You are on page 1of 115

Maurcio B. G. - Fonte: http://outerspace.terra.com.

br/retrospace/

1958
O INCIO -

O primeiro jogo conhecido foi criado pelo fsico Willy Higinbotham, para atrair visitantes ao Brookhaven National Laboratories, no estado de Nova Iorque.

Mais tarde, o cientista aperfeioou seu jogo (que foi batizado de "Tennis Programming), adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas seu projeto, tambm conhecido como "Tennis for Two", jamais foi patenteado.

O pai dos videogames morreu em 10 de Novembro de 1995, sem ter ganhado nada por seu invento pioneiro.

Willy participou ativamente do projeto Manhattan, contribuindo com a inveno da bomba atmica.

1962

O site do conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT), relata que o primeiro jogo da histria foi Spacewar!, desenvolvido em 1961 por Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen.

A primeira verso de Spacewar! rodou em um computador DEC PDP-1 em 1962, que custava U$120 mil. (com 4k de memria carto perfurado) Ele foi o primeiro microcomputador a ser fabricado. O jogo utilizava conceitos de fsica real, como acelerao e gravidade. O objetivo de seu desenvolvimento era atrair visitantes ao MIT.

1968
O REGISTRO -

Ralph Baer nasceu na Alemanha, mas em 1938 foi morar nos Estados Unidos. Trabalhou em vrias empresas, lidando com Radio e TVs e patenteando diversas invenes na sua rea. Como empregado da Sander Associates, em 1966, ele teve a idia de sua maior criao: Uma mquina que rodasse jogos eletrnicos atravs da TV, com custo acessvel e podendo ser utilizada por qualquer pessoa que quisesse se divertir.

Com o auxlio de colegas, desenvolveu em 1967 um esboo da sua idia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong". Baer patenteou a inveno e em 1968 apresentou seu prottipo, chamado de "Brown Box", que rodava jogos de futebol, voleibol e at mesmo de tiro.

1972
O PRIMEIRO VIDEOGAME -

Utilizando o prottipo de Baer, a empresa Magnavox, subsidiria da Philips holandesa, lana o primeiro videogame da histria em 1972, o Odyssey 100.

Ele vinha com placas de circuito impresso externas onde eram gravados os jogos. Inicialmente foram oferecidos 12 ttulos, a maioria de esporte, que podiam ser trocados pelo usurio.

Ainda havia um rifle opcional que poderia ser usado com jogos de tiro.

1972
O PRIMEIRO VIDEOGAME -

O pacote ainda continha folhas para anotar os pontos, alm de dados e cartas, para usar em jogos de roleta.

Para um maior realismo os usurios deveriam colocar cartes plsticos na tela da TV para simular o campo do jogo (em um jogo de tnis por exemplo, colocava-se uma carto verde para parecer grama).

No ano de lanamento foram vendidos 100.000 Odyssey 100 e 20.000 rifles.

1974
O SUCESSO PONG -

As vendas do Odyssey 100 foram caindo gradativamente devido ao desinteresse do pblico pela novidade, ainda muito obsoleta mesmo para os padres da poca. Foi ento que entrou em cena Nolan Bushnell, o grande responsvel pela popularizao do entretenimento eletrnico.

Bushnell, estudante de engenharia eletrnica, conheceu o Spacewar! no MIT em 1962. Depois de formado, em 1971, j trabalhando como pesquisador na empresa Ampex, desenvolveu uma verso "arcade" de Spacewar! Criou uma mquina feita sob encomenda para rodar sua criao, que chamou de Computer Space, ou seja, criou o primeiro fliperama da histria.

1974
O SUCESSO PONG -

O projeto foi vendido a Nutting Associates, e lanado em 1971, um ano antes do lanamento do Odyssey 100. Mas devido ao custo alto, foram vendidas apenas 1.500 unidades por todo os Estados Unidos.

Ainda assim Bushnell, juntamente com seu amigo Ted Dabney, desejou fundar uma empresa especfica para desenvolver jogos eletrnicos. O nome escolhido foi Atari, que era a palavra que um jogador dizia ao encurralar o oponente no jogo de tabuleiro "GO", de origem japonesa. O logotipo do Atari era a representao artstica do monte Fujiama.

Como primeira atividade da companhia, Bushnell criou um jogo simples chamado PONG, uma espcie de ping pong eletrnico. O arcade, lanado em 1972, foi muito bem recebido pelo pblico e tornou-se um sucesso, devido a sua diverso e simplicidade.

1974
O SUCESSO PONG -

Com todo o sucesso, surgiu a idia de criar um sistema caseiro que rodasse o jogo. Em 1974 ela foi realizada, criando o "Home PONG".

Mesmo havendo receio inicial por parte dos revendedores, devido ao fracasso comercial do Odyssey 100, a cadeia de lojas Sears vendeu 150.000 unidades do produto.

Houve uma Pong-mania, com o surgimento de dezenas de clones do original, produzidos por vrios fabricantes entre 1975 e 1979. Bushnell ficou rico, e iniciou-se a corrida ao bilionrio mercado de jogos eletrnicos.

1976
O PRIMEIRO PROGRAMVEL -

A empresa Fairchild cria o primeiro console "programvel", o Channel F, onde o usurio poderia trocar os jogos que eram acondicionados em cartuchos. A prpria empresa era a nica fabricante dos jogos. O usurio economizaria no hardware, e gastaria mais no software, teoria que ainda hoje a base da indstria dos videogames.

Pela qualidade ruim e simplicidade extrema dos seus apenas 26 jogos lanados, o Channel F no foi bem sucedido e teve vida curta.

1977
STUDIO II -

A RCA lanou no incio de 1977 o Studio II, um console "programvel" como o Channel F. O Studio II tinha quatro jogos embutidos em sua memria principal, alm dos jogos extra em cartuchos. A grande novidade era um teclado numrico disposto no console, em substituio do controles em formato de roda existentes na poca.

Os grficos eram em preto e branco, e o produto no fez sucesso. O Studio II marcou o fim da primeira gerao de consoles caseiros.

1977
E NO BRASIL... -

Em 1977 o Brasil teve o primeiro contato com um videogame.

A fabricante nacional Philco lanou o Tele-jogo, que era uma variante do "PONG".

