You are on page 1of 11

R.Histria, So Paulo, n. 122, p. 117.127, jan/jul. 1990.

CARLOS ALBERTO VESENTINI, historiador

Alcyr Lettharo1

A trajetria acadmica de Carlos Alberto Vesentini circunscreveu-se ao Departamento de Histria da Universidade de So Paulo. No ano de 1969, Carlos Alberto ingressava nesta Universidade para cursar Histria e Cincias Sociais, mas j no ano seguinte optava por consagrar-se ao estudos histricos. Bacharelou-se em 1973 e, no ano seguinte, sempre no mesmo Departamento, dava incio a seu curso de ps-graduao. Ao defender sua Tese A Teia do fato, sob orientao do Professor Doutor Fernando Antnio Novais, obteve o ttulo de doutor em Histria Social em 1983. Nas mesmas salas de aula que frequentou como aluno, Carlos Alberto comeou a trabalhar como professor volutrio nos idos de 1976. Foram dois anos e meio de trabalho no remunerado; enquanto isso, o apoio peridico da FAPESP, aulas irregulares ministradas no ensino secundrio, um estgio de pesquisa na Fundao Carlos Chagas, mais a ajuda imprescindvel da famlia permitiram-lhe levar adiante seus estudos e pesquisas, e desenvolver um trabalho docente pleno de dedicao e criatividade. A respeito da famlia, a quem sempre se manifestou grato, dizia tratar-se de um caso nico de uma famlia de classe mdia baixa que sustentava seu filho obstinado para trabalhar sem remunerao para a Universidade de So Paulo. De sua formao pr-universitria, Carlos Alberto no deixava ver recordaes positivas. Do ginsio ao colegial, cursados em Jaguapit, norte do Paran, e Presidente Prudente nos anos 60, Carlos Alberto ressaltava o ensino deficiente e a estrutura escolar orientada para o desestmulo intelectual dos seus alunos. Uma escola que ensinava a no pensar. Uma tal avaliao assim radical correspondia ao padro de exigncias que dedicou permanentemente universidade a quem sempre deu o melhor de si.
1 Professor do DH-ICH/UNICAMP.

LENHARO, Alcyr. Carlos Alberto Vesentini, historiador.

Sua vida universitria teve incio logo aps a implantao do AI-5, ainda no primeiro semestre de 1969, quando a ditadura agredia a universidade ao cassar um nmero significativo de professores. Instalavam-se os anos de chumbo. Conforme depoimento, assim Carlos Alberto rememorou os anos da graduao, que coincidiram com os anos do "milagre":
fantasticamente difcil repensar positivamente meu curso de graduao; seja do ponto de vista de suas c o n d i e s , dos cursos dados ou do que ento lamos. No e s m o r e c e ; frente ao duplo peso de condies externas e internas universidade, desfavorveis crtica, reflexo, ou mesmo pura difuso de debates e pesquisas recentes parece ter sido uma dura prova para alguns (...).

Torna-se interessante um rpido olhar ao estilo que tnhamos, enquanto estudantes, naquelas duras condies de uma USP onde imperava o "baixo nvel", pontificava a represso e ramos excludos de (qualquer participao de cunho poltico, dentro e fora da universidade, ento com tropas no campus (CRUSP); muitos a partir da se engajaram em outra forma de resistncia. Muitos estudantes recusaram esse engajamento, a maior parte nem se deu conta desse momento de opo. Nesse sentido, e dada a recusa, vimo-nos faltos de qualquer perspectiva, e estudar tornou-se estilo e meta, tendo a cincia ocupado o duplo papel de mtodo e esperana. Politicamente em oposio ao regime, livres de qualquer doutrinamento (pela prpria represso) resistimos s condies mesmas e qualidade com que nossos cursos eram dados, estudando pesadamente. Exigimos muito de ns mesmos. E s cegas, com um mnimo de orientao, partimos para a exigncia de melhoria cultural, esforando-nos para aguentar e manter um grande nmero de leituras. No houve concesses ao curioso discurso que, com o contra-partida s negati- vidades do curso e suas mnimas exigncias, nada produz" 2 .

