navegue por l...
http://www.pbase.com/earthmoodsphoto/trees

Pictures: Bristlecone Pine Trees, White Mountains. (Ingls) Por toda sua beleza, raridade e longevidade, Pinus longaeva, tambm encontrado em uma seo de fotos na Royalty Free Stock Photography de Brad Perks. Estas fotos podem ser acessadas em:
http://www.pcimagenetwork.com/bristle/bristle.html

I Love Pine: Scots Pine Photo Gallery. (Ingls) A galeria de fotos da ONG escocesa "Trees of Life", mostra um acervo enorme com fotos maravilhosas das pinceas nativas existentes no pas, principalmente do conhecido pinheiro-escocs (Pinus sylvestris). Esta ONG tem por objetivo a restaurao e conservao das florestas das terras altas da Esccia. A visualisao das fotos livre e gratuita.
http://www.treesforlife.org.uk/ilovepine/imagegallery.html

Photo

Gallery:

North

American

Trees

and

Forests.

(Ingls)

http://forestry.about.com/library/gallery/blg-nats_index.htm

Este um Blog norte-americano da about.com. pertencente Stevie Nix , bacharel em recursos florestais pela Universidade da Georgia - EUA. O autor possui vrios links em sua galeria de fotos, contendo fotos de inmeras florestas e espcies de rvores da Amrica do Norte como da ginkgo, do cedro vermelho e de diversas espcies de Pinus. O site est em ingls; logo, para acessar as fotos de Pinus procure pela palavra "pine" nos links.
http://forestry.about.com/library/gallery/blg-nats_crater.htm?once=true& http://forestry.about.com/library/gallery/blg-nats_pstrob.htm?once=true&

http://forestry.about.com/library/gallery/blg-nats_llp1.htm?once=true&

Dem uma olhada nas fazendas de rvores de natal "Christmas Tree Farm - Fraser Fir Christmas Tree Farm in Fall Color". - As plantaes ficam no meio de florestas das espcies nativas caduciflias norte americanas que no outono apresentam coloraes maravilhosas, dando um contraste muito interessante com os pinheiros.
http://forestry.about.com/od/forestphotogalleries/ig/Christmas-Tree-Farm

Este site, atravs de fotos e explicaes, possui um identificador das rvores mais comuns norte-americanas, o que incluem as conferas. Acessem os nomes comuns das pinceas em:
http://forestry.about.com/cs/treeid/a/the_pines.htm

Para

ver

espcies

de

Pinus

acesse:

http://forestry.about.com/gi/dynamic/offsite.htm? site=http://www.forestryimages.org/browse/catsubject.cfm%3Fcat=58

Operational Adjustment Factors - Forest Practices Branch - BC Canada - Photo Gallery. (Ingls) Este site apresenta uma galeria de fotos dos principais problemas enfrentados em plantaes de pinceas que levam depreciao da qualidade da madeira, tais como: baixa densidade populacional, doenas, pragas, baixa fertilidade do solo, entre outros.
http://www.for.gov.bc.ca/HFP/silviculture/OAF1/gallery/index.htm

Corma del Bo Bo - Corporacin Chilena de la Madera. (Espanhol) A Corma Bo Bo uma organizao institucional do setor florestal empresarial chileno da regio do Rio Bo Bo. Engloba fabricantes de produtos florestais, tais como celulose, papel, madeira serrada, painis, aglomerados, chapas laminadas, a maior parte obtida a partir da madeira de Pinus radiata. Tambm se preocupa com a gesto ambiental, a certificao da madeira e aspectos de segurana laboral e de sade dos funcionrios dessa indstria. A entidade tem em sua biblioteca virtual diversas publicaes e tambm uma fototeca de Pinus. H fotos muito interessantes de alguns dos processos industriais e florestais, como a colheita florestal e a serraria. Acessem e aproveitem as fotos de muito boa qualidade.
http://www.cormabiobio.cl/6accionar/bibliotecas/fototec/fot1.htm