Na primeira verso era possvel jogar futebol, tnis e paredo.

Algum tempo depois, surgiu o Tele-jogo 10, com 10 jogos gravados na memria, selecionveis atravs de um boto no console.

O Tele-jogo e seus diversos clones fizeram algum sucesso no incio de sua comercializao, mas logo depois caram no esquecimento pelos brasileiros.

O fato de que o aparelho danificava as televises da poca (quando ligado por vrias horas seguidas) e a baixa resoluo grfica foram fatores que contriburam para sua decadncia.

1977
A IDADE DE OURO -

A gigante Warner Communications compra a Atari em 1976. No final de 1977 lanado o Atari VCS (Video Computer System), videogame que catapultou a indstria de jogos, e que se transformou em um dos cones culturais da dcada. Seus 128 bytes de memria e 1.19 Mhz de velocidade, marcaram uma nova gerao nos consoles domsticos.

Porm o Atari VCS no obteve vendas satisfatrias no incio de sua carreira, causando atritos entre o presidente da Warner e Bushnell, que abandonou a companhia. Os executivos da Warner "foraram" os desenvolvedores a inundar o mercado com centenas de jogos novos.

1977
A IDADE DE OURO -

A estratgia deu certo inicialmente, e a partir do incio da dcada de 80, as vendas atingiram nveis fantsticos para a poca. Iniciou-se uma nova onda de clones do Atari 2600, (que recebeu esse novo nome logo depois do lanamento) inclusive com a criao de mdulos em outros consoles para rodar seus jogos.

Porm a superpopulao de jogos medocres disponveis gerou um efeito negativo no consumidor, que acabou desistindo de adquirir novos ttulos.

Sete anos depois de lanado, o Atari 2600 naufragou, e levou todo o mercado de consoles juntamente com ele. Esse episdio ficou conhecido como o crash dos videogames de 1984.

1978
PROFESSIONAL ARCADE -

A Bally lana o Professional Arcade, utilizando um "poderoso" processador, 4 KB de memria e 4 canais de som. A empresa resolveu divulgar o console mais como um computador pessoal (existiam cartuchos especiais para programao em Basic) do que como um videogame.

Porm o primeiro lote veio com defeitos de fabricao e "bugs" no software. Alm disso, os jogadores reclamaram que seu controle era muito complicado perante o bom e simples joystick do Atari 2600.

1978
PROFESSIONAL ARCADE -

Todos estes problemas, aliado a falta de jogos de renome, fizeram o Professional Arcade ser rapidamente superado e abandonado em 1979.

Em 1981, a Bally vendeu os direitos do console para a empresa Astrovision, que relanou-o com o nome de Astrocade. Ele foi produzido at 1985, e s foi popular entre jogadores fanticos.

1978
ODYSSEY 2 -

A Magnavox lana o Odyssey 2, em 1978 sob uma forte campanha de marketing, que podemos considerar a mais exagerada da histria.

Porm o Odyssey 2 era inferior tecnicamente ao Atari 2600, com um processador lento. Os jogos para o console foram poucos, e desenvolvidos praticamente por um homem (24 ttulos em 4 anos), Ed Averett, um empregado da Magnavox e exvendedor da Intel. Eles fizeram sucesso principalmente na Europa.

1978
ODYSSEY 2 -

Mais tarde a Magnavox lanou o "Voice Module", que permitia aos jogos incorporarem "sofisticados" recursos de voz. O mximo que conseguamos ouvir eram frases curtas, como "The Earth will be mine" ou "Come On Turkey, Hit It!".

O Odyssey 2 nunca chegou a superar o Atari 2600 em vendas, e acabou sendo descontinuado com o crash de 1984. Na Europa, um Odyssey mais poderoso, o Odyssey 3, foi lanando em 1983 com 16 cartuchos, mas ficou no mercado por um curto perodo de tempo.

1979
O PRIMEIRO PORTTIL -

Surge o primeiro console porttil, o Microvision, fabricado pela Milton Bradley. A base do sistema permanece inalterada at hoje: baterias, tela de cristal lquido, cartuchos, controles e botes no prprio aparelho.

Mas o porttil s conseguia gerar grficos em preto e branco, e os gigantescos cartuchos que continham os chips, no o console. Os jogos vinham em cartes plsticos que encaixavam em cima do console, com o tema do jogo.

1979
O PRIMEIRO PORTTIL O problema deste console foi a falta de suporte, apenas 10 jogos foram lanados.

Com isso, o Microvision foi descontinuado em 1981.

1980
INTELLIVISION -

A Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos dos EUA, lana o Intellivision (Intelligent Television). Ele apresentava melhores grficos e resoluo do que o Atari 2600. 12 jogos foram disponibilizados inicialmente, e os primeiros 200 mil consoles foram vendidos em tempo recorde.

O nico problema reclamado pelos usurios - e que afetou sua popularidade era o controle, de difcil manuseio e muito fcil de quebrar.

1980
INTELLIVISION -

Entretanto, o principal argumento de vendas do console era a futura expanso que o transformaria em um computador pessoal completo. Porm o preo era alto e o acessrio nem chegou a ser disponibilizado em larga escala. Foi abandonado em 1982.

Outros perifricos foram lanados, como um sintetizador de voz, adaptador para jogos do Atari 2600 e um mdulo que o transformava em um sintetizador eletrnico que permitia ao usurio programar e editar msicas.

O Intellivision vendeu mais de 3 milhes de consoles, at ser descontinuado em 1984 com o "crash dos videogames".

1982
ARCADIA 2001 -

Surge o Emerson Arcadia 2001, que foi lanado para tentar competir com o Atari 2600 e Mattel Intellivision. Embora fosse mais potente que o Atari 2600, ele ainda perdia em performance grfica para o Intellivision.

Foram feitos pouco mais de 40 ttulos para o console, que se resumiam a clones de arcades e de sucessos para o Atari 2600. O Arcadia 2001 foi aposentado em 2 anos, sem sucesso. Ele marcou o fim da segunda gerao de consoles domsticos.

1982
COLECOVISION -

Em agosto de 1982, uma companhia que produzia couro e que quase foi a falncia nos anos 70, resolve produzir um videogame e lana o ColecoVision. Foi o primeiro console que conseguiu a faanha de derrubar o Atari 2600, e que tinha o melhor hardware da sua gerao.

