You are on page 1of 4

Funes dos sistemas de defesas do organismo O sistema imunolgico ou sistema imune de grande eficincia no combate a microorganismos invasores.

s. Mas no s isso; ele tambm responsvel pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de clulas mortas, a renovao de determinadas estruturas, rejeio de enxertos, e memria imunolgica. Tambm ativo contra clulas alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas clulas, se no forem destrudas, podem dar origem a tumores.

Clulas do sistema imune so altamente organizadas como um exrcito. Cada tipo de clula age de acordo com sua funo. Algumas so encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supresso (inibio), outras apresentam o inimigo ao exrcito do sistema imune, outras s atacam para matar, outras constroem substncias que neutralizam os inimigos ou neutralizam substncias liberadas pelos inimigos.

Formas de defesa O nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser diferenciados quanto a sua especificidade, ou seja, existem os inespecficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho, sem que este seja especfico e os especficos contra o antgeno (corpo estranho).

RESPOSTA INESPECFICA

Primeira defesa: Barreiras naturais O organismo possui barreiras naturais que so obviamente inespecficas, como a da pele (queratina, lipdios e cidos graxos), a saliva, o cido clordrico do estmago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratrio, clios do epitlio respiratrio, peristaltismo, flora normal, entre outros.

Segunda defesa: Barreira vasoativa e termognica Se as barreiras fsicas, qumicas e biolgicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem clulas que liberam substncias vasoativas, os mastcitos, clulas do tecido conjuntivo, originadas a partir de clulas mesenquimatosas (clulas de grande potncia de diferenciao que do origem s clulas do tecido conjuntivo). Possuem citoplasma rico em grnulos basfilos (coram-se por corantes bsicos). Sua principal funo armazenar potentes mediadores qumicos da inflamao, como a histamina, heparina, ECF-A (fator quimiotxico de atrao- dos eosinfilos) e fatores quimiotxicos (de atrao) dos neutrfilos. Elas participam de reaes alrgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leuccitos at o local e proporcionando uma vasodilatao. Isso causa vermelhido, inchao, aumento da temperatura e dor, conjunto de alteraes conhecido como inflamao.

A vasodilatao aumenta a temperatura no local inflamado, dificultando a proliferao de microrganismos e estimulando a migrao de clulas de defesa. Algumas das substncias liberadas no local da inflamao alcanam o centro termorregulador localizado no hipotlamo, originando a febre (elevao da temperatura corporal). Apesar do mal-estar e desconforto, a febre um importante fator no combate s infeces, pois alm de ser desfavorvel para a sobrevivncia dos microorganismos invasores, tambm estimula muitos dos mecanismos de defesa de nosso corpo.

Alm dos mastcitos, tambm fazem parte do sistema imune as clulas do sistema mononuclear fagocitrio, (SMF) antigamente conhecido por sistema retculo-endotelial e mastcitos. As primeiras so especializadas em fagocitose e apresentao do antgeno ao exrcito do sistema imune. So elas: macrfagos alveolares (nos pulmes), micrglia (no tecido nervoso), clulas de Kuppfer (no fgado) e macrfagos em geral.

Terceira defesa Fase quimiotxica. Por diapedese, neutrfilos e moncitos so atrados at o local da inflamao, passando a englobar e destruir (fagocitose) os agentes invasores. A diapedese e a fagocitose fazem dos neutrfilos a linha de frente no combate s infeces.

Outras substncias liberadas no local da infeco chegam pelos vasos sangneos at a medula ssea, estimulando a liberao de mais neutrfilos, que ficam aumentados durante a fase aguda da infeco. No plasma tambm existem protenas de ao bactericida que ajudam os neutrfilos no combate infeco. A inflamao determina o acmulo de fibrina, que forma um envoltrio ao redor do local, evitando a progresso da infeco.

Quarta defesa Caso a resposta inflamatria no seja eficaz na conteno da infeco, o sistema imune passa a depender de mecanismos mais especficos e sofisticados, dos quais tomam parte vrios tipos celulares, o que chamamos resposta imune especfica.

