You are on page 1of 5

JEISON CRISTIAN SOUZA

Direito Civil Contratos

Resumo do Funo social dos contratos, para nota parcial na M1. Prof. Geison Gonalves

So Jos 201

A socialidade , ao lado da eticidade e operabilidade, um dos valores que nortearam a elaborao do novo Cdigo. Segundo Miguel Reale (2003), essa consiste no prevalecimento dos valores coletivos sobre os valores individuais, sem, no entanto, suprimir a idia de que o ser humano o valorfonte da hierarquia dos valores. A idia de funo social foi formulada pela primeira vez por So Toms de Aquino, quando afirmou que os bens apropriados individualmente teriam um destino comum, que o homem deveria respeitar. Contudo, essa liberdade conferida pela pressuposio da racionalidade ilimitada, quando exercida em matria contratual, revelou- se insuportvel para o convvio social, porque muitos abusos foram praticados pelo exerccio estrito da mesma. O exemplo mais marcante desse perodo foi o modo como eram celebrados os contratos de emprego, por meio dos quais se escravizavam os trabalhadores com jornadas enormes a baixssimos salrios e condies insalubres de trabalho. A importncia da encclica Rerum Novarum no est em falar de funo social afinal nenhuma referncia a esse termo feita mas, sim, de reclamar melhorias nas condies de vida dos trabalhadores com fundamento na dignidade da pessoa humana: A ningum est permitido violar impunemente a dignidade humana, da que Deus mesmo dispe com grande reverncia Segundo a constituio alem de 1919: Art. 153. A Constituio garante a propriedade, cujo contedo e limites sero fixados pela lei. (...) A propriedade obriga. Seu uso constituir, tambm, um servio para o bem comum. O constitucionalista italiano Santi Romano (1975, p. 142-143) desenvolveu o conceito de funo a partir da conexo entre poderes, direitos e deveres. Alm disso, foi ele quem estabeleceu a idia de funo social como poder-dever, que significa o exerccio de um direito subjetivo, de tal modo que o mesmo no contrarie o interesse pblico. O significado de funo social como finalidade social est caracterizado no art. 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Dec- Lei no 4.657, de 4 de setembro de 1942), o qual estabelece que na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. O Cdigo Civil de 2002 estabelece no art. 187 o seguinte: Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico e social, pela boa-f ou pelos bons costumes. E o art. 1.228, 1, primeira parte, estabelece que o direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais. O segundo significado, usado em sentido estrito, o de servio realizado em benefcio de outrem. A funo indica relao entre duas pessoas, sendo que uma delas age ou presta um servio em benefcio da outra. Nesse sentido, o termo funo social relaciona-se com o seu sentido etimolgico, do latim functio, de

fungi (exercer, desempenhar), que significa o direito ou dever de agir, atribudo ou conferido por lei a uma pessoa,para assegurar o preenchimento de uma misso. Como aponta Harold Demsetz (p. 354-357), o direito de propriedade existe para que os recursos sejam usados de forma eficiente. Ele d o exemplo de uma rea destinada agricultura. Uma pessoa prepara a terra, semeia e aguarda por meses o momento da colheita. Se no houvesse direitos de propriedade, qualquer um poderia aparecer na poca da colheita e levar embora toda a produo. Em vista disso, o agricultor no tem garantias de que vai encontrar sua lavoura inclume. O risco de usar a terra para a agricultura ser alto demais. Desse modo, direitos de propriedade fracos geram ineficincia na utilizao de recursos. Por isso, Stefano Rodot (apud ALPA; BESSONE, 1980, 243-244) sustenta que nem todos os bens teriam funo social. Ele faz a distino entre bens de consumo e bens de produo, e que somente estes ltimos teriam funo social. Assim, objetos de uso pessoal, ou o imvel destinado moradia, no teriam funo social, enquanto o maquinrio de uma indstria teria funo social.4 O conceito de funo social da propriedade fica, pois, absorvido pelo conceito de funo social da empresa. O terceiro significado de funo social, usado de maneira imprpria, o de responsabilidade social. Nesse caso, que aparece relacionado funo social da empresa, o de atribuio de deveres no relacionados com a atividade da empresa, tais como auxiliar na preservao da natureza, no financiamento de atividades culturais, ou no combate de problemas sociais, como o trabalho e prostituio infantis Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. O fundamento da existncia da funo social do contrato a dignidade da pessoa humana. Existem duas vises sobre a liberdade contratual: a viso realista, e a viso legalista. A viso realista da liberdade contratual aquela segundo a qual a liberdade de contratar inerente ao indivduo. Nessa viso, o indivduo capaz de se autodeterminar, no sentido de estabelecer para si mesmo uma conduta determinada e cumpri-la. Por sua vez, a viso legalista da liberdade de contratar consiste no fato de que essa somente existe porque o direito a confere. Essa se torna uma concesso do Estado para o indivduo. Fala-se em autonomia privada, no sentido de ser uma espcie de competncia legislativa conferida aos indivduos para que celebrem negcios jurdicos, no sentido de ato capaz de criar, modificar e extinguir direitos. Por isso, o Estado pode, em tese, no conferir nenhuma autonomia ao indivduo. Pode ocorrer de o Estado conceder.