O ColecoVision foi um sucesso absoluto, e vendeu 6 milhes de unidades em menos de 2 anos. Porm o "crash dos videogames de 1984" acabou por paralisar sua produo. No Brasil, o ColecoVision foi produzido pela Microdigital, mas problemas legais atrapalharam sua popularizao por aqui.

1982
ATARI 5200 -

Em setembro de 1982, a Atari lana o Atari 5200, para concorrer com o ColecoVision. Em capacidade grfica, ele ainda perdia para o seu maior concorrente, mas ganhava do Intellivision.

Mas, a Atari enfrentou problemas com o joystick do novo console, que apresentava inmeros casos de quebra imediata, e oferecia uma pssima pegada, prejudicando a jogabilidade de seus ttulos.

Novamente o "crash dos videogames de 1984" fez o irmo mais novo do Atari 2600 desaparecer tambm.

1982
O PRIMEIRO VETORIAL -

Novembro de 1982, lanado o primeiro console vetorial da histria, o Vectrex. Ele tambm foi o primeiro (e nico) console a vir acompanhado de um monitor de 9 polegadas.

Mesmo com sua tecnologia inovadora e som de qualidade, o console s conseguia produzir imagens em preto e branco devido problemas de custo, e isso no atraiu o pblico. O Vectrex teve vida curta e um pouco mais de uma dzia de jogos originais, no obtendo nenhum sucesso comercial nos EUA. No foi lanado no Brasil.

Com ele, encerrou-se a curta terceira gerao de videogames.

1983
MSX -

Enquanto o mercado americano estava em decadncia devido superpopulao de consoles e jogos medocres, uma pequena empresa chamada Microsoft, juntamente com a japonesa Ascii, lanou o padro aberto MSX, que pretendia ser o VHS dos computadores. O MSX foi a idia de um computador rpido, flexvel e barato para fazer frente aos IBM PC, dominantes na poca.

Ele rodava uma verso do Microsoft Basic, e qualquer fabricante poderia ter um computador MSX. Grandes empresas aderiram ao formato, como a Sony, Yamaha, Panasonic, Toshiba, Pioneer, NEC, Fujitsu, Daewoo, Philips e muitas outras. No Brasil, ele foi fabricado pela Gradiente (Expert), Sharp (Hotbit) e Dynacom (que foi logo descontinuado pela qualidade baixa).

1983
MSX -

O computador ficou famoso em todo o mundo (menos nos EUA) devido ao seu preo baixo, a conexo com a TV (ao invs dos caros monitores) e aos milhares de softwares desenvolvidos para ele. Os jogos vinham em cartuchos ou fitas-cassete. Ele podia mostrar 16 cores ao mesmo tempo. (a maioria dos PCs na poca ainda estavam utilizando monitores de fsforo verde ou P&B).

1985
MSX 2.0 -

Surge em 1985 o MSX 2.0, uma grande evoluo do computador. Agora alm de possuir um melhor hardware, conseguia mostrar at 256 cores simultneas.

A Microsoft abandonou o desenvolvimento de software para a plataforma MSX em 1986, e a Ascii resolveu tocar o projeto sozinha, focalizando os seus esforos no Japo. Em 1988 surgia o MSX 2.0+, outra evoluo do computador. Em 1990, a Panasonic decidiu lanar sozinha um novo MSX, mas a forte concorrncia dos PCs selou a vida do computador.

1985
A RECUPERAO DO MERCADO -

Um ano antes do crash de 1984, foi lanado no Japo o Nintendo Famicom (Family Computer). Foi a partir da que os japoneses comeariam o domnio da indstria de jogos, deixando as empresas americanas para trs. O Famicom, j tinha vendido 2.5 milhes de unidades at a data do "crash". Em 1985, com novo nome (Nintendo Entertainment System) e "design" remodelado, o console lanado no mercado americano. Surgia ento o grande responsvel pela recuperao do mercado de videogames.

1985
A RECUPERAO DO MERCADO -

2 acessrios "revolucionrios" foram lanados para o NES no incio de sua comercializao: a Power Glove e o R.O.B. (Robotic Operating Buddy). A luva permitia ao jogador um pequena sensao de realidade virtual ao mover o brao e os dedos e comandar a ao do jogo. O robozinho (que jogava) foi lanado apenas para vender o console para as lojas como um brinquedo, j que o "crash de 1984" ainda assustava os distribuidores de videogames.

Embora inteis, os 2 acessrios marcaram a era de fascnio e admirao do NES. A variedade e qualidade dos jogos, alm do brilhantismo de Shigeru Miyamoto (um dos maiores designers de jogos at hoje), ajudaram ao NES dominar 90% do mercado at o incio dos anos 90.

O NES encerrou sua vida til oficialmente em 1995, 10 anos depois de ser lanado.

1986
O RETORNO DA ATARI -

A Atari, tentando retomar a sua fatia de mercado, lana o Atari 7800, dessa vez com um joystick de excelente qualidade.

O 7800 era compatvel com o 2600, sem necessidade de um adaptador externo.

Mas j era tarde para a Atari, e o seu novo console morreu em 1988 com total falta de suporte.

1986
MASTER SYSTEM -

A gigante japonesa dos fliperamas, a Sega, decide lanar um console em 1984 para competir com o NES e o MSX. Chamado de Mark III, este foi a base do que viria a ser o Master System, que chegou nos EUA em 1986 com um visual moderno, grficos melhores do que a concorrncia e um poderoso chip de som.

Apesar da Sega ter lanado um perifrico avanado para o Master System: os culos 3D, faltavam jogos bons para o console, que acabou fracassando em 2 anos.

1986
E NO BRASIL... -

No Brasil, o Master System fez muito sucesso. Ele foi lanado por aqui em 1989, sendo comercializado pela Tec Toy. E havia, pela primeira vez na histria, jogos nacionais exclusivos para uma plataforma de videogame.

1987
MAIS ATARI -

Nasce o Atari XE Game System, um console que j vinha com uma pistola, e se transformaria num computador com um teclado vendido a parte.

Sem espao no mercado devido concorrncia dos PCs, e dos novos consoles, o XEGS foi descontinuado em 1992.