Picture Gallery of Trees and Tree Rings. (Ingls) A galeria de fotos de rvores e de seus anis de crescimento, pertencente ao Dr. Henri D. Grissino-Mayer, possui uma grande quantidade de fotos de conferas, incluindo o gnero Pinus. O interessante que o autor faz um comentrio de cada foto relatando suas principais curiosidades, onde foram tiradas, espcies das rvores, algumas de suas pesquisas, sugestes e tambm opinies. Fotos de rvores das espcies de Pinus ponderosa, P. longaeva, P. balfouriana, P. caribaea, P. pungens, P. albicaulis, P. flexlis e P. palustris podem ser apreciadas nos vrios parques, vales e montanhas dos EUA. Isso sem falar na seo das fotos dos anis de crescimento dessas rvores, j que h um acervo ainda mais variado pertencente ao Pinus.
http://web.utk.edu/~grissino/gallery.htm

Upland Pine Photo Gallery. (Ingls) A galeria de fotos de educao ambiental sobre reas naturais da Universidade da Flrida, apresenta fotos de ecossistemas de pinceas de terras altas, que juntas com textos explicativos, mostram porque essas florestas necessitam de fogo controlado na regio. Se ao ler isso ficou curioso, acesse:
http://natl.ifas.ufl.edu/pinegall.html

Forestry Photo Gallery. (Ingls) O website do Natural Resources Conservation Service - Alabama, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, possui um acervo de fotos de manejo de florestas muito interessante. Nele, pode-se encontrar fotos de fogo em florestas, de aceiros, de mudas, de sistemas silvopastoris, de danos de furaces em florestas, tudo com Pinus.
http://www.al.nrcs.usda.gov/technical/photo/forest.html

FOTOSEARCH - Banco de Imagens - Fotos e Imagens dos Pinus. (Portugus) A FotoSearch uma distribuidora de imagens isentas de royalties e de direitos autorais. Ela conseguiu reunir em seu website cerca de 200 fotos de Pinus. H fotos de todos os tipos e para todos os gostos, mostrando desde os Pinus no inverno nevoso das regies

temperadas at paisagens martimas no vero contendo a rvore como cenrio. Tambm tem fotos de pinheiros de natal, decoraes natalinas com os Pinus, fotos de animais silvestres e at de pessoas com Pinus algumas vezes como pano de fundo. Vale a pena dar uma conferida.
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/pinus.html

Pinaceae Family. (Ingls) O website da Protophoto apresenta 13 fotos de pinceas, incluindo diversas fotos de partes das rvores dos Pinus.
http://protophoto.com/subject.html?subject_id=528

INIA Fototeca Forestal. (Espanhol) Em 2000, o Instituto Nacional de Investigao e Tecnologia Agrria e Alimentar da Espanha (INIA), iniciou um projeto de documentao de fotos florestais de seu pas, estando hoje disponveis para visualizao a todo o pblico interessado. Realizando a busca por Pinus nesta fototeca, encontram-se mais de 300 fotos. Algumas das imagens tambm podem ser utilizadas obedecendo s normas estabelecidas pelo instituto.
http://wwwx.inia.es/fototeca/FOTBusquedaServlet?modo=1 http://www.inia.es/inia (website do INIA) (pgina de busca na fototeca do INIA)

Mini-Artigo Tcnico por Ester Foelkel

As Micorrizas e o Pinus
A associao entre razes de rvores e os fungos micorrzicos foi descoberta j h bastante tempo. Foi A. B. Frank, que em 1889, apresentou os primeiros trabalhos referentes ao assunto, denominando essa interao de micorriza (em grego significa fungo + raiz). Desde ento as micorrizas vm sendo cada vez mais estudadas e hoje sabe-se que em torno de 95 % das rvores apresentam essas associaes mutualsticas, incluindo-se as Pinceas (Barshi & Kumar apud Tomazello Filho & Krgner,1982). Tipos de Micorrizas

