You are on page 1of 4

OL GALERA somos a 7 SRIE D e estamos aqui para falar um pouco sobre a Rede AICA que um programa social de Atendimento

o Integrado Criana e ao Adolescente - um programa da Critas Arquidiocesana de Vitria e da Pastoral do Menor. Este programa foi criado em 1997 por membros das Comunidades Eclesiais de Base da Parquia So Jos de Carapina em parceria com os Missionrios Combonianos. A cada ano, mais de duas mil crianas, adolescentes e jovens so acolhidos nos projetos da Rede AICA. A eles so oferecidas atividades esportivas e culturais, atendimento psico-social, apoio pedaggico, oficinas de teatro e dana, alm de uma alimentao saudvel e atividades formativas que complementam a ao da famlia e da escola, contribuindo para o crescimento humano, tico, cultural e psicolgico. Princpios e Valores Com a inspirao crist, a Rede AICA vivencia e difunde os valores da justia, paz, solidariedade e partilha, com o objetivo de preparar os adolescentes e suas famlias para o exerccio pleno da cidadania, rejeitando qualquer tipo de paternalismo e assistencialismo. Tem como principal desafio contribuir com a superao de todo tipo de discriminao e excluso e garantir acesso universal a todos os direitos humanos. Objetivos Alguns dos objetivos do programa social so que:

Crianas, adolescentes e suas famlias com todos os seus direitos garantidos. Crianas e adolescentes afastados das ruas, da prtica infracional e do consumo de drogas. Crianas e adolescentes protegidos de todo tipo de violncia. Crianas e adolescentes provisoriamente abrigados em vista da reconstruo dos vnculos familiares ou da colocao em famlia substituta. Crianas e adolescentes freqentando regularmente a escola. Adolescentes, jovens e familiares profissionalmente qualificados. Adolescentes e jovens encaminhados para o mundo do trabalho; Crianas e adolescentes envolvidos na programao e na execuo das atividades como protagonistas do processo de crescimento pessoal e social. Famlias com acesso a bens e servios indispensveis para o exerccio da cidadania. Comunidades livres de preconceitos e envolvidas ativamente no processo de incluso social. Uma sociedade mais justa e fraterna, com oportunidades de vida digna para todos.

Projetos Sociais da Rede


Casa Sol Nascente (Liberdade Assistida Comunitria) Nossa Casa Luca e Danilo Fossati Casa-Lar Pe. Rafael Dimiccoli Casa-Lar Luca Fossati

Projeto Banco de Talentos Projetos de Jornada Ampliada: Projeto Cidado Projeto Legal Projeto Curumim Projeto Meninos e Meninas do Mestre Projeto ncora

Homenagem ao PADRE XAVIER UM DOS FUNDADORES DA REDE AICA


Foi no dia 30 de novembro, pelas mos de um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Fio cruz (Fundao Osvaldo Cruz), padre Saverio Paolillo, Missionrio Comboniano, recebe a Medalha pelos Direitos Humanos Jorge Careli. A medalha lembra Jorge Careli, funcionrio da Fio cruz, que em 1993, enquanto falava a um orelho na localidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, foi abordado por um grupo de policiais do DAS (Diviso Anti Seqestro) que o espancaram, o carregaram numa Kombi e o levaram embora. Nunca mais foi encontrado. Dois anos depois de seu desaparecimento, 22 policias do DAS foram processados, mas nenhum deles foi condenado por falta de provas. Em 1999 o Governo do Estado do Rio de Janeiro reconheceu a responsabilidade dos policiais e decidiu pagar famlia uma indenizao que, at agora, no foi paga. Na cerimnia estavam presente a irm de Jorge Careli e moradores da comunidade de Manguinhos que ainda lutam para encontrar o corpo de Careli.

Neste dias de conflitos na cidade do Rio de Janeiro, o prmio teve um sabor de esperana. A memria de Careli sirva a lutar por uma poltica de segurana com cidadania e respeito pelos direitos humanos. No momento da premiao, padre Saverio quis retribuir a homenagem lendo uma mensagem de sua autoria de solidariedade para com a Cidade Maravilhosa. Ave, Rio de Janeiro, o Deus da Misericrdia e o povo da Paz estejam contigo. Bendita s tu entre todas as cidades do mundo pela tua beleza e bendito o fruto de teu ventre, o povo carioca, com sua alegria e sua eterna vontade de viver. Cidade santificada pela presena do Cristo do Corcovado, me acolhedora de gente que vem do mundo inteiro no te dobres ao poder da violncia. Reage com dignidade a todos aqueles que querem apagar a tua alegria. Coloca o bloco da paz na rua. Pula o Carnaval da Vida at a apoteose da felicidade.