1987
NEC ENTRA NO MERCADO -

A NEC (empresa japonesa de 24 bilhes de dlares) entra no mercado de videogames lanando o PC Engine em Outubro de 1987. Dois anos mais tarde ele surge no mercado americano com o nome de Turbografx 16.

Foram lanados muitos acessrios para o console como pistolas, mouse, expanses de memria, Karaok e um drive de CD (foi o primeiro equipamento a permitir isso).

1987
NEC ENTRA NO MERCADO -

O PC Engine fez muito sucesso no Japo, chegando a ser mais vendido e popular do que o NES por l. Mas o Turbografx 16 no emplacou nos EUA devido a uma fraca campanha de marketing feita pela NEC, demora na converso de timos jogos japoneses e concorrncia de outros consoles.

O console desapareceu no incio de 1995.

1988
SEGA GENESIS -

A Sega lana o Mega Drive, o primeiro console 16 bits do mercado. Nos EUA, o console ficou conhecido com o nome de Genesis.

O Mega Drive no emplacou no Japo como deveria, devido carncia de jogos mais adaptados ao gosto oriental. Mas, nos EUA e no resto do mundo, foi um enorme sucesso.

1988
SEGA GENESIS -

Em Dezembro de 1991 no Japo foi lanado o Mega CD, perifrico que permitia ao Mega Drive rodar jogos em CD ROM. Quase um ano depois ele lanado nos EUA com o nome de Sega CD.

Porm os jogos do Mega CD/Sega CD variavam de medocres a pssimos. Mesmo assim, devido ao sucesso do console, o perifrico vendou mais de 6 milhes de unidades.

1988
SEGA GENESIS -

Em 1994 foi lanado o 32X, perifrico que prometia grficos poligonais e 32.000 cores simultneas na tela. Mas foi um enorme fracasso, com poucos e ruins jogos. Em menos de 1 ano j no existia mais.

Nos EUA o Genesis foi lder de mercado at 1993. Com o lanamento de perifricos fracassados e a concorrncia, e os consumidores perderam a confiana no console, que afundou at ser descontinuado em 1997. No Brasil ele fez muito sucesso, sendo fabricado pela Tec Toy. Em Julho de 2001 chegou sua ltima verso, com edio especial Show do Milho.

1989
NINTENDO PORTTIL -

A Nintendo em Abril de 1989 lana no Japo o GameBoy, um videogame porttil, simples (sua tela era preto e branco), eficiente (suas baterias duravam at 20 horas) e barato. Esta frmula, aliada a quantidade e qualidade dos jogos, fez do GameBoy um grande sucesso.

Vrios acessrios tambm foram criados, como cmera, impressora, teclado (ele virava uma agenda eletrnica) e at um sonar !

1989
NINTENDO PORTTIL -

Em 1998 surge o GameBoy Color, permitindo cores nos jogos e mais capacidade de processamento, continuando compatvel com os jogos antigos. Atualmente temos o GameBoy Advance, permitindo jogos bem mais complexos.

Em 1996 surgiu o fenmeno Pocket Monsters (Pokmon), um joguinho simples mas que levou 6 anos para ser desenvolvido. O jogo foi o maior sucesso no oriente, desembarcou nos EUA em 1998 e desencadeou a "Pkeonda" de consumo. O GameBoy tornou-se o console mais popular do sculo XX, vendendo 130 milhes de unidades.

1989
PRIMEIRO PORTTIL COLOR-

No fim de 1989 a Atari lana o Lynx, o primeiro porttil colorido. Ele era bem tecnolgico para a poca, motivo de suas boas vendas iniciais. Um ano depois saiu a verso II do Lynx; que era mais leve e compacta do que a original, consumindo menos bateria.

Mas a incompetncia da Atari em trazer bons jogos para o Lynx acabou por abalar sua carreira e em meados de 1995 ele j deixava de existir, sem abalar o reinado do GameBoy.

1990
PC ENGINE GT -

A NEC decide lanar o seu porttil, o PC Engine GT, que era a verso compacta do PC Engine, mantendo-se inalterados todos os recursos grficos e sonoros.

Com o nome de Turbo Express foi lanado nos EUA no final de 1991. Os jogos eram os mesmos do PC Engine. O porttil da NEC foi descontinuado em 1995, e no foi bem sucedido comercialmente. O seu alto preo e a falta de jogos exclusivos e adaptados para a tela pequena, foram os maiores obstculos sua popularizao.

1990
O MAIS PODEROSO -

A produtora de arcades SNK lana o Neo Geo, o console mais poderoso j lanado na poca. Permitia timos grficos 2D com at 65.000 cores.

Porm seu custo era muito elevado e o console s deu certo no Japo. Em 1994 foi lanado um leitor de CD para o Neo Geo, mas sua vida til j estava ameaada pela concorrncia e falta de variedade de jogos. Hoje a SNK produz somente jogos para arcade.

1990
SNES -

Em Novembro de 1990 a Nintendo lana o Super Famicom, que ficaria famoso no ocidente com o nome de Super Nintendo Entertainment System (SNES).

O SNES caiu no gosto do consumidor e foi um estrondoso sucesso desde o seu lanamento, vendendo at hoje mais de 50 milhes de unidades. Ele chegou no Brasil em 1993.

1991
GAME GEAR -

A Sega lana em 1991 o Game Gear, seu console porttil. Ele tinha grande superioridade tcnica sobre o concorrente GameBoy.

Mas a falta de bons e criativos jogos de outras fabricantes e marketing inadequado, dificultou sua carreira. Ele no chegou a ser um fracasso comercial, mas no abalou o sucesso do GameBoy. Parou de ser fabricado em 1997.

1991
CD-I -

Lanado no fim de 1991, o CD-I (Compact Disc Interactive), no era um videogame propriamente dito, e sim um padro de CD no qual os usurios poderiam ter vdeos, imagens e sons. Para rodar os discos, necessitava-se de um CD-I player, que poderia ser produzido por qualquer fabricante atendendo s especificaes do padro.

Porm o formato padeceu de jogos originais, recebendo apenas converses de lanamentos para outras plataformas ou "ttulos interativos" de baixa qualidade. Mesmo com o lanamento de acessrios e uma verso porttil, o CD-I no obteve sucesso. Somente na Europa chegou a ser mais popular.