Existem dois tipo de micorrizas, que distinguem-se pelas formas de associao: nas endomicorrizas, os fungos penetram nas razes, apresentado suas estruturas de frutificao (haustrios) no interior das clulas; nas ectomicorrizas, o desenvolvimento se d entre as clulas do crtex radicular das pequenas razes absortivas, e suas estruturas reprodutivas se desenvolvem externamente a estas, podendo muitas vezes serem visualizadas ao olho nu. Em algumas espcies florestais podem ocorrer ambos os tipos de micorrizas (Jord, 2006). Para os Pinus, a associao mais comum a de ectomicorrizas. As ectomicorrizas podem ser encontradas em at 10% da flora mundial, o que representa cerca de 2.000 espcies de plantas de grande porte como as rvores (Rigran, s/d; Souza et al., 2006). Morfologia das Ectomicorrizas

As ectomicorrizas, vistas sob corte transversal em microscpio, possuem trs componentes de identificao. Estes so a manta fngica, a rede de Harting e o miclio circundante. A manta fngica um aglomeramento de hifas que pode ser tanto esparso como espesso, envolvendo a parte externa da raiz. Pode variar em espessura e tem papel importante no armazenamento de nutrientes e tambm na proteo contra

fitopatgenos. A rede de Harting uma regio diferenciada da micorriza que ligada externamente manta fngica. Ocupa camadas do crtex e penetra na raiz intercelularmente. o local onde ocorrem as trocas entre a raiz e os fungos, havendo hifas de forma labirntica e a produo de enzimas fngicas que modificam as paredes celulares dos hospedeiros, estabelecendo uma zona de contato. O miclio circundante pode ser visto no solo ao redor das razes e h vrias formas, com hifas isoladas ou em feixes, esclerdios e frutificaes. Esta ltima depende de condies ambientais especficas e do estado nutricional e hormonal para ocorrer (Bellei & Carvalho, 1992). Biologia das Ectomicorrizas O processo de infeco primria inicia-se com a germinao dos esporos do fungo no solo, que para se estabelecer junto raiz, comea suas atividades sob condies propcias. O fungo vai-se desenvolvendo e colonizando a superfcie radicular, formando hifas aglomeradas em tufos. Logo aps, h a penetrao pelas junes celulares, concentrando-se na zona de infeco micorrzica, atrs do meristema apical radicular e passando a colonizar o crtex intercelular. Esta colonizao feita por meio de enzimas digestivas que degradam a lamela mdia das clulas da planta, abrindo espao para o avano entre as clulas, formando a rede de Harting e a manta fngica posteriormente. A micorrizao de razes resulta em modificaes morfolgicas, permitindo que os miclios fngicos possam ser visualizados a olho nu. Os fungos micorrzicos, aps estabelecidos nas razes, passam a acompanhar o crescimento destas, havendo a colonizao secundria (Siqueira & Franco apud Souza et al., 2006). Alm dos esporos, qualquer parte do fungo disponvel no solo que entre em contato com a rizosfera tambm pode originar micorrizas. Vantagens para o Pinus e outras Espcies Florestais H milhes de anos, as plantas vm se adaptando a condies ambientais desfavorveis ao seu desenvolvimento, como competio vegetal, queimadas, inundaes, secas, entre outras. As associaes de razes das rvores e fungos micorrzicos existentes no solo no deixa de ser uma dessas adaptaes de sobrevivncia a ambientes hostis em que ambos os organismos se beneficiam. O vegetal fornece ao fungo grandes quantidades de matria orgnica, como carboidratos, derivados da fotossntese, alm da umidade, to desejvel para o desenvolvimento da maioria dos fungos. Em compensao, as micorrizas, ao se desenvolverem nas razes, aumentam sua rea de absoro, estimulando o desenvolvimento radicular, a absoro de gua, minerais e nutrientes pelas plantas. Alm disso, promovem proteo contra metais pesados da poluio e contra alguns fitopatgenos. Plantas que apresentam razes colonizadas por micorrizas so mais resistentes seca e conseguem absorver parte do fsforo imobilizado em solos cidos e alcalinos. Este ltimo somente possvel graas ao grande poder absortivo das hifas das micorrizas, que por serem extremamente menores que as razes, conseguem extrair este nutriente onde as razes no conseguem (Rigran, s/d). De acordo com Jord (2006), essas relaes de mutualismo so to intrnsecas que os fungos chegam a estar aderidos nas razes das rvores, o que propicia sua adaptao inclusive a solos muito pobres em fertilidade e em reas degradadas. Segundo a mesma autora, as principais vantagens que fungos micorrzicos podem trazer s espcies florestais so:

induo de crescimento da parte area e vigor pelo aumento da absoro de nutrientes; aumento do vigor e da eficcia da parte subterrnea devido ao favorecimento do

nmero total de razes primrias e secundrias e da melhoria da capacidade absortiva, que pode ocorrer devido sintetizao de reguladores de crescimento pelos fungos (Bellei & Carvalho, 1992); aumento da quantidade de mudas transplantadas sobreviventes, diminuio das falhas nas linhas de germinao em viveiros e aumento da adaptabilidade das mudas a sobreviver em ambientes desfavorveis; diminuio de doenas de solo como o "Dampingoff", tanto nos viveiros como no campo, porque o patgeno passa a no encontrar mais disponvel a matria orgnica carbonatada existente na zona radicular, que passou a ser utilizada pelo fungo micorrzico formando uma espcie de barreira protetora.

As micorrizas, em estudos cientficos, segundo Jord, j causaram incremento acumulado com Pinus taeda, P. caribaea e P. elliottii superiores a 67%. Isto uma prova de que a associao fungo/raiz traz grandes benefcios, indicando sua potencialidade para o cultivo de Pinus. Vantagens Econmica e Social

Em muitos casos, os Pinus esto sendo introduzidos em regies onde nunca haviam sido plantados anteriormente. Muitos dos solos destas novas regies no possuem micorrizas naturais especficas para esta rvore, o que pode dificultar seu desenvolvimento, podendo inclusive levar ao fracasso da introduo. Assim, muitos estudiosos aconselham a inoculao nas mudas nas novas reas, afim de evitar prejuzos econmicos da produo (Tomazello Filho & Krgner,1982). A inoculao de micorrizas, por elevar a taxa de crescimento, permite que haja rotaes de cultura em tempos menores, aumentando o lucro da rea. H tambm a diminuio de uso de fertilizantes e de defensivos qumicos em plantaes com micorrizas presentes (Franco, 2006). Relevante parte dos fungos comestveis no mundo so micorrzicos. Logo, muitas espcies j so comercializadas, no Chile e em pases da Europa e sia, gerando fonte de renda adicional, trabalho e alimento para inmeros agricultores. Os principais fungos micorrzicos comercializados a nvel mundial so dos gneros: Tuber, Tricholoma, Boletu, Cantharellus, Morchella, Lactarius e Suillus (Chung, 2005; Franco, 2006). Tcnicas Inoculatrias em Pinus

Conforme Bellei & Carvalho (1992), existem situaes em que se requer a introduo de fungos ectomicorrzicos em plantaes, como: plantaes fora do "habitat" natural dos fungos, solos degradados, regies com apenas endomicorrizas no solo, sujeitas a queimadas peridicas, entre outras. Krgner & Tomazello Filho (1979) indicaram as principais tcnicas inoculatrias de ectomicorrizas existentes na poca para Pinus spp. em todas as regies do pas. No trabalho, os autores ressaltaram que h dois tipos de inculos utilizados: o natural e o artificial. O inculo de micorrizas natural ainda o mais usado. Para tanto, recolhem-se as acculas em decomposio (chamadas de "litter") da superfcie dos solos de florestas de Pinus j estabelecidas e se incorporam as mesmas nos substratos dos viveiros. Outra tcnica de inoculao natural mais eficiente do que a anterior a de triturar razes de Pinus contendo corpos de frutificao de ectomicorrizas visveis, misturando-se ao substrato de viveiros. J os inculos artificiais provm de miclios e estruturas fngicas de culturas puras cultivadas em meio de cultura em laboratrio. Segundo os autores, esta a tcnica ideal, que visa infestao de ectomicorrizas mais especficas para cada espcie de Pinus, diminuindo a infestao de patgenos e outras espcies indgenas, quando comparadas tcnica do "litter". Os inculos artificiais podem ser lquidos ou slidos e misturados a "carreadores", que so substratos slidos esterilizados como a vermiculita, a turfa, rocha fosfrica, carbono ativado, entre outros, com a finalidade de facilitar a inoculao no substrato das mudas.