a liberdade de forma controlada, dando ao indivduo a opo de escolher uma entre vrias normas previamente estabelecidas pelo direito. Por exemplo, poder-se-ia estabelecer que somente so vlidos os contratos tpicos. Assim, na concepo negativa de liberdade, tem-se que a liberdade de contratar exercida nos limites da funo social do contrato.Na concepo positiva de liberdade, a liberdade de contratar exercida em razo da funo social do contrato. Quando a circulao dos direitos feita de forma inadequada, o direito fornece remdios para que se possa corrigir essa situao. Os cdigos civis estabelecem como requisito de validade do negcio jurdico a existncia de objeto lcito, ou, em determinados cdigos, que o objeto tambm no seja imoral ou ofenda os bons costumes. A funo social do contrato, entendida como finalidade social, est presente em todos os institutos jurdicos. Existem diversos remdios jurdicos que asseguram o cumprimento da funo social do contrato. Por isso, a funo social do contrato, prevista no art 421 do Cdigo Civil brasileiro, aplica-se de forma residual, nos casos em que no previsto um determinado remdio para o problema de m circulao dos direitos de propriedade entre partes. Alis, esse o esprito das clusulas gerais do Cdigo Civil. Como se pode perceber nos exemplos acima, a provocao de externalidades de correntes do exerccio de um direito se d com freqncia no caso dos direitos absolutos, exercidos erga omnes. No entanto, isso mais difcil ocorrer com o contrato, porque sua estrutura se desenvolveu para que somente as partes que o celebram obtenham efeitos jurdicos decorrentes do mesmo. No um instituto jurdico destinado produo de efeitos para terceiros. Isso porque o fundamento da liberdade de contratar a autonomia da vontade, isto , s possvel a existncia de obrigao quando a prpria pessoa se impe esse compromisso, o qual, se no cumprido, pode ser exigido coercitivamente com fundamento em uma norma jurdica a qual estabelece a obrigao de cumprir os compromissos que assumiu perante a outra parte. Dessa forma, quem no participa da relao contratual no se comprometeu a nada, e, por isso, no est sujeito a quaisquer efeitos jurdicos decorrentes dessa relao contratual. A isso se d o nome de princpio da relatividade das obrigaes. Constata-se que, na aplicao do conceito de funo social do contrato, e em atendimento solidariedade social, a empresa administradora do seguro-sade e os demais segurados foram obrigados a socorrer a uma das seguradas, estendendo-se a cobertura do plano para a operao de obesidade mrbida. Em outras palavras, enquanto um dos segurados se beneficiou da cirurgia sem contrapartida financeira, a empresa administradora e os outros segurados (que no tiveram acesso a esse benefcio) tiveram que arcar para que apenas um dos segurados tivesse acesso mesma.

Dessa forma, a aplicao do conceito de funo social do contrato sem qualquer critrio faz com que esse instituto se converta em responsabilidade social da empresa (e das demais pessoas). um fato esse que convm ao Estado, pois esse, por meio do uso de um termo carregado de significado (afinal quem contra a funo social do contrato?) poder deixar de cumprir com suas obrigaes, no sentido de no disponibilizar determinados servios pblicos. Se o Estado no existe para servir, ento s se pode concluir que este se tornou um fim em si mesmo. possvel, a partir dos exemplos acima, estabelecer um critrio para a aplicao da funo social do contrato em sentido amplo:quando um dos contratantes obtiver vantagens injustificadas em um contrato,que implicar uma m circulao dos direitos de propriedade, e no houver um instituto jurdico prprio para a correo dessa anomalia, a sim se aplica a funo social do contrato. Do contrrio, a aplicao da funo social do contrato implicar enriquecimento sem causa para a outra parte. A funo social do contrato um instituto jurdico destinado realizao de justia ao caso concreto. Trata-se de uma limitao liberdade de contratar, para que, em sentido amplo, os institutos jurdicos produzam seus efeitos regulares; em sentido estrito, impe deveres liberdade de contratar, quando o seu exerccio provocar externalidades sociedade.

You might also like