1993
AMIGA CD32 -

Em agosto de 1993 a Commodore lana o AMIGA CD32, console baseado no computador AMIGA 1200. Houve uma boa venda inicial na Europa, mas a falta de bons ttulos acabou com o desempenho inicial do console. A imensa maioria dos lanamentos eram converses de ttulos para o AMIGA 500 e 1200.

Em matria de acessrios, vrios fabricantes lanaram placas que transformavam o console em um micro pessoal. As vendas da Commodore comearam a declinar desde 1992 e o CD32 no resistiu no mercado. O grande problema do console-computador foi realmente a falta de jogos originais. Em 1994 a firma foi a falncia.

1993
3DO -

Trip Hawkins, fundador e presidente da produtora Electronic Arts, teve a idia de criar um padro de hardware nico, e fundou a 3DO Company, uma joint venture entre 7 empresas de grande porte. No seu lanamento mais de 700 softhouses estavam licenciadas (japonesas, americanas e europias), porm o preo alto do console (U$700) afugentou os consumidores e somente 50 desenvolvedores apostaram no 3DO.

Nem mesmo uma futura reduo de preo fez o console prosperar. A idia de um formato padro de hardware foi fracassada.

1993
LASERACTIVE -

Mais uma tentativa de criar um padro para rodar jogos no futuro, desde vez entre a NEC, Sega e Pioneer, lanando o LaserActive. Ele poderia rodar CDs de udio, filme e jogos, alm da possibilidade de usar adaptadores para jogos de PC Engine e Mega Drive.

Porm seu alto preo e falta de jogos originais, encerraram sua produo em um ano e meio mais tarde.

1993
JAGUAR -

A Atari, em sua ltima tentativa, lana o Jaguar. Mas os problemas de relacionamento da Atari com as melhores produtoras, alm da falta de suporte japons e pressa em lanar jogos, fez o Jaguar possuir uma das piores coletneas de ttulos j feita.

Em 1996 a Atari foi vendida. A sexta gerao dos consoles, foi a pior da histria, marcada pelo sensacionalismo e marketing desonesto.

1994
SATURN -

A Sega lana o Saturn, um console de 32 bits com uma complicada arquitetura interna que continha 8 processadores, e capacidades tanto 2D quanto 3D. Impulsionado por uma boa safra de jogos iniciais, o console vendeu 170 mil unidades no primeiro dia. (Japo)

Os jogos 3D eram muito complicados de se programar no console, e com isso o Saturn foi perdendo espao para a concorrncia. Apesar de um bom comeo, sua base instalada era muito pequena depois de 4 anos. Em 1998 ele foi descontinuado.

1994
PLAYSTATION -

No fim de 1994, a Sony lana o Playstation. O lanamento foi um sucesso, graas a ttulos que replicavam perfeitamente os arcades da poca, vendendo 1 milho de unidades em pouco tempo. J em 1996 ele ganhou a liderana na indstria e foi suportado por todas as produtoras existentes, algumas dando exclusividade, sendo a Square a mais importante, pelo prestgio que sua srie Final Fantasy no Japo. O Playstation tem a maior biblioteca de jogos da histria, com milhares de ttulos produzidos para ele at hoje.

1994
PLAYSTATION -

Atualmente ele trocou de nome para PsOne, ganhando um visual mais compacto. Desde seu lanamento j vendeu mais de 100 milhes de unidades, o videogame caseiro mais bem sucedido da histria.

1995
NOMAD -

A Sega lana uma cpia porttil idntica do Mega Drive, o Nomad. Ele era compatvel com praticamente os 600 jogos disponveis ao Mega Drive. O Nomad tinha tudo para dar certo, mas os usurios queriam jogos feitos especialmente para o porttil, e alm disso, ele era um grande devorador de baterias. Seu preo tambm no colaborava. (U$180)

Pela falta de suporte adequado ao porttil, em 1997 ele j estava desaparecido do mercado, mas foi descontinuado oficialmente em 1998.

1995
VIRTUAL BOY -

Um porttil inovador da Nintendo lanado em 1995, chamado Virtual Boy. Ele prometia uma revoluo na forma de jogar, atravs de culos em forma de monitor que mostravam imagens em 3D. Foi criado pelo mesmo pai do GameBoy, Gumpei Yokoi.

Porm o primeiro porttil de 32 bits da histria colocou em risco a reputao da Nintendo quando foi lanado, tornando-se um grande fracasso. Os motivos seriam os poucos e ruins jogos, alto preo, s exibir 2 cores e causar cansao visual com algum tempo de uso. Em 1997 ele parou de ser fabricado.

1996
NINTENDO 64 -

A Nintendo lana o Nintendo 64, console com 64 bits reais (o Jaguar no tinha potncia suficiente para ser considerado 64 bits).

O jogo Mario 64 foi aclamado por diversas publicaes como o melhor jogo j feito. Produzido por Shigeru Miyamoto, ele transportou com sucesso o modelo de jogo 2D para 3D, mantendo uma tima jogabilidade. O Nintendo 64 foi o primeiro console a ter um "stick" analgico, utilizado com maestria em vrios jogos.

1996
NINTENDO 64 -

O problema do console era sua mdia, que ainda utilizava os caros e obsoletos cartuchos. Isso afugentou muitas produtoras do Nintendo 64, j que os lucros ganhos com as vendas dos jogos eram menores do que com as verses em CD lanadas para o Playstation e Saturn.

Outro erro estratgico da Nintendo foi o fato de apostar no desenvolvimento de jogos infantis, esquecendo o crescente mercado de ttulos maduros. No Japo, o console ficou em terceiro lugar, mas nos EUA foi um sucesso. O Nintendo 64 teve uma boa carreira e conseguiu vender quase 30 milhes de unidades ao redor do mundo.

1997
GAME.COM -

A Tiger, fabricante de brinquedos eletrnicas, resolve entrar no mercado de portteis. Em 1997 ela lana o Game.com. O console trazia algumas novidades como: Tela preto e branca de alta resoluo sensvel ao toque (atravs de uma caneta); Calendrio, agenda e calculadora includos; Processador de som potente capaz de reproduzir vozes; Possibilidade de acesso a Internet e e-mails; Conexo com PCs atravs de um acessrio chamado Web Link.

Ele no representou nenhuma ameaa ao GameBoy, e dois anos depois de ser lanado, s existiam 20 jogos desenvolvidos para o console.