Um construir ainda aberto - Depoimento de Carlos Alberto Vesentini, In: WERNECK. DA SILVA, J. Luis. A deformao da Histria ou para no esquecer, Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 1985. Nem todas as citaes que se seguem deste depoimento aparecem no livro) indicado. Parte delas retirei dos originais do autor, que no foram aproveitadas pela citada edio.

-118-

R. Histria, So Paulo, n.11.122, p. 117-127, jan/jul. 1990.

A ps-graduao imps-se para Carlos Alberto como a continuidade lgica do esforo intelectual resistente. Cursos eram procurados fora do prprio programa; a pesquisa deslanchava, as discusses alcanavam um nvel de crtica produtivo e criador. J no segundo semestre de 1975, dentro do curso de ps-graduao ministrado pela Professora Marilena Chau, Carlos Alberto, em parceria com Edgar de Decca, apresentou em seminrio uma vigorosa e inovadora abordagem sobre a Revoluo de 1930, abrindo uma polmica discusso sobre as dimenses polticas que envolvem o fazer da memria histrica. No ano seguinte, os autores publicaram os resultados parciais de suas reflexes atravs do artigo "A revoluo do vencedor", pela revista Contraponto. Um marco historiogrfico, de profundas repercusses no domnio dos estudos histricos e das cincias sociais, identificado a seguir, para motivo de preocupao dos prprios autores, como "histria dos vencidos". Os tempos eram outros, e a sociedade mostrava suas inquietaes face ao regime. Operrios, estudantes, intelectuais, artistas, professores, funcionrios pblicos resistiam em seus locais de trabalho e estudo e comeavam a ganhar as ruas. Assim Carlos Alberto analisou seu trabalho e seu momento: "Se a questo da memria aparece atravs desse artigo, e por essa via recolocava a percepo dos vencidos, isto no me leva a v-lo agora como um resultado lgico e implcito ou como reflexo das lutas polticas que ento transpareciam. No apenas porque ele as antecede (os choques mais visveis deram-se na segunda metade dos anos 70), mas porque a produo inteleclual e a reflexo so datados de seu prprio movimento e exigncias. Estes tambm so parte do movimento transformador, compondo-se como elemento deste, tanto de seus produtos como de suas contradies. E neste exalo sentido que cabe examinar o andamento das novas propostas, j que no surgem acabadas, nem sequer fechadas. Centrando a partir daqui o exame da historiografia desenvolvida nos fins dos 70 e incio dos 80 apenas em meu prprio trabalho com De Decca (que levou-o ao seu notvel O silncio dos vencidos torna-se visvel que transparece uma profunda diferena de cunho terico em comparao com os textos dos anos 60, da primeira parte dos 70, e com as obras dos cassados.

-119-

LENHARO, Alcyr. Carlos Alberto Vesentini, historiador.

Se nestes a leitura de 64 pela via de 30 vem acompanhada da confiana no mtodo e nas certezas da cincia, h ainda mais. Obras como as de Viotti da Costa, mas especialmente as de Florestan Fernandes, enfatizam o movimento necessrio ou desejvel da prpria Histria, colocado anlise pela teoria, A integrao do evento ao edifcio assim calculado, e a excluso dos vencidos e suas propostas implicam-se numa leitura que no consegue negar e refora a memria do vencedor. Rasgar a memria, exorcizar a cumplicidade com o vencedor na prpria historiografia, e abrir o campo dos possveis, o que ento ressalta. Olhando o passado torna-se possvel compreender que esta proposta em seu desenvolvimento tenha recebido no apenas e to somente os tiros da chamada ditadura. Inserida em produtos da ps-graduao (artigos, cursos, teses), voltada para a universidade, encontra a existncia concreta desta. A universidade tem suas prprias regras e a reflexo j linha sua "direita/esquerda". Como um texto poderia ser critico sem integrar-se em um destes dois campos e, ao mesmo tempo, aparecer como crtico de ambos? E poderia a reflexo criadora aparecer fora do crculo, hierarquia, e critrios da titulatura universitria? "A revoluo do vencedor" (mais tarde tambm O silncio dos vencidos) e a crtica da memria do vencedor conheceram tanto a indiferena, quanto o boicote, como o ataque. E tambm da esquerda, O artigo teve dificuldades enormes para ser publicado, tendo sido devolvido sem justificativas aps um ano, pelo CEBRAP, escudado na olmpica superioridade de Jos Arthur Giannotti 3 . Eu mesmo, em minha trajetria como voluntrio esperei dois anos e meio enquanto meu processo de contratao corria e era bloqueado, tendo me sustentado (aps o trmino de minha bolsa da FAPESP) trabalhando como professor secundrio em Santo Amaro, na periferia de So Paulo".