As fases necessrias para a transformao de um fungo micorrzico em um inculo artificial so: (a) coleta de fungos naturais e de suas estruturas reprodutivas em florestas; (b) no laboratrio, faz-se a identificao destes em microscpio atravs de suas estruturas de frutificao; (c) aps, os fungos so multiplicados em suas condies ideais de crescimento, formando-se os "inculos sementes"; (d) separao em cepas (raas de fungo); e (d) cria-se o banco das cepas (Franco, 2005). H possibilidade de compra de inoculantes de bancos de pases como Chile, Argentina, Estados Unidos, entre outros. Outros estudos

Em estudos da Escola Superior Agrria de Bragana realizaram-se avaliaes sobre a micorrizao "in vitro" de trs espcies de ectomicorrizas existentes nas suas reas de estudos (Vila Me - Portugal) em mudas recm germinadas de Pinus pinaster. Como resultados, Pisolithus tinctorius e Lactarius deliciosus apresentaram ndices positivos de germinao e nas taxas de crescimento areo e radicular das plantas (Marrocos, 2007). Bettiol et al. (2006) observaram a incidncia de fungos micorrzicos em mudas de Pinus caribaea var. hondurensis em substratos contendo diferentes porcentagens de lodo de esgoto e de acculas de Pinus. Foram inoculadas artificialmente duas espcies de micorrizas (Pisolithus tinctorius e Thelephora terrestris) nas mudas e avaliados os resultados em dois plantios subsequentes nos mesmos substratos. Observou-se que para T. terrestris o lodo no afetou seu desenvolvimento, inclusive aumentando o desenvolvimento das mudas com o aumento de matria orgnica. Isso no foi observado para P. tinctorius, que mostrou-se sensvel ao aumento de concentrao de lodo, diminuindo sua incidncia e desenvolvimento. Com relao s concentraes de substrato com acculas, os autores observaram maiores inibies de ambas micorrizas comparando suas incidncia com o tratamento lodo. No plantio subsequente houve baixas reincidncias dos fungos estudados. Franco (2005) observou incrementos, todos acima de 90 %, na altura e no dimetro de mudas de Pinus radiada inoculados artificialmente com Boletus eduzis e B. pinophilus em 3 ensaios de 16 meses. Fujimura et al. (2005) observaram o aparecimento de espcies de ectomicorrizas em solo aps fogo induzido de baixa densidade, em florestas de Pinus ponderosa, OregonUSA. Quinze porcento dos fungos ectomicorrzicos encontrados foram de ascomicetos, o que contribuiu para o conhecimento da microbiota do solo aps uma queimada na regio, e como esta pode ajudar as rvores que apresentam tolerncia ao fogo. Silva et al. (2003) relataram o desenvolvimento de mudas de Pinus elliottii Engelm inoculadas com distintos isolados de micorrizas em solo arenoso. Como resultados, os autores no encontraram benefcios significativos entre os fungos e a absoro de nutrientes e nem no desenvolvimento da parte area das mudas; contudo, duas espcies de fungos (F1 RS e Pt Silv) proporcionaram s plantas maior desenvolvimento de suas partes subterrneas, como aumento da massa verde radicular, do comprimento da raiz e da sua rea superficial especfica. Em experimento conduzido por Zavattieri (2003) e colaboradores na Universidade de vora, inocularam-se micorrizas em plntulas de Pinus pinea "in vitro" e houve dois resultados: a induo de novas razes devido s maiores produes do regulador de crescimento auxina e a maior taxa de crescimento destas plntulas comparadas s testemunhas. Os autores ainda comentam que as mudas aps transferidas a substrato de vermiculita, tiveram melhor aclimatao, no apenas pelas maiores quantidades de razes, mas tambm por assimilarem mais CO2 e por terem menores taxas de transpirao. Rudawska et al. (2001), em estudos observando a relao entre diferentes concentraes de fertilizao nitrogenada e a quantidade e qualidade de ectomicorrizas