1998
NEO GEO POCKET -

A japonesa SNK lana o Neo Geo Pocket, em Novembro de 1998 no Japo. O console era barato, mas tinha uma tela de cristal lquido P&B. Com a concorrncia do GameBoy Color, a empresa lana rapidamente, em 1999, o Neo Geo Pocket Color, totalmente compatvel com o modelo anterior.

No resto do mundo, o Neo Geo Pocket jamais foi distribudo em larga escala, devido aos problemas financeiros da SNK. Ela pediu concordata em 2000, acabando a produo do console.

1998
DREAMCAST -

Em Maio de 1998 surge o novo console da Sega, batizado de Dreamcast. Foi anunciado que seu poder grfico era superior a tudo o que existia nos arcades. No Japo no fez muito sucesso. Nos EUA, ele chegou em 1999, custando US$ 200, e pela primeira vez na histria, com um modem de 56K embutido para acessar a Internet e jogos on-line. A Sega faturou US$ 100 milhes em vendas no primeiro dia e mais de um milho de consoles foi vendido em dois meses e meio.

O controle do Dreamcast trouxe novidades, como gatilhos analgicos e slots para o encaixe de perifricos como o VMU (uma mistura de carto de memria com um mini-videogame, podendo mostrar placares, ou rodando mini-jogos, pegos na Internet ou contidos no disco do jogo).

1998
DREAMCAST -

O Dreamcast foi o melhor videogame j feito pela Sega, em termos de hardware. Mas ele falhou, pois seu momento de lanamento equivocado e o imenso suporte do pblico e das produtoras ao Playstation no deixaram o Dreamcast prosperar.

Parou de ser fabricado em 2001. No Brasil, foi lanado em 1999 pela Tec Toy, que optou por traz-lo sem o modem. O Dreamcast foi o ltimo videogame fabricado pela Sega, que agora se dedica apenas produo de jogos.

2000
PLAYSTATION2 -

Playstation 2 A Sony mantm seu reinado dos consoles. o videogame mais vendido (excluindo portteis). Todas as maiores companhias de desenvolvimento de jogos suportam o console. Apesar de possuir o hardware mais fraco dos videogames da sua gerao, muitos de seus jogos so excelentes. Permite ouvir msica de CD e assistir filmes em DVD. Vendeu mais de 150 milhes de unidades. (lanados cerca de 10 mil jogos)

Jogo mais vendido: GTA: San Andreas 20 milhes unidades desde 2004.

2001
GAMECUBE -

Gamecube A Nintendo continua forte no mercado, disputando o segundo lugar. Seu Gamecube, possui uma mdia especial, um mini-dvd, com tamanho muito menor que um DVD normal. timos jogos da srie Mario e Zelda continuam exclusivos do console.

2001

XBOX -

Xbox A Microsoft resolve apostar no mercado de videogames e cria o Xbox. O sistema similar a um Pentium III com uma placa de vdeo especial. Suas vendas no so satisfatrias, principalmente no Japo. Inclusive a maioria dos grandes desenvolvedores de jogos japoneses no criam ttulos para ele. Seu maior sucesso foi o jogo exclusivo Halo, que posteriormente saiu para PC.

2003
NOKIA - N-GAGE

N-Gage Entrada da Nokia no mundo dos videogames portteis. O N-Gage um telefone celular, videogame (capaz de rodar jogos 3D), acessa internet, tem rdio integrado e tocador de MP3. Possui uma tela vertical, ao contrrio da maioria dos portteis.

Porm no atingiu o sucesso esperado, devido a vrios fatores, como: -Muito grande para um celular. -O sistema de troca de jogo (carto MMC) horrvel: necessrio desligar o N-Gage, abrir a tampa traseira, tirar a bateria, trocar o carto do jogo, recolocar a bateria, fechar a tampa e religar o aparelho. => Lanado N-Gage QD em 2004. (menor, slot para troca carto, sem mp3...)

2004
NINTENDO DS -

Nintendo DS Porttil que possui duas telas (DS = Dual Screen), com caractersticas especiais como: conexo sem fio, recursos de reconhecimento de voz, e tela inferior sensvel ao toque, dando aos jogadores novas formas de interagir com os jogos. Tambm retrocompatvel com os jogos do GBA (GameBoy Advance).

2004
ATARI FLASHBACK -

Atari Flashback Recriao do antigo atari com 20 jogos na memria. Basta ligar na TV. Jogos do Atari 2600: Adventure Air-Sea Battle Battlezone Breakout Canyon Bomber Crystal Castles Gravitar Haunted House Millipede Sky Diver Solaris Sprintmaster Warlords Yars Revenge U$ 19,95 E ainda um jogo indito ! Saboteur Asteroids Centipede Desert Falcon Charley Chucks Food Fight Planet Smashers Jogos do Atari 7800:

2004

ATARI FLASHBACK -

2005
PSP -

PSP Entrada da Sony no mercado de portteis com o PSP (PlayStation Portable). Este porttil possui tela widescreen, rede Wi-Fi, mais de 16 milhes de cores, posibilidades de ouvir MP3 e ver filmes. Sua qualidade grfica quase um PS2. Mdia: UMD (universal media disc)

2005
GAMEBOY MICRO -

Gameboy Micro Verso super pequena do Gameboy Advance SP. o mesmo hardware, rodando os mesmos jogos, porm possui uma tela bem ntida e brilhosa. Permite trocar a casca externa.

2005
ATARI FLASHBACK2 -

Atari Flashback 2 Nova verso, agora com 40 jogos na memria. 20 jogos clssicos e 20 novos (alguns prottipos, outros feitos por fs).

Inclui alguns jogos licenciados como: Pitfall! River Raid

Possui tambm 2 jogos secretos, que s podem ser jogados com os controles originais do tipo paddle.

U$ 29,95

2005
XBOX 360 -

Xbox 360 Novo console da Microsoft, dentre os equipamentos da nova gerao, o primeiro a ser lanado. Caractersticas: -Compatvel com rede sem fio Wi-Fi -Controles sem fio, at 4. -Disco rgido removvel. (20Gb) -Memria 512Mb RAM (22.4GB/s) [compartilhado com processador grfico] -Chip grfico da ATI. (feito especialmente) -Processador PowerPC modificado. (3 ncleos a 3.2GHz) -Emular o Xbox anterior. -Mdia de jogo: ainda DVD-ROM. -Conexo de rede com PC. -Roda vdeo, MP3... -Sada em alta resoluo. -Permite trocar a casca.