"A revoluo do vencedor" recebeu uma segunda edio d]a revista Cincia e Cultura, v. 29, n. I , p . 25-32, jan. I977.

-120-

R. Histria, So Paulo, n. 122,p. 117 127, jan/jul. 1990.

Em meio a esse quadro de dificuldades materiais e de afirmao acadmica, a pesquisa e a reflexo ganhavam fora. Atravs da participao em simpsios e da elaborao de artigos4, Carlos Alberto preparava caminho para a redao de sua futura tese de doutorado. Em "A fulgurao recorrente" o legado de "A revoluo do vencedor" estendia-se para o maro 1964; mais que isso, as operaes de construo da memria histrica efetivadas pelo vencedor eram desvendadas comparativamente entre os dois marcos. J em "Poltica e imprensa...", o iderio do BOC estava em questo, abordado a partir de um conceito-base s reflexes mais amplas da pesquisa _ o conceito de revoluo. Formulado em espaos polticos e sociais de oposio, "revoluo" surgiria posteriormente na construo rememorada do processo, desvirtuado e com novo contedo, a partir da tica do vencedor. No se fez fcil o caminho para que Carlos Alberto chegasse elaborao de sua tese de doutorado. De um lado, suas prprias incertezas sobre a validade do atrelamento da produo intelectual carreira docente, atravs da titulao; de outro, o aparecimento do trabalho do seu ex-parceiro, que sair na frente em 1979, com a elaborao de Dimenses histricas do insucesso poltico5. Que dizer depois dessa obra radical e certeira em sua anlise poltica, ou ainda mais, como dizer, face a suas confessadas dificuldades de expresso crtica? A soluo veio de encontro a uma diretriz constante em todos os anos de sua vida acadmica: o rigor e as preocupaes de carter terico sobre a metodologia do trabalho do historiador, transparentes em A teia do fato, redigido ainda em 1987. Por meio de um estilo espinhoso e duro, quase sempre redigido em tom oral, intercruzado de vozes diretas e indiretas, travejado de substantivaes de verbos, advrbios, adjetivos e pronomes, fragmentado por hfens e travesses, Carlos Alberto nos deixou uma preciosa reflexo sobre as condies cientficas do ofcio do historiador. No se trata exatamente do modo prtico como o historiador realiza seu trabalho; o que conta so as dimenses tericas atravs

A fulgurao recorrenle, In: Cadernos de pesquisa 2 (Tudo Histria), So Paulo: Brasiliense, 1978; Poltica e imprensa: algunas exemplos em 1928, Ia: Anais do V Congresso Brasileiro de Arquivologia, Rio de Janeiro, 1982; republicado nos Anais do Museu Paulista, So Paulo, USP, I. XXXI11, 1984. DE DECCA, Edgar d S. 1930. O silncio dos vencidos. So Paulo: Brasiliense, 1981.