nativas em viveiro de Pinus sylvestris na Polnia, encontraram uma correlao negativa entre ambos: quanto maiores as concentraes de nitrognio no substrato, menores eram as interaes simbiticas entre razes e micorrizas. Logo, os autores ressaltam que a otimizao da fertilizao nitrogenada no solo necessria para o aumento da colonizao por fungos micorrzicos nativos, conseqentemente, ajudando no melhor desenvolvimento de mudas desse pinheiro. Gorissen & Kuyper (1999) utilizaram duas espcies de ectomicorrizas (Laccaria bicolor, nitrotolerante, e Suillus bovinus, nitrofobaco) inoculadas artificialmente em mudas de Pinus sylvestris para realizao de experimentos contendo diferentes nveis de 14CO2, observando posteriormente o aumento de carbono 14 nas mudas e suas concentraes de nitrognio. Os autores constataram que o aumento de 14CO2, tambm aumentou a quantidade de carbono 14 encontrados nas mudas para ambas espcies. Contudo, estes resultados foram mais promissores para S. bovinus que incorporou o carbono extra e utilizou-o para aumento do desenvolvimento das razes das mudas. Em relao as concentraes de nitrognio nas mudas, S. bovinus incorporou-o em dobro em relao a L. bicolor. possvel identificar os fungos micorrzicos a olho nu, pela cor, rugosidade, formas morfolgicas das estruturas de reproduo e hbitos de crescimento destas nas razes de Pinus. Como exemplos, T. terrestris apresenta colorao creme rseo quando jovem e marrom escuro aps sua maturao e seus esporfitos envolvem o colo das mudas ao aflorarem do solo. J os basidiosporos (estrutura reprodutiva) de P. tinctoriu, que se desenvolvem acima do solo, possuem cor marrom claro mostarda com manchas escuras na superfcie (Tomazello Filho & Krgner, 1982). Krgner & Tomazello Filho (1981) ressaltaram que as ectomicorrizas Thelephora terrestris, Rhizopogon spp., Scleroderma spp. e Suillus granulatus foram as ectomicorrizas mais comuns encontradas em viveiros de Pinus e identificadas no Brasil na poca. O fungo ectomicorrzico Pisolithus tinctorius, muito encontrado em Eucalyptus, estava tambm sendo inoculado em razes de Pinus com respostas bastante promissoras. Os mesmos autores, em 1982, tambm relataram que T. terrestris e P. tinctoriu so as ectomicorrizas mais estudadas no exterior e no Brasil, apresentando caractersticas de elevada capacidade simbitica com seu "hospedeiro" Pinus, principalmente sobre condies adversas de desenvolvimento. Oliveira e Barros (1981), comparando distintas concentraes de inculo micorrzico em viveiros de Pinus caribaea var. hondurensis, relataram que em maiores concentraes houve acrscimo no desenvolvimento das mudas, principalmente em termos de altura e biomassa seca. Tomazello Filho & Krgner (1980) observaram o crescimento de mudas de Pinus caribaea var. bahamensis quando inoculados artificialmente com duas espcies de ectomicorrizas (Thelephora terrestris e Pisolithus tinctorius) em viveiro florestal no litoral sul da Bahia. Como principais resultados encontrados, houve acrscimos na altura, no dimetro do colo e peso seco total das mudas em 64,1; 19,4 e 86,8 %, respectivamente, quando comparados com o grupo testemunha sem a inoculao de micorrizas. Krgner & Tomazello Filho (1980), em experimento com mudas de Pinus caribaea var. bahamensis na Bahia, relacionaram a fertilidade mineral do substrato com o desenvolvimento das mudas inoculadas artificialmente com dois inculos de micorrizas (Pisolithus tinctorius e Thelephora terrestris) por dois anos. Os autores observaram que, com o aumento da fertilidade, as mudas contendo P. tinctorius tiveram melhor desenvolvimento em relao s com T. terrestris; contudo, nas parcelas sem fertilizao, o desenvolvimento das mudas no se mostrou diferente, mesmo na presena das micorrizas. A taxa de sobrevivncia das mudas contendo micorrizas em dois anos foi alta (94 %) comparada das mudas testemunhas, que no apresentara inoculao (52 %). Estas mudas, no segundo ano, apesar de no inoculadas, tiveram

uma contaminao natural das micorrizas. Isso indica o alto potencial de disseminao destes fungos no solo. Consideraes Finais