2005
NEXT-GEN -

Xbox 360 NBA 2K6

2005
NEXT-GEN -

Xbox 360 NBA 2K6

2005
NEXT-GEN -

Xbox 360 NBA 2K6

2005
NEXT-GEN -

Xbox 360 Gears of War

2006
DS LITE -

Nintendo DS Lite Verso mais leve e compacta do DS.

A iluminao da tela (brilho) mais eficiente, com 3 nveis de intensidade de luz.

2006
PLAYSTATION3 -

Playstation 3 Novo console da Sony:

-Utiliza o chip Cell, (com 8 ncleos rodando a 4.6GHz), desenvolvido pela parceria entre Sony, Toshiba e IBM, investindo U$400 milhes em 5 anos.

-Aproximadamente 35x o poder de processamento do PS2.

-Suporta at 7 controles sem fio (sensvel a inclinao) -Mdia de jogo: Blu-Ray BD-ROM [max 54Gb] (l as mdias: CD-ROM, CDR+W, DVD, DVD-ROM, DVD-R, DVD+R..., pode rodar vdeos, MP3) -Placa vdeo: Nvidia RSX Reality Synthesizer. -Conexo com PSP. -Sada em alta definio.

-Memria: 256Mb RAM principal (25.6GB/s) + 256Mb dedicado ao processador grfico.

2006
PLAYSTATION3 -

Playstation 3

2006
PLAYSTATION3 -

Playstation 3 Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

2006

Playstation 3 Killzone 2

2006

Playstation 3 Resident Evil 5 (tambm para Xbox360)

2006
PLAYSTATION3 -

Playstation 3 Gran Turismo 5

2006
Wii -

Wii (ex-Revolution) A Nintendo lana seu novo videogame, que apesar de ser o mais fraco em poder de processamento da gerao atual, possui recursos exclusivos como: -Sistema para fazer downloads de muitos jogos antigos dos outros videogames da Nintendo. (e at de outras empresas) -Recurso de conexo 24h (mesmo com o console desligado) -Controle revolucionrio, que pode ser manipulado livremente, sensvel a movimentos fsicos.

2006
Wii -

Wii Detalhes do controle:

2006
Wii -

Wii Super Mario Galaxy

2006
Wii -

Wii Super Smash Bros Brawl

2006
Wii -

Wii Wii Sports (Tnis, Golf, Boliche, Baseball, Boxe)

2006
Wii -

Wii Wii Sports (Tnis, Golf, Boliche, Baseball, Boxe)

2006
Wii -

Wii Wii Sports (Tnis, Golf, Boliche, Baseball, Boxe)

2006
Wii -

Wii Rayman Having Rabbids

2006
Wii -

Wii Rayman Having Rabbids

2006
Wii -

Wii Rayman Having Rabbids

2006
Wii -

Wii Rayman Having Rabbids

2006
Vendas -

E Pokmon ainda faz muito sucesso ! Notcia de 03/10/2006:

Os novos jogos da linha Pokmon Pearl & Pokmon Diamond para o Nintendo DS, venderam mais de 1,5 milhes de unidades na primeira semana de lanamento. Alm disto, estima-se que 280 mil unidades do DS Lite foram vendidas no mesmo perodo.

2007
iPhone -

Apple lana iPod Touch e iPhone, aparelhos multimdia que so muito utilizados para jogar, com milhares de aplicativos disponveis na App Store.

Alguns dos recursos: tela sensvel ao toque, cmera digital, conexo wi-fi com acesso internet, reprodutor de msicas e vdeos, sensor de inclinao.

Um dos jogos mais populares para a plataforma Angry Birds, feito pela Rovio Mobile da Finlndia, que vendeu mais de 12 milhes cpias.

2008
DSi -

DSi Nova verso do Nintendo DS, com duas cmeras integradas. (uma por fora, outra no meio das duas telas) Com entrada de carto SD, mas sem slot para jogos GBA. Possui software para tocar msica (formato AAC). 12% mais fino que o DS original, porm com tela um pouco maior. Acessa a loja virtual DSi Shop (jogos e aplicativos). Porm a bateria dura menos.

Lanado em Novembro no Japo e em 2009 no ocidente.

2009
ZEEBO -

Zeebo Primeiro videogame brasileiro, realizado em parceria com a Tectoy e a empresa americana Qualcomm.

No utiliza mdia externa para os jogos: eles so armazenados na memria interna e disponibilizados por download atravs da rede ZeeboNet 3G. (acesso gratuito e disponvel em todos os locais onde houver cobertura da rede 3G, porm onde o sinal no estiver disponvel, pode ser conectado ao sistema EDGE das redes de celular comuns) Pode ser comprado crditos pr-pagos para baixar os jogos (via boleto bancrio, carto de crdito, de dbito ou cartes vendidos em lojas; preos de R$ 9,90 a R$ 29,90 por jogo). Possui tocadores de msica e vdeo, trs entradas USB e carto SD, alm de um controle com acelermetro, que reconhece os movimentos do jogador. Capacidade grfica entre playstation 1 e 2.

Acompanha um controle e seis jogos na memria: "Fifa", "Brain challenge", Super action hero", "Prey evil", "Need for speed" e "Quake".

A Zeebo Interactive Studios, produtora de jogos para o Zeebo, encerrou suas operaes em 2011.

2009

ZEEBO -

2009
PSP Go -

PSP Go Verso alternativa do PSP, mais compacta, com bluetooth, mas sem contar com drive UMD (para mdia fsica de jogos ou filmes). A nica forma de comprar jogos atravs da loja online PSN. Possui memria interna de 16Gb, alm de slot de carto de memria. Porm sua tela levemente menor que o PSP tradicional (3.8 vs 4.3) e custa U$ 80,00 a mais (U$ 250,00).

Pode ser fechado, escondendo os botes.

2009
PS3 Slim -

PS3 Slim Nova reviso de hardware do PS3, mais compacto e eficiente no uso de energia, com HD de 120Gb ou 250Gb. Ele 32% menor que o PS3 tradicional, alm de 30% mais leve e consome menos 34% de energia eltrica.