-121-

LENHARIO, Alcryr. Carlos Alberdo Vesentini, historiador.

das quais o labor intelectual dispe de categorias e enfrenta as armadilhas do fato pol]tico envolvente. No bastava mais dar conta dos meios pelos quais o vencedor controi a sua memria com vistas legitimao de sua vitria. Novas questes foram postas para dar conta de como essa memria, atravs do fato, perversamente tomava-se real e estabelecia vnculos de identidade entre vencedores e vencidos. O ato construtor da memria de todos, traduzida pelo fato, um ato interpretativo e interpretado. Provavelmente esta a razo mais forte para que essa memria fosse repassada e repetida monotonamente por outros intrpretes. Para o historiador acordado fica a certeza amarga de que o elenco de fatos que sempre encontra prontos sua disposio so simulacros do real e carecem objetivamente de recursos de desarme, decomposio do ardil, submetendo-os a uma eficaz obra de desinterpretao. Os caminhos apertos pela reflexo crtica e inovadora de Carlos Alberto ainda se desdobraram em nova produo 6 . Mais uma vez, a discusso sobre os marcos histricos foi posta como mtodo de desarme dos instrumentos utilizados pelas foras polticas, sempre prontas, para congelar e dominar o tempo. Mais recentemente, ainda que no deixasse documentado seu programa de estudos, desenvolvido em curso de ps-graduao, promovia uma ampla reviso da historiografia alem do sculo passado, alargando suas pesquisas sobre o imprio do fato. Aparentemente, outros escritos do autor no demonstram preocupaes coerentes com a maior parle de sua produo 7 .0 mito de Maria Quitria ganhou em suas mos uma dimenso temporal que a converteu em figura biografada historicamente possvel; j os filmes analisados em "Histria e ensino..." foram submetidos a uma triagem historiogrfica que os tornava teis para servir de inteligente recurso didtico em sala de aula. Atento e dedicado atividade

8 7

A instaurao da temporalidade e a (re)fundao na histria: 1937 e 1930, In : Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 87, (Memria e Histria), out-dez. 1987. Maria Quitria, Histria e cinema, Anais Ao Museu Paulista, So Paulo, USP, v. 29, 1979; Histria e livro didtico de Histria. In: SILVA, Marcos A. da. Repensando a Histria, Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984; Histria e ensino: o tema do sistema de fbrica visto atravs de filmes. In; Anais do Seminrio Perspectivo do Ensino de Histria, So Paulo, Faculdade de Educao, USP, 1988.

-122-

R. Histria, So Pauto, n. 122, p. 117-127, jan/jul. 1990.

docente, constantemente solicitado por professores da rede, Carlas Alberto no perdeu de vista o ensino secundrio, espao possvel de produo do conhecimento histrico, submetendo-o a um saber crtico e reflexivo, permanentemente dificultado pelo uso abusivo e preguioso do livro didtico.

No fosse a inovadora reflexo sobre a memria histrica, seu perfil intelectual e acadmico poderia ser facilmente desenhado a partir de sua dedicao ao trabalho docente. Apesar das classes repletas, costumava dar tratamento individualizado a cada aluno da graduao, traduzido em entrevistas, quando esmiuava cada paper redigido pelos alunos. Deste trabalho diligente e silencioso novos projetas foram esboados, vocaes para a pesquisa histrica foram estimuladas, num esforo que aparecia pouco para si, mas de grande ressonncia acadmica para o Departamento. Carlos Alberto marcou um estilo prprio em seu trabalho docente, facilmente identificado pelos alunos. Combinava o estilo metdico prospectivo, indo a fundo na matria exposta e analisada, com uma notvel capacidade de envolver e seduzir intelectualmente sua platia. Seus alunos so testemunhas do empenho com que conduzia sua vertigem didtica. Ainda recentemente, j apresentando sinais da doena que o vitimou, Carlos levou o curso de ps-graduao at o final, mantendo o nvel profundo de suas exposies tericas, quase sempre alm do horrio previsto do trmino das aulas. Mas h um tipo de contribuio intelectual que carece ser recuperada: Carlas esteve sempre na linha de frente da renovao historiogrfica tambm no trabalho docente, o que pode ser particularmente traduzido nos inovadores programas de sia e frica, quando a disciplina era oferecida regularmente pelo Departamento. Ao longo de semestres foi elaborando uma crtica notvel a determinadas categorias efetivadas desde o ponto de vista do colonizador, alimentado-se no pensamento de Hegel, Marx, Lefort, Lvy-Strauss, Clastres, s vezes com desagradvel reao de parte dos alunos, e at mesmo de colegas que se sentiam incomodados com tal tipo de abordagem. A seu ver, essa reao era particularmente conservadora, pois tratava-se de simples recusa do novo, e no vinha acompanhada de leituras e debates alternativos, mas simplesmente reproduzia velhos clichs e no abria a menor possibilidade reflexo e ao -123-