RESPOSTA ESPECFICA

A resposta imune um dos mais importantes mecanismos adaptativos, pois permite a sobrevivncia em ambientes potencialmente lesivos. A batalha contra a infeco se processa em duas frentes: a imunidade humoral, mediada por anticorpos, e a imunidade celular, mediada por clulas.

Em funo da inflamao, aumenta a drenagem de lquido e de materiais pelos vasos linfticos e a chegada desses materiais aos gnglios linfticos da regio, onde existem muitos macrfagos (ver figura). Entre as clulas que normalmente so encontradas nos gnglios linfticos destacam-se os linfcitos e as clulas apresentadoras de antgenos, que reconhecem substncias estranhas ao corpo (macrfagos). Essas estimulam os linfcitos T4 ou auxiliadores a produzirem inmeras

substncias capazes de estimular outros linfcitos T e outras importantes clulas de defesa. Essas substncias so as interleucinas e os interferons.

Imunidade humoral Algumas interleucinas estimulam os linfcitos B, que se transformam em plasmcitos, clulas produtoras de anticorpos (ou imunoglobulinas), protenas presentes no plasma sangneo. A resposta dependente de anticorpos chamada imunidade humoral. Os anticorpos apresentam diversos mecanismos de ao, dos quais podemos destacar como mais importantes: a) alguns anticorpos, quando se ligam superfcie de uma bactria, tm capacidade prpria de destru-la. b) existem bactrias dotadas de cpsulas, que so capazes de escapar da fagocitose executada por neutrfilos e macrfagos. Entretanto, quando esto recobertas pelos anticorpos, passam a ser fagocitadas. c) os anticorpos que recobrem as mucosas, como as das vias areas e as do tubo digestrio, podem impedir que os agentes infecciosos as atravessem.

A ligao entre o anticorpo e o antgeno tem elevada especificidade, ou seja, cada anticorpo se liga a um antgeno especfico. A resposta humoral desencadeada contra um antgeno no eficaz contra outro.

Em segunda exposio a um determinado antgeno, a produo de anticorpos mais rpida e intensa, ao que chamamos resposta imune secundria.

Imunidade celular Os anticorpos so bastante ativos contra patgenos extracelulares, como a maioria das bactrias. Parasitas intracelulares, como os vrus, oferecem maior dificuldade para serem destrudos e a ao dos anticorpos menos eficaz. Nesses casos, as clulas de defesa (linfcitos T8 e linfcitos NK Natural Killer, que possuem importante ao citotxica) atacam e destroem as clulas que esto sendo parasitadas ou atacam os vrus no momento em que deixam as clulas parasitadas. Como o ataque s clulas infectadas feito por outras clulas e no por anticorpos, chamamos imunidade celular. desencadeada quando as interleucinas ativam os macrfagos, que aumentam sua capacidade fagocitria, alm de gerar radicais livres com intensa

ao destruidora sobre agentes infecciosos. Ao mesmo tempo em que aparecem clulas de memria da linhagem B, tambm algumas clulas da linhagem T adquirem memria imunolgica, podendo desencadear uma resposta celular do tipo citotxica com mais rapidez e intensidade.

Veja Sistema imunolgico e Envelhecimento do sistema imunolgico

Bibliografia

Schultz RM e Liebman MN Protenas Parte II: Relaes estrutura-funo nas famlias de proteinas. Cap 9.2 Molculas de anticorpo: A superfamilia da protenas imunoglobulinas. In Devlin TM (Coord) Manual de Bioqumica com correlaes clnicas. Editora Edgard Blcher, So Paulo,2003.p 324

Rini, JM Schultze-Gahmen U, Wilson IA Structural evidence for induced fit as a mechanism for antibody-antigen recognition. Science 1992; 255:959.

Doan T, Melvolc R Waltenbaugh C Imunologia Mdica Essencial

Benjamini E, Sunshilne G, Coico R Imunologia

Roitt I, Rabson A Imunologia Bsica

You might also like