Seu preo de U$ 300,00, sendo que este corte no valor tambm ficou valendo para o PS3 tradicional (de 80Gb). [verso 250Gb = U$ 350,00]

2009
PS3 Slim -

PS3 Slim Comparaes tamanho:

2009
DSi XL -

DSi XL Nova verso do Nintendo DSi, agora com tela 93% maior e uma bateria mais eficiente. Lanado no Japo em 21 Novembro de 2009, na Europa em 5 Maro de 2010 e na Amrica do Norte no primeiro trimestre de 2010.

[Comparao de tamanho: verso normal na esquerda e XL na direita]

2010
SEGA ZONE -

Sega Zone Depois de 10 anos a Sega volta ao mercado de console com o Sega Zone Wireless Gaming Console: uma compilao de 50 jogos, sendo 20 do Mega Drive e 30 novos. Destes jogos, 16 possuem controles de movimento, utilizando dois controles remotos que acompanham o produto. (ttulos inspirados no Wii, como tnis, golfe, etc) No possvel colocar novos jogos na memria.

2010
SEGA ZONE Alguns jogos do Mega Drive que esto includos: Sonic the Hedgehog, Alex Kidd e Golden Axe.

Preo U$ 80,00. Lanamento em Julho de 2010. (foi realmente lanado?)

2010
iPad -

iPad Apple lana seu tablet, algo como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. Usa o mesmo sistema operacional do iPhone e mantm a interface de toque caracterstica dos outros equipamentos da empresa.

Exemplo de jogo com bom grfico: Infinity Blade (usando Unreal Engine 3)

2011
3DS -

Nintendo 3DS Primeiro console com viso 3D integrada, sem uso de culos especiais.

Possui uma barra de ajuste para profundidade do 3D, podendo desligar o efeito a qualquer momento. Jogos em 2D rodam com resoluo e velocidade maior.

Compatvel com os jogos do DS e DSi.

Tela de 3,5 polegadas, resoluo 800240 sem 3D e 400240 com 3D ativado. O console sensvel a inclinao e possui um controle analgico.

O 3DS tem uma cmera interna para tirar fotos do jogador e duas cmeras externas para tirar fotos em 3D, alm de permitir jogos de realidade aumentada.

2011
3DS -

Nintendo 3DS Viso 3D sem necessidade de culos

Vir com um carto SD de 2 GB e alguns programas includos, como: - Pedmetro (contador de passos); - Mii Maker, para criar avatares; - Face Raiders, jogo de tiro que usa o rosto do jogador; - Navegador de internet e um editor de sons. Haver tambm acesso loja online da Nintendo. Jogos baixados pela loja do DS funcionaro no 3DS, e quem j os comprou poder baixar novamente.

Outro recursos: - StreetPass conectar o 3DS ao de outras pessoas que estiveram por perto na rua, para trocar informaes de pontuao em jogos e Miis. - SpotPass ser um rastreador automtico de redes Wi-Fi.

Novidade: presena do portugus do Brasil entre os idiomas na verso americana do console. Nos EUA, lanado em 27 de maro, com preo de US$ 249.

2011
PS Vita -

PS Vita sucessor do PSP

O console promete uma experincia de jogo no nvel do PS3, sendo o primeiro porttil a vir com um modem 3G integrado, que permite estar on-line o tempo todo, mesmo quando no h uma rede Wi-Fi por perto.

- Processador ARM Cortex-A9 quad-core e Chip grfico multi-core PowerVR; - Tela sensvel ao toque OLED de 960x544 pixels e 5 polegadas; - Sistema GPS; - Dois direcionais analgicos e um exclusivo touchpad multi-toque na parte traseira, com as mesmas dimenses da tela; -Giroscpio e acelermetro permitem mover o console para jogar.

2011
PS Vita -

PS Vita sucessor do PSP Alm disso contar com 2 cmeras, uma frontal, outra traseira. (video-chat) Os jogos sero vendidos por download e atravs de uma nova mdia fsica: um carto de memria chamado provisoriamente de New Game Media. Os jogos que vierem com o novo carto tero espao adicional para salvar o progresso e guardar extras baixados da internet. Compatvel com jogos do PSP (somente via download, no l UMD) Haver suporte aos Trofus e outros recursos da PSN.

O aplicativo Near localiza outros jogadores prximos e permite o compartilhamento de contedo e jogos multiplayer. Modelos: com Wi-Fi (US$ 250) e com Wi-Fi + 3G (US$ 300).

2011
Xperia Play -

Celular e videogame Xperia Play

Telefone celular da Sony Ericsson que tambm um console porttil com a certificao da linha PlayStation. - Utiliza carto de memria MicroSD; (acompanha carto de 8Gb) - 512Mb RAM, armazenamento interno de 512Mb; - Sistema operacional Android (Google) - Abrindo a tampa (da mesma forma do PSP Go) h controles fsicos, com 2 analgicos acionados por toque. - Tela com 4 polegadas wide, (sensvel ao toque) - Cmera de 5 megapixels. - 5 jogos includos: *Asphalt Adrenaline 6 *Bruce Lee *Star Battalion *The Sims 3 *Tetris

2012
Wii U -

Wii U Wii + tablet ?

O Wii U tem por diferencial um controle em forma de tablet, que tambm serve de tela para os jogos. (tela extra ou passar da TV para controle) Cada console suportar apenas um controle do tipo (os demais jogadores usam o Wii Remote nos jogos multiplayers) e este no ser vendido separadamente. J sobre o console, diz-se que seu poder grfico seja equiparvel ao Xbox 360 ou PlayStation 3.

2012
Wii U -

Wii U Wii + tablet ?

Controle com tela de 6,2 polegadas, sensvel ao toque. Com botes tradicionais e 2 analgicos. Sensvel a inclinao como o Wii Remote, alm de contar com sistema de vibrao, cmera, microfone, alto falantes, caneta para toque. At 4 Wii Remotes podem ser ligados ao mesmo tempo. O sistema compatvel com todos os controles e jogos do Wii. Sada em alta definio (1080p, etc.) O console ter memria flash interna, com opo de expandir via carto SD ou HD externo USB. (4 portas USB disponveis)

You might also like