LENHARO, Alcyr. Carlos Alberto Vesentini, historiador.

pensamento renovador. Esse foi, de fato, um trao marcante do perfil acadmico de Carlos Alberto, que lhe dificultou significativamente os passos dentro da prpria instituio. Basta lembrar que foi convidado apenas uma vez para compor uma banca de mestrado ao longo dos ltimos anos. De outro lado, apesar de estar diretamente envolvido com o curso de Ps-graduao, lamentavelmente, no teve o prazer de ver acabada uma sequer das dissertaes dos alunos de Ps-graduao que orientava.

E entretanto, Carlos Alberto manteve uma permanente atitude de devotamento em relao instituio em que trabalhava. J no incio da dcada, como membro do Conselho Departamental, detacou-se nas discusses e eventos que giravam em torno da democratizao da gesto interna do Departamento. Seguramente era um dos "jovens" merecedores de punio, conforme reclamava editorial do vetusto Estado de So Paulo - esses "jovens" deveriam ser afastados das funes que desempenhavam. Em sua avaliao sobre as repercusso desses episdios, Carlos Alberto chamava ateno para o clima diferente que foi tomando conta do Departamento, medida que a descentralizao do poder acontecia por intermdio da atuao das comisses e posteriormente da plenria departamental. Tal clima, dizia, que criara condies para a reforma curricular, ocorrida em 1986, e levada adiante pela comisso da qual era membro integrante. Essa reforma no teria sido possvel sem que fosse desativado o n que emperrava a flexibilizao do curriculum e a movimentao dos docentes: o domnio dos "setores", unidades estruturadoras do Departamento. Pela reforma proposta as disciplinas passariam agora a ser oferecidas ao Departamento, no mais aos setores. Fora as disciplinas obrigatrias e fixas, a demanda dos alunos que levava organizao do curriculum. Professores tambm foram beneficiados, pois poderiam oferecer disciplinas de acordo com o desenvolvimento de suas respectivas pesquisas. A flexibilizao do curriculum e a racionalizao do trabalho chegou mesmo a assegurar, em muitos casos, dois semestres livres em seis semestres letivos, para incentivar os docentes ao estudo e pesquisa. O mais ousado dessa forma, entretanto, no teria sido possvel sem o aludido clima de abertura, mesmo porque lambem foi firmado um princpio de -124-

R. Histria, So Paulo, n. 122, p. 117-127, jan/juJ. 1990.

isonomia, ficando todos os docentes, independentemente da titulatura, com igual carga horria de trabalho letivo. Carlos Alberto teve ainda participao decisiva no concurso que efetivou 25 docentes em 1988, No lhe parecia nada cmodo, por questes de princpio e ordem prtica, j que os interesses eram mltiplos e divergentes, para encaminhar o concurso naquelas condies. Entretanto, o problema se arrastava internamente, causando inquietao e desconforto a um grande nmero de docentes atuantes no Departamento. De outro lado, o fim dos setores afastava a ameaa da tutela e arbitrio dos titulados, abrindo as portas para a efetivao dos docentes. Em ltima instncia, o empenho de Carlos Alberto era coerente com a sua viso de universidade, locus de produo de pensamento criador e de debates. Regularizar a condio funcional dos colegas docentes, e tambm a sua significava criao de novas condies para o desenvolvimento intelectual do Departamento. Para ele era to significativo levar adiante essa iniciativa quanto participar da comisso editorial que levou retomada da Revista de Histria, cara tradio do Departamento, e que se encontrava inativa h trs anos. Acredito ser este o registro pelo qual a memria acadmica de Carlos Alberto precisa ser desenhada e mantida - seu amor e dedicao profundos ao Departamento e Universidade que serviu. A partir de tal nvel de envolvimento que suas palavras duras de avaliao precisam ser recebidas e entendidas _ como algum que amava a instituio em que trabalhava, lutava por ela, e por isso mesmo, cobrava alto sua dedicao:
"Gostaria de encerrar com um rpido comentrio sobre as condies e problemas do debate intelectual na universidade, como contraponto queles vigentes anteriormente, poca da formao da minha gerao, O que denominei difusa e genericamente "baixo nvel" no responde apenas interveno da ditadura, mas tem a ver com a prpria estrutura interna da universidade (pois esta uma instituio e um sistema de poder), com seu pessoal e com o prprio movimento estudantil. Sem assumir nenhum compromisso com a idia de que o regime como tal encerrou-se, e sem ter nenhuma democracia no pas, a mudana visvel dentro da USP para mim refere-se ao fim das cassaes via A I - 5 , com o retorno de conquista ou esforo para o d o m n i o da sala de aula, com o exerccio pleno do direito de propor