Apesar do grande avano da pesquisa em ectomicorrizas no Brasil e no mundo, ainda h necessidade de mais estudos visando a tcnicas de inoculao mais eficientes e tambm seleo de cepas de fungos mais adaptadas e especializadas a cada espcie e a cada ecotipo de Pinus, buscando cada vez mais o incremento desta j to benfica associao. Levando em conta as vantagens econmicas que os fungos micorrzicos podem trazer aos produtores de Pinus, a utilizao de tcnicas inoculatrias devem ser mais avaliadas e incentivadas para o aumento do lucro do produtor. Micorrizas comestveis podem ter maior incentivo de produo e comercializao no Brasil, tendo como exemplo os projetos e pesquisas realizados por rgos de pesquisa no Chile (Chung, 2005) em busca de novas fontes de receitas scio-econmica no meio rural.

Bibliografia citada (ordenada pelo ano de publicao) Demonstrao do papel dos macrofungos nas vertentes agronmica, econmica e ambiental no Nordeste Transmontano. Aplicao produo de plantas de castanheiro, pinheiro e carvalho. Resultados relativos a Pinus pinaster. M. Marrocos. Escola Superior Agrria de Bragana. Apresentao de Power Point: 43 slides. (2007) 4.75 MB.
http://www.centropinus.org/atecnicas2007/proj689.pdf

Estudos sobre fungos micorrzicos. V. C. Souza; R. A. Silva; G. D. Cardoso; A. F. Barreto. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental 10(3):612618 (2006)
http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v10n3/v10n3a11.pdf

Las ventajas del uso de micorrizas en la produccin de plantines forestales. L. A. Jord. Centro de Estudios Ecologicos Argentino. (2006)
http://www.cdeea.com/micorrizasarticulo.htm

Pezizalean mycorrhizas and sporocarps in ponderosa pine (Pinus ponderosa) after prescribed fires in eastern Oregon, USA. K. E. Fujimura; J. E. Smith; T. R. Horton; N. S. Weber;J. W. Spatafora. Mycorrhiza. 15:79-86 (2005)
http://www.fs.fed.us/pnw/pubs/journals/pnw_2005_fujimura001.pdf

Principales hongos comestibles y no comestibles presentes em Chile. P. Chung. INFOR Instituto Forestal Bio Bio (2005)
http://www.ctpf.cl/documentos/Guia_campo_hongos.pdf

Hongos micorrzicos Apresentao

http://www.infor.cl/centro_documentacion/documentos_digitales/hongos_micorricicos_comestibles.pdf

comestibles INFOR

em

plantaciones forestales. Micorriza

J.

Franco. (2005)

Produo de mudas de Pinus elliottii Engelm. micorrizadas em solo arenoso. R. F. Silva; Z. I. Antoniolli; R. Andreazza. Cincia Florestal 13(2): 57-65 (2003)
http://www.ufsm.br/cienciaflorestal/artigos/v13n2/A7V13N2.pdf

Micorrizao in vitro de plntulas de pinheiro manso (Pinus pinea L.) obtidas via organognesis. M. A. Zavattieri; P. Oliveira; A.V. Peixe; J. Barriga, C. Cavaleiro. (2003)
http://home.uevora.pt/~zavattieri/Micorrizas.htm