Acaba com as divises em faces e faz de tuas favelas uma nica comunidade. Supera a distncia entre ricos e pobres e junta tua gente num s povo. O ritmo de tuas baterias e o canto de teus enredos ponham para correr o barulho dos tiros. A marcha das tropas ceda o passo s evolues de tuas passistas. Empurre os carros alegricos na passarela da festa no lugar de acionar os blindados. A fumaa dos incndios no obscurea o esplendor do sol que ilumina tuas praias. O verde dos teus morros e o azul do teu mar tomem o lugar do vermelho do sangue dos teus filhos ceifados pela violncia. Acaba com as praas de guerra e deixa tuas crianas brincar em paz pelas tuas ruas. Que at o topo dos morros no suba somente o caveiro, mas a sade e a educao, a dignidade e a melhoria na habitao. Cria a tropa de elite da paz que invada as tuas ruas espalhando a semente da reconciliao. Salva teus meninos e meninas das garras do trfico e do consumo das drogas. Cria em teus filhos a paixo pela vida. Muda o desespero das mes diante dos caixes de seus filhos num canto de festa pela alegria de v-los crescer e conquistar seus objetivos. Como o po de acar nunca falta nos teus cartes postais assim nunca falte o po partilhado em tuas mesas. Passe histria por acabar com a violncia sem fazer vtimas. Pea ao Cristo de descer do Corcovado e de entrar em cada casa e no corao de todo morador. Deixa o amor de Deus tomar conta da tua vida. O povo da Paz torce por ti. Rio de Janeiro lhe queremos bem.

Violncia Sexual: A responsabilidade da escola na proteo de crianas e adolescentes


Para que isso acontea preciso que o educador no s conhea bem o tema, mas tenha a sensibilidade para denunciar e prevenir todas as formas violncia cometidas contra meninos e meninas lei: o professor e demais profissionais das redes pblicas e particulares de ensino tm a responsabilidade de comunicar s autoridades competentes qualquer caso suspeito de violncia ou maus-tratos contra estudantes com menos de 18 anos. Esta determinao est prevista no artigo 245 do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei 8.069/90). Mas, para exercer de forma eficaz este papel de vigilncia, o corpo docente precisa estar capacitado para reconhecer os sinais de que a criana pode estar sendo vtima de violncia em especial nas situaes de cunho sexual.

XI VIA SACRA DA PASTORAL DO MENOR(PAMEN)

Cerca de 1000 crianas e adolescentes participaram, no dia 31 de maro, da 11 Via Sacra do Menor da Arquidiocese de Vitria, que teve como tema "Crianas e adolescentes unidos a Jesus Cristo por uma sociedade que partilha".

Os participantes, que fazem parte dos projetos desenvolvidos pela PAMEN, caminharam pelas ruas do Centro e encenaram quatro das quatorze estaes do caminho de Jesus Cristo do Monte das Oliveiras at a morte e ressurreio, em alguns pontos da cidade.

A temtica da caminhada foi escolhida para que fosse feita uma reflexo com as crianas e adolescentes sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema "Economia e vida", como ressaltou a secretria da Pastoral do Menor, Maria Clia Secchin. "O objetivo trazer as crianas para refletirem sobre a realidade que elas vivem. tambm momento de denunciar as situaes que afetam diretamente a criana, o adolescente e suas famlias. Desde pequenas elas precisam ter conscincia do que est no entorno delas e de que elas podem ser protagonistas de uma mudana nesse sentido", diz.

A 11 Via Sacra do Menor teve incio na Praa Getlio Vargas. Do local, as crianas caminharam at a Praa Pio XII, onde aconteceu a primeira encenao em que Jesus carrega a cruz. As encenaes em que Jesus se encontra com sua me e despojado de suas vestes, Jesus pregado na cruz e a ressurreio foram realizadas na Praa Oito, na escadaria do Palcio Anchieta e no Parque Moscoso, respectivamente.

Os participantes levaram cartazes e faixas durante toda a via sacra para chamarem a ateno para problemas como a fome e a violncia. Pediram tambm por mais polticas pblicas voltadas para as crianas e adolescentes do Estado.

Na frente do sede da Secretaria de Justia os participantes pediram o fim de todo tipo de tortura e maus tratos na unidades de internao para adolescentes autores de atos infracionais.

INFORMAES RETIRADAS DO SITE :WWW.REDEAICA.COM.BR PARA MAIS INFORMAES VISITE O SITE.

You might also like