-125-

LENHARO, Alcyr. Callos Albeito Vesetini, historiador.

cursos, temas, bibliografia, etc, sem temores externos prpria instituio. E s lutas de alunos, professores e funcionrios, com carter revindicatrio (salarial) ou pela participao cada vez maior nos rgos decisrios da instituio. Neste construir, ainda aberto e pleno de choques, o discurso de uma velha prtica mostra sua fora: a justificativa da universidade passa pela produo de conhecimentos, mas ela claramente emprego/renda, feudo e relaes de poder. Nesse sentido a "qualidade" da produo entendida em termos de titulatura, e esta d acesso para, e define-se na-e-como hierarquia, a qual justificada pelo seu pretenso mrito. O que dizer da multido de teses sem maior interesse, ou cujo nico objetivo a relao com a carreira docente em funo de seu lugar na hierarquia, e nada mais? Na vigncia da possiblidade do uso puro e simples da fora, suficiente para limitar o questionamento, estudar no parecia ameaador. Mas quando esse movimento aparece dotado de proposta intelectual, de discurso prprio, e passa a ser lido, debatido, temos um pequeno seno. Trata-se de quem diz e do alcance desse dizer: ele no vem da titulatura consagrada, dos papis a definidos, e dos detentores de certos cargos e, assim sendo, esta especfica produo atinge aquela justificativa de mrito associada ao sistema interno do poder. Acima de pura justificativa, na universidade de fato tambm aparece reflexo e pensamento criador. E aqui encontramo-nos com os enfrentamentos e necessidade de resistncia que o pensamento criador tem, agora, que aprender a realizar. E num espao ainda pleno de potencialidades e contradies, embora bastante difcil. Contra este pensamento voltam-se o peso da hierarquia, universidade real; a ambiguidade do uso dos antigos e excelentes professores cassados (sua volta tanto mostra a vitalidade da universidade e seu movimento de lulas, como se d carregando contra o novo); e o reaparecimento aberto das organizaes estudantis com toda a carga de doutrinamento e uso de velhos clichs (novamente o novo que perde, porque este supe reflexo e criao e aqueles so pura reiterao de um velho discurso), ao lado de seu pontencial renovador. Em suma, creio ser este o quadro onde a crtica da memria histrica props-se e foi afastada. No porm definitivamente liquidada e esquecida. Hoje, ameaadas por um leque que envolve o sistema autoritrio descrito,

-126-

R. Histria, So Paulo, n. 122, p. 117-127, jan/jul. 1990.

como a pura manipulao demaggica (no to distante dos esquemas anteriores, mas inclusive complementando-se), novamente temos muito que temer. Mas nesta USP tambm existe lugar para a reflexo e interesse pelo estudo. Acho que a resistncia no acabou, nas novas condies. Reflexo criadora e crtica se do as mos, no vem incensadas nem pela imprensa, nem no bojo do apoio de massas. Pelo contrrio, enfrentam & corrente. No h porque fugir e alguns permanecem preocupando-se com o que fazem".

-127-

You might also like