Mycorrhizal status of Pinus sylvestris L. nursery stock in Poland as influenced by

nitrogen fertilization. M. Rudawska; T. Leski; R. Gornowicz. Dendrobiology 46: 49-58 (2001)


ftp://www.idpan.poznan.pl/46_49_58.pdf

Fungal species-specific responses of ectomycorrhizal Scots pine (Pinus sylvestris) to elevated [CO2]. A . Gorissen; TH. W. Kuyper. New Phytol. 146: 163168. (2000)
http://www.blackwell-synergy.com/doi/pdf/10.1046/j.1469-8137.2000.00610.x?cookieSet=1

Ectomicorrizas. M. M. Bellei; E. M. S. Carvalho. In: Microbiolgia do solo. E. J. B.N. Cardoso; S. M. Tsai; M. C. P. Neves. Sociedade Brasileira de Cincia do Solo. 297-318 p. (1992) Influncia de lodo de esgoto e acculas de Pinus na formao de ectomicorrizas em mudas de Pinus caribaea Var. hondurensis pelos fungos Pisolithus tinctorius e Thelephora tetrestris. W. Bettiol; C. G. Auer; T. L. Krgner; M. E. M. Prezotto. IPEF 34: 41-46 (1986)
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr34/cap06.pdf

Aspectos da associao micorrzica em Pinus spp. M. Tomazello Filho e T. L. Krgner. IPEF Srie Tcnica 3(9): 1 32 (1982)
http://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr09/cap01.pdf

Ocorrncia de micorrizas em espcies de Pinus e identificao dos fungos associados. T.L. Krgner e M. Tomazello Filho. Circular Tcnica 139. 8 pp. (1981)
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr139.pdf

Influncia das micorrizas na formao de mudas de Pinus caribaea Morelet var. hondurensis. O.S. Oliveira; P.L.C. Barros. Revista Floresta 12(1): 66-71 (1981)
http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/floresta/article/view/6285/4495

Formao de ectomicorrizas e crescimento de mudas de Pinus caribaea var. bahamensis em solo de viveiro infestado artificialmente com Thelephora terrestris e Pisolithus tinctorius no litoral sul da Bahia. M. Tomazello Filho e T. L. Krgner. IPEF 21: 21-37 (1980)
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr21/cap02.pdf

Efeito dos fungos ectomicorrzicos Pisolithus tinctorius e Thelephora terrestris e de fertilizao mineral no crescimento e sobrevivncia de Pinus caribaea var. bahamensis, em condies de campo, no litoral sul da Bahia. T. L. Krgner e M. Tomazello Filho. IPEF 21:41-51 (1980)
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr21/cap03.pdf

Tecnologia de inoculao micorrzica em viveiros de Pinus spp. T. L. Krgner; M. Tomazello Filho. Circular Tcnica 71. 5 pp. (1979)
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr071.pdf

Micorrizas e rizobactrias em plantas para urbanizao. Rigran Comercial e Industrial Qumicos. 8 pp. (sem referncia de data)
http://www.rigran.com.br/resources/multimidia/files/1164296168_Micorrizas.doc

PinusLetter um informativo tcnico, com artigos e informaes acerca de tecnologias florestais e industriais sobre os Pinus Coordenao e Redao Tcnica - Ester Foelkel e Celso Foelkel Editorao - Alessandra Foelkel GRAU CELSIUS: Tel.(51) 3338-4809 Copyrights 2005-2007 - celso@celso-foelkel.com.br ester.foelkel@via-rs.net

Essa PinusLetter uma realizao da Grau Celsius com apoio financeiro da ABTCP - Associao Brasileira Tcnica de Celulose e Papel e da empresa CRA-KSH. As opinies expressas nos artigos redigidos por Ester Foelkel e Celso Foelkel e o contedo dos websites recomendados para leitura no expressam necessariamente as opinies dos patrocinadores.

Caso voc no queira continuar recebendo a PinusLetter, envie um e-mail de cancelamento para foelkel@via-rs.net

Caso esteja interessado em apoiar ou patrocinar a PinusLetter,envie uma mensagem de e-mail demonstrando sua intenso para foelkel@via-rs.net

Caso queira se cadastrar para passar a receber as prximas edies da PinusLetter bem como do Eucalyptus Online Book & Newsletter, clique em Registrar-se

Object1